Sunteți pe pagina 1din 5

Pr-registro flexografico

O pr-registro oprimeiro passo no trabalho de encaixe das cores para impresso flexogrfica. O que o pr-registro? Pr-registro o posicionamento dos cilindros porta-clichs de tal forma que ao entrarem em impresso estejam com o registro o mais prximo possvel do ideal; dispensando, portanto, a desacoplagem das engrenagens para acerto do encaixe das cores.

Como executar o pr-registro:

1) Ao colar os clichs nos cilindros, marque nas laterais a posio do rnicroponto ou da cruz de registro em cada porta-clich.

2) Posicione o cilindro da primeira cor na impressora; faa uma marca no tambor central em posio que coincida com a marca do cilindro e acople as engrenagens. Ateno: execute somente a acoplagem das engrenagens e evite a presso sobre o clich.

3) Gire o tambor central at a marca chegar na segunda cor e acople o cilindro porta-clich tambm em posio coincidente com a marca do tambor central.

4) Repita este procedimento em cada grupo impressor.

Todo o trabalho de pr-registro no necessita tinta e, portanto, no necessrio que a tinta esteja circulando durante o acerto. Durante o procedimento, tambm no h consumo de substrato. Terminada esta etapa, deve ser feita a passagem do substrato e a regulagem do grupo impressor, antes de se iniciar o ajuste fino de encaixe. Como regular o grupo impressor:

l) Com o anilox parado, encoste suavemente a cmara encapsulada.

2) Promova a circulao da tinta que j deve estar com a viscosidade determinada.

3) Inicie o giro do cilindro anilox e faa o ajuste fino de raspagem; a tinta deve cobrir uniformemente toda a superfcie do anilox (caso aparea qualquer tipo de risco, cheque a montagem do sistema encapsulado e, se necessrio, repita a mesma).

Ateno: Jamais insista em rodar a impressora com um risco de raspagem no anilox, pois poder danificar o mesmo.

4) Coloque o substrato em movimento e execute a entintagem do clich. Aproxime suavemente o anilox do clich ao primeiro sinal de entintagem no clich, pare o lado que encostou primeiro e acerte o paralelismo de entintagem. A presso de entintagem deve ser a mais suave possvel.

5) Execute a entintagem do substrato; aproxime suavemente o cilindro porta-clich do substrato, at conseguir a impresso mais suave possvel.

6) O trabalho no terminou; regule novamente a entintagem, pois agora, com a imagem sendo impressa, a condio para regular a entintagem melhor.

7) Repita o mesmo trabalho e regule novamente a presso de impresso.

Este mtodo de regulagem, apesar de simples, melhora bastante a qualidade de impresso, alm de aumentar consideravelmente a tiragem dos clichs, pois permite a mnima presso possvel de entintagem e de impresso. Com o pr-registro feito, resta regular a mquina para se obter o registro perfeito das cores. Proceda da seguinte forma: 1) Regule e faa a impresso da 1 a cor e trave o grupo. 2) Regule e faa a impresso da 2a cor, acertando o registro; faa sempre a regulagem do registro lateral antes do longitudinal. Aps a obteno do encaixe perfeito, no esquea de executar o travamento da 2a cor. 3) O registro da 3a e das demais cores deve ser feito somente aps obter o registro perfeito das 2 primeiras cores. Ateno: Evite sempre tentar acertar o registro de todas as cores de uma nica vez, pois, alm de consumir mais substrato, leva mais tempo. Os equipamentos flexo de tambor central costumam manter o registro sempre constante, no havendo, portanto, oscilaes durante a impresso. Contudo, caso ocorram oscilaes, faa uma checagem dos componentes da impressora que atuam no registro lateral e longitudinal e nas medidas dos cilindros. Seguindo-se esta metodologia o acerto da impressora toma-se menos complicado, feito em menos tempo e consome menos material, proporcionando maior satisfao quele que o realiza. Fonte: Roto & Flexo Converso Ano02 n.06

Fonte: http://www.walmak.com.br/dica01.php
29/05/2013

S-ar putea să vă placă și