Sunteți pe pagina 1din 5

Aparelho Digestivo

aparelho digestivo, digesto ou digestrio ou ainda sistema digestrio o sistema que, nos humanos, responsvel por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessrios s diferentes funes do organismo, como crescimento, energia para reproduo, locomoo, etc. composto por um conjunto de rgos que tm por funo a realizao da digesto. Sua extenso desde a boca at o nus de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.

Divises
O tubo digestivo dividido em trato gastrointestinal superior, trato gastrointestinal inferior e glndulas acessrias.

Trato gastrointestinal superior


O trato gastrointestinal superior composto pela boca, pela faringe, pelo esfago e pelo estmago. Na boca, ocorre o processo de mastigao que, junto com a salivao, secreo das glndulas salivares (gua, muco e enzima), degrada o amido pela ao da ptialina (que inicia o processo de digesto dos carboidratos presente no alimento), em maltose, e ainda faz os movimentos impulsionatrios que ajudam a deglutir o alimento, fazendo-o passar ao esfago. A faringe auxilia no processo de deglutio (ato de engolir). O esfago o canal de passagem para onde o bolo alimentar empurrado por meio de contraes musculares (movimentos peristlticos) at o estmago. No estmago, inicia-se o processo de quimificao, aonde atua a pepsina, enzima que transforma (quebra) as protenas em peptdeos (cadeias menores de aminocidos). O estmago um rgo em formato de bolsa com o ph em torno de 2 (muito cido). Ele pode ficar horas misturando o bolo alimentar em seu interior com a secreo gstrica (gua, muco, cido clordrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais lquido e cido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

Trato gastrointestinal inferior

Intestinos o Intestino delgado: So produzidas em sua parede as enzimas: peptidase (digesto de protenas), maltase (digere a maltose), lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfcie interna, ou mucosa, dessa regio, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfcie de absoro intestinal). As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobras microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e leo. Intestino delgado
o

Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, no duodeno que o suco pancretico (neutraliza acidez do quimo e faz a digesto de protenas, de carboidratos e de gorduras) e a secreo biliar (emulsificao de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possu as glndulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado. Jejuno: Comea a absoro dos nutrientes. Faz continuao ao duodeno, recebe este nome porque sempre que aberto se apresenta vazio. leo: o ltimo segmento do intestino delgado que faz continuao ao jejuno. Recebe este nome por relao com osso ilaco. mais estreito e suas tnicas so mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

Intestino grosso: Dividido em quatro partes: ceco (cecumico ou cecum), clon, apndice e o reto. o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus. Fortssimas ondas peristlticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e so capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direo s pores finais do tubo digestrio: os clons, sigmoide e reto.
o

Ceco: a poro inicial do intestino grosso segmento de maior calibre, que se comunica com o leo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma vlvula localizada na juno do leo com o ceco - vlvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apndice cecoide ou vermicular. Apndice: uma pequena extenso tubular terminada em fundo cego. Clon: a regio intermediria, um segmento que se prolonga do ceco at o nus. Sigmoide: O sigmoide ou poro plvica, a seo do intestino grosso que liga a poro transversal do mesmo ao reto. Recebe o nome sigmoide

o o

pela sua aparncia que lembra a letra "S" do alfabeto grego (sigma). O nome poro plvica refere-se regio em que se encontra. caracterizado por ser a parte do intestino na qual os movimentos peristlticos fazem maior presso no bolo alimentar a fim de solidific-lo e transform-lo em fezes.

Reto: a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente trs pregas em seu interior e uma regio bem vascularizada. Pode ser avaliado atravs do toque retal, retoscopia ou retosigmoideoscopia. no canal anal que ocorrem as hemorroidas que nada mais so que varizes nas veias retais inferiores. nus: Controla a sada das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso

Glndulas acessrias
Ao tubo digestivo esto associadas glndulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fgado intervem, ainda que no produza qualquer suco digestivo mas, sim, a blis que funciona como emulsificante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimenso, de forma a facilitar a absoro, ou seja, a digesto). As glndulas/rgos/estruturas anexas so:

Glndulas salivares Glndulas gstricas (na parede interna do estmago) Glndulas intestinais (na parede interna do intestino delgado) Pncreas Fgado

Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessrios para construir novos tecidos e fazer manuteno dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingesto de alimentos. A transformao dos alimentos em compostos mais simples, utilizveis e absorvveis pelo organismo denominado Digesto. O Sistema Digestrio (ou Digestivo) no seres humanos constitudo de:Boca, Faringe, Esfago, Estmago, Intestino delgado, Intestino grosso, nus. Anexos ao sistema existem os rgos: glndulas salivares, pncreas, fgado, vescula biliar, dentes e lngua. Boca A boca a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam boca, onde sero mastigados pelos dentes e movimentados pela lngua. Acontece a digesto

qumica dos carboidratos, onde o amido decomposto em molculas de glicose e maltose. Glndulas Salivares A saliva composta por um lquido viscoso contendo 99% de gua e mucina, que d a saliva sua viscosidade. constituda tambm pela ptialina ou amilase, que uma enzima que inicia o processo da digesto do glicognio. Faringe A Faringe um tubo que conduz os alimentos at o esfago.

Esfago O Esfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos at o estmago, devido aos seus movimentos peristlticos (contraes involuntrias) Estmago No estmago, rgo mais musculoso do canal alimentar, continua as contraes, misturando aos alimentos uma soluo denominada suco gstrico, realizando a digesto dos alimentos proticos. O suco gstrico um lquido claro, transparente e bastante cido produzido pelo estmago. Intestino Delgado O intestino delgado um rgo dividido em trs partes: duodeno, jejuno e leo. A primeira parte do intestino delgado formada pelo duodeno que a seo responsvel por receber o bolo alimentar altamente cido vindo do estmago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pncreas e o fgado fornecem secrees anticidas. O pncreas produz e fornece ao intestino delgado, suco pancretico, constitudo de ons bicarbonato, neutralizando assim, a acidez do quimo. O Fgado fornece a maior glndula do corpo, a bile, que secretada continuamente e armazenada em vescula biliar. Ao final deste processo no intestino, o bolo alimentar se transforma em um material escuro e pastoso denominado quilo, contendo os produtos finais da digesto de protenas, carboidratos e lipdios. As ltimas partes do intestino delgado, jejuno e leo, so formados por um canal longo onde so absorvidos os nutrientes. Apresentam em sua superfcie interna, vilosidades que so vrios dobramentos.

Intestino Grosso O intestino grosso um rgo divido em trs partes: ceco, clon e reto, onde ocorre a reabsoro de gua, absoro de eletrlitos (sdio e potssio), decomposio e fermentao dos restos alimentares, e formao e acmulo das fezes. O ceco a primeira parte do intestino grosso, que tem como funo receber o contedo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsoro de nutrientes e gua. A segunda e maior parte do intestino grosso recebe o nome de clon, subdividindo-se em clon ascendente, clon transverso, clon descendente e clon sigmide nus A ltima e menor parte do intestino grosso o reto, responsvel por acumular as fezes, at que o nus as libere, finalizando o processo da digesto. Durante todo esse processo, o muco secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes at sua eliminao.

S-ar putea să vă placă și