Sunteți pe pagina 1din 4

Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial o Brasil um pas que pode levar cerca de 5 meses para se legalizar uma

a empresa, mas o desemprego, a vontade de ter um negcio prprio, est levando cada vez mais os brasileiros a embarcar nessa aventura que ser empresrio no pas. Por isso planejar a palavra chave. A seguir passaremos dicas que poder auxiliar quem, por ventura, esteja com idia de alar vo prprio. 1 - Definio A definio da rea exata que vai atuar o primeiro passo para quem vai abrir uma empresa. Se voc no sabe exatamente o que vai fazer, com certeza no ir longe. Afinal, uma empresa costuma ser e ter a personalidade de seu dono, ento faa uma auto reflexo sobre suas caractersticas pessoais e os tipos de atividade em que voc se destaca. Uma auto-anlise pode ser feita da seguinte forma: fazendo uma lista de suas habilidades e talentos, perguntando a amigos ou pessoas prximas em que tipo de negcio voc se daria bem ou no, procure lembrar as atividades que voc gostava de fazer quando era criana, pergunte-se como utilizar seu tempo em dia perfeito, ateno as necessidades das pessoas tambm poder ser inspirao de um novo produto e tente enxergar as coisas com olhos de empreendedor. 1a - Setores de Atividade Seu futuro negcio vai ter que se fixar basicamente em uma desta trs reas: indstria, comrcio ou servio. Indstria: metalrgica, grfica, confeco, etc. Comrcio: livraria, posto de combustvel, lojas de roupas, etc. Servios: escola de idiomas, clnica de esttica, transporte escolar, consultorias, etc. Voc poder solicitar ajuda para definio de seu futuro negcio em alguns desses endereos: Sebrae - A entidade oferece todo tipo de informao para quem est abrindo uma empresa, alm de cursos gratuitos e ensina como ter acesso a crdito. Site: www.sebrae.com.br Endeavor - Oferece programas educacionais e material educativo a quem quer abrir um negcio. Site: www.endeavor.com.br Anprotec - uma associao de incubadoras de empresas. Tambm oferece informao e treinamento. Site: www.anprotec.org.br 2 - Sociedade: um bom ou mau negcio? Todos ns j ouvimos falar de sociedades problemticas, mas muita gente se assusta em montar um negcio prprio pelo fato de estar sozinha. Veja bem, um scio muitas vezes

poder auxili-lo em decises polmicas, sanar dvidas, ou mesmo no levantamento de recursos para investimentos no negcio. Algumas dicas para evitar problemas com scios: a - Elabore contrato societrio com atribuies para ambas as partes no caso de dissoluo da sociedade. b - Defina a diviso de atividades. c - Defina desde o incio a participao dos lucros de cada scio. d - Impea a interferncia de familiares no andamento da empresa. e - Nunca haja pela emoo seja frio nas questes que diz respeito aos benefcios de seu negcio. Seu scio pode ser seu parente ou amigo, mas nem sempre essas pessoas so as mais indicadas para determinado negcio. Em casos em que a sociedade composta por cnjuges, apenas os cnjuges casados sob o regime de comunho parcial de bens ou de separao total de bens podero ser scios (de acordo com o novo Cdigo Civil). A de se destacar que 80% de todas as sociedades de todo o Brasil so formadas por marido e mulher. 3 - O capital Alm de definir o ramo de atividade, abrir um novo negcio no barato, por isso planeje bem quanto ir gastar para conseguir atravessar os obstculos que vem pela frente. 3a - Quanto custa abrir uma empresa? Sem contar com investimentos em equipamentos, aluguel ou compra de imvel, enfim, apenas gastos de legalizao de uma empresa, sendo todo o tramite feito por voc. Segundo estimativa feita por contadores os gastos podero chegar a R$3.000. Porm, como voc est cansado de saber, o Brasil um pas muito burocrtico no que diz respeito a abertura de empresa, ento sempre valer a pena a contratao de um profissional da rea (contador) e no s apenas para a abertura e sim para toda a seqncia de seu negcio, o contador poder assessor-lo e as chances de seu negcio dar certo aumentam sensivelmente, a mensalidade de um contador vai depender do seu ramo de atividade. A escolha do contador: saiba antes de contrat-lo se ele j est informatizado, verifique se ele um profissional que se atualiza constantemente, avalie se ele um profissional de confiana pois estar tratando de informaes confidenciais de sua empresa e famlia, confira se ele costuma fazer um contrato de prestao de servio estabelecendo direitos e deveres de ambas as partes.

Alm dessas despesas iniciais estudos realizados pelo Sebrae, confirmam que o investimento inicial de uma micro ou pequena empresa varia de 15.000 a 100.000 reais. Exemplos: Casa Lotrica: 30.000 Escola de Informtica: 80.000 Estdio Fotogrfico: 17.000 Toda empresa precisa ter alguns equipamentos bsicos, independente da atividade. Computador, impressora, fax, telefone e conexo a internet. 4 - A escolha do nome Evite nomes difceis de se pronunciar, fuja de grias regionais e no caia na armadilha de nomes engraados, procure usar o bom senso. Existem nomes proibidos de se usar, exemplo: Aougue Banespa e assim por diante. Alm de se criar um nome importante se criar uma logomarca que ser a identificao visual de sua empresa, essa logomarca poder ser criada por voc mesmo ou se preferir poder contratar o talento de um designer. O custo se desenvolver uma logomarca no costuma ser alto, vale a pena pagar para ter esse servio. Se voc tem a inteno de desenvolver um site para sua empresa o primeiro passo registrar o seu domnio (www.nomedasuaempresa.com.br) o equivalente ao INPI virtual. O custo deste registro 30 reais por ano e maiores informaes podero ser obtidas em www.registro.br . 5 - Prazo para legalizao de minha empresa No Brasil se leva em torno de 30 a 45 dias, dependendo da atividade, para se legalizar uma empresa, confira uma comparao com outros pases: Estados Unidos: 4 dias Canad: 3 dias Austrlia: 2 dias Todas as informaes no que diz respeito a impostos vale a pena ser passada por um contador pois o mesmo lhe informar a carga tributria e a possibilidade de incluso ou no no SIMPLES. 6 - Contratando funcionrios Mesmo que sua empresa tenha apenas um funcionrio importante seguir todas as determinaes previstas na Legislao Trabalhista, como pagamento de INSS, FGTS, 13 salrio e frias. Tudo isso elevar a despesa de seu funcionrio em cerca de 80% alm do valor pago a cada um. Para se contratar funcionrios temporrios s poder ser feito em duas ocasies: substituindo funcionrios ausentes por um longo perodo ou ser houver um aumento sazonal de trabalho (nos perodos de festas: natal, pscoa, dia das mes).

Terceirizao de mo de obra, esse um recurso que est muito utilizado ultimamente, apenas preste ateno na hora de terceirizar, procure empresas que estejam dentro da lei, formalizadas, que paguem seus impostos, encargos trabalhistas de seus funcionrios e que emitam nota fiscal. 7 - Levantando recursos Existem algumas alternativas para se levantar recursos: PROGER URBANO EMPRESARIAL, PROGER INFORMAL, FRANQUIA. Todas as informaes podero ser obtidas pelo site www.bb.com.br . Ou MICROCRDITO no site www.bndes.gov.br . Outra alternativa o banco do povo www.bancodopovo.sp.gov.br . 8 - Divulgao Todo tipo de divulgao para uma empresa se faz necessrio desde anncio em jornais, revistas, rdio ou televiso, porm em incio de atividade, esse custo poder ser invivel. Procure alternativas possveis como a propaganda boca a boca, um banner de seu produto em um site na internet, sempre procurando direcionar para seu pblico alvo. Assim que for possvel contrate uma agncia de propaganda para lhe direcionar o melhor caminho para a divulgao. 9 - Concluso Mas tudo isso s ter resultado se voc acreditar em seu empreendimento, se voc realmente vestir a camisa, se prepare muito bem para tudo que est por vir. Oferea produtos de qualidade com preos justos, atenda o cliente de forma correta oferecendo brindes, promovendo sorteios, enfim, encantando seu cliente, tudo isso de uma forma contnua. Para voc futuro empresrio, ns do portal www.sitecontabil.com.br , desejamos Sorte e muito Sucesso.

S-ar putea să vă placă și