Sunteți pe pagina 1din 19

Aconselhamento na Sexualidade

Como posso ajudar?


Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? No se deixem enganar: nem imorais, nem idlatras, nem adlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladres, nem avarentos, nem alcolatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdaro o Reino de Deus. ASSIM FORAM ALGUNS DE VOCS. Mas vocs foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito de nosso Deus. 1 Corntios 6:9-11 Aconselhamento tem como primazia acreditar no poder desta palavra: Assim foram alguns de vocs. Qualquer pessoa que faa parte da lista pode de I Cor. 6:9 a 11, pode ser alcanada pela misericrdia e amor de Deus e ter mudana de vida.

TRABALHANDO CONCEITOS

Aconselhamento e Relao de Ajuda


O que um aconselhamento ou uma relao de ajuda? Aconselhamento e a conexo entre o conselheiro e aconselhado, para que juntos descubram no de dilogo, o que seja o melhor. O termo aconselhamento, quer dizer, no idioma grego, planejar JUNTOS. Aconselhamento ou Relao de Ajuda a capacidade dar direo e a-creditar sempre na possibilidade de mudana, crescimento, desenvolvimento e maturidade do aconselhado. desenvolver no ajudado uma melhor capacidade de lidar consigo mesmo, bem como discernir suas vozes latentes e seus enfrentamentos na vida. Implica ver na pessoa suas potencialidades para se desenvolver e encontrar os meios para resolver seus problemas buscando o fim a liberdade do aconselhado em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas prprias escolhas.
1 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Posturas do Conselheiro
1. Compreenda voc mesmo.
No tem como falarmos de aconselhamento sem isso seja feito por pessoas resolvidas em si mesmas. Descubra voc primeiro como pessoa. Busque maturidade, e maturidade saber lidar consigo mesmo. Saber se colocar no lugar do outro. Tem uma boa dose de autoestima. Saber se relacionar e desenvolver bem as suas habilidades. Voc no tem todas as respostas. No faa as pessoas dependentes de voc.

2. Seja Confivel
Voc de confiana quando algum confidencia algo extremamente ntimo para voc? Voc tem condies de guardar algo de mais sagado que algum te confiou?

3. Tenha Empatia
A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e sentir a dor ou o sofrimento do outro. No mostre diferena de posio. Aprenda que no aconselhamento voc esta trabalhando, na maioria das vezes, com aquilo que a pessoa sofre, ento, mostre interesse. Entenda que o sofrimento da pessoa concreto. Leve a pessoa a srio.

4. Tenha Disponibilidade Interna


Interromper a fala da pessoa bruscamente. No execute qualquer atividade enquanto algum fala. Estar olhando para os lados enquanto fala ou ouve o aconselhado.

5. Demonstre Calor Humano


A pessoa precisa se sentir acolhida.

6. Seja Tolerante
Nunca espere mudana relmpago.
2 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

No aconselhamento voc ver a pessoa a ter muitas recadas. Lute com a sua ansiedade de ver resultados rpidos. No despeje tudo que voc percebe na pessoa. Aconselhamento na Sexualidade ajudar a pessoa a realinhar o sistema de crena dela com os princpios do reino de Deus, mas que depois ela venha a mudar o comportamento. No tente mudar trejeitos, mude as referncias dela.

Pecados presente em pessoas que tem a prtica da imoralidade sexual Minimizando as paixes
Independncia e Rebelio de Deus Ressentimento com a Vida e Com Deus: Onde estava meus pais? Onde estava Deus? Idolatria e Inveja Egocentrismo: Tudo gira em torno de mim Manipulao

7. No seja Superficial
V ao nvel mais profundo de cura.

8. Aceite e Respeite a Pessoa


Acolha o outro sem qualquer condio, sem julga-lo pelo que pensa, diz ou faz. Nunca toque nas pessoas sem pedir permisso.

9. Tenha Coerncia
Seja autntico com seu aconselhado. Seja genuno e verdadeiro com o aconselhado. Aprenda a colocar filtro no que voc esta ouvindo. Tem coisa que no te interessa. Use os termos corretos para descrever a sexualidade. Coloque limites no aconselhado por conta da dependncia emocional.

10. Aprenda a Observar e a Confrontar


Aprenda a de observar as aes e reaes do aconselhado, isso requer um ouvido muito ativo, atento e interessado.
3 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Observe a Incoerncia, o desamor, o sofrimento, a manipulao e etc. Confrontar a capacidade de perceber a incoerncia nas colocaes do aconselhado. Suas colocaes no batem com seu comportamento. O que ela fala no coerente como que faz.

11. Aprenda a Traduzir


Traduza o que a pessoa esta querendo dizer. Exemplo: A minha vida como uma roda gigante. Aprenda a tirar a resposta da prpria pessoa. Aprenda a sugerir possveis conexes. Nunca afirme nada.

Frases para um bom aconselhamento


O que eu posso te ajudar? Voc esta me dizendo que... Me parece que... Pelo o que eu entendi... Deixe me ver se eu estou entendendo... Isso que eu falei faz sentido pra voc? O que voc sentiu na hora...

TRABALHANDO CONCEITOS

Processos e Maturidade
O valor dos Fundamentos Se forem destrudos os fundamentos, que poder fazer o justo? Salmos 11:3 Trabalhar com sexualidade aprender a ir da base, nos fundamentos e se queremos ser resposta para sociedade, ns precisamos pensar em fundamentos. A profecia da vida o seu alicerce. Famlia um dos mais importantes fundamentos.

4 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Mateus 7:24, 25: 24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-se a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e no caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Tempestades viro, lutas viro, mas precisamos questionar a ns mesmos e ver se temos fundamentos para sustentar toda a nossa a estrutura familiar.

O valor dos Processos


Marcos 4: 5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde no havia muita terra; e logo brotou, porque a terra no era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque no tinham raiz. Somos uma gerao mais focalizada nos resultados do que entender a importncia dos processos.

No nascemos prontos
Gerao fast Tudo tem que ser rpido. No nascemos prontos iguais sapato e vamos nos desgastando. Ns nascemos no prontos e vamos nos fazendo.

As trs perguntas de Deus - Gn. 8:3


Onde voc est? Identidade: Ser Quem te fez saber? Entendimento: Saber O que voc fez? Responsabilidade: Fazer

TRABALHANDO CONCEITOS

Presena e Referncia A Gerao dos Pais Ausentes


Uma terceirizao da educao dos filhos
5 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

A responsabilidade de cuidar, educar, afirmar, direcionar os filhos so dos pais. Outras pessoas esto assumindo as funes do pai e da me. Por conta da correria de garantir o espao no mercado de trabalho e das graduaes que nunca acabam, o dia-a-dia familiar esta sendo substitudo pelo convcio nas creches, escolinhas; e quando os filhos esto em casa, o tempo tomado pelos avanos tecnolgicos: jogos, internet, celulares, e-mail e etc. Os filhos esto absorvendo uma identidade global s vezes mais forte que a familiar. Os pais esto convivendo cada vez menos com os filhos e por sua vez os filhos esto convivendo com algum extrafamiliar j desde 1 ano de idade.

O que uma criana precisa


Precisa de presena e referncia Precisa de segurana e toque Aceitao e Amor Elogios e Disciplina Conscincia de Deus

Papel da famlia
IDENTIDADE PESSOAL: Valor Pessoal IDENTIDADE RELACIONAL: Vnculos NOO DE RESPONSABILIDADE: Erros tm consequncias

Nossa identidade formada pela relao com os outros.

Resultados da Gerao dos Pais Ausentes


ME: Tenta compensar a culpa da sua ausncia exagerando nos cuidados, criando a Cultura da Permissividade. PAI: Por conta da demanda de atividades extrafamiliar, o ambiente de culpa e cobrana naturalmente se instala, o pai, com o tempo vai se tornando cada vez mais passivo e omisso. FILHOS: Por terem crescido com vrios tipos de babas, professores, motoristas, funcionrios, atividades esportivas, jogos e internet, e principalmente com os pais fora
6 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

de casa, os filhos no aprenderam a gostar de famlia, eles procuram ficar mais tempo com amigos e colegas e principalmente no meio da massa. CASAL: Por estarem distantes do cotidiano dos filhos, quando esto prximos, satisfazem todas as suas vontades. E porque esto distantes, menos conhecimento o casal tem se si mesmos, e dos filhos. Para este casal (o casal dos dias de hoje), o que importa deixar os filhos o mais a vontade possvel. Um exemplo clssico dessa situao quando o filho se nega cumprir alguma tarefa o casal no lugar de estabelecer que a vontade dos filhos tem limites e o tem que ser feito, deve ser feito e no se discute nessa configurao familiar tudo se resume em: discutir a relao.

A maioria dos pais de hoje perderam a autoridade pelo simples fato de perguntar aos filhos se eles querem ou no querem fazer tal tarefa. Culpa e Compensao o principal veneno na educao dos filhos.

Ausncia Paterna
A brecha para a Permissividade e Libertinagem
O enfraquecimento da funo paterna; Um nmero gigantesco de famlias onde no se tem mais a presena masculina. 52% dos lares hoje so sustentados por mulheres. O pai precisa representar a figura da lei em casa. O pai aquele que coloca limites e a me aquele que traduz os limites. Funo do Pai: Governo, Identidade, Misso, Limites e Proteo. Limites (LEI): Disciplina, orientao e Segurana moral. Limites estabelecem a noo de sanidade e moralidade e este o aspecto fundamental do carter. Carter vem da maneira como assimilamos os conceitos de lei e autoridade. Limites bem estabelecidos geram uma conscincia moral e conscincia moral gera conscincia sexual.

7 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

LIMITES E ESTABELECER VALORES, e nos dias de hoje os valores familiares no esto mais claros. Filhos so criados sem nenhuma noo do que sejam valores familiares. O pai aquele traz a afirmao sexual tanto do filho quanto da filha. Amor colocar limites. Amor se limites e libertinagem.

Funo da Me: Vnculos, Nutrio e Organizao.

Perda dos Vnculos


Um vazio que fica Filhos Infantilizados
Vivemos hoje um retardamento emocional. Filhos fracos e imaturos; pais que colocam seus filhos em um estado de co-dependncia por toda a vida, os transformando em eternos bebs de 80 quilos. A maioria das pessoas hoje esto amadurecendo s depois dos 40 anos e o tempo de adolescncia no tem mais fim. O que se compe na maioria dos casamentos hoje um marido zero esquerda, uma esposa que se tornou o sargento da casa e os filhos carentes que so os bebs emocionais de 90 Kgs, presos em traumas e vtimas da carncia paterna que tende a ser preenchida pela imoralidade.

Homens Psicticos
Quando a me coloca o filho como objeto de desejo e realizao pessoal e no permite que o filho estabelea vnculos com o pai, d se incio a todo tipo de Psicose. Hoje vivemos uma epidemia de psicose. Vivemos em um sociedade onde a figura paterna esta totalmente enfraquecida, por isso o aumento da psicose.

8 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

O que psicose?
a perda do contato com a realidade. Gente que no sabe lidar e nem enfrentar a realidade.

Mulheres Neurticas
Fixao em alguma coisa. No sabe lidar com os sentimentos. Uma pessoa, que diante de qualquer dificuldade na vida ou desafio na vida, comea a passar mal s de saber que ter de enfrentar a tal situao.

Casamentos profundamente contaminados pela imoralidade


Quase todos os casamentos sofrem hoje profundas feridas em relao imoralidade sexual. A imoralidade dos pais desprotege espiritualmente os filhos expondo-os aos ataques terrveis. Enquanto os pais gozam os prazeres transitrios da imoralidade, os filhos sofrem as mais terrveis abusos e traumas na sua sexualidade.

Amarrando as ideias
Particularmente eu no consigo ver outro motivo de tanta deformidade sexual nos dias de hoje, que no seja o fato de que toda esta problemtica comeou em casa: na falta de liderana, presena, referncia masculina, nutrio e vinculo materno. Muitos filhos vivendo a vida sem direo, limites, amparo, superviso e a educao de um pai e de uma me. Se nos queremos restaurar a Sexualidade da nossa sociedade, ns temos que levar muito a srio esta feriada sociolgica: A destruio da Famlia. Toda esta problemtica fundamenta uma sexualidade extremamente doentia, e a destruio do principio familiar produz uma gerao psictica, individualista e leviana. Sexualidade um assunto to srio que no d pra voc tratar sobre o assunto sem ter que repensar sobre o que Realmente seja ter uma famlia.

9 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

O grande mal se instala


O Poder das Carncias
Mat. 4:1-2 1 - Ento Jesus foi levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 - Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, TEVE FOME.

A Carncia um dos maiores ambientes para a tentao. A carncia o sio do homem. Carncia no se supre, se cura. A carncia a porta de entrada para a imoralidade. Praticamente toda deformidade sexual esta ligada a falta (carncia). Carncia a falta de alguma coisa..

TRABALHANDO CONCEITOS

Necessidade e Dom
NECESSIDADE 18 - Pois, como j lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lgrimas, h muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 -Quanto a estes, o seu destino a perdio, o seu deus o estmago Fl. 3:18 DOM Se conheceras o dom de Deus e quem o que fala contigo, tu me pedirias, e eu te daria da gua da vida. Joo 4:10

TRABALHANDO CONCEITOS

Dbitos e Crditos
Ento Deus os ABENOOU, e disse: Frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra. Gn 1:22 Cristo rasgou toda cdula de dvida, que era contra ns. Ele removeu tudo, pregandoas na cruz. Colossenses 2:14

10 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

A raiz da Imoralidade
Tiago 1:14-15 - Cada um, porm, tentado, quando atrado e SEDUZIDO pela seu prpria COBIA; ento a cobia, havendo concebido, d luz o PECAD e o pecado, sendo consumado, gera a MORTE.

COBIA | SEDUO | PECADO | MORTE O caminho da imoralidade


Sentimentos mal resolvidos
Inicia com sentimentos de abandono, medo, vergonha, raiva, traumas, abuso.

Fantasias
Fantasia criada por uma necessidade de esquecer a dor, e fuga das emoes. o no enfrentamento da realidade.

Pornografia
A Pornografia proporciona imagens de como fazer isso.

Masturbao
Masturbao libera a necessidade de toque e afeto.

Vcio Sexual
Com o tempo, as fugas se tornam to repetidas, que a nica maneira se fugir das situaes desagradveis so horas e horas de atividade sexual, roubando horas de trabalho e de convvio com famlia e sociedade dando incio ao vcio sexual.

TRABALHANDO CONCEITOS

Crise e Trauma
O que uma Crise?
So os processos naturais da vida onde as coisas ao nosso redor no parecem ter sentido e entramos num profundo processo de avaliao e autoquestionamento. Embora cause sofrimento, um momento precioso da vida por ser uma poca de virada e superao
11 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

NA CRISE NS TEMOS DUAS REAES

Enfrentamos e Fugimos: Crises Evolutivas


Nascimento, desmame, andar, ruptura com pais, primeiro emprego, crise da meia idade, doenas, frustraes e etc.

O que um trauma?
evento de natureza muito forte, onde deixa com marcas emocionais com sequelas por toda uma vida. Algo que Inesperadamente acontece. Algo que no faz parte do processo natural da vida. O trauma produz uma desconexo na vida. Uma histria organizada passa e no ter mais sentido nem ligao. a paralizao dos processos da vida. A pessoa olha para passado e para o futuro e no consegue ver sentido em nada.

NA TRAUMA NS TEMOS DUAS REAES

Congelamos ou Apagamos: Crise Traumtica


So reaes frutos de: abusos, violncias, perda, morte, ameaa, abandono, catstrofes, Geralmente o crebro tem como defesa o esquecimento, um apago.

Como uma pessoa traumatizada v a vida


Uma vida em continuidade

Passado

Presente

Futuro

Uma vida paralisada

Passado

Presente

Futuro

12 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Passado e o futuro do traumatizado


Nada faz sentido.

Presente do traumatizado
Toda a carga de mgoa, raiva, culpa esta no presente.

O que mais traumtico?


Uma moa que foi abandonada pelo namorado. Uma esposa trada pelo marido. Uma mulher que descobriu que tem um cncer

Como vencer o trauma?


a. Falar sobre traumas ajudar a super-los
Ajude a pessoa a ter contato com a dor, com a raiva, e isso significa colocar pra fora. Ainda que ela no consiga expressar os sentimentos e memrias da maneira mais adequada, devemos ajuda-la a tentar tentar. Pea ela para contar a sua histria.

b. H experincias que precisam ser desprogramadas


Ajude a pessoa a encontrar um novo sentido na vida. Enquanto no podemos mudar o que aconteceu, podemos mudar o modo como isso nos afeta hoje e o modo como compreendemos o que aconteceu. Buscar uma nova forma de ver a vida, e isso s possvel em Deus. Trabalhe com a pessoa o vcio de autovitimizao.

d. Ajude a pessoa a confiar em Deus e nos relacionamentos


Trabalhe a confiana da pessoa. Quem acredita que o futuro trar conforto vive melhor o presente. Quando se descobre a importncia de seguir adiante, o trauma perde a fora.

13 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Compreendendo a Homossexualidade
O que a Bblia diz sobre a homossexualidade?
No se deite com um homem como se deita com uma mulher; repugnante. Lv 18:22

Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Tero que ser executados, pois merecem a morte. Lv 20:13

Por causa disso Deus os entregou a paixes vergonhosas. At as mulheres trocaram suas relaes sexuais naturais por outras, contrrias natureza. Da mesma forma, os homens tambm abandonaram as relaes naturais com as mulheres e se inflamaram de paixo uns pelos outros. Comearam a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perverso Rm 1:26-27

Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? No se deixem enganar: nem imorais, nem idlatras, nem adlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladres, nem avarentos, nem alcolatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdaro o Reino de Deus 1Co 6:9-10

De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram imoralidade e a relaes sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo esterno, elas servem de exemplo Jd 7

Tambm sabemos que ela no feita para os justos, mas para os tra nsgressores e insubordinados, para os mpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e me, para os homicidas, para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se ope s doutrina 1Tm 1:9-10

Conceito de Homossexualidade
14 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Conceito de Homossexualidade
A homossexualidade uma busca mal direcionada por amor, decorrente de uma carncia to profunda que nenhum homem ou mulher seria capaz de preench-la. A homossexualidade, para muitos dentro dela, trata-se de um problema de identidade em que se procura receber afirmao quanto masculinidade e feminilidade por meio de outras pessoas que, em geral, tambm carecem de afirmao. Com frequncia, na vida homossexual, coloca-se a solido e a necessidade por segurana e significado pessoal e intimidade em outra pessoa, a qual se espera que venha suprir tais necessidades. A homossexualidade tambm pode ser entendida como sendo o resultado da falta de amor por parte do progenitor do mesmo sexo do indivduo em questo.

Influncias no desenvolvimento da homossexualidade


Confuso de papis familiares Sentimento de vazio Abandono Rejeio (ex: voc no meu filho; voc no homem; voc no passa de mulher) Humilhaes profundas que interferem com a identidade Presenciar abuso (ex: me sendo abusada pelo pai ou vice-versa)

Mitos acerca da homossexualidade


Causas biolgicas Gentica, hormnios ou algo que teria acontecido durante o desenvolvimento do feto no tero. Nenhum cientista jamais conseguiu reproduzir o estudo em questo. Pesquisas sobre possveis causas biolgicas ou genticas para a homossexualidade existem h quase um sculo. Mas, nenhuma pesquisa jamais provou que a homossexualidade resulta de fatores biolgicos. Segundo o
15 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

psiquiatra John White, at agora, a cincia buscou em vo uma causa fsica para a homossexualidade. Os testculos dos homens homossexuais produzem os mesmos tipos de hormnio dos homens normais. Os ovrios e as outras glndulas responsveis pelos hormnios da mulher homossexual produzem a mesma proporo de hormnios sexuais da mulher normal. (...) Evidncias cientficas parecem sugerir que embora nossos hormnios sexuais sejam responsveis (pelo menos em parte) pelo fato de termos um comportamento sexual e experimentarmos impulsos sexuais, eles no determinam necessariamente o tipo de comportamento sexual que adotamos nem o sexo do parceiro que escolhemos.

Escolha ou opo
Deciso de um indivduo em agir ou ser de uma determinada maneira. A maioria afirma que sentimentos surgiram muito antes do que realmente soubessem do que se tratava; a maioria resistiu fortemente a tais sentimentos. H mulheres que, em funo de experincias terrveis com o sexo oposto, conscientemente optaram pelo lesbianismo crendo que assim podero suprir suas necessidades por intimidade e contato sexual, mesmo sem nunca terem tido pensamentos e atraes homossexuais.

Possesso
Demnios causando a homossexualidade na pessoa. Jay Adams comenta a questo da seguinte forma: (o diabo) no pode ser acusado do pecado da homossexualidade de maneira tal que seja removida a responsabilidade daqueles que o cometem. O comportamento homossexual pecaminoso e no o produto de uma irresistvel influncia satnica ou possesso ou controle demonaco. (...) Em nenhuma das passagens onde o homossexualismo condenado, jamais especialmente vinculado influncia satnica ou demonaca. Independente da causa, Deus continua dizendo no ao comportamento homossexual e continua desejando que cada ser humano desenvolva seu potencial como cristo, mesmo que continue apresentando fraqueza como homem ou mulher.

16 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

Restaurao da sexualidade humana


Cada um de vs saiba possuir o prprio corpo em santificao e honra". 1 Ts 4.4 Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. " 1 Corntios 6:20 A restaurao acontece de dentro para fora; di, leva tempo, requer investimento pessoal, disposio, perseverana, vigilncia, sinceridade e renncia. A restaurao requer que a pessoa queira mudar de estilo de vida. A restaurao completa requer um relacionamento verdadeiro com o Senhor Jesus Cristo. S ele capaz de curar nossas carncias mais profundas. Ele a nica pessoa cujo amor no tem limites no fere as mulheres e no usa os homens e s Ele tem autoridade absoluta para declarar quem realmente cada ser humano : filhos e filhas, homens e mulheres.

Como encontrar restaurao?


1. Seja humilde:
Seja humilde e exponha-se integralmente diante de Deus Mergulhe primeiramente em Deus. Aprenda a encarar os fatos Reconhea seu comportamento
Viciado Sexual tem dificuldade de reconhecer comportamento. Comesse a buscar mudana para sua vida. Seja voc primeiro o restaurado. Cuide de voc primeiro.

Entre em contato com a vergonha A raiz da maioria dos vcios sexuais e:trauma, abandono e abuso. E tudo produz em nos o desejo de fugir da dor. Mas no v sozinho: Jesus pode ir no momento da dor. (Jesus me tira deste lugar!)

17 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

2. Convide Deus para assumir o controle; 3. Confesse e perdoe


Confesse, mas no pra amigos que tem o mesmo problema que voc. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz (Tg 5:16) O que mais sustenta o vcio a vergonha de abrir. (Passividade) ORGULHO: Homossexualidade e vicio Sexual vive debaixo de uma estrutura de orgulha muito forte. Para que haja confisso, precisamos ter um ambiente saudvel.

Chame as coisas pelo nome. Pecado no s um mero problema. Pecado e necessita de arrependimento, confisso e renncia. Perdoe; (se perdoe) Pea perdo e busque de Deus restituio; Pecados geram consequncias em alguns casos, voc pode correr o risco de nunca mais reconquistar algumas pessoas. Mas perdoe. "Voc pode at perder a reputao, mas nunca o testemunho."

4. Vigie
Vigie e ore para no entrar em tentao, mas se tentado, leve imediatamente a situao diante de Deus. Aprenda a colocar limites em voc mesmo. Saber administrar os disparadores. Se lder de igreja, tome cuidados bsicos no aconselhamento de pessoas do sexo oposto. Opte por aconselhamentos em dupla. Lembre da janelinha na porta.

18 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

5. Prestao de contas sistematicamente


Tenha amigos. Se casado, tenha em seu cnjuge um amigo ou amiga para compartilhar seu corao. Solteiro ou casado, tenha o hbito de ter algumas pessoas de confiana a quem voc possa revelar seu corao e prestar contas. A restaurao completa requer a existncia de um relacionamento verdadeiro com o Senhor Jesus Cristo. S Jesus capaz de suprir plenamente as carncias profundas de amor presentes na alma humana porque a nica pessoa cujo amor no tem limites no fere as mulheres e no usa os homens e s Ele tem autoridade absoluta para declarar quem realmente cada ser humano : filhos e filhas, homens e mulheres

"Aquilo que pensamos, dirige a forma como agimos. Somos uma nova sociedade de Deus; um povo que se despiu da velha vida e vestiu a nova. assim que ele fez conosco. Devemos relembrar este fato, pela renovao diria da nossa mente, lembrando como aprendemos com Cristo...Devemos deliberadamente deixar toda a conduta que incompatvel com a nossa nova vida em Cristo e nos revestirmos de um estilo de vida compatvel a ela. John Stott.

Convites para Seminrios em sua Igreja


Seis - Seminrios Intensivos Sexualidade Sim - Seminrio Intensivo de Maturidade Sal Seminrio de Aperfeioamento de Lderes
(41) 3698-9529 | (41) 9957-4014 euripedes@jocum.org.br www.euripedesehosana.com.br

19 | Aconselhamento e Relao de Ajuda na Sexualidade | Eurpedes Mendes

S-ar putea să vă placă și