Sunteți pe pagina 1din 17

1

A INFLUNCIA DOS PAIS x A EDUCAO DOS FILHOS

Projeto de Pesquisa

Dbora Raupp Juliane Soares Kely Santos Marinanda Martins

Prof. Dr. talo Ogliari

Gravata, Abril de 2013.

DADOS DE IDENTIFICAO

Instituio Universidade Luterana do Brasil ULBRA Reitor: Dr. Marcos Fernando Ziemer Endereo: Av. Itacolomi, 3600 Gravata RS Unidade: Campus Gravata Diretor: Pastor Orlando Mrio Konrad Orientador Nome: Prof. Dr. talo Ogliari Endereo eletrnico: italoogliari@yahoo.com.br Alunos Nomes: Dbora Raupp, Kely Santos, Juliane Soares, Marinanda Martins. Projeto Ttulo: A influncia dos pais x a educao dos filhos rea de concentrao: Educao

SUMRIO 1 TEMA .................................................................................................................. 1.1 Delimitao do tema ........................................................................................ 1.2 rea temtica ................................................................................................... 2 QUESTES NORTEADORAS ............................................................................ 3 OBJETIVOS ......................................................................................................... 3.1 Objetivo Geral .................................................................................................. 3.2 Objetivo Especfico ......................................................................................... 4 JUSTIFICATIVA .................................................................................................. 5 FUNDAMENTAO TERICA .........................................,................................. 6 METODOLOGIA ................................................................................................. REFERNCIAS ....................................................................................................... ANEXOS ................................................................................................................. 04 04 04 05 06 06 06 07 08 13 14 15

1 TEMA

A maneira de como a influncia dos pais interfere na educao de seus filhos.

1.1 Delimitao do tema O estudo que este projeto prope, a partir da pesquisa de campo e de embasamento terico sobre o tema, debate a questo da participao dos pais na vida escolar dos filhos. Verifica, atravs de entrevistas realizadas com pais de alunos da educao infantil e ensino fundamental, os benefcios desta influncia, a frequncia e o ndice desta participao e se a questo do curto tempo da vida contempornea dos responsveis realmente interfere na qualidade deste aprendizado.

1.2 rea temtica

A pesquisa, pelas caractersticas que apresenta, insere-se na rea da educao e pedagogia.

2 QUESTES NORTEADORAS

A pesquisa norteia-se pelas seguintes questes:

1)

Qual a frequncia e qual ndice da participao dos pais na vida escolar

de seus filhos? 2) Como os pais contribuem na educao de seus filhos a partir desta

participao? 3) Como os pais organizam seu tempo para estarem presentes na trajetria

escolar de seus filhos?

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Discutir sobre a influncia, o tempo e a qualidade da participao dos pais na educao dos filhos.

3.2 Objetivos Especficos

1)

Verificar a frequncia e o ndice da participao dos pais na vida escolar de

seus filhos. 2) Investigar como a influncia dos pais agrega qualidade no desenvolvimento

do educando. 3) Debater sobre como os pais organizam seu tempo para estarem presentes

na trajetria escolar de seus filhos.

4 JUSTIFICATIVA

No surpresa que nos dias atuais a educao esteja muito defasada, que os alunos estejam desinteressados, professores desmotivados e pais sem compromisso. Observando as crticas da mdia podemos compreender a importncia de pesquisar sobre este tema, que apesar de no ser um aspecto to atual algo que influencia diretamente na vida das pessoas. Por outro lado, as falhas deixadas na infncia por parte dos pais, por falta de tempo em dar-lhes carinho, ateno e educao hoje, pode resultar no indivduo revoltado e violento de amanh. Isso por que a responsabilidade de educar fica diretamente ligada ao professor e parcialmente esquecida pelos pais, se no h comprometimento de ambas as partes, no haver trocas significativas criana. Por isso tudo, pela necessidade de conscientizarmos as pessoas sobre a importncia do tempo disponibilizado criana, o estmulo que ocorre quando h essa doao do precioso e corrido tempo e as consequncias futuras no desenvolvimento psicolgico e intelectual de cada um, com isso o nosso estudo de justifica.

5 FUNDAMENTAO TERICA

8 De acordo com Luciana Fevorini h uma ideia muito difundida nas escolas e meios de comunicao, de que o sucesso escolar depende do valor atribudo pelas famlias ao estudo e decorrente dedicao a ele (2009, p. 12), ideia esta que procede ao percebermos o comportamento das crianas nas escolas. facilmente visvel e diferenciado em um ambiente coletivo, o comportamento de alunos que tm em casa uma cobrana maior quanto ao estudo, geralmente so aqueles mais interessados, mais educados e com melhores notas, claro existem suas excees. Luciana Fevorini ressalta:
Pais que adotam em casa uma postura interessada nas atividades que os filhos desenvolvem na escola e participam de ventos organizados por ela, tais como reunio de pais ou mostra de trabalhos, etc., parecem influenciar muito positivamente o progresso escolar de seus filhos. H pesquisas indicando que, mesmo numa boa instituio escolar, com bons programas curriculares, a aprendizagem do aluno s se evidencia quando ele tem a ateno e o acompanhamento dos pais. (POLONIA; DESSEN apud FEVORINI 2009, p. 12).

Segundo Sandra Martins, ocorreram inmeras transformaes na relao de trabalho na sociedade contempornea, isso refletiu na estrutura familiar, hoje a mulher est inserida no mercado de trabalho. Com essa mudana, os pais acabam perdendo o controle do tempo, e acabam no se dedicando para a educao de seus filhos.
A escola tem papel importante na socializao da criana, na promoo do conhecimento social e no desenvolvimento das capacidades cognitivas, influenciando na compreenso que elas tm do mundo social. Para que ela se desenvolva necessrio que se socialize, satisfazendo suas necessidades e assimilando a cultura da sociedade em que vive. Para o processo de socializao, as crianas precisam aprender o que correto no meio em que elas esto inseridas, aprendem e respeitem os valores morais desse meio. Quando a criana nasce, ela j faz parte de um grupo e chega a escola trazendo todas as vivencias de seu cotidiano, sejam elas positivas ou negativas. (MARTINS, 2010, p.4).

A escola sozinha no pode ser responsvel pela educao dos filhos, pois na famlia que acontecem as aprendizagens bsicas, que ajudam no

9 desenvolvimento autnomo da criana dentro da sociedade. Com a participao dos pais na vida escolar dos filhos, as crianas so mais estimuladas a superarem desafios. Sandra Martins esclarece que para as crianas se sentirem fortalecidas e capazes de resolverem sozinhas os seus problemas, preciso que a famlia e a escola estejam juntas no processo de construo de conhecimento. A primeira etapa da educao bsica, segundo Jaqueline Delgado Paschoal e Maria Cristina Gomes, a educao infantil, onde se d incio ao processo de desenvolvimento da criana, bem como o desenvolvimento de sua personalidade, nesse espao que iro se encontrar: pais, alunos e professores. Veja-se que a educao evoluiu muito com o passar do tempo, onde a figura da famlia evoluiu, tambm, de diversas formas, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo os pais no dispem de muito tempo para seus filhos, faltando, muitas vezes tempo para dar-lhes carinho, ateno, e at mesmo educao, onde os valores que lhe foram transmitidos pelos seus pais no esto sendo transmitidos aos seus filhos. Como explicam Jaqueline Delgado Paschoal e Maria Cristina Gomes Machado, com a transio do feudalismo para o capitalismo, onde a se passou do modo de produo domstico para o sistema fabril, com a substituio das ferramentas pelas mquinas e a da fora humana pela fora motriz, a sociedade se viu obrigada a ser reorganizar, causando um enorme impacto, restando claro que a Revoluo Industrial inseriu a mulher no mercado de trabalho, onde surgiu a necessidade de existir um lugar para deixar os filhos, criando-se ento as creches, onde os pais poderiam ir ao trabalho tranquilamente por saber que seus filhos estariam em algum lugar tranquilo aos cuidados de uma pessoa responsvel. Segundo elas:

10
Na Europa, com a transio do feudalismo para o capitalismo, em que houve a passagem do modo de produo domstico para o sistema fabril, e, consequentemente, a substituio das ferramentas pelas mquinas e a substituio da fora humana pela fora motriz, provocando toda uma reorganizao da sociedade. O enorme impacto causado pela revoluo industrial fez com que toda a classe operria se submetesse ao regime da fbrica e das mquinas. Desse modo, essa revoluo possibilitou a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho, alterando a forma da famlia cuidar e educar seus filhos. (PASCHOAL; MACHADO, 2009, p. 79).

Com o avano da indstria, a estrutura familiar se modificou, os hbitos e costumes se diferenciavam, as mes que antes no trabalhavam mas que passaram a trabalhar para ajudar no sustento do lar se viam obrigadas a encontrar algum com que se pudesse deixar os filhos, da surgiam as mes mercenrias, mulheres que optaram por no trabalhar nas fbricas, oferecendo seus servios para cuidar dos filhos das mes operrias, surgindo, ento uma espcie de creche, onde tambm surgiu uma nova oportunidade para as mulheres, mas com essa organizao surgiram os maus tratos s crianas, como alerta Rizzo:
Criou-se uma nova oferta de emprego para as mulheres, mas aumentaram os riscos de maus tratos s crianas, reunidas em maior nmero, aos cuidados de uma nica, pobre e despreparada mulher. Tudo isso, aliado a pouca comida e higiene, gerou um quadro catico de confuso, que terminou no aumento de castigos e muita pancadaria, a fim de tornar as crianas mais sossegadas e passivas. Mais violncia e mortalidade infantil. (PASCHOAL; MACHADO apud RIZZO, 2003, p. 31).

Como a preocupao da maioria dos pais era sobreviver, no ligavam muito para os maus tratos que seus filhos sofriam por essas mulheres, tornando-se esses maus tratos em costumes para a sociedade daquela poca. Veja-se ento, o quanto a sociedade evoluiu e ainda evolui no caso do Brasil essa evoluo se deu em meados dos anos setenta, onde a atuao das mulheres no mercado de trabalho se intensificou. A Lei n. 5.692/71 regulamenta a as diretrizes e bases para

11 o ensino de 1 e 2 graus, onde determina que para a educao infantil o ensino seja oferecido em maternais, jardins de infncia e instituies equivalentes e, ainda que as empresas privadas ofereceriam tais educaes as filhos de seus funcionrios, o que por sua vez no ocorreu, por falta de incentivo por parte dos Governantes. Em 1996, houve outra mudana na educao infantil trazida pela Lei n. 9.394/96 que dentre todas as mudanas trazidas, a principal que a

responsabilidade pelo ensino infantil que seja realizado pelo Municpio, e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Educao, tornando-se ento, a educao infantil a primeira etapa da educao bsica. A construo do Referencial Nacional Curricular para Educao Infantil (RCNEI) trouxe metas necessrias e de qualidade, de acordo com tal referencial para que as crianas tenham um desenvolvimento integral de suas

identidades, capazes de crescerem como cidados cujos direito infncia so reconhecidos. (BRASIL, 1998, p. 07). Outro fator importante, segundo Iami Tiba, quando os pais ignoram um fato importante e priorizam um banal, deixando de agir quando realmente necessita. Com a decorrncia das distores de fatos, consta em uma pesquisa feita recentemente em escolas pblicas, que 25% das agresses recebidas pelos professores vieram de pais de alunos. Da surge a importncia do acompanhamento da vida escolar dos filhos, esta interao e socializao s ir acontecer atravs de exemplos, principalmente vindos de nossa casa, Andreia Moreira dos Santos Schultz explica que necessrio a reflexo sobre a relao do

12 cuidar e educar, onde as duas devem sempre andar juntas, a fim de que no se sobrecarregue ningum, segundo a autora:
Assim, importante refletir sobre a relao entre o cuidar e educar, e tambm os seus significados dentro de uma mentalidade de unicidade e no de diviso de tarefas, como modelo industrial que a escola herdou do meio capitalista de produo. O ato de cuidar e de educar, de acordo com as novas diretrizes, so as aes que devem caminhar juntas e, percebe-se nos dias atuais essa necessidade social. A unio dessas aes colabora para formao de cidados com viso ampla e holstica de mundo, compreendendo os paradigmas emergentes da complexidade. (SCHULTZ, 2011, p. 12).

Segundo Tiba, perante as dificuldades muitos pais delegam escola a educao dos filhos, mas esta no est preparada para assumir esta funo, ela deve ser apenas uma parceira, o papel principal cabe mesmo famlia. O autor ainda expe que os pais devem estar mais presente na vida de seus filhos, participando, segundo ele:
Se todos os pais soubessem dessa possibilidade de ajuda e tivessem a sabedoria de procurar a escola, muitos conflitos, desajustes relacionais, problemas de juventude, migraes e dificuldades escolares seriam, sem duvida, resolvidos a tempo. (TIBA, 2007, p.189).

Por estes e outros fatores ter um filho e educ-lo deve ser um projeto de vida, onde os pais, casados ou separados, devem agir juntos com coerncia, visando no s a felicidade do filho, mas tambm preparando-o para ser um cidado que ir contribuir positivamente para a sociedade.

13

6 METODOLOGIA

Para a realizao de nossa pesquisa, dialogamos com pais de alunos da educao infantil e ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares e tambm com professores de ambas as escolas, para questionar se houve evoluo a respeito da participao dos pais junto escola e na realizao de tarefas de casa, atravs da aplicao de um questionrio de 10 perguntas abertas a 25 pais ou responsveis, moradores do municpio de Gravata. Baseado nas respostas podemos refletir sobre o desenvolvimento das famlias, seus costumes, valores e uma prvia de como esto educando e preparando seus filhos como cidados.

14

REFERNCIAS

FEVORINI, Luciana Bittencourt. O envolvimento dos pais na educao escolar dos filhos: um estudo exploratrio. So Paulo: Universidade de So Paulo instituto de psicologia, 2009.

MARTINS, Sandra Veralcia Marques. A famlia e a escola: desafios para a educao no mundo contemporneo. Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 256-263, 2010.

TIBA, Iami. Quem ama educa. Integrale, So Paulo, 2007.

15

ANEXO

SEXO: F ( )

M( ) DE 21 31 ANOS ( )

IDADE: MENOS DE 20 ANOS ( )

DE 31 A 51 ANOS ( ) MAIS DE 52 ANOS ( ) 1- Sabendo que a figura dos pais muito importante na educao dos filhos, como voc considera a sua participao na formao educacional deles? ( ) Participo sempre. ( ) Participo de vez em quando/as vezes. ( ) No participo, esta obrigao da escola. 2- Em sua opinio, quais os benefcios que a criana adquire quando tem pais presentes durante seu processo de aprendizagem? ( ) Autoconfiana. ( ) Independncia. ( ) Nenhuma das alternativas anteriores, pois acredita-se que a criana j possui sua personalidade. 3- Como foi a participao dos seus pais em sua idade escolar? ( ) Ativa. ( ) Espordica. ( ) No houve participao. 4- Qual o papel da escola no incentivo e envolvimento dos pais e como todos podem atuar em parceria pelo desenvolvimento das crianas? ( ) Incentivar a troca de ideias. ( ) Participao mais ativa dos pais nas atividades escolares, como exemplo: gincanas, reunies. ( ) Permitir que haja mais flexibilidade de horrios para atendimento com os pais.

16

5- Como os pais podem incentivar os filhos a estudarem de forma autnoma? ( ) Determinando um tempo dirio para estudo. ( ) Dando livros e incentivando no dever escolar. ( ) Reservando um tempo, mesmo que esporadicamente, para revisar os cadernos e auxiliar no que for preciso. 6- Quanto tempo voc passa com seu filho por dia? ( ) Mais de 7 horas. ( ) De 3 a 7 horas. ( ) Menos de 3 horas. 7- Voc considera que a criana aprende com mais facilidade na escola se tiver apoio/suporte em casa? ( ) Sim. Pois a presena dos pais/responsveis importante para motivar a criana. ( ) No. Pois a escola responsvel por alfabetizar a famlia por educar. ( ) Parcialmente, mas credito que a escola tem toda a responsabilidade de alfabetizar sozinha. 8- Quando seu filho possui bons resultados na escola, como voc se sente? ( ) Feliz, pois percebo o quanto ele foi capaz de aprender sozinho. ( ) Feliz e satisfeito, pois acredito que contribui para isso. ( ) Acredito que seja normal, afinal ele est na escola para aprender. 9- O que voc faz quando seu filho no possui bons resultados e voc chamado para uma reunio particular na escola? ( ) Deixo ele de castigo para aprender e compareo na reunio. ( ) Questiono ele sobre o que houve e compareo na reunio para conversar com o professor. ( ) Questiono ele sobre o que houve e peo para algum me substituir na reunio, por que no tenho tempo de ir.

17 10- Voc acredita que o ambiente familiar (a famlia como um todo) influencia diretamente no aprendizado da criana? ( ) Sim, pois a convivncia familiar impacta diretamente na criana. ( ) No, pois a vida das pessoas em casa no tem nada a ver com a caminhada escolar da criana. ( ) Parcialmente, pois a criana tem que saber separar as coisas.

S-ar putea să vă placă și