Sunteți pe pagina 1din 13

A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS INTEGRANTES DOS GRUPOS ECONMICOS

RAFAELA DOROTA SCAVUZZI 5 Ano. Turma B-Noturno

1. Introduo. 2. Responsabilidade solidria. 3. Solidariedade Passiva. 4. Solidariedade Ativa. 5. Concluso. 6. Bibliografia.

1. Introduo.

A Consolidao das Leis do Trabalho, em seu artigo 2, 2, dispe que a responsabilidade para as empresas que compem um mesmo grupo econmico solidria, o que significa que o empregado poder cobrar de todas ou de qualquer das empresas pertencentes ao conglomerado o pagamento completo de sua dvida trabalhista.

Os grupos econmicos so formados por uma ou mais empresas, cada uma com personalidade jurdica prpria, existindo entre elas vnculo de direo, controle, administrao ou coordenao em face de atividade de qualquer natureza.

2. Responsabilidade Solidria

A solidariedade tem suas origens no Direito Civil, de onde foi transplantado para o Direito Trabalhista. O novo Cdigo Civil (Lei n. 10.406/02), em seu artigo 265, estabeleceu as duas nicas fontes de solidariedade: a lei ou a vontade das partes (expressa previso em contrato), caso contrrio, presume-se inexistente a

solidariedade.

O princpio da solidariedade entre as empresas foi legalmente institudo no ordenamento jurdico trabalhista atravs do art. 2, 2 da CLT, como resultado do crescimento das empresas, e representa uma garantia para o trabalhador em relao a estas novas formas de organizao que nasceram.

Apesar de serem benficas sob o ponto de vista empresarial, tais formas de organizao colocam o empregado em uma

circunstncia frgil e desprotegida. Por isso, no importa muito a forma como as empresas se organizam, ou mesmo trata-se efetivamente de empresas ou de sociedades, para efeitos de reconhecimento da relao de emprego, e aplicao da legislao laboral.

A solidariedade pode ser passiva ou ativa. A solidariedade mista ou dual no est prevista em lei, todavia, em qualquer hiptese no ser aceitvel a presuno da solidariedade.

As obrigaes solidrias ativa e passiva esto submetidas a certas regras comuns, posto que ambas so espcies do mesmo gnero. A principal dessas regras especficas est na inflexibilidade do princpio que garante que a solidariedade apenas surge nas relaes jurdicas de mbito externo, a exemplo da que ocorre com as que se desenlaam entre os credores solidrios e o devedor, ou ainda entre os coobrigados e o credor. Todavia entre os sujeitos localizados na mesma posio gera-se tambm uma relao dita interna, aqui as obrigaes dividem-se entre as vrias pessoas.

Marcus Vincius Americano da Costa (2000, apud GOMES, 1961, p.46), citando o saudoso Orlando Gomes, assim leciona:
[...] o que caracteriza a obrigao solidria uma coincidncia de interesses, para cuja satisfao, se correlacionam os vnculos constitudos. Segue-se da, que nenhuma circunstncia extintiva ou modificativa de um dos vnculos produzir seu efeito prprio, em toda a relao, se a satisfao do interesse do credor no for completa.

A responsabilidade solidria por verbas trabalhistas abrange trs situaes principais: as entidades integrantes do grupo econmico; o empreiteiro perante as dvidas trabalhistas do subempreiteiro

(art. 455 da CLT) e o tomador de servios temporrios, perante as dvidas especificadas pela Lei n. 6.019/74.

No caso especfico do grupo econmico, h previso expressa na Consolidao das Leis do Trabalho em seu artigo 2, 2 a respeito da responsabilidade solidria. Segundo tal artigo, a empresa principal e cada uma das empresas os subordinadas da sero de

solidariamente emprego.

responsveis

para

efeitos

relao

A Lei do Trabalho Rural tambm dispe acerca da responsabilidade solidria do grupo econmico ou financeiro em seu artigo 3, 2, verbis:

Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econmico ou financeiro rural, sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego.

Na Lei n 5.889/73 observa-se que existe a possibilidade de se estabelecer o grupo por coordenao e no somente por

subordinao, como acontece no artigo 2, 2 da CLT. Isso se verifica quando a Lei n 5.889/73 estabelece que as empresas podem guardar cada uma sua autonomia, isto , no se sujeitam ao controle de uma em relao outra, havendo, no entanto, nica direo.

3. Solidariedade Passiva

A solidariedade passiva o efeito jurdico incontestvel da figura do grupo econmico, isso significa que as entidades pertencentes ao conglomerado respondem de forma solidria pelos crditos trabalhistas oriundos da relao de emprego.

Segundo Maurcio Godinho Delgado (2004, p 402):

[...] as entidades do grupo econmico respondem pelos crditos laborais oriundos de certo contrato de emprego, ainda que firmado este exclusivamente com uma nica dessas entidades. Tal solidariedade passiva est claramente insculpida na Lei n. 5.889/73, ao estatuir que as empresas integrantes do grupo (...) sero responsveis solidariamente nas obrigaes decorrentes da relao de emprego .

A lei no limitou a solidariedade exclusivamente para as empresas do grupo para as quais o trabalhador laborou. O empregado pode ter somente trabalhado para uma das empresas, mas serem todas as demais solidariamente responsveis pelo pagamento de seus crditos trabalhistas, isso porque assim estabelece a lei.

Edilton Meireles (2002, p.199) define a solidariedade passiva no mbito da relao de emprego. Ele nos ensina:

Transportando essas lies para a relao de emprego mantida com o grupo econmico, ter-se-ia

que passiva a solidariedade das empresas agrupadas pelos dbitos constitudos pelo empregador frente ao trabalhador. Aqui teramos mais de um devedor (as empresas agrupadas) obrigado dvida toda.

Doutrinadores e magistrados, em sua maioria, convergem para o mesmo sentido, qual seja, de considerar as empresas pertencentes a um determinado grupo econmico, solidariamente responsveis por dvidas trabalhistas decorrentes da relao de emprego, at porque h expressa previso legal nesse sentido, conforme dispe o artigo 2, 2 da Consolidao das Leis do Trabalho.

O objetivo evidente do ordenamento ptrio (art. 2, 2, CLT; art. 3, 2, Lei n. 5.889/73) foi assegurar maior garantia aos crditos dos trabalhadores, em virtude da crescente despersonalizao do empregador, ou seja, a responsabilidade solidria passiva foi instituda em beneficio do empregado, haja vista o poder do grupo econmico e o fato de que indiretamente todos os seus

componentes se beneficiam do labor prestado a um deles. O empregado, por isso, deve ter o direito e pretenso em face do grupo.

A solidariedade passiva, portanto, entre as diversas entidades integrantes de um mesmo grupo econmico, ir garantir o crdito trabalhista.

4. Solidariedade Ativa

No tocante solidariedade passiva no resta dvidas quanto sua assimilao pelo nosso ordenamento, todavia, quando se fala em solidariedade destacam. ativa duas correntes fortes e antagnicas se

Segundo a primeira corrente no h que se falar em solidariedade ativa, mas to-somente em solidariedade passiva. Muitos so os argumentos a favor da solidariedade apenas passiva, alguns deles foram citados pelo festejado Edilton Meireles (2002, p.201):

Luiz Roberto de Rezende Puech entende que a solidariedade passiva por ser bvia a razo porquanto sendo a coligao uma organizao de fato, destinada a alcanar apenas uma finalidade emprica, o direito s toma conhecimento dela para proteger interesses de terceiros, pois no lhe confere subjetivao jurdica, sob a figura de pessoa, o nico ente capaz de ter e exercitar direitos.

Outros contextos so lanados desfavorveis tese bifrontal, a exemplo do entendimento que a responsabilidade liga-se obrigao e no, ao direito, sendo, pois, passivo e no, ativo.

De qualquer sorte, dentre os argumentos mais importantes a favor da solidariedade meramente passiva, inclui-se a interpretao restritiva do 2 do art. 2 da CLT, pois o mencionado dispositivo vincula a solidariedade aos efeitos da relao de emprego.

Entre

os

autores

que

defendem

posicionamento

supramencionado, conforme lio do professor Edilton Meireles (2002, p.199-200), possvel citar: Amauri Mascaro Nascimento, Jos Augusto Rodrigues Pinto, Orlando Gomes, Marcus Vincius Americano da Costa, sis de Almeida, Carlos Henrique Bezerra Leite e Joo Antonio G. Pereira Leite.

A segunda corrente interpretativa defende a solidariedade ativa das empresas pertencentes ao grupo econmico, o que significa que ela existe tambm ante os direitos e prerrogativas laborativas que lhes beneficiam em funo dos contratos de trabalho.

Diante da solidariedade ativa, o empregado devedor frente s empresas componentes do grupo, principalmente no que tange obrigao de prestar servios. Todas as entidades do grupo seriam empregadores e no apenas meros garantidores de crdito trabalhista.

Segundo essa corrente, as empresas pertencentes ao grupo econmico consubstanciariam um nico empregador em face dos contratos de trabalho celebrados. O empregado, portanto, fica sujeito ao poder de comando desse empregador nico, com as limitaes que resultam da disciplina do exerccio desse poder e protege o empregado em relao a qualquer empregador.

Dentro desse ponto de vista, vlido lembrar os ensinamentos de Octavio Bueno Magano (1979, p. 78):

A apontada idia do empregador nico corresponde concepo do empregador real, contraposto ao empregador aparente, consoante a qual existncia daquele fica geralmente encoberta pelo vu da personalidade jurdica atribuda a cada uma das empresas do grupo, ressurgindo, porm, toda vez que se levante o vu, lifting the corporate veil, para satisfazer tal ou qual interesse, como o da representao de trabalhadores no mbito do grupo; o da negociao coletiva ao nvel do grupo; o da garantia de condies uniformes de trabalho; o da transferncia de trabalhadores; o da soma de perodos de servios prestados a mais de uma empresa; o da garantia de reintegrao do trabalhador em empresa matriz, quando o seu contrato se rescinde junto filial; o da distribuio de lucros, etc.

Muitos autores consagrados defendem a tese do empregador nico e, conseqentemente, da solidariedade ativa, entre eles Edilton Meireles menciona (2002, p. 200): Octavio Bueno Magano, Jos Martins Catharino, Arnaldo Sssekind, Mozart Victor Russamano, Dlio Maranho, Francisco Ferreira Jorge Neto e Jouberto de Quadros Pessoa Cavalvante.

Esse , sem dvidas, o posicionamento mais correto. Cada empresa do grupo autnoma em relao s demais, entretanto o empregador verdadeiro o prprio agrupamento. O empregado, portanto, poder ser transferido de uma empresa para outra do grupo, sem que haja qualquer ilicitude. Srgio Pinto Martins (2004, p.213) ensina:

Mesmo que o grupo no tenha personalidade jurdica prpria, no haver sua descaracterizao para os efeitos do Direito do Trabalho, pois possvel utilizar a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of legal entity) ou levantar o vu que encobre a corporao (to lift the corporate veil) .

A jurisprudncia, inclusive, j vem seguindo tal posicionamento:

Grupo econmico. Unicidade contratual. Configura-se a unicidade contratual, ocorrendo a contratao sucessiva por duas empresas do mesmo grupo econmico, sem soluo de continuidade, eis que a responsabilidade do grupo solidria para os efeitos da relao de emprego, tratando-se na realidade de empregador nico. (TRT 1 Reg. 8 T (RO 4567/99) Red. (designada) Juza Maria das Graas Cabral Viegas Paranhos, DO/RJ 17.01.01) CONTRATO DE TRABALHO UNICIDADE PRESTAO DE SERVIOS PARA EMPRESAS DO MESMO GRUPO ECONMICO EMPREGADOR NICO CARACTERIZAO Evidenciado que o empregado prestava servios a empresas do mesmo grupo econmico, impe-se o reconhecimento da figura do empregador nico, e em decorrncia, a unicidade do contrato de trabalho. (TRT 15 R. Proc. 7462/99 Ac. 25804/00 2 T. Rel. Juiz Lus Carlos Cndido Martins Sotero da Silva DOESP 18.07.2000 p. 35) CONTRATO DE TRABALHO UNICIDADE PRESTAO DE SERVIOS PARA EMPRESAS DO MESMO GRUPO ECONMICO EXERCCIO DA MESMA FUNO IDENTIDADE DO ESPAO FSICO EMPREGADOR NICO CARACTERIZAO Ainda que formalmente distintos sejam os contratos de trabalhos firmados com empresas do mesmo grupo econmico, na hiptese da funo exercida ser a mesma para ambas, acrescido do fato de que elas se utilizam do mesmo espao fsico, nem sendo ainda, possvel delimitar a responsabilidade do trabalhador para cada uma das empregadoras durante a jornada diria, impe-se o reconhecimento da figura do empregador nico, e em decorrncia, a unicidade do contrato de trabalho. (TRT 15 R. Proc. 9879/98 5 T. Rel. Juiz Lus Carlos Cndido Martins Sotero da Silva DOESP 02.08.1999 p. 137)

5. Concluso

Diante do exposto, em que pese os argumentos contrrios de grande doutrinadores, conclumos que a responsabilidade das empresas integrantes de um grupo econmico solidria ativa e passiva. As empresas pertencentes ao grupo econmico, portanto, configuram um nico empregador em face dos contratos de trabalhos celebrados.

No tocante responsabilidade solidria passiva seu efeito previsto expressamente na CLT, art. 2, , 2, e garante que as entidades do grupo econmico respondem pelos crditos

trabalhistas, mesmo que o contrato de trabalho tenha sido firmado unicamente com uma nica dessas empresas.

O legislador trabalhista, ao definir a natureza da responsabilidade, no estabeleceu qualquer distino no tocante s obrigaes contratuais, entre as quais se encontra o respeito ao princpio da isonomia. Sendo o grupo empregador nico conclui-se que deve ser garantindo a todos os seus empregados tratamento igualitrio

6. Bibliografia ALMEIDA, Isis. Manual de Direito Individual do Trabalho . So Paulo: LTr, 1998 CARRION, Valentim. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho. 24 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. COSTA, Marcus Vincius Americano da. Grupo empresrio no direito do trabalho. 2 ed. So Paulo: LTr, 2000. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 3 ed. So Paulo: LTr, 2004. MAGANO, Octavio Bueno. Os grupos de empresas no direito do trabalho. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1979. MARTINS, Srgio Pinto. Direito do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2004.

MEIRELES, Edilton. Grupo Econmico Trabalhista. So Paulo: LTr, 2002. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. So Paulo: Saraiva, 1999.

S-ar putea să vă placă și