Sunteți pe pagina 1din 19

1. As Razes de Israel PGINA 09 MITO Os judeus no tm direito terra que eles chamam de Israel.

l. FATO um erro comum achar que todos os judeus foram forados Dispora pelos romanos aps a destruio do segundo templo de Jerusalm, no ano 70 E.C.,1 e que s 1.800 anos depois regressaram Palestina exigindo seu pas de volta. Na realidade, o povo judeu tem mantido laos com sua ptria histrica por mais de 3.700 anos. Os judeus fundamentam o seu direito a Israel em pelo menos quatro premissas: 1) Foram eles que colonizaram e desenvolveram aquela terra; 2) A comunidade internacional concedeu soberania poltica aos judeus na Palestina; 3) O territrio foi tomado em guerras defensivas; 4) Deus prometeu a terra ao patriarca Abrao. Mesmo aps a destruio do segundo templo de Jerusalm e do incio do exlio, a vida em Israel continuou e floresceu normalmente. Grandes comunidades se restabeleceram em Jerusalm e Tiberades por volta do sculo IX. No sculo XI, havia concentraes judaicas em Rafah (em hebraico, Rafah), Gaza, Ashkelon, Iafo (Jaffa) e Cesaria. Os cruzados massacraram muitos judeus durante o sculo XII, mas a comunidade se recuperou nos dois sculos seguintes, quando um grande nmero de rabinos e peregrinos judeus imigrou para Jerusalm e Galilia. Rabinos proeminentes se radicaram em Safed, Jerusalm e outros lugares durante os 300 anos seguintes. No incio do sculo XIX anos antes do nascimento do movimento sionista moderno mais de dez mil judeus viviam ao longo do que hoje Israel. Os 78 anos de construo da nao, iniciados em 1870, culminaram com o restabelecimento do Estado judeu. Ningum presta qualquer favor a Israel por proclamar o seu direito existncia. O direito de Israel existir, assim como o dos Estados Unidos, Arbia Saudita e outros 152 pases, axiomtico e incondicional. A legitimidade de Israel no est suspensa no ar, espera de

reconhecimento... Certamente no h outro pas, grande ou pequeno, jovem ou velho, que iria considerar o simples reconhecimento do seu direito existncia como um favor ou uma concesso negocivel. Abba Eban3

A certido de nascimento internacional de Israel foi validada pela promessa bblica; a presena judaica ininterrupta dos tempos de Josu em diante; a Declarao Balfour de 1917; o Mandato da Liga das Naes, que incorporou a Declarao Balfour; a resoluo da partilha pelas Naes Unidas em 1947; o ingresso de Israel nas Naes Unidas em 1949; seu reconhecimento pela maioria dos pases; e, sobretudo, tem sido validada pela sociedade criada em Israel nas dcadas de existncia nacional prspera e dinmica.

MITO A Palestina sempre foi um pas rabe. FATO Acredita-se que o termo Palestina tenha origem entre os filisteus, um povo egeu que, no sculo XII A.E.C., estabeleceu-se ao longo da plancie costeira mediterrnea onde ficam agora Israel e a Faixa de Gaza. No sculo II, aps esmagarem a ltima revolta judaica, os romanos usaram pela primeira vez o nome Palaestina para se referir Judia (a regio sul do territrio da atual Cisjordnia), numa tentativa de minimizar a identificao judaica com a terra de Israel. A palavra rabe Filastin vem deste nome latino. Os hebreus chegaram a Israel por volta de 1.300 A.E.C. e viveram em uma confederao tribal at se unificarem sob o primeiro monarca, o rei Saul, cujo filho, o rei Davi, escolheu Jerusalm como capital por volta de 1.000 A.E.C. O rei Salomo, filho de Davi, construiu o templo pouco depois e consolidou as funes militares, administrativas e religiosas do reino. A nao foi dividida durante o reinado do filho de Salomo: o Reino do Norte (Israel) durou at 722 A.E.C., quando os assrios o destruram; e o Reino do Sul (Jud) sobreviveu at a conquista babilnica em 586 A.E.C. Depois disso, os judeus desfrutaram de breves perodos de soberania, antes que a maioria fosse finalmente expulsa de sua ptria, no ano 135 E.C. A independncia judaica na terra de Israel durou mais de quatro sculos. Isto , muito mais do que os americanos j desfrutaram da independncia na terra que ficou conhecida como Estados Unidos. De fato, se no fosse pela cobia dos conquistadores estrangeiros, hoje em dia Israel teria trs mil anos.

A Palestina nunca foi uma regio exclusivamente rabe, embora a lngua rabe tenha se tornado, com o tempo, o idioma da maior parte da populao, aps as invases muulmanas do sculo VII. Jamais existiu algum pas rabe ou palestino independente na Palestina. Quando o professor Philip Hitti, destacado historiador americano de origem rabe que lecionou na Universidade de Princeton, se pronunciou contra a partilha, diante do Comit Anglo-Americano, em 1946, foi incisivo: No existe, absolutamente, na Histria, a (nao) Palestina. Antes da partilha, os palestinos no se viam como possuidores de uma identidade em separado. Quando o I Congresso das Associaes Muulmanas e Crists se reuniu em Jerusalm, em 1919, para eleger representantes palestinos Conferncia de Paz de Paris, foi adotada a seguinte resoluo: Consideramos a Palestina como parte da Sria rabe, j que esta nunca se separou daquela em tempo algum. Estamos ligados por vnculos nacionais, religiosos, lingsticos, naturais, econmicos e geogrficos. Em 1937, um lder rabe local, Auni Bey Abdul-Hadi, disse Comisso Peel,7a que finalmente recomendou a partilha da Palestina: No existe tal pas! Palestina um termo inventado pelos sionistas! No existe Palestina na Bblia. Nosso pas foi parte da Sria durante sculos. O representante do Supremo Comit rabe para as Naes Unidas enviou uma declarao Assemblia Geral da ONU em maio de 1947, que dizia: A Palestina era parte da Provncia da Sria (...) politicamente, os rabes da Palestina no eram independentes no sentido de formar una entidade poltica em separado. Alguns anos depois, Ahmed Shuqeiri, que seria presidente da Organizao para a Libertao da Palestina (OLP),8a disse ao Conselho de Segurana da ONU: de conhecimento pblico que a Palestina no mais do que o sul da Sria. O nacionalismo rabe palestino , portanto, fenmeno posterior Primeira Guerra Mundial. E s veio a se converter em movimento poltico importante aps a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou a Cisjordnia.

MITO Os palestinos so descendentes dos cananeus e j estavam na Palestina muito antes dos judeus. FATO A identificao dos palestinos com os cananeus uma alegao recente e sem evidncia histrica. Os cananeus desapareceram h trs milnios e ningum sabe se qualquer de seus descendentes sobreviveu ou, em caso positivo, quem seriam. Fonte insuspeita, o xerife (governante) Hussein, guardio dos lugares sagrados islmicos da Arbia, disse que os ancestrais dos palestinos s haviam estado na regio por mil anos. Os prprios palestinos reconhecem que chegaram regio muito depois dos judeus. Um exemplo disso que, em 1946, numa reunio com o Comit Anglo-Americano, eles reivindicaram uma ligao com a Palestina por mais de mil anos, remontando a no mais do que conquista dos seguidores de Maom no sculo VII.11 E at mesmo essa reivindicao duvidosa. Nos ltimos dois mil anos, aconteceram as Cruzadas (que resultaram na matana da populao local), migraes, epidemias e outros desastres naturais ou causados pela ao do homem. Toda a populao local foi reposta muitas vezes. Apenas durante o Mandato Britnico, mais de cem mil rabes emigraram de pases vizinhos e hoje so considerados palestinos.

Em contrapartida, nenhum historiador srio questiona os mais de trs mil anos da ligao judaica com a terra de Israel e nem a relao dos judeus modernos com os antigos hebreus.

MITO A Declarao Balfour no deu aos judeus o direito a uma ptria na Palestina. FATO Em 1917, a Gr-Bretanha promulgou a Declarao Balfour, declarando-se a favor do estabelecimento, na Palestina, de um lar nacional para o povo judeu, e comunicando que se empenharia em favor desse objetivo. O documento deixou claro que nada deveria ser feito que pudesse prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades nojudaicas existentes na Palestina ou os direitos e status poltico desfrutados pelos judeus em qualquer outro pas. O Mandato para a Palestina inclua a Declarao Balfour. Ela se referia especificamente s ligaes histricas do povo judeu com a Palestina e validade moral de reconstituir o seu lar nacional naquele pas. O termo reconstituir significou o reconhecimento do fato de que a Palestina havia sido o lar dos judeus. Alm do mais, os britnicos foram instrudos a prestar os seus melhores esforos para facilitar a imigrao judaica, estimular o assentamento na terra e assegurar o lar nacional judaico. A palavra rabe no aparece em momento algum no texto.

O Mandato foi formalizado pelos 52 governos representados na Liga das Naes (antecessora da Organizao das Naes Unidas) em 24 de julho de 1922.

IMPORTANTE
MITO A tradicional posio dos rabes na Palestina foi colocada em risco pelo assentamento judaico. FATO Durante muitos sculos, a Palestina teve uma populao esparsa, com uma terra pobremente cultivada e composta em grande parte de colinas erodidas e negligenciadas, desertos arenosos e pntanos infectados de malria. Em 1880, o cnsul americano em Jerusalm chegou a dizer num documento que a regio seguia em seu declnio histrico: A populao e a riqueza da Palestina no crescem h 40 anos. O Relatrio da Comisso Real (inglesa) para a Palestina cita uma relao da Plancie Martima de 1913: A estrada que vai de Gaza ao norte era s uma pista de vero, adequada para o transporte em camelos e carretas () nenhum laranjal; pomares ou vinhedos s eram vistos ao se alcanar (a aldeia judaica de) Yabna (Yavne) (...) As casas eram todas de

barro, sem janelas por onde algum poderia ser visto (...) Os arados usados eram de madeira (...) Os ganhos eram muito poucos (...) As condies sanitrias nos povoados era horrveis. No havia escolas (...) A parte ocidental, em direo ao mar, era praticamente um deserto (...) As aldeias nessa rea eram raras e tinham poucos habitantes. Muitas runas de povoados estavam dispersas pela regio, lugares abandonados pelos moradores devido malria. Lewis French, diretor de Desenvolvimento britnico, escreveu sobre a Palestina: Ns a encontramos habitada por felahin (camponeses rabes) que viviam em casebres de barro e padeciam severamente da malria reinante (...) Grandes reas (...) estavam sem cultivo (...) Os felahin, quando eles mesmos no roubavam gado, estavam sempre dispostos a oferecer abrigo a esses e a outros criminosos. Os lotes individuais (...) trocavam anualmente de mos. Havia pouca segurana pblica e a vida dos felahin se alternava entre os saques e a chantagem por parte de seus vizinhos, os bedunos. Surpreendentemente, muita gente que no simpatizava com a causa sionista acreditava que os judeus melhorariam as condies dos rabes palestinos. Foi o caso de Dawood Barakat, editor do jornal egpcio AlAhram, que escreveu: absolutamente necessrio que os sionistas e os rabes cheguem a um entendimento porque a guerra de palavras s pode fazer mal. Os sionistas so necessrios ao pas. O dinheiro que vo trazer, seu conhecimento, sua inteligncia e a capacidade de trabalho que os caracteriza contribuiro, sem dvida, para o soerguimento do pas. Mesmo um dirigente nacionalista rabe acreditava que o retorno dos judeus sua terra natal ajudaria a ressuscitar o pas. O xerife Hussein afirmou: Os recursos do pas ainda esto no solo virgem e sero desenvolvidos pelos imigrantes judeus. Uma das coisas mais surpreendentes at os tempos recentes era que o palestino costumava abandonar seu pas, vagando por alto-mar em toda direo. O solo nativo era incapaz de segur-lo, embora seus antepassados tenham vivido nele por mil anos. Ao mesmo tempo, chegam Palestina judeus de muitos pases Rssia, Alemanha, ustria, Espanha e do continente americano. A

maior das causas no poderia escapar queles que tinham uma capacidade mais profunda de discernimento. Eles sabiam que o pas era para seus filhos originais (abnaihilasliyin), apesar de todas as diferenas entre eles, uma ptria sagrada e amada. O retorno desses exilados (jaliya) sua terra natal provar ser material e espiritualmente uma escola experimental para seus irmos que esto com eles nos campos, nas fbricas, nas empresas e todas as coisas relacionadas labuta e ao trabalho. Tal como Hussein previra, a recuperao econmica da Palestina e o crescimento de sua populao s aconteceram depois do retorno macio dos judeus.

MITO Sionismo racismo. FATO Em 1975, a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) adotou uma resoluo que difamava o sionismo, igualando-o ao racismo. Em inspirada resposta resoluo, o embaixador de Israel na ONU, Chaim Herzog, ironizou que tal votao ocorria exatamente 37 anos aps a Kristallnacht.

O sionismo o movimento nacional de libertao que prega que os judeus, assim como qualquer outra nao, tm direito a uma ptria. A histria tem demonstrado a necessidade de garantir a segurana dos judeus por intermdio da existncia de uma ptria. O sionismo reconhece que a condio judaica definida por uma origem, religio, cultura e histria em comum. A concretizao do sonho sionista exemplificada por mais de cinco milhes de judeus, provenientes de mais de cem pases, que so cidados israelenses. A Lei do Retorno a Israel garante cidadania automtica aos judeus, mas os no-judeus tambm tm o direito de ser cidados israelenses, conforme procedimentos de naturalizao semelhantes aos existentes nos demais pases. Muita gente no sabe, mas cerca de um milho de muulmanos e cristos rabes, drusos, bahais, circassianos e outros grupos tnicos tambm so representados na populao de Israel. A presena, em Israel, de milhares de judeus de pele escura provenientes da Etipia, do Imen e da ndia a melhor refutao calnia contra o sionismo. Numa srie de pontes areas Mark Twain,18 que visitou a Palestina em 1867, descreveu-a como um pas desolado cujo solo bastante rico, mas inteiramente entregue s ervas daninhas: uma terra desolada e silenciosa... A desolao aqui tanta que nem mesmo a imaginao pode congraar-se com o esplendor da vida e da ao (...) Jamais vimos um ser humano em toda a rota (...) Havia quando muito uma rvore ou arbusto em algum lugar. At as oliveiras e os cactos, esses amigos constantes dos solos mais pobres, quase abandonaram o pas. Ao escrever aps a revelao da Operao Moiss, William Safire24 declarou: Pela primeira vez na histria, milhares de negros esto sendo levados a um pas no em correntes, mas com dignidade; no como escravos, mas como cidados. histricas, denominadas Moiss (1984), Josu (1985) e Salomo (1991), Israel resgatou quase 42 mil membros da antiga comunidade judaica etope. O sionismo no discrimina. O carter aberto e democrtico de Israel, bem como a sua escrupulosa proteo dos direitos religiosos e polticos de cristos e muulmanos, rebate a acusao de exclusividade. Alm do mais, qualquer pessoa judeu ou no-judeu, israelense, americano ou saudita; negro, branco, amarelo ou vermelho pode ser um

sionista. J os pases rabes definem a cidadania estritamente por parentesco nativo. quase impossvel se tornar um cidado naturalizado em muitos pases, como Arglia, Arbia Saudita e Kuwait. Vrias naes rabes tm leis para facilitar a naturalizao de rabes estrangeiros, exceo especfica dos palestinos. A Jordnia instituiu a sua prpria lei do retorno em 1954, concedendo cidadania a todos os ex-residentes da Palestina, exceto para os judeus. Condenar a autodeterminao judaica , no fim das contas, uma forma de racismo. Em 1968, quando abordado por um estudante de Harvard que atacou o sionismo, Martin Luther King22 respondeu: Quando as pessoas criticam os sionistas, elas se referem aos judeus. Voc est falando de anti-semitismo. A resoluo da ONU de 1975 fazia parte da campanha anti-Israel de soviticos e rabes da Guerra Fria. Quase todos defensores no-rabes da resoluo acabaram por se desculpar e mudaram de atitude. Quando a Assemblia Geral votou pela revogao da resoluo em 1991, s alguns pases rabes e muulmanos ao lado de Cuba, da Coria do Norte e do Vietn se opuseram.

MITO Os delegados da Conferncia Mundial das Naes Unidas Contra o Racismo concordaram que sionismo racismo. FATO

Em 2001, as naes rabes procuraram novamente questionar a legitimidade da existncia de Israel ao tentar igualar sionismo a racismo na Conferncia Mundial das Naes Unidas Contra o Racismo em Durban, frica do Sul. Os Estados Unidos uniram-se a Israel no boicote conferncia quando ficou claro que, em vez de enfocar os males do racismo, do anti-semitismo e da xenofobia supostamente os temas do evento a conferncia converteu-se em um frum para atacar Israel. Os Estados Unidos retiraram a sua delegao para enviar um sinal s naes do mundo que amam a liberdade e dizer-lhes que no ficaremos passivos enquanto o mundo tenta descrever o sionismo como racismo. Isso completamente equivocado. Ari Fleisher, secretrio de Imprensa da Casa Branca, acrescentou que o presidente est orgulhoso por se colocar ao lado de Israel e da comunidade judaica, e envia um sinal de que nenhum grupo vai encontrar aceitao e respeito internacional se seu propsito for igualar o sionismo ao racismo.

IMPORTANTE PORQUE A ESCOLHA DA PALESTINA PELOS JUDEUS.

MITO Os sionistas poderiam ter escolhido outro pas que no a Palestina. FATO No fim do sculo XIX, o surgimento do anti-semitismo religioso e racista levou ao ressurgimento de pogroms (matana de judeus) na Rssia e Europa Oriental, destruindo promessas de igualdade e tolerncia. Isso estimulou a imigrao judaica da Europa para a Palestina. Na ocasio, muitos judeus chegaram Palestina, vindos do Imen, do Marrocos, do Iraque e da Turquia. Esses desconheciam as idias sionistas de Theodor Herzl26a e nem sabiam dos pogroms europeus, mas estavam motivados pelo sonho secular do regresso a Sion e pelo medo da intolerncia. Quando souberam que os portes da Palestina estavam abertos, enfrentaram as dificuldades da viagem e foram para Israel. O ideal sionista de um retorno a Israel tem profundas razes religiosas. Muitas oraes judaicas falam de Jerusalm, de Sion e da Terra de Israel. O preceito de no esquecer Jerusalm, local do Templo, um princpio fundamental do judasmo. O idioma hebraico, a Tor, as leis do Talmud, o calendrio judaico, e todos os feriados e festivais judaicos se originaram em Israel e giram em torno das estaes e condies climticas. Os judeus rezam em direo a Jerusalm e recitam as palavras ano que vem em Jerusalm a cada Pessach (Pscoa judaica). A religio, cultura e histria judaicas deixam claro que uma nao judaica s pode ser construda na Terra de Israel. Em 1897, lderes judeus organizaram formalmente o movimento poltico sionista, que defendia a restaurao do lar nacional judaico na Palestina, onde os judeus poderiam encontrar refgio e autodeterminao e trabalhar pelo renascimento de sua civilizao e cultura.

MITO O prprio Herzl props um Estado judeu em Uganda como alternativa Palestina. FATO Theodor Herzl buscou o apoio das grandes potncias criao de uma ptria judaica. Foi Gr-Bretanha e reuniu-se com o ministro das Colnias, Joseph Chamberlain, e outros membros do governo. Inicialmente, os ingleses concordaram que os judeus se estabelecessem na frica Oriental. No VI Congresso Sionista, realizado na Basilia, na Sua, em 26 de agosto de 1903, Herzl props que Uganda, ento territrio britnico, servisse de refgio temporrio de emergncia para os judeus da Rssia que estavam em perigo iminente. Embora Herzl tenha deixado claro que esse programa no afetaria a meta ltima do sionismo uma entidade judaica na Terra de Israel a proposta provocou muita celeuma no Congresso e quase causou uma ciso no movimento sionista. Constituiu-se, ento, a Organizao Territorialista Judaica (JTO Jewish Territorialist Organization), fruto da unificao de diversos grupos que apoiavam as propostas de Herzl sobre Uganda entre 1903 e 1905. O chamado Programa de Uganda, que nunca contou com muito apoio, foi formalmente rejeitado pelo VII Congresso Sionista, em 1905.

MITO Todos os rabes se opuseram Declarao Balfour, vendo-a como uma traio aos seus direitos. FATO O emir Faissal, filho do xerife Hussein, lder da revolta rabe contra os turcos, assinou um acordo com Chaim Weizmann26b e outros lderes sionistas durante a Conferncia de Paz de Paris em 1919. Foi reconhecido o parentesco racial e os antigos laos existentes entre os rabes e o povo judeu e concluiu-se que o meio mais seguro de se chegar consumao de suas aspiraes nacionais seria a mais estreita colaborao possvel para o desenvolvimento dos pases rabes e da Palestina. Alm disso, o acordo contemplava o cumprimento da Declarao Balfour e pedia por todas as medidas necessrias ... para encorajar e estimular a imigrao de judeus para a Palestina em larga escala e assentar imigrantes judeus no territrio o mais rapidamente possvel, por meio de colnias e do cultivo intensivo do solo. Faissal condicionou a sua aceitao da Declarao Balfour ao cumprimento das promessas britnicas, feitas durante a guerra, de conceder independncia aos rabes. Essas promessas no se cumpriram. Os crticos esqueceram o acordo Weizmann-Faisal porque jamais entrou em vigor. No entanto, o fato de os lderes do movimento sionista e do movimento nacionalista rabe terem alcanado o entendimento significativo, pois demonstrou que as aspiraes judaica e rabe no eram excludentes.

MITO Os sionistas no fizeram qualquer esforo para alcanar um acordo com os rabes. FATO Em 1913, a liderana sionista reconheceu o desejo de chegar a um acordo com os rabes. Sami Hochberg, dono do jornal Le Jeune-Turc, representou informalmente os sionistas numa reunio com o Partido da Descentralizao, com sede no Cairo, e com a Sociedade da Reforma AntiOtomana de Beirute, e pde chegar a um acordo. Essa entente verbale levou adoo de uma resoluo que garantia aos judeus direitos iguais sob um governo descentralizado. Hochberg tambm recebeu um convite para o I Congresso rabe, em Paris, em junho de 1913. Os participantes do congresso foram surpreendentemente receptivos s aspiraes sionistas. Hochberg ficou estimulado pela resposta favorvel do Congresso entente verbale. Abd-ul-Hamid Yahrawi, presidente do Congresso, resumiu assim a atitude dos delegados: Todos ns, muulmanos e cristos, temos os melhores sentimentos para com os judeus. Quando falamos, em nossas resolues, sobre os direitos e obrigaes dos srios, isso tambm inclua os judeus. Por serem nossos irmos de raa e os considerarmos como srios que foram forados a deixar seu pas em um dado tempo, mas cujos coraes sempre bateram junto aos nossos, estamos certos de que nossos irmos judeus ao redor do mundo sabero como nos ajudar de modo que nossos interesses comuns possam ser bem-sucedidos e nosso pas em comum venha a se desenvolver tanto material quanto moralmente. A entente verbale negociada por Hochberg mostrou-se ineficaz devido aos acontecimentos do perodo de guerra. A oposio rabe

pblica Declarao Balfour convenceu os lderes sionistas da necessidade de um esforo conjunto maior para se alcanar um entendimento com os rabes. Chaim Weizmann considerou a tarefa importante o suficiente para liderar uma comisso sionista Palestina, a fim de explicar os objetivos do movimento aos rabes. Weizmann foi primeiro ao Cairo, em maro de 1918, e se reuniu com Said Shukeir, Faris Nimr e Suleiman Bey Nassif (nacionalistas rabes srios escolhidos como representantes pelos britnicos) e enfatizou o desejo de viver em harmonia com os rabes numa Palestina britnica. A diplomacia de Weizmann foi bem-sucedida. Nassif afirmou que havia espao na Palestina para outro milho de habitantes sem afetar a posio dos que j se encontravam ali.29 Faris Nimr distribuiu a informao aos jornais do Cairo, a fim de desfazer as impresses equivocadas do pblico rabe a respeito dos objetivos sionistas. Em 1921, Winston Churchill, ento ministro das Colnias do Imprio Britnico, tentou organizar uma reunio de palestinos e sionistas. As duas partes se reuniram em 29 de novembro de 1921, mas no houve progresso porque os rabes insistiram na anulao da Declarao Balfour. Weizman liderou um grupo de sionistas que se reuniu com o nacionalista srio Riad al-Sulh em 1921. Os sionistas concordaram em apoiar as aspiraes nacionalistas rabes e Sulh lhes disse que estava disposto a reconhecer a existncia do Lar Nacional Judaico. As conversaes foram retomadas um ano depois e suscitaram esperanas de um acordo. No entanto, em maio de 1923, os esforos de Sulh para convencer os lderes rabe-palestinos de que o sionismo era um fato consumado foram rejeitados. Nos 25 anos seguintes, lderes sionistas de dentro e de fora da Palestina tentariam repetidamente negociar com os rabes. Do mesmo modo, desde 1948 os lderes israelenses tm procurado assinar tratados de paz com os pases rabes, mas o Egito e a Jordnia so as nicas naes que os assinaram.

MITO Os sionistas eram instrumentos colonialistas do imperialismo ocidental. FATO Colonialismo significa viver da explorao de outros, escreveu Yehoshofat Harkabi. Mas o que poderia estar mais distante do colonialismo do que o idealismo de judeus das cidades que lutam para se tornar camponeses e operrios e viver do seu prprio trabalho? Alm disso, como destacou o historiador britnico Paul Johnson, os sionistas dificilmente poderiam ser instrumentos dos imperialistas, dada a oposio geral das potncias sua causa. Em todo o Ocidente, os escritrios para assuntos exteriores, ministrios da defesa e as grandes empresas eram contra os sionistas. O emir Faissal tambm via o movimento sionista como um parceiro do movimento nacionalista rabe na luta contra o imperialismo, como explicou numa carta a Felix Frankfurter, professor de direito de Harvard e futuro membro da Suprema Corte de Justia, em 3 de maro de 1919, um dia depois que Chaim Weizmann apresentou o caso sionista na conferncia de Paris: Os rabes, especialmente os educados entre ns, vem o movimento sionista com a mais profunda simpatia (...)

Desejaremos aos judeus um caloroso bem-vindos ao lar (...) Estamos trabalhando juntos por um Oriente Mdio reformulado e revisto e nossos dois movimentos se complementam. O movimento judaico nacionalista, e no imperialista. E h espao na Sria para ns dois. De fato, penso que um no pode alcanar o verdadeiro sucesso sem o outro. Os nossos no vm aqui como colonizadores do Ocidente, com o objetivo de ter nativos trabalhando por eles; eles colocam seus ombros para arar e despendem sua fora e seu sangue para fazer a terra frutificar. Mas no s para ns que desejamos essa fertilidade. Os camponeses judeus comearam a ensinar a seus irmos, os camponeses rabes, a cultivar a terra de maneira mais intensiva; desejamos ensin-los ainda mais: queremos cultivar a terra junto com eles: servi-la, como se diz em hebraico. Quanto mais frtil se tornar esse solo, mais espao haver para ns e para eles. No temos qualquer desejo de despoj-los: queremos viver com eles. No queremos domin-los: queremos servir com eles.... Martin Buber36

S-ar putea să vă placă și