Sunteți pe pagina 1din 7

KratsPsique.

com
MELANIE KLEIN
Principais contribuies: Fundamentos da analise de crianas e do Complexo de dipo; Formulao do conceito de posio depressiva e de mecanismos de defesa manaca; O estudo dos estdios mais primitivos. Formulou o conceito de posio esquizoparanide. - Criou o mtodo de anlise atravs da Ludoterapia. Formulou que possvel checar ansiedades, angustias e sintomas, verificar o funcionamento dos mecanismos de defesa e fazer anlise em crianas pequenas. - Formulou o conceito de fantasia, que o representante psquico dos instintos, que podem ser de diferentes naturezas, o que as leva a ocorrer de modos determinados ou especficos nas suas relaes com a realidade externa. A ao de um instinto expressa na vida mental pela fantasia da satisfao. Agem a partir do nascimento, a primeira fome e o esforo instintual para satisfaz-la so acompanhados pela fantasia de um objeto capaz de satisfaz-la. Os objetos fantasiados e a satisfao que deles derivada so experimentados como acontecimentos fsicos. Estando o principio do prazer-sofrimento em ascendncia, as fantasias so onipotentes e no existe diferenciao entre ela e a experincia da realidade. A sua formao uma funo do ego, e a sua concepo pressupe um grau de organizao do ego muito maior do que o que foi postulado por Freud, que capaz de formar relaes objetais tanto na fantasia quanto na realidade. A partir do nascimento o beb tem de lidar com o impacto da realidade e frustrao de seus desejos. A realidade influencia a fantasia e a fantasia influencia a realidade. - O aspecto defensivo da fantasia: Quando o individuo produz uma fantasia de satisfao de desejo evita a frustrao e a realidade externa e defende-se tambm de sua realidade interna. As fantasias podem ser usadas tambm como defesas contra outras fantasias. A diferena entre o uso da fantasia inconsciente como uma defesa e os mecanismos de defesa reside entre um processo verdadeiro e sua representao mental. - Fantasia e estrutura da personalidade: Freud descreveu o ego como um precipitado de catexias objetais abandonadas, ou seja, o ego um lugar repleto de objetos fsicos que esto associados a fortes sentimentos humanos. Quanto mais primitiva a introjeo, mais fantsticos so os objetos introjetados e mais deformados pelo que neles foi projetado. A medida que o desenvolvimento prossegue, o sentido de realidade opera mais plenamente, os objetos internos se aproximam mais das pessoas reais no mundo externo. O ego se identifica com alguns objetos (identificao introjetiva), que so assimilados ao ego, contribuindo para o seu crescimento. Outros permanecem como objetos internos, separados e o ego mantm relao com eles (ex. o superego que o primeiro objeto introjetados pelo ego). O mundo interno construdo atravs do sentimento de relao dos objetos internos.

Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 1

KratsPsique.com
- Fantasia e as funes mentais mais elevadas como o pensar: O beb capaz de fantasiar sustenta o desejo diante da tenso com a ajuda da fantasia at que se possa obter alguma satisfao na realidade. Diante de uma frustrao intensa o beb tem pouca capacidade para manter a fantasia e a descarga motora ocorre geralmente acompanhada pela desintegrao do ego. Ento at que o teste de realidade e os processos de pensamento estejam bem estabelecidos, a fantasia preenche na vida primitiva algumas funes posteriormente assumidas pelo pensar. Comentrios: Uma educao autoritria inibe e cria barreiras que privam a criana do uso de sua energia mental total. Quando a represso comea a operar ocorre a passagem da identificao para a simbolizao, nessa fase coisas diferentes podem ter o mesmo significado, por ex. o brincar com argila pode simbolizar as fezes da criana. Desse modo pode haver o deslocamento da libido para objetos prazerosos e socialmente aceitos. A represso precoce impossibilita essa passagem da identificao para a simbolizao. Melanie Klein cria normas de avaliao que possibilitam a anlise de crianas menores de seis anos, que quando ocorrem as situaes edpicas segundo Freud, e que para Freud uma criana s poderia ser analisada nessa fase. A POSIO ESQUIZO-PARANIDE - Segundo Klein no nascimento j h ego suficiente para experimentar a ansiedade, usar mecanismos de defesa e formar relaes de objeto primitivas na fantasia e na realidade. O ego imaturo exposto desde o comeo a ansiedade e ao impacto da realidade externa, que produz ansiedade e o trauma do nascimento. Quando confrontado com a ansiedade produzida pela pulso de morte, o ego deflete, parte em projeo, e outra em agressividade. O beb projeta a parte que contm angstia vinda da vivencia do instinto de morte para fora, para o seio, que sentido como mau, ameaador para o ego, dando origem ao sentimento de perseguio. A projeo do instinto de morte no seio sentida como o dividindo em pedaos, o que faz com que o ego seja confrontado com vrios perseguidores. O instinto de morte projetado para fora a fim de evitar a ansiedade por cont-lo. - A relao com o objeto ideal: a libido projetada, a fim de criar um objeto que ir satisfazer o esforo instintivo do ego pela preservao da vida. Desde o incio o ego se relaciona com o seio dividido (seio bom e seio mau). - A fantasia do ego ideal: experincias gratificantes recebidas da me real. - A fantasia de perseguio: experincias de privao e sofrimento atribudos pelo beb6e aos objetos perseguidores. - A gratificao e aniquilao: A gratificao preenche a necessidade de conforto, amor e nutrio e mantm encurralada a perseguio terrificante.

Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 2

KratsPsique.com
A perseguio se torna no apenas falta de gratificao, mas tambm uma ameaa de aniquilao por perseguidores. - O objetivo do beb: Manter dentro o objeto ideal que ele v como algo que lhe d vida e manter fora o objeto mau e as partes do self que contm o instinto de morte. - Ansiedade predominante: Paranide. a de que os objetos e perseguidores entraro no ego e dominaro e aniquilaro tanto o objeto ideal quanto o self. - Contra a ansiedade e aniquilao o ego desenvolve mecanismos de defesa, sendo o primeiro mecanismo o uso defensivo da introjeo e da projeo. H situaes de que o seio bom projetado a fim de mant-lo a salvo do que sentido como esmagadora maldade interna. E h perseguidores que so introjetados e at identificados na tentativa de manter controle sobre eles. - Em situao de angustia a diviso (Split) ampliada, mantendo o objeto ideal longe do objeto perseguidor, tornando-o impermevel ao mal. Os perseguidores so sentidos hora como ameaa externa, hora dentro, produzindo temores. Mecanismos de defesa na posio Esquizo-Paranide: Negao: nega a ameaa do objeto persecutrio; Idealizao: o peito idealizado salva o ego do aniquilamento; Onipotncia: cria um universo idealizado e corta ligaes coma realidade exterior; Abafamento das emoes: para tentar controlar os objetos maus perde-se o contato com as emoes surgidas da angstia; Identificao projetiva: o objeto projeta contedos para tentar manter o objeto bom e destruir o mau; Identificao introjetiva: o beb introjeta o seio idealizado; Negao mgica onipotente: Quando a perseguio muito intensa para ser suportada, ela pode ser completamente negada. Essa negao mgica se baseia numa fantasia de total aniquilao dos perseguidores.

- Idealizao e negao onipotentes: Geralmente ocorre em pacientes esquizoides que parecem ter sido crianas perfeitas e vivenciado todas as experincias como boas e quando adultos no conseguem discriminar o bom e mau e fixam em objetos maus que tm que ser idealizados. - Identificao projetiva: 1- Pode ser dirigida ao objeto ideal a fim de evitar separao; 2- Pode ser dirigida ao objeto mau a fim de obter controle sobre a fonte de perigo. Inicia-se quando a posio esquizo-paranide primeiramente estabelecida em relao ao seio e persiste e se intensifica quando a me percebida como objeto total. Vrias partes do eu podem ser projetadas com diferentes objetivos: Partes ms a fim de se livrar delas, ou para atacar e destruir o objeto e Partes boas a fim de evitar separao ou para mant-las a salvo de coisas ms internas. - Quando os mecanismos de defesa no dominam a ansiedade, a ansiedade invade o ego e pode ocorrer a desintegrao como medida defensiva. O ego se fragmenta e se divide em Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 3

KratsPsique.com
pequenos pedaos a fim de evitar a experincia de ansiedade, o ego se desespera a fim de afastar a ansiedade criando uma ansiedade especfica: a de se despedaar. - A passagem para a posio depressiva ocorre quando h predominncia das experincias boas. A POSIO DEPRESSIVA - Em boas condies de desenvolvimento o beb comear a sentir que seu objeto ideal e impulsos libidinais so mais fortes do que o objeto e impulsos maus. Ento ao sentir que seu ego est mais forte ele se sentir menos temeroso de seus impulsos maus e ter menos necessidade de projet-los. - A tendncia para a integrao: A projeo e a diviso diminuem e o impulso para integrao do ego e do objeto se tornam preponderantes. O beb comea a reconhecer o objeto total e se relaciona com ele. Reconhecer a me como objeto total significa reconhec-la como um indivduo que tem relaes com outras pessoas, e assim o beb descobre seu desamparo, sua completa dependncia e seu cime dela em relao a outras pessoas. - Ao perceber o objeto como total o ego tambm se torna um ego total, a integrao do ego e do objeto ocorre simultaneamente. A maior integrao do ego vai ocasionar uma menor deformao na percepo dos objetos. A maturao do ego ocorre com a maturao do SNC, o que permite melhor organizao das percepes que surgem em diferentes reas fisiolgicas, como ocorre com a memria. - Ambivalncia: O beb comea a perceber que ama e odeia a mesma pessoa e que ele tambm apenas um com ambos os sentimentos. -Principal ansiedade na posio depressiva: a de que os impulsos destrutivos do beb destruam o objeto que ele ama (e odeia) e do qual depende totalmente. - Processos introjetados intensificados: Devido a diminuio dos mecanismos projetivos e descoberta do bebe de sua dependncia do objeto que pode se afastar, a sua necessidade de possuir o objeto aumenta, assim como o desejo de proteg-lo contra sua prpria destrutividade. Tem inicio na fase oral do desenvolvimento. A onipotncia dos mecanismos introjetados orais leva a ansiedade de que poderosos impulsos destrutivos destruam o bom objeto externo e o bom objeto interno. - O beb com o ego mais integrado pode lembrar e reter o amor pelo objeto bom mesmo quando o odeia. Sente culpa, experincia depressiva ocasionada do sentimento de ter destrudo o objeto mau que tambm bom. - Reparao: a experincia da depresso faz com que o bebe deseje reparar esse objeto, restaurar e recuperar os objetos amados perdidos. Acredita que seus ataques destruram o objeto e que seu amor pode desfazer os efeitos de sua agressividade. - A relao com a realidade externa: O conflito depressivo uma luta constante entre a destrutividade e os impulsos reparadores e de amor do beb. O teste de realidade se torna Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 4

KratsPsique.com
mais estabelecido e com maior conexo com a realidade psquica. Gradualmente o beb descobre os limites de seu dio e de seu amor e com o crescimento de seu ego descobre mais meios de afetar a realidade externa. - O carter do superego: Nas fases iniciais da posio depressiva o superego ainda sentido como muito severo e perseguidor. A medida que se estabelece mais plenamente a relao de objeto total, o superego perde alguns de seus aspectos monstruosos e se aproxima mais de pais bons. Passa a ser fonte de culpa e de amor j que auxilia a criana em sua luta contra seus impulsos destrutivos. - Sublimao e formao simblica: O desejo de poupar seus objetos leva o beb a sublimar seus impulsos sentidos como destrutivos. Sua preocupao com o objeto produz uma inibio dos impulsos instintuais anteriores. A medida que o ego se torna mais organizado as projees enfraquecem e a represso toma lugar da diviso, nesse ponto h a gnese da formao simblica, a fim de poupar objeto, o beb em parte inibe seus instintos e em parte os desloca ou os substitui. - Para MK a posio depressiva nunca plenamente elaborada, a vida adulta sempre contm as experincias da infncia, as ansiedades relativas a ambivalncia e culpa, bem como as situaes de perda. - Defesas Manacas: Geradas pela culpa do individuo ao perceber os estragos feitos por ele, pois se sente incapaz de consertar o que danificou, e sua conscincia moral o ameaa com uma carga de culpa e remorso maior do que ele capaz de suportar. Ento para se defender o sujeito passa a desvalorizar o objeto prejudicado, julgando-o no necessrio, assim isentando-se da culpa e remorso e aplacando a angstia pelo risco de perdlo. Nega seus aspectos dependentes. Acredita que no pode contar com os outros, uma vez que se sente incapaz de preservar boas relaes. Teme os sentimentos ternos, confunde fragilidade com humilhao e dependncia com escravido. Opta pelo cinismo e deboche. O outro visto como algo a ser utilizado e descartado. As defesas manacas so um modo de enfrentar sentimentos de culpa e perda. Caracterizamse pela trade, triunfo, controle onipotente e desprezo das relaes objetais. - Psicopatologia Sndromes Hipomanacas: Sndromes hipomanacas e manacas so promovidas por predomnio de defesas manacas, incluindo onipotncia, identificao com o superego, introjeo, o triunfo manaco e idealizao manaca. - Onipotncia: resulta da identificao com um objeto bom idealizado e negao do resto da realidade. - Desprezo do objeto: a identificao com um superego sdico permite que objetos externos sejam tratados com desprezo. - Negao: A introjeo manifestada como fome de objeto, com negao de perigo para e dos objetos. H negao da importncia dos bons e dos maus objetos e do id. - Triunfo sobre o objeto: triunfo manaco manifestado por um senso de ter conquistado o mundo.

Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 5

KratsPsique.com
- Sentimento de Onipotncia: Idealizao manaca manifestada por fantasias de fuso com Deus. O COMPLEXO DE DIPO PRECOCE - Estado primitivo caracterizado pela ambivalncia, predominncia das tendncias orais e pela escolha incerta do objeto sexual. - Ambos os pais so desejados e odiados e o ataque dirigido ao seu relacionamento mtuo. Durante o desenvolvimento varia a escolha entre os pais e os objetos libidinais e agressivos varia. - Superego precoce Sentimento de culpa o resultado da introjeo dos objetos amorosos edipianos, sendo assim produtos da formao do superego. Superego implacvel proveniente do sentimento de culpa e do rigor sdico proveniente da fase anal e oral. - Castrao: Intensificao da frustrao acentuando o complexo de castrao. O corpo da me visto como palco de todos os processos e desenvolvimentos sexuais. - Fases do desenvolvimento libidinal: Fase sdico oral: Sofrimento do primeiro trauma severo, o desmame; Fase sdico anal: sofrimento do segundo trauma severo: a me agora interfere em seus prazeres anais. Isso refora a tendncia a se afastar da me, pois a privao lhe causa um desejo sdico, resultando em dio. Ao mesmo tempo a influencia dos impulsos genitais levam o menino a se voltar para a me enquanto objeto amoroso. - Na posio sdico anal: a criana ainda possui o desejo de se apropriar do corpo da me que seguido por uma curiosidade em conhecer este corpo, fase do desenvolvimento marcada pela identificao com a me: fase de feminilidade. - Fase de feminilidade: Calcada na posio sdico-anal, as fezes so igualadas ao beb que a criana deseja ter. A fase de feminilidade envolve um desejo frustrado por parte dos meninos: no possuem o rgo especial. Tendncias de roubar, destruir, esto ligadas aos rgos de fecundao e seios. O menino teme ser punido, mutilado (castrado) por causa desse desejo. O desejo de ter um filho + impulso epistemofilico permite ao menino deslocar para o plano intelectual. Assim, a desvantagem ocultada e supercompensada pela superioridade de ter um pnis. Agressividade excessiva tambm est relacionada a esta fase de feminilidade no menino. A luta prolongada entre as posies pr-genital e genital da libido. O auge caracteriza o conflito edipiano. - Desenvolvimento do complexo de dipo nas meninas: Objetivo oral e receptivo dos rgos genitais exerce uma influencia determinante sobre a escolha do pai como objeto amoroso. Por consequncia do desmame e privaes anais a menina se afasta da me. As tendncias genitais passam a operar e o desenvolvimento genital se completa com o deslocamento da libido da zona oral para a genital. O carter receptivo do rgo e a inveja e dio da me fazem com que a menina se volte para o pai no perodo inicial de manifestao dos impulsos edipianos. A menina sente falta do pnis e Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 6

KratsPsique.com
odeia a me por isso, mas o sentimento de culpa faz com que aceite a punio. O complexo de castrao nas meninas vivido com frustrao e amargura. O dio e a rivalidade com a me faz com que a identificao com o pai seja abandonada e este volte a ser seu objeto de amor. Enquanto o menino possui o pnis, a menina possui o desejo insacivel de ser me, existe tambm a fantasia do tero danificado, que so tendncias destrutivas dirigidas ao corpo da me. A ansiedade da menina quanto a sua feminilidade anloga ao medo de castrao do menino, pois ela ajuda a refrear os impulsos edipianos. A ansiedade no menino mais aguda e na menina crnica.

Fonte: Introduo a obra de Melanie Klein Hanna Segal. Aulas de Psicanlise Profa. Ktia Pavani. Pgina 7

S-ar putea să vă placă și