Sunteți pe pagina 1din 8

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS O Centro de Integrao Empresa Escola - CIEE, no uso da atribuio

prevista no Contrato Bacen/Demap n 51.748/2012, de 27 de novembro de 2012, firmado entre o Banco Central do Brasil - BACEN e o Centro de Integrao Empresa Escola CIEE, torna pblica a realizao do primeiro processo seletivo para formao de cadastro de reserva para estgio remunerado no BACEN, conforme as disposies a seguir:

1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1 Podero participar do processo seletivo alunos que estiverem com matrcula e frequncia regular em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministrio da Educao, nos termos da Lei n 11.788, de
25/09/2008.

1.2 O processo seletivo ser executado e acompanhado pelo Centro de Integrao Empresa Escola - CIEE, em parceria com o Departamento de Gesto de Pessoas do Banco Central do Brasil DEPES. 1.3 Do total de bolsas de estgio do BACEN, 10% (dez por cento) sero reservadas para estudantes com deficincia compatvel com o estgio a ser realizado, na forma do 5, art. 17, da Lei n 11.788 de 25 de setembro de 2008. 1.3.1 Os estudantes com deficincia devero entregar no dia da realizao da prova laudo mdico (original ou cpia autenticada) emitido nos ltimos 12 (doze) meses. 1.3.2 Os estudantes com deficincia que precisarem de condio especial para a realizao da prova devero solicit-la por e-mail (brasilia@ciee.org.br) no momento da inscrio. Ser considerada como transmisso da informao feita com sucesso apenas os e-mails enviados dentro do perodo de inscrio e que receberem confirmao de leitura especfica. 1.3.3 Caso no existam candidatos com deficincia aptos e em nmero suficiente para preenchimento das vagas que vierem a surgir durante o prazo de validade do processo seletivo, sero convocados estudantes da lista geral.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIO


2.1 O processo seletivo destinado formao de cadastro reserva para o preenchimento das vagas de estgio que surgirem durante o perodo de validade do certame nas praas de Braslia, Belm, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e So Paulo. 2.2 O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas nas seguintes reas:

NVEL SUPERIOR Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos

SEMESTRE Do 2 ao 3 semestre

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS

NVEL SUPERIOR Administrao Arquitetura Biblioteconomia Cincias Contbeis Comunicao Social - Cinematografia Comunicao Social Jornalismo Comunicao Social Publicidade e Propaganda Economia Engenharia Civil Engenharia Eltrica Engenharia de Produo Gesto Pblica Histria Informtica Museologia Pedagogia Relaes Internacionais Secretariado Executivo NVEL SUPERIOR Direito

SEMESTRE

Do 2 ao 6 semestre

SEMESTRE Do 6 ao 8 semestre

2.3 Na data de incio do estgio, os estudantes devem ter a idade mnima de 16 (dezesseis) anos completos, conforme previsto no 3, art. 8, da Resoluo n 002/2002, de 24/09/2002, do Conselho de Educao do Distrito Federal.

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS 3. DAS INSCRIES 3.1 As inscries sero realizadas no perodo de 02/05/2013 a 16/05/2013, no portal do CIEE na internet (www.ciee.org.br), devendo o estudante imprimir o respectivo comprovante onde constar o dia, o horrio e o local das provas. 3.2 No haver cobrana de taxa de inscrio.

4. DAS PROVAS 4.1 As provas sero objetivas e tero a durao de 1h30min. 4.2 O local, horrio e data de realizao das provas estar disponvel para consulta no stio do CIEE na internet, at 26 de maio de 2013, sendo obrigatria a impresso do comprovante com estas informaes ao trmino da inscrio, conforme item 3.1. 4.3 As provas sero realizadas no dia e horrios descritos abaixo: Dia 26/05/2013 26/05/2013 Horrio 08h s 9h30min 11h s 12h30minh Curso Direito Outros cursos de nvel superior previstos no edital, exceto Direito

4.4 Recomenda-se ao candidato que comparea ao local designado para a realizao das provas com, no mnimo, 30 (trinta) minutos de antecedncia do horrio fixado para o seu incio munido de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta e do comprovante de inscrio, conforme subitem 3.1. 4.5 Ser obrigatria a apresentao, para a realizao das provas, de documento de identidade original ou de cpia autenticada em cartrio. 4.5.1 Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao, pelos Corpos de Bombeiros Militares e pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministrio Pblico e expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitao (somente o modelo novo com foto). 4.5.2 No sero aceitos como documentos de identidade: certido de nascimento; CPF; ttulo eleitoral; carteira de motorista (modelo sem foto); carteira de estudante; carteira funcional sem valor de identidade; documento ilegvel, no-identificvel e/ou danificado. 4.6 No ser admitido o ingresso de candidato no local de realizao das provas aps o horrio fixado para seu incio.

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS 4.7 As provas sero realizadas sem consulta a qualquer material, no sendo permitida, durante sua realizao, a comunicao entre os candidatos ou a utilizao de aparelhos eletrnicos (BIP, telefone celular, walkman, agenda eletrnica, palmtop, notebook, receptor, mquina de calcular, mquina fotogrfica, controle de alarme de carro, relgio do tipo databank, gravador, pager, etc.), livros, anotaes, etc. 4.8 No ser permitido ao candidato retirar-se do local de realizao das provas levando o caderno de provas. 4.9 No haver segunda chamada para a realizao das provas. O no comparecimento implicar na eliminao automtica do candidato.

5. DA SELEO E CLASSIFICAO 5.1 O processo seletivo para preencher as vagas de estgio de nvel superior compreender as seguintes fases: a) primeira fase: de carter eliminatrio e classificatrio, constituda de prova de lngua portuguesa (10 questes), conhecimentos gerais (10 questes) e noes de informtica (10 questes), sendo atribudo o valor de 1 (um) ponto para cada questo. b) segunda fase: entrevista e avaliao de habilidades, com execuo a cargo da unidade solicitante do BACEN, para verificar a adequao do perfil do candidato s atividades a serem desenvolvidas no estgio. 5.1.1 Sero abordados nas provas de: a) lngua portuguesa: crase, ortografia, concordncia verbal, concordncia nominal, adjetivo, acentuao e compreenso e interpretao de texto. b) conhecimentos gerais: atualidades. c) noes de informtica: Excel, Word, correio eletrnico, internet. 5.1.2 Ser avaliado na entrevista; a) Expresso oral. b) Lgica na exposio de ideias. c) Habilidades especficas, definidas pela unidade demandante, de acordo com as atividades a serem desenvolvidas. 5.2 Somente ser considerado aprovado o candidato que: a) obtiver no mnimo 50% (cinquenta por cento) de pontos no total das provas objetivas, desde que no obtenha nota zero em nenhuma das provas; e b) obtiver no mnimo 80% de aprovao nos quesitos avaliados na entrevista. 5.2.1 O candidato eventualmente eliminado na entrevista retornar sua posio original na lista classificatria e concorrer a outras demandas por postos de estagirios. 5.3 Ser elaborada lista de classificao, por curso mencionado no subitem 2.2, em ordem decrescente de pontos obtidos nas provas.

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS 5.4 Os estudantes com deficincia sero classificados na listagem geral e em listagem especfica. 5.5 Os estudantes classificados sero convocados medida que surgirem vagas, seguindo-se a ordem de classificao, observando o disposto no item 6. 5.6 Caso haja empate entre estudantes de nvel superior, ter preferncia o candidato que, na seguinte ordem: a) for participante do Programa Universidade para Todos ProUni ou Programa de Financiamento Estudantil FIES b) obtiver maior pontuao em lngua portuguesa; c) obtiver maior pontuao em conhecimentos gerais; d) obtiver maior pontuao em noes de informtica; e) for mais idoso; 5.6.1 Os estudantes participantes do Programa Universidade para Todos ProUni ou Programa de Financiamento Estudantil FIES devero entregar no dia da realizao da prova documento comprovando participao nos referidos programas. 5.6.2 Os candidatos com deficincia devero entregar, no dia da realizao da prova, laudo mdico (original ou cpia autenticada), emitido nos ltimos 12 (doze) meses.

6. DA CONVOCAO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS 6.1 A convocao para o preenchimento das vagas de estgio no BACEN ser realizada pelo CIEE, em at 24h aps a solicitao do BACEN, mediante contato telefnico e convocao por e-mail. 6. 1.1 O preenchimento das vagas de estgio ocorrer a partir da publicao dos resultados, de acordo com as necessidades do BACEN. 6.1.2. O BACEN reserva-se ao direito de convocar candidatos em nmero que atenda s necessidades do servio, de acordo com a disponibilidade oramentria e a existncia de vaga de estgio. 6.1.3 Sero considerados para convocao os telefones registrados pelo estudante no cadastro do CIEE, sendo de responsabilidade do candidato manter sempre atualizados os dados cadastrais no CIEE, incluindo curso, ano/semestre e instituio de ensino. 6.1.4 Para cada vaga de estgio a ser preenchida ser realizada, em dois dias, uma tentativa de contato por dia por meio do(s) nmero(s) telefnico(s) registrado(s) de cada candidato. Paralelo a cada tentativa de contato telefnico, o CIEE enviar e-mail ao candidato informando sobre a tentativa de contato para convocao da vaga a ser preenchida. 6.1.5 No caso do candidato no ser localizado nas duas tentativas de contato realizadas pelo CIEE, seu nome permanecer na lista de classificados, no sendo alterada sua classificao,

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS aguardando o surgimento de nova oportunidade de vaga e o candidato com classificao imediatamente posterior ser convocado para o preenchimento da oportunidade. 6.1.6 Todas as tentativas de contato telefnico e e-mail enviado aos candidatos sero registradas pelo CIEE. 6.1.7 Para cada vaga de estgio a ser preenchida, sero encaminhados mnimo de 3 (trs) estudantes classificados. 6.1.8 Os estudantes encaminhados para entrevista e no selecionados retornam sua posio original na lista de classificao. 6.2 Os estudantes com deficincia classificados sero convocados observando a reserva prevista no item 1.3. 6.3 Ser eliminado do processo seletivo o candidato que: a) no for localizado, aps 6 (seis) tentativas, em decorrncia de telefone desatualizado, incompleto ou incorreto; ou que no responda o e-mail enviado pelo CIEE em at 48h aps seu envio. b) deixar de comparecer entrevista, sem motivo justificado formalmente em um prazo de 24 horas aps o horrio marcado para a entrevista. c) no aceitar participar da entrevista, quando for convocado. d) se recusar a iniciar o estgio na data, local e demais condies estipuladas pelo BACEN. e) no comparecer para a retirada do contrato, aps 5 (cinco) dias teis aps a convocao. f) apresentar documentao divergente ao que foi solicitado neste edital. g) deixar de formalizar o requerimento de solicitao de remanejamento para o final da lista de classificao no prazo mximo de 2 (dois) dias aps a sua convocao pelo CIEE. h) estiver, no ato da convocao para estgio, com a matrcula trancada. 6.3.1 O candidato pode requerer seu remanejamento para o final da lista de classificao no prazo mximo de 2 (dois) dias teis aps a sua convocao pelo CIEE. O requerimento deve ser apresentado, pessoalmente, no CIEE, ou enviado para o e-mail: ciee.bacen@ciee.org.br. 6.4 Caso a jornada de estgio seja incompatvel com os horrios de atividades escolares ou acadmicas, o estudante permanecer na lista de classificao at o surgimento de vaga compatvel. 6.4.1 Sero considerados como horrios de atividades escolares ou acadmicas do estudante aqueles que estiverem registrados no cadastro do CIEE. 6.5 O candidato que no tiver 16 (dezesseis) anos completos, no momento da convocao para o estgio, ser remanejado para o final da lista de classificao. 6.6 O candidato que desistir formalmente do estgio ser excludo da lista de classificao. 6.6.1 O estudante receber e-mail do CIEE e dever confirmar a desistncia no prazo de 48 horas.

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS 6.7 No ser fornecido ao candidato comprovante de classificao no processo seletivo, valendo, para esse fim, as listas de classificao divulgadas no portal do CIEE.

7. DA DIVULGAO DO RESULTADO 7.1 Os gabaritos sero divulgados no portal do CIEE na data de 27/05/2013. 7.2 Os recursos podero ser interpostos na data de 28/05/2013, das 8h s 17h. 7.2.1 Para interpor recurso, o candidato dever preencher formulrio especfico, a ser obtido no stio do CIEE e entregue no seguinte endereo: brasilia@ciee.org.br. 7.2.2 Os recursos sero analisados e decididos pelo CIEE. 7.3 O resultado ser divulgado at o dia 24/06/2013 no portal do CIEE, na internet. 7.4 O resultado servir para a formao de cadastro de reserva a ser utilizado pelo BACEN, segundo sua necessidade e convenincia, para preencher vagas de estgio durante o perodo de validade do processo seletivo. 7.5 O estgio ser realizado pelo perodo mnimo de um semestre, prorrogvel por at 02 (dois) anos, levando-se em conta o currculo do curso, o calendrio escolar e a programao do BACEN, exceto quando se tratar de estagirio portador de necessidades especiais, que ter assegurado seu direito de permanecer no estgio enquanto durar o curso.

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 8.1 O processo seletivo ter validade at 24/06/2014, podendo ser prorrogado a critrio do BACEN.

9. DAS DISPOSIES GERAIS 9.1 A bolsa de estgio ter os seguintes valores: b) R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais) para o nvel superior, com jornada de 20 (vinte horas semanais) horas semanais, distribudas em 4 (quatro) horas dirias, em horrios e turnos a serem definidos pelo Banco Central do Brasil; c) R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) para o nvel superior, com jornada de 30 (trinta horas semanais) horas semanais, distribudas em 6 (seis) horas dirias, em horrios e turnos a serem definidos pelo Banco Central do Brasil. 9.2 O estagirio tem direito ao auxlio-transporte de R$ 6,00 (seis reais) por dia estagiado.

BANCO CENTRAL DO BRASIL EDITAL N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIRIOS 9.3 O estagirio no faz jus a outros benefcios, tais como auxlio-alimentao, auxlio-sade, etc. 9.5 A realizao do estgio no estabelece vnculo empregatcio do estudante com o BACEN. 9.6 Os casos omissos sero resolvidos pelo CIEE, em conjunto com o BACEN. 9.7 Para esclarecimentos sobre o processo seletivo, o estudante poder encaminhar e-mail para ciee.bacen@ciee.org.br. Braslia DF, 29 de abril de 2013. BANCO CENTRAL DO BRASIL

S-ar putea să vă placă și