Sunteți pe pagina 1din 12

Agrupamento de Escolas Antnio Srgio Vila Nova de Gaia 152444

Curso Profissional de Tcnico de Gesto do Ambiente

Disciplina: Projetos em Ambiente FICHA DE TRABALHO N 3

Modulo III - Higiene e Segurana do trabalho

Nome: __________________________________________________ N ____ 10 N

Sinalizao de Segurana e Sade A Sinalizao de Segurana e Sade uma condio bsica essencial de preveno dos riscos profissionais. O empregador deve implementar a sinalizao de segurana e sade na empresa como componente essencial de preveno dos riscos profissionais, associada a processos e mtodos de organizao do trabalho. O objectivo da sinalizao de segurana e sade chamar a ateno, de forma rpida e inequvoca, para as situaes que, nos espaos onde elas se encontram, conduzam a situaes de risco. A sinalizao de segurana e sade fornece indicaes ou prescries atravs de vrias formas, como sinais e placas coloridas, comunicaes verbais e sinais luminosos, acsticos ou gestuais. Estes devem estar adaptados situao que pretendem prevenir, dependendo do nvel de risco. Podem ainda agrupar-se de forma a complementar-se como reforo. A eficcia da sinalizao de segurana depende da sua localizao correcta, do nmero suficiente e do bom estado de conservao ou funcionamento. Todos os locais de trabalho devem estar providos de sinalizao, quer quer para os para trabalhadores

visitantes/utentes/clientes. A portaria que regulamenta de colocao as e

prescries

mnimas

QUALIFICAR CRESCER.

1/12

utilizao da sinalizao de segurana e de sade no trabalho a Portaria n. 1456-A/95, de 11 de Dezembro.

Os sinais agrupam-se por caracteristicas para expressarem significado


o

Sinais de Proibio Apresentam forma circular, com pictograma negro sobre fundo branco, margem e faixa (diagonal descendente da esquerda para a direita, ao longo do pictograma, a 45 em relao horizontal) vermelhas.

Estes sinais probem um comportamento susceptvel de provocar ou expor a um perigo. So exemplos:

Sinais de Obrigao Apresentam forma circular, com pictograma com fundo azul e representao em branco.Estes sinais impe um determinado comportamento, sendo reveladores de atitudes que so obrigatorias para que haja uma maior segurana. So exemplos:

QUALIFICAR CRESCER.

2/12

Sinais de Aviso Apresentam forma triangular, com pictograma negro em fundo amarelo. Estes sinais adverte sobre um perigo ou um risco, indicando algumas precaues e atenes que se devem ter e esto presentes em instalaes, aparelhos, acessos, entre outros. So exemplos:

Sinais de Salvamento ou Emergncia Apresentam forma rectangular/quadrada, com pictograma branco ou amarelo em fundo verde.Estes sinais do indicaes de sadas de emergncia ou meios de salvamento ou de primeiros socorros. So exemplos:

QUALIFICAR CRESCER.

3/12

Sinais relativos ao Material de Combate a Incndios Apresentam forma rectangular/quadrada, com pictograma branco ou amarelo em fundo vermelho. Estes sinais esto localizados nos edifcios ou junto a equipamentos de salvamento/primeiros socorros, para indicao de sada de emergncia, numa situao de incndio, de forma a garantir a aco dos bombeiros. So exemplos:

No caso da classificao de rotulagem de substncias e preparaes perigosas, existem os Sinais de Rtulos de Substncias. Apresentam rtulos. Estes significado de sinais aviso identificam e cuidado algumas no precaues a e forma quadrada ( excepo do indicador de

amianto), com pictograma negro em fundo laranja, presentes em

atenes que se devem ter com os produtos em causa, pelo que o seu manuseamento acondicionamento dos produtos. So exemplos:

QUALIFICAR CRESCER.

4/12

Sinais Luminosos

Deve utilizar-se um sinal luminoso intermitente para indicar um grau de perigo mais elevado.

A durao e frequncia da emisso de luz de um sinal luminoso de segurana deve ser de modo a garantir que este no se confunda com outras fontes luminosas.

A luz produzida deve garantir um constraste no excessivo nem insuficiente.

Os dispositivos de emisso de sinais luminosos de segurana devem ser objecto de manuteno cuidada e estar munidos de lmpadas alternativas.

Um sinal luminoso pode substituir ou complementar um sinal acstico de segurana.

Sinais Acsticos
5/12

QUALIFICAR CRESCER.

Devem ter um nvel sonoro superior ao do rudo ambiente, sem ser excessivo ou doloroso.

Devem ser facilmente reconhecidos, atravs da durao, da separao de impulsos e grupos de impulsos e diferenciveis de outros sinais sonoros e rudos ambientais.

Um sinal acstico com frequncia varivel deve indicar um perigo mais elevado ou uma maior urgncia.

O som de um sinal de evacuao deve ser sempre contnuo e estvel em frequncias.

Comunicao Verbal

Deve transmitir textos curtos, grupos de palavras ou palavras isoladas a um ou mais auditores.

Pressupe aptido verbal do locutor e suficiente capacidade auditiva dos auditores.

A comunicao verbal que substituir ou complementar sinais gestuais deve empregar palavras como INICIAR ou COMEAR, STOP, FIM, SUBIR, DESCER, AVANAR, RECUAR, ESQUERDA, DIREITA, PERIGO ou DEPRESSA, por exemplo.

Sinais Gestuais

Devem ser precisos, simples, largos, fceis de executar e de compreender. Devem obedecer aos cdigos estabelecidos. O sinaleiro deve estar situado de forma a poder seguir visualmente as manobras, sem ser por elas ameaado.

O sinaleiro no deve estar em simultneo encarregue de outras tarefas. O receptor dos sinais gestuais deve poder reconhecer facilmente o responsvel pela emisso desses sinais atravs do casaco, do bon, de mangas, braadeiras ou bandeirolas de cores vivas e de preferncia exclusivas da sua funo.

So exemplos de sinais gestuais:

QUALIFICAR CRESCER.

6/12

AMBOS OS BRAOS ABERTOS INCIO HORIZONTALMENTE, PALMAS DAS MOS VOLTADAS PARA A FRENTE

STOP

BRAO DIREITO LEVANTADO, PALMA DA MO DIREITA PARA A FRENTE

FIM

MOS JUNTAS AO NVEL DO PEITO

BRAO DIREITO ESTENDIDO PARA CIMA, SUBIR COM A PALMA DA MO VIRADA PARA A FRENTE DESCREVENDO UM CRCULO LENTAMENTE BRAO DIREITO ESTENDIDO PARA BAIXO, A DESCER PALMA DA MO VIRADA COM PARA DENTRO DESCREVENDO UM CRCULO LENTAMENTE BRAO DIREITO ESTENDIDO MAIS OU PARA A DIREITA MENOS HORIZONTALMENTE, COM A PALMA DA MO VOLTADA PARA BAIXO, FAZENDO PEQUENOS MOVIMENTOS LENTOS BRAO ESQUERDO ESTENDIDO MAIS OU PARA A ESQUERDA MENOS HORIZONTAL-MENTE, COM A PALMA DA MO VOLTADA PARA BAIXO, FAZEN-DO PEQUENOS MOVIMENTOS LENTOS

QUALIFICAR CRESCER.

7/12

Ficha de Trabalho n. 3
Observa atentamente os seguintes Sinais de Segurana e Sade.
4.

1.

2.

3.

5.

6.

7. 11.

8. 12.

9. 13.

10. 15.

14. 17.

16.

18. 21. 22.

19. 23.

20.

24.

1. Dos Sinais apresentados, indica os que so: 1.1. Sinais de Obrigao: ________________________________________________________ 1.2. Sinais de Salvamento ou Emergncia: __________________________________________ 1.3. Sinais de Aviso (de Perigo): __________________________________________________ 1.4. Sinais de Proibio: _________________________________________________________

QUALIFICAR CRESCER.

8/12

1.5. Sinais relativos a Combate a Incndios: _________________________________________ 2. Para cada Sinal apresentado, indica o seu significado: 2.1. a) gua Potvel b) gua No Potvel c) Proibio de retirar gua 2.2. a) Presena de Substncias contendo Raio X b) Presena de Substncias Txicas c) Proibio de Substncias Venenosas 2.3. a) Proibio de Usar Escadas b) Presena de Escada de Incndios c) Obrigatoriedade de Subir 2.4. a) Urgncia Hospitalar b) Presena de Posto de Primeiros Socorros c) Presena de Maca 2.5. a) Cargas Suspensas b) Cargas Pesadas c) Existncia de Grua 2.6. a) Obrigatrio usar Capacete b) Proteco Obrigatria da Cabea c) Proteco Obrigatria dos Ouvidos 2.7. a) Proibio de Apagar com gua b) Proibio de Apagar Incndios c) Zona de Incndios 2.8. a) Proibio de Fumar b) Proibio de Fazer Fumo c) Zona de Fumos 2.9. a) Obrigatrio tomar Duche b) Balnerio c) Presena de Duche de Segurana

QUALIFICAR CRESCER.

9/12

2.10. a) Proibio de Circulao de Veculos de Carga b) Alerta para a Presena de Veculos de Movimentao de Cargas c) Obrigatria a Deslocao em Veculos de Cargas 2.12. a) Proteco obrigatria de um p b) Proteco obrigatria dos ps c) Proibido andar descalo 2.13. a) Telefone para Salvamento e Primeiros Socorros b) Telefone Pblico c) Proibido usar Telefone 2.14. a) Virar Direita b) Virar Esquerda c) Direco a Seguir 2.15. a) Perigo de Electrocusso b) Proibido ligar Circuitos Elctricos c) Perigo de Trovoadas e Relmpagos/Raios 2.16. a) Telefone para Salvamento e Primeiros Socorros b) Telefone Pblico c) Telefone a usar em caso de Emergncia 2.17. a) Presena de Mangueira para Regar b) Presena de Agulheta de Incndio c) gua Potvel 2.18. a) Passadeira de Pees b) Obrigatrio passar na Passadeira c) Passagem Proibida a Pees 2.19. a) Proibies Vrias b) Perigos Vrios c) Obrigaes Vrias 2.20. a) Proibio de Fazer Lume b) Proibio de Fumar c) Proibio de Fazer Lume e de Fumar
10/12

QUALIFICAR CRESCER.

2.21. a) Proteco Obrigatria das Vias Respiratrias b) Proibio de Usar Mscara c) Presena de Poeiras 2.22. a) Presena de Garrafa de Oxignio b) Presena de Extintor c) Zona de Incndios 2.23. a) Obrigatoriedade de usar Mscara b) Proteco Obrigatria dos Ouvidos c) Obrigatoriedade de Proteger a Cabea 2.24. a) Aproximao de Cruzamento b) Hospital c) Primeiros Socorros 3. Indica o significado dos seguintes Sinais:

3.1. ____________________________

3.2. ____________________________

3.3. ____________________________ ____________________________

3.4.

3.5. ____________________________

3.6. ____________________________

3.7. ___________________________

3.7. ____________________________

4. Indica os objectivos da sinalizao de segurana e sade.


QUALIFICAR CRESCER. 11/12

____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

NO TE ESQUEAS AINDA QUE: A SINALIZAO DE SEGURANA E SADE DEVE: 1. Ter uma nica interpretao e ser clara 2. Estar localizada num stio bem visvel 3. Indicar o modo correcto de actuao 4. Estar em bom estado de funcionamento 5. Ser em nmero suficiente

QUALIFICAR CRESCER.

12/12

S-ar putea să vă placă și