Sunteți pe pagina 1din 5

PROVA DE LEITURA 9.

. ANO 2012 Cascas de barbatimo Eu ia para Arax, isto foi em 1936, ia fazer uma reportagem para um jornal de Belo Horizonte. O trem parou numa estao, ficou parado muito tempo, ningum sabia por qu. Saltei para andar um pouco l fora. Fazia um mormao chato. Vi uma poro de cascas de rvores. Perguntei o que era aquilo, e me responderam que eram cascas de barbatimo que estavam ali para secar. Voltei para meu assento no trem e ainda esperei parado algum tempo. A certa altura peguei um lpis e escrevi no meu caderno: Cascas de barbatimo secando ao sol. Perguntei a algumas pessoas para que serviam aquelas cascas. Umas no sabiam; outras disseram que era para curtir couro, e ainda outras explicaram que elas davam uma tinta avermelhada muito boa. Como reprter, sempre tomei notas rpidas, mas nunca formulei uma frase assim para abrir a matria - cascas de barbatimo secando ao sol. No me lembro nunca de ter aproveitado esta frase. Ela no tem nada de especial, no de Euclides da Cunha, meu Deus, nem de Machado de Assis; podia ser mais facilmente do primeiro Afonso Arinos, aquele do buriti. Ela me surgiu ali, naquela estaozinha da Oeste de Minas, no sei se era Divinpolis ou Formiga. Um dia, quando eu for chamado a dar testemunho sobre a minha jornada na face da terra, que poderei afirmar sobre os homens e as coisas do meu tempo? Talvez me ocorra apenas isto, no meio de tantas fatigadas lembranas: cascas de barbatimo secando ao sol.

(Rubem Braga. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 7.ed, 1998, p.175) 1. Considere os trs primeiros pargrafos do texto. correto afirmar que o elemento que desencadeia o desenvolvimento da histria est (A) na necessidade de esclarecer os leitores de um jornal, com informaes exatas a respeito de um fato qualquer. (B) na parada do trem por um tempo alm do previsto, numa das estaes do percurso feito regularmente. (C) no desconhecimento dos demais viajantes sobre as propriedades oferecidas pelas cascas de certas rvores. (D) na falta de informaes precisas dos responsveis, a respeito de problemas ocorridos durante uma viagem. 2. A continuidade do texto se baseia (A) nas diferentes opinies emitidas por algumas pessoas a respeito da utilidade das cascas de barbatimo. (B) na alternncia entre a 1a pessoa verbal, para marcar a viso pessoal do autor e a 3a como um narrador de fora dos acontecimentos. (C) na seqncia de presente, passado e futuro, respectivamente, marcada pelos tempos verbais, que garante o desenvolvimento cronolgico do assunto. (D) no uso da frase entre aspas, sempre repetida, que une a narrativa da viagem a uma reflexo pessoal, na segunda parte do texto. 3. O hbito de tomar notas rpidas, como afirma o cronista, se deve circunstncia de (A) viajar constantemente, por lugares que desconhecia. (B) estar sujeito a contratempos, em suas viagens.

(C) ser ele um reprter, atento a fatos interessantes. (D) dar testemunho dos fatos ocorridos em sua vida. 4. "Cascas de barbatimo secando ao sol." Em relao frase acima, est correto o que se afirma: (A) No final do texto, o cronista atribui a ela um sentido figurado, relacionando-a ao sentido da vida, diferente do sentido com que aparece no final do 1o pargrafo. (B) A frase est empregada sempre em seu sentido prprio, como cascas de um tipo de rvore, todas as vezes em que surge no contexto. (C) A frase apresenta sentido figurado, sempre que repetida no contexto, simbolizando as dificuldades da vida. (D) O cronista no consegue atribuir sentido frase, por ignorar a utilidade das cascas de barbatimo. 5. A inteno do autor, insistindo no uso das aspas, em uma das frases do texto, : (A) repetir informaes obtidas em outros autores. (B) valorizar o conhecimento popular a respeito de uma rvore. (C) assinalar o carter singular da frase. (D) realar a pouca importncia do seu sentido no contexto. 6. A citao de autores consagrados em nossa literatura permite afirmar que o cronista (A) avalia com ironia a si mesmo e aquilo que escreve, como se sua obra no tivesse valor literrio. (B) cria uma situao de humor involuntrio, atribuindo algo sem importncia a Machado de Assis. (C) sabe, com desprezo, que no consegue escrever uma obra longa e de vulto, como o fez

Euclides da Cunha. (D) se considera tambm um importante defensor da cultura brasileira, respeitando os costumes populares. Poema esquisito Di-me a cabea aos trinta e nove anos. No hbito. rarissimamente que ela di. Ningum tem culpa. Meu pai, minha me descansaram seus fardos, no existe mais o modo de eles terem seus olhos sobre mim. Me, me, pai, meu pai. Onde esto escondidos? dentro de mim que eles esto. No fiz mausolu pra eles, pus os dois no cho. Nasceu l, porque quis, um p de saudade roxa, que abunda nos cemitrios. Quem plantou foi o vento, a gua da chuva. Quem vai matar o sol. Passou finados no fui l, aniversrio tambm no. Pra qu, se pra chorar qualquer lugar me cabe? de tanto lembr-los que eu no vou. pai me Dentro de mim eles respondem tenazes e duros, porque o zelo do esprito sem meiguices: i fia. (Adlia Prado. Poesia Reunida. So Paulo, Ed.Siciliano,1991) 7. Lendo atentamente o poema, verifica-se que esse trata de (A) dor de cabea.

(B) cemitrio. (C) saudade. (D) dia de Finados. 8. No verso: "nasceu l, porque quis, um p de saudade roxa", ao utilizar-se das palavras em destaque, o eu-lrico refora seu sentimento de (A) saudade. (B) desprezo. (C) alegria. (D) dio. 9. Nos versos: pai e me, a repetio da vogal o indica (A) solenidade na escrita. (B) pleonasmo. (C) metfora. (D) oralidade na escrita. (Tapirus terrestris) 10. A palavra cabea, escrita no primeiro verso, foi retomada no verso seguinte atravs da palavra (A) hbito. (B) rarssimamente. (C) ela. (D) di. 11. O eu-lrico no vai ao cemitrio visitar os pais porque (A) no sente saudades. (B) no dia de finados. (C) no gosta de cemitrios. (D) lembra-se deles em qualquer lugar. UMA APOSTA EM TODAS AS MDIAS Um dos maiores erros que se cometem quando se fala em TV, ou em Internet, imaginar que a mdia nova acaba com a velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou

em superao do rdio. At agora, nada disso ocorreu, e por uma razo simples: cada mdia tem seu nicho, seu lugar. Cada meio de comunicao atende a necessidades, a desejos, a anseios diferentes. O enriquecedor a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro. Compare o livro tela de computador. O livro muito mais amistoso, mais fcil de manejar, de levar, de possuir. A tela fria. Podemos variar as letras (fonts), mudar a cor, trocar as peles (skins), fazer o que quiser: nada ainda se compara inveno de Gutemberg para levar praia, ler na cama, dobrar pela lombada. Pouqussima gente l um texto longo na tela quase todos o imprimem e lem em papel, e ainda assim mais enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta, enquanto o livro varia bastante. verdade que h mudanas que eliminam uma mdia. Quando surgiu o livro, isto , um grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou o rolo. Antes do livro (seu nome tcnico cdice), ler era uma proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulrio contnuo e depois l-lo, sem soltar as pginas. Difcil, no ? O cdice mais prtico, e continua vivo. No foi por acaso que o maior defensor da nova mdia, Bill Gates, gastou uma fortuna para comprar um cdice de Leonardo Da Vinci. O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o procedimento avanado no substituir um meio pelo mais novo. S num pas em que tem charme inculto, como no Brasil, uma idia assim tola pode prosperar. O avanado dominar os vrios meios. Nosso mundo exige que sejamos multimeios. como saber vrias lnguas, conhecer vrios pases, dominar vrios instrumentos.

RIBEIRO, Renato Janine. Uma aposta em todas as mdias. O Estado de S. Paulo, 5/11/00, p. T2. 12.. Ao comparar os recursos oferecidos pelo livro com os disponveis no computador, o texto afirma que a tela do computador (A) fria e enfadonha. (B) fcil de levar. (C) amistosa. (D) fcil de ler.

16. O texto Uma aposta em todas as mdias defende a idia de que (A) a internet uma mdia que superou a TV. (B) a tela do computador mais fcil de manejar. (C) o livro perdeu sua importncia depois do rdio. (D) o mundo exige que as pessoas sejam multimeios. 17 A afirmativa de que o avano dominar os vrios meios justifica-se porque (A) cada meio de comunicao atende a diferentes necessidades. (B) cada novo meio de comunicao elimina a mdia anterior. (C) os vrios meios de comunicao reduzem o conhecimento. (D) os vrios meios de comunicao confundem as pessoas. A, Galera Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera. Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso

13.No texto defende-se a idia de que o livro (A) uma mdia enfadonha. (B) uma mdia ultrapassada. (C) um invento superado pela internet. (D) um meio de comunicao insubstituvel.

14. Segundo o texto, bom apostar em todas as mdias porque (A) ampliam o conhecimento. (B) aumentam a tecnologia. (C) desvalorizam as novidades. (D) reduzem as informaes.

15. O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que (A) o livro muito mais amistoso do que a tela do computador. (B) gente apressada fala em morte do livro. (C) Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um cdice. (D) antes do livro, ler era uma proeza.

inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? Pode. Uma saudao para a minha progenitora. Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um... Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? Estereoqu? Um chato? Isso. 18. O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a) a saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao final dirigida sua me. b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) o uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala.

e) o fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo. 19. O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) o carro bateu e capot, mas num deu pra v direito - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando. b) E a, meu! Como vai essa fora? - um jovem que fala para um amigo. c) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva desta conceituada empresa - algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. d) Porque se a gente no resolve as coisas como tm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros - um professor universitrio em um congresso internacional. 20. A expresso peg eles sem cala poderia ser substituda, sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por: a) peg-los na mentira. b) peg-los desprevenidos. c) peg-los em flagrante. d) peg-los rapidamente.

S-ar putea să vă placă și