Sunteți pe pagina 1din 10

Prezado(a) Candidato(a),

Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional.

Você está recebendo o programa do curso de ANALISTA DE FINANÇAS da Fundação Getulio Vargas. Nele você encontrará informações detalhadas sobre o curso além de: período de realização, horário, local, valor de investimento e procedimentos para efetivação de sua matrícula.

Atenciosamente,

Núcleo de Admissão e Matrículas www.fgv.br/analista

T.3

V.I

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ANALISTA FGV FINANÇAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

ANALISTA FGV

FINANÇAS

Criada há cerca de 60 anos como instituição voltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundação Getulio Vargas é composta por escolas de nível superior e centros de pesquisa e documentação. Como centro de excelência, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovação e direciona suas atividades para áreas estratégicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuição de seus serviços educacionais a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniada nacional, pelo Programa de Ensino à Distância FGV Online e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modelo inovador de educação executiva.

FGV MANAGEMENT

A missão do FGV Management é formar executivos, levando aos talentos de nosso país o instrumental

necessário para desenvolver seu potencial e agregar valor às empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua região, nos mais diversos segmentos. No Rio de Janeiro, sede da FGV, o FGV Management oferece ao público diversos programas, tanto para o nível operacional das empresas quanto para os níveis gerencial e executivo mais elevados, por meio dos seguintes programas: MBA, Pós-MBA, FGV Empresarial, Analista FGV, CADEMP e Seminários FGV.

SOBRE O CURSO

O

curso foi desenvolvido para atender a demanda do mercado corporativo em relação à contratação

de

jovens profissionais. Seu objetivo é capacitar estes jovens, graduandos ou recém graduados, nas

rotinas operacionais de uma área de concentração específica de uma empresa, desenvolvendo no participante, pela prática, algumas competências técnicas, sistêmicas, reflexivas e criativas que possibilitem sua atuação como Analistas nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas, ou RH.

O programa tem conteúdo prático, qualificando o participante para o ingresso no mercado de

trabalho, através da ênfase no ferramental analítico e quantitativo necessário para a formação de um profissional em finanças. Também visa promover e resgatar os administradores e gerentes das micro, pequenas e médias empresas, que por necessidade de trabalho não tiveram oportunidade de concluir

o ensino superior, e ainda os executivos com formação não financeira, trazendo a oportunidade de prover de maneira rápida e eficiente, a capacitação para atuar nos mercados financeiros e empresariais, desmistificando os obstáculos para o entendimento do funcionamento do mercado financeiro e dos produtos para investimento empresarial.

1º Semestre de 2013

2

fgv.br/analista

OBJETIVOS ANALISTA FGV FINANÇAS O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios

OBJETIVOS

ANALISTA FGV

FINANÇAS

O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios das decisões financeiras,

buscando capacitar os profissionais nos principais fundamentos do mercado financeiro, na prática do dia a dia, principalmente nas modernas técnicas de gestão financeira para empresas.

A área de educação financeira tem como objetivo difundir o conhecimento sobre os mecanismos que

devem ser observados na gestão dos recursos financeiros, buscando ampliar os instrumentos de educação e formação do profissional da área de finanças no país.

Propiciar aos participantes conhecer as principais rotinas dos negócios, as fontes de financiamento e

os custos de capital, viabilizando o retorno dos projetos empresariais, especialmente administrando a

incerteza em vez de tentar predizê-la, para chegar a soluções objetivas e práticas.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de graduação, tecnólogo ou curso seqüencial de formação específica, regularmente matriculados ou recém formados, oriundos de diferentes áreas de conhecimento, que trabalham ou tenham aptidão/interesse em trabalhar como Analistas Financeiros de empresas.

METODOLOGIA

A metodologia do curso é eminentemente composta por embasamento teórico e prático, administrado

por meio de aulas expositivas, estudos de casos e oficinas de trabalho. Os grupos de alunos são capacitados na perspectiva da construção coletiva. As disciplinas são mediadas por docentes com prática no mercado, extremamente preparados para propiciar o conhecimento, domínio técnico/estratégico e experiência ao tema em questão.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A avaliação é composta por trabalhos realizados durante as disciplinas, nas oficinas ministradas em

sala de aula e em pela participação em 85% da carga-horária total do curso, conferindo ao aluno o

certificado de atualização.

Atenção:

1. Não há abono de faltas. Serão consideradas dentro da porcentagem de ausências permitidas

(15%), aquelas justificadas por doenças, viagens ou qualquer outra causa;

2. Não existe possibilidade de cumprimento de disciplina, transferência ou trancamento do Curso

ou disciplina no Programa Analista FGV;

1º Semestre de 2013

3

fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANÇAS 3. Nos casos de cancelamento do Curso, o aluno deverá formalizar sua

ANALISTA FGV

FINANÇAS

3. Nos casos de cancelamento do Curso, o aluno deverá formalizar sua decisão por escrito, via

protocolo de requerimento na Secretaria Acadêmica, ficando sujeito a taxas e multas

estabelecidas no contrato de prestação de serviços educacionais celebrado entre ele e a FGV.

PROGRAMA E CRONOGRAMA DE AULAS

ANALISTA DE FINANÇAS

 

MÓDULOS E DISCIPLINAS

C/H

DATA

MÓDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS

Conjuntura Econômica

10

15/06

Matemática Financeira Aplicada

10

29/06

Funcionamento da Contabilidade nas Empresas

10

13/07

Tecnologias Financeiras da Informação

10

27/07

MÓDULO FINANÇAS EMPRESARIAIS: GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO

Mercado Financeiro e de Capitais

10

10/08

Gestão de Capital de Giro

10

24/08

Orçamento Empresarial

10

14/09

Plano de Negócios

10

28/09

Fontes de Recursos para Empresas

10

26/10

Viabilidade de Projetos de Investimento

10

09/11

   

30/11

Jogos Empresariais

20

14/12

CARGA-HORÁRIA TOTAL

120

 

EMENTAS

MÓDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS

Conjuntura Econômica  EMENTAS MÓDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS Cenários macroeconômicos; Política monetária fiscal e

Cenários macroeconômicos; Política monetária fiscal e cambial. Impacto tributário nas empresas. O Banco Central, a moeda e o Sistema Financeiro. Taxa de juros; taxa mínima de atratividade para projetos empresariais. Série de indicadores macroeconômicos (IBRE/FGV DADOS).

Matemática Financeira AplicadaSérie de indicadores macroeconômicos (IBRE/FGV DADOS). Valor do dinheiro no tempo e convenções básicas. Juros

Valor do dinheiro no tempo e convenções básicas. Juros simples e equivalência de taxas. Juros compostos: calculadora financeira e planilha eletrônica. Taxas de juros: proporcionais, equivalentes, nominal, real, bruta e líquida. Séries de pagamentos uniformes e sistemas de amortização. Técnicas de avaliação de fluxos de caixa (VPL e TIR). Operações de tesouraria com títulos públicos e privados.

1º Semestre de 2013

4

fgv.br/analista

Funcionamento da Contabilidade nas Empresas ANALISTA FGV FINANÇAS Objetivos da contabilidade gerencial. Funcionamento da
Funcionamento da Contabilidade nas Empresas ANALISTA FGV FINANÇAS Objetivos da contabilidade gerencial. Funcionamento da

Funcionamento da Contabilidade nas Empresas

ANALISTA FGV

FINANÇAS

Objetivos da contabilidade gerencial. Funcionamento da contabilidade nas empresas. Equilíbrio patrimonial. Apuração de resultado. Fontes de recursos e financiamentos. Indicadores de desempenho. A empresa moderna e as informações de custos. Índices de desempenho estudo de caso.

Tecnologias Financeiras da Informaçãode custos. Índices de desempenho – estudo de caso. Gestão do conhecimento e Informação. E-business.

Gestão do conhecimento e Informação. E-business. E-commerce. Sistema Brasileiro de Pagamento. Inovações tecnológicas no mercado financeiro. Sistemas de gestão e tecnologia da Informação. Aquisição e infraestrutura de TI. Segurança da Informação para as Empresas. Indicadores de performance. Comunicação Empresarial.

MÓDULO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS: GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO

DE FINANÇAS EMPRESARIAIS: GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO Mercado Financeiro e de Capitais Operações do Mercado

Mercado Financeiro e de Capitais

Operações do Mercado Financeiro e de Capitais. Mercado de Renda Variável: Ações, Debêntures e Abertura de capital. Mercados Futuros e Derivativos. Governança Corporativa e globalização. Análise Fundamentalista e Múltiplos. Análise Técnica. O Beta e o modelo CAPM. Beta Alavancado. Simulação de compra e venda de ativos no mercado financeiro

de compra e venda de ativos no mercado financeiro Gestão de Capital de Giro Gestão de

Gestão de Capital de Giro

Gestão de capital de giro financeiro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa: Estoques, Contas a Receber e Contas a Pagar. Tributos. Gestão de Recebíveis. Crédito e Cobrança. Gestão Financeira de Estoques e Logística. Fontes de Financiamento para Capital de Giro. Modelos de administração de caixa: Gestão Integrada do Capital de Giro ERP. Simulação de ciclo de caixa operacional.

Giro – ERP. Simulação de ciclo de caixa operacional. Orçamento Empresarial Sistema orçamentário. Orçamento.

Orçamento Empresarial

Sistema orçamentário. Orçamento. Premissas e metas orçamentárias. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de despesas operacionais liquidas de impostos. Demonstração do resultado projetada. Balanço Patrimonial e demonstração do fluxo de caixa projetado.Planejamento Tributário. Planilha de orçamento empresarial.

Tributário. Planilha de orçamento empresarial. Plano de Negócios Noções de empreendedorismo. Cenários e

Plano de Negócios

Noções de empreendedorismo. Cenários e forças competitivas. Planejamento estratégico, de

marketing, operacional e financeiro

Estrutura e desenvolvimento do Plano de Negócio. Como

transformar Idéia em negócio, Sumário Executivo do Plano de Negócio.

1º Semestre de 2013

5

fgv.br/analista

Fontes de Recursos para Empresas ANALISTA FGV FINANÇAS Estruturas e custo de capital da Empresa.
Fontes de Recursos para Empresas ANALISTA FGV FINANÇAS Estruturas e custo de capital da Empresa.

Fontes de Recursos para Empresas

ANALISTA FGV

FINANÇAS

Estruturas e custo de capital da Empresa. Captação de recursos para novos empreendimentos:

PROGER e Franquias. Agentes públicos BNDES, FINEP, BNB, BB, CEF e Bancos de Investimentos. Fontes e cálculo de custo dos financiamentos de longo prazo. Custo Médio Ponderado de Capitais (CMPC). Impactos da Alavancagem Financeira.

Análise de Viabilidade de Projetosde Capitais (CMPC). Impactos da Alavancagem Financeira. Projeção do fluxo de caixa do projeto. Técnicas de

Projeção do fluxo de caixa do projeto. Técnicas de avaliação dos projetos de Investimentos: Payback simples e Descontado, VPL, ILL, TIR,TIR(M) e Ponto de Equilíbrio Operacional. Risco em Projetos:

análise de sensibilidade, árvore de decisão, Monte Carlo e opções. Planilha de fluxo de caixa do projeto e cenários.

opções. Planilha de fluxo de caixa do projeto e cenários. Jogos Empresariais Avaliação do mercado e

Jogos Empresariais

Avaliação do mercado e das condições competitivas. Planejamento financeiro e estratégico. Tomada de decisões empresariais. Simulação dos efeitos destas decisões. Avaliação dos resultados econômico- financeiros obtidos.

COORDENAÇÃO

Prof. Moises Spritzer, Especialista em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Finanças com ênfase em risco de crédito na UC/CEF e Economista pela PUC/RS. É Instrutor de Risco de Crédito na Caixa Econômica Federal e Profissional com quase 40 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional, tendo exercido importantes funções gerenciais na CEF. Professor da Fundação Getulio Vargas em cursos MBA de Gestão Empresarial, Finanças, Controladoria e Auditoria e Gerenciamento de Projetos, para os módulos de Finanças Corporativas, Matemática Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos.

1º Semestre de 2013

6

fgv.br/analista

DATA DE INÍCIO ANALISTA FGV FINANÇAS Data Local de Realização Horário 15/06/2013 FGV Centro

DATA DE INÍCIO

ANALISTA FGV

FINANÇAS

Data

Local de Realização

Horário

15/06/2013

FGV Centro

Quinzenalmente aos Sábados*, das 08h30 às 17h30

As aulas inaugurais, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem serCentro Quinzenalmente aos Sábados*, das 08h30 às 17h30 realizadas em outro local, outro dia da semana

realizadas em outro local, outro dia da semana e horário, que não os definidos para a aula;

Eventualmente, em função de feriados, as aulas poderão ser realizadas em sábadosdia da semana e horário, que não os definidos para a aula; sequencias e/ou fora da

sequencias e/ou fora da Unidade FGV definida para aula. Consulte o cronograma de aulas.

VALOR DO INVESTIMENTO

Valor do curso até:

Abril

Maio

Junho

À Vista

R$ 6.380,00

R$ 6.445,00

R$ 6.510,00

12 Parcelas

R$ 561,00

R$ 567,00

R$ 573,00

Taxa de Inscrição não reembolsável no caso de desistência do curso por parte do contratante.12 Parcelas R$ 561,00 R$ 567,00 R$ 573,00 Faturamento para Pessoa Jurídica: Formalização da

Faturamento para Pessoa Jurídica: Formalização da matrícula através de correspondência timbrada autorizando o faturamento e indicando Razão Social, CNPJ, Inscrição Municipal/Estadual, Endereço, CEP, Indicação do Responsável pela solicitação (nome, setor, telefone, e-mail e fax), Plano de Pagamento, Nome do Candidato, Nome do Curso, Horário e Unidade.no caso de desistência do curso por parte do contratante. Verifique no corpo do programa a

Verifique no corpo do programa a documentação e os procedimentos necessários para efetuar sua matricula.Nome do Candidato, Nome do Curso, Horário e Unidade. Descontos especiais (não cumulativos) para:  Ex-alunos

Descontos especiais (não cumulativos) para:e os procedimentos necessários para efetuar sua matricula.  Ex-alunos de graduação, pós-graduação, MBA e

Ex-alunos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrados da FGV.

Grupos.

Consulte nosso atendimento.

1º Semestre de 2013

7

fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANÇAS ETAPAS PARA EFETUAR SUA MATRÍCULA NO ANALISTA FGV Processo Seletivo: 1. Preenchimento

ANALISTA FGV

FINANÇAS

ETAPAS PARA EFETUAR SUA MATRÍCULA NO ANALISTA FGV

Processo Seletivo:

1. Preenchimento do formulário de inscrição on-line por meio do WWW.fgv.br/analista

2. Upload do Curriculum Vitae atualizado (obrigatório);

3. O envio do formulário de inscrição e do Curriculum Vitae não condicionam o candidato ao pagamento da Taxa de Inscrição.

Matrícula:

No caso de aprovação no processo seletivo, nosso Núcleo de Admissão e Matrículas entrará em contato com o candidato solicitando seu comparecimento às unidades FGV localizadas em Botafogo, Centro ou na Barra para retirada do boleto da taxa de inscrição e assinatura do contrato.

4. O valor da Taxa de Inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) com vencimento em até 03 (três) dias após sua emissão. Seu pagamento poderá ser efetuado nos caixas eletrônicos, nas agências bancárias ou ainda pela Internet.

5. Lembramos que a Taxa de Inscrição tem por finalidade exclusivamente a cobertura de custos administrativos referentes ao processo seletivo e não é passível de reembolso;

6. Caso o curso não seja oferecido por falta de quórum mínimo, a taxa de inscrição será devolvida diretamente na conta bancária do candidato.

7. Assinatura do contrato

O candidato deverá apresentar:

8. Original e cópia do Diploma de Nível Superior ou cópia autenticada. Caso o candidato ainda não disponha do Diploma, poderá apresentar original da Declaração de Conclusão de Curso emitido pela Instituição onde o curso foi realizado ou Declaração de Matrícula.

9. Original e cópia de Identidade e CPF;

10. Original e cópia de comprovante de residência;

11. Duas fotos coloridas 3x4 (recentes);

12. Diplomas estrangeiros deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada.

OBS¹: Será considerado matriculado o candidato que entregar toda a documentação exigida e após a assinatura do contrato padrão da FGV.

OBS2: As matrículas estarão abertas enquanto houver vagas. Não há reserva de vagas.

OBS 3 : O cancelamento da matrícula deverá ser feito pelo contratante, via requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica, e de acordo com a observância das cláusulas contratuais.

1º Semestre de 2013

8

fgv.br/analista

IMPORTANTE ANALISTA FGV FINANÇAS A FGV se reserva o direito de alterar a data de

IMPORTANTE

ANALISTA FGV

FINANÇAS

IMPORTANTE ANALISTA FGV FINANÇAS A FGV se reserva o direito de alterar a data de início

A FGV se reserva o direito de alterar a data de início do Curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao (à) aluno (a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional para o (a) aluno (a) ou na redução da carga horária total.

INFORMAÇÕES FGV

FGV Botafogo Praia de Botafogo, 190 10º andar Sala 1022 Tel.: (21) 3799-5900 Fax: (21) 3799-5603 E-mail: analista@fgv.br

Horário de atendimento: De 2ª à 6ª, das 08h30 às 20h

e Sábados, das 09h às 16h.

FGV Barra Av. das Américas, 3693, Bl. II 2º andar Tel./Fax: (21) 3799-4800 E-mail: analista@fgv.br

Horário de atendimento: De 2ª à 6ª, das 08h30 às 20h;

e Sábados, das 09h às 16h.

FGV Centro

Rua da Candelária, 06 3º andar - Sala 33 Tel.: (21) 3799-5276 E-mail: analista@fgv.br Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 10h00 às 19h00.

1º Semestre de 2013

9

fgv.br/analista