Sunteți pe pagina 1din 4

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

Matemtica 6 Ano Isometrias

Nome completo ___________________________________________________________ Turma: _____N ____

Ficha de Trabalho Isometrias


1- Observa as figuras e responde:

1.1- Utilizando os nmeros das figuras indica os transformados da figura 1 por: a) uma por translao; b) uma por rotao de centro C; c) uma por reflexo.

2- A figura 3 um transformado da figura 1 por composio de isometrias. Justifica a afirmao indicando as isometrias desta composio.

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

3- Considera as figuras seguintes:

3.1 - Utilizando os nmeros das figuras indica os transformados da figura 1 por: a) uma por translao; b) uma por rotao com sentido positivo de centro C; c) uma por reflexo. 4- A figura 4 um transformado da figura 1 por composio de isometrias. Justifica a afirmao indicando as isometrias desta composio.

5- Considera as figuras A,B,C e D que se seguem:

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

6- Considera as figuras A e B

Copia para o teu caderno as figuras A e B e os Pontos O e C e a reta r e constri: 6.1- O transformado por rotao em O, de 90, de sentido negativo, da figura A, seguida de uma translao vertical descendente de 3 quadrculas. 6.2 O transformado por reflexo da figura B segundo o eixo e, seguida de uma rotao de centro em C, de 180, no sentido positivo. 6.3 O transformado por translao horizontal de 14 quadrculas para a direita, da figura A, seguida de uma reflexo segundo o eixo r.

O Professor Raul Ferreira

S-ar putea să vă placă și