Sunteți pe pagina 1din 3

Aditivas -> Estabelece a ideia de adio. Ex: Ficou preocupado e ligou para saber o que tinha acontecido.

Adversativas -> Estabelecem relao de contraste, de oposio entre as oraes. Ex: Queria ir ao cinema, mas no tinha dinheiro.

Alternativas -> Estabelece uma relao de excluso de uma possibilidade. Ex: Voc vai para o colgio ou voc vai para a biblioteca.

Conclusivas -> Estabelece uma ideia de concluso. Ex: Juliana ouve musica o dia todo, porque no vive sem msica.

Explicativas -> Estabelecem uma relao em que a segunda orao explica o que fora afirmado pela primeira. Ex: Juliana ouve msica o dia todo, porque no vive sem msica.

Causas -> Liga orao principal a orao subordinada, desempenhando a funo de apresentar a causa. Ex: Voc canta tanto essa msica, porque ela grudou na sua cabea.

Temporais -> Liga orao principal a orao subordinada, desempenhando a funo de apresentar o tempo em que ocorreu. Ex: Eu ouvia muito sertanejo universitrio, quando estava namorando.

Comparativas -> Liga orao principal a orao subordinada, exercendo a funo de comparao. Ex: Patrcia ouve rockn roll, como ouve pera.

Finais -> Liga orao principal a orao subordinada, apresentando a finalidade da ao ocorrida na principal orao. Ex: Eu aumentava o som do meu quarto, para que voc pudesse ouvir o que a msica de verdade.

Proporcionais -> Liga orao principal a orao subordinada, com o papel de apresentar uma idade de proporcionalidade. Ex: Vamos nos acostumando com uma msica, medida que a ouvimos com frequncia.

Consecutivas -> Liga orao principal a orao subordinada, fazendo o efeito de que fora afirmado na orao principal. Ex: Ouvimos muitas canes de amor que causam dependncia de forma que ns tornamos refns dos sentimentos vinculados por essas letras.

Conformativas -> Liga orao principal a orao subordinada, apresentando uma conformidade. Ex: Nosso gosto musical se transforma conforme vamos experimentando novos ritmos.

Condicionais -> Liga orao principal a orao subordinada, apresentando uma condio. Ex: Nosso gosto musical tende a ir se superando, desde que estejamos abertos s novidades.

Concessivas -> Liga orao principal a orao subordinada, expressando um fato contrario. Ex: Ele adora msica, embora no toque nem um instrumento.

Catfora -> Quando um termo se refere a outro que vem frente.


Ex: Esta foi sempre a minha doutrina: tudo que h de bom e til no mundo, se consegue procedendo por amor ao prximo.

Anfora -> Repetio da mesma palavra ou expresso no incio de versos ou frases seguidas. Ex: Amor fogo que arde sem se ver. ferida que di e no se sente; um contentamento descontente,

dor que desatina sem doer. (...)

Semntico -> Assim sendo, a palavra manga pode ter alguns significados dependendo o contexto. Ex: Vejamos a palavra nas oraes Me lambuzo todo chupando manga e No posso sair com essa manga rasgada.

Elipse -> -Paulo vai conosco ao crime ? - Vai...

S-ar putea să vă placă și