Sunteți pe pagina 1din 20

1

Estamos lhe apresentando duas propostas de redao para que, a partir da escolha de uma delas, voc desenvolva a sua redao. Aps fazer a escolha, construa um texto, valendo-se dos elementos necessrios elaborao, bem como das experincias que a vida j lhe proporcionou. Ateno: Faa sua redao com o mnimo de 15 linhas e o mximo de 30. O uso dos textos de apoio no se deve limitar mera transcrio. Seu texto deve ser escrito em prosa.

PROPOSTA 1

A publicidade impactante na sociedade contempornea.


Os meios de comunicao e suas influncias sobre a sociedade ps-moderna muitas vezes geram polmicas. o caso das campanhas publicitrias conhecidas como impactantes. Como as de cigarro que, nas embalagens, alm das frases com alertas sobre os danos do tabagismo sade dos fumantes, trazem dezenas de diferentes ilustraes absolutamente assustadoras de situaes ditas como resultado do fumo. Ou como aquela mostrando a imagem da mocinha anorxica que, ao mirar-se no espelho, ainda v uma imagem que, na sua cabea, foge aos padres estticos destes tempos.

HORROR

O Ministrio da Sade adverte. Este produto causa envelhecimento precoce da pele.


http://rubensribeiroe3.blogspot.com/2007/03/anorexia

E, ainda, a do anncio televisivo da Mbil que, de forma direta, tenta conscientizar os motoristas para o uso indevido de celulares ao dirigir. Nela, aparece, na tela, a imagem de um rapaz dirigindo, celular no ouvido, uma praia, gente dourada de sol. Depois, a de uma sala de cirurgia com um mdico olhando em direo do espectador. A voz: Aonde voc quer passar o seu fim de semana?. Surge, ento, um homem carregando uma maca vazia dentro do IML. Ele pra com a maca em frente a uma cmara frigorfica, puxa a bandeja com um corpo e pendura uma etiqueta com um nmero no p do defunto. A respeito desse tipo de publicidade, as opinies divergem muito. Para muitas pessoas, peas de propaganda, tais quais as citadas como exemplo, chamam ateno no s pelo tom apelativo contra o fumo, a anorexia, o uso indevido do celular no trnsito e outros males contemporneos que vitimam principalmente jovens no mundo inteiro e sim muito mais pela crua intensidade com que tratam os temas. Outras acham que bvio que campanhas publicitrias de impacto no resolvem os problemas, mas consideram que muitas vezes preciso um tapa na cara como esse para pelo menos fazer pensar e, quanto mais se falar, refletir a respeito de um problema recorrente, maiores so as chances dele ir ao encontro da soluo. As opinies so variadas. O jornalista Ivan Silvestre considera uma pena o uso de recursos to chocantes, principalmente na propaganda que, mesmo sendo de fim social, tem na sua essncia a misso de gerar sonhos. E h opinies pragmticas e de inteno tica, como a do advogado Jair Dourado: (...), nas propagandas impactantes, bom pr o p no freio para alertar a educao dos jovens. No podemos esquecer que no Cdigo Brasileiro de Auto Regulamentao Publicitria h o Artigo 22 Os anncios no devem conter afirmaes ou apresentaes visuais ou auditivas que ofendam os padres de decncia que prevaleam entre
UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

2
aqueles que a publicidade poder atingir. Porm h os que, pensam como Joanna Alonso, pedagoga: uma ao que causa impacto e promove a reflexo vlida uma vez que um veculo de comunicao precisa assumir tambm postura de carter educativo e social. Como sabemos que o trabalho de conscientizao de uma sociedade demanda de muitos determinantes, at que ponto a Publicidade pode chocar as pessoas para tentar conscientizar acerca de causas sociais? Para provocar, obrigar a reflexo, faz-se necessrio lanar mo de cenas impactantes para reter a ateno do pblico? A propaganda impactante funciona positivamente sobre a sociedade contempornea? Com base nas informaes dadas e nas suas prprias experincias, redija um texto argumentativo com o mnimo de 15 e o mximo de 30 linhas, expondo seu posicionamento acerca das questes acima. D um ttulo ao seu texto.

PROPOSTA 2
Ou Isto ou Aquilo: viver fazer escolhas Ceclia Meireles escreveu o poema Ou Isto ou Aquilo Ou se tem sol ou no se tem chuva! Ou se cala a luva e no se pe o anel, ou se pe o anel e no se cala a luva! Quem sobe nos ares no fica no cho, quem fica no cho no sobe nos ares. uma grande pena que no se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo dinheiro e no compro doce, ou compro doce e no guardo dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! No sei se brinco, no sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas no consegui entender ainda qual melhor: se isto ou aquilo. Convivi com esses versos muitos anos, pois no colgio onde eu estudava, este poema ficava logo na porta de entrada. Gigantesco em madeira, eu ficava sempre lendo e analisando cada frase e pensava como algum, de uma forma to simplista e ao mesmo tempo magnnima, conseguiu expressar to bem esta difcil questo das escolhas. E em muitos momentos meus, ao longo da minha vida, peguei-me lembrando do trecho: se compro o doce no guardo o dinheiro..., se calo a luva, no ponho o anel.... As escolhas se apresentam a cada instante da nossa vida: ou tiro um cochilo ou escrevo este texto. Ou descanso ou vou dar aulas e ganho dinheiro. Ou compro o apartamento que meu dinheiro permite ou outro maior pedindo um emprstimo e comprometo meu oramento. A luta entre a razo e a emoo no processo de tomada de deciso grande. Algo que acontece todos os dias, pois vivemos tomando decises. Viver um exerccio constante de escolhas, das mais simples, s mais complexas. Sobre isso, penso nos versos do Bhagavad-Gt, a mais sagrada das escrituras da ndia, como que acendendo e apagando, que nem um cartaz luminoso: o bem e o mal tm que estar sempre juntos, para que um homem possa escolher. E o campo de batalha onde se digladiam o bem e o mal a mente humana. Ou, no que nos diz Roberto Carlos, Se o bem e o mal existem / Voc pode escolher / preciso saber viver... Percebo que cada vez o grau das minhas escolhas tomam dimenses maiores. Maiores responsabilidades. E maiores so os meus medos. Mas... Ou tenho medo ou no me arrisco e fico dentro da casca do ovo. Ou sou feliz ou no me arrisco. E se no me arrisco, nunca vou ter a certeza se poderia ter dado certo. Isto ou aquilo? A vida nos pe a prova toda hora e exige resposta.
Rita Alonso (texto adaptado) http:// www.umtoquedemotivacao, fevereiro 2009

Com base na leitura do texto acima e nas experincias que Voc deve ter, considerando que as escolhas se apresentam a cada instante de nossas vidas, redija um texto em prosa, entre 15 e 30 linhas, opinando sobre o que significa, para Voc, fazer escolhas, e como isso se deu em um determinado e decisivo momento, na sua prpria vida. D um ttulo ao seu texto.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA LUSO BRASILEIRA


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES 01 E 02 01. Os fragmentos da letra da msica contempornea do grupo Legio Urbana demonstram que a barreira geogrfica e temporal no impede que os temas universais presentes nos poemas sejam recorrentes em outros textos e em outros autores em diferentes pocas e lugares. Nesse caso, por exemplo, o grupo Legio Urbana encontra inspirao na: a) crena de que a cincia e a metafsica roubam a naturalidade do homem, presente nos poemas modernistas de Alberto Caeiro. b) morbidez latente evidenciada na poesia simbolista de Alphonsus de Guimaraens. c) stira conservadora e preconceituosa que se manifesta na poesia barroca de Gregrio de Matos. d) coita e vassalagem amorosa presentes nas cantigas de amor do trovadorismo portugus. Eu sou apenas algum Ou at mesmo ningum Talvez algum invisvel Que a admira a distncia Sem a menor esperana (...) Dono de um amor sublime Mas culpado por quer-la Como quem a olha na vitrine Mas jamais poder t-la (...) Eu sei de todas as suas tristezas E alegrias Mas voc nada sabe (...) Nem sequer que eu existo.
(Legio Urbana)

02. Dono de um amor sublime / Mas culpado por quer-la / Como quem a olha na vitrine / Mas jamais poder t-la. Na construo da textualidade dos versos da cano, qual a funo do conectivo MAS nas suas duas ocorrncias, no trecho acima? a) b) c) d) Adicionar argumentos a favor de uma mesma concluso sobre o amor. Introduzir a justificativa para a impossibilidade de realizao do amor. Exercer contradio em relao s ideias anteriores. Substituir sinais de pontuao na estrutura sinttica dos versos.

LEIA OS 4 TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES NUMERADAS DE 03 A 09. TEXTO I Estavas, linda Ins, posta em sossego, De teus anos colhendo doce fruto, Naquele engano da alma, ledo e cego, Que a fortuna no deixa durar muito, Nos saudosos campos do Mondego*, De teus fermosos* olhos nunca enxuto, Aos montes ensinando e s ervinhas O nome que no peito escrito tinhas. (...)
(Fragmento do episdio Ins de Castro, em Os Lusadas, de Cames)

TEXTO II Da triste, bela Ins, inda os clamores Andas, Eco chorosa, repetindo; Inda aos piedosos Cus andas pedindo Justia contra os mpios matadores; Ouvem-se inda na Fonte dos Amores De quando em quando as niades* carpindo; E o Mondego*, no caso refletindo, Rompe irado a barreira, alaga as flores: Inda altos hinos o universo entoa A Pedro, que da morte formosura Convosco, Amores, ao sepulcro voa: Milagre da beleza e da ternura! Abre, desce, olha, geme, abraa e c'roa A malfadada Ins na sepultura.
(Jos Manuel Maria Barbosa de Bocage)

* Mondego: nome de um rio de Portugal fermosos - formosos

* niades: ninfas dos rios.


Mondego: nome de um rio de Portugal

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

4
TEXTO III Ins, Ins, quem sobrevive, quem, nos filhos que fabrica? ut-re-mi-tlias ao vento soltas sussurrando (...) Hino ouvido entre neves: ulti... multi ... venturas, aventuras, vento ululando, vento urrando v, multides precipitam-se(...) Ouve, repara, vida Ldia, os sinos, os fabricados sinos se partiram, (...) os generados filhos se quebraram, todos falhamos, tudo, ai todos farfalhamos, sinos, folhas: As fabulosas naves passam prenhes.(...) TEXTO IV Uma musa matriz de tantas msicas melindrosa mulher e linda e nica como o lado da lua que se oculta escondia o mistrio e a seduo. Comovida com a revoluo de Guevara, Camilo e So Dimas, escutou meu espelho cristalino viajou nosso sonho libertrio. Bela Ins com seu peito de operrio a burguesa que amava o capito.
(Romance da Bela Ins, poema-cano de Alceu Valena)

(Mrio Faustino,O homem & sua hora e outros poemas. Fragmentos)

03. Uma musa matriz de tantas msicas O verso acima, do poema cano de Alceu Valena (texto IV) j sugere o dilogo que h entre o episdio de Ins de Castro, de Cames, e os textos poticos como os de Bocage, Mrio Faustino e este mesmo de Alceu Valena. Esse recurso expressivo tem o nome de: a) b) c) d) ambiguidade. metalinguagem. intertextualidade. comparao.

04. A leitura e o conhecimento prvio da significao do episdio de Ins de Castro, em Os Lusadas, nos permite, ao compar-lo a versos do poema cano de Alceu Valena (texto IV), afirmar que: I. no poema-cano de Alceu Valena, a mulher de que ali se fala uma Ins situada claramente num espao e cor local diferentes da Ins de Cames. II. a Ins de Alceu Valena, uma mulher de peito operrio, cheia de sonhos libertadores e revolucionrios, leva uma caracterizao geral semelhante Ins de Cames. III. no fragmento lido, Cames no economiza palavras na descrio dos atributos fsicos e encantos pessoais de Ins de Castro; Valena faz um resumo de tudo isso, concentrando-se sobretudo na descrio do sentimento que move a Ins de seu poema-cano. O correto est em: a) b) c) d) I, II e III. I e III, apenas. II e III, apenas. II, apenas.

05. A respeito do seguinte trecho do texto IV: Bela Ins com seu peito de operrio / a burguesa que amava o capito. O segmento que amava o capito poderia ser substitudo, sem prejuzo para a coeso e para o sentido original do poema, por: a) b) c) d) cuja amava o capito. a qual amava o capito. onde amava o capito. a quem amava o capito.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

5
06. A respeito do poema de Bocage (texto II), podemos dizer que contm exemplo daquilo que distingue o seu autor como um pr romntico, uma vez que: a) b) c) d) as emoes esto presas rigidez do verso perfeito e forma fixa deste soneto. a defesa dos ideais liberais, uma espcie de canto liberdade, esto presentes neste soneto ideolgico. o tom confessional, desse soneto, carregado de ironia. por meio da forma imperativa, o poeta reduz a intensidade apelativa do poema.

07. Indique a afirmao correta em relao aos recursos sintticos e estilsticos empregados no texto II, o poema de Bocage.

a) Em Abre, desce, olha, geme, abraa, as vrgulas so usadas para separar oraes subordinadas que compem a gradao.
b) Em E o Mondego, no caso refletindo / rompe irado a barreira, alaga as flores..., ocorre a figura chamada personificao.

c) Em repetindo, pedindo, carpindo, refletindo, h formas verbais de gerndio usadas para expressar aes plenamente concludas. d) Em Ouvem-se inda na Fonte dos Amores / De quando em quando as niades carpindo, a sintaxe de concordncia verbal se estabelece corretamente entre o verbo ouvir no plural e o seu referente Fonte dos Amores.
08. Nos seguintes versos do texto III, de Mrio Faustino: Ins, Ins, quem sobrevive, quem Ouve, repara, vida Ldia, os sinos,, a linguagem do poeta apresenta uso de vocativos e de formas verbais imperativas praticados com a funo: a) b) c) d) referencial. metalingustica. apelativa. emotiva.

09. Mrio Faustino, nos versos do texto III, faz uso de recursos lingusticos para conseguir efeitos sonoros e visuais. Esses elementos plsticos e poticos so marcas que tambm aparecem com bastante evidncia na linguagem dos poetas do: a) b) c) d) Romantismo. Barroco. Realismo. Simbolismo.

10. A observao do contedo e da linguagem expressos pela artista plstica Tarsila do Amaral, na tela Abaporu, e a leitura e compreenso de Vu de Noiva, do dramaturgo Nelson Rodrigues, nos permitem dizer que essas obras modernistas se aproximam pela relao de ambas com o: a) expressionismo que se revela na deformao, no s em nvel de contedo, mas de interpretao e de significao, com forte apelo ao grotesco e ao ldico. b) impressionismo existente no sentimento romntico que volta a predominar nas manifestaes artsticas do modernismo, cuja tnica o subjetivismo. c) surrealismo presente no olhar otimista e divertido em relao ao mundo e humanidade, por meio da deformao proposital da realidade. d) cubismo, caracterizado pelo compromisso em retratar realisticamente a humanidade e os conflitos existenciais do modernismo.

Abaporu, de Tarsila do Amaral

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

6
11. ... um rapago de dezenove anos, desempenado e forte. Tinha olhos pequenos, tais quais os do pai, com a diferena de que eram vivos, e de uma negrura de pasmar. A face era cor de cobre, as feies achatadas e grosseiras, de caboclo legtimo, mas com um cunho de bondade e de candura, que atraa o corao de quantos lhe punham a vista em cima. Demais, servial e alegre at ali. (...) O trecho acima descreve a personagem protagonista: a) b) c) d) Garrinchas, no conto Natal, de Miguel Torga. Pedro, no conto O Voluntrio, de Ingls de Sousa. Fabiano, em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Conrado, em Captulo dos Chapus, de Machado de Assis.

MATEMTICA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 12 A 16, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 12. Segundo a Embrapa, frutas ctricas, ricas em vitamina C, perdem concentraes desta vitamina quando so retiradas as suas cascas, pois, as mesmas ficam expostas a todos os tipos de reaes qumicas. As laranjas, segundo pesquisadores, quando descascadas, perdem 1,5 g por minuto. Desta forma, uma laranja com 42 g de vitamina C, quando transformada em suco, perder, com o tempo, massa dessa vitamina. A expresso que melhor relaciona linearmente a massa (M) de vitamina C e o tempo decorrido (T) : a) b) c) d) M = (42 1,5)T M = 1,5T + 42 M = (42 + 1,5)T M = 1,5T + 42

13. Segundo a reportagem Cara de Mau, da Revista Superinteressante, de novembro de 2009, no novidade que os produtos piratas invadiram o audiovisual, a moda e a informtica. Em 2008, 66% dos brasileiros compraram pelo menos um produto pirata. Justificam estes brasileiros que o preo mais em conta; so mais fceis de encontrar e esto disponveis antes do original. Uma pesquisa feita em uma feira pirata de CDs e DVDs, onde foram entrevistadas 360 pessoas, constatou-se que 80 haviam comprado CDs; 120 haviam comprado DVDs e 90 no haviam adquirido nenhum dos dois produtos. Segundo essa pesquisa, o nmero de pessoas que adquiriram os dois produtos : a) 130 b) 100 c) 95 d) 70

14. Na entrada do teatro, a produo do show de lanamento do CD de uma banda resolveu premiar com um CD 80 pessoas escolhidas ao acaso, dando para cada pessoa um cupom para recebimento. Durante o espetculo a produo resolveu entrevistar 50 das pessoas presentes ao show e constatou que 10 dessas pessoas possuam cupons premiados. Com base nesses dados, a produo estimou que a quantidade de pessoas presentes no show era de: a) 400 b) 480 c) 540 d) 600
-7

15. O metro, na forma de padro de medidas, foi definido apenas no final do sculo XVIII como sendo 10 de

1 do meridiano terrestre. Nestas condies, o comprimento do meridiano terrestre, em km, : 4


a) b) c) d) 20 000 25 000 32 000 40 000

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

7
16. O diretor de futebol de um clube resolveu premiar seus jogadores caso conquistassem o ttulo. Da quantia reservada para premiao verificou que, se desse R$ 1 800,00 a cada jogador, ainda sobrariam R$ 600,00. Se a essa quantia reservada fosse acrescentado mais R$ 1 200,00, a diviso desse montante seria exata e o prmio passaria a ser de R$ 1 920,00. Nestas condies, se o prmio de cada jogador fosse de R$ 2 400,00, se gastaria a importncia de: a) R$ 54 000,00 b) R$ 42 000,00 c) R$ 36 000,00 d) R$ 30 000,00

FSICA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 17 A 21, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 17. Um atleta de 80 kg come uma barra de chocolate de valor nutritivo 400 Cal antes de iniciar a escalada de 2 uma montanha. Considerando 1 cal = 4,2 J, a acelerao da gravidade igual a 10 m/s e sabendo que 1 Cal 3 equivale 1kcal (10 cal), pode-se dizer que a energia proveniente somente desse chocolate, permite ao atleta subir uma altura de: a) 2,1 km b) 500 m c) 1344 m d) 2,1 m

18. Pesquisas sobre a atmosfera terrestre mostram a existncia de um campo eltrico radial de aproximadamente 100 V/m s proximidades da superfcie. As linhas de fora associadas a esse campo terrestre possuem o sentido orientado de cima para baixo. Com base nessas informaes, verdadeiro afirmar que: a) se o efeito gravitacional for desprezvel em ons positivos livres na atmosfera, estes tendem a subir. b) os potenciais eltricos diminuem em uma linha de fora do campo eltrico terrestre, com o aumento da distncia em relao superfcie da Terra. c) a intensidade do campo sendo100 V/m, significa que a cada deslocamento de 200 cm paralelo superfcie da Terra o potencial eltrico varia 200 V. d) considerando que uma gotcula de gua da atmosfera fique polarizada, sua parte inferior ficar positiva e sua parte superior ficar negativa.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

8
19. Um circuito eletrnico constitudo por uma espira, um ampermetro, um gerador e uma chave liga-desliga, como demonstra o Esquema I.
Esquema I

O grfico I, abaixo, mostra o comportamento da corrente eltrica em funo do tempo em trs situaes: corrente variando quando a chave fechada, corrente mantendo-se constante quando a chave est fechada e corrente variando quando a chave aberta
Grfico I

a) Observando o Grfico I, e supondo que os intervalos dos tempos de variao da corrente no fechamento e na abertura da chave so os mesmos, pode-se dizer que a quantidade de carga que passa numa seo transversal dos fios condutores do circuito so idnticos durante o fechamento e durante a abertura. b) No interior da espira (Esquema I) s haver um campo de induo magntica nas fases em que a corrente estiver variando. c) Nas trs fases de funcionamento do circuito (corrente variando no fechamento e abertura da chave e mantendo-se constante) o sentido do vetor campo de induo magntica no sofrer variao. d) O grfico da corrente em funo do tempo impossvel, pois o ampermetro est ligado de maneira incorreta, e por isso a corrente no circuito ser sempre nula, mesmo com a chave fechada. 20. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:

M3 descobre partculas de gua na Lua


2009-09-24

Os investigadores recorreram a dados fornecidos pelo Moon Mineralogy Mapper ou M3, um instrumento da Nasa transportado a bordo do Chandrayyan-1, o primeiro satlite indiano a ser colocado em rbita lunar. Este instrumento de cartografia mineralgica da Lua analisa a reflexo da luz do sol sobre a superfcie lunar com o objetivo de determinar a sua composio. A luz refletida em comprimentos de ondas diferentes, de acordo com a natureza dos minerais. A partir da os cientistas podem utilizar estas variaes para determinar a composio da camada superior do solo da Lua. Um comprimento de onda luminoso detectado pelo M3 indica a existncia de um elemento qumico que liga o hidrognio e o oxignio. Os autores deste trabalho, que ser publicado na Science de 25 de Setembro, defendem que isso prova a existncia de gua, formada por dois tomos de hidrognio ligados a um tomo de oxignio.
Domingo, 1 de Novembro de 2009
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=35276&op=all

a) A inrcia do satlite Chandrayyan-1 em rbita da Lua diferente daquela verificada na Terra. b) O instrumento M3 analisa a reflexo da luz do Sol sobre a superfcie da Lua e, sendo assim, supondo que parte da energia luminosa seja absorvida pelos minerais da superfcie, ento os comprimentos de ondas associados aos ftons detectados por M3 sero menores do que aqueles antes da incidncia na superfcie lunar. c) O envio dos dados analisados por M3 para a Terra ocorre atravs de ondas, cuja velocidade no vcuo a mesma da luz. d) A luz refletida pela superfcie da Lua possui ngulo de reflexo diferente do ngulo de incidncia, j que o fenmeno est ocorrendo num ambiente diferente do encontrado na Terra.
UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

9
21. Petrobras: Explorao de petrleo em guas profundas [...] A Petrobras referncia internacional na explorao de petrleo em guas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia prpria, pioneira no mundo, sendo a lder mundial deste setor [...] [...] Em 2007 a Petrobras mantm o recorde mundial de profundidade em perfurao no mar, com um poo em lmina dgua de 2.777 metros [...]
Fonte: http://wiki.advfn.com/pt/Petrobras:Explora

Com base na informao de profundidade recorde contida no texto, e considerando a acelerao da 2 3 3 5 2 gravidade 10 m/s , a densidade da gua 10 kg/m e presso atmosfrica 1,0.10 N/m , analise as proposies a seguir: I. Para esse tipo de explorao, sero inadequados aparelhos que resistam no mximo uma presso absoluta de 250 presses atmosfricas. II. Na profundidade recorde de explorao, dois instrumentos de volumes idnticos, mas constitudos de materiais de densidades diferentes sofrero empuxos diferentes. III. Se um instrumento usado na explorao, emitir na gua um sinal de luz LASER, a velocidade dessa luz a mesma verificada se estivesse no ar. IV. Se, na profundidade recorde, um dos instrumentos gerar uma onda sonora, a velocidade do som gerado nesse meio ser menor do que sua velocidade se estivesse no ar. Aps a anlise das proposies, o correto est em: a) b) c) d) I, II, III, IV. I e III, apenas. II e IV, apenas. I, apenas.

QUMICA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 22 A 26, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si trs grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele prprio: a super povoao, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruio do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, visto sermos ns a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivao.
Jacques Yves Cousteau (1910-1997)

22. A poluio da gua, aliada a outros fatores, uma das principais causas da escassez desse recurso natural do planeta. Estima-se que, se houver outra guerra mundial, ela ser causada pela disputa de gua potvel. Um artifcio para se ter um controle simples da poluio da gua potvel a adio de produtos qumicos, como o hipoclorito de sdio ou o hidrxido de clcio. As frmulas qumicas destas substncias so, respectivamente, a) b) c) d) NaC e Ca(OH)2 NaCO e CaOH NaCO e Ca(OH)2 NaC e CaOH

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

10
23. Para produzir uma tonelada de papel so necessrios 3 toneladas de madeira, 100.000 litros de gua e 5.000 kW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, so usados apenas 2.000 litros de gua, 2.500 kW de energia e nenhuma outra rvore ser derrubada. A reao de formao da celulose a partir da -glicose est abaixo demonstrada.

-glicose

Celulose

O total de tomos de carbono primrios e o nmero de ismeros ticos apresentados pela -glicose so, respectivamente: a) 2 e 5 b) 2 e 32 c)1 e 32 d) 1 e 5 a soma dos coeficientes de balanceamento de: d)14

24. Na reao Fe + HNO3 Fe(NO3)2 +NO + H2O a) 20 b)18 c)15

25. Observando uma tabela com as propriedades fsicas de alguns compostos orgnicos, identificam-se os dados a seguir para compostos I, II e III. Estes compostos so etanol, propanol e hexano, no necessariamente nessa ordem. Os compostos I, II e III so, respectivamente, a) etanol, hexano e propanol. b) etanol, propanol e hexano. c) propanol, hexano e etanol. d) hexano, etanol e propanol.

26. Se um arame de ferro for aquecido em uma chama ao ar, a nica alterao percebida ao final da reao o escurecimento de sua superfcie. Porm, quando colocamos na mesma chama em presena de ar, um pedao de bombril (esponja de ferro metlico), observamos que a reao prossegue, mesmo quando a esponja retirada da chama, desprendendo fagulhas luminosas e, ao final da reao, a esponja fica escura e quebradia. O escurecimento do bombril e do arame devido formao do xido de ferro II atravs da reao: a) Fe(s) + 1/2 O2(g) Fe2O3(s) b) Fe(s) + 1/2 O2(g) Fe2O(s) c) FeO(s) + 1/2 O2(g) Fe2O3(s) d) Fe(s) + 1/2 O2(g) FeO(s)

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

11

BIOLOGIA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 27 A 31, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 27. A legislao brasileira aprovou a legalizao da pesquisa com clulas-tronco embrionrias, embora contra a posio de alguns parlamentares que se apoiavam na premissa de que a vida humana comea na fecundao.
(Adaptado do jornal Folha de S.Paulo de 29.05.2008).

As clulas em questo: a) so indiferenciadas com grande capacidade de realizar divises mitticas. b) so semelhantes s clulas meristemticas vegetais em seu alto ndice de diviso meitica. c) apresentam intensa capacidade de reproduo em todos os estgios do desenvolvimento dos animais, tal como nos vegetais. d) so incapazes de originar novos tecidos. 28. O processo de formao de gametas ocorre por gametognese. O esquema abaixo simboliza fases de um dos tipos desse processo. Analise-o e assinale a alternativa correta: I. Ocorre mitose nas clulas das fases A e B. II. Ocorre meiose ns clulas das fases C e D. III. As clulas I e II so diplides e III e IV so haplides. IV. O processo representado a espermatognese V. O perodo de diferenciao est representado por D. O correto est em: a) b) c) d) I, III e V, apenas. II, III e IV, apenas. II, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.

29. A produo de urina mais concentrada pelos rins consequncia da ao do hormnio ... a) b) c) d) Ocitocina, que atua na contrao dos tbulos renais. Tiroxina, que elimina o excesso de gua pelos rins. ADH, que atua nos tbulos renais e promove uma maior reabsoro de gua pelos rins. ACTH, que promove maior eliminao de gua pelos rins.

30. ... O albinismo pode ficar escondido em muitos indivduos assintomticos por muitas geraes. Pardos, negros, ndios e brancos podem carregar o alelo por anos, at encontrarem um parceiro que tambm tenha o alelo. O gene que determina o albinismo precisa ser combinado a outro igual para que a caracterstica aparea. O que pode acontecer com os descendentes de um casal com genes Aa? (Adaptado da Revista Galileu, n 207-outubro/2008) . a) b) c) d) todos sero albinos. todos tero cor da pele normal. 75% sero normais e 25% albinos. 75% sero albinos e 25% normais.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

12
31. O cip-chumbo (Cuscuta sp) e a erva-de-passarinho (Struthantus flexicaulis) so plantas parasitas de outras plantas porque retiram da planta hospedeira o seu alimento. Sobre esse assunto, coloque V ou F ao lado de cada afirmativa, conforme estejam certas ou erradas: I. ambas pertencem mesma espcie embora apresentem gneros distintos. II. ambas pertencem ao mesmo gnero porm so de espcies diferentes. III. 1 extrai a seiva elaborada da planta hospedeira por meio dos haustrios. IV. 2 extrai substncias inorgnicas da planta hospedeira. V. 1 no apresenta clorofila nas folhas e 2 tem folhas clorofiladas. Na sequncia de cima para baixo, o correto est em: a) b) c) d) V, V, V, V, V F, F, V, V, V F, V, F, F, V V, F, F, V, V
1 2

HISTRIA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 32 A 38, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 32. A palavra acrpole normalmente significava o centro das cidades na antiguidade. A mais famosa a de Atenas, uma acrpole erguida no alto de uma colina por volta de 450 a. C. e dedicada deusa Atena. De suas estruturas em runas, ainda esto de p: o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrpole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nik, simblico da harmonia do estado de Atenas. Sobre esta acrpole e seu papel nas relaes de poder, em Atenas antiga, correto afirmar que: a) sua posio elevada tem tanto valor simblico de elevar e enobrecer os valores humanos, como estratgico, pois dali a cidade poderia ser melhor defendida. b) seus templos, grandes praas pblicas, estdios e palcios significavam o desnvel social e poltico reinante na cidade de Atenas de 450 a. C. c) sua localizao sobre um rochedo e sua principal deusa, Atena, significavam o poder que esta entidade mtica exercia sobre a natureza, especialmente por fazer florescer oliveira nas rochas. d) tanto o Erecteion, quanto o Templo de Atena Nik significavam o poder do campo sobre a cidade no mundo ateniense antigo. 33. As heresias nasceram com o cristianismo, todavia, no contexto do final da Idade Mdia, com a Reforma e a Contra-reforma religiosa, os papas cristos estabeleceram regras rigorosas de conceituar e punir os diversos casos de heresia, criando inclusive um tribunal especfico para isto: o tribunal da inquisio. Juridicamente, a inquisio e a Igreja Catlica julgavam herticos os: a) cristos recm convertidos, os pobres e camponeses que no sabiam rezar de acordo com os preceitos da alta hierarquia catlica, os maons e os adeptos de seitas como os anabatistas e os arianos. b) que acreditavam em crenas no catlicas como os mulumanos, os judeus e os protestantes de todos os tipos. Internamente, contudo, a Igreja Catlica era bastante tolerante com suas vrias tendncias. c) que corrompiam os sacramentos, os excomungados, aqueles que comentavam a bblia de forma diferente dos que estabeleciam os cnones catlicos e os que fundavam ou seguiam outras seitas e/ou religies. d) que compreendiam a f de forma diferente do Papa, os que acreditavam apenas em Deus, mas no nos santos e santas catlicos e aqueles que no sabiam ler nem escrever e assim, no poderiam ler a bblia, condio primordial para se tornar um bom catlico.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

13
34. Na Inglaterra do sculo XVII, os tecidos de algodo eram importados da ndia. Um sculo mais tarde a Inglaterra no apenas produzia algodo para abastecer seu mercado interno, mas tambm se tornava uma grande exportadora de tecidos. Para isto ocorreu uma Revoluo na indstria local que se caracterizou pelo (a): a) incentivo alfandegrio com altas tarifas para a importao de tecidos prontos, desenvolvimento da maquinaria (fiandeiras) movidas pelo vapor, aprimoramento no sistema produtivo e a criao de leis para obrigar os trabalhadores a abandonarem o campo e migrarem para as cidades. b) migrao estrangeira, especialmente norte-americana, grande incentivo ao trabalho assalariado e a tarefas manuais e artesanais, criao de leis de promoo exportao com reduo das taxas e desvalorizao da moeda. c) desenvolvimento da maquinaria (movida exploso e diesel), criao de um parque industrial com abundncia de trabalhadores vindos da expulso do campo devido perseguio poltica e religiosa. d) criao de leis de incentivo importao de algodo e exportao de tecidos, desenvolvimento da maquinaria, especialmente do setor de transporte com incentivo ao setor de transporte com a criao de rodovias para o escoamento da produo. 35. O ano de 1989 foi repleto de mudanas. Na Romnia, o ditador comunista foi preso, julgado, condenado e executado por genocdio, apropriao de bens pblicos e danos economia nacional. Na Tchecoslovquia, manifestaes populares levaram queda do regime comunista. J na Alemanha Oriental, os protestos foram to intensos que acabaram por destruir o antigo muro que separava a Alemanha comunista da capitalista. Todos estes episdios fizeram parte de um movimento maior definido pelo (a): a) fim das disputas entre os blocos comunista e capitalista com o enfraquecimento da antiga URSS diante do poderio nuclear dos EUA que, na Era Reagan, construram um arsenal monumental intitulado de projeto Guerra nas Estrelas. b) fim do regime capitalista russo com o colapso da economia sovitica e manifestaes de rua que levaram queda do ditador Mikhail Gorbachev nos anos de 1980 e a implantao da primeira eleio livre na Rssia desde 1917. c) colapso do comunismo na antiga URSS com a implantao de uma democracia com voto direto na Rssia e o nascimento de movimentos sociais como os da Romnia e da Alemanha, antigas colnias russas na sia e Europa. d) desestruturao do bloco socialista liderado pela antiga URSS depois das reformas polticas (Glasnost) e econmicas (Perestroika) institudas por Mikhail Gorbachev nos anos de 1980. 36. Estudos histricos mais recentes apontam a entrada dos escravos africanos na Amaznia no final do sculo XVIII atravs da ao da Companhia de Comrcio do Maranho. As razes da mo de obra escrava nessa regio, deve-se: a) ao trfico negreiro que gerava muitos recursos e dificuldade da obteno da mo de obra indgena em virtude de sua resistncia e da forte oposio dos religiosos explorao indgena. b) aos africanos, por j vivenciarem a escravido na frica, esboavam pouca resistncia ao trabalho compulsrio a que eram submetidos. c) escravido indgena, abolida pelo Marqus de Pombal, no incio dos anos 70 do sculo XVII que aumentou a necessidade da mo de obra africana nas lavouras da Amaznia. d) s ordens religiosas, expulsas por ordem do Marqus de Pombal, que desenvolviam um trabalho de catequese entre as populaes nativas da regio e depois em relao aos negros.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

14
37. O samba da dupla Ataulfo Alves e Wilson Batista, Oh! Seu Oscar, foi sucesso no carnaval de 1940 na voz de Ciro Monteiro. Esse samba uma: a) afirmao da ideologia trabalhista pregada pelo Estado Novo, que exalta o trabalho e o trabalhador brasileiro. b) associao do trabalho a sacrifcio, cansao e martrio, se contrapondo ideologia do trabalhismo presente no Estado Novo. c) negao vida bomia, pois a mulher de seu Oscar no aguentou a vida de orgia do marido e o abandonou, o que reforava a necessidade do trabalho pelo governo Varguista. d) exaltao vida de um trabalhador do porto que trabalha muito para dar conforto mulher e destacado pelo governo de Vargas como um exemplo a ser seguido pelos demais trabalhadores. 38. Com o fim do regime ditatorial e a instituio da anistia, em 1979, milhares de brasileiros que tiveram seus direitos civis cassados, puderam comear a voltar a viver novamente e, com a formao da Comisso de Anistia, desde 2002, em todo o pas, muitas famlias destes perseguidos polticos vislumbraram a possibilidade de receber indenizao pelos danos fsicos, financeiros e at psicolgicos impostos pelo perodo da ditadura militar aos opositores do regime.
(O Liberal, 1 de novembro de 2009, p.18- Caderno Atualidades)

Oh! seu Oscar Cheguei cansado do trabalho, Logo a vizinha me falou Oh! Seu Oscar, ta fazendo meia hora. Que tua mulher foi-se embora E um bilhete deixou O bilhete assim dizia: No posso mais Eu quero viver na orgia! Fiz tudo para ver seu bem estar At no cais do porto eu fui parar Martirizando meu corpo noite e dia Mas tudo em vo, ela da orgia.

Os opositores do regime mencionado, que tiveram seus direitos cassados, foram acusados de: a) subversivos com tendncia fascista, pois tinham relaes com as ainda existentes ditaduras em Portugal e Espanha. b) participarem de um plano de tomada de poder, que implantaria uma repblica sindicalista, seguindo o modelo Argentino, do cone Pern. c) incitarem o povo contra os militares, promovendo passeatas e manifestaes de protestos nas vrias capitais do Brasil. d) ameaarem a ordem constituda no pas, ou seja, o regime democrtico, implantando o comunismo.

GEOGRAFIA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 39 A 45, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 39. No incio da dcada de 2001, uma nova sigla surge no mundo econmico, os BRICS, denominao dada a um grupo de pases gigantes, de economia emergente e grande populao absoluta: Brasil, Rssia, ndia e China, cujo crescimento econmico poder incomodar no futuro os pases ricos. Sobre estes pases, correto afirmar que: a) um interesse comum os une, a busca por uma posio relevante na Nova Ordem global, que reflita o peso ganho pelas economias emergentes nos ltimos anos, e o que elas devem ganhar. b) h semelhanas entre eles, o elevado crescimento econmico e as vastas reas disponveis para a expanso agrcola, principalmente na China e na Rssia, cujos territrios possuem vastos espaos com clima apropriado e a base da economia a agricultura. c) o nvel de desenvolvimento tecnolgico e econmico o mesmo nesses pases, inexistindo bolses de misria em seus interiores, principalmente na ndia, que possui uma harmonia na distribuio das atividades produtivas no seu territrio e, tambm, na qualidade de vida de suas populaes. d) h semelhana entre eles, o regime poltico-econmico, economia capitalista e democracia plena, sem interveno do Estado na economia. Estes pases so polos econmicos nos seus respectivos continentes.
UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

15
40. Feudos Modernos Um mundo que amplia as redes de transporte e derruba barreiras circulao de mercadorias ergue muros contra o livre trnsito de pessoas.
TONELLO, Mrcia Nogueira. Atualidades Vestibular 2010.Ed Abril.2009.pag 161.

No contexto da citao acima, verdadeiro afirmar que: a) a mais emblemtica barreira livre circulao de pessoas a famosa cerca erguida na fronteira do Mxico com os Estados Unidos, embora estes pases faam parte do mesmo bloco econmico, o NAFTA, tenham como lngua oficial o ingls, alm de possurem processos histricos saxes de formao do territrio e da populao. b) para conter a entrada de africanos em solo europeu, altos muros foram construdos, cercando Ceuta e Melilla, enclaves espanhis localizados em Marrocos, uma das principais rotas de migrao da frica para a Europa.Este movimento migratrio diminuiu bastante nos ltimos anos, fato relacionado s melhorias do setor produtivo em grande parte dos pases africanos, especialmente os do norte, onde se localiza Marrocos. c) no Rio de Janeiro, o governo estadual vem construindo muros sob a alegao de limitar a expanso das favelas em direo s reas de matas; chamados de ecolimites, so eficientes na conteno dessa expanso como tambm na significativa diminuio da violncia e do trfico de drogas nessas reas protegidas. d) os pases da Unio Europia que, durante sculos constituram polos de atrao de imigrantes de todos os continentes, nos tempos atuais endurecem a legislao contra a imigrao e, com a crise econmica mundial, cresce a hostilidade aos estrangeiros, a xenofobia, uma espcie de muro invisvel, que podero constituir concorrentes no mercado de trabalho. 41. A tirinha ao lado tem como tema diferenas comportamentais e tecnolgicas entre geraes, reforando caractersticas do atual meio tcnico cientfico-informacional A partir de sua interpretao e de seus conhecimentos sobre a temtica, verdadeiro afirmar que: a) apesar das intensas transformaes ocorridas no espao mundial com os avanos tecnolgicos e informacionais, a maioria das sociedades contemporneas mantm de maneira intensa hbitos e costumes que absorveram de geraes anteriores. b) os lugares com suas respectivas sociedades (http://clubedamafalda.blogspot.com/2007) ganharam novas dimenses, contedos, profundidades e tornaram-se mais densos em objetos e aes, com mudanas cotidianas na vida das populaes, tanto das cidades como das reas rurais. c) as transformaes, tanto tecnolgicas como comportamentais, ocorridas no tempo presente esto em todos os lugares, tendo dimenses mundiais e homogneas, atingindo com igual intensidade os diversos continentes, pases e regies. d) os avanos tecnolgicos se fazem presentes em vrios ramos das atividades produtivas porm, com mais intensidade nos meios de comunicao, que atuam acentuadamente na construo de uma nova realidade cultural, aniquilando totalmente as identidades regionais.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

16
42. Leia o texto abaixo Severino Silva de 22 anos teve muito mais sorte que seu pai. No incio da dcada de 1980, Francisco Silva se cansou da vida dura de lavrador nas plantaes de algodo no serto nordestino e partiu para So Paulo. Sem instruo e qualificao profissional, Francisco no conseguiu emprego e teve que voltar para o Serto. Seu filho (Severino) no vai precisar sair de seu torro natal para conseguir emprego numa fbrica de roupas. As indstrias esto chegando ao Serto.
(Folha de So Paulo, Caderno Cotidiano 2006.)

Ele narra a histria de nordestinos como Severino e Francisco e evidencia duas fases distintas da organizao do espao industrial brasileiro. Sobre estas fases, verdadeiro afirmar que: a) na dcada de 1980 havia uma centralizao industrial no Centro-sul, principalmente em So Paulo, cujo mercado de trabalho absorvia com facilidade a mo de obra migrante e sem qualificao, haja vista que este setor ainda no exigia grande especializao profissional para obteno de emprego. b) embora as mesmas apresentem caractersticas diferentes no que diz respeito, principalmente, concentrao industrial, So Paulo, em especial a capital, ainda continua como o grande vetor migratrio para quem procura emprego no setor industrial. c) atualmente ocorre significativa desconcentrao industrial no territrio brasileiro, sendo o Nordeste uma das regies de forte recepo de unidades fabris, fato favorecido por uma srie de fatores, entre eles a iseno fiscal que alguns estados e/ou municpios oferecem para as indstrias que chegam regio. a chamada guerra dos lugares. d) a partir da dcada de 1990, a desconcentrao industrial no pas vai se intensificar, apoiada pela maior abertura econmica e pelo desenvolvimento tcnico-cientfico (informtica e comunicao), sem esquecer das mudanas constitucionais de 1988. Com esta desconcentrao, a Amaznia passa a ser o principal polo de atrao s unidades fabris, sendo que, nos dias atuais, a indstria marca o perfil econmico regional amaznico. 43. A questo amaznica sempre colocou o Brasil no foco das potncias imperialistas. Por isso, ao longo do tempo, o Estado brasileiro elaborou vrias estratgias geopolticas para um melhor controle de suas fronteiras. Invariavelmente, valeu-se do binmio segurana e desenvolvimento razo de ser de muitos projetos dos governos militares e princpio que fundamenta a geopoltica brasileira.
TAMDJALAN, James Onnig e MENDES, Ivan Lazzari.GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. Estudos para a compreenso do espao. So Paulo. FTD.2005.p 219.

Dos assuntos comentados no texto acima, verdadeiro afirmar que a) um agravante da questo da segurana das fronteiras setentrionais do Brasil, que preocupa o governo, a instabilidade poltica da vizinha Colmbia, que tem parte de seu territrio controlada por grupos guerrilheiros e narcotraficantes que, aliado presena de florestas densas e vrios cursos fluviais, tornam frgeis nossos limites com este pas, possibilitando a entrada de produtos ilegais, entre eles, a cocana. b) a cobia internacional que a Amaznia desperta se deve, em grande parte, a sua extraordinria biodiversidade; da as presses internacionais que o pas sofre, voltadas para a preservao e conservao do ecossistema amaznico. Tais presses tm forado o governo a aes mais efetivas na questo do desmatamento, que tem diminudo drasticamente, principalmente no chamado arco do desmatamento. c) durante os governos militares, a ao do Projeto Sipam/Sivam conseguiu uma srie de informaes privilegiadas, atravs de modernas tecnologias que facilitaram um melhor controle e fiscalizao de aes ilcitas, conseguindo com isso fortalecer a presena nacional ao longo da fronteira amaznica, diminuindo consideravelmente a vulnerabilidade do territrio nacional. d) uma das aes governamentais recentes e de resultados positivos foi o Projeto Calha Norte, pois a ocupao militar atravs da criao de pontos fixos de fiscalizao ao longo de todas as fronteiras setentrionais protegeu no apenas a nossa soberania mas, principalmente, as naes indgenas que vivem nessas reas, a exemplo dos Ianomamis.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

17
44. O espao regional amaznico, anterior dcada de 1960, apresentava poucas transformaes e, entre suas caractersticas, destacavam-se a baixa densidade demogrfica, grandes reas de florestas preservadas, intensa prtica de atividades tradicionais, entre elas, o destaque para o extrativismo vegetal e para a agricultura de subsistncia. Hoje este espao regional pode ser caracterizado como uma regio que apresenta: a) base econmica agrcola, com grandes reas de monocultura comercial de gros, cuja produo destinase principalmente ao mercado externo, e um destaque especial para a fruticultura de espcies nativas da regio que, atualmente, tem grande aceitao no mercado nacional e internacional, a exemplo do aa e da castanha-do-par. b) significativas modificaes das paisagens naturais, com aumento contnuo de reas degradadas / alteradas e a desorganizao das atividades tradicionais, relacionadas especialmente ao de grandes investimentos econmicos, como os Projetos mnero-metalrgicos, de energia e de agropecuria e ainda a ao predatria da explorao de recursos florestais. c) perfil extrativista mineral exportador, com intensa explorao dos recursos minerais, em especial ferro, mangans, bauxita e, mais recentemente, o cobre. Esta atividade tem contribudo para melhorar o padro de vida dos povos da floresta, uma vez que as empresas responsveis por essas exploraes tm respeitado no s o territrio, mas tambm as culturas locais. d) intenso dinamismo industrial, considerando-se o contexto territorial brasileiro, com forte concentrao na poro ocidental da regio, devido aos altos investimentos pblicos na Zona Franca de Manaus, principal polo industrial siderrgico e automobilstico da Amaznia. 45. A relao histrica entre as cidades e os rios na Amaznia apresenta uma forte dimenso geogrfica, responsvel por expressar material e simbolicamente em suas paisagens e em seus espaos-concebido, vivido e percebido (...) determinadas particularidades construdas atravs de uma multiplicidade de usos e formas de apropriaes, relacionadas s necessidades de produo econmica e de expresses sociais com fortes apelos culturais ligados/associados ou no s singularidades locais e s particularidades regionais.
(TRINDADE JR, S; SILVA, M.A. P; MALHEIRO, B. C. P. Belm, a cidade e o rio: uma apresentao do tema. In: TRINDADE JR, S;SILVA, M.A. P (Orgs.). Belm: a cidade e o rio na Amaznia. Belm: EDUFPA, 2005. p. 9)..

No caso de Belm entre as formas de apropriaes/intervenes mais recentes que atingem diretamente sua orla, podem ser citada (s): a) a construo do Mercado de Ferro do Ver-o-peso, centro de comercializao de pescado e mariscos provenientes do interior do estado, especialmente das cidades ribeirinhas . b) a instalao de indstrias, ao longo da faixa costeira da baa do Guajar e do furo do Maguari, obedeceu um planejamento ambiental, evitando impactos e degradaes na rea apropriada. c) aquelas voltadas para o entretenimento e o lazer, denominadas janelas para o rio, realizadas pelo governo estadual e municipal, a Estao das Docas e projeto Ver-o-rio, respectivamente, com aes e concepes bem diferenciadas quanto aos projetos urbansticos e funcionalidades. d) revitalizao de toda a orla da Estrada Nova, desde a rea do Mangal das Garas at o Terminal Turstico da Praa Princesa Isabel, com instalao de novos portos bem equipados que substituram plenamente a rea porturia central localizada na Baa do Guajar, nas imediaes do Ver-o-peso.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

18

ESPANHOL
Tras leer atentamente el texto, marcar la alternativa correcta en las cuestiones 46 a 50. No te apetecera 'personalizar' tus electrodomsticos? Cada vez ms, la tendencia que impera a la hora de decorar una casa es la personalizacin de todas y cada una de sus partes. Prueba de ello es la colocacin de los vinilos sobre las paredes, los electrodomsticos de colores, las imgenes y fotografas personales en tazas y cojines, etc. Sin embargo, si esto te parece poco, o incluso ya lo ves como algo de lo ms comn, te proponemos que te arriesgues todava ms y te decidas a personalizar al 100% toda tu cocina cmo? Mira lo que te traemos hoy Tu foto en la nevera a tamao real Seguramente, tu capacidad econmica no te permitir comprar esas preciosas neveras de estilo retro y mltiples colores, y lo de tener una nevera o una lavadora blanca, como las de toda la vida, tampoco te seduce demasiado. Pues bien, ha llegado tu momento. Desde hace algn tiempo existen empresas especializadas en decorar los electrodomsticos dndoles un aire divertido e incluso travieso a las cocinas. Generalmente ellos mismos tienen un catlogo para que decidas que tipo de dibujo, fotografa o motivo prefieres, el que vaya ms acorde con tu personalidad, pero tambin te ofrecen la opcin de que seas t misma la que des rienda suelta a la imaginacin y propongas tus propios diseos. Electrodomsticos con vida Incluso si eres especialmente narcisista y te encanta mirarte en el espejo, por qu no colocar una imagen sobre la nevera que te alegre el da? Cualquier cosa es posible y lo mejor es que, aunque es un capricho y todo capricho se paga, no tienen unos precios desorbitados. Generalmente, este tipo de empresas ofrecen sus servicios a travs de Internet, y lo nico que debes hacer es darles el modelo y las medidas del electrodomstico que te has decidido a cambiar para que ellos mismos se encarguen de todo. Redecorar tu cocina es mucho ms sencillo de lo que podras haber imaginado. Darle vida, originalidad y sobre todo ese toque especial que siempre has deseado brindarle a tu casa. No te lo pienses. Un simple vinilo sobre los electrodomsticos de tu cocina dar alegra a esta parte de la casa, sobre todo si no tienes la posibilidad de cambiarlos, y a un precio ms acorde con los presupuestos en poca de crisis. A qu ests esperando? Elige tus dibujos ya!
Un electrodomstico para escribir los mensajes que desees. Foto: Original House.
Colectado y adaptado de http://www.hola.com/decoracion/2009100910692/electrodomesticos/cocina/diseno/1/

46. La frase No te apetecera 'personalizar' tus electrodomsticos? es una/un: a) Excusa b) Pedido c) Orden d) Invitacin 47. Segn el texto, la tendencia al decorar una casa es: a) Seguir reglas rgidas de decoracin. b) Personalizar la decoracin. c) Llenar de vinilos antiguos las paredes de la casa. d) Tener un electrodomstico de cada color. 48. El/la lector(a) del texto a) no puede gastar mucho en decoracin. b) es una persona con mucho dinero. c) slo compra neveras blancas. d) compra por impulso.

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

19
49. Es difcil conseguir los electrodomsticos sugeridos en el texto? a) S, porque no se sabe la exacta direccin de la calle. b) No, porque las empresas que los hacen son encontradas en Internet. c) Claro que s porque eso es capricho y caprichos son caros. d) No, es muy sencillo: basta pegar unos vinilos en las paredes y ah est. 50. Hay una preocupacin muy actual a lo largo del texto. Cul? a) No deshacerse de las neveras de la casa. b) Comprar electrodomsticos que ahorren energa. c) La crisis econmica que asola el mundo desde hace un tiempo. d) Reciclar con basura todo lo que est viejo.

INGLS
READ THE TEXT BELOW AND ANSWER QUESTIONS 46 50.

When Patients Feel Abandoned by Doctors


By PAULINE W. CHEN, M.D. Published: March 12, 2009

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

During my surgical training, I was taught never to abandon a patient, no matter how difficult the operation or how complex the clinical course. As one senior surgeon put it, Once you lay your hands on a patient, that patient is yours. At the time, I embraced the idea of sticking with my patients and believed it was the fundamental value of my chosen field. Since then, however, I have learned two things. First, that every physician, no matter his or her specialty, is taught the same thing. And second, that despite our long-held belief that doctors should never abandon their patients, many of us have already done so. This week, The Archives of Internal Medicine published the results of a study from Seattle that examined feelings of abandonment at the end of life from the perspective of patients, caregivers, nurses and physicians. Investigators from the University of Washington and the Fred Hutchinson Cancer Research Center followed 55 patients with terminal diseases in the year leading up to their death, as well as the dozens of family caregivers, nurses and physicians involved in their care. Most striking, and perhaps most poignant, were the discrepancies the investigators found between doctors and patients. While the doctors were aware that dying patients might feel abandoned and even took what they believed were steps to prevent it, patients and their caregivers continued to feel abandoned by their doctors both in the period leading up to and at the time of death. One reason, according to study investigators, was that physicians were unaware of the importance for patients, and caregivers, of closure. A sense of closure helped mitigate any feelings of abandonment, they found. And efforts to achieve closure could range from openly acknowledging that a visit might be the last with the patient, to calling the family or sending a condolence note after death. We talk a lot about the professional value of non-abandonment, Dr. Back said to me, referring to the ideal of staying with ones patients up until the very end. But we dont teach this value effectively. There are clearly doctors who arent aware of the tremendous therapeutic value of their presence, even on the phone. And then I think there are doctors who are worried about how they will manage their emotions, so they keep things at arms length. Communication skills can be taught, he continued. Theres a whole set of skills involved learning about your own responses to patients and how you are with them. The more expertise you have managing patients and yourself, the closer you can be without running into problems.

46. The text implies that there is a problem between doctors and, a) b) c) d) All of their patients None of their patients Some of their patients Their dead patients

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

20
47. According to the writer, doctors should a) b) c) d) Get along well with their patients Leave their patients alone Stick with their patients till the end Treat their patients

48. The writer believes the problem between doctors and patients is caused by a feeling of a) b) c) d) Abandonment Stress Indifference Inefficiency

49. A synonym for the expression to keep things at arms length in line 25 is a) b) c) d) Check on things Anticipate things Solve things Control things

50. How many affixes are there in the word non-abandonment: a) b) c) d) One Two Three None

UNAMA Processo Seletivo 2010 / 1

S-ar putea să vă placă și