Sunteți pe pagina 1din 5

Fsica e Qumica A

11 ano

Ficha de trabalho n 20 Equilbrio qumico


1. Considere a seguinte equao que traduz a sntese do BrCl: Br2(g)+Cl2(g) 2BrCl(g)

Num reator de volume V, misturaram-se 2,0 mol de bromo e 4,0 mol de cloro. Quando o sistema atingiu o equilbrio, a uma determinada temperatura, a massa de bromo que existia no reator era 82,36 g. Calcule o valor de Kc nas condies da experincia.

2. Em condies PTN A - uma mistura de 0,25 mol de Br2 (g) e 0,75 mol de Cl2 (g) ocupa 22,4 dm3. B - 1,0 mol de Br2 (g) ocupa um volume menor do que 1,0 mol de Cl2 (g). C - densidade de um gs tanto maior quanto menor for a sua massa molar. D - massas iguais de Br2 (g) e de Cl2 (g) ocupam o mesmo volume. Selecione a opo correta 3. Introduziram-se, num reator fechado e de capacidade 500 mL, 0,150 mol de PCl 5. Aqueceu-se temperatura de 250 C e, a essa temperatura, o pentacloreto de fsforo decomps-se segundo a equao qumica: PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g) Kc=1,80 a 250 C

Determine a composio qumica do sistema no equilbrio.

4. Selecione a alternativa que completa corretamente a seguinte frase. Na molcula PCl3 _________ pares de eletres de valncia no ligantes, apresentando a molcula um total de __________ pares de eletres de valncia ligantes. A - existemtrs B- existemquatro Cno existemtrs Dno existemquatro

5. Uma das reaes que est na origem das chuvas cidas a reao do dixido de enxofre, SO 2(g), com o oxignio da atmosfera, O2(g), originando trixido de enxofre, SO3(g), traduzida por: 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g)

O grfico da figura seguinte representa uma das possveis evolues das concentraes dos componentes da mistura reacional em funo do tempo, em recipiente fechado contendo inicialmente uma mistura de SO 2(g) e O2(g).

Selecione a alternativa que contm a sequncia que refere a evoluo das concentraes de SO 2(g), O2(g) e SO3(g), respetivamente. (A) III, II e I. (B) II, III e I. (C) III, I e II. (D) II, I e III.

6. Considere que o equilbrio qumico anterior apresenta Kc=4,17 x 102 a uma temperatura T. A esta temperatura, introduziram-se 10 mol de SO2 e 10 mol de O2 num balo reator com capacidade V, sendo a frao molar de SO2, no equilbrio, 0,050. 6.1 Determine a quantidade qumica, no equilbrio, de todos os intervenientes. Apresente todas as etapas de resoluo. 6.2 Determine o volume V, do balo reator.

7. O amonaco uma substncia gasosa, temperatura ambiente, de grande utilidade para a sociedade em geral. Assim, para fornecer as indstrias e as atividades que dependem do amonaco como matria-prima, necessrio ter um processo industrial rendvel para a sua produo, como o caso do processo Haber-Bosch, que utiliza o azoto e o hidrognio gasosos como reagentes, de acordo como seguinte equilbrio:

figura

traduz na

a em obtida 600 C gasosa para

percentagem molar de amonaco, equilbrio, mistura a partir de N2 e H2

temperaturas no intervalo 400C e a diferentes presses.

7.1 De acordo com a informao apresentada, selecione a alternativa correta. Para uma mesma temperatura, quando a mistura reacional comprimida, a menor. percentagem molar de amonaco obtida A - A sntese do amonaco pelo mtodo de Haber-Bosch um processo endotrmico. B - Se ocorrer uma diminuio de temperatura, no sistema a presso constante, a percentagem molar de amonaco obtida maior. C - Se ocorrer um aumento de presso, no sistema a temperatura constante, o equilbrio evolui no sentido inverso.

7.2 Selecione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. Se ocorrer um aumento da temperatura do sistema, inicialmente em equilbrio, este ir evoluir no sentido da reao _________, verificando-se um _________ da concentrao do produto. A -direta decrscimo C - inversa aumento B - inversa decrscimo D - direta aumento

8. Num recipiente fechado de capacidade 2,00 L, a uma temperatura TA, foram colocados 1,00 mol de N2(g) e 3,00 mol de H2(g). Sabe-se que, ao atingir o equilbrio, existem 0,080 mol de NH3, 0,96 mol de N2(g) e 2,88 mol de H2(g). Calcule a constante de equilbrio, Kc, temperatura TA. Apresente todas as etapas de resoluo, incluindo a expresso da constante de equilbrio, Kc.

9. Suponha que trabalha como engenheiro(a) qumico(a) numa unidade industrial de produo de amonaco. Explique, num texto, de acordo com a informao apresentada, como poderia otimizar a produo de amonaco pelo processo de Haber-Bosch, tendo em conta a influncia da temperatura e da presso, bem como a utilizao de um catalisador.

10. Num recipiente fechado de capacidade 5,0 dm3, uma mistura constituda por 1,0 mol de H2(g), 2,5 mol de N2(g) e 2,0 mol de NH3(g) encontra-se a 500 C. A essa temperatura, a constante de equilbrio da reao traduzida por 2 NH3(g) Kc = 0,30. N2(g) + 3 H2(g)

Mostre, com base no valor do quociente de reao, Qc, que a concentrao de amonaco, na mistura reacional, diminui at se estabelecer o equilbrio. Apresente todas as etapas de resoluo.

11. O NH3 pode ser obtido por outros processos, alm do de Haber-Boch. Considere que, num determinado vaso reacional, se estabeleceu o equilbrio qumico, traduzido pela seguinte equao qumica: NH4HS (s) NH3 (g) + H2S (g)

De entre as seguintes opes, selecione a verdadeira. A - A adio isotrmica de NH4HS (s) ao sistema aumenta a produo de NH3 (g). B - No sistema no est a ocorrer qualquer reao. C - Por adio isocrica e isotrmica de NH3 (g), estabelece-se um novo estado de equilbrio a que corresponde um menor valor de KC. D - Uma expanso isotrmica do vaso reacional ir aumentar o rendimento da reao de decomposio.

12

Um dos compostos cuja emisso para a atmosfera acarreta prejuzos graves sade dos seres

vivos o xido de azoto, NO(g), tambm designado por xido ntrico, que contribui para a formao da chuva cida e para a destruio da camada de ozono. Este composto pode ser formado, a altas temperaturas, a partir da reao entre o azoto e o oxignio atmosfricos, de acordo com a seguinte equao qumica: N2(g) + O2(g) 2 NO(g)

Na tabela seguinte, esto registados os valores da constante de equilbrio, Kc, desta reao, para diferentes valores de temperatura.

Considere que o sistema qumico se encontra em equilbrio temperatura de 2000 K e que as concentraes de equilbrio das espcies N2(g) e O2(g) so, respetivamente, iguais a 0,040 mol dm3 e a 0,010 mol dm3. 12.1 Escreva a expresso que traduz a constante de equilbrio da reao de formao do NO(g).

12.2 Calcule a concentrao de equilbrio da espcie NO(g), temperatura referida. Apresente todas as etapas de resoluo.

13. Faa uma estimativa do valor da constante de equilbrio da reao de formao do NO(g), temperatura de 2400 K, a partir dos valores da tabela acima. Utilize a mquina de calcular grfica, assumindo uma variao linear entre as grandezas consideradas. Apresente o valor estimado com trs algarismos significativos.

14. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. Quando se provoca um aumento da temperatura do sistema em equilbrio, a presso constante, a reao ____________ favorecida, o que permite concluir que a reao de formao da espcie NO(g) ____________. A - inversa exotrmica C - inversa endotrmica B - direta endotrmica D - direta exotrmica

15. As reaes entre o xido de azoto, NO(g), e o ozono, O3(g), podem ser traduzidas por um mecanismo reacional (em cadeia), no qual ocorrem, sucessivamente, a destruio de uma molcula de O3(g) e a regenerao de uma molcula de NO(g). Selecione a nica opo que refere as frmulas qumicas que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter um esquema correto do mecanismo reacional considerado. O3(g) + NO(g) NO2(g) + _____ NO2(g) + O(g) _____ + O2(g)

A - O(g) ... N2(g)

B- O(g) ... NO(g)

C- O2(g) ... NO(g)

D- O2(g) ... N2(g)

16. As concentraes, no equilbrio, dos reagentes e produtos de reao, referentes ao sistema reacional a duas temperaturas diferentes, esto indicadas na tabela:

A (g)

2 B (g)

Temperatura C 200 400

[A]eq / moldm-3 0,0875 0,138

[B]eq / moldm-3 0,843 0,724

Quando se aumenta a temperatura o sistema evolui no sentido __________ logo, podemos afirmar que se trata de uma reao __________ no sentido direto. Escolha os dois termos que completam corretamente a frase anterior. A -direto, endotrmica C - inverso, endotrmica B - direto, exotrmica D - inverso, exotrmica

17. A uma determinada temperatura o KC do sistema 100. No instante t1, aplica-se uma alterao ao estado de equilbrio e no instante t2, aps se ter atingido um novo estado de equilbrio, aplica-se outra alterao. O grfico representa a variao do valor do quociente de reao (Q) em funo do tempo (t). De acordo com este grfico, selecione a afirmao verdadeira. A - No instante t2 aumenta-se a temperatura a volume constante.

B - No instante t2 diminui-se a quantidade de B (g) a temperatura e volumes constantes. C -No instante t1 aumenta-se a temperatura a volume constante. D - No instante t1 diminui-se a temperatura a volume constante.

18. O dixido de enxofre, SO2, conhecido por ser um gs poluente, tem uma faceta mais simptica e, certamente, menos conhecida: usado na indstria alimentar, sob a designao de E220, como conservante de frutos e de vegetais, uma vez que preserva a cor natural destes. O dixido de enxofre reage com o oxignio, de acordo com a seguinte equao qumica:

Kc = 208,3 ( temperatura T)
Considere que, temperatura T, foram introduzidas, num recipiente com 1,0 L de capacidade, 0,8 mol de SO 2(g), 0,8 mol de O2(g) e 2,6 mol de SO3(g). Selecione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. Nas condies referidas, o quociente da reao, Qc, igual a __(a_)__, o que permite concluir que o sistema se ir deslocar no sentido __(_b_) _, at se atingir um estado de equilbrio. A -... 13,2 inverso B - 0,076 inverso C - 0,076 direto D- 13,2 direto

19. A figura representa o modo como varia a percentagem de trixido de enxofre, SO3(g), formado, em equilbrio, em funo da temperatura, presso constante de 1 atm.

Com base na variao observada no grfico, justifique a seguinte afirmao. A reao exotrmica no sentido direto.

S-ar putea să vă placă și