Sunteți pe pagina 1din 10

Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeioamento

profissional. Voc est recebendo o programa do curso de ANALISTA DE FINANAS da Fundao Getulio Vargas. Nele voc encontrar informaes detalhadas sobre o curso alm de: perodo de realizao, horrio, local, valor de investimento e procedimentos para efetivao de sua matrcula.

Atenciosamente,

Ncleo de Admisso e Matrculas www.fgv.br/analista

T.3

V.I

ANALISTA FGV FINANAS FUNDAO GETULIO VARGAS


Criada h cerca de 60 anos como instituio voltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas de nvel superior e centros de pesquisa e documentao. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniada nacional, pelo Programa de Ensino Distncia FGV Online e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modelo inovador de educao executiva.

FGV MANAGEMENT
A misso do FGV Management formar executivos, levando aos talentos de nosso pas o instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. No Rio de Janeiro, sede da FGV, o FGV Management oferece ao pblico diversos programas, tanto para o nvel operacional das empresas quanto para os nveis gerencial e executivo mais elevados, por meio dos seguintes programas: MBA, Ps-MBA, FGV Empresarial, Analista FGV, CADEMP e Seminrios FGV.

SOBRE O CURSO
O curso foi desenvolvido para atender a demanda do mercado corporativo em relao contratao de jovens profissionais. Seu objetivo capacitar estes jovens, graduandos ou recm graduados, nas rotinas operacionais de uma rea de concentrao especfica de uma empresa, desenvolvendo no participante, pela prtica, algumas competncias tcnicas, sistmicas, reflexivas e criativas que possibilitem sua atuao como Analistas nas reas de Finanas, Marketing e Vendas, ou RH. O programa tem contedo prtico, qualificando o participante para o ingresso no mercado de trabalho, atravs da nfase no ferramental analtico e quantitativo necessrio para a formao de um profissional em finanas. Tambm visa promover e resgatar os administradores e gerentes das micro, pequenas e mdias empresas, que por necessidade de trabalho no tiveram oportunidade de concluir o ensino superior, e ainda os executivos com formao no financeira, trazendo a oportunidade de prover de maneira rpida e eficiente, a capacitao para atuar nos mercados financeiros e empresariais, desmistificando os obstculos para o entendimento do funcionamento do mercado financeiro e dos produtos para investimento empresarial.

1 Semestre de 2013

2
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

OBJETIVOS
O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios das decises financeiras, buscando capacitar os profissionais nos principais fundamentos do mercado financeiro, na prtica do dia a dia, principalmente nas modernas tcnicas de gesto financeira para empresas. A rea de educao financeira tem como objetivo difundir o conhecimento sobre os mecanismos que devem ser observados na gesto dos recursos financeiros, buscando ampliar os instrumentos de educao e formao do profissional da rea de finanas no pas. Propiciar aos participantes conhecer as principais rotinas dos negcios, as fontes de financiamento e os custos de capital, viabilizando o retorno dos projetos empresariais, especialmente administrando a incerteza em vez de tentar prediz-la, para chegar a solues objetivas e prticas.

PBLICO-ALVO
Alunos de graduao, tecnlogo ou curso seqencial de formao especfica, regularmente matriculados ou recm formados, oriundos de diferentes reas de conhecimento, que trabalham ou tenham aptido/interesse em trabalhar como Analistas Financeiros de empresas.

METODOLOGIA
A metodologia do curso eminentemente composta por embasamento terico e prtico, administrado por meio de aulas expositivas, estudos de casos e oficinas de trabalho. Os grupos de alunos so capacitados na perspectiva da construo coletiva. As disciplinas so mediadas por docentes com prtica no mercado, extremamente preparados para propiciar o conhecimento, domnio tcnico/estratgico e experincia ao tema em questo.

AVALIAO E CERTIFICAO
A avaliao composta por trabalhos realizados durante as disciplinas, nas oficinas ministradas em sala de aula e em pela participao em 85% da carga-horria total do curso, conferindo ao aluno o certificado de atualizao. Ateno: 1. No h abono de faltas. Sero consideradas dentro da porcentagem de ausncias permitidas (15%), aquelas justificadas por doenas, viagens ou qualquer outra causa; 2. No existe possibilidade de cumprimento de disciplina, transferncia ou trancamento do Curso ou disciplina no Programa Analista FGV;

1 Semestre de 2013

3
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS


3. Nos casos de cancelamento do Curso, o aluno dever formalizar sua deciso por escrito, via protocolo de requerimento na Secretaria Acadmica, ficando sujeito a taxas e multas estabelecidas no contrato de prestao de servios educacionais celebrado entre ele e a FGV.

PROGRAMA E CRONOGRAMA DE AULAS

A NALISTA
MDULOS E DISCIPLINAS Conjuntura Econmica Matemtica Financeira Aplicada Funcionamento da Contabilidade nas Empresas Tecnologias Financeiras da Informao Mercado Financeiro e de Capitais Gesto de Capital de Giro Oramento Empresarial Plano de Negcios Fontes de Recursos para Empresas Viabilidade de Projetos de Investimento Jogos Empresariais CARGA-HORRIA TOTAL

DE

F INANAS
C/H 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 20 120 DATA 15/06 29/06 13/07 27/07 10/08 24/08 14/09 28/09 26/10 09/11 30/11 14/12

MDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS

MDULO FINANAS EMPRESARIAIS: GESTO FINANCEIRA DO NEGCIO

EMENTAS
MDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS Conjuntura Econmica Cenrios macroeconmicos; Poltica monetria fiscal e cambial. Impacto tributrio nas empresas. O Banco Central, a moeda e o Sistema Financeiro. Taxa de juros; taxa mnima de atratividade para projetos empresariais. Srie de indicadores macroeconmicos (IBRE/FGV DADOS). Matemtica Financeira Aplicada Valor do dinheiro no tempo e convenes bsicas. Juros simples e equivalncia de taxas. Juros compostos: calculadora financeira e planilha eletrnica. Taxas de juros: proporcionais, equivalentes, nominal, real, bruta e lquida. Sries de pagamentos uniformes e sistemas de amortizao. Tcnicas de avaliao de fluxos de caixa (VPL e TIR). Operaes de tesouraria com ttulos pblicos e privados.

1 Semestre de 2013

4
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

Funcionamento da Contabilidade nas Empresas Objetivos da contabilidade gerencial. Funcionamento da contabilidade nas empresas. Equilbrio patrimonial. Apurao de resultado. Fontes de recursos e financiamentos. Indicadores de desempenho. A empresa moderna e as informaes de custos. ndices de desempenho estudo de caso. Tecnologias Financeiras da Informao Gesto do conhecimento e Informao. E-business. E-commerce. Sistema Brasileiro de Pagamento. Inovaes tecnolgicas no mercado financeiro. Sistemas de gesto e tecnologia da Informao. Aquisio e infraestrutura de TI. Segurana da Informao para as Empresas. Indicadores de performance. Comunicao Empresarial. MDULO DE FINANAS EMPRESARIAIS: GESTO FINANCEIRA DO NEGCIO Mercado Financeiro e de Capitais Operaes do Mercado Financeiro e de Capitais. Mercado de Renda Varivel: Aes, Debntures e Abertura de capital. Mercados Futuros e Derivativos. Governana Corporativa e globalizao. Anlise Fundamentalista e Mltiplos. Anlise Tcnica. O Beta e o modelo CAPM. Beta Alavancado. Simulao de compra e venda de ativos no mercado financeiro

Gesto de Capital de Giro Gesto de capital de giro financeiro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa: Estoques, Contas a Receber e Contas a Pagar. Tributos. Gesto de Recebveis. Crdito e Cobrana. Gesto Financeira de Estoques e Logstica. Fontes de Financiamento para Capital de Giro. Modelos de administrao de caixa: Gesto Integrada do Capital de Giro ERP. Simulao de ciclo de caixa operacional. Oramento Empresarial Sistema oramentrio. Oramento. Premissas e metas oramentrias. Oramento de vendas. Oramento de produo. Oramento de despesas operacionais liquidas de impostos. Demonstrao do resultado projetada. Balano Patrimonial e demonstrao do fluxo de caixa projetado.Planejamento Tributrio. Planilha de oramento empresarial. Plano de Negcios Noes de empreendedorismo. Cenrios e foras competitivas. Planejamento estratgico, de marketing, operacional e financeiro.. Estrutura e desenvolvimento do Plano de Negcio. Como transformar Idia em negcio, Sumrio Executivo do Plano de Negcio.

1 Semestre de 2013

5
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

Fontes de Recursos para Empresas Estruturas e custo de capital da Empresa. Captao de recursos para novos empreendimentos: PROGER e Franquias. Agentes pblicos BNDES, FINEP, BNB, BB, CEF e Bancos de Investimentos. Fontes e clculo de custo dos financiamentos de longo prazo. Custo Mdio Ponderado de Capitais (CMPC). Impactos da Alavancagem Financeira.

Anlise de Viabilidade de Projetos Projeo do fluxo de caixa do projeto. Tcnicas de avaliao dos projetos de Investimentos: Payback simples e Descontado, VPL, ILL, TIR,TIR(M) e Ponto de Equilbrio Operacional. Risco em Projetos: anlise de sensibilidade, rvore de deciso, Monte Carlo e opes. Planilha de fluxo de caixa do projeto e cenrios.

Jogos Empresariais Avaliao do mercado e das condies competitivas. Planejamento financeiro e estratgico. Tomada de decises empresariais. Simulao dos efeitos destas decises. Avaliao dos resultados econmicofinanceiros obtidos.

COORDENAO
Prof. Moises Spritzer, Especialista em Administrao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Finanas com nfase em risco de crdito na UC/CEF e Economista pela PUC/RS. Instrutor de Risco de Crdito na Caixa Econmica Federal e Profissional com quase 40 anos de experincia no Sistema Financeiro Nacional, tendo exercido importantes funes gerenciais na CEF. Professor da Fundao Getulio Vargas em cursos MBA de Gesto Empresarial, Finanas, Controladoria e Auditoria e Gerenciamento de Projetos, para os mdulos de Finanas Corporativas, Matemtica Financeira e Anlise de Viabilidade de Projetos.

1 Semestre de 2013

6
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

DATA DE INCIO
Data 15/06/2013 Local de Realizao FGV Centro Horrio Quinzenalmente aos Sbados*, das 08h30 s 17h30

As aulas inaugurais, palestras temticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro local, outro dia da semana e horrio, que no os definidos para a aula; Eventualmente, em funo de feriados, as aulas podero ser realizadas em sbados sequencias e/ou fora da Unidade FGV definida para aula. Consulte o cronograma de aulas.

VALOR DO INVESTIMENTO

Valor do curso at:

Abril

Maio

Junho

Vista 12 Parcelas

R$ 6.380,00 R$ 561,00

R$ 6.445,00 R$ 567,00

R$ 6.510,00 R$ 573,00

Taxa de Inscrio no reembolsvel no caso de desistncia do curso por parte do contratante. Faturamento para Pessoa Jurdica: Formalizao da matrcula atravs de correspondncia timbrada autorizando o faturamento e indicando Razo Social, CNPJ, Inscrio Municipal/Estadual, Endereo, CEP, Indicao do Responsvel pela solicitao (nome, setor, telefone, e-mail e fax), Plano de Pagamento, Nome do Candidato, Nome do Curso, Horrio e Unidade. Verifique no corpo do programa a documentao e os procedimentos necessrios para efetuar sua matricula. Descontos especiais (no cumulativos) para: Ex-alunos de graduao, ps-graduao, MBA e mestrados da FGV. Grupos. Consulte nosso atendimento.

1 Semestre de 2013

7
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

ETAPAS PARA EFETUAR SUA MATRCULA NO ANALISTA FGV


Processo Seletivo: 1. 2. 3. Preenchimento do formulrio de inscrio on-line por meio do WWW.fgv.br/analista Upload do Curriculum Vitae atualizado (obrigatrio); O envio do formulrio de inscrio e do Curriculum Vitae no condicionam o candidato ao pagamento da Taxa de Inscrio. Matrcula:

No caso de aprovao no processo seletivo, nosso Ncleo de Admisso e Matrculas entrar em contato com o candidato solicitando seu comparecimento s unidades FGV localizadas em Botafogo, Centro ou na Barra para retirada do boleto da taxa de inscrio e assinatura do contrato.
4. O valor da Taxa de Inscrio de R$ 100,00 (cem reais) com vencimento em at 03 (trs) dias aps sua emisso. Seu pagamento poder ser efetuado nos caixas eletrnicos, nas agncias bancrias ou ainda pela Internet. Lembramos que a Taxa de Inscrio tem por finalidade exclusivamente a cobertura de custos administrativos referentes ao processo seletivo e no passvel de reembolso; Caso o curso no seja oferecido por falta de qurum mnimo, a taxa de inscrio ser devolvida diretamente na conta bancria do candidato. Assinatura do contrato

5. 6. 7.

O candidato dever apresentar: 8. Original e cpia do Diploma de Nvel Superior ou cpia autenticada. Caso o candidato ainda no disponha do Diploma, poder apresentar original da Declarao de Concluso de Curso emitido pela Instituio onde o curso foi realizado ou Declarao de Matrcula. Original e cpia de Identidade e CPF;

9.

10. Original e cpia de comprovante de residncia; 11. Duas fotos coloridas 3x4 (recentes); 12. Diplomas estrangeiros devero ser acompanhados de histrico escolar, ambos com traduo juramentada.

OBS: Ser considerado matriculado o candidato que entregar toda a documentao exigida e aps a assinatura do contrato padro da FGV. OBS2: As matrculas estaro abertas enquanto houver vagas. No h reserva de vagas. OBS3: O cancelamento da matrcula dever ser feito pelo contratante, via requerimento protocolado na Secretaria Acadmica, e de acordo com a observncia das clusulas contratuais.

1 Semestre de 2013

8
fgv.br/analista

ANALISTA FGV FINANAS

IMPORTANTE
A FGV se reserva o direito de alterar a data de incio do Curso ou de cancel-lo, na hiptese de no ser atingido o nmero mnimo de alunos necessrios cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao () aluno (a), sem qualquer correo, a devoluo das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeioamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu contedo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeioamentos preservem o objetivo acadmico do Curso e no importem em nus adicional para o (a) aluno (a) ou na reduo da carga horria total.

INFORMAES FGV
FGV Botafogo Praia de Botafogo, 190 10 andar Sala 1022 Tel.: (21) 3799-5900 Fax: (21) 3799-5603 E-mail: analista@fgv.br Horrio de atendimento: De 2 6, das 08h30 s 20h e Sbados, das 09h s 16h. FGV Barra Av. das Amricas, 3693, Bl. II 2 andar Tel./Fax: (21) 3799-4800 E-mail: analista@fgv.br Horrio de atendimento: De 2 6, das 08h30 s 20h; e Sbados, das 09h s 16h. FGV Centro Rua da Candelria, 06 3 andar - Sala 33 Tel.: (21) 3799-5276 E-mail: analista@fgv.br Horrio de atendimento: de 2 6 feira, das 10h00 s 19h00.

1 Semestre de 2013

9
fgv.br/analista

S-ar putea să vă placă și