Sunteți pe pagina 1din 4

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: TRABALHO COM COMUNIDADE I DOCENTE: VALRIA COSTA

RELATRIO DA VISITA A COMUNIDADE JARDIM SO VICENTE

Introduo
Visita realizada no dia 05 de Abril de 2013 por volta das 9:00h da manh, com o acompanhamento do Presidente da Associao de moradores da Comunidade Jardim So Vicente, Joo Angelino da Silva, situada na cidade de Bayeux(PB). Em plena cidade de Bayeux no ano de 1994 houve um marco Histrico o qual foi de grande importncia para uma determinada esfera social, surge mais uma comunidade de extrema importncia coletiva a qual foi nomeada de Jardim So Vicente.

Desenvolvimento
Joo Angelino (presidente da Associao dos moradores) nos explica as problemticas enfrentadas pela populao, tais como, saneamento, infraestrutura, apoio poltico, segurana pblica e etc. Com a ajuda dele, pudemos colher dados referentes Localizao, caractersticas geogrficas, com o objetivo de nos esclarecer um pouco mais desta to nova Comunidade de apenas 19 anos e os moradores que nela habitam. Sabe-se que hoje (2013) h cerca de 260 pessoas so cadastradas na associao de moradores da comunidade, criada em 25 de Outubro do mesmo ano da fundao. Segundo o IBGE, o ndice de analfabetismo elevadssimo, de 3.072 habitantes que a comunidade possui, cerca de mais 70% dos moradores no so alfabetizados, ou tem escolaridade at o 4 ano do primeiro grau.

Levando em conta estes aspectos de educao e cultura, a associao, em conjunto com a comunidade, criou um projeto de desenvolvimento cultural, com o intuito de ajudar a populao do bairro, o projeto SAL DA TERRA, para alfabetizar jovens e adultos (educao solidria), oferecendo aulas de dana e grupos musicais totalmente gratuitos para a populao do bairro. Diante de fatos ocorridos e que tambm vistos at o momento, com relao educao da populao, vale ressaltar a falta de apoio dos governamentais dentre eles, os poderes pblicos e do prprio governo. Segundo relatos de Angelino h certa falta de interesse da populao perante poder pblico, tais como: luta em busca da erradicao infantil, saneamento bsico, assistncia social, moradia, educao, esgotamento sanitrio, servios pblicos disponveis para melhoria de vida da comunidade. Alm dos desconhecimentos de seus direitos, os moradores tambm no procuram cobra-los das autoridades pblicas da cidade, e por conta disso, o prprio prefeito no toma iniciativa para um progressivo processo de melhoria em prol de beneficio para a populao da comunidade. Cabe ento s iniciativas serem tomadas pelos prprios moradores da comunidade, os quais se agrupam e organizam, contribuindo com pagamentos de uma taxa de valor X para a associao de moradores, ou at mesmo doando alimentos, roupas, etc. So atravs de reunies que a populao busca solucionar as problemticas enfrentadas na comunidade, em busca de novas ideias viveis por cada membro; E, alm disso, pudemos colher informaes segundo Angelino que a associao tambm forma assembleia para formar comisses dos direitos da comunidade. Os moradores que se cadastram na associao recebem uma carteira da mesma (carteira cadastral da associao). Dentre encontros promovidos pelo presidente da associao da comunidade destacam-se: Encontro do litoral de habitao de interesse social que foi realizado dia 23 de maro de 2013;

Apresentao do oramento participativo municipal amparado pela lei 801/2001, que foi realizado em 26/03/2013. Reunio do CEDCA-PB (conselho estadual de defesa do s direitos da criana e do adolescente), que foi realizado em 26/03/2013. Reunio do oramento democrtico estadual de 1 de abril de 2013.

Localizao
Localizao do Jardim So Vicente

Bairros vizinhos

Distncia do Centro Populao total Urbana Rural Homens Mulheres Densidade

Norte: Centro Sul: Imaculada Leste: Imaculada Oeste: Imaculada 1,3 km[1] Caractersticas geogrficas 3.072 hab. IBGE, Censo 2010 3.072 hab. 0 hab. 1.487 hab. 1.585 hab. 16.873,65 hab./km Indicadores

Concluso
A partir disso, percebemos que a comunidade visitada moderadamente organizada, e a falta de interesse e de conhecimento da populao atrapalha, ainda mais, a busca de ajuda e apoio ao poder publico que por consequncia dificulta ainda mais a vida dos moradores desta comunidade.

Referncias:
Mapa demonstrando sua localizao http://wikimapia.org/16064087/pt/Jardim-S%C3%A3o-Vicente -Pesquisa realizada na Associao de moradores do Bairro -Google.

Joo Pessoa, 05/04/2013

S-ar putea să vă placă și