Sunteți pe pagina 1din 56

Parte III

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

13 Aspectos Legais
O objetivo principal dos aspectos legais mencionados a seguir, propiciar aos empregadores, funcionrios e outros profissionais ligados a indstria do vesturio alguns aspectos dispostos na legislao vigente. Para maiores esclarecimentos sugerimos uma consulta mais especfica na prpria legislao. Todas as referncias legais aqui citadas, podem ser consultadas no:

Centro de Documentao e Informao CDI


Tel.: (11) 3832-1066 (ramal 1102) / (11) 3834-9102 e-mail:

sst@sesisp.org.br

Inicialmente sero apresentadas as Normas Regulamentadoras e posteriormente aspectos gerais da legislao brasileira.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

175

Aspectos Legais

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais 13.1. Normas Regulamentadoras (NRs)


Perante a lei no 6.514 de 22 de dezembro de 1977, as empresas devem cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministrio do Trabalho. Alm destas normas, os empregadores devem estar atentos a Constituio Federal, a Constituio Estadual, a Legislao Previdenciria, ao Cdigo de Obras e Regulamentos Sanitrios dos Estados ou Municpios, e as Instrues Normativas do Corpo de Bombeiros. O cumprimento da legislao visa proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudvel, resultado alcanado com o compromisso e colaborao em conjunto dos empregadores e seus empregados. As NRs foram estabelecidas inicialmente atravs da Portaria 3214 de 8 de junho de 1978 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego sendo passveis de alteraes e complementaes. importante destacar as alteraes das NR-7 e NR-9 nas Portarias 24 e 25 de 29 de dezembro de 1994 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego/SSST que alteraram estas normas instituindo padres mnimos exigidos pela legislao trabalhista para o Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO) e para o Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). Em 9 de abril de 1996 o Ministrio do Trabalho e Emprego aprovou a Portaria 393 que estabelece procedimento legal para alterao das NRs atravs do Sistema Tripartite Paritrio, formado por representantes do Governo, Trabalhadores e Empregadores. As empresas podem manter-se atualizadas sempre que necessrio atravs do site www.planalto.gov.br ou do nosso Centro de Documentao e Informao. Neste captulo estaremos apontando os principais tpicos das NRs, enfocando somente as que so aplicveis Indstria do Vesturio. Cabe ressaltar que para a aplicao necessrio o conhecimento da Norma Regulamentadora em sua ntegra.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

177

Aspectos Legais NR 1 DISPOSIES GERAIS


Contedo
Dispe das demais normas relativas segurana e medicina do trabalho, sendo de observncia obrigatria pelas empresas e rgos, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

Aspectos principais
A observncia das Normas Regulamentadoras (NR) no desobriga as empresas do cumprimento de outras disposies includas em cdigos de obras ou regulamentos sanitrios dos Estados ou Municpios, e outras provenientes de convenes e acordos coletivos de trabalho. Deveres do empregador: cumprir e fazer cumprir as disposies legais e regulamentares, elaborar ordens de servio sobre Segurana e Medicina do Trabalho; informar aos trabalhadores: os riscos profissionais que possam estar expostos nos locais de trabalho, os meios para prevenir/limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa, permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalizao dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho. Deveres do empregado: cumprir as disposies legais e regulamentares sobre Segurana e Medicina do Trabalho, inclusive as ordens de servio expedidas pelo empregador; usar o EPI Equipamento de Proteo Individual, fornecido pelo empregador; submeter-se aos exames mdicos previstos nas Normas Regulamentadoras (NRs); colaborar com a empresa na aplicao das NRs.

178

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 2 INSPEO PRVIA


Contedo
Estabelece que todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, dever solicitar aprovao de suas instalaes ao rgo Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, que aps realizar a inspeo prvia, emitir o Certificado de Aprovao de Instalaes (CAI).

Aspectos principais
A inspeo prvia e a declarao de instalaes, constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenas do trabalho, razo pela qual o estabelecimento que no atender ao disposto naqueles itens fica sujeito ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o artigo 160 da CLT Consolidao das Leis do Trabalho, at que seja cumprida a exigncia deste artigo.

Ateno Na impossibilidade da inspeo prvia antes do incio das atividades da


empresa, esta dever encaminhar ao rgo Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego uma declarao das instalaes, podendo ou no ser aceita para fins de fiscalizao.

A empresa dever comunicar e solicitar a aprovao do rgo Regional do


MTbE, quando ocorrer modificaes substanciais nas instalaes e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).

facultado s empresas submeter apreciao prvia do rgo Regional


do MTbE os projetos de construo e respectivas instalaes.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

179

Aspectos Legais NR 3 EMBARGO OU INTERDIO


Contedo
O Delegado Regional do Trabalho poder interditar estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento, ou embargar obra conforme o caso, mediante laudo tcnico do servio competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, indicando na deciso tomada, com a brevidade que a ocorrncia exigir, as providncias que devero ser adotadas para preveno de acidentes do trabalho e doenas profissionais.

Aspectos principais
A interdio acarreta paralisao total ou parcial do estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento. O embargo acarreta paralisao total ou parcial da obra. Considera-se obra todo e qualquer servio de engenharia de construo, montagem, instalao, manuteno e reforma.

Ateno Considera-se grave e iminente risco toda condio ambiental de trabalho que
possa causar acidente do trabalho ou doena profissional com leso grave integridade fsica do trabalhador.

Durante a paralisao do servio, em decorrncia da interdio ou do


embargo, os empregados recebero os salrios como se estivessem em efetivo exerccio.

180

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 4 Servio especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho


Contedo
Esta norma determina a obrigatoriedade das empresas implantarem o SESMT (Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho).

Aspectos principais
A finalidade do SESMT de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. As empresas que possuam mais de 50% (cinqenta por cento) de seus empregados em estabelecimento ou setor com atividade cujo grau de risco seja superior ao da atividade principal, devero dimensionar os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho em funo do maior grau. Ao profissional especializado em Segurana e em Medicina do Trabalho vedado o exerccio de outras atividades na empresa, durante o horrio de sua atuao nos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

181

Aspectos Legais NR 5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes


Contedo
A Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho (CIPA) tem como objetivo a constante melhoria das condies laborais para preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

Aspectos principais
composta por representantes dos empregados eleitos em votao secreta e do empregador por ele designado. Deve ser constituda por estabelecimento, ou seja, por endereo. A empresa que possuir no mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, deve garantir a integrao da CIPA de acordo com a Classificao Nacional de Atividades Econmicas (CNAE) da empresa, e nmero de empregados no estabelecimento da empresa onde o dimensionamento desta comisso est previsto no quadro III. A CIPA deve colaborar no desenvolvimento e implementao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) e Programa de Preveno de Riscos de Acidentes (PPRA) e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho, tais como: SIPAT (Semana Interna de Preveno de Acidentes), mapa de risco e campanhas de divulgao. O mandato dos membros eleitos da CIPA tem durao de um ano, sendo permitida uma reeleio.

Ateno Os titulares da representao dos empregados na CIPA no podero sofrer


despedida arbitrria, entendendo-se como tal a que se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro.

Quando a empresa no se enquadrar no quadro I, dever ser nomeado um


responsvel pelo cumprimento da NR-5.

Vrias foram as alteraes estabelecidas pela nova NR-5, Portaria SSST n

08 de 23 de fevereiro de 1999. As CIPAs a partir desta data, ficaram com autonomia total na prtica de elaborao e guarda de seus dados administrativos.
o

182

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 6 Equipamento de Proteo Individual (EPI)


Contedo
O Equipamento de Proteo Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado sua proteo contra os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Principais aspectos
obrigao da empresa fornecer gratuitamente aos empregados o (s) EPI (s) adequado(s) ao(s) risco(s) ambiental(is), sempre que: as medidas de proteo coletivas necessrias forem tecnicamente inviveis; enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e para atender as situaes de emergncia. dever do empregador adquirir o tipo de EPI com Certificado de Aprovao (CA) adequado a atividade do trabalhador; treinando-o sobre o seu uso e obrigatoriedade, alm de oferecer possibilidade de troca e manuteno peridica. O empregado tem o dever de usar o EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservao.

Ateno O empregador deve ter uma ficha datada e assinada pelo trabalhador
comprovando o recebimento do(s) EPI(s).

A recusa por parte do trabalhador em usar o(s) EPI(s) passvel de


penalidades conforme a legislao.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

183

Aspectos Legais NR 7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional


Contedo
Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao do Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de promoo e preservao da sade dos seus trabalhadores.

Principais aspectos
Estabelece os parmetros mnimos e diretrizes gerais a serem observados na execuo do PCMSO, podendo ser ampliados mediante negociao coletiva de trabalho. Caber empresa contratante de mo-de-obra prestadora de servios, informar a empresa contratada os riscos existentes e auxiliar na elaborao e implantao do PCMSO. Integra outras iniciativas da empresa com a sade dos trabalhadores. O mdico do trabalho analisa as relaes entre a sade e o trabalho em grupos de trabalhadores que exercem servios semelhantes. O PCMSO deve ter carter preventivo. Os exames mdicos ocupacionais que devem ser realizados so: admissional, peridico, mudana de funo, retorno ao trabalho (mais de 30 dias de afastamento) e demisso. O relatrio anual do PCMSO deve ser apresentado Delegacia Regional do Trabalho at 31 de janeiro, mantendo-se cpia no arquivo da empresa.

Ateno O PCMSO deve estar integrado com o desenvolvimento do Programa de


Preveno de Riscos Ambientais (PPRA NR-9).

184

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 8 Edificaes


Contedo
Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece requisitos tcnicos mnimos que devem ser observados nas edificaes, para garantir segurana e conforto aos que nelas trabalhem.

Principais aspectos
Os locais de trabalho devem ter no mnimo 3 metros de p direito (altura livre do piso ao teto). Os pisos dos locais de trabalho no devem apresentar salincias nem depresses. Os pisos, as escadas e rampas devem oferecer resistncia suficiente para suportar as cargas mveis e fixas, para as quais a edificao se destina; devem dispor de processos antiderrapantes e guarda-corpo de proteo contra quedas onde for necessrio. Quando necessrio, os pisos e as paredes dos locais de trabalho devem ser impermeabilizados e protegidos contra a umidade. As edificaes dos locais de trabalho devem ser projetadas e construdas de modo a evitar insolao excessiva ou falta de insolao.

Ateno A construo do ambiente de trabalho deve ser projetada de modo a favorecer a ventilao e a iluminao natural.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

185

Aspectos Legais NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais


Contedo
Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA.

Principais aspectos
de responsabilidade do empregador estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou instituio, alm de informar os trabalhadores sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos protegendo-os dos mesmos. O PPRA tem como objetivo a preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores. Sua abrangncia e profundidade dependem das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle. Etapas do PPRA: antecipao e reconhecimentos dos riscos, estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle, avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores, implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia, monitoramento da exposio aos riscos, registro e divulgao dos dados. O PPRA pode ser elaborado e desenvolvido pelo Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou terceirizado, isto , por pessoa que a critrio do empregador, que sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. de responsabilidade dos trabalhadores: colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA, seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos, informar ao seu superior ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sade dos trabalhadores.

186

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
O empregador dever garantir que, na ocorrncia de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situao de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades.

Ateno O PPRA deve estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial
com a NR-7 (PCMSO).

Consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos


existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador.

O Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deve ser considerado para fins de planejamento e execuo do PPRA em todas as suas fases.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

187

Aspectos Legais NR 10 Instalaes e Servios em Eletricidade


Contedo
Esta Norma Regulamentadora fixa as condies mnimas exigveis para garantir a segurana dos empregados que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao e, ainda, a segurana de usurios e terceiros.

Principais aspectos
Nas instalaes e servios em eletricidade, devem ser observadas as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na falta destas, as normas internacionais vigentes, de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Todas as edificaes devem ser protegidas contra descargas eltricas atmosfricas, e as partes das instalaes eltricas sujeitas a acumulao de eletricidade esttica devem ser aterradas. No desenvolvimento de servios em instalaes eltricas devem ser previstos Sistemas de Proteo Coletiva (SPC) atravs de isolamento fsico de reas, sinalizao, aterramento provisrio e outros similares. Os servios de manuteno e/ou reparos em partes de instalaes eltricas, sob tenso, s podem ser executados por profissionais qualificados, devidamente treinados, em cursos especializados, com emprego de ferramentas e equipamentos especiais, atendidos os requisitos tecnolgicos. Deve ser fornecido um laudo tcnico ao final de trabalhos de execuo, reforma ou ampliao de instalaes eltricas, elaborado por profissional devidamente autorizado e que dever ser apresentado, pela empresa, sempre que solicitado pelas autoridades competentes.

Ateno a proibida a ligao simultnea de mais de um aparelho mesma tomada


de corrente, com o emprego de acessrios que aumentem o nmero de sadas, salvo se a instalao for projetada com essa finalidade.

188

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais


Contedo
Esta norma trata dos equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como elevadores de carga, empilhadeiras entre outros utilizados.

Principais aspectos
Em todo equipamento deve ter indicado a carga mxima de trabalho permitida, em local visvel; Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mos. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado devero receber um treinamento dado pela empresa que o habilitar nessa funo, podendo dirigir se durante o horrio de trabalho portarem um carto de identificao com validade de 1 (um) ano, contendo o nome e fotografia do trabalhador. Os equipamentos de transporte motorizados devero possuir sinal de advertncia sonora (buzina). Todos os transportadores industriais devem ser permanentemente inspecionados e as peas com defeitos devem ser imediatamente substitudas. Os materiais armazenados devem estar dispostos de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos contra incndio, sadas de emergncia, entre outros.

Ateno Para a validao do carto de identificao, o empregado deve passar por


exame de sade completo por conta do empregador.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

189

Aspectos Legais NR 12 Mquinas e Equipamentos


Contedo
Esta norma estabelece requisitos mnimos na instalao das mquinas e equipamentos utilizados nas empresas.

Principais aspectos
As mquinas e os equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que seja acionado ou desligado pelo operador na sua posio de trabalho ou por outra pessoa, e que no possa ser acionado ou desligado involuntariamente pelo operador ou de forma acidental. As mquinas e os equipamentos que utilizarem energia eltrica, devem possuir chave geral em local de fcil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas. As mquinas e os equipamentos devem ter suas transmisses de fora enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas por anteparos adequados.

Ateno Os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeo somente podem ser


executados com as mquinas paradas, salvo se o movimento for indispensvel sua realizao.

A manuteno e inspeo somente podem ser executadas por pessoas


devidamente credenciadas pela empresa.

190

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 13 Caldeiras e Vasos de Presso


Contedo
Esta norma refere-se preveno de acidentes em caldeiras e vasos de presso.

Aspectos principais
Toda caldeira e vaso de presso devem ter placa de identificao em local de fcil acesso e bem visvel. A Caldeira deve estar sob operao e controle de Operador de Caldeira com certificado de Treinamento de Segurana na Operao de Caldeiras. A operao de unidades que possuam vasos de presso deve ser efetuada por profissional com "Treinamento de Segurana na Operao de Unidades de Processo.

Ateno Os instrumentos e controles de caldeiras e vasos de presso devem ser


mantidos calibrados e em boas condies operacionais.

A inspeo de segurana de caldeiras e vaso de presso deve ser realizada


por "Profissional Habilitado" ou por "Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos , emitindo um "Relatrio de Inspeo".

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

191

Aspectos Legais NR 14 Fornos


Contedo
Esta norma estabelece as recomendaes tcnico - legais pertinentes construo, operao e manuteno de fornos industriais, nos ambientes de trabalho.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

192

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 15 Atividades e Operaes Insalubres


Contedo
So consideradas atividades ou operaes insalubres as que se desenvolvem acima dos limites de tolerncia ou assim caracterizadas pela autoridade.

Aspectos principais
Entende-se por Limite de Tolerncia, a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio ao agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. O exerccio de trabalho em condies de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepo de adicional, incidente sobre o salrio mnimo da regio, equivalente a: 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau mximo, 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau mdio e 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mnimo. facultado s empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministrio do Trabalho e Emprego, atravs das DRTs, a realizao de percia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.

Ateno No caso de incidncia de mais de um fator de insalubridade, ser


considerado apenas o de grau mais elevado, para efeito de acrscimo salarial, sendo vedada a percepo cumulativa

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

193

Aspectos Legais NR 16 Atividades e Operaes Perigosas


Contedo
So consideradas atividades ou operaes perigosas aquelas que impliquem contato permanente com inflamveis, explosivos, operaes com radiaes ionizantes e eletricidade em condies de risco acentuado.

Aspectos principais
So consideradas atividades ou operaes perigosas: o manuseio de explosivos, as operaes de transporte de inflamveis lquidos ou gasosos liquefeitos, as operaes com radiaes ionizantes ou substncias radioativas e as operaes com energia eltrica. A periculosidade poder ainda estar presente nos servios de manuteno eltrica feita por eletricistas habilitados, conforme especifica o decreto 93.412 - Quadro de atividades/ rea de risco no seu item 3.

Ateno Na Indstria do Vesturio, o manuseio de recipientes com lquidos


inflamveis acima de 5 litros caracteriza o pagamento do adicional de periculosidade, conforme Portaria 545 de 10 de julho de 2000, publicada no Dirio Oficial da Unio no 132-E em 11/07/2000.

194

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 17 Ergonomia


Contedo
Estabelece parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

Aspectos principais
As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de manual de cargas, ao mobilirio, aos equipamentos, s condies ambientais do posto de trabalho e a prpria organizao do trabalho. A anlise ergonmica do trabalho deve descrever as exigncias do trabalho ao homem, como posturas e movimentos. Todo trabalhador designado ao transporte manual regular de cargas (exceto as leves) devem receber treinamento ou instrues satisfatrias quanto aos mtodos de executar o trabalho. O peso mximo que um empregado pode remover individualmente 60 kg (sessenta quilogramas), ressalvadas as disposies especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher. O mobilirio deve ser adaptado s caractersticas antropomtricas da populao e a natureza do trabalho. Sempre que este puder ser executado na posio sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para essa posio. A organizao do trabalho, deve levar em considerao as normas de produo, o modo operatrio, a exigncia de tempo, a determinao do contedo de tempo, o ritmo de trabalho e o contedo das tarefas.

Ateno Cabe ao empregador solicitar a anlise ergonmica do trabalho, avaliando a


adaptao das condies de trabalho s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores.

Outros aspectos importantes referem-se aos posicionamentos dos mobilirios e


dos equipamentos nos postos de trabalho, incluindo as condies de conforto ambiental no que diz respeito aos nveis de rudo de acordo com a NBR 10152, o ndice de temperatura efetiva, a velocidade do ar e a umidade relativa do ar.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

195

Aspectos Legais NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo (PCMAT)


Contedo
Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organizao, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados s condies de trabalho na construo civil.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

196

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 19 Explosivos


Contedo
Estabelece os aspectos de segurana que envolve o transporte, manuseio e estocagem de explosivos.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

197

Aspectos Legais NR 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis


Contedo
Esta norma trata dos aspectos de segurana que envolve lquidos combustveis e inflamveis, gs liqefeito de petrleo (GLP), e outros gases inflamveis.

Aspectos principais
O armazenamento de lquidos inflamveis dentro do edifcio s poder ser feito com recipientes cuja capacidade mxima seja de 250 litros por recipiente. As salas de armazenamento interno devem obedecer os seguintes itens: as paredes, os pisos e os tetos devem ser construdos de material resistente ao fogo, de fcil limpeza e que no provoquem centelha por atrito de sapatos e ferramentas; as passagens e portas devem ser providas de soleiras ou rampas com pelo menos 15cm (quinze centmetros) de desnvel, ou valetas abertas e cobertas com grade de ao com escoamento para local seguro; a instalao eltrica deve ser prova de exploso, conforme NR10; devem ser ventiladas, de preferncia com ventilao natural e possuir extintores apropriados, prximo porta de acesso escrito de forma bem visvel INFLAMVEL e NO FUME. Esta Norma define como Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), o produto constitudo, predominantemente, pelo hidrocarboneto propano, propeno, butano e buteno. O GLP no poder ser canalizado na sua forma lquida dentro da edificao, salvo se a edificao for construda exclusivamente para tal finalidade.

Ateno Esta Norma define lquido combustvel da classe III,

como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70 C e inferior a 93,3 C, da classe II tem o ponto de fulgor a 37,7 C e inferior a 70 C e da classe I , tem o ponto de fulgor abaixo de 37,7 C.

No permitida a instalao de recipientes transportveis de GLP, com capacidade acima de 40 litros.

Os botijes ou cilindros de gs utilizados para coco ou aquecimento devero


estar situados na parte externa da edificao e permanentemente ventilados.

198

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 21 Trabalho a Cu Aberto


Contedo
Esta norma estabelece os aspectos de segurana a serem desenvolvidos nas atividades realizadas a cu aberto, tais como pedreiras e afins.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

199

Aspectos Legais NR 22 Trabalhos Subterrneos


Contedo
Esta norma estabelece os aspectos de segurana a serem desenvolvidos nas atividades realizadas no campo da minerao.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

200

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 23 Proteo Contra Incndios


Contedo
Esta norma estabelece as medidas de proteo contra incndios nos locais de trabalho.

Aspectos principais
As empresas devem possuir: proteo contra incndio, sadas suficientes para a rpida retirada do pessoal em servio, equipamentos suficientes para combater o fogo em seu incio e pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos. As empresas devem formar Brigadas de Incndio capazes de combater princpios de incndios e de orientar quanto ao abandono do prdio. Os extintores devero ser colocados em locais de fcil visualizao e acesso, e devem obedecer s normas brasileiras ou regulamentos tcnicos do INMETRO. Os extintores devem ser apropriados classe de fogo a extinguir.

Ateno Os exerccios de combate ao fogo devero ser feitos periodicamente. As empresas com mais de 50 empregados devem possuir sistema de proteo de combate a incndio atravs de hidrantes.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

201

Aspectos Legais NR 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho


Contedo
Esta norma diz respeito aos aspectos mnimos de higiene e de conforto nas instalaes sanitrias, vestirios e refeitrios.

Aspectos principais
Instalaes Sanitrias As instalaes sanitrias devem atender s dimenses de 1,00 m2 (um metro quadrado) para cada sanitrio por grupo de vinte trabalhadores em atividade, devendo serem separadas por sexo e submetidas a processo permanente de higienizao.

Vestirios Em todos os estabelecimentos da indstria nos quais a atividade exija a troca de roupas, deve haver local apropriado para vestirio, dotado de armrios individuais, observada a separao de sexo e provido de bancos.

Refeitrio Por ocasio das refeies, devem ser asseguradas aos trabalhadores condies de conforto, com requisitos de limpeza, arejamento, iluminao e fornecimento de gua potvel. Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operrios, obrigatria a existncia de refeitrio, devendo ser instalado em local apropriado, no se comunicando diretamente com os locais de trabalho, instalaes sanitrias e locais insalubres.

202

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
Cozinha Quando houver refeitrio, a cozinha dever estar localizada junto ao mesmo, cujas refeies devero serem servidas atravs de aberturas.

Ateno Todo lavatrio deve ser provido de material para a limpeza e secagem das
mos, sendo proibido o uso de toalhas coletivas.

indispensvel que os funcionrios da cozinha, encarregados de manipular


gneros alimentcios, refeies e utenslios, disponham de sanitrio e vestirio prprios e que no se comuniquem com a cozinha.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

203

Aspectos Legais NR 25 Resduos Industriais


Contedo
Esta norma trata das coletas e descartes dos resduos industriais slidos, lquidos e gasosos.

Aspectos principais
Os redduos lquidos e slidos produzidos por processos e operaes industriais devero ser convenientemente tratados e/ou dispostos e/ou retirados dos limites da indstria, de forma a evitar riscos a sade e a segurana dos trabalhadores. O lanamento ou disposio dos resduos slidos e lquidos de que trata esta norma nos recursos naturais - gua e solo - se sujeitaro s legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal.

Ateno Qualquer material inflamvel como tintas e solventes no poder ser jogado
na rede de esgoto.

204

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 26 Sinalizao de Segurana


Contedo
Esta norma trata das fixaes de cores padro que devem ser usadas nos locais de trabalho para a preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando as canalizaes empregadas para a conduo de lquidos e gases, e advertindo contra riscos.

Aspectos principais
A utilizao das cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. O uso de cores deve ser o mais reduzido possvel, afim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga ao trabalhador. As cores a serem utilizadas: Vermelho para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. Amarelo para indicar "Cuidado!". Branco para indicar reas de armazenagem e zonas de segurana, entre outras. Preto para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade. Azul para indicar "Cuidado!" a avisos contra uso e movimentao de equipamentos. Verde a cor que caracteriza "segurana". Laranja deve ser empregado para identificar partes mveis de mquinas e equipamentos. Prpura deve ser usada para indicar os perigos das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares. Lils deve ser usado para indicar canalizaes que contenham lcalis. Cinza Claro deve ser usado para identificar canalizaes em vcuo. Cinza Escuro deve ser usado para identificar eletrodutos. Alumnio deve ser utilizado em canalizaes contendo gases liqefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade. Marrom pode ser adotado, a critrio da empresa, para identificar qualquer fludo no identificvel pelas demais cores.

Ateno O corpo das mquinas deve ser pintado de branco, preto ou verde.
SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

205

Aspectos Legais NR 27 Registro Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho no Ministrio do Trabalho


Contedo
Esta norma trata dos requisitos para o registro profissional para o exerccio da profisso de tcnico de segurana do trabalho.

Aspectos principais
Esta norma, em conformidade com a NR-4, dever ser implementada quando o nmero de funcionrios e o grau de risco o exigirem.

206

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 28 Fiscalizao e Penalidades


Contedo
Esta norma determina os procedimentos a serem adotados pela fiscalizao, no que diz respeito aos prazos que as empresas tem para regularizar os itens que, por ventura, no estejam em conformidade com as mesmas e tambm o procedimento de autuao por infrao s normas regulamentadoras.

Aspectos principais
O agente de inspeo do trabalho poder notificar os empregadores, concedendo ou no prazo para a correo das irregularidades encontradas que dever ser no mximo de 60 (sessenta) dias. A empresa ter um prazo de 10 (dez) dias a partir da notificao para entrar com recurso ou solicitar prorrogao de prazo que poder ser estendido at 120 (cento e vinte) dias. Quando o empregador necessitar de prazo de execuo superior a 120 dias fica condicionada a prvia negociao entre empresa, sindicato da categoria dos empregados e representante da autoridade regional competente. A empresa que no sanar as irregularidades descritas no auto de infrao, mesmo aps reiteradas as advertncias e intimaes nas quais foi notificada por 03 (rs) vezes consecutivas, estar negligenciando as disposies legais da norma e estar sujeita s penalidades.

Ateno Caso a empresa seja reincidente nas penalidades, poder pagar o teto mximo de multa, que de 6.304 UFIR.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

207

Aspectos Legais NR 29 Segurana e Sade no Trabalho Porturio


Contedo
Esta norma tem como objetivo assegurar a sade e a segurana aos trabalhadores porturios.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

208

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais NR 30 Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio


Contedo
Esta norma se aplica aos trabalhadores de toda embarcao comercial e transporte de mercadorias ou passageiros na navegao martima.

Esta norma regulamentadora no se aplica a indstria do vesturio.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

209

Aspectos Legais 13.2. Aspectos Gerais da Legislao Brasileira Federal, Civil, Penal, Previdenciria e Trabalhista
O ordenamento jurdico brasileiro dispe sobre a Segurana e Sade no Trabalho na Constituio Federal, na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), no Ministrio do Trabalho e Emprego, por intermdio da Portaria 3.214 (08/06/1978), no Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, alm de manter estreito vnculo com os Cdigos Civil, Previdencirio e Penal.

Para entendermos esta relao precisamos saber qual o elo de ligao entre eles e, para tanto, transcrevemos abaixo o que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil (CF) explicita em alguns de seus artigos, incisos e pargrafos quanto aos princpios, direitos e garantias fundamentais de todas as pessoas, brasileiras e estrangeiras residentes em nosso Pas.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988.

TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

TTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Captulo I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

210

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
III ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm de indenizar por dano material, moral ou imagem; XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

Captulo II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XIII durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; XIV jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; XVI remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; XVII gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XVIII licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com durao de cento e vinte dias; XXII reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII adicional de remunerao para atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXIV aposentadoria;

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

211

Aspectos Legais
XXVII proteo em face de automao, na forma da lei; XXVIII seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; XXXIV igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso .

Seo III Da previdncia Social Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: II proteo maternidade, especialmente gestante;

Como podemos observar, a Constituio Federal, mostra de uma maneira clara os direitos e garantias fundamentais de todos os brasileiros.

13.2.1. Direito do Trabalho, Civil e Previdencirio


O Direito do Trabalho comeou a tomar nfase em 1824, quando a Constituio brasileira aboliu as corporaes de ofcio, pois naquela poca havia a necessidade de liberdade de ofcios e profisses. Com o passar dos anos, as normas esparsas sobre assuntos trabalhistas comeam a perder espao, pois havia a necessidade de uma maior sistematizao destas, onde posteriormente foi editado o Decreto-lei no 5.452, de 01/05/1943, que aprovou a CLT. Para entendermos a CLT precisamos ter em mente alguns termos muito usuais nas relaes trabalhistas entre eles:

EMPREGADOR Definio: Empregador toda pessoa que, de alguma forma, gera servios a outras pessoas, podendo estes serem continuados, subordinados e assalariados.

212

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
Diante desta definio, podemos dizer que, dependendo do setor econmico da atividade do empregador, estes podem ser considerados urbanos, comerciais e/ou industriais, rurais e domsticos.

EMPREGADO Definio: toda pessoa fsica que presta servio a um empregador subordinadamente e de modo no-eventual, recebendo salrio.

Trabalhador temporrio Definio: o empregado que presta servio por perodo pr-determinado a um tomador de servio ou cliente. Este tipo de trabalho regido por lei especial, a Lei no 6.014/74, diferenciando, portanto, do contrato de experincia previsto pela CLT.

Trabalhador eventual Definio: A Lei no 8.212/91, Art. 12, V, alnea g, indica que o trabalhador eventual " aquele que presta servio de natureza urbana ou rural em carter eventual a uma ou mais empresas, sem relao de emprego"

Trabalhador autnomo Definio: todo trabalhador no subordinado, que presta servio a outrem, tendo poder de direo sobre a atividade que est desenvolvendo, disciplinando-se segundo seus critrios e no so regidos pela CLT.

Trabalho domiciliar Definio: aquele em que os membros de uma famlia, prestam servio e cooperam entre si em atividade profissional terceirizada e eventual, para um ou mais empregador muitas vezes de forma artesanal e na prpria residncia. A CLT, em seu Art. 83, define este trabalho domiciliar como oficina de famlia, comumente observado com as costureiras que trabalham em suas residncias.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

213

Aspectos Legais
Trabalhador avulso Definio: toda pessoa fsica que presta servio de forma no empregatcia. A Lei no 8.212/91 (Lei de Custeio da Seguridade Social), considera trabalhador avulso, aquele, que presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servios de natureza urbana ou rural definidos no regulamento.

Nota: Diante dos conceitos acima, podemos considerar o Direito do Trabalho como sendo o estudo do trabalho subordinado e suas inmeras regras que regem as matrias contidas na CLT.

Segurana e Sade do Trabalhador Definio: o conjunto de medidas que visam condies no mnimo satisfatrias nas instalaes da empresa e mquinas, propiciando garantia ao trabalhador contra a natural exposio aos riscos inerentes prtica da atividade laboral, observando aspectos sanitrios, higinicos, de medidas preventivas de engenharia e medicina do trabalho que beneficie o empregado, entre outros pertinentes.

INSALUBRIDADE So consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condio ou mtodo de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos (Art. 189 CLT).

A insalubridade pode ser eliminada por aes no ambiente ou neutralizada atravs de proteo individual e isto ser sempre prefervel pagar o adicional, tanto pela empresa como para o trabalhador.

PERICULOSIDADE So consideradas atividades ou operaes perigosas aquelas que, na forma da regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, por sua natureza ou mtodos

214

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamveis ou explosivos em condies de risco acentuado (Art. 193 - CLT).

ACIDENTE DO TRABALHO Definio: aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause morte ou reduo permanente ou temporria da capacidade do trabalho. (Art. 2o da Lei no 6.367, de 19/10/1976). Pode ser tpico, de trajeto, doena do trabalho ou profissional.

Acidente tpico aquele decorrente no exerccio da atividade profissional e acidente de trajeto aquele ocorrido no trajeto entre a residncia e o local de trabalho do segurado ou vice-versa;

Nota: Outro termo comumente utilizado pelo INSS, so os acidentes do trabalho liquidados, que correspondem aos acidentes cujos processos foram encerrados administrativamente (pelo INSS), depois de completado o tratamento e indenizadas as seqelas, aos acidentados.

Em caso de afastamento, o dia do acidente de trabalho e os quinze dias sub-seqentes so pagos pelo empregador e o auxlio doena comea a ser pago pela Previdncia Social a partir do 16 dia ao afastamento.

O Art. 4o, pargrafo nico da CLT, considera que haver contagem de tempo de servio para efeito de indenizao e estabilidade, o perodo em que o empregado estiver afastado do trabalho por motivo de acidente do trabalho e computar-se-o o tempo de servio para as frias (Art. 131, III da CLT), exceto quando este perodo for superior a seis meses e ter recebido da Previdncia Social o benefcio.

So equiparados aos acidentes do trabalho as doenas profissionais e doenas do trabalho, mas entre elas existe uma diferena. Enquanto as doenas profissionais so aquelas

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

215

Aspectos Legais
produzidas ou desencadeadas pelo exerccio do trabalho, peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e Previdncia Social, as doenas do trabalho so aquelas adquiridas ou desencadeadas em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e que a ele se relacione diretamente, constante na relao mencionada de doenas profissionais.

Observao: As doenas hereditrias no so consideradas como doenas profissionais, mesmo que estas surjam durante sua vida laboral.

Tambm so consideradas como doena do trabalho: 1. A doena degenerativa; 2. A inerente ao grupo etrio; 3. A que no produza incapacidade laborativa; 4. A doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Podemos tambm considerar como acidentes do trabalho:

1. O acidente que embora no tenha sido a causa nica, tenha contribudo diretamente para a morte do segurado, para a reduo da perda da sua capacidade para o trabalho ou produzido leso corporal que exija ateno mdica para a sua recuperao. 2. O acidente sofrido pelo segurado no local de trabalho em conseqncia de ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro do trabalho, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; ato de impercia, imprudncia ou negligncia ocasionada por terceiro ou companheiro de trabalho; desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos. 3. O acidente sofrido pelo empregado em cumprimento de sua atividade ou no; em viagem a servio da empresa; no percurso da residncia ao local de trabalho ou deste para aquela, independentemente do meio de locomoo.

216

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
INCAPACIDADE TEMPORRIA COM AFASTAMENTO Entende-se por incapacidade temporria a interrupo do exerccio laboral durante o perodo de tratamento psicofsico-social por ocasio de acidente correlacionado prtica do trabalho.

INCAPACIDADE PERMANENTE PARCIAL Entende-se por incapacidade permanente parcial aquela que ocorre no exerccio laboral, aps o devido tratamento psicofsico-social, apresentando seqelas definitivas que impliquem em reduo da capacidade laborativa, exigindo portanto, maior esforo, ou impossibilidade para o desempenho da mesma atividade que exercia poca do acidente, permitindo, a critrio e indicao da percia mdica do INSS, o desempenho de outra aps processo de reabilitao profissional.

INCAPACIDADE PERMANENTE TOTAL Entende-se por incapacidade permanente total o fato do acidentado em exerccio laboral aps o devido tratamento psicofsico-social, apresentar incapacidade permanente e total para o exerccio de qualquer atividade laborativa.

BITO POR ACIDENTE DO TRABALHO bito por acidente do trabalho quando h o falecimento em funo de acidente ocorrido em exerccio laboral.

CONTROLE ESTATSTICO DE ACIDENTES Para podermos desenvolver medidas de segurana eficazes e conhecer com que freqncia e gravidade ocorrem os acidentes necessrio usarmos as seguintes frmulas: Coeficiente de Freqncia CF: no de acidentes x 1.000.000 no hht

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

217

Aspectos Legais
Coeficiente de Gravidade CG: (no de dias perdidos + no de dias debitados) x 1.000.000 no hht

Onde: CF = CG = 1.000.000 = hht = coeficiente de freqncia; coeficiente de gravidade; base de clculo adotada universalmente; nmero de horas efetivamente trabalhadas por todos os funcionrios da empresa; n. de dias perdidos = corresponde aos dias perdidos durante o ms por acidentados dos meses anteriores; n. de dias debitados = aparece quando o acidente resulta em morte ou incapacidade permanente, total ou parcial.

COMUNICAO DE ACIDENTE DE TRABALHO CAT A comunicao de acidente de trabalho e/ou doena profissional dever ser protocolizadas junto ao INSS ou enviada por meio eletrnico (Internet), sob pena de multa caso haja omisso ou dolo na falta desta. Esta comunicao havendo ou no afastamento, dever ocorrer at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia, e em caso de morte, imediatamente autoridade competente.

No caso de acidente de trajeto ou servio da empresa, o empregado dever efetuar a comunicao na maior brevidade possvel atentando para o prazo que a empresa tambm dispe e na impossibilidade de faz-lo, qualquer pessoa poder efetuar tal comunicao.

Observao: No caso de acidentes de trnsito ou ocorrncias que haja a necessidade de comunicao polcia (acidente de trajeto), dever sempre haver a apresentao do boletim de ocorrncia ou termo circunstanciado.

218

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
Quadro 80 Modelo da CAT

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

219

Aspectos Legais
Reabertura de CAT No caso da reabertura de CAT, as informaes devem ser as da poca do acidente, exceto os dados que devero constar atualizados, tais como, ltimo dia trabalhado, atestado mdico e data da emisso da reabertura.

Comunicao de bito O bito decorrente de acidente ou doena ocupacional, ocorrido aps a emisso de CAT inicial ou at mesmo da reabertura dever ser comunicado ao INSS atravs de nova CAT, constando a data do bito e os dados relativos ao acidente inicial anexando a certido de bito e, quando houver, o laudo da necropsia.

AUXLIO DOENA O Art. 476 da CLT, define que em caso de seguro-doena ou auxlio enfermidade, durante o perodo de benefcio, o mesmo estar em licena no remunerada. No perodo em que o empregado estiver enfermo, o seu contrato de trabalho no poder ser rescindido. Em caso de afastamento por causa de doena, os quinze primeiros dias de afastamento so pagos pela empresa. A partir do 16o dia, a Previdncia Social paga o referido (Lei no 8.213/91, Art. 59), no ocorrendo neste perodo o pagamento de salrios por parte da empresa.

O auxlio-doena cessa a partir do momento em que constatado pela Previdncia a recuperao da capacidade do trabalho ou quando este passa a ser considerado como aposentado por invalidez ou por auxlio acidente de qualquer natureza.

O segurado que exercer mais de uma atividade laboral e sofrer uma incapacitao definitiva de uma delas, ter o auxlio doena mantido indefinidamente, no cabendo transformao em aposentadoria por invalidez enquanto esta no estiver causando influncia na outra atividade. Se, por acaso, ocorrer novo benefcio decorrente da mesma doena dentro de sessenta dias, contados da cessao do benefcio anterior, o empregador fica desobrigado do pagamento que lhe devido, ou seja, os quinze primeiros dias de afastamento.

220

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
Caso o segurado esteja afastado por quinze dias e retorne s atividades no 16o dia, voltando a afastar-se dentro de sessenta dias desse retorno, receber o auxlio doena a partir da data do novo afastamento.

Observaes

Na falta de comunicao por parte da empresa, podem faz-lo, o prprio acidentado,


seus dependentes, o sindicato da categoria, o mdico que o assistiu ou autoridades pblicas.

Mesmo com a carncia exigida de doze meses de contribuio para recebimento do


benefcio, o trabalhador que for acometido de tuberculose ativa, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado de doena de Paget (ostete deformante), sndrome da deficincia imunolgica adquirida AIDS, ou contaminao por radiao, com base em concluso da medicina especializada, ter direito ao referido, independentemente do pagamento das doze contribuies, desde que tenha a qualidade de segurado.

Valor do Benefcio

O valor do auxlio-doena corresponde a 91% do salrio de benefcio. Para os inscritos at 28/11/1999, o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, correspondente a no mnimo 80% de todo perodo contributivo desde a competncia 07/94.

Para os inscritos a partir de 29/11/1999, o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo.

Para o segurado especial, o valor do auxlio-doena de um salrio mnimo. Caso tenha optado por contribuir facultativamente, o valor do auxlio-doena corresponder a 91% do salrio de benefcio.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

221

Aspectos Legais
AUXLIO DOENA POR ACIDENTE DO TRABALHO As prestaes relativas ao acidente do trabalho so devidas ao empregado, ao trabalhador avulso, ao mdico-residente (Lei no 8.138 de 28/12/90) e ao segurado especial. No so devidas as prestaes relativas ao acidente do trabalho, ao empregado domstico, ao contribuinte individual e ao facultativo.

Observao: No exigida carncia para auxlio doena por acidente do trabalho, basta ser segurado da Previdncia Social.

Valor do Benefcio

Para os inscritos at 28/11/1999, o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, correspondentes a, no mnimo 80% de todo perodo contributivo desde a competncia 07/94.

Para os inscritos a partir de 29/11/1999, o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ O Art. 475 da CLT dispe que: o empregado que for aposentado por invalidez ter suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdncia social para efetivao do benefcio. A Lei 8.213/91 em seu Art. 47, faz com que entendamos que tal aposentadoria torna-se efetiva aps cinco anos do incio da concesso do benefcio. Somente o mdico do INSS definir se a aposentadoria definitiva ou no; se por algum motivo, ele confirmar como definitiva, o contrato de trabalho cessar, caso contrrio, o benefcio ser mantido e o referido suspenso.

O Enunciado 160 do TST (Tribunal Superior do Trabalho), dispe que: cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, o trabalhador ter o direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador indeniz-lo na forma da lei..

222

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
APOSENTADORIA ESPECIAL Este benefcio concedido a todo trabalhador (segurado) que manteve atividade profissional em atividade especial que cause algum dano sade e integridade fsica. O trabalhador que requerer este benefcio dever comprovar, alm do tempo efetivamente trabalhado, a exposio aos agentes nocivos a sade ou integridade fsica a que estava exposto. A comprovao do trabalhador aos agentes nocivos, atualmente, se d atravs do formulrio DIRBEN 8030 (antigo SB-40) preenchido pela empresa ou seu preposto, documentado em laudo tcnico de condies ambientais de trabalho expedido por profissional tecnicamente qualificado, quais sejam, mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho.

Nota: De acordo com a Instruo Normativa do INSS no 84 de 17 de dezembro de 2002, as empresas a partir de julho de 2003 devero substituir o DIRBEN 8030 pelo Perfil Profissiogrfico Previdencirio. Este documento continua em processo de anlise devendo as empresas manterem-se atualizadas para futura implantao do mesmo. Para consulta das mudanas entre em contato com o CDI Centro de Documentao e Informao, citado no incio do captulo sobre Aspectos Legais.

Valor do Benefcio O valor da aposentadoria especial de 100% do salrio de benefcio. Para os inscritos at 28/11/1999, este corresponder a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, correspondentes a no mnimo 80% (oitenta por cento) de todo o perodo contributivo desde a competncia 07/94. Para os inscritos a partir de 29/11/1999, este salrio (benefcio), corresponder a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo perodo contributivo.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

223

Aspectos Legais
TRABALHO DA MULHER O trabalho da mulher comea a tomar maior destaque a partir da Revoluo Industrial (sculo XIX) porm a primeira norma que trata deste tipo de trabalho, de 17/05/1932, com o Decreto no 21.417-A, onde continha a proibio da mulher trabalhar das 22:00 s 5:00h. A Lei no 7.855/89, revogou os Arts. 379 e 380 da CLT que tratavam da proibio do trabalho noturno da mulher, porm deve se observar o disposto no Art. 73 da CLT que enuncia: Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.

A CLT, em seu Art. 446, que presume autorizado o trabalho da mulher casada pelo marido, tem este artigo revogado expressamente pela Lei no 7.855/89, porm a Constituio de 05/10/1988, em seu Art. 5o, I, enuncia que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo s mulheres os mesmos direitos e deveres em relao aos homens. Prova mais contundente disto o novo Cdigo Civil (lei no 10.406, de 10/01/2002), que na PARTE GERAL, LIVRO I DAS PESSOAS, TTULO I DAS PESSOAS NATURAIS, Art. 1o diz: Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil, confirmando tal igualdade.

Este Art. 1o, da lei no 10.406, de 10/01/2002, d um novo entendimento em relao ao Cdigo Civil de 1916 (Lei no 3.071, de 1o/01/1916), que dizia na PARTE GERAL, DISPOSIO PRELIMINAR, Art. 2o: Todo homem capaz de direitos e obrigaes na ordem civil.

O Art. 377 da CLT dispe que: a adoo de medidas de proteo ao trabalho das mulheres considerada de ordem pblica, no justificando, em hiptese alguma, a reduo de salrio, vindo reforar a necessidade, independente dos direitos iguais, de uma ateno diferenciada com o trabalho desenvolvido pela mulher.

Quanto s atividades perigosas, insalubres e penosas, a Constituio j no veda mais o trabalho da mulher, comumente observado nos postos de gasolina, por exemplo, fato este ci-

224

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
tado no Art. 5o, XIII, da Constituio Federal que enuncia: livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

Em relao aos mtodos e locais de trabalho, toda empresa deve observar de forma igualitria o disposto na Portaria no 3.214, de 08/06/1978, que trata das Normas Regulamentadoras citadas de forma sucinta neste Manual.

Quanto licena maternidade, esta de 120 dias e o salrio da gestante dever ser pago pela Previdncia Social e no pelo empregador, basta observarmos o disposto no Arts. 7o, XVIII e 201, II da C.F.

O valor do salrio maternidade ser para segurada empregada:

em caso de salrio fixo, o valor mensal ser igual sua remunerao integral recebida;

em caso de salrio maior que o teto mximo de benefcio, o valor mensal ser at o
limite de R$ 12.720,00, de acordo com a Resoluo no 236, de 19 de julho de 2002.

Observao: O prazo para a segurada requerer o benefcio de cinco anos a partir da data do parto ou adoo. Se no momento da concesso do benefcio for verificado que a segurada recebe auxlio-doena, este ser suspenso na vspera do incio do salrio-maternidade.

Considerando que somos todos iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, e tendo as garantias de inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, qualquer prtica discriminatria contra a mulher, assegura-lhe o direito de resposta proporcional ao agravo, alm de indenizao por dano material, moral ou imagem.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

225

Aspectos Legais
13.2.2. Responsabilidade Civil e Penal
No TTULO II, DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, Captulo I, DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS, em seu Art. 5o da Constituio Federal brasileira, temos que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: III ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm de indenizar por dano material, moral ou imagem;

Diante do exposto, qualquer pessoa que tenha sua integridade fsica e/ou moral ofendida poder pleitear indenizao por estes motivos. Esse pedido poder ser de forma amigvel. Quando no for possvel este acordo, a outra forma fazer atravs de demanda judicial.

O dano material o prejuzo ou perda patrimonial que atinge um bem economicamente apurvel, afetando fisicamente a pessoa, seus bens corpreos (que tem existncia fsica, que podem ser percebidos pelos sentidos) ou interesses econmicos, podendo este ser facilmente quantificado.

O dano moral, muito mais complexo de ser quantificado, toda leso do patrimnio imaterial da pessoa como a honra, o crdito, a liberdade e a dignidade pessoal. Cabe indenizao em delitos como injria, calnia e difamao, como em outros que causem agravo moral intenso.

O Cdigo Penal (CP) define em seu Art. 138 a calnia como sendo a falsa imputao (atribuio de responsabilidade) de fato criminoso a outrem; a injria, Art. 140, a ofensa dignidade ou decoro de algum; a difamao, Art. 139, como sendo a imputao a algum de fato ofensivo sua reputao.

226

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

Aspectos Legais
No caso de acidente de trabalho, podem ocorrer tanto o dano moral quanto o material. Quanto ao dano moral, poderamos dizer que a pessoa teve sua dignidade ofendida (exemplo), pois a moral de uma pessoa pode ficar em baixa pelo fato dela no ser considerada capaz ao trabalho. Quanto aos outros danos contidos no CP e considerados como crime temos: homicdio (Art. 121 - CP) - matar algum; leses corporais (Art. 129 - CP) - quando houver ofensa integridade corporal ou a sade de outrem, perigo para a vida ou sade de outrem (Art. 132 - CP) - quando expe a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente; omisso de socorro (Art. 135 - CP) - quando deixar de prestar socorro pessoa ferida.

Observaes:

As penas, qualificaes e atenuantes no foram contempladas acima. Identificamos


alguns exemplos, que podem ocorrer para que se possa ter idia da gravidade de um acidente do trabalho.

Na ocorrncia de acidente grave ou fatal poder haver inqurito e eventual processo


aberto a pedido do Ministrio Pblico, podendo, em caso de condenao, ser o empregador ou seu preposto responsabilizado penalmente.

Trabalhar de uma forma preventiva o melhor remdio jurdico evitando possveis aes que tenham como pedido, indenizaes de ordem moral e/ou material.

Destacamos do novo Cdigo Civil (lei no 10.406, de 10/01/2002), em seu TTULO IX, DA RESPONSABILIDADE CIVIL, Captulo I, DA OBRIGAO DE INDENIZAR, em seu Art. 927, a maior expressividade, de forma clara, quanto ao exposto: Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

227

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria do Vesturio)

S-ar putea să vă placă și