Sunteți pe pagina 1din 42

Seguridade Social e Custeio / questes da ESAF

1) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. II. A sade exige contribuio prvia. III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. 1. 2. 3. 4. 5. Todos esto corretos. Somente I est incorreto. II e IV esto incorretos. I e II esto incorretos. III e IV esto incorretos.

2) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais (Assistncia Social) e de sade pblica (Sade). De acordo com a situaoproblema apresentada acima, correto afirmar que: 1. 2. 3. 4. 5. Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. S Pedro pode participar da Sade. Pedro s pode participar da Assistncia Social. Paulo pode participar da Assistncia Social. Pedro e Paulo podem participar da Sade.

3) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo correta. 1. 2. 3. 4. 5. Universalidade da base de financiamento. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. Irredutibilidade do valor dos servios. Eqidade na cobertura. Diversidade do atendimento.

4) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - A Constituio Federal, no seu art. 194, pargrafo nico, elenca os objetivos da Seguridade Social. Entre os quais, est correto: 1. 2. A diversidade de atendimento. A eqidade na forma de participao no custeio.

3. 4. 5.

A redutibilidade do valor dos benefcios. A universalidade e a equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. A unicidade da base de financiamento.

5) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal. 1. 2. 3. 4. 5. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

6) (ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005) - Indique qual das opes est correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social: 1. 2. 3. 4. 5. Irredutibilidade do valor dos servios. Eqidade na cobertura. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Diversidade de atendimento.

7) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Nos termos da CF/88, no seu art. 194, pargrafo nico, inciso VII, a gesto da Seguridade Social ocorre de forma: 1. 2. 3. 4. 5. Descentralizada, monocrtica e quadripartite. Centralizada, monocrtica e quadripartite. Centralizada, colegiada e quadripartite. Descentralizada, colegiada e tripartite. Descentralizada, democrtica e quadripartite.

8) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) - luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes aos benefcios e servios que so de competncia da

Previdncia Social: I. Cobertura dos eventos de invalidez, morte e idade avanada. II. Proteo famlia. III. Qualificao para o trabalho. IV. Garantia de um salrio-mnimo ao deficiente fsico. 1. 2. 3. 4. 5. Todos esto corretos. Somente I est correto. I e II esto corretos. I e III esto corretos. III e IV esto corretos.

9) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - De acordo com a Constituio Federal de 1988, a Seguridade Social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a: 1. 2. 3. Assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e previdncia, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social, sade e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os benefcios previdencirios e o direito assistncia social, independentemente da eqidade na forma de participao no custeio, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento.

4.

5.

10) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Quanto aos princpios constitucionais da Seguridade Social, correto afirmar: 1. A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no territrio nacional - brasileiros e estrangeiros devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social. A seletividade refere-se escolha dos beneficirios que sero atendidos pelo Sistema da Seguridade Social, enquanto que a distributividade define o papel de distribuio efetiva de renda reconhecido Seguridade Social. O princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenmeno inflacionrio.

2.

3.

4.

O princpio da uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais no abrange o valor econmico dos benefcios do trabalhador rural, que podem ser menores em razo das caractersticas do trabalho desenvolvido, conforme legislao prpria. A garantia do carter democrtico e descentralizado da administrao o princpio materializado na gesto tripartite - empregadores, aposentados e Governo - nos rgos colegiados.

5.

11) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Quanto diversidade da base de financiamento da Seguridade Social incorreto afirmar que: 1. 2. Toda a sociedade tem a incumbncia de financiar a Seguridade Social, de forma direta ou indireta, nos termos da lei. Os trabalhadores e demais segurados devem contribuir, no incidindo a contribuio sobre a aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral de Previdncia Social de que trata o art. 201, da Constituio Federal de 1988. O importador de bens ou servios est excludo do custeio da Seguridade Social em razo da inexistncia de risco social a ser coberto na atividade que lhe peculiar, alm de no haver base de clculo contemplada no art. 195, incisos I a IV, da Constituio Federal. A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoa fsica, a receita ou o faturamento e o lucro so bases de clculo para as contribuies devidas pela empresa ou entidade a ela equiparada. A Seguridade Social receber recursos dos oramentos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

3.

4.

5.

12) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Assinale a opo incorreta. 1. Os direitos sociais a prestaes da Seguridade Social esto sob a chamada reserva do possvel, sendo vedada a criao ou majorao de benefcios sem a correspondente fonte de custeio. Aplicam-se s contribuies da Seguridade Social as limitaes constitucionais ao poder de tributar, excetuada a norma do art. 150, III, b, da Constituio Federal de 1988, por expressa previso da anterioridade nonagesimal no art. 195, 6, da mesma Constituio. A instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da Seguridade Social, que no aquelas previstas no art. 195, I a IV, da Constituio Federal de 1988, dever obedecer ao disposto no art. 154, I, do texto constitucional, devendo ocorrer por meio de lei complementar. As contribuies sociais previstas no inciso I, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, no podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra, porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

2.

3.

4.

5.

vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a e II, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

13) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - De acordo com os princpios constitucionais da Seguridade Social, incorreta a seguinte opo: 1. 2. 3. 4. 5. No incidir contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral da Previdncia Social de que trata o art. 201 da CF/88. Poder ser instituda contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. Podem ter alquotas diferenciadas as contribuies sociais da empresa. Os entes federados descentralizados tm seu oramento da Seguridade Social distinto do oramento da Unio. Atransferncia de recursos para o Sistema nico de Sade ter seus critrios definidos em lei.

14) (ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Quanto ao financiamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta. 1. 2. A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar como poder pblico.

3. 4. 5.

15) (ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) Com relao s contribuies sociais, no mbito da seguridade social, correto afirmar: 1. As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

2.

3. 4.

So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

5.

16) (ESAF Juiz do Trabalho TRT 7 Regio 2005) - Assinale a opo correta, levando-se em conta os aspectos da gesto, da iseno de contribuio e as fontes de custeio da Seguridade Social. 1. A gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal de 1988, tem carter tripartite, compreendendo, portanto, atuao direta do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, abandonando o modelo quadripartite previsto na Carta Poltica anterior. As entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas pelo Poder Executivo so isentas de contribuio para a Seguridade Social. As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas Seguridade Social sero repassadas por esses entes e integradas ao oramento da Unio para realizao das aes de sade, assistncia e previdncia previstas para o Sistema Nacional de Seguridade Social. As fontes de custeio da Seguridade Social esto previstas expressa e taxativamente na Constituio Federal, sendo vedada a instituio de outras fontes por lei ordinria. Nos termos da Constituio, nenhum benefcio ou servio da Seguridade Social poder ser criado, majorado ou estendido sem a existncia da correspondente fonte de custeio total.

2.

3.

4.

5.

17) (ESAF Juiz do Trabalho TRT 7 Regio 2005) - No contexto da Seguridade Social, com base na Constituio Federal, correto afirmar que: 1. A Seguridade Social um conjunto integrado de aes de iniciativa exclusiva dos poderes pblicos destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. O direito moradia est compreendido entre os bens jurdicos tutelados pela Seguridade Social. princpio constitucional expresso relativamente Seguridade Social o atendimento integral populao, com prioridade para as atividades preventivas.

2. 3.

4.

A previso constitucional de participao dos aposentados, dos trabalhadores e dos empresrios na gesto administrativa da Seguridade Social evidencia o seu carter democrtico e descentralizado. O financiamento da Seguridade Social feito somente de forma indireta pela sociedade, mediante recursos provenientes unicamente dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

5.

18) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - A respeito da organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo incorreta. 1. 2. 3. 4. 5. As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. Pode ser dada remisso para as contribuies sociais das empresas sobre a folha de salrios. A lei definir critrio de transferncia de recursos para o sistema nico de sade. Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento.

19) (ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) - Na organizao do Regime Geral da Previdncia Social, o custeio parte intimamente relacionada tributao. As contribuies sociais, espcie do gnero tributo, so detalhadas na legislao federal previdenciria. Nesse sentido, analise a situao-problema abaixo e assinale a assertiva correta. Carlos, advogado autnomo, que possui escritrio no qual trabalham uma secretria e um office boy, nega-se a pagar a contribuio previdenciria da empresa incidente sobre a folha de salrios mensal. 1. 2. 3. 4. 5. A posio assumida por Carlos encontra-se amparada pela Lei n. 8.212/91, uma vez que Carlos advogado pessoa fsica. Carlos deve contribuir como trabalhador e empresa. Carlos contribui somente sobre os valores auferidos com o seu trabalho de contribuinte individual autnomo. Perante a Previdncia, Carlos contribui como trabalhador e no como empresa. Carlos empregador, mas no empresa perante o fisco previdencirio.

20) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio. 1. Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou

creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. 2. 3. 4. Sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. Sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. Do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber. Sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime.

5.

21) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal. ( ) Os recursos adicionais do Oramento Fiscal para a Seguridade Social sero fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual. ( ) A Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. 1. 2. 3. 4. 5. VVV FFF FVV VVF FFV

22) (ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Constituem contribuies sociais, de acordo com a Lei n. 8.212/91, exceto: 1. 2. 3. 4. 5. As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. As dos empregados domsticos. As dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio-de-contribuio. As das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. As dos proprietrios rurais, incidentes sobre o seu faturamento.

23) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - No constitui receita das contribuies sociais:

1. 2. 3. 4. 5.

As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. As dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio. As provenientes da Unio. As das empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. As incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos.

24) (ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Para os segurados empregados e trabalhadores avulsos, entende-se por salrio de contribuio: 1. A remunerao auferida, sem dependncia da fonte pagadora, em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, durante o ms, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. O valor recebido pelo cooperado, ou a ele creditado, resultante da prestao de servios a terceiros, pessoas fsicas ou jurdicas, por intermdio da cooperativa. O valor por eles declarado, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. Vinte por cento do valor bruto auferido pelo frete, carreto, transporte, no se admitindo a deduo de qualquer valor relativo aos dispndios com combustvel e manuteno do veculo, ainda que parcelas a este ttulo figurem discriminadas no documento. A remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que lhe so pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms.

2.

3. 4.

5.

25) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Constituem parcelas integrantes do salrio de contribuio, exceto: 1. 2. 3. 4. 5. O salrio-maternidade. Gratificao natalina para todos os fins. A remunerao paga. O salrio-base para o contribuinte individual. A remunerao registrada na Carteira de Trabalho para o empregado domstico.

26) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Assinale abaixo o item que contenha uma informao errnea, sobre a obrigao acessria da empresa relativamente Previdncia Social. obrigao da empresa: 1. Inscrever, no Regime Geral de Previdncia Social, os segurados empregados, mas no os trabalhadores avulsos a seu servio.

2.

Inscrever, quando pessoa jurdica, como contribuintes individuais no Regime Geral de Previdncia Social, mas s a partir de 1 de abril de 2003, as pessoas fsicas contratadas sem vnculo empregatcio. Elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, mas dever faz-lo por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral. Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa. Fornecer ao contribuinte individual que lhes presta servios, comprovante do pagamento de remunerao.

3.

4.

5.

27) (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, Decreto 3.048/99, so obrigaes acessrias da relao tributria previdenciria, exceto: 1. Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos. Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. Prestar Secretaria da Receita Federal do Brasil todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de seu interesse, na forma por ela estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao. Encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia dez de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social relativamente competncia anterior. Pagar todas contribuies sociais devidas no perodo de apurao, juntamente com as multas decorrentes do atraso no pagamento.

2.

3.

4.

5.

28) (ESAF Tcnico da Receita Federal 2006 adaptada) - Devero ser recolhidas at o dia 20 do ms seguinte ao da competncia, ou at o dia til imediatamente anterior se no houver expediente bancrio naquele dia, as contribuies: 1. Incidentes sobre receita bruta de espetculo desportivo, patrocnio, licenciamento de uso de marcas, propaganda, publicidade e transmisso de espetculos desportivos. Do segurado empregado domstico. Descontadas da remunerao paga, devida ou creditada, aos segurados empregados. Do empregador domstico. Do segurado facultativo.

2. 3. 4. 5.

Resultados: Seguridade Social e Custeio / questes da ESAF


Aproveitamento: 21% (ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: <br/> I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. <br/> II. A sade exige contribuio prvia. <br/> III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. <br/> IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada.

Todos esto corretos. Somente I est incorreto. II e IV esto incorretos. I e II esto incorretos. III e IV esto incorretos.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais (Assistncia Social) e de sade pblica (Sade). De acordo com a situaoproblema apresentada acima, correto afirmar que:

Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. S Pedro pode participar da Sade. Pedro s pode participar da Assistncia Social. sua resposta (incorreta) Paulo pode participar da Assistncia Social. Pedro e Paulo podem participar da Sade.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo correta.

Universalidade da base de financiamento. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. sua resposta (incorreta) Irredutibilidade do valor dos servios. Eqidade na cobertura. Diversidade do atendimento.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - A Constituio Federal, no seu art. 194, pargrafo nico, elenca os objetivos da Seguridade Social. Entre os quais, est correto:

A diversidade de atendimento. A eqidade na forma de participao no custeio. A redutibilidade do valor dos benefcios. A universalidade e a equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. A unicidade da base de financiamento.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal.

A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. sua resposta (incorreta) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

(ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005) - Indique qual das opes est correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social:

Irredutibilidade do valor dos servios. sua resposta (incorreta) Eqidade na cobertura. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Diversidade de atendimento.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Nos termos da CF/88, no seu art. 194, pargrafo nico, inciso VII, a gesto da Seguridade Social ocorre de forma:

Descentralizada, monocrtica e quadripartite. sua resposta (incorreta) Centralizada, monocrtica e quadripartite. Centralizada, colegiada e quadripartite. Descentralizada, colegiada e tripartite. Descentralizada, democrtica e quadripartite.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) - luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes aos benefcios e servios que so de competncia da Previdncia Social: <br/> I. Cobertura dos eventos de invalidez, morte e idade avanada. <br/> II. Proteo famlia. <br/> III. Qualificao para o trabalho.<br/> IV. Garantia de um salrio-mnimo ao deficiente fsico.

Todos esto corretos. sua resposta (incorreta) Somente I est correto. I e II esto corretos.

I e III esto corretos. III e IV esto corretos.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - De acordo com a Constituio Federal de 1988, a Seguridade Social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a:

Assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. sua resposta (incorreta) Assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e previdncia, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social, sade e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os benefcios previdencirios e o direito assistncia social, independentemente da eqidade na forma de participao no custeio, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Quanto aos princpios constitucionais da Seguridade Social, correto afirmar:

A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no territrio nacional - brasileiros e estrangeiros devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social. A seletividade refere-se escolha dos beneficirios que sero atendidos pelo Sistema da Seguridade Social, enquanto que a distributividade define o papel de distribuio efetiva de renda reconhecido Seguridade Social. O princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendoos do fenmeno inflacionrio. O princpio da uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais no abrange o valor econmico dos benefcios do trabalhador rural, que podem ser menores em razo das caractersticas do trabalho desenvolvido, conforme legislao prpria. A garantia do carter democrtico e descentralizado da administrao o princpio materializado na gesto tripartite - empregadores, aposentados e Governo - nos rgos colegiados.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Quanto diversidade da base de financiamento da Seguridade Social incorreto afirmar que:

Toda a sociedade tem a incumbncia de financiar a Seguridade Social, de forma direta ou indireta, nos termos da lei. Os trabalhadores e demais segurados devem contribuir, no incidindo a contribuio sobre a aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral de Previdncia Social de que trata o art. 201, da Constituio Federal de 1988.

O importador de bens ou servios est excludo do custeio da Seguridade Social em razo da inexistncia de risco social a ser coberto na atividade que lhe peculiar, alm de no haver base de clculo contemplada no art. 195, incisos I a IV, da Constituio Federal. A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoa fsica, a receita ou o faturamento e o lucro so bases de clculo para as contribuies devidas pela empresa ou entidade a ela equiparada. A Seguridade Social receber recursos dos oramentos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2006) - Assinale a opo incorreta.

Os direitos sociais a prestaes da Seguridade Social esto sob a chamada reserva do possvel, sendo vedada a criao ou majorao de benefcios sem a correspondente fonte de custeio. Aplicam-se s contribuies da Seguridade Social as limitaes constitucionais ao poder de tributar, excetuada a norma do art. 150, III, b, da Constituio Federal de 1988, por expressa previso da anterioridade nonagesimal no art. 195, 6, da mesma Constituio. sua resposta (incorreta) A instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da Seguridade Social, que no aquelas previstas no art. 195, I a IV, da Constituio Federal de 1988, dever obedecer ao disposto no art. 154, I, do texto constitucional, devendo ocorrer por meio de lei complementar. As contribuies sociais previstas no inciso I, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, no podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra, porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a e II, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - De acordo com os princpios constitucionais da Seguridade Social, incorreta a seguinte opo:

No incidir contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral da Previdncia Social de que trata o art. 201 da CF/88. Poder ser instituda contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. Podem ter alquotas diferenciadas as contribuies sociais da empresa. sua resposta (incorreta) Os entes federados descentralizados tm seu oramento da Seguridade Social distinto do oramento da Unio. Atransferncia de recursos para o Sistema nico de Sade ter seus critrios definidos em lei.

(ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Quanto ao financiamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta.

A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. sua resposta (incorreta) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar como poder pblico.

(ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) Com relao s contribuies sociais, no mbito da seguridade social, correto afirmar:

As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. sua resposta (incorreta) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna.

(ESAF Juiz do Trabalho TRT 7 Regio 2005) - Assinale a opo correta, levando-se em conta os aspectos da gesto, da iseno de contribuio e as fontes de custeio da Seguridade Social.

A gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal de 1988, tem carter tripartite, compreendendo, portanto, atuao direta do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, abandonando o modelo quadripartite previsto na Carta Poltica anterior. sua resposta (incorreta) As entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas pelo Poder Executivo so isentas de contribuio para a Seguridade Social. As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas Seguridade Social sero repassadas por esses entes e integradas ao oramento da Unio para realizao das aes de sade, assistncia e previdncia previstas para o Sistema Nacional de Seguridade Social. As fontes de custeio da Seguridade Social esto previstas expressa e taxativamente na Constituio Federal, sendo vedada a instituio de outras fontes por lei ordinria.

Nos termos da Constituio, nenhum benefcio ou servio da Seguridade Social poder ser criado, majorado ou estendido sem a existncia da correspondente fonte de custeio total.

(ESAF Juiz do Trabalho TRT 7 Regio 2005) - No contexto da Seguridade Social, com base na Constituio Federal, correto afirmar que:

A Seguridade Social um conjunto integrado de aes de iniciativa exclusiva dos poderes pblicos destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. O direito moradia est compreendido entre os bens jurdicos tutelados pela Seguridade Social. princpio constitucional expresso relativamente Seguridade Social o atendimento integral populao, com prioridade para as atividades preventivas. A previso constitucional de participao dos aposentados, dos trabalhadores e dos empresrios na gesto administrativa da Seguridade Social evidencia o seu carter democrtico e descentralizado. O financiamento da Seguridade Social feito somente de forma indireta pela sociedade, mediante recursos provenientes unicamente dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - A respeito da organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo incorreta.

As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. sua resposta (incorreta) Pode ser dada remisso para as contribuies sociais das empresas sobre a folha de salrios. A lei definir critrio de transferncia de recursos para o sistema nico de sade. Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento.

(ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007) - Na organizao do Regime Geral da Previdncia Social, o custeio parte intimamente relacionada tributao. As contribuies sociais, espcie do gnero tributo, so detalhadas na legislao federal previdenciria. Nesse sentido, analise a situao-problema abaixo e assinale a assertiva correta. Carlos, advogado autnomo, que possui escritrio no qual trabalham uma secretria e um office boy, nega-se a pagar a contribuio previdenciria da empresa incidente sobre a folha de salrios mensal.

A posio assumida por Carlos encontra-se amparada pela Lei n. 8.212/91, uma vez que Carlos advogado pessoa fsica. sua resposta (incorreta) Carlos deve contribuir como trabalhador e empresa. Carlos contribui somente sobre os valores auferidos com o seu trabalho de contribuinte individual autnomo. Perante a Previdncia, Carlos contribui como trabalhador e no como empresa. Carlos empregador, mas no empresa perante o fisco previdencirio.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos

provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio.

Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. sua resposta (incorreta) Sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. Sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. Do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber. Sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. <br/> ( ) A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal. <br/> ( ) Os recursos adicionais do Oramento Fiscal para a Seguridade Social sero fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual. <br/> ( ) A Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social.

VVV FFF FVV VVF FFV

(ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Constituem contribuies sociais, de acordo com a Lei n. 8.212/91, exceto:

As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. sua resposta (incorreta) As dos empregados domsticos. As dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio-de-contribuio. As das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. As dos proprietrios rurais, incidentes sobre o seu faturamento.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - No constitui receita das contribuies sociais:

As das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio. sua resposta (incorreta) As dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio. As provenientes da Unio.

As das empresas, incidentes sobre o faturamento e o lucro. As incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos.

(ESAF Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) - Para os segurados empregados e trabalhadores avulsos, entende-se por salrio de contribuio:

A remunerao auferida, sem dependncia da fonte pagadora, em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, durante o ms, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. sua resposta (incorreta) O valor recebido pelo cooperado, ou a ele creditado, resultante da prestao de servios a terceiros, pessoas fsicas ou jurdicas, por intermdio da cooperativa. O valor por eles declarado, observados os limites mnimo e mximo do salrio de contribuio. Vinte por cento do valor bruto auferido pelo frete, carreto, transporte, no se admitindo a deduo de qualquer valor relativo aos dispndios com combustvel e manuteno do veculo, ainda que parcelas a este ttulo figurem discriminadas no documento. A remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que lhe so pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Constituem parcelas integrantes do salrio de contribuio, exceto:

O salrio-maternidade. sua resposta (incorreta) Gratificao natalina para todos os fins. A remunerao paga. O salrio-base para o contribuinte individual. A remunerao registrada na Carteira de Trabalho para o empregado domstico.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006) - Assinale abaixo o item que contenha uma informao errnea, sobre a obrigao acessria da empresa relativamente Previdncia Social. obrigao da empresa:

Inscrever, no Regime Geral de Previdncia Social, os segurados empregados, mas no os trabalhadores avulsos a seu servio. Inscrever, quando pessoa jurdica, como contribuintes individuais no Regime Geral de Previdncia Social, mas s a partir de 1 de abril de 2003, as pessoas fsicas contratadas sem vnculo empregatcio. sua resposta (incorreta) Elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, mas dever faz-lo por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral. Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa. Fornecer ao contribuinte individual que lhes presta servios, comprovante do pagamento de remunerao.

(ESAF Auditor-Fiscal da Previdncia Social 2002) - Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, Decreto 3.048/99, so obrigaes acessrias da relao tributria previdenciria, exceto:

Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos. sua resposta (incorreta) Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. Prestar Secretaria da Receita Federal do Brasil todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de seu interesse, na forma por ela estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao. Encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia dez de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social relativamente competncia anterior. Pagar todas contribuies sociais devidas no perodo de apurao, juntamente com as multas decorrentes do atraso no pagamento.

(ESAF Tcnico da Receita Federal 2006 adaptada) - Devero ser recolhidas at o dia 20 do ms seguinte ao da competncia, ou at o dia til imediatamente anterior se no houver expediente bancrio naquele dia, as contribuies:

Incidentes sobre receita bruta de espetculo desportivo, patrocnio, licenciamento de uso de marcas, propaganda, publicidade e transmisso de espetculos desportivos. sua resposta (incorreta) Do segurado empregado domstico. Descontadas da remunerao paga, devida ou creditada, aos segurados empregados. Do empregador domstico. Do segurado facultativo.

supertestes

Simulados Forum Meu perfil Meus simulados Logout Blog Ajuda Contato

Info

Esse simulado foi feito 903 vezes. Veja quem j fez:

Imprimir

Seguridade Social: filiao e custeio


Simulado com questes sobre filiao e custeio da Previdncia Social. Autoria: Marcos Correa ~ Desempenho mdio: 40% 25 questes ~ 903 pessoas fizeram esse simulado ~ cadastrado em 24/08/2009 ~ tags:
legislao previdenciria

1) O artigo 194 da Constituio Federal de 1988 conceitua Seguridade Social, como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos : 1. 2. 3. 4. 5. Sade Assistncia social Previdncia social Previdncia social e assistncia social Sade, assistncia social e previdncia social

2) O Regime Prprio de Previdncia Social visa assegurar benefcios e servios aos: 1. 2. 3. 4. 5. Trabalhadores avulsos Segurados especiais Empregados Todos os beneficirios deste regime, na sua maioria vinculadas iniciativa privada Servidores pblicos titulares de cargo efetivo

3) Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao considerado segurado obrigatrio da previdncia social, enquadrando-se como: 1. 2. 3. 4. 5. Empregado domstico Trabalhador avulso Contribuinte individual Segurado especial Empregado

4) Aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade com fins lucrativos enquadrado como segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na qualidade de: 1. 2. 3. 4. 5. Empregado domstico Trabalhador avulso Contribuinte individual Segurado especial Empregado

5) Quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego enquadrado como segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na qualidade de: 1. 2. 3. 4. 5. Empregado domstico Trabalhador avulso Contribuinte individual Segurado especial Empregado

6) Aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, com a intermediao obrigatria do rgo gestor de mo-de-obra ou do sindicato da categoria : 1. 2. 3. 4. 5. Segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social Segurado facultativo de regime prprio do de previdncia social Contribuinte individual do regime geral de previdncia social Trabalhador eventual do regime geral de previdncia social Trabalhador avulso do regime geral de previdncia social

7) O produtor que exerce suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos menores de dezesseis anos de idade ou a eles equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar respectivo so: 1. 2. 3. 4. Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de trabalhador avulso Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de contribuinte individual Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado especial Segurados facultativos do regime geral de previdncia social

5.

No pode se filiar ao regime geral de previdncia social

8) Vnculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdncia social e esta, do qual decorrem direitos e obrigaes. Este conceito se relaciona : 1. 2. 3. 4. 5. Filiao Filiao e inscrio Inscrio Ato de vontade Ato obrigatrio

9) Joo, mdico, contratou Maria, para ser sua secretaria no consultrio. Diante disso, Joo considerado, para efeito da legislao previdenciria: 1. 2. 3. 4. 5. Empregador domstico Empregado Entidade Cooperativa Empresa

10) Xisto, servidor pblico efetivo do municpio de Delta, que no possui regime prprio de previdncia social, foi nomeado para assumir cargo em comisso de livre nomeao e exonerao. Com relao situao descrita acima, qual ser o enquadramento de Sr. Xisto perante o Regime Geral de Previdncia Social RGPS: 1. 2. 3. 4. 5. Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de empregado. Poder ser enquadrado como segurado facultativo. Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de contribuinte individual O Sr. Xisto est excludo do RGPS, pois no possui regime prprio de previdncia e no exerce atividade que o vincule obrigatoriamente ao RGPS. Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de contribuinte individual.

11) Maria presta servios de passadeira a diversas residncias, recebendo R$ 20,00 (vinte reais) por mala de roupas. Considerando a caracterstica da atividade exercida, a mesma ser, com relao ao Regime Geral de Previdncia Social: 1. 2. 3. Segurada obrigatria, na qualidade de empregada domstica. Segurada obrigatria, na qualidade de segurada contribuinte individual. Segurada obrigatria, na qualidade de empregada.

4. 5.

Segurada facultativa. Segurada obrigatria, na qualidade de empresria.

12) H incidncia de contribuies para a Previdncia Social sobre as rubricas a seguir: 1. 2. 3. 4. 5. Licena prmio indenizada. Bolsa paga a estagirio, nos termos da legislao prpria. Reembolso creche pago em conformidade com a legislao prpria. Vale transporte pago em dinheiro. Frias pagas em dobro.

13) Joo Ubaldo foi admitido para trabalhar na Fazenda Boi Bravo de segunda a sexta 8 horas/dia. O salrio contratado foi de R$ 1.200,00 por ms, sabendo que o incio do trabalho ocorreu no dia 11 de abril de 2008, pode-se afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 9% sobre R$ 1.200,00 A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 8 % sobre R$ 760,00 A contribuio previdenciria da Fazenda ser de 20% sobre R$ 1.200,00 A contribuio previdenciria da Fazenda ser de 20% sobre R$ 760,00 A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 9% sobre R$ 800,00

14) Relativamente contribuio do empregado, inclusive o domstico, e a do trabalhador avulso, correto afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. A alquota sempre de 20% (vinte por cento) e incide sobre o respectivo salrio de contribuio. A alquota varivel e incide, de forma cumulativa, sobre a respectiva remunerao. A contribuio no possui limite mximo, podendo incidir sobre a totalidade de sua remunerao. Caso o segurado trabalhe, concomitantemente, em mais de uma empresa, contribuir em relao a totalidade de sua remunerao, sem limite. A alquota varivel e incide sobre o salrio de contribuio mensal, observando-se ainda, o limite mximo.

15) Relativamente contribuio dos segurados em geral, correto afirmar: 1. 2. 3. 4. Todos contribuem de forma semelhante. Todo contribuinte individual tem alquota de 11% (onze por cento). O empregado domstico tem alquota de 20% (vinte por cento). Incidem de forma cumulativa.

5.

O segurado especial no possui obrigatoriedade de contribuir da mesma forma que o contribuinte individual.

16) A indstria Alpha Ltda contratou Amaury, para gerenciar sua rea de vendas, pagando, a ttulo de salrio, R$ 3.000,00. De acordo com a atividade preponderante da empresa, que possui grau de risco leve, correto afirmar que a contribuio para custeio de acidente do trabalho incidente sobre a remunerao de Alberto ser de: 1. 2. 3. 4. 5. R$ 90,00 R$ 75,00 R$ 60,00 R$ 45,00 R$ 30,00

17) Elizabete trabalha no banco do Brasil S.A. e recebe, a ttulo de remunerao, R$3.000,00. Dessa forma, o banco, alm das contribuies pagas pelas empresas em geral, dever contribuir com uma alquota adicional, que incidente sobre a remunerao de Elizabete resultar em: 1. 2. 3. 4. 5. R$ 50,00 R$ 75,00 R$ 30,00 R$ 60,00 R$ 90,00

18) Assinale a alternativa correta: 1. 2. 3. 4. 5. O salrio-de-contribuio o salrio percebido pelo empregado, excludos os ganhos habituais sob a forma de utilidades. O salrio-de-contribuio o salrio declarado pelo empregador. O salrio-de-contribuio o salrio sobre o qual incide a contribuio para a Previdncia Social, observados os limites mnimo e mximo previstos em lei. O salrio-de-contribuio do trabalhador avulso seu salrio-base. O salrio-de-contribuio do segurado especial corresponde ao valor da comercializao da mercadoria.

19) Flaviano, gerente de uma grande multinacional de lanches fast food, onde no h risco ambiental do trabalho, recebe salrio mensal de R$15.000,00. Calcule a soma da contribuio descontada de Flaviano e a contribuio social devida pela empresa. 1. 2. 3.000,00 3.354,07

3. 4. 5.

3.257,51 3.289,70 2.604,07

20) Seu Arago recebe remunerao mensal de R$530,00. No ms de fevereiro de 2009 apurou alm do seu salrio, mais R$110,00 referentes a auxilio alimentao e outros R$265,00 de dirias. Qual o salrio de contribuio de seu Arago neste ms? 1. 2. 3. 4. 5. 530,00 795,00 640,00 905,00 n.d.a

21) Tio Boiadero, produtor rural PF, em janeiro de 2009 vendeu toda sua produo diretamente no varejo a pessoa fsica, auferindo o montante de R$5.000,00. Qual contribuio para a seguridade social? 1. 2. 3. 4. 5. 105,00 a serem pagos pelo comprador pessoa fsica 115,00 a serem pagos pelo comprador pessoa fsica 105,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor 125,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor 130,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor

22) Produtor rural PJ, em janeiro de 2009, teve como receita bruta proveniente da comercializao da produo rural o valor de R$10.000,00. Qual o valor da contribuio para a seguridade social neste ms a cargo do produtor rural PJ? 1. 2. 3. 4. 5. 285,00 a ser pago pelo adquirente 260,00 a ser pago pelo adquirente at o dia 20 do ms seguinte 210,00 a ser paga pelo produtor rural 260,00 a ser pago pelo Produtor Rural PJ at o dia 20 do ms seguinte 26,00 sobre o lucro ou faturamento

23) (FCC Juiz do Trabalho - TRT11 - 2005). Em relao responsabilidade pela arrecadao e recolhimento das contribuies, correto afirmar: 1. O empregador responsvel pelo desconto e recolhimento da contribuio previdenciria devida pelo empregado. Caso se omita, a cobrana do montante devido ser feita diretamente do segurado.

2.

O trabalhador avulso somente responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio se no for sindicalizado, caso contrrio o sindicato ser o responsvel. A empresa que remunera contribuinte individual que lhe presta servio responsvel pela reteno e recolhimento da contribuio devida por esse trabalhador. O empregado domstico responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sendo tal encargo a este facultado, mediante assinatura de termo perante o INSS. O segurado especial responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sem a qual no ter direito a recebimento de benefcio previdencirio, o que se impe em razo da contributividade do sistema previdencirio, aplicvel tambm aos trabalhadores do campo.

3.

4.

5.

24) (FCC Juiz do Trabalho - TRT11 - 2007). Sobre o financiamento da seguridade social, correto afirmar que 1. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta, por meio de repasse de recursos oramentrios, e de forma indireta, por intermdio do pagamento de contribuies sociais. As contribuies sociais destinadas ao financiamento da seguridade social tm a natureza jurdica de impostos; em razo disso aplicam-se a essas contribuies as regras de imunidade previstas para os impostos em geral. A Constituio de 1988 impede que haja diferenciao entre contribuintes, para efeito de pagamento de contribuies sociais destinadas ao sistema de seguridade social, em razo da atividade econmica por eles exercida. O princpio da preexistncia de custeio impe que somente podero ser criados ou majorados benefcios se houver indicao de sua fonte de custeio total, o que, entretanto, no impede o reajustamento peridico dos benefcios de prestao continuada. A Constituio de 1988 atribui Unio a competncia para criar contribuies sociais, destinadas ao financiamento da sade, assistncia e previdncia social, devida pelo empregador, empresa ou entidade a ela equiparada, incidente sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho.

2.

3.

4.

5.

25) (FCC Analista TRF 3 Regio 2007) De acordo com a Constituio Federal brasileira, as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidiro, dentre outras, sobre: 1. 2. 3. Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados somente a ttulo salarial, pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. A folha de salrios pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. Todo e qualquer rendimento do trabalho com natureza salarial pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio.

4.

Todo e qualquer rendimento do trabalho pago ou creditado a ttulo exclusivamente salarial, pessoa fsica ou jurdica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio.

5.

supertestes

Simulados Forum Meu perfil Meus simulados Logout Blog Ajuda Contato

Categorias
Imprimir

autosimulado Concursos Vestibular

Resultados: Seguridade Social: filiao e custeio


Aproveitamento: 4% O artigo 194 da Constituio Federal de 1988 conceitua Seguridade Social, como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos :

Sade Assistncia social sua resposta (incorreta) Previdncia social Previdncia social e assistncia social Sade, assistncia social e previdncia social

O Regime Prprio de Previdncia Social visa assegurar benefcios e servios aos:


Trabalhadores avulsos sua resposta (incorreta) Segurados especiais Empregados Todos os beneficirios deste regime, na sua maioria vinculadas iniciativa privada Servidores pblicos titulares de cargo efetivo

Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao considerado segurado obrigatrio da previdncia social, enquadrando-se como:

Empregado domstico Trabalhador avulso sua resposta (incorreta) Contribuinte individual Segurado especial Empregado

Aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade com fins lucrativos enquadrado como segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na qualidade de:

Empregado domstico sua resposta (incorreta) Trabalhador avulso Contribuinte individual Segurado especial Empregado

Quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego enquadrado como segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na qualidade de:

Empregado domstico sua resposta (incorreta) Trabalhador avulso Contribuinte individual Segurado especial Empregado

Aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, com a intermediao obrigatria do rgo gestor de mo-de-obra ou do sindicato da categoria :

Segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social Segurado facultativo de regime prprio do de previdncia social Contribuinte individual do regime geral de previdncia social sua resposta (incorreta) Trabalhador eventual do regime geral de previdncia social Trabalhador avulso do regime geral de previdncia social

O produtor que exerce suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos menores de dezesseis anos de idade ou a eles equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar respectivo so:

Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de trabalhador avulso sua resposta (incorreta) Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de contribuinte individual

Segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado especial Segurados facultativos do regime geral de previdncia social No pode se filiar ao regime geral de previdncia social

Vnculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdncia social e esta, do qual decorrem direitos e obrigaes. Este conceito se relaciona :

Filiao Filiao e inscrio Inscrio Ato de vontade Ato obrigatrio

Joo, mdico, contratou Maria, para ser sua secretaria no consultrio. Diante disso, Joo considerado, para efeito da legislao previdenciria:

Empregador domstico Empregado sua resposta (incorreta) Entidade Cooperativa Empresa

Xisto, servidor pblico efetivo do municpio de Delta, que no possui regime prprio de previdncia social, foi nomeado para assumir cargo em comisso de livre nomeao e exonerao. Com relao situao descrita acima, qual ser o enquadramento de Sr. Xisto perante o Regime Geral de Previdncia Social RGPS:

Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de empregado. Poder ser enquadrado como segurado facultativo. sua resposta (incorreta) Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de contribuinte individual O Sr. Xisto est excludo do RGPS, pois no possui regime prprio de previdncia e no exerce atividade que o vincule obrigatoriamente ao RGPS. Dever ser enquadrado com segurado obrigatrio na qualidade de contribuinte individual.

Maria presta servios de passadeira a diversas residncias, recebendo R$ 20,00 (vinte reais) por mala de roupas. Considerando a caracterstica da atividade exercida, a mesma ser, com relao ao Regime Geral de Previdncia Social:

Segurada obrigatria, na qualidade de empregada domstica. sua resposta (incorreta) Segurada obrigatria, na qualidade de segurada contribuinte individual. Segurada obrigatria, na qualidade de empregada. Segurada facultativa. Segurada obrigatria, na qualidade de empresria.

H incidncia de contribuies para a Previdncia Social sobre as rubricas a seguir:

Licena prmio indenizada. sua resposta (incorreta) Bolsa paga a estagirio, nos termos da legislao prpria. Reembolso creche pago em conformidade com a legislao prpria. Vale transporte pago em dinheiro. Frias pagas em dobro.

Joo Ubaldo foi admitido para trabalhar na Fazenda Boi Bravo de segunda a sexta 8 horas/dia. O salrio contratado foi de R$ 1.200,00 por ms, sabendo que o incio do trabalho ocorreu no dia 11 de abril de 2008, pode-se afirmar:

A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 9% sobre R$ 1.200,00 sua resposta (incorreta) A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 8 % sobre R$ 760,00 A contribuio previdenciria da Fazenda ser de 20% sobre R$ 1.200,00 A contribuio previdenciria da Fazenda ser de 20% sobre R$ 760,00 A contribuio previdenciria de Joo Ubaldo ser de 9% sobre R$ 800,00

Relativamente contribuio do empregado, inclusive o domstico, e a do trabalhador avulso, correto afirmar:


A alquota sempre de 20% (vinte por cento) e incide sobre o respectivo salrio de contribuio. sua resposta (incorreta) A alquota varivel e incide, de forma cumulativa, sobre a respectiva remunerao. A contribuio no possui limite mximo, podendo incidir sobre a totalidade de sua remunerao. Caso o segurado trabalhe, concomitantemente, em mais de uma empresa, contribuir em relao a totalidade de sua remunerao, sem limite. A alquota varivel e incide sobre o salrio de contribuio mensal, observando-se ainda, o limite mximo.

Relativamente contribuio dos segurados em geral, correto afirmar:


Todos contribuem de forma semelhante. sua resposta (incorreta) Todo contribuinte individual tem alquota de 11% (onze por cento). O empregado domstico tem alquota de 20% (vinte por cento). Incidem de forma cumulativa. O segurado especial no possui obrigatoriedade de contribuir da mesma forma que o contribuinte individual.

A indstria Alpha Ltda contratou Amaury, para gerenciar sua rea de vendas, pagando, a ttulo de salrio, R$ 3.000,00. De acordo com a atividade preponderante da empresa, que possui grau de risco leve, correto afirmar que a contribuio para custeio de acidente do trabalho incidente sobre a remunerao de Alberto ser de:

R$ 90,00 sua resposta (incorreta) R$ 75,00 R$ 60,00 R$ 45,00 R$ 30,00

Elizabete trabalha no banco do Brasil S.A. e recebe, a ttulo de remunerao, R$3.000,00. Dessa forma, o banco, alm das contribuies pagas pelas empresas em geral, dever contribuir com uma alquota adicional, que incidente sobre a remunerao de Elizabete resultar em:

R$ 50,00 sua resposta (incorreta) R$ 75,00 R$ 30,00 R$ 60,00 R$ 90,00

Assinale a alternativa correta:


O salrio-de-contribuio o salrio percebido pelo empregado, excludos os ganhos habituais sob a forma de utilidades. sua resposta (incorreta) O salrio-de-contribuio o salrio declarado pelo empregador. O salrio-de-contribuio o salrio sobre o qual incide a contribuio para a Previdncia Social, observados os limites mnimo e mximo previstos em lei. O salrio-de-contribuio do trabalhador avulso seu salrio-base. O salrio-de-contribuio do segurado especial corresponde ao valor da comercializao da mercadoria.

Flaviano, gerente de uma grande multinacional de lanches fast food, onde no h risco ambiental do trabalho, recebe salrio mensal de R$15.000,00. Calcule a soma da contribuio descontada de Flaviano e a contribuio social devida pela empresa.

3.000,00 sua resposta (incorreta) 3.354,07 3.257,51 3.289,70 2.604,07

Seu Arago recebe remunerao mensal de R$530,00. No ms de fevereiro de 2009 apurou alm do seu salrio, mais R$110,00 referentes a auxilio alimentao e outros R$265,00 de dirias. Qual o salrio de contribuio de seu Arago neste ms?

530,00 sua resposta (incorreta) 795,00 640,00 905,00 n.d.a

Tio Boiadero, produtor rural PF, em janeiro de 2009 vendeu toda sua produo diretamente no varejo a pessoa fsica, auferindo o montante de R$5.000,00. Qual contribuio para a seguridade social?

105,00 a serem pagos pelo comprador pessoa fsica sua resposta (incorreta) 115,00 a serem pagos pelo comprador pessoa fsica 105,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor 125,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor

130,00 a serem pagos pelo produtor rural PF vendedor

Produtor rural PJ, em janeiro de 2009, teve como receita bruta proveniente da comercializao da produo rural o valor de R$10.000,00. Qual o valor da contribuio para a seguridade social neste ms a cargo do produtor rural PJ?

285,00 a ser pago pelo adquirente sua resposta (incorreta) 260,00 a ser pago pelo adquirente at o dia 20 do ms seguinte 210,00 a ser paga pelo produtor rural 260,00 a ser pago pelo Produtor Rural PJ at o dia 20 do ms seguinte 26,00 sobre o lucro ou faturamento

(FCC Juiz do Trabalho - TRT11 - 2005). Em relao responsabilidade pela arrecadao e recolhimento das contribuies, correto afirmar:

O empregador responsvel pelo desconto e recolhimento da contribuio previdenciria devida pelo empregado. Caso se omita, a cobrana do montante devido ser feita diretamente do segurado. sua resposta (incorreta) O trabalhador avulso somente responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio se no for sindicalizado, caso contrrio o sindicato ser o responsvel. A empresa que remunera contribuinte individual que lhe presta servio responsvel pela reteno e recolhimento da contribuio devida por esse trabalhador. O empregado domstico responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sendo tal encargo a este facultado, mediante assinatura de termo perante o INSS. O segurado especial responsvel pelo recolhimento de sua prpria contribuio, sem a qual no ter direito a recebimento de benefcio previdencirio, o que se impe em razo da contributividade do sistema previdencirio, aplicvel tambm aos trabalhadores do campo.

(FCC Juiz do Trabalho - TRT11 - 2007). Sobre o financiamento da seguridade social, correto afirmar que

A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta, por meio de repasse de recursos oramentrios, e de forma indireta, por intermdio do pagamento de contribuies sociais. As contribuies sociais destinadas ao financiamento da seguridade social tm a natureza jurdica de impostos; em razo disso aplicam-se a essas contribuies as regras de imunidade previstas para os impostos em geral. sua resposta (incorreta) A Constituio de 1988 impede que haja diferenciao entre contribuintes, para efeito de pagamento de contribuies sociais destinadas ao sistema de seguridade social, em razo da atividade econmica por eles exercida. O princpio da preexistncia de custeio impe que somente podero ser criados ou majorados benefcios se houver indicao de sua fonte de custeio total, o que, entretanto, no impede o reajustamento peridico dos benefcios de prestao continuada. A Constituio de 1988 atribui Unio a competncia para criar contribuies sociais, destinadas ao financiamento da sade, assistncia e previdncia social,

devida pelo empregador, empresa ou entidade a ela equiparada, incidente sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho. (FCC Analista TRF 3 Regio 2007) De acordo com a Constituio Federal brasileira, as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidiro, dentre outras, sobre:

Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados somente a ttulo salarial, pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. sua resposta (incorreta) A folha de salrios pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. Todo e qualquer rendimento do trabalho com natureza salarial pagos pessoa fsica que lhe preste servio exclusivamente com vnculo empregatcio. Todo e qualquer rendimento do trabalho pago ou creditado a ttulo exclusivamente salarial, pessoa fsica ou jurdica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio.

supertestes

Simulados Forum Meu perfil Meus simulados Logout Blog Ajuda Contato

Info
Esse simulado foi feito 302 vezes. Veja quem j fez:

Imprimir

Custeio da Previdncia Social


Simulado com questes sobre a formas de custeio da Previdncia Social. Autoria: Marcos Correa ~ Desempenho mdio: 28% 10 questes ~ 302 pessoas fizeram esse simulado ~ cadastrado em 21/08/2009 ~ tags:
legislao previdenciria

1) De acordo com a Lei 8.212 e Decreto 3.048, assinale a questo que traduz na integra os preceitos legais:

1.

A contribuio das empresas e das pessoas jurdicas, inclusive cooperativas, que incide sobre o total dos pagamentos realizadas a qualquer ttulo a segurados empregados, empresrios, cooperados, trabalhadores avulsos e autnomos que lhes prestem servios, corresponde a 20% desse total, com a ressalva de que, nos casos dos trabalhadores autnomos, o responsvel pelo recolhimento poder optar pelo pagamento de 15% do salrio-base da classe em que o autnomo estiver enquadrado. A contribuio devida em funo do trabalho domstico inteiramente suportada pelo empregador e o empregador rural pessoa jurdica contribui com o equivalente a 2,5% da receita bruta proveniente da comercializao da sua produo e com 0,1% sobre essa mesma base de clculo para custeio das prestaes por acidentes do trabalho. As associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional contribuiro com o pagamento de 5% da receita lquida resultante dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, computadas as receitas provenientes de quaisquer formas de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, de publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos, cabendo entidade promotora do evento a responsabilidade pela reteno de tais valores e pelo respectivo recolhimento aos cofres da seguridade, no prazo de quarenta e oito horas aps a sua realizao. A renda lquida dos concursos de prognsticos constitui receita da seguridade social, excetuando-se os valores destinados ao programa de crdito educativo bem como os investimentos em programas de preveno de acidentes, cujos resultados sejam apurados em inspees, podero acarretar a reduo do percentual das contribuies devidas pelas empresas. As contribuies devidas pelas empresas para custeio dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa proveniente de riscos ambientais do trabalho sero proporcionais ao risco presente em cada uma das atividades preponderantes por elas desenvolvidas e tero como base de clculo os respectivos faturamentos mensais.

2.

3.

4.

5.

2) No h incidncia de contribuies para a Previdncia Social sobre as rubricas a seguir: 1. 2. 3. 4. 5. Dirias para viagens, desde que no excedam a cinqenta por cento da remunerao mensal do empregado. Salrio maternidade. Aviso prvio trabalhado. Remunerao de frias. Hora extra.

3) De acordo com a legislao previdenciria, assinale a questo que coaduna com os preceitos legais:

1.

Se Augusto recebeu, em determinado ms, remunerao equivalente a R$ 670,00, discriminada da seguinte forma: R$ 480,00 de salrio contratual, R$ 150,00 de auxlio-alimentao e R$ 40,00 de auxlio-transporte sendo as duas ltimas parcelas pagas por meio de cupons (tickets e vales-transporte) - ento o seu salrio-de-contribuio no referido ms equivale a R$ 670,00. O salrio-maternidade considerado salrio-de-contribuio; todavia, exclui-se do clculo da contribuio o dcimo terceiro-salrio. Integram o salrio de contribuio o reembolso bab e o reembolso creche se pagos a alguns diretores da empresa bem como o valor mensal do auxlioacidente para fins de clculo do salrio-de-benefcio de qualquer aposentadoria. O salrio de contribuio do empregado a soma da remunerao efetivamente recebida ou creditada, a qualquer ttulo, durante o ms, em uma ou mais empresas, inclusive os ganhos habituais sob a forma de utilidades. Se Willian Tonner, apresentador de telejornal, foi admitido na emissora TV XPTO em fevereiro de 2009, e contribuiu para previdncia social naquele ms com R$ 178,14 podemos dizer que a remunerao de Willian Tonner foi de R$1.619,45 sendo a alquota de contribuio aplicada e devida de 9%.

2. 3.

4.

5.

4) Julgue os itens a seguir, assinalando o que julgar correto: 1. So receitas da seguridade social as multas, a atualizao monetria e os juros moratrios, as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens, as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais e quarenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal, dentre outras. Considere a seguinte situao hipottica: Graco, empregado da empresa Z, recebe mensalmente remunerao equivalente a R$ 950,00, paga da seguinte forma: R$ 300,00 sobre a rubrica salrio, R$ 400,00 de gorjetas e R$ 250,00 in natura parcela essa referente habitao fornecida pelo empregador. Nessa situao o salrio-contribuio de Graco corresponder a R$ 700,00. Considere a seguinte situao hipottica: Luclia, empregada da empresa Y, recebia mensalmente remunerao equivalente a R$ 800,00. Encontrando-se gestante, passou a fruir a respectiva licena e a perceber o salrio-maternidade 28 dias antes do parto. Nessa situao, o salrio-maternidade de Luclia pago diretamente pela empresa Y, equivalendo ao total da remunerao lquida devida pela empregadora no curso da prestao de servios. Como o salriomaternidade um benefcio previdencirio, no considerado salrio-decontribuio. Logo, Luclia no estar sujeita ao recolhimento da respectiva contribuio previdenciria. Considere a seguinte situao hipottica: Ulpiano, empregado de empresa pblica federal, aderiu ao programa de demisso incentivada promovida por sua empregadora, que ofertou o pagamento antecipado de um nmero definido de salrios, conforme o tempo de servio dos demissionrios. Assim, por ocasio da resciso do contrato de trabalho, Ulpiano recebeu remunerao total de R$ 85.000,00 R$ 3.500,00 como remunerao regular do ms e R$ 81.500,00 ttulo de incentivo demisso. Nessa situao, esta parcela excepcional deve integrar, naquele ms, o salrio de contribuio de Ulpiano.

2.

3.

4.

5.

O salrio-de-contribuio do empregado e do trabalhador avulso deve observar o limite mnimo (piso legal ou convencional da categoria ou salrio mnimo) e mximo (teto para a contribuio), jamais alcanando o valor total das dirias recebidas, se diretamente vinculadas ao custeio de despesas extras geradas em funo de viagens.

5) Manoel Ricardo foi admitido para trabalhar no banco comercial Alga S/A. O salrio contratado foi de R$ 3.000,00 por ms, sabendo que o incio do trabalho ocorreu no dia 21 de junho de 2008, pode-se afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. A contribuio previdenciria de Manoel ser de 11 % sobre R$ 3.000,00 A contribuio previdenciria de Manoel ser de 9 % sobre R$ 2.000,00 A contribuio previdenciria do banco ser de 20% sobre R$ 1.000,00 A contribuio previdenciria do banco ser de 22,5% sobre R$ 2.000,00 A contribuio previdenciria de Manoel ser de 11 % sobre R$ 1.000,00

6) Com relao aos princpios da Seguridade Social, analise cada uma das assertivas abaixo e marque a correta: 1. 2. O princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios previdencirios veda o pagamento de qualquer benefcio com valor inferior ao salrio mnimo. A universalidade da cobertura e do atendimento princpio exclusivo das aes de sade e assistncia social, por serem prestadas independentemente de contribuio. A seletividade e a distributividade na prestao dos benefcios e servios da seguridade social, no se constituem em princpios ou objetivos de natureza constitucional. Os princpios da eqidade na forma de participao no custeio e da diversidade da base de financiamento tm em conjunto idntico objetivo institucional voltado distribuio igualitria dos benefcios e servios. O carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados, integra os objetivos da seguridade social.

3.

4.

5.

7) Astrogildo foi demitido do trabalho dia 05/01/2009 e o respectivo Termo de Resciso de Contrato de Trabalho possua as seguintes rubricas: R$ 100,00 saldo de salrios; R$ 300,00 frias indenizadas; R$ 100,00 1/3 frias indenizadas; R$ 500,00 aviso prvio indenizado; R$ 250,00 multa FGTS resciso. Com base nestes dados podemos concluir que a base de clculo das contribuies previdencirias ser de: 1. 2. 3. R$ 100,00. R$ 600,00. R$ 1.650,00.

4. 5.

R$ 400,00. R$ 250,00.

8) Acerca do financiamento da Seguridade Social, julgue os itens a seguir assinalando o incorreto: 1. 2. legtima a coincidncia da base de clculo de contribuio social com a base de clculo de imposto j existente. A contribuio social devida pela empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio, e a contribuio social do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, esto vinculados, exclusivamente, ao pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social. Compete ao INSS arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuies sociais incidentes sobre a receita ou o faturamento e o lucro. Compete ao INSS arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuies sociais incidentes sobre o salrio de contribuio dos trabalhadores. A contribuio da empresa, destinada ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho corresponde aplicao dos percentuais que variam de 1 a 3 pontos percentuais, incidentes sobre o total da remunerao paga, devida ou creditada a qualquer ttulo, no decorrer do ms, somente ao segurado empregado e trabalhador avulso.

3. 4. 5.

9) Nilo, cooperado da Cooperativa Unidos Venceremos, prestou servio, nessa qualidade, a uma empresa, no valor de R$ 5.000,00. correto afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. A empresa no possui obrigatoriedade de contribuir para Seguridade social. A empresa deve pagar, a ttulo de contribuio social, R$ 1.000,00. A cooperativa deve pagar, a ttulo de contribuio social, R$ 750,00. Nesta hiptese, no h fato gerador de contribuio previdenciria. A empresa dever pagar R$ 750,00 a ttulo de contribuio social.

10) A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Dessa forma, podemos afirmar que a sociedade financia a Seguridade social, indiretamente, mediante a seguinte contribuio: 1. 2. 3. Da empresa, sobre a remunerao de seus empregados. Do contribuinte individual. Do segurado empregado e trabalhador avulso.

4. 5.
Enviar

Da Unio, atravs de recursos adicionais do oramento fiscal. Do empregador domstico.

supertestes
Resultados: Custeio da Previdncia Social
Aproveitamento: 20% De acordo com a Lei 8.212 e Decreto 3.048, assinale a questo que traduz na integra os preceitos legais:

A contribuio das empresas e das pessoas jurdicas, inclusive cooperativas, que incide sobre o total dos pagamentos realizadas a qualquer ttulo a segurados empregados, empresrios, cooperados, trabalhadores avulsos e autnomos que lhes prestem servios, corresponde a 20% desse total, com a ressalva de que, nos casos dos trabalhadores autnomos, o responsvel pelo recolhimento poder optar pelo pagamento de 15% do salrio-base da classe em que o autnomo estiver enquadrado. sua resposta (incorreta) A contribuio devida em funo do trabalho domstico inteiramente suportada pelo empregador e o empregador rural pessoa jurdica contribui com o equivalente a 2,5% da receita bruta proveniente da comercializao da sua produo e com 0,1% sobre essa mesma base de clculo para custeio das prestaes por acidentes do trabalho. As associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional contribuiro com o pagamento de 5% da receita lquida resultante dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, computadas as receitas provenientes de quaisquer formas de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, de publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos, cabendo entidade promotora do evento a responsabilidade pela reteno de tais valores e pelo respectivo recolhimento aos cofres da seguridade, no prazo de quarenta e oito horas aps a sua realizao. A renda lquida dos concursos de prognsticos constitui receita da seguridade social, excetuando-se os valores destinados ao programa de crdito educativo bem como os investimentos em programas de preveno de acidentes, cujos resultados sejam apurados em inspees, podero acarretar a reduo do percentual das contribuies devidas pelas empresas. As contribuies devidas pelas empresas para custeio dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa proveniente de riscos ambientais do trabalho sero proporcionais ao risco presente em cada uma das atividades preponderantes por elas desenvolvidas e tero como base de clculo os respectivos faturamentos mensais.

No h incidncia de contribuies para a Previdncia Social sobre as rubricas a seguir:


Dirias para viagens, desde que no excedam a cinqenta por cento da remunerao mensal do empregado. Salrio maternidade. Aviso prvio trabalhado. Remunerao de frias. Hora extra.

De acordo com a legislao previdenciria, assinale a questo que coaduna com os preceitos legais:

Se Augusto recebeu, em determinado ms, remunerao equivalente a R$ 670,00, discriminada da seguinte forma: R$ 480,00 de salrio contratual, R$ 150,00 de auxlio-alimentao e R$ 40,00 de auxlio-transporte sendo as duas ltimas parcelas pagas por meio de cupons (tickets e vales-transporte) - ento o seu salrio-de-contribuio no referido ms equivale a R$ 670,00. sua resposta (incorreta) O salrio-maternidade considerado salrio-de-contribuio; todavia, exclui-se do clculo da contribuio o dcimo terceiro-salrio. Integram o salrio de contribuio o reembolso bab e o reembolso creche se pagos a alguns diretores da empresa bem como o valor mensal do auxlioacidente para fins de clculo do salrio-de-benefcio de qualquer aposentadoria. O salrio de contribuio do empregado a soma da remunerao efetivamente recebida ou creditada, a qualquer ttulo, durante o ms, em uma ou mais empresas, inclusive os ganhos habituais sob a forma de utilidades. Se Willian Tonner, apresentador de telejornal, foi admitido na emissora TV XPTO em fevereiro de 2009, e contribuiu para previdncia social naquele ms com R$ 178,14 podemos dizer que a remunerao de Willian Tonner foi de R$1.619,45 sendo a alquota de contribuio aplicada e devida de 9%.

Julgue os itens a seguir, assinalando o que julgar correto:

So receitas da seguridade social as multas, a atualizao monetria e os juros moratrios, as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens, as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais e quarenta por cento do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal, dentre outras. Considere a seguinte situao hipottica: Graco, empregado da empresa Z, recebe mensalmente remunerao equivalente a R$ 950,00, paga da seguinte forma: R$ 300,00 sobre a rubrica salrio, R$ 400,00 de gorjetas e R$ 250,00 in natura parcela essa referente habitao fornecida pelo empregador. Nessa situao o salrio-contribuio de Graco corresponder a R$ 700,00. Considere a seguinte situao hipottica: Luclia, empregada da empresa Y, recebia mensalmente remunerao equivalente a R$ 800,00. Encontrando-se gestante, passou a fruir a respectiva licena e a perceber o salrio-maternidade 28 dias antes do parto. Nessa situao, o salrio-maternidade de Luclia pago diretamente pela empresa Y, equivalendo ao total da remunerao lquida devida pela empregadora no curso da prestao de servios. Como o salriomaternidade um benefcio previdencirio, no considerado salrio-de-

contribuio. Logo, Luclia no estar sujeita ao recolhimento da respectiva contribuio previdenciria. sua resposta (incorreta) Considere a seguinte situao hipottica: Ulpiano, empregado de empresa pblica federal, aderiu ao programa de demisso incentivada promovida por sua empregadora, que ofertou o pagamento antecipado de um nmero definido de salrios, conforme o tempo de servio dos demissionrios. Assim, por ocasio da resciso do contrato de trabalho, Ulpiano recebeu remunerao total de R$ 85.000,00 R$ 3.500,00 como remunerao regular do ms e R$ 81.500,00 ttulo de incentivo demisso. Nessa situao, esta parcela excepcional deve integrar, naquele ms, o salrio de contribuio de Ulpiano. O salrio-de-contribuio do empregado e do trabalhador avulso deve observar o limite mnimo (piso legal ou convencional da categoria ou salrio mnimo) e mximo (teto para a contribuio), jamais alcanando o valor total das dirias recebidas, se diretamente vinculadas ao custeio de despesas extras geradas em funo de viagens.

Manoel Ricardo foi admitido para trabalhar no banco comercial Alga S/A. O salrio contratado foi de R$ 3.000,00 por ms, sabendo que o incio do trabalho ocorreu no dia 21 de junho de 2008, pode-se afirmar:

A contribuio previdenciria de Manoel ser de 11 % sobre R$ 3.000,00 sua resposta (incorreta) A contribuio previdenciria de Manoel ser de 9 % sobre R$ 2.000,00 A contribuio previdenciria do banco ser de 20% sobre R$ 1.000,00 A contribuio previdenciria do banco ser de 22,5% sobre R$ 2.000,00 A contribuio previdenciria de Manoel ser de 11 % sobre R$ 1.000,00

Com relao aos princpios da Seguridade Social, analise cada uma das assertivas abaixo e marque a correta:

O princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios previdencirios veda o pagamento de qualquer benefcio com valor inferior ao salrio mnimo. sua resposta (incorreta) A universalidade da cobertura e do atendimento princpio exclusivo das aes de sade e assistncia social, por serem prestadas independentemente de contribuio. A seletividade e a distributividade na prestao dos benefcios e servios da seguridade social, no se constituem em princpios ou objetivos de natureza constitucional. Os princpios da eqidade na forma de participao no custeio e da diversidade da base de financiamento tm em conjunto idntico objetivo institucional voltado distribuio igualitria dos benefcios e servios. O carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados, integra os objetivos da seguridade social.

Astrogildo foi demitido do trabalho dia 05/01/2009 e o respectivo Termo de Resciso de Contrato de Trabalho possua as seguintes rubricas: R$ 100,00 saldo de salrios; R$ 300,00 frias indenizadas; R$ 100,00 1/3 frias indenizadas; R$ 500,00 aviso prvio

indenizado; R$ 250,00 multa FGTS resciso. Com base nestes dados podemos concluir que a base de clculo das contribuies previdencirias ser de:

R$ 100,00. R$ 600,00. R$ 1.650,00. R$ 400,00. R$ 250,00.

Acerca do financiamento da Seguridade Social, julgue os itens a seguir assinalando o incorreto:


legtima a coincidncia da base de clculo de contribuio social com a base de clculo de imposto j existente. A contribuio social devida pela empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio, e a contribuio social do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, esto vinculados, exclusivamente, ao pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social. Compete ao INSS arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuies sociais incidentes sobre a receita ou o faturamento e o lucro. Compete ao INSS arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuies sociais incidentes sobre o salrio de contribuio dos trabalhadores. A contribuio da empresa, destinada ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho corresponde aplicao dos percentuais que variam de 1 a 3 pontos percentuais, incidentes sobre o total da remunerao paga, devida ou creditada a qualquer ttulo, no decorrer do ms, somente ao segurado empregado e trabalhador avulso. sua resposta (incorreta)

Nilo, cooperado da Cooperativa Unidos Venceremos, prestou servio, nessa qualidade, a uma empresa, no valor de R$ 5.000,00. correto afirmar:

A empresa no possui obrigatoriedade de contribuir para Seguridade social. sua resposta (incorreta) A empresa deve pagar, a ttulo de contribuio social, R$ 1.000,00. A cooperativa deve pagar, a ttulo de contribuio social, R$ 750,00. Nesta hiptese, no h fato gerador de contribuio previdenciria. A empresa dever pagar R$ 750,00 a ttulo de contribuio social.

A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Dessa forma, podemos afirmar que a sociedade financia a Seguridade social, indiretamente, mediante a seguinte contribuio:

Da empresa, sobre a remunerao de seus empregados. sua resposta (incorreta) Do contribuinte individual. Do segurado empregado e trabalhador avulso.

Da Unio, atravs de recursos adicionais do oramento fiscal. Do empregador domstico.

S-ar putea să vă placă și