Sunteți pe pagina 1din 33

i nsti tuto Pedr o Ribeir o de adm inistr ao j udi ci r i a

MANUAL DE ADIANTAMENTO
3 Edio JULHO - 2003

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA BAHIA


Des. Carlos Alberto Dultra Cintra INSTITUTO PEDRO RIBEIRO DE ADMINISTRAO JUDICIARIA
Dr. Anbal Andrade de Carvalho Sobrinho

CONTROLADORIA

Dr. Raimundo Jos Oliveira dos Santos

GERNCIA FINANCEIRA E DE ARRECADAO


Dr. Carlos Alberto da Silva Batista

SUMRIO

APRESENTAO CONCEITOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA SOLICITAO DE VERBA ALNEAS CLASSIFICAO DAS DESPESAS POR ALNEA PRAZOS E VALORES MXIMOS DE CONCESSO COMO SOLICITAR COMO APLICAR ORIENTAES PARA RETENO/RECOLHIMENTO AO INSS COMO COMPROVAR DVIDAS MAIS COMUNS LEGISLAO ANEXOS 11

3 4 7 8 9

12 13 14 16 17 20 21

APRESENTAO
As necessidades materiais das diversas reas do Poder Judicirio impem, aos seus dirigentes, a criao de mecanismos operacionais para, em consonncia com a legislao vigente, no apenas assegurar o cumprimento normativo como tambm otimizar a execuo das correspondentes aes administrativas. No esteio da diretriz de eficincia e modernizao administrativa, a Administrao do Tribunal de Justia intensifica o apoio logstico necessrio ao eficaz cumprimento das atividades judicantes. Para a consecuo de objetivos almejados, a disseminao de informaes reveste-se de carter relevante, porquanto o conhecimento, por servidores e serventurios, das normas e procedimentos pertinentes s suas tarefas constitui-se em premissa para o adequado desempenho de suas funes. Nesse contexto, o Instituto Pedro Ribeiro de Administrao Judiciria IPRAJ, considerando, inclusive, as dificuldades encontradas pelas Unidades do Poder Judicirio notadamente nas comarcas mais distantes da Capital na operacionalizao de aes de ordem administrativa que ensejam despesas com pequenos reparos, alimentao do jri e outras dessa natureza, resolveu padronizar e difundir as rotinas de procedimentos para realizao de despesas atravs da verba de adiantamento, consubstanciando no presente Manual (3 Edio) as informaes bsicas da matria, nas situaes mais comuns s necessidades demonstradas pelas comarcas. Com a uniformizao dos procedimentos, tornar-se-o mais geis os processos de concesso e comprovao de adiantamento, empregando-se ao servio pblico a celeridade cada vez mais exigida pela sociedade qual se tem o mister de bem servir. Para tanto, recomenda-se ao servidor/serventurio que utiliza ou far uso da verba de adiantamento uma leitura atenta das instrues contidas nas pginas seguintes, informando-se, dirimindo dvidas e consolidando conhecimentos. Por oportuno, releva salientar que, no obstante o esforo empreendido para compilar, de forma objetiva e elucidativa, o assunto em tela, este trabalho no esgota a matria, de modo que esclarecimentos complementares que se faam necessrios podero ser obtidos junto Gerncia Financeira e de Arrecadao e Controladoria do IPRAJ. Enfim, a elaborao e divulgao deste Manual tem o propsito de contribuir para a melhoria dos servios de apoio administrativo prestados pelo IPRAJ ao Poder Judicirio, com reflexo no aprimoramento da prestao jurisdicional oferecida comunidade.

CONCEITOS

ADIANTAMENTO
o valor disponibilizado s Unidades do Poder Judicirio, mediante entrega de numerrio a servidor/serventurio, para atender s pequenas despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao e que atendam aos servios emergenciais necessrios.

APLICAO
a realizao de despesa utilizando-se verba de adiantamento, respeitando tanto o objeto quanto os limites e prazos fixados em Portaria especfica.

COMPROVAO
a prestao de contas das despesas realizadas, mediante apresentao de documentao hbil nos prazos fixados.

ALNEAS
a subdiviso das modalidades em que podem ser concedidas as verbas de adiantamento. As alneas servem como referncia no enquadramento das despesas e visam facilitar a classificao contbil da despesa. (Art. 49 da Lei 2322 de 11/04/66).

PESSOA FSICA
a pessoa contratada para realizar servios, a exemplo de carpinteiros, pedreiros, encanadores, pintores e outros prestadores de servios no constitudos como empresa.

PESSOA JURIDCA
a empresa fornecedora de produtos ou prestadora de servios, devidamente habilitada com Inscrio Estadual e CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica).
5

MATERIAL DE CONSUMO
o material de utilizao contnua e de reposio peridica, que no pode ser incorporado ao patrimnio. Ex.: papel ofcio, lmpada, tinta, ferragens, material de higiene, de limpeza e outros da mesma natureza.

PRAZO DE APLICAO
o perodo em que o servidor poder realizar as despesas. Inicia-se quando do crdito da verba em conta corrente especfica para adiantamento e finda com o prazo estabelecido em Portaria da Superintendncia do IPRAJ, publicada periodicamente no D.P.J.

PRAZO DE COMPROVAO
o perodo previsto para a prestao de contas das despesas realizadas. Inicia-se quando do encerramento do prazo de aplicao e termina com o prazo determinado em Portaria da Superintendncia do IPRAJ.

SERVIDOR EM ALCANCE
aquele que no efetuando, no prazo fixado, a comprovao do adiantamento ou, mesmo apresentando-a, tenha sido impugnada total ou parcialmente pelo ordenador.

DILIGNCIA
o procedimento de retorno, para regularizao, de um processo de adiantamento que apresentou comprovao incorreta ou incompleta.

SOLICITANTE OU REQUISITANTE

o dirigente da Unidade ou autoridade com competncia hierrquica para requisitar o adiantamento, indicando o servidor que ficar responsvel pela utilizao do recurso. Na Capital - Juzes, Dirigentes de Unidades, Chefes de Setor, Gerentes e Supervisores do IPRAJ. No Interior - Juzes.

ORAMENTO
a relao, elaborada pelo fornecedor, discriminando a quantidade e o preo do material ou servio a ser contratado, a qual dever conter, ainda, os seguintes elementos: Pessoa Jurdica - Razo Social, CNPJ e Endereo. Pessoa Fsica - Nome, CPF, Carteira de Identidade, PIS/PASEP ou NIT e Endereo.

REQUISITOS NECESSRIOS PARA SOLICITAO DE VERBA

Que seja servidor do Poder Judicirio em efetivo exerccio de suas funes.


7

Que possua ou que seja aberta conta corrente bancria, especfica para adiantamento, no BRADESCO, BANCO DO BRASIL ou, no havendo uma destas instituies bancrias na comarca, em qualquer outro Banco, sempre em nome do IPRAJ/ nome do servidor (responsvel pelo adiantamento). Que o servidor no se encontre nas seguintes situaes: 1 - Em alcance; 2 - Tenha processo de comprovao em diligncia; 3 - Seja responsvel por dois adiantamentos a comprovar; 4 - Esteja respondendo a processo administrativo disciplinar; 5 - Em gozo de frias, licena-prmio ou afastado de suas atividades por licena mdica, licena maternidade ou qualquer outro tipo de afastamento. Que encaminhe ofcio requerendo verba de adiantamento, endereado a Gerncia Financeira e de Arrecadao do IPRAJ, assinado pelo dirigente de sua unidade. Que o material necessitado no seja fornecido pelo Almoxarifado do IPRAJ ou que o servio a ser realizado no possua contrato especfico. Observar o nmero mximo de sesses por adiantamento solicitado na Alnea G, bem como o limite por sesso, estabelecidos em Portaria da Superintendncia-IPRAJ. Em razo de rotinas operacionais do Sistema SICOF, no mesmo adiantamento concedido na Alnea H no podero ser contempladas despesas com Pessoa Jurdica e Pessoa Fsica. Por conseguinte, recomenda-se a concesso de verba desta alnea apenas na estao pagadora (Capital), prevalecendo para as comarcas do interior a alnea E destinada a gastos dessa natureza.

Que a solicitao seja feita antes da realizao da despesa e com antecedncia, de modo que o perodo necessrio aos trmites legais e administrativos, com vistas liberao da verba, seja cumprido pelo IPRAJ em prazo satisfatrio para o solicitante, de acordo com a necessidade do material/servio que ensejou o pedido de adiantamento.

ALNEAS

Os recursos solicitados atravs de adiantamento devero ser gastos em despesas de acordo com o que estabelece o art. 49 da Lei 2322 de 11.04.66. As despesas (e alneas correspondentes) mais utilizadas pelo Poder Judicirio so listadas a seguir: ALNEA A Midas, entendidas como tais as que, de qualquer natureza, se situem dentro do limite fixado em Portaria do Diretor Superintendente do IPRAJ; ALINEA E (DISTANTE DA ESTAO PAGADORA) Decorrentes de pequenos reparos em bens mveis e imveis utilizados pelo Poder Judicirio; ALNEA E (VIAGEM) Decorrentes de viagens a servio do Poder Judicirio; ALNEA G Com refeies ou alimentao, quando as circunstncias no permitirem o regime comum de fornecimento; ALNEA H Com pequenos reparos, adaptao e recuperao de bens mveis ou imveis utilizados pelo Poder Judicirio. OBS: As verbas s podero ser aplicadas exclusivamente na despesa correspondente alnea solicitada e nos limites fixados em Portaria da Superintendncia.

(VEJA COMO OS RECURSOS PODEM SER UTILIZADOS)

CLASSIFICAO DAS DESPESAS POR ALNEA

ALNEA A
PESSOA JURDICA Material de limpeza; Material de escritrio; gua mineral; Copos plsticos; Caf; Servios de reprografia; Confeco de carimbos; Sabonete; Papel higinico; Gs de cozinha; Acar; Xcaras; lcool; Fsforos; Cadeados; Talheres; Vela para filtro; Bandejas para gua e caf; Vidros; Lmpadas; Fio eltrico; Materiais ou servios relacionados nas demais alneas, que no ultrapassem o limite por cada gasto, estabelecido em Portaria, que no existam no almoxarifado do IPRAJ e que sejam de natureza emergencial.

ALNEA E
DISTANTE DA ESTAO PAGADORA

MATERIAL DE CONSUMO Materiais necessrios para pequenos reparos de bens mveis e imveis utilizados pelo Poder Judicirio.

PESSOA FSICA Mo de obra de pedreiros, carpinteiros, encanadores, pintores e outros servios prestados por pessoa fsica em pequenos reparos de bens mveis imveis utilizados pelo Poder Judicirio.

PESSOA JURDICA Servios prestados, na manuteno de bens mveis e imveis utilizados pelo Poder Judicirio, por empresas legalmente constitudas, as quais devero apresentar Nota Fiscal de Prestao de Servios.

ALNEA E (VIAGEM) Servios de manuteno e reparos de veculos quando em viagem Transposio de veculos Aquisio de passagens Combustvel p/ veculo quando em Viagem.

ALNEA G
MATERIAL DE CONSUMO Refeies e Alimentaes.
10

ALNEA H
PESSOA JURDICA Material hidrulico;

Material eltrico; Material de construo destinado a pequenos reparos, tais como: tinta, massa corrida, fechaduras, cadeados, gesso, pregos, telhas, cimento e outros similares; Portes, portas, janelas, vidros; Peas para equipamentos, veculos, aparelhos de som e demais materiais destinados conservao e reparos de bens mveis e imveis utilizados pelo Poder Judicirio; Servios prestados por empresas legalmente constitudas, as quais devero apresentar Notas Fiscais de Prestao de Servios; Servios de reparos em equipamentos; Lavagens de tanques, carpetes e cortinas; Confeco de portas, grades e janelas. Servios de desratizao, descupinizao e dedetizao. PESSOA FSICA Mo-de-obra de servios a serem realizados em consertos e reparos de bens mveis e imveis utilizados pelo Poder Judicirio, a exemplo de: pedreiros, carpinteiros, encanadores e outros.

11

PRAZOS E VALORES MXIMOS DE CONCESSO

ALNEAS

DISCRIMINAO

VALORES MXIMOS DE CONCESSO R$

PRAZOS DE APLICAO

PRAZOS DE COMPROVAO

A E E G H

DESPESAS MIDAS DESPESAS DE VIAGENS DISTANTE DA ESTAO PAGADORA COM REFEIES E ALIMENTAO DE JRI REPAROS, ADAPTAO E RECUPERAO DE BENS MVEIS E IMVEIS

840,00 3.000,00 2.000,00

90 dias Perodo de durao da Viagem 90 dias 90 dias 90 dias

10 dias teis 05 dias teis 15 dias teis 10 dias teis 10 dias teis

2.800,00 840,00

OBS.: Os prazos podero sofrer alteraes atravs de Portaria especfica do IPRAJ, publicada no Dirio do Poder Judicirio, respeitando os limites da Lei 2.322/66.

12

COMO SOLICITAR

Se o servidor nunca tomou adiantamento, o solicitante dever providenciar a abertura de conta corrente especfica na agncia bancria do BRADESCO ou BANCO DO BRASIL ou, no havendo estes, no Banco mais prximo. A titularidade da conta dever ser: IPRAJ/NOME DO SERVIDOR, com CNPJ do IPRAJ.
Ex.: IPRAJ/ FRANCISCO DO ESPIRITO SANTO

Se o servidor for lotado na Capital e no possuir conta de adiantamento, dever anexar ao ofcio de solicitao, cpia da Carteira de Identidade e CPF, para que seja providenciada a abertura da conta corrente. Encaminhar o ofcio de solicitao GFA, devidamente assinado pelo solicitante e servidor responsvel pela verba. Quando o adiantamento solicitado for destinado alnea E e as despesas por fornecedor ultrapassarem o limite para despesas midas fixado em portaria, faz-se necessrio encaminhar, no mnimo, trs oramentos fornecidos por empresas ou prestadores de servio - pessoa fsica, constando a Razo Social e o CNPJ da empresa, ou, no caso do prestador de servios, nome completo, CPF ou RG e NIT, para que seja providenciada a dispensa de licitao e autorizao da despesa. Caso no haja possibilidade de serem apresentados os trs oramentos, deve-se encaminhar os que forem obtidos, justificando tal situao.

COMO APLICAR
13

Logo que tome conhecimento do crdito do adiantamento na conta bancria aberta para esse fim, o responsvel dever solicitar imediatamente talo de cheques, pois os pagamentos devero ser efetuados por cheque nominal a cada credor, exceto no caso de despesas de viagens ( Alnea E). Excepcionalmente, quando da 1 aquisio do adiantamento e no havendo talo de cheques, a verba dever ser sacada atravs de cheque avulso, liberado pelo Banco. Dever ser adquirido apenas material necessrio para uso imediato durante o perodo de aplicao, pois no permitida a aquisio para estoque atravs de adiantamento; S poder ser comprado material ou contratado servio de empresa legalmente habilitada, isto , que fornea nota fiscal. Caso no Municpio no haja empresa habilitada, faz-se necessrio que o responsvel pelo adiantamento providencie a emisso de nota fiscal avulsa junto ao Posto da Secretria da Fazenda Estadual, no caso de aquisio de materiais, ou Prefeitura, na hiptese de prestao de servios. Quando o servio for prestado por pessoa fsica, o servidor responsvel pelo adiantamento dever emitir um recibo (modelo em anexo) e reter do prestador de servio os valores referentes ao Imposto de Renda na Fonte (IRRF), Imposto Sobre Servios de Quaisquer Natureza (ISS) e contribuio previdenciria ao INSS, efetuando o pagamento ao prestador de servios pelo valor lquido. Os valores referentes s retenes do IRRF e ISS devero ser recolhidos, na forma e prazos previstos nas legislaes vigentes, respeitando o limite do perodo de aplicao ou do exerccio financeiro. O recolhimento do ISS dever ser efetuado atravs de Guia de Recolhimento da Prefeitura local. Caso a Prefeitura no tenha legislao de ISS, no dever ser efetuado o desconto. O responsvel por adiantamento na Comarca do Salvador, dever informar SUCON/GFA, at o ltimo dia til de cada ms , atravs do fax 372 1624, todos os recolhimentos efetuados ao ISS, enviando cpia do DAM devidamente autenticada e da Nota Fiscal, Fatura ou Recibo de Prestao de Servio, para que possam ser transmitidas, atravs de DMS Declarao Mensal de Servios, as informaes Prefeitura Municipal de Salvador. As contribuies previdencirias do contratante 20% (vinte por cento) - e do segurado 11% (onze por cento) -, devidas ao INSS e incidentes sobre a remunerao paga ao contribuinte prestador do servio, so recolhidas pela GFA e no pelo servidor responsvel pelo adiantamento. A ntegra das orientaes para reteno e recolhimento de contribuio individual ao INSS do prestador de servio - pessoa fsica encontra-se nas pgs. 14, 15 e 16. Os pagamentos devero ser efetuados obedecendo ao limite individual por comprovante, exceto quando o adiantamento for referente despesa de alimentao de jri (Alnea G), que no ter limite por comprovante e sim por sesso, estabelecido em portaria do IPRAJ.

14

Os valores referentes a material - pessoa fsica e pessoa jurdica destinados a despesas da alnea E devero ser aplicados de acordo com os oramentos enviados na solicitao. Ao efetuar o pagamento, o comprovante (Nota Fiscal ou Recibo) dever ser emitido em nome do IPRAJ/Responsvel. Ex.: IPRAJ/FRANCISCO DO ESPIRITO SANTO O prazo de aplicao no poder ser ultrapassado, e comea a contar a partir do crdito na conta bancria.

ORIENTAES PARA RETENO DE CONTRIBUIO INDIVIDUAL AO INSS DO PRESTADOR DE SERVIO - PESSOA FSICA
De acordo com o artigo 4 da Medida Provisria n 083, de 12 de dezembro de 2002 e Instruo Normativa INSS/DC n 087, de 27 de maro de 2003, a reteno da contribuio previdenciria do prestador de servio Pessoa Fsica, dever ser processada conforme orientaes adiante: CONTRIBUIO DO EMPREGADOR Corresponde a 20% (vinte por cento) do valor do servio prestado e devido pelo contratante. CONTRIBUIO DO SEGURADO 1 Efetuar reteno de 11% (onze por cento) do total pago pessoa fsica, prestadora do servio, at o limite mximo do salrio contribuio, estabelecido pela Previdncia Social. Exemplo: Valor da prestao do servio: R$ 500,00 Valor da reteno: R$ 500,00 x 11% = R$ 55,00 ATENO: Quando o valor do servio prestado ultrapassar o LIMITE MXIMO DE CONTRIBUIO ESTABELECIDO PELO INSS, a reteno dever ser efetuada sobre este valor.

Exemplo:

Valor do servio prestado: R$ 2.200,00 Limite mximo de contribuio estabelecido pelo INSS em junho/03: R$ 1.869,34 x 11% = R$ 205,63

Caso o prestador do servio comprove, atravs de guia autenticada, j haver efetuado recolhimento parcial ou total do limite mximo de contribuio do ms de competncia da reteno, este valor dever ser deduzido da reteno a ser efetuada. Exemplo:
15

Valor do servio prestado: Valor da reteno: Valor j recolhido: Limite mximo de recolhimento: Valor a recolher: (b)

R$ 900,00 R$ 900,00 x 11% = R$ 99,00 R$ 180,00 R$ 205,63 R$ 25,63

(a) (b) (c) (c)

Quando esta situao ocorrer, o responsvel pelo adiantamento dever anexar prestao de contas, cpia da Guia de Recolhimento apresentada pelo prestador do servio. RECOLHIMENTO O recolhimento ser efetuado pela SUORF/GFA. O servidor responsvel pelo adiantamento dever encaminhar correspondncia SUORF, atravs do fax nmero (71) 372-1664, at o dia 25 de cada ms, contendo a relao dos contribuintes individuais contratados no ms, com a informao do nmero de inscrio no INSS, NIT ou PIS/PASEP, enviando tambm cpias dos Recibos de Prestao de Servios. Caso o prestador do servio comprove, atravs de guia autenticada, j haver efetuado recolhimento parcial ou total do limite mximo de contribuio do ms de competncia da reteno, este valor dever ser deduzido da reteno a ser efetuada e uma cpia da guia apresentada pelo prestador do servio dever ser enviada SUORF atravs de fax, juntamente com a correspondncia citada no pargrafo acima. Dever ser fornecido ao prestador de servio, conforme modelo em anexo, comprovante de pagamento pelo servio prestado constando os valores da remunerao e da reteno de contribuio previdenciria, a identificao e o CNPJ do IPRAJ, inclusive com o nmero do PIS/PASEP ou o NIT - N de Inscrio do Trabalhador, declarando que o prestador ser includo na GFIP GUIA DE RECOLHIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO E INFORMAES PREVIDNCIA SOCIAL. Uma via deste comprovante dever ser anexada correspondncia que ser encaminhada SUORF/GFA.

DISPOSIES ESPECIAIS O comprovante de pagamento para o prestador do servio deve ser elaborado em 02 (duas) vias, uma para ser entregue ao credor e outra para ser remetida via fax ao IPRAJ/GFA (372-1624) e posteriormente, anexado ao respectivo processo quando da comprovao do adiantamento. Caso o prestador do servio no possua o n do PIS/PASEP nem o NIT, dever ser providenciada a sua inscrio junto ao INSS, para obteno do NIT.
16

COMO COMPROVAR

De posse de todos os comprovantes, cole-os em folhas de papel ofcio. Cada comprovante deve ter o visto da autoridade solicitante do adiantamento e ser declarado por um servidor da mesma Comarca que tenha conhecimento da realizao da despesa, quanto ao recebimento do material ou realizao do servio. O declarante dever colocar seu nome e cadastro aps a assinatura. Organize os comprovantes em ordem cronolgica crescente, isto , o primeiro ser o de data mais antiga e assim sucessivamente. Preencha o formulrio de Comprovao de Adiantamento - CA (modelo em anexo) e assine no campo responsvel pelo adiantamento; At o ltimo dia do prazo de aplicao, o saldo do adiantamento dever ser recolhido conta do IPRAJ, atravs de GR Guia de Recolhimento, juntando-se uma via da GR ao processo de comprovao. O ofcio de encaminhamento da Prestao de Contas dever ser dirigido ao Diretor-Superintendente do IPRAJ, devidamente assinado pela autoridade solicitante (modelo em anexo). Solicite extrato da conta bancria de adiantamento para anex-lo prestao de contas. De posse dos documentos acima, organize a Prestao de Contas na seguinte ordem: - Ofcio de encaminhamento; - Comprovao de Adiantamento - CA; - Extratos Bancrios; - Comprovantes das despesas ( notas fiscais, recibos); - Comprovante de devoluo de saldo (Guia de Recolhimento), se houver. Aps a ordenao, rubrique na parte superior de cada folha do processo. Encaminhe o processo CTL Controladoria do IPRAJ, via protocolo.

DVIDAS MAIS COMUNS


17

Tenho dois adiantamentos em aberto, posso tomar um terceiro em meu nome? Resp.: A legislao no permite concesso de verba a servidor responsvel por 02 (dois) adiantamentos a comprovar, bem como um em alcance ou em diligncia. Posso realizar despesas acima do valor recebido e depois complementar o pagamento com solicitao de nova verba de adiantamento? Resp.: No, primeiro porque a despesa s poder ser realizada aps o crdito do numerrio em conta especfica de adiantamento. Segundo, porque antes de solicitar a verba deve-se sempre orar a despesa que se pretende realizar e, por ltimo, s se deve realizar gastos no limite do adiantamento que fora solicitado. A partir de que momento posso realizar as despesas? Resp.: A partir do momento em que o valor solicitado for creditado na conta corrente especfica de adiantamento. Sou escrivo e trabalho diretamente com o Juiz atendendo a diversas comarcas, posso abrir conta bancria conjunta com outro servidor para realizar despesas e movimentar a conta na minha ausncia? Resp.: No, porque a conta bancria de adiantamento especfica e individual, devendo ser gerida somente pelo servidor ao qual foram confiados os recursos, no cabendo, sob qualquer argumento ou hiptese, a autorizao de abertura de conta conjunta. O servidor foi exonerado e possui verba de adiantamento, que procedimento deve ser adotado?

Resp.: A verba de adiantamento uma verba pblica e, como tal, requer a correspondente prestao de contas, a qual dever ser prontamente apresentada pelo servidor, em caso de exonerao. Caso contrrio, o superior imediato do servidor dever comunicar, atravs de oficio GRH, a situao do mesmo, para que seja efetuado o bloqueio dos crditos que porventura ele faa jus. O passo seguinte encaminhar ofcio ao ex-servidor solicitando a apresentao da prestao de contas, encaminhando-a posteriormente Controladoria do IPRAJ. O servidor que possua uma verba de adiantamento faleceu, que providncias devero ser adotadas? Resp.: O superior imediato do responsvel dever solicitar ao Banco extrato da conta movimentada pelo ex-servidor e, em seguida, encaminh-los,
18

mediante ofcio, CTL - Controladoria, juntamente com os comprovantes de pagamento e atestado de bito do ex-servidor. Contratamos alimentao para realizao de Jri e o mesmo foi suspenso. Que procedimento devo adotar, j que o fornecedor informa que as refeies se encontram prontas? Resp.: A Administrao Pblica no pode e no deve se beneficiar ou tirar proveito de situaes que ela tenha provocado, neste caso, somente o pagamento das refeies dever ser efetuado, excluindo-se as bebidas e sobremesas que somente seriam servidas aps as refeies. Quanto s refeies, caber ao Juiz decidir a destinao a ser dada s mesmas. Quando devo recolher ISS e sobre que tipos de pagamentos? Resp.: Deve-se recolher ISS (atravs de Guia de Recolhimento local) toda vez que se efetuar pagamento a prestadores de servios (pessoas fsicas) que no recolham tal imposto Prefeitura na condio de autnomos. Caso a Prefeitura no tenha legislao de ISS, o servidor responsvel dever comprovar no processo. Pode-se comprar material ou contratar servios fora da Comarca para pagar com adiantamento? Resp.: Sim, desde que os materiais ou servios no sejam encontrados na comarca para qual foi solicitada, a verba e os preos estejam condizente com os valores de mercado. A firma fornecedora no tem nota fiscal. O que fazer nesta situao? Resp.: No caso de material, dever a firma se dirigir ao Posto da Secretaria da Fazenda Estadual mais prximo e solicitar a emisso de nota fiscal avulsa. Se a natureza da despesa for servio, dirigir-se a Prefeitura onde sero adotadas as mesmas providncias. Como reconhecer um documento como nota fiscal? Resp.: Atravs dos seguintes elementos bsicos: 1) Impresso do nome Nota Fiscal" e o respectivo nmero serial; 2) Nome da empresa (Razo Social) e os Cadastros de CNPJ, Inscrio Estadual e Inscrio Municipal; 3) Endereo completo; 4) No rodap dever constar a autorizao de impresso pelo Fisco e a grfica que imprimiu a Nota Fiscal. O Juiz solicitante entrou de licena. O substituto poder vistar e encaminhar a prestao de Contas?
19

Resp.: Sim, porque o Juiz Substituto o responsvel pelas atribuies do titular, na sua ausncia. O jri foi adiado, meu prazo de aplicao est se esgotando e no foi marcada nova data para realizao do jri. Como devo proceder com relao ao adiantamento em meu poder? Resp.: Deve-se respeitar o prazo de aplicao da verba de adiantamento estabelecido em Portaria especfica. Caso haja necessidade de novo prazo, basta encaminhar ao Diretor-Superintendente solicitao de prorrogao do prazo para aplicao.

OBS: Para outros esclarecimentos que se tornarem necessrios, favor entrar em contato com a GFA nos telefones (71) 372-1541 e (71) 372-1536 ou com a CTL nos telefones (71) 372-1620 e (71) 372-1626.

L E G I S L A O

Lei Federal n 4.320, de 17/03/64 - Artigos 68 e 69 Lei Estadual n 2.322, de 11/04/66


20

- Artigos 48 a 52 Lei Estadual n 2.588, de 10/10/68 - Artigo 2 Decreto Estadual n 1.451, de 25/08/92. Decreto Estadual n 3.422, de 02/09/94. Decreto Estadual n 7.438, de 11/09/98. Resoluo Regimental n 12/93 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia - Artigos 22 a 25 Instruo Normativa n 15, de 18/11/99, da DICOP/SEFAZ Portaria n 324, da Superintendncia do IPRAJ, de 13 de junho de 2.003.

21

ANEXOS

I - Modelo de Ofcio para Abertura de Conta Bancria; II - Modelo de Ofcio de Solicitao de Adiantamento; III -Formulrio de Comprovao de Adiantamento e Instrues de Preenchimento; IV - Modelo de Recibo Prestao de Servio Pessoa Fsica; V Modelo de Recibo de Reteno na Fonte INSS; VI - Modelo de Ofcio para Encaminhamento de Prestao de Contas; VII - Modelo de Guia da Previdncia Social GPS; VIII Guia de Recolhimento GR; IX Modelo de ofcio com a informao da relao dos contribuintes individuais contratados no ms.

22

MODELO DE OFCIO PARA ABERTURA DE CONTA BANCRIA JUZO DE DIREITO DA COMARCA DE SANTA FELICIDADE - BAHIA Nome da cidade, XX de xxxxxx de XXXX. Ofcio n xxx/XX

Senhor Gerente, Solicito a V. S a abertura de Conta de Adiantamento - Depsito de Governo, de acordo com as seguintes especificaes: Titularidade CNPJ Responsvel pela movimentao RG - Registro Geral CPF Endereo para correspondncia IPRAJ JOO MRIO SRGIO DE JESUS 13.572.714/0001-16 JOO MRIO SRGIO DE JESUS 999.999-83 (rgo Emissor-Estado)

000.000.001-99 FRUM DA COMARCA, ENDEREO.

Atenciosamente,

Antnio Carlos Noronha Juiz Diretor do Frum

Ilm. Sr. Gerente do Banco Bradesco S/A Agncia 0000-0 Nesta

23

MODELO DE OFCIO PARA SOLICITAO DE ADIANTAMENTO JUZO DE DIREITO DA COMARCA DE SANTA FELICIDADE - BAHIA
Nome da Cidade, XX de xxxxxxxxx de XXXX Ofcio n. xxx/XX

Senhor Gerente Financeiro e de Arrecadao, Solicito a V. S. a concesso de verba de adiantamento no valor de R$ XXX,XX (xxxxxxxxx reais), cujo responsvel ser o servidor JOO MRIO SRGIO DE JESUS, Administrador do Frum, cadastro n 000.001-0, CPF n 000.000.001-99, RG n 999.999-83 SSP/BA, conta bancria n. XXX.XXX, agncia Xxxxxxxxx n. XXXX, Banco Xxxxxxxxx, residente na Rua Xxxxxxxxxx, n. XX , Bairro Xxxxxxxx, Nome da Cidade-BA, para realizao de despesas na alnea X. Declaro que o servidor acima mencionado no se encontra nas situaes de impedimentos a seguir elencadas: Esteja respondendo a processo administrativo disciplinar; Em gozo de frias, licena-prmio ou afastado de suas atividades por licenamdica, licena-maternidade ou qualquer outro tipo de afastamento.

Por oportuno, informo o nosso telefone para contato: (00) 000-0000. Atenciosamente,

Antnio Carlos Noronha Juiz Diretor do Frum Frum

Joo Mrio Srgio de Jesus Administrador do

Ilm Sr. Gerente Financeiro e de Arrecadao do IPRAJ 6 Avenida do CAB, n 690, Ed. Des. Paulo Furtado, 4 andar, CEP 41213-000 Salvador/BA

24

FORMULRIO DE COMPROVAO DE ADIANTAMENTO


N.

COMPROVAO DE ADIANTAMENTO CA
UNIDADE REQUISITANTE

NOME DO SERVIDOR
i nstituto P edr o Ribeir o de admi nistr ao judicir ia

CADASTRO

DISCRIMINAO/DISPOSITIVO LEGAL

PROJETO/ ATIVIDADE

NMERO NE

NMERO RA

ELEMENTO DE DESPESA

CDIGO

CDIGO

CDIGO
DATA EXERCCIO VALOR DO ADIANTAMENTO VALOR DA DESPESA VALOR DA DEVOLUO

ESPECIFICAO N. ORDEM DISCRIMINAO DBITO CRDITO

TOTAL OU A TRANSPORTAR
SALDO EM DEVOLUO BANCO

RESPONSVEL PELO ADIANTAMENTO

RESPONSVEL PELO EXAME DA COMPROVAO

ASS.

DATA

ASS.

DATA

25

INSTRUES DE PREENCHIMENTO - COMPROVAO DE ADIANTAMENTO


CAMPO Nmero C.A. Unidade Requisitante Nome do Servidor Cadastro Discriminao/Dispositivo Legal Projeto/atividade Nmero da NE Nmero da RA Elemento de Despesa Data Exerccio Valor do Adiantamento Valor da despesa Valor da devoluo N de Ordem Discriminao Dbito Crdito DESCRIO Nmero da Comprovao de Adiantamento Nome da unidade administrativa do Poder Judicirio a que se destinou a aplicao do adiantamento Nome completo do servidor responsvel pela aplicao do adiantamento Indicar o nmero do cadastro funcional do servidor Art. 49, item 1, alnea X da Lei 2.322 de 11.04.66, alterado pelo art. 2 da Lei 2.588 de 10.10.68 Campo reservado CTL Campo reservado CTL Campo reservado CTL Campo reservado CTL Indicar a data do depsito em conta bancria Indicar o ano civil no qual foi aplicado o adiantamento Indicar o valor solicitado Indicar o valor aplicado Indicar o valor devolvido Indicar o nmero de ordem das despesas discriminadas Relacionar as despesas realizadas por nome do credor Indicar o valor do adiantamento recebido Indicar o valor referente s despesas realizadas

Responsvel pelo adiantamento Assinatura e cadastro do responsvel pela comprovao Responsvel pelo exame da comprovao Assinatura e cadastro do servidor da unidade que procedeu anlise da comprovao

MODELO DE RECIBO PARA PAGAMENTO DE


26

PRESTADORES DE SERVIO - PESSOA FSICA

R E C I B O

Valor do Servio INSS (11%) ISS Valor Lquido

R$ 500,00 R$ 55,00 R$ 25,00 R$ 420,00

Recebi do IPRAJ/ JOO MRIO SRGIO DE JESUS a importncia supra de R$ 500,00 (quinhentos reais) referente ao servio de Instalao de 03 (trs) aparelhos de ar condicionado no Frum da Comarca de Santa Felicidade.

Santa Felicidade, XX de xxxxxx de XXXX.

ANTONIO AUGUSTO AGUIAR ANTARES Cart. Ident. 2.800.900-91 SSP/BA CPF.: 000.111.222-99 Nmero do NIT ou PIS/PASP End.: Rua do Cu, n 42, apt 001, Bairro Celestial.

MODELO DE RECIBO DE RETENO NA FONTE - INSS N.

27

01 DO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO _______________________________________________________________ _ NOME INSTITUTO PEDRO RIBEIRO DE ADMINISTRAO JUDICIRIA IPRAJ ENDEREO ESTRADA DE SUSSUARANA, GLEBA 5, QUADRA D SUSSUARANA RGO AUTARQUIA DO PODER JUDICIRIO TEL: 372-1532 INSCRIO MUNICIPAL ___________________ CNPJ 13 572 714/0001 16 02 DO CONTRIBUINTE SUBSTITUDO

NOME DO PRESTADOR DO SERVIO:

NATUREZA DO SERVIO PRESTADO:


ENDEREO: PIS/PASEP/NIT: 03 DA RETENO EM GERAL

FATURAMENTO NF/RECIBO ............................................................. VALOR BRUTO R$........................................................................................

BASE DE CLCULO PARA R$..........................................................

RETENO

VALOR RETIDO E CALCULADO ALQUOTA DE 11% (ONZE POR CENTO)... R$ 04 DA AUTENTICAO

DECLARAMOS QUE EM, / / , FOI EFETUADA A RETENO NA FONTE DO INSS, NO VALOR DE R$ ( ) A SER INCLUDO NA GFIP DO MS SEGUINTE. Salvador, de de 2003

Contribuinte Substituto JUIZ-DIRETOR/GESTOR

MODELO DE OFCIO PARA ENCAMINHAMENTO DE PRESTAO DE CONTAS


28

Nome da cidade, XX de xxxxx de XXXX. Oficio n xxx/XX

Senhor Diretor-Superintendente, Dentro do prazo legal, estou encaminhando a documentao que constitui a prestao de contas do adiantamento no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) em nome do servidor JOO MARIO SERGIO DE JESUS, cadastro n 000.001-0, concedido em xx/xx/xxxx, para realizao de despesas na alnea X.

Atenciosamente,

Antonio Carlos Noronha Juiz Diretor do Frum

Ilm Sr. Diretor-Superintendente do IPRAJ 6 Av. do CAB, n 690, Edf. Des. Paulo Furtado, 6 andar, CEP 41213-000 Salvador/BA

MODELO DE GUIA DA PREVIDNCIA SOCIAL GPS

29

PREENCHIMENTO DA GPS
1 INSTITUTO PEDRO RIBEIRO DE ADMINISTRAO JUDICIRIA;
3. CDIGO DE MINISTRIO DA PREVIDNCIA E ASSISTENCIA SOCIAL - MPAS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS 4. COMPETNCIA GUIA DA PREVIDNCIA SOCIAL GPS 5. IDENTIFICADOR 1. NOME OU RAZO SOCIAL/FONE/ENDEREO: 6. VALOR DO INSS 7. 8. 2. VENCIMENTO (Uso exclusivo INSS) 9. VALOR DE OUTRAS ENTIDADES PAGAMENTO

ATENO: vedada a utilizao de GPS para recolhimento de valor inferior ao estipulado em Resoluo publicada pelo INSS. A receita que resultar valor inferior dever ser adicionada contribuio ou importncia correspondente nos meses subseqentes, at que o total seja igual ou superior ao valor mnimo fixado.

10. ATM/MULTA E JUROS

11. TOTAL 12. AUTENTICAO BANCRIA

Instrues para preenchimento no verso. NOME E NMERO DO NIT, PIS OU PASEP DO PRESTADOR DO SERVIO. 3 CDIGO 2402. 4 MS DA EXECUO DO SERVIO. 5 CNPJ do IPRAJ (13.572.714/0001-16). 6 SOMA DO VALOR RETIDO DO PRESTADOR (11%) (20%). 11 VALOR TOTAL A PAGAR. + CONTRIBUIO PATRONAL

GUIA DE RECOLHIMENTO

30

MODELO DE OFCIO COM A INFORMAO DA RELAO DOS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS CONTRATADOS NO MS

Nome da cidade, XX de xxxxx de XXXX. Oficio n xxx/XX

31

Senhor Supervisor Oramentrio e Financeiro, Encaminhamos a relao dos contribuintes individuais contratados no ms, visando subsidiar o recolhimento da contribuio ao INSS. Seguem em anexo, as cpias dos recibos de prestao de servios e dos recibos de reteno do INSS na fonte.

Fornecedor

N do NIT ou PIS/PASEP

Valor do Servio Prestado

Valor da Reteno INSS

Atenciosamente,

Antonio Carlos Noronha Juiz Diretor do Frum

Ilm Sr. Supervisor Oramentrio e Financeiro 6 Av. do CAB, n 690, Edf. Des. Paulo Furtado, 6 andar, CEP 41213-000 Salvador/BA

EQUIPE DE ELABORAO Jorge Augusto Noronha Trindade Waldeck Brando Uzda e Silva

32

EQUIPE DE ATUALIZAO, 3 EDIO Alexandre Peltier Queiroz Muniz Carlos Roberto Gonalves Marques Iza Maria Teixeira Batalha Marcos Lpo Mirella Menezes Celestino

33

S-ar putea să vă placă și