Sunteți pe pagina 1din 19

Testes de Avaliao 10.

Ano

http://netxplica.com

ltima Reviso a 18.07.2011

Testes de Avaliao 10. Ano

Nveis 2 1

Tabela 1 Nmero de correspondncias assinaladas correctamente

4 ou 5 2 ou 3

Pontos 10 05 Pontos 10

Tabela 2 Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina A resposta: 4 aborda os dois tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: 3 aborda os dois tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: 2 aborda apenas um dos tpicos de referncia; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: 1 aborda apenas um dos tpicos de referncia; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. Tabela 3

Nveis

08

05

03

Descritores do nvel de desempenho no domnio da lngua portuguesa Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina

Nveis (1) 1 2 3
13 14 15

4 Nveis

2 1

A resposta: aborda os trs tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: aborda os trs tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: aborda apenas dois tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: aborda apenas dois tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: aborda apenas um dos tpicos de referncia.

11

12

13

08

09

10

06

07

08

03

04

05

Nveis

3 2 1

(1) Descritores apresentados nos critrios gerais Composio bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, ou com erros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio razoavelmente estruturada, com alguns erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio sem estruturao aparente, com erros graves de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade implique perda frequente de inteligibilidade e/ou de sentido.
http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano

Teste 1
Geologia 10 Biologia 10

Verso nica
A Geologia, os gelogos e os seus mtodos A Terra, um planeta muito especial Compreender a estrutura e a dinmica da Geosfera Diversidade na biosfera Obteno de matria heterotrofia e autotrofia Distribuio de matria Transformao e utilizao de energia pelos seres vivos Regulao nos seres vivos Crescimento e renovao celular Reproduo Evoluo biolgica Sistemtica dos seres vivos Ocupao antrpica e problemas de ordenamento Processos e materiais geolgicos em ambientes terrestres Recursos geolgicos explorao sustentada
05 05 05 05 05 05 05 15 01 02 03 04 05 05 05 05 05 05 05 05 10

x x x x X

Biologia 11 Geologia 11
01 02 03 04

GRUPO I

05 06 07 08 09 10 Subtotal (PONTOS) 01 02 03 04

GRUPO III

05 06 07 08 09 10

50 05 05 05 05 05 05 10 10

Subtotal (PONTOS) 01 02 03 04

50 05 05 05 05 05 05 10 10

GRUPO II

05 06 07 08 09 10 Subtotal (PONTOS)

GRUPO IV

05 06 07 08 09 10

50

Subtotal (PONTOS)

50

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano GRUPO I


Descoberta e actuao das auxinas Os mecanismos envolvidos nas respostas das plantas a estmulos ambientais tm sido objecto de numerosas investigaes. No sculo XIX, Charles Darwin e o seu filho Francis realizaram uma srie de experincias com sementes de aveia, sobre o crescimento de plantas luz. Estas experincias permitiram aos investigadores concluir que, quando as plntulas so iluminadas lateralmente, se transmite uma mensagem da parte superior da planta para a parte inferior, o que provoca a curvatura do coleptilo (primeira poro da plntula a emergir do solo). Em 1926, Frits Went deu seguimento s experincias de Darwin, e concluiu que as plantas se curvam graas aco de uma substncia produzida no pice do coleptilo (figura 1). Esta substncia difunde-se para o bloco de gar (figura 1 c). Quando o bloco colocado de forma descentrada no coleptilo (figura 1 d), verifica-se uma curvatura para o lado oposto ao do bloco, tal como se a planta se inclinasse em direco a uma fonte luminosa (figura 1 e). Esta curvatura seria explicada por um alongamento das clulas do coleptilo do lado oposto ao da suposta fonte luminosa. Esse crescimento dever-se-ia presena de uma substncia qumica que Went denominou auxina. Mais tarde efectuaram duas experincias (I e II), cujos resultados (ngulo de inclinao dos coleptilos) esto expressos na tabela. EXPERINCIA I Cortaram-se dois pices de coleptilo e colocou-se cada um deles sobre um bloco de gar. Um bloco foi colocado s escuras (I-A) e o outro sob luz lateral (I-B). Mais tarde, os blocos foram colocados de forma descentrada sobre coleptilos. EXPERINCIA II - Cortaram-se dois pices de coleptilo e colocou-se cada um deles sobre um bloco de gar (II-C e II-D). Um dos blocos (II-C) foi dividido ao meio por uma placa impermevel, que atingia o topo do pice, e iluminado lateralmente. As duas metades (II-C1 e II-C2) foram depois colocadas de forma descentrada sobre coleptilos. O outro bloco (II-D) foi dividido ao meio por uma placa impermevel, que se prolongava at metade do pice, e iluminado lateralmente. As duas metades (II-D1 e II-D2) foram depois colocadas de forma descentrada sobre coleptilos. A metade II-D1 foi aquela sobre a qual incidiu a luz lateral.

a I-A ngulo 26

b I-B 26

c II-C1 13 II-C2 13

d II-D1 10

e II-D2 16

Extrado de: Mader, Sylvia S. Inquiry into Life

Figura 1 Experincia de Frits Went (1926).

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


Na resposta a cada um dos itens de 1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. As experincias I e II pretenderam testar hipteses explicativas para a distribuio (A) (B) (C) (D) desigual de auxina em plantas iluminadas. igual de auxina em plantas iluminadas. desigual de auxina em plantas no iluminadas. igual de auxina em plantas no iluminadas.

2. A experincia I permite concluir que a luz (A) (B) (C) (D) destri a auxina. no destri a auxina. estimula a produo de auxina. inibe a produo de auxina.

3. A experincia II permite concluir que a luz direccional (A) conduz sntese de auxina no lado iluminado. (B) conduz sntese de auxina no lado no iluminado. (C) provoca o movimento de auxina para o lado iluminado. (D) provoca o movimento de auxina para o lado no iluminado. 4. Os estomas fecham quando cessa (A) (B) (C) (D) o transporte activo de ies K para fora das clulas estomticas. o transporte activo de ies K para dentro das clulas estomticas. o transporte passivo de ies K para fora das clulas estomticas. o transporte passivo de ies K para dentro das clulas estomticas.

5. A translocao flomica desde as folhas at s razes ocorre graas passagem de gua (A) (B) (C) (D) do floema para o xilema, na parte inferior da planta. do floema para o xilema, na parte superior da planta. do xilema para o floema, na parte inferior da planta. do xilema para o floema, na parte superior da planta.

6. O processo dominante da translocao xilmica desencadeado pela (A) (B) (C) (D) entrada de gua, do exterior para as clulas das razes. entrada de ies, do exterior para as clulas das folhas. sada de gua, das clulas das folhas para o exterior. sada de ies, das clulas das razes para o exterior.

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


7. Quando o bloco de gar colocado de forma centrada no coleptilo, no ocorre curvatura, mas se for colocado ocado de forma descentrada, verifica-se verifica se uma curvatura para o lado oposto ao do bloco, tal como se a planta se inclinasse em direco a uma fonte luminosa. Refere qual a funo da auxina responsvel pela curvatura dos coleptilos.

8. Justifica as diferentes inclinaes do coleptilo verificadas entre: II-C1 e I-A; II-C1 e II-D1.

http://netxplica.com

Testes es de Avaliao 10. Ano GRUPO II


Natureza electroqumica do impulso nervoso Por volta de 1900, um investigador da Universidade de Halle (Alemanha), chamado Julius Bernstein, apresentou entou uma hiptese explicativa do mecanismo de transmisso do impulso nervoso. Bernstein sugeriu que o impulso nervoso seria um fenmeno electroqumico (e no apenas elctrico), envolvendo o movimento de ies atravs da membrana do neurnio. No entanto, este te investigador no conseguiu provar a sua hiptese. Alguns anos mais tarde, dois neurofisiologistas ingleses, em conjunto com investigadores americanos, conseguiram desenvolver uma experincia que se propunha testar a hiptese de Bernstein. No sentido de facilitar a realizao dos trabalhos, estes investigadores realizaram as suas experincias com neurnios gigantes de lula (100 vezes maiores que os humanos). A lula gigante o maior invertebrado conhecido, pertencendo ao filo dos Moluscos, que inclui alguns ns dos animais mais lentos e alguns dos mais rpidos e activos de todos os invertebrados. A maioria dos Moluscos, como o polvo, o choco, a lula, as amijoas e os bzios, so aquticos, havendo, no entanto, alguns com habitat terrestre, como o caracol e a lesma. lesma. Estes investigadores introduziram um micro-elctrodo micro elctrodo na face interna da membrana de um axnio de lula, e outro na face externa da membrana, a uma certa distncia do primeiro. Os elctrodos estavam ligados a um osciloscpio (aparelho que permite registar regi a diferena de potencial elctrico entre os dois locais. As leituras efectuadas permitiram verificar que, quando no est a ser transmitido um impulso nervoso, a diferena de potencial registada entre as duas faces da membrana do axnio era cerca de -70 70 mV (o sinal negativo indica que o interior da clula tem carga global negativa, relativamente ao exterior) - potencial de repouso. Quando era transmitido um impulso nervoso, verificava-se verificava se uma rpida alterao do potencial de, aproximadamente, -70 70 mV para par +35 mV - potencial de aco -, , regressando, de seguida, a -70 mV. Outros estudos sobre a composio qumica da membrana dos axnios permitiram determinar que no interior do axnio existem mais ies K do que no exterior, verificando-se verificando o inverso relativamente aos ies Na.

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


Na resposta a cada um dos itens de 1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A diferena de potencial registada entre as duas faces da membrana do axnio em repouso deve-se a fenmenos de (A) (B) (C) (D) difuso facilitada. difuso simples. osmose. transporte activo.

2. A inverso de polaridade registada (-70 mV --> +35 mV), na sequncia do estmulo, deveu-se abertura dos canais de (A) (B) (C) (D) Na e consequente entrada destes ies no axnio por difuso. Na e consequente sada destes ies no axnio por difuso. K e consequente entrada destes ies no axnio por difuso. K e consequente sada destes ies no axnio por difuso.

3. Os resultados da experincia com neurnios de lula (A) (B) (C) (D) permitiram determinar as concentraes absolutas de Na e K, dentro e fora do axnio. permitiram determinar as concentraes relativas de Na e K, dentro e fora do axnio. relacionam-se com a hiptese de Bernstein, estando de acordo com ela. relacionam-se com a hiptese de Bernstein, no estando de acordo com ela.

4. Contrariamente aos demais Moluscos marinhos, que possuem um sistema circulatrio aberto, os Cefalpodes (lula, polvo, choco) tm um sistema circulatrio fechado, que lhes permite (A) (B) (C) (D) deslocarem-se com grande velocidade. manter os fluidos corporais isotnicos relativamente gua do mar. realizar a hematose branquial. regular a temperatura interna.

5. A propagao do impulso nervoso nos neurnios , regra geral, mais lenta nos invertebrados do que nos vertebrados, dado que estes ltimos (A) apenas tm sinapses elctricas, que permitem que o impulso nervoso se propague de forma contnua. (B) no possuem a bainha de mielina a isolar os axnios. (C) possuem ndulos de Ranvier, nos quais a superfcie do axnio fica exposta. (D) tm neurnios de menores dimenses. 6. A unidade do sistema nervoso a clula nervosa, o neurnio, na qual se encontram diversos organelos, tais como (A) (B) (C) (D) citoplasma e cloroplastos. membrana plasmtica, e mitocndrias. ncleo e parede celular. nucleide e flagelo.

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


7. Ordena as letras de A a F de modo a reconstitures a sequncia cronolgica de acontecimentos relativos transmisso do impulso nervoso ao longo do neurnio. Inicia a ordenao pela afirmao A. A. B. C. D. E. F. Um neurnio atingido por determinado estmulo. Os canais de Na fecham-se e os canais de K abrem-se. H uma rpida entrada de ies para a clula por difuso. bombeado Na para o meio externo e K para o meio interno por transporte activo. Os canais de Na abrem-se. H uma rpida sada de ies da clula por difuso.

8. O curare uma substncia que actua ao nvel das sinapses neuromusculares, impedindo a estimulao do msculo. Esta substncia, utilizada por alguns ndios para envenenar as pontas das flechas de caa, provoca a morte da vtima quando o bloqueio neuromuscular atinge os msculos respiratrios. Doses moderadas de curare podem ser utilizadas em prticas cirrgica para relaxar os msculos, no afectando o funcionamento do msculo cardaco. Explica a forma de actuao do curare e a razo desta substncia no afectar o corao.

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano GRUPO III


Evoluo dos modelos da membrana plasmtica Em 1885, dois investigadores, Nageli e Cramer, descobriram que a clula possua uma membrana a envolv-la. Em 1899, Overton verificou que: quanto mais lipossolvel fosse uma substncia, maior era a sua velocidade de penetrao na clula; membrana era destruda quando sujeita aco de substncias solventes dos lpidos. Estudos posteriores com hemcias, revelaram que a quantidade de fosfolpidos isolados da membrana era suficiente para formar uma dupla camada superfcie de cada eritrcito. Estes resultados levaram Gorter e Grendel a apresentar, em 1925, um modelo estrutural que serviu de suporte a todos os que se seguiram. Em 1935, Davson e Danielli propuseram um modelo em que a bicamada fosfolipdica seria revestida interna e externamente por uma camada de protenas, que facilmente se ligariam s extremidades polares hidroflicas dos fosfolpidos. Em 1954, os mesmos cientistas propuseram uma alterao ao modelo inicial, acrescentando que a membrana plasmtica possuiria poros revestidos internamente por protenas. Apesar do modelo de Davson e Danielli apresentar correspondncia com as imagens obtidas ao microscpio electrnico, a pesquisa sobre a membrana no parou, pelo que novos dados no compatveis com este modelo surgiram. Novos dados levaram ao aparecimento de um outro modelo de membrana que , actualmente, o mais aceite. Esta verso, proposta em 1972, por Singer e Nicholson, designa-se Modelo de Mosaico Fluido.

10

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


Na resposta a cada um dos itens de 1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Overton deduziu que a membrana deveria ser constituda por (A) (B) (C) (D) fosfolpidos. hidratos de carbono. lpidos. protenas.

2. O modelo estrutural apresentado por Gorter e Grendel baseado numa (A) bicamada fosfolipdica, na qual as zonas hidroflicas das duas camadas estariam situadas frente a frente, e as zonas hidrofbicas voltadas para o exterior. (B) bicamada fosfolipdica, na qual as zonas hidrofbicas das duas camadas estariam situadas frente a frente, e as zonas hidroflicas voltadas para o exterior. (C) camada fosfolipdica, na qual as zonas hidroflicas estariam situadas frente a frente, e as zonas hidrofbicas voltadas para o exterior. (D) camada fosfolipdica, na qual as zonas hidrofbicas estariam situadas frente a frente, e as zonas hidroflicas voltadas para o exterior. 3. Com o advento da microscopia electrnica, surgiram, nos anos 50, as primeiras microfotografias de membranas, que pareciam confirmar o primeiro modelo proposto por Davson e Danielli. nas quais esta aparecia como uma estrutura formada por duas linhas escuras, separadas por uma banda clara: (A) as linhas escuras corresponderiam s partes hidrofbicas dos fosfolpidos e a banda clara corresponderia s protenas e s partes hidroflicas dos fosfolpidos. (B) as linhas escuras corresponderiam s partes hidroflicas dos fosfolpidos e a banda clara corresponderia s protenas e s partes hidrofbicas dos fosfolpidos. (C) as linhas escuras corresponderiam s protenas e s partes hidroflicas dos fosfolpidos e a banda clara corresponderia s partes hidrofbicas dos fosfolpidos. (D) as linhas escuras corresponderiam s protenas e s partes hidrofbicas dos fosfolpidos e a banda clara corresponderia s partes hidroflicas dos fosfolpidos. 4. O primeiro modelo apresentado por Davson e Danielli no explicava a passagem, atravs da membrana, de molculas (A) apolares, tais como a gua, pois uma camada contnua de atravessada por esse tipo de substncias. (B) apolares, tais como o etanol, pois uma camada contnua de atravessada por esse tipo de substncias. (C) polares, tais como a gua, pois uma camada contnua de atravessada por esse tipo de substncias. (D) polares, tais como o etanol, pois uma camada contnua de atravessada por esse tipo de substncias. 5. No modelo proposto por Davson e Danielli, em 1954 (A) as substncias polares, atravessariam a membrana directamente atravs da bicamada lipdica. (B) os poros formariam passagens hidroflicas atravs das quais as substncias no polares poderiam atravessar a membrana. (C) os poros formariam passagens hidroflicas atravs das quais as substncias polares poderiam atravessar a membrana. (D) os poros formariam passagens hidrofbicas atravs das quais as substncias no polares poderiam atravessar a membrana. fosfolpidos no seria fosfolpidos no seria fosfolpidos no seria fosfolpidos no seria

http://netxplica.com

11

Testes de Avaliao 10. Ano


6. um dado no compatvel com o modelo de Davson e Danielli o facto de (A) algumas protenas se destacarem da membrana com facilidade, enquanto que outras dificilmente conseguem ser removidas. (B) anlises quantitativas revelarem que as protenas poderiam revestir toda a superfcie da bicamada fosfolipdica. (C) as protenas da membrana apresentarem regies hidroflicas. (D) quando se sujeitavam as membranas a uma aco enzimtica as protenas eram mais facilmente danificadas do que a camada fosfolipdica.

7. O Modelo de Mosaico Fluido assim chamado devido ao facto de admitir que a membrana no uma estrutura rgida, mas sim dotada de grande fluidez. Refere a que se deve a fluidez da membrana plasmtica. 8. Na superfcie externa da membrana plasmtica, existem molculas de glcidos ligadas s protenas formando glicoprotenas e, em alguns casos, ligadas aos lpidos formando glicolpidos. Estas molculas formam o glicoclix. Refere a funo do glicoclix.

12

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


9. Faz corresponder cada um dos organelos celulares cuja funo se encontra na coluna A respectiva designao, que consta da coluna B.

Coluna A (a) Controlo do movimento de substncias. (b) Decomposio de molculas e estruturas celulares. (c) Reserva de gua e outras substncias. (d) Sntese e transporte de protenas e lpidos. (e) Transformao de protenas e lpidos. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8)

Coluna B Complexo de Golgi Lisossoma Membrana plasmtica Ncleo Parede celular Retculo endoplasmtico Ribossoma Vacolo

http://netxplica.com

13

Testes de Avaliao 10. Ano GRUPO IV


As surpreendentes fontes hidrotermais O mais surpreendente ecossistema das grandes profundidades , sem dvida, o ecossistema ligado s fontes hidrotermais marinhas (salinidade entre 33 e 35 ), no s pela exuberncia quantitativa dos organismos que fazem deste o seu habitat, mas tambm pelas suas caractersticas. As fontes hidrotermais localizam-se nas zonas de rifte da plancie ocenica, onde se regista vulcanismo activo, resultante do afastamento das placas ocenicas. Nos povoamentos hidrotermais a produo primria assegurada por bactrias quimioautotrficas, que obtm a energia necessria para a fixao do CO a partir da oxidao dos sulfuretos (e em particular do HS) presentes nos fumos emergentes. As bactrias desempenham, neste ecossistema, um papel primordial. Invertebrados como os mexilhes e outros bivalves usam-nas como fonte alimentar, enquanto outras espcies estabelecem com estas bactrias relaes de simbiose. O organismo mais caracterstico do ecossistema hidrotermal o verme gigante Riftia pachyptila (FIGURA), que pode atingir 3.5 m de comprimento. O corpo forma um longo tubo branco, que apresenta uma rpida taxa de crescimento. Pode crescer 8.4 cm por ano. Na sua extremidade, uma pluma vermelha absorve gua sulfurosa utilizada pelas bactrias, que vivem no seu interior, na produo de energia e alimento para o verme. curioso o modo como as bactrias penetram no verme: no estdio juvenil o verme tem boca, atravs da qual entram as bactrias. Mais tarde, a boca desaparece. A fauna mvel sobretudo constituda pelo caranguejo Bythograea thermidron, um osmoconformante que come mexilhes. Entre os peixes, o mais abundante o Thermarces cerberus, um osmorregulador que se alimenta de caranguejos e outros crustceos.

14

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano


Na resposta a cada um dos itens de 1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Nos ecossistemas ligados s fontes hidrotermais, as bactrias quimioautotrficas, os caranguejos Bythograea thermidron e os peixes Thermarces cerberus so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) decompositores, consumidores primrios e consumidores secundrios. decompositores, consumidores secundrios e consumidores tercirios. produtores, consumidores primrios e consumidores secundrios. produtores, consumidores secundrios e consumidores tercirios.

2. No estado adulto, Riftia pachyptila (A) (B) (C) (D) no tem tubo digestivo. tem cavidade gastrovascular. tem tubo digestivo completo. tem tubo digestivo incompleto.

3. A oxidao de sulfureto de hidrognio (HS) pelas bactrias quimiossintticas permite obter (A) (B) (C) (D) electres e protes que so utilizados para produzir ADP e NADP. electres e protes que so utilizados para produzir ATP e NADPH. enxofre que utilizado para produzir matria inorgnica. enxofre que utilizado para produzir matria orgnica. , o caranguejo Bythograea thermidron

4. Se a salinidade da gua aumentar para 40 (A) (B) (C) (D)

absorve gua por osmose e absorve sais por difuso. absorve gua por osmose e perde sais por difuso. perde gua por osmose e absorve sais por difuso. perde gua por osmose e perde sais por difuso.

5. Um dos mecanismos de osmorregulao do peixe Thermarces cerberus consiste na (A) (B) (C) (D) absoro activa de sal atravs das brnquias. absoro passiva de sal atravs das brnquias. secreo activa de sal atravs das brnquias. secreo passiva de sal atravs das brnquias.

6. Thermarces cerberus possui nefrnios com glomrulos de (A) (B) (C) (D) grandes dimenses para excretar muita gua (urina diluda). grandes dimenses para excretar pouca gua (urina concentrada). reduzidas dimenses para excretar muita gua (urina diluda). reduzidas dimenses para excretar pouca gua (urina concentrada).

http://netxplica.com

15

Testes de Avaliao 10. Ano


7. Ordena as letras de A a F de modo a reconstitures a sequncia cronolgica de acontecimentos ao longo do sistema circulatrio de Thermarces cerberus. Inicia a ordenao pela afirmao A. A. B. C. D. E. O ventrculo contrai-se. A rede de capilares rene-se em vnulas e veias, e o sangue regressa ao corao. A aorta ramifica-se, conduzindo o sangue a todos os rgos. O sangue atinge as brnquias (FIGURA) e ocorre a hematose branquial. Ocorre a libertao de oxignio e de nutrientes e a recolha de dixido de carbono e outros produtos metablicos. F. A aurcula contrai-se.

8. No Homem, quando a presso osmtica no sangue aumenta, receptores localizados no hipotlamo detectam esta alterao, conduzindo libertao da hormona ADH. Esta hormona libertada para a corrente sangunea at atingir as clulas-alvo. Refere que resposta desencadeada pela ADH, no sentido de contrariar o aumento da presso osmtica.

16

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano

Corte transversal de um tubo urinfero

FIM

http://netxplica.com

17

Testes de Avaliao 10. Ano

PROPOSTA DE CORRECO (Teste 01)


G R U P O I Resposta aberta TABELA 3 Escolha mltipla SEM TABELA Resposta aberta 1. A 7.

2. B

3. D

4. B

5. D

6. C

Ordenao SEM TABELA

A auxina promove o alongamento das clulas.

8. A resposta deve abordar os seguintes tpicos: A inclinao do coleptilo depende da quantidade de auxina, aumentando com a concentrao desta fito-hormona. O bloco II-C1 recebeu menos auxina do que o bloco I-A, pelo que induziu uma inclinao menor. O bloco II-C1 recebeu mais auxina do que o bloco II-D1, pelo que induziu uma inclinao maior. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ordenao 7. D A C A C B SEM TABELA A-E-C-B-F-D.

G R U P O II G R U P O III

Escolha mltipla SEM TABELA Resposta aberta TABELA 3

8. A resposta deve abordar os seguintes tpicos O curare bloqueia os receptores de acetilcolina, impedindo a estimulao dos msculos. O curare no se liga aos receptores de acetilcolina presentes no corao, pelo que este rgo no afectado. 2. B 3. C 4. C 5. C 6. A Ordenao SEM TABELA

Escolha mltipla SEM TABELA Correspondncia TABELA 1 Resposta aberta

1. C 9.

a-3; b-2; c-8; d-6; e-1. 7. Aos movimentos das molculas que a constituem.

Resposta aberta

8. Reconhecimento de substncias do meio envolvente. 2. A 3. B 4. C 5. C 6. D Ordenao SEM TABELA 7. A-D-C-E-B-F.

G R U P O IV

Escolha mltipla SEM TABELA Resposta aberta TABELA 2

1. D

8. A resposta deve abordar os seguintes tpicos A ADH actua nas clulas do tubo colector, aumentando a sua permeabilidade. Assim, verifica-se um aumento da quantidade de gua reabsorvida para os capilares.

FIM

18

http://netxplica.com

Testes de Avaliao 10. Ano

Nveis 2 1

Tabela 1 Nmero de correspondncias assinaladas correctamente

4 ou 5 2 ou 3

Pontos 10 05 Pontos 10

Tabela 2 Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina A resposta: 4 aborda os dois tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: 3 aborda os dois tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: 2 aborda apenas um dos tpicos de referncia; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: 1 aborda apenas um dos tpicos de referncia; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. Tabela 3

Nveis

08

05

03

Descritores do nvel de desempenho no domnio da lngua portuguesa Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina

Nveis (1) 1 2 3
13 14 15

4 Nveis

2 1

A resposta: aborda os trs tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: aborda os trs tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: aborda apenas dois tpicos de referncia; apresenta organizao coerente dos contedos; aplica linguagem cientfica adequada. A resposta: aborda apenas dois tpicos de referncia; apresenta falhas de coerncia na organizao dos contedos; apresenta falhas na aplicao da linguagem cientfica. A resposta: aborda apenas um dos tpicos de referncia.

11

12

13

08

09

10

06

07

08

03

04

05

Nveis

3 2 1

(1) Descritores apresentados nos critrios gerais Composio bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, ou com erros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio razoavelmente estruturada, com alguns erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio sem estruturao aparente, com erros graves de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade implique perda frequente de inteligibilidade e/ou de sentido.

http://netxplica.com

19

S-ar putea să vă placă și