Sunteți pe pagina 1din 12

MODELO PARA RESENHA REDUZIDA

Nome(s) do(s) aluno(s) Disciplina Faculdade de Tecnologia de Guaratinguet

SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo da obra resenhada. Cidade: Editora, ano da publicao. Nmero de pginas.

Quanto formatao geral, o trabalho deve ser resumido em uma pgina de tamanho A4, em duas colunas, usando espaamento simples, usando letra "Times New Roman" de tamanho 10. As margens da folha esto definidas conforme padro a seguir: Margem Tamanho (cm) Superior 2,0 Inferior 2,5 Esquerda 2,0 Direita 2,0 Coluna 1,0 As colunas devero ficar com o mesmo tamanho. Esta pgina j est no formato padro. Deve-se configurar tambm o cabealho e o rodap em 1cm para aproveitamento da pgina. O nmero de pgina deve vir centralizado, no fim da pgina. O ttulo do trabalho deve ser escrito em negrito, com letra maiscula de tamanho 16 e estar centralizado. No pode ter mais que 2 linhas. O nome do aluno, a disciplina para qual a resenha foi realizada e a instituio na qual o aluno estuda devem ser escritos em itlico, centralizado e com tamanhos 10. Para separar o ttulo do formato de colunas deve-se usar o recurso de inserir quebra de seco contnua. O corpo do trabalho deve ser escrito com caracter de tamanho 10, sem linhas

em branco separando os pargrafos. Em cada novo pargrafo, a primeira linha deve ser deslocada em 0,5 cm, conforme este modelo. O texto dever conter nmero de pginas delimitado de acordo com a proposta de trabalho apresentada pelo professor. As referncias devem ser indicadas pela chamada AUTOR-DATA ao longo do texto, colocando a descrio no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no mximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (ms e ano da publicao). H exemplos de uso das referncias resumidas ao longo deste texto (ver prximo pargrafo) e das referncias completas no final do texto. A resenha consiste em um texto de anlise crtica sobre determinada obra (um livro, um artigo etc.) que exigir em sua elaborao um conhecimento completo da obra e do assunto de que ela trata, alm de fidelidade ao pensamento do autor e capacidade de juzo de valor. Segundo Lakatos e Marconi (1996, p. 243), a resenha crtica consiste na leitura, no resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. Portanto, necessrio pesquisar sobre o assunto tratado na obra lida para se elaborar uma viso crtica mais consistente. Quanto ao contedo, o texto dever apresentar em sua seqncia lgica: introduo, desenvolvimento e concluso. No desenvolvimento do texto, podem-se criar subdivises com seus respectivos subttulos, para separar o contedo conforme for necessrio para o desdobramento das idias. Ao redigir a introduo, o resenhista deve apresentar ao leitor o assunto tratado no trabalho original e apresentar em linhas gerais sua anlise. Pode aproveitar este momento para destacar os aspectos que considera positivos e/ou negativos. o momento ainda de dizer em quais outras leituras e/ou autores ele buscou embasamento para elaborar a apreciao da obra. Durante o desenvolvimento, o resenhista dever apresentar uma sntese da

obra analisada, sempre respeitando o raciocnio e a lgica de pensamento do autor, para ento apresentar sua apreciao crtica. Ele precisa dizer, sob o crivo de sua anlise crtica, no que a obra poderia contribuir para a melhoria do meio em que ela est inserida. Ele precisa estar sempre fundamentado nas demais leituras e nos demais autores que usou para embasar sua crtica. No final da resenha, o resenhista deve colocar seu posicionamento sobre a obra lida, em termos de recomendao, a quem e a que a obra dever ser indicada. A seguir, na organizao das fontes consultadas para elaborar a resenha, deve-se respeitar a ordem alfabtica para a entrada dos autores. O texto, neste caso, deve vir alinhado esquerda.

Referncias Bibliogrficas

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUET. Normas e orientaes para elaborao e apresentao da Monografia de Concluso de Curso. Guaratinguet, 2006. 48p. Normas, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguet. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia do trabalho cientfico. 3ed. So Paulo: Atlas, 1996.

MODELO DE RESENHA PARA A.A.C.C

(COLOCAR O NOME DA ATIVIDADE)

( colocar nome do aluno) RA

So Paulo

INTRODUO

(Na introduo, deve conter a apresentao do tema e seu contexto. Em seguida , deve ser apresentados os objetivos que so as finalidades.)

Ex: No dia 30 de agosto de 2008, foi ministrada a palestra de Motivao e Auto-Estima (Inteligncia Emocional) nas dependncias do Colgio e Faculdade Claretiano plo de So Paulo,( outro local se houver) e proferida por (dizer o autor)l.( falar o local)

Os objetivos da palestra ( falar os objetivos da palestra), eram despertar nos participantes a importncia de se compreender os conceitos de inteligncia, etc.

Como resultados esperados ( Quais os resultados que voc imaginou)podem-se ter melhoria na qualidade de vida; no relacionamento interpessoal e intrapessoal; Tal palestra de grande valia para ( Para quem)

DESENVOLVIMENTO

( CONTE A HISTRIA, PALESTRA , FILME, LIVRO, CONTE O QUE OCORREU, OUVIU, LEU. PARA QUE POSSA ENTO COMPREENDER A INFORMAO QUE ESTES TROUXERAM.

A palestra comeou com a seguinte questo: o quo estamos motivados e o que nos mantm motivados? melhor termos inteligncia como fator de

sucesso ou um conjunto de fatores diversos (motivao, autoconfiana, disposio de assumir riscos calculados, adaptabilidade a mudanas, habilidades interpessoais, capacidade de gerenciar conflitos, dedicao, persistncia, controle emocional, etc.) denominados de inteligncia emocional?

Para que se tenha xito no ambiente profissional, necessrio cultivar em cada indivduo a capacidade de auto percepo e de autoconhecimento; capacidade de autocontrole, especialmente na rea emocional, desenvolvendo a empatia e as aptides interpessoais.

muito importante manter a auto-estima, pois est relacionada positivamente com a sensao de felicidade, mas no existe indcios de que ela possa exercer influncia sobre a motivao, ou seja a auto-estima um indicador", uma conseqncia de sucessos que no possuiria poder de influenciar realizaes posteriores.

Quando aprendemos a lidar com nossos conflitos, transformamos o aprendizado em aes que sero utilizados em nossos problemas. Saberemos se funcionou verificando como ficou nossa auto-estima.

Se nossa auto-estima est em baixa e no temos motivao para muita coisa, ento devemos aperfeioar nossas habilidades a fim de enfrentar os obstculos, seja por meio de leituras, novos conhecimentos, novos caminhos, novas amizades para que a auto-estima se recupere, consequentemente a felicidade vir logo atrs.

CONCLUSO

( CONTE QUAL A SUA OPINIO, QUAL O RESULTADO OBTIDO, O QUE SE PENSA PARA APLICAR AS MUDANAS, O QUE MOSTROU DE CONHECIMENTO PARA VOC, QUAL A RELAO COM O CURSO QUE VOC EST FAZENDO ).

( Lembre se a concluso o fechamento)

A concluso da palestra que uma equipe motivada conseqentemente uma equipe que produz mais e melhor. (Para tanto, necessrio); ter capacidade e criatividade para resolver os mais variados problemas; perceber o mundo ao seu amanh; ter competncia emocional no dia-a-dia e em situaes de crise; melhorar a inteligncia intra-pessoal e os caminhos do desenvolvimento emocional.

A inteligncia e o relacionamento interpessoal tambm devem estar presentes como nos relacionamentos com os outros, juntamente com a emocional, racional e social.

A motivao e a auto-estima caminham de mos dadas, ( E O QUE ELAS REPRESENTAM, QUE BENEFCIOS TRAZEM). sendo um diferencial competitivo para se obter sucesso por meio do conhecimento, habilidades, criatividade e motivao da fora de trabalho.

O que pude concluir que o sucesso das pessoas depende cada vez mais de oportunidades de aprendizado e de um ambiente favorvel ao pleno desenvolvimento das potencialidades.

Podemos conseguir a motivao para o sucesso de muitas maneiras, sendo que a principal delas estipularmos metas, ou seja, objetivos a serem perseguidos, tanto em ambiente corporativo como na vida pessoal.

( Lembre se qual a relao com o curso que voc esta fazendo)

REFERNCIAS

Colocar se houver

----------------------6

S-ar putea să vă placă și