Sunteți pe pagina 1din 4

RECURSOS NATURAIS Recurso natural tudo aquilo que o Homem retira da natureza para satisfazer as suas necessidades.

. Podem ser classificados quanto: - sua finalidade e/ou origem (Energticos, Hdricos, Biolgicos e Minerais); - sua capacidade de reposio na Natureza (Renovveis e No renovveis). Recursos Renovveis a sua capacidade de reposio elevada. Possuem uma velocidade de renovao superior quela com que so consumidos, pelo que no se esgotam (inesgotveis). Recursos No Renovveis capacidade de reposio baixa. A velocidade com que so repostos inferior com que so consumidos, podendo esgotarem-se (esgotveis).

Recursos hdricos
Correspondem gua disponvel para consumo humano. A gua utilizvel pelo Homem apenas 0,0075% de toda a gua do planeta! um recurso, partida, renovvel. A gua potvel tem vindo a diminuir no Planeta devido a: o Consumo em excesso o Poluio Atividades em que a gua consumida: o Agricultura (70%) o Indstria (20%) o Atividade domstica (10%) A gua para consumo humano tratada nas ETA Estaes de Tratamento de gua, atravs de processos como: o Decantao e filtrao; o Desinfeo; o Eliminao de poluentes; o Adio de substncias benficas. Existem vrios tipos de gua: A gua de nascente curto tempo de circulao subterrnea; baixa mineralizao; A gua mineral elevado tempo de circulao profunda; elevada concentrao de minerais; A gua mineromedicinal gua mineralizada com propriedades curativas; A gua termal gua mineralizada que atinge a superfcie a temperaturas elevadas.

Recursos minerais
So as Reservas de minerais ou rochas existentes no nosso planeta. um recurso no renovvel. As rochas so exploradas nas pedreiras e os minrios so explorados nas minas. Minrio mineral ou associao de minerais com valor econmico. A explorao dos minerais traz consequncias negativas para os ecossistemas: Poluio do solo e da gua; Impacte na paisagem; Desflorestao; Destruio de habitat.

Recursos energticos
So aqueles dos quais se pode obter energia. Podem ser renovveis ou no renovveis. * Por exemplo, urnio. Classificao Exemplos Tipo de energia Equipamento Impacte Ambiental No renovveis Combustveis Energia nuclear Central nuclear Poluio fsseis Radiao nuclear Minerais radioativos* Renovveis gua dos rios Hidroeltrica Barragens Impacte muito Vento Elica Aerogerador baixo Sol Solar Painel solar Biomassa ... Mars Ondas

Recursos Biolgicos
Referem-se aos seres vivos e s diversas utilizaes que o Homem lhes d (exceto energtica). um recurso, partida, renovvel. Atividades de explorao dos recursos biolgicos: o Pecuria; Agricultura; Silvicultura; o Caa; Pesca.

Tipo Agricola

Aquaticos

Problemas Agricultura intensiva Usos de fertilizantes e pesticidas Poluio aqutica Atividades pesqueiras

Florestais

Desflorestao Incndios

solues Rotao de culturas Produo integrada Proteo integrada Aquacultura Reduo dos barcos Tamanho mnimo de captura Quotas de pesca Limitao das artes utilizadas na pesca eciclagem do papel Uso de madeira certificada Reutilizar a madeira e o papel No fazer fogueiras na floresta

GESTO DE RESDUOS
Os resduos podem ser: agrcolas, industriais, hospitalares e domsticos (guas residuais e resduos slidos urbanos RSU) ETAR: ETAR significa Estao de Tratamento de guas Residuais. As guas residuais provenientes das casas e espaos comerciais vo para a rede de saneamento bsico para serem tratadas nas ETAR, de modo a serem libertadas depois para o maio ambiente sem provocar impacte ambiental. Nota: a gua resultante de um tratamento numa ETAR no potvel. O tratamento consiste em 3 tipos de processos: fsicos (separao de materiais e partculas, comopaus e areias), biolgicos (decomposio da matria orgnica por ao de bactrias) e qumicos(adio de cloro, por exemplo). Destino dos resduos slidos urbanos: Reciclagem Produo de novos materiais a partir de materiais usados (faz parte da poltica dos 4 Rs (Reduzir, Reutilizar, Restaurar, Reciclar); H que separar os materiais a colocar nos ecopontos (azul papel e carto, amarelo embalagens de metal ou plstico, verde vidro) ou ecocentros (papel/papelo, plstico, vidro, eletrodomsticos, madeiras e relva, etc.); A separao feita com maior rigor nos centros de triagem. Compostagem Utilizao de matria orgnica na produo de composto (fertilizante natural semelhante ao solo); Processo natural que se baseia na decomposio da matria orgnica por decompositores na presena de oxignio. Incinerao Queima de resduos, produzindo-se energia eltrica; Da queima resultam gases que so tratados antes da sua libertao e materiais slidos (escrias),que, depois de tratados, sero depositados num aterro.

Aterro sanitrio Acumulao de lixo proveniente da recolha indiferenciada e dos produtos da incinerao, em condies controladas; evitada a infiltrao de poluentes no solo porque o aterro encontra-se impermeabilizado; As guas de lixiviao so desviadas para uma ETAR, onde sero tratadas; O gs resultante da decomposio do lixo retirado para que no ocorram possveis exploses; So evitadas doenas, uma vez que, depois de uma camada de resduos, o aterro coberto com outra de terra.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
Consiste em satisfazer as necessidades das geraes atuais, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades. Como faz-lo? - Poupar e no desperdiar; - Optar por energias alternativas; - No poluir; - Aplicar os 3 ou 4 Rs. REAS PROTEGIDAS reas que permitem a preservao de ecossistemas, patrimnio geolgico, cientfico, cultural, etc. Parque Nacional rea praticamente desocupada pelo Homem e que engloba ecossistemas virgens a preservar. Ex.: Parque Nacional Peneda-Gers. Parque Natural rea semi-urbanizada, em que a interveno humana no desequilibra os ecossistemas, revelando harmonia entre o meio natural e a sociedade humana. Ex.: Serra da Estrela. Reserva Natural rea cujo principal objetivo proteger habitats muito ricos, quer em vida vegetal, quer animal. Ex.: Ilha da Berlenga. Paisagem Protegida o objetivo principal proteger uma bela e caracterstica paisagem, para que no seja destruda pela mo humana. Ex.: Lagoa das Sete-Cidades. Geomonumento ocorrncia geolgica natural que necessita ser preservada pelo facto de ter interesse cientfico, cultural, etc.

S-ar putea să vă placă și