Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUSTOS ESTUDANTIS


Edital n 171 / 2009 PRHAE

Prova Objetiva - 05/07/2009

028 Psiclogo
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d , e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

Legislao

7. 8.

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

"

..................................................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 21 22 23 24 25 -

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

PORTUGUS
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 05.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Um grupo de gelogos descobriu uma nova evidncia da Era do Gelo em Salto cidade a 47 quilmetros de Campinas , situada cerca de 1,5 quilmetro da famosa Rocha Moutone, um dos smbolos tursticos do municpio e at ento o nico exemplar desse tipo de estrutura de abraso da poca glacial na Amrica do Sul. Os pesquisadores encontraram uma rocha com estrias na superfcie, ao lado de uma das cavas desativadas da Cermica Guara, rodeada de lixo e muito mato. As estrias no granito rseo so um valioso registro da movimentao da gigantesca quantidade de gelo pelo planeta em um perodo de 360 milhes a 250 milhes de anos, chamado de Neopaleozoico. Registros como esse existem na Austrlia e frica. Nessa poca, a Terra era bem diferente do que hoje. A Amrica do Sul, frica, ndia, Austrlia e Antrtica estavam unidas, formando um supercontinente chamado Gondwana, poro sul de Pangeia (massa nica de terra fragmentada depois em duas partes a outra Laursia, no hemisfrio Norte). Esse supercontinente foi palco de avanos e recuos de massas de gelo e existiu at o Cretceo, h 100 milhes de anos, quando se separou e deu origem aos continentes, alm de pequenos restos de terrenos continentais, como as ilhas Seychelles e a Nova Zelndia. Foi no Cretceo que ocorreu o auge e o fim da era dos dinossauros. O novo afloramento geolgico da Era Glacial quase uma extenso da Rocha Moutone. (...) Os avanos e recuos das massas de gelo ficaram registrados nas pedras em estrias. Conforme o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha. So granitos cobertos por depsitos de compostos de areia e fragmentos de rochas diversas, originados pelas correntes de lama, chamados de diamictito. As estrias so evidncias do avano de geleiras e a formao de diamictitos mostra o recuo dessas massas de gelo. Os pesquisadores denominaram o local de Pavimento Estriado Guara e, segundo eles, constitui nova evidncia que corrobora o sentido de transporte de massas de gelo provenientes do sul da frica, de sudeste para noroeste, na poro nordeste da Bacia do Paran, durante o Neopaleozoico. A direo da movimentao do gelo, de sudeste para noroeste, registrada no novo afloramento do Pavimento Estriado Guara a mesma observada na Rocha Moutone.
(Trecho extrado de Descobertas novas pistas sobre a Era do Gelo Rocha descoberta em Salto um importante documento histrico e cientfico da glaciao, Correio Popular , seo Cidades, 07 dez. 2008, Campinas-SP.)

01 - Assinale a alternativa que NO condiz com as informaes veiculadas pelo texto. a) Na Amrica do Sul s havia um exemplar de estrutura de abraso da poca glacial, a Rocha Moutone, na cidade de Salto-SP. *b) A nova descoberta, em Salto-SP, diferente do exemplar anterior ali existente e indica uma movimentao de massas de gelo do tipo estriado. c) A configurao da Terra no perodo Neopaleozoico era bem diferente da atual configurao em continentes. d) A nova descoberta ajuda a confirmar a movimentao de massas de gelo durante o perodo Neopaleozoico. e) As estrias na rocha so registros do avano de geleiras e os depsitos de areia e fragmentos de rochas que sedimentaram no granito so indcios do recuo das geleiras. 02 - Segundo o texto, correto afirmar: a) Tambm no perodo chamado Neopaleozoico, encontram -se amostras do tipo de rocha estriada encontrada em SaltoSP. b) Existem registros desse tipo de granito em todos os continentes que hoje compem a Terra. c) O Cretceo, perodo conhecido como a Era dos Dinossauros, anterior ao Neopaleozoico e tambm apresenta indcios de pavimentos estriados. d) Pangeia e Laursia so designaes de duas partes que constituam um supercontinente nico, chamado Gondwana. *e) As estrias nos granitos so registros de movimentao de massas glaciais ocorrida num perodo pr-histrico. 03 - A frase Conforme o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha, tem sentido equivalente a: *a) b) c) d) e) medida que o gelo se arrastava, deixava ranhuras na rocha. Mas o gelo se arrastava e deixava ranhuras na rocha. O gelo se arrastava, logo deixava ranhuras na rocha. Embora deixasse ranhuras na rocha, o gelo se arrastava. O gelo se arrastava, no entanto deixava ranhuras na rocha.

04 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A expresso o nico exemplar (linhas 23) refere-se Rocha Moutone(linha 2). A expresso at ento (linha 2) significa at o presente momento. A expresso at ento (linha 2) significa at o momento da descoberta. A expresso esse supercontinente (linha 9) retoma o termo Pangeia.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) 3 e 4 apenas. 1 e 2 apenas . 2, 3 e 4 apenas . 1, 2 e 4 apenas . 1 e 3 apenas .

www.pciconcursos.com.br

O autor da crnica abaixo, o jornalista Ivan Lessa, mora em Londres e escreve para vrios jornais brasileiros. Este texto referncia para as questes 05 a 07. Homem brasileiro H uma grande falta de homem em Londres. O que lamentvel. O comentrio meu e no reflete posio sexista ou homfoba. uma observao de profissional sobre profissionais. Raramente agito a bandeira verde-amarela da saudade da simples torcida na arquibancada. Permitam -se empunhar agora uma modesta flmula com as cores de nossos bosques e nossos cus em louvor e homenagem ao (exatamente) homem brasileiro. Morro de saudade de nossos homens. E apresso-me em explicar: Classe mdia, ou remediado, conforme se dizia em minha poca, sempre enfrentei os problemas domsticos do dia-a-dia chamando um homem, desajeitado que sou, desajeitados que somos todos ns que pegamos s 10 e largamos s 5, e vamos para o centro da cidade fazer algo vago e entre aspas, tal como trabalhar um trabalho que tanto poderia ser ficar acompanhando o ndice Bovespa quanto bolando slogan para geladeira Prosdcimo. No ramos direito homens. Homens eram aqueles caras que resolviam os problemas que, quase todas as semanas, quase que literalmente estouravam l em casa. A antena de televiso quebrou, chama o homem da antena. A pia entupiu, chama o homem da pia. O ar-condicionado pifou, chama o homem do ar-condicionado. E era aquela fila de homens na porta de casa. O homem da prestao, o homem do armazm, o homem do lixo. No tom mais msculo possvel de voz, ergo o copo e a voz e sugiro o brinde: Vivam os homens brasileiros! Clere, fao a ressalva: no vamos nos esquecer que, na gria dos marginais, os homens eram policiais. Cuidado com eles. Andemos na linha. Essas ponderaes ocorrem porque estou com obras em casa. E no h homens. H profissionais qualificados fazendo trabalhos inqualificveis, todos eles tcnicos ou engenheiros. Como um mendigo, quase que chego perto deles de chapu na mo e chamando doutor, pedindo desculpas por estar chateando. Eles, os londrinos, podem ser formados e passar duas semanas de frias na Frana ou na Espanha mas eu sou mil vezes mais os nossos homens.
(LESSA, Ivan. Ivan v o mundo crnicas de Londres . So Paulo: Objetiva, 1999, p. 6768.)

05 - Com as afirmaes que faz no primeiro pargrafo, o autor antecipa que a ideia de que: a) os ingleses preferem trabalhos mais leves, faltando homens para encarar o trabalho mais bruto, preenchido pelos trabalhadores estrangeiros . *b) um profissional que desenvolve anlises da vida cotidiana e como tal vai abordar o trabalho realizado por profissionais de outras reas . c) a precariedade dos servios de conserto domsticos na capital inglesa se deve omisso dos homens em assumir tal funo. d) os homens ingleses tm pouca disposio para o trabalho, ocupando-se mais de viagens ao exterior. e) por ser homem, pode julgar o comportamento sexual dos ingleses sem ser preconceituoso. 06 - Qual a ideia central da crnica? a) b) *c) d) e) No Brasil, os policiais no so temidos e respeitados como em Londres. Isso faz falta no nosso pas. O cronista levanta uma crtica contra nosso pas. Em Londres, o trabalho tcnico domstico muito bem pago, ao contrrio do Brasil, onde esses profissionais ganham muito pouco. Em Londres, h profissionais qualificados que fazem servios gerais em residncias, enquanto no Brasil esses trabalhadores no so qualificados. O cronista sente saudade dessa simplicidade. No Brasil, os homens no trabalham tanto, pois tm pouca carga horria e tarefas muito simples; j em Londres a vida mais difcil, mas os profissionais so melhor qualificados. No Brasil, h uma mo-de-obra barata e variada que se contenta em trabalhar sem estudar, mas em Londres a clientela exige estudo desses profissionais e o autor se sente diminudo por eles terem mais estudo que ele.

07 - Sobre a frase ... desajeitados que somos todos ns que pegamos s 10 e largamos s 5, e vamos para o centro da cidade fazer algo vago e entre aspas, tal como trabalhar um trabalho que tanto poderia ser ficar acompanhando o ndice Bovespa quanto bolando slogan para geladeira Prosdcimo, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Para o autor, trabalhar uma atividade importante e respeitada, tal como as tarefas de um economista ou um publicitrio. Acompanhar o ndice Bovespa ou criar slogan para a geladeira Prosdcimo so atividades que ilustram a inaptido de quem realiza trabalhos pouco prticos. Apenas os que vo para o centro da cidade que tm horrio flexvel das 10 s 5, o que os torna desajeitados para as atividades que precisam ser realizada durante o dia, como consertos domsticos. H um tom irnico na comparao entre fazer algo vago e trabalhar.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

O texto a seguir referncia para as questes 08 a 10. Os ltimos 15 anos promoveram certa confuso sobre o que , de fato, tecnologia. De 1994 para c, as grandes novidades se concentram especialmente na chamada Tecnologia da Informao, principalmente nas que envolvem o uso de um computador pessoal, mas houve tambm avanos impressionantes em outros campos. Hoje possvel, por exemplo, atravessar o Canal da Mancha em menos de duas horas, demonstrao inequvoca do sentido mais estrito que o termo tecnologia carrega. Nada se compara, porm, revoluo trazida pela internet moderna, que criou uma nova maneira de o mundo se relacionar. A internet teve seu embrio num projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969, mas o que permitiu que ela se tornasse o que hoje foi uma deciso da Fundao Nacional das Cincias dos Estados Unidos, em maio de 1995. At ento, a rede era limitada para pesquisa, educao e assuntos governamentais, e qualquer trfego comercial era restrito a sites que promovessem esses usos. Quem quisesse criar sites puramente comerciais precisava utilizar conexes e redes que no tivessem qualquer contato com a rede educacional. O crescimento dessa rede paralela permitiu que os primeiros usurios privados se conectassem a ela em 1992, quando a Delphi se tornou a primeira provedora, oferecendo tanto conexo quanto um endereo de e-mail. (...)
(Revista CartaCapital Especial 15 anos, maio/jun. 2009, p. 100.)

08 - O Canal da Mancha a distncia em mar que separa Inglaterra e Frana. Por que ele foi citado no texto? a) Porque a construo do tnel do Canal da Mancha um exemplo importante da Tecnologia da Informao. *b) Para ilustrar avanos em outros campos, que no s os da Tecnologia da Informao. c) Para exemplificar como as inovaes tecnolgicas contribuem para melhorar as tarefas mais pessoais dos usurios de computador. d) Porque o tnel do Canal da Mancha provoca uma nova maneira de o mundo se relacionar, especialmente Frana e Inglaterra. e) Porque o Canal da Mancha se situa na Europa e isso demonstra o poder europeu em relao ao americano. 09 - Assinale a alternativa que completa de forma coerente o ltimo pargrafo do texto. a) b) *c) d) e) O tnel sob o Canal da Mancha foi inaugurado em 6 de maio de 1994, depois de seis anos em construo. Uma observao importante: por mais que os Jetsons nos prometessem o carro voador e o teletransporte desde os anos de 1960, eles ainda no foram inventados, ou ao menos adotados em larga escala. A Fundao Nacional das Cincias decidiu no mais custear a rede educacional em 1995 e outras empresas comearam suas operaes. Era o comeo da internet moderna. O netscape mostrava o texto e os grficos enquanto eles chegavam, assim o usurio podia comear a ler o contedo de uma pgina to logo tivesse digitado o endereo. A internet comeava a ficar mais amigvel e menos sisuda. O Google parte to corriqueira da vida dos usurios da internet que comum ouvir a sugesto de dar uma googada, quando se tem alguma dvida.

10 - Numere a coluna da direita, relacionando os acontecimentos s respectivas pocas. 1. 2. 3. 4. 5. 15 anos para c. Hoje. At 1995. Em 1992. Entre 1969 e 1995. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Poucos usurios no governamentais tm conexo ou e-mail na internet. As maiores novidades esto no uso de computador pessoal. A internet pode ser usada por qualquer pessoa com qualquer finalidade. A internet usada apenas pelo governo dos Estados Unidos. S se usa a internet para fins educacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 4 2 1 5 3. 3 1 5 2 4. 3 2 5 4 1. 5 1 2 3 4. 4 1 2 5 3.

LEGISLAO
11 - A modalidade de licitao denominada prego no est relacionada somente a valores e sim ao objeto, que deve ser bem ou servio comum, j que a licitao poder ser do tipo menor preo. Assinale a alternativa correta sobre o prego. *a) b) c) d) e) No prego, a disputa feita por meio de propostas e lances em sesso pblica. vedada a utilizao dessa modalidade para aquisio de bens de informtica. vantajosa a utilizao de prego para locao imobiliria. No possvel a realizao de prego para aquisio de combustveis. O prego, atualmente, obrigatrio na modalidade eletrnica para a Unio, Estados e Municpios.

www.pciconcursos.com.br

12 - O procedimento licitatrio se finaliza com a formalizao de um contrato administrativo. Sobre esse contrato, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Contrato administrativo um ajuste de vontades entre o poder pblico e o particular, que gera direitos e deveres. O contrato administrativo se encontra regulamentado na Lei 8.666/93. O conjunto de leis aplicveis aos contratos administrativos diferente dos aplicveis aos contratos firmados entre os particulares. O contrato administrativo pode ser imposto pela administrao pblica por ato unilateral, em razo da superioridade do interesse pblico. O contrato administrativo pode ser firmado com a vigncia que for mais conveniente para ambas as partes sem limitao temporal.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras.

13 - Licitao o processo administrativo destinado a selecionar quem vai firmar contrato com a administrao pblica por oferecer proposta mais vantajosa. De acordo com a legislao brasileira, INCORRETO afirmar: O procedimento administrativo licitatrio dividido em fase interna e fase externa. O fundamento da licitao est firmado nos princpios da indisponibilidade do interesse pblico e da igualdade dos administrados. c) A licitao no se aplica s locaes da administrao pblica. d) A licitao dispensvel quando for comprovada a exclusividade do fornecedor. e) necessrio licitar para contratar servios terceirizados. (*) - Questo anulada e pontuada a todos os candidatos. 14 - A ao popular prevista pela Constituio Federal d ao povo o poder de exercer judicialmente, como autor, a funo de fiscalizao dos atos do Poder Pblico. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) *d) e) A ao popular permite a atuao dos cidados para defender a coletividade. Qualquer cidado est legitimado a propor ao popular. A ao popular serve para anular ato lesivo ao patrimnio pblico. A ao popular pode ser usada na defesa do ato administrativo lesivo soberania nacional. H iseno de custas judiciais na propositura de ao popular, salvo m-f do autor. a) b)

15 - A Lei 9.784 foi editada com a finalidade de regular o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal. Sobre a competncia, essa lei estabeleceu que: 1. 2. 3. 4. 5. o ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao desde que publicada no meio oficial. a matria de competncia exclusiva de rgo ou autoridade pode ser delegada em carter excepcional. a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. no pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirm ativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras.

16 - Sobre os direitos e garantias fundamentais assegurados constitucionalmente, correto afirmar: 1. 2. 3. 4. 5. Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes. livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. As entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, porque autorizadas tacitamente. Ningum poder ser obrigado a associar-se ou a permanecer associado. As aes de habeas data e habeas corpus so gratuitas aos reconhecidamente pobres.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

17 - Conforme preconiza a Lei 8.112, a investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Sobre a posse, INCORRETO afirmar: a) b) c) *d) e) A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados do ato do provimento. A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. A posse em cargo pblico se efetiva pela assinatura de termo especfico. de trinta dias o prazo para o servidor pblico empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados a partir do dia da posse. A posse s ser considerada efetiva se o servidor for previamente declarado fsica e mentalmente apto ao exerccio do cargo.

18 - Sobre a administrao pblica, o texto constitucional estabelece, no art. 37, regras de cumprimento obrigatrio. Porm, no exerccio de suas funes, a administrao pblica pode exercer seu poder discricionrio para melhor administrar. Acerca disso, considere as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. Compete a cada rgo a reserva de percentual de cargos e empregos pblicos para pessoas portadoras de deficincia, obedecido o critrio da impessoalidade. A administrao pblica no pode fixar os percentuais de cargos em comisso necessrios ao bom desempenho do servio pblico a ser exercido naquela jurisdio, no exerccio de seu poder discricionrio. A administrao pblica direta e indireta obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Pode a administrao pblica efetivar nomeaes para cargo em comisso de livre nomeao e exonerao desde que estes sejam assim declarados em lei. As funes pblicas so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. *b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras. (*) - Questo com resposta alterada de E para B. 19 - Sobre as pessoas jurdicas de que trata o Cdigo Civil Brasileiro, INCORRETO afirmar: a) *b) c) d) e) As pessoas jurdicas podem ser de direito pblico interno ou externo e de direito privado. As associaes so pessoas jurdicas de direito pblico. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado e funcionaro conforme o disposto em lei especfica. As organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito privado, porm vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos necessrios ao seu funcionamento. As fundaes so criadas por escritura pblica ou testamento, especificando seu instituidor o fim a que se destinam.

20 - Recentemente, foi noticiado em jornais de grande circulao que o Supremo Tribunal Federal investiga deputados federais por denncias de crimes praticados contra a administrao pblica. Em relao aos crimes definidos pelo Cdigo Penal Brasileiro, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou outro bem mvel, pblico ou particular, que tem posse em razo do cargo. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Solicitar ou receber para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Deixar o funcionrio de responsabilizar o subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou no comunicar autoridade competente. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Concusso. Prevaricao. Condescendncia. Corrupo. Peculato.

5.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 1 3 5 2 4. 2 4 5 3 1. 2 3 1 4 5. 2 1 3 5 4. 1 2 4 5 3.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTO ESPECFICO
21 - A psicologia do desenvolvimento engloba o estudo das diferentes variveis que participam no desenvolvimento da pessoa e foi uma das primeiras reas de pesquisa na Psicologia. Sobre essa rea, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Existe consenso na rea de que o desenvolvimento psicomotor resultado da maturao do SNC e das condies de interao com o ambiente fsico e social que a criana tem em seu cotidiano. O desenvolvimento emocional do beb ocorre principalmente a partir da sua relao com a me/cuidador, uma vez que esse vnculo marca a estruturao afetiva inicial da criana. Os estgios descritos por Piaget (sensrio-motor, pr-operatrio, operaes concretas, operaes formais) descrevem com preciso o desenvolvimento da inteligncia na infncia. O processo de socializao inicia-se quando a criana tem aproximadamente quatro anos e aprende a brincar com outras crianas.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras . As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras .

22 - Uma das reas da psicologia do desenvolvimento que tem sido intensamente estudada o desenvolvimento do julgamento moral na criana. Piaget procurou identificar como as crianas adquirem e se utilizam de regras morais. De acordo com esse autor, assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) No estgio da cooperao incipiente, a criana v as regras como relativas e questionveis. No estgio egocntrico, as regras s o inflexveis e raramente podem ser quebradas. O estgio da moralidade heterognea ocorre aproximadamente entre 5 e 10 anos. No estgio de moralidade autnoma, a criana cria regras que servem aos seus propsitos individuais e singulares. A aquisio da noo de moralidade ocorre apenas aps os 16 anos de idade.

23 - Um primeiro obstculo para o estudo sobre os processos de aprendizagem encontrar uma definio adequada para o termo aprendizagem. De modo geral, as definies dividem-se em aprendizagem: a) *b) c) d) e) como maturao e como desenvolvimento. como mudana de comportamento e como modificaes de estados internos do organismo. como alterao da estrutura orgnica e como interao. como mudana de comportamento e como condicionamento. como crescimento natural e como fator social.

24 - Nos modelos behavioristas, correto afirmar que a aprendizagem caracteriza-se como: a) b) c) *d) e) funo cerebral formada de elementos neuronais que se organizam em circuitos neuronais . processos que podem ser representados por modelos computacionais baseados em sistemas lgico-matemticos . repertrio de comportamentos adaptativos e estveis adquiridos durante a infncia. fenmeno de multiprocessos no qual diferentes contingncias produzem um efeito sistemtico em respostas observveis. resultado da interao entre diversas variveis internas e externas que geram um novo comportamento adaptativo e observvel.

25 - Inmeros avanos foram feitos nas ltimas dcadas para melhor compreenso dos processos atencionais. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1 2. A ateno dividida em pelo menos duas categorias amplas: ateno voluntria e ateno reflexa. Uma das dificuldades em compreender a neurofisiologia da ateno est relacionada ao fato de que seus processos limitam-se regio do tronco enceflico e, por isso, so de difcil acesso aos mtodos de mensurao. A ateno pode ser direcionada para processos mentais internos e estmulos ambientais. A ateno seletiva o processo bsico que fundamenta todas as outras formas de ateno ( por exemplo: dividida, alternada, concentrada).

3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras . Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras . Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras . As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras .

www.pciconcursos.com.br

26 - As funes perceptivas superiores encontram-se ligadas memria, uma vez que o reconhecimento de objetos engloba mais do que associar caractersticas dos objetos reconhecidos. Sobre as funes perceptivas, assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) A percepo visual ocorre por duas vias corticais: a via ventral e a via dorsal. A agnosia visual ocorre quando os processos de anlise de cor, forma e movimento esto comprometidos . A percepo auditiva organiza-se contralateralmente no lobo occipital. O crtex olfativo primrio est localizado na regio ventral do lobo parietal anterior. Nas percepes auditiva e visual, existe um sistema nico de processamento que determina simultaneamente a identidade e a localizao do objeto.

27 - Memria e aprendizagem encontram-se intimamente relacionadas, uma vez que a aquisio de novos contedos mnemnicos corresponde a um processo de aprendizagem. Sobre a memria, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) A memria pode ser subdividida em pelo menos trs processos: codificao, armazenamento e evocao. As principais caractersticas da memria sensorial so que ela decai de modo rpido e geralmente inconsciente. A memria de trabalho, ou operacional, compreende os processos de reteno de informaes durante um curto perodo de tempo para realizao de operaes mentais . *d) A memria de longa durao consiste em memria declarativa (memria de procedimentos, priming e habituao) e memria no-declarativa (episdica e semntica). e) O lobo temporal medial a regio do crebro onde ocorrem processos mnemnicos fundamentais . 28 - Os mtodos projetivos utilizados em psicodiagnstico fundamentam-se no mecanismo de projeo d escrito pela teoria psicanaltica. Sobre os desenhos projetivos, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) *c) d) e) Baseiam -se tanto na simbologia psicanaltica quanto na do folclore de uma cultura. Consideram a correlao entre os desenhos projetivos realizados durante o processo teraputico e o quadro clnico observado nesses momentos diferentes . Mostram resultados comparveis a outros testes projetivos, como o CAT (Children Apperception Test) e o MMPI (Minnesota Multiphasic Personality Inventory). Possibilitam a observao de caractersticas de personalidade, frequentemente omitidas em entrevistas iniciais, como, por exemplo, agressividade e sexualidade. So tcnicas apropriadas para a utilizao tanto com adultos quanto com crianas.

29 - A entrevista constitui instrumento central para o trabalho do psiclogo. Sobre a entrevista psicodiagnstica inicial, assinale a afirmativa INCORRET A. *a) Deve apresentar-se estruturada e objetiva, para facilitar a identificao dos sintomas propostos pelo DSM-IV. b) Busca investigar a histria da queixa e informar o cliente sobre o processo psicodiagnstico. c) Combina uma variedade de tcnicas que possibilitam uma entrevista dinmica, como reflexo, questionamento, clarificao, explorao e reestruturao. d) Implica que no seu trmino o psiclogo estabelea objetivos para o futuro e observe como o processo de separao feito pelo cliente. e) As expectativas do cliente sobre o que pensa do trabalho diagnstico devem ser exploradas. 30 - A devoluo da informao aps o processo psicodiagnstico pode consistir de diferentes procedimentos. Assinale a alternativa correta sobre o tema. a) b) *c) d) e) Todos os achados sobre os aspectos adaptativos e patolgicos devem ser relatados durante a devoluo de informaes . Quando se trata de um processo psicodiagnstico infantil, as informaes devem ser dadas primeiro criana e depois aos familiares . A entrevista devolutiva contribui para a sade mental do psiclogo. O material dos testes deve ser mostrado para que os procedimentos estatsticos sejam explicados . recomendvel que as informaes sejam organizadas em ordem decrescente de nvel de ansiedade, ou seja, da mais ansigena para a menos ansigena.

31 - A resoluo CFP n. 002/2003 regulamenta o uso de testes psicolgicos. Sobre o manual que deve acompanhar cada teste, correto afirmar: a) Estudos sobre a fidedignidade do instrumento, ou seja, o construto terico que podemos inferir a partir dos resultados, devem ser descritos . *b) Deve conter pelo menos trs aspectos: o tcnico-cientfico, o aspecto prtico e a literatura cientfica relacionada com o instrumento. c) O aspecto prtico do instrumento consiste em uma explanao da fundamentao terica e dos estudos empricos sobre o instrumento. d) O aspecto tcnico-cientfico do instrumento define-se pela descrio da aplicao, correo e interpretao dos resultados do teste. e) Os dados contidos nos manuais devem ser atualizados a cada 25 anos.

www.pciconcursos.com.br

10

32 - Sobre a bateria Wechsler, considerada um dos mais importantes instrumentos de medida da inteligncia, correto afirmar: a) b) c) *d) e) Constitui-se por conjuntos de tarefas, perfazendo um total de 8 subtestes . Fundamenta seus resultados no conceito de idade mental. Pode ser administrada em grupo ou individualmente. Considera dois grandes blocos de atividades: tarefas verbais e tarefas de execuo. Suas tarefas foram construdas para serem independentes de interferncias culturais.

33 - Karl Jaspers, um dos mais importantes tericos no campo da psicopatologia, afirma que: a) b) c) d) *e) a medicina constitui-se como a principal raiz da psicopatologia. o mtodo adotado para o estudo da psicopatologia secundrio quando comparado a teorias . a fundamentao da psicopatologia encontra-se no ponto de vista biolgico e nas ideias cartesianas . a apreenso de fatos sempre uma generalizao. todo conhecimento particular.

34 - A Associao Americana de Psiquiatria apresenta atualizaes constantes do DSM que oferecem informaes sobre o diagnstico e o tratamento dos transtornos mentais. O DSM-IV compe-se de cinco eixos referenciais que se relacionam a diferentes aspectos da patologia descrita. Sobre esses eixos, correto afirmar: a) b) *c) d) e) O primeiro refere-se a desordens da personalidade, inclusive deficincia mental. O segundo refere-se ao conjunto dos principais transtornos mentais e do desenvolvimento. O terceiro se refere a condies mdicas agudas e fsicas . O quarto refere-se aos problemas encontrados em crianas e adolescentes . O quinto estrutura os fatores psicossociais e ambientais que contribuem para o transtorno.

35 - Atualmente, a literatura aponta que o sucesso da interveno teraputica no depende da abordagem terica adotada, mas sim da presena de fatores teraputicos que norteiam a relao cliente-terapeuta. Sobre tais fatores, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) O rapport inicial facilitado pela crena do cliente na competncia do terapeuta. A habilidade do terapeuta em formar uma aliana teraputica relaciona-se com a clareza que tem sobre os objetivos teraputicos . c) A compreenso do cliente sobre o contrato teraputico e suas expectativas quanto s caractersticas do terapeuta devem ser inicialmente exploradas. *d) A competncia do terapeuta em interpretar os fatores transferenciais durante o processo fundamenta a eficcia teraputica. e) A presena de uma relao emptica e segura que propicia uma vivncia diferente daquela pautada em regras de etiqueta social facilita a interveno. 36 - So funes egoicas descritas pelas teorias psicodinmicas: *a) Funes bsicas (exemplos: percepo e memria), funes defensivas (exemplo: represso) e funes integradoras ou organizadoras (exemplo: planejamento). b) Funes bsicas e inconscientes (exemplo: projeo) e funes superiores e cons cientes (exemplos: pensamento e linguagem). c) Funes introjetivas (identificao introjetiva), funes projetivas (exemplo: identificaes ) e funes paranoides (exemplos: ataque e fuga). d) Funes defensivas (exemplo: deslocamento) e funes superiores (exemplo: pensamento). e) Funes integradoras (exemplo: planejamento) e funes analticas (exemplo: percepo). 37 - O abuso de drogas tem sido largamente estudado no mbito da Psicologia. Dentre as drogas legalizadas, o lcool emerge como uma das drogas mais prevalentes na populao. Sobre o consumo do lcool, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Os fatores culturais influenciam tanto o padro de consumo de bebidas alcolicas quanto o contexto desse consumo. O estresse do cotidiano da pessoa apresenta-se como o maior fator de risco para o abuso do lcool. As teorias psicolgicas sobre drogadio apresentam os seguintes enfoques: experincias infantis, histria da aprendizagem e perfil de personalidade. A tolerncia, decorrente do consumo prolongado de lcool, refere-se ao aumento da sensibilidade ao lcool.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras . Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras . Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras . As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras .

www.pciconcursos.com.br

11

38 - O tratamento da pessoa com dependncia qumica realiza-se por diferentes aes, que variam de acordo com o enfoque terico do terapeuta. Assinale a alternativa que c orresponde a uma estratgia adequada a qualquer abordagem terica: a) b) c) d) *e) Recomendar o internamento do cliente na fase inicial do tratamento. Evitar a discusso sobre a possibilidade de recada para no desmotivar o cliente. Monitorar o cliente de forma descontinuada para manter sua confiana no potencial de cura. Evitar confrontar o cliente diante da negao dos problemas fsicos e mentais derivados do uso de substncias . Incluir o cnjuge desde o incio das intervenes.

39 - So princpios ticos que direcionam a prtica do psiclogo nos diversos contextos: a) Os testes psicolgicos atuais j foram construdos considerando grupos diversos em suas normas, por isso dispensam adaptaes . b) Os resultados dos testes explicitam as capacidades e caractersticas dos indivduos atravs da formulao de hipteses causais . c) A equipe interdisciplinar deve ter acesso aos registros sobre as intervenes psicolgicas realizadas . *d) O consentimento informado do cliente ou de seu responsvel deve ser obtido antes de terceiros serem informados sobre qualquer interveno psicolgica. e) O diploma de graduao e o registro no Conselho Regional de Psicologia so requisitos ticos necessrios e suficientes para garantir a competncia para a administrao dos testes psicolgicos publicados. 40 - Michel Foucault, em sua obra Doena mental e psicologia, retoma a histria de como o saber psicolgico se constituiu no contexto da psicopatologia. Considerando a obra desse autor, assinale a alternativa correta. a) b) No sculo XV, as pessoas consideradas loucas comearam a ser internadas em asilos . A partir do sculo XX, as prticas de excluso iniciaram uma ligao com a incapacidade de participar nos processos de produo. c) A experincia contempornea da loucura apresenta-se como a-histrica e comum a todas as culturas . d) Os procedimentos descritos que objetivavam a cura da pessoa louca fomentavam a integrao no contexto familiar e nos padres sociais . *e) A Psicologia se fundamenta em dois eixos: a dimenso exterior da excluso e do cas tigo e a dimenso interior da dvida moral e da culpa.

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și