Sunteți pe pagina 1din 9

Elementos Estratgicos Para o Sucesso de um Programa de Anlise de leo

Autor: James C. Fitch - Noria Corporation


Traduzido por:

- Eng Andr Luiz de Pdua Pereira - Eng Jnio Barbosa


E-Mail dos tradutores: vibra@atlanticpost.com

O presente arquivo pode ser obtido no site:

www.vibra.dynamiczone.com
O arquivo original em Ingls pode ser obtido no site:

http://www.noria.com
Freqentemente, os usurios associam um programa de anlise de leo com um alerta antecipado sistemtico de falha de lubrificao ou da mquina, o qual, por conseguinte, auxilia no controle aos danos dos equipamentos. Tais benefcios so teis e freqentemente alcanados, mas os mesmos deveriam ser considerados de baixa relevncia na escala de importncia de um programa de anlise de leo, comparada ao objetivo mais recompensador que a preveno de falha. Sempre que uma estratgia de manuteno pr-ativa aplicada, trs passos so necessrios para assegurar que seus benefcios sejam alcanados. Uma vez que a manuteno pr-ativa, por definio, envolve o monitoramento contnuo e o controle das causas fundamentais de falha nas mquinas, o primeiro passo simplesmente fixar um objetivo, ou padro, associado a cada causa fundamental. Em anlise de leo, as causas fundamentais de maior importncia esto relacionadas contaminao fluida (partculas, umidade, calor, fluido refrigerante, etc.) e degradao dos aditivos. Porm, o processo de definir objetivos precisos e desafiadores (por exemplo, alta limpeza ) s o primeiro passo. O controle das condies do fluido dentro destes objetivos deve ento ser alcanado e os padres devem ser mantidos. Este o segundo passo e freqentemente inclui uma auditoria de como so contaminados os fluidos e ento eliminando sistematicamente estes pontos de entrada. Freqentemente se requerem uma filtrao melhor e o uso de um sistema separador. O terceiro passo o elemento de ao vital de prover o circuito de realimentao de um programa de anlise de leo. Quando excees acontecem (por exemplo, em sobre as metas Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

de resultados) podem ento ser conduzidas imediatamente as aes corretivas. Usando a estratgia de manuteno pr-ativa, o controle de contaminao se torna uma atividade disciplinada de monitorar e controlar a alta limpeza fluida , no uma atividade crua de registrar as tendncia dos nveis de sujeira. Finalmente, quando os benefcios de extenso de vida da manuteno pr-ativa se fazem sentir pela advertncia antecipada de necessidade de manuteno, compreende-se a necessidade de um programa de manuteno baseado na condio. Enquanto a manuteno pr-ativa acentua o controle de causas fundamentais, a manuteno preditiva mira na descoberta da falha incipiente, tanto nas propriedades do fluido quanto nos componentes das mquinas, tais como os rolamentos e engrenagens. Seguindo os procedimentos amostrais de leo , a seleo de procedimentos apropriados de testes das amostras, e a interpretao de resultados dos testes esboados nesta seo, a ao corretiva imediata pode ser ento dirigida para efetivamente evitar as reaes em cadeia, de falhas, e a adicional autodestruio do equipamento.

Mtodos Amostrais de leo


O timo desempenho de amostragem de leo depende diretamente do sucesso nas trs reas seguintes:

1. Seleo do Ponto Amostral timo


Em sistemas circulantes de leo, como mostrado nas Figuras 1 e 2, a melhor localizao do ponto de coleta est na zona viva do sistema, a montante dos filtros onde partculas de ingresso e resduos do desgaste esto mais concentradas. Normalmente, isto significa que a coleta de amostras feita nas linhas de dreno ou de retorno do fluido . Em alguns casos onde o lubrificante escoa diretamente para o tanque de descarte sem ser dirigido por uma linha (por exemplo, um motor Diesel), a linha de presso a jusante da bomba (e antes do filtro) deve ser usada. Evite sempre tirar amostras de zonas mortas, tais como tanques estticos e reservatrios. Em sistemas de lubrificao por borrifao, tipia de lubrificao, componentes lubrificados por inundao, as amostras so melhor colhidas, quando tiradas de tomadas de dreno depois de deixar descarregar, consideravelmente, ou preferencialmente, pelo uso de um amostrador porttil fora da linha circulante .

Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

FIGURA 1. A amostragem do fluido em um sistema hidrulico, atravs das linhas de retorno a montante dos filtros para anlise rotineira.

2. Coletando amostras representativas


Uma vez que um ponto amostral selecionado corretamente e validado, uma amostra deve ser feita sem se perturbar a integridade dos dados. Quando uma amostra puxada de zonas turbulentas, como em um cotovelo conforme Figura 3, partculas, umidade, e outros contaminantes entram na garrafa em concentraes representativas. Alm disso, sempre deveriam ser tiradas amostras das mquinas em seu ambiente de trabalho tpico, preferencialmente enquanto as mesmas esto funcionando e o lubrificante atingiu sua temperatura operacional normal. Da mesma forma, durante (ou imediatamente antes) a coleta das amostras, as mquinas deveriam estar funcionando a cargas, velocidades e ciclos normais de trabalho. Deve-se deixar correr bastante, o fluxo de leo nas vlvulas, antes de se tirar as amostras. Nunca encha uma garrafa de amostra mais que trs-quartos, para possibilitar a agitao adequada pelo laboratrio. Evite mtodos amostrais que envolvem a remoo da tampa de garrafa, especialmente onde uma contaminao atmosfrica significativa esteja presente. Nos sistemas no circulantes, a amostragem esttica a nica opo. Freqentemente, a mesma pode ser feita, efetivamente, atravs de aberturas de dreno se um volume suficiente de fluido descarregado antes da real amostra. Alternativamente, poderiam ser usados amostradores de vcuo, especialmente para sistemas fluidos maiores (Figura 4). Deve ser tomado o cuidado para sempre tirar amostras a uma distncia fixa em relao ao fundo do depsito de leo. A descarga pelo tubo de suco tambm importante. Nunca reutilize o tubo de suco, para evitar a contaminao cruzada, decorrente da mistura de fluidos. A amostragem esttica usando um amostrador de vcuo pode ser melhorada com a instalao de uma vlvula de engate rpido amostral, na qual o tubo de vcuo instalado. Freqentemente se requerer a perfurao e rosqueamento, preferencialmente na parede do reservatrio ou da carcaa. melhor se a vlvula puder ser localizada perto das linhas de retorno, onde turbulncia alta. s vezes desejvel instalar um pequena trecho de ao inoxidvel por dentro da vlvula.

Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

FIGURA 2. Localizao amostral primria para grandes sistemas circulantes. Situa-se na linha de retorno principal. Possui pontos secundrios para o diagnstico de defeitos em linhas de dreno individuais, de rolamentos e engrenagens. Uma sonda com amostrador a vcuo ser necessria caso a presso de drenagem seja insuficiente.

FIGURA 3. Localizaes amostrais em cotovelos, asseguram condies turbulentas que Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

garantem uma representativa concentrao de contaminantes.

3. Minimizando a Contaminao
Como um objetivo importante na anlise de leo o monitorando rotineiro de contaminao de leo, deve ser tomado cuidado considervel para evitar a "contaminao do contaminante". Uma vez que seja permitida a contaminao atmosfrica da amostra de leo, a mesma no pode ser distinguida da contaminao original.

FIGURA 4. Coleta esttica de amostra, atravs de tubo de vcuo. Pode ser usado em sistemas no circulantes. Trs nveis de limpeza de garrafa so identificados por fornecedores de garrafa: limpa (menos que 100 partculas > 10 m/ml), superlimpa (menos que 10), e ultralimpa (menos que 1). A Seleo da correta limpeza da garrafa, compatvel com o tipo de amostras a extrair importante para os resultados de anlise do leo. Intervalos amostrais programados so comuns na anlise de leo. A freqncia pode ser estabelecida para intervalos de troca de leo ou para quantidade de horas operacionais. A tabela 1 d intervalos comumente recomendados, com base no nmero de horas operacionais Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

para diferentes classes de mquina . Baseado em tendncias, estes intervalos podem ser ajustados para o grau de contaminao atmosfrica e a necessidade de limpeza de mquina. Para condies muito sujas ao redor de equipamentos crtico, podem ser programada a contagem de partculas "in-loco" a cada dois dias. A contagem de partculas freqentemente usada como uma referncia para uma anlise de laboratrio mais conclusiva.

Tabela 1 - Freqncias Recomendadas de Amostragem


Motores Diesel - fora estrada Transmisso, diferencial, acionadores finais Hidrulico - equipamento mvel Turbinas a gs- industrial Turbinas a vapor Compressores de Ar/Gases Resfriadores Caixas de engrenagem - altas velocidades/cargas Caixas de engrenagem - baixas velocidades/cargas Mancais: de rolamento e escorregamento Motores alternativos de aviao Turbinas a gs de aviao Caixas de engrenagens de aviao Hidrulico de aviao

Horas 150 300 200 500 500 500 500 300 1000 500 25-50 100 100-200 100-200

Seleo dos Testes de Anlise de leo


Para ser completamente efetivo, um programa deve abranger trs categorias de anlise: (1) Propriedades fluidas, (2) Contaminao fluida, e Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

(3) Resduos fluidos de desgaste.

Anlise de Propriedades fluidas


Esta funo essencial de ajuda na anlise de leo, assegura a qualidade fundamental do fluido lubrificante. O padro ao qual as propriedades de um leo usado deveriam ser comparadas habitualmente o das propriedades do leo novo; uma listagem de cada uma das propriedades do leo novo deveria ser uma componente obrigatria nos relatrios de anlise de leo usados. Exemplos de testes comuns incluem a viscosidade, acidez total, alcalinidade total, infravermelho para oxidao, espectroscpio de emisso para elementos aditivos, ponto de brilho (flash point), gravidade especfica, e teste de oxidao de bomba rotativa (RBOT).

Anlise de Contaminao fluida


Apesar do uso de filtros e separadores, os contaminantes so os mais elementos mais nocivos s superfcies da mquina, sendo os elementos, que em ltima instncia, conduzem os equipamentos falhas e s paradas para manuteno. Para a maioria das mquinas, a contaminao slida a causa nmero um das falhas relacionadas ao desgaste. Igualmente, as partculas, a umidade, e outros contaminantes so as principais causas de falha dos elementos aditivos e dos lubrificantes estocados. importante executar testes bsicos como a contagem de partculas, anlise de umidade, teste de glicol, e de diluio de combustvel quando dirigido por um programa de manuteno pr-ativa bem projetado.

Anlise dos Resduos de Desgaste nos Fluidos


Distintamente das propriedades fluidas e da anlise de contaminao, a anlise de resduos de desgaste nos fluidos especificamente relacionada sade da mquina. Devido tendncia das superfcies da mquina em liberar nmeros crescentes de partculas maiores e maiores a medida que o desgaste avana, o tamanho, o formato, e a concentrao destas partculas conta uma histria esclarecedora da condio do estado interno da mquina. Comumente so empregados dois mtodos de anlise: O primeiro mtodo o do espectroscpio de emisso, que avalia os vrios elementos presentes no leo, tais como o ferro, o alumnio, o cobre, o cromo, e o chumbo. Enquanto no verdadeiramente quantitativo devido a uma tendncia (BIAS) intrnseca de visualizar apenas as pequenas partculas, o espectroscpio mostra-se extremamente til em numerosas aplicaes. O segundo mtodo, conhecido como ferrografia analtica, supera o falseamento (BIAS) de tamanho de partcula do espectroscpio mas possui limitada habilidade para distinguir as qualidades elementares das partculas. Isto em parte devido ao fato de que um exame visual das partculas em uma lmina (ferrograma). O benefcio superior da ferrografia sua habilidade sem igual para detectar muitos mecanismos de desgaste comuns, pelo olho hbil de um tribologista experiente. Tipicamente, a anlise da densidade de resduos de desgaste ou contagem de partculas ferrosas executado como uma tela anterior da ferrografia analtica. Isto assegura que um nmero suficiente de partculas est presente, antes da preparao de um ferrograma. A concepo de uma anlise de leo pode ser feita efetivamente quando as ferramentas para anlise "In Loco" esto disponveis. Para muitas mquinas, o contador de partculas serve como a melhor linha de defesa primria. Somente quando a contagem de partculas excede os Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

limites prefixados executado um teste de exceo. O melhor teste de exceo a anlise de partculas ferrosas, tal como executado por um contador de partculas ferrosas. Quando nveis ferrosos esto altos, uma condio de falha existe sendo acionado um gatilho para posteriores ensaios e anlises. Alm de um contador de partculas "In Loco", analisadores de umidade e viscosmetros "In Loco" tambm avaliam importantes condies de causa fundamental .

Interpretando os Resultados dos Testes


A maioria das mquinas altamente complexa e consiste em uma metalurgia extica e mecanismos complicados. A quantidade numerosa de superfcies de desgaste e corroso normalmente empregam dinmicas variadas de contato e de cargas, todas elas compartilhando um mesmo lubrificante. Uma falha em se obter conhecimentos sobre estes e muitos outros detalhes internos da mquina, como uma base de referncia para a interpretao do desgaste a partir dos dados de anlise de leo, pode conduzir a muita confuso e indeciso em resposta aos resultados de anlise do leo. Uma boa abordagem montar uma pasta, tipo agenda, de trs anis com abas e ndice para cada tipo de mquina. Inclua nesta agenda a fotocpia dos manuais de operao e manuteno, e outras informaes acumuladas. A seguir, apresentamos um exemplo de dados e informaes a incluir: 1. Identifique os tipos de rolamento em uso e sua metalurgia. 2. Identifique as velocidades e torques dos eixos. 3. Identifique os tipos de engrenagens em uso, suas velocidades e cargas. Determine a dureza do metal das engrenagens, tratamentos de superfcie e metais-liga. 4. Localize e identifique todas as outras superfcies de desgaste, como cames, pistes, embuchamentos, bronzinas, etc. Determine a metalurgia dos tratamentos de superfcie. 5. Localize e identifique os refrigeradores, radiadores e trocadores de calor, e os tipos de fluidos usados. 6. Obtenha diagramas/esquemas do circuito de fluxo fluido. 7. Localize e determine os tipos de selos em uso, tanto os externos como os internos. 8. Identifique possveis contatos com substncias qumicas de processo e tipos. 9. Registre as taxas de fluxo de lubrificante, faixas de temperaturas dos lubrificantes, temperaturas de entrada e de dreno dos mancais, e presses de leo. 10. Registre as especificao de lubrificante detalhadas e a capacidade do compartimento. 11. Registre o desempenho do filtro, especificao e sua localizao. Em muitos casos, os dados de anlise de lubrificantes podem ser inconclusivos quando usados a ss. Quando combinadas com informaes de inspeo com sensores, porm, uma determinao mais fidedigno e certa, pode ser feita. Igualmente, a aplicao de outras tecnologias de manuteno (como vibrao e termografia) pode ajudar como apoio a uma concluso que previna os elevados custos de um reparo ou destruio da mquina

Referncias
1. Fitch, J.C., The 1O Most Common Reasons Why Oil Analysis Programs Fail and the Strategies That Effectively Overcome Them, Diagnetics, Inc., Tulsa, OK, 1995.

Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

2. Fitch, J.C., Oil Analysis and Proactive Maintenance Seminar Workbook, Diagnetics, Inc., Tulsa, OK, 1996. 3. Fitch, J.C., Three-Step Implementation of Fluid Contamination Control, Diagnetics, Inc., Tulsa, OK, 1990. 4. Troyer, Drew D., Three Dimensions of Equipment Condition Monitoring with Oil Analysis, P/PM Technology, Minden, NV April 1995. 5. Fitch, E.C., Fluid Contamination Control, FES, Inc., Stillwater, OK, 1988. 6. Troyer, Drew D., Oil Analysis and Machine Condition Monitoring: A General Introduction and Workshop, The Vibration Institute Proceedings, Willowbrook, IL, 1996. 7. Troyer, Drew D. and Borden, H.B., Streamlining Oil Analysis With Field Testing, P/PM Technology, Minden, NV, April, 1994.

Magazine http://www.noria.com/art_link.html

Monitoramento de Vibrao em Mquinas (http://www.vibra.dynamiczone.com/)

S-ar putea să vă placă și