Sunteți pe pagina 1din 21

PRMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ / 2013

MANUAL PARA INSCRIO

Prezado Proponente,

A partir deste ano, os candidatos ao Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz contam com uma nova ferramenta para a inscrio de seus projetos: a plataforma Salic Web. Sabemos que, a princpio, mesmo quando trazem benefcios, as inovaes so vistas com desconfiana, pois nos obrigam a deixar uma zona de conforto conquistada pelo conhecimento e prtica de um determinado fazer (ou forma de fazer), para experimentar novos caminhos e possibilidades. Mas sabemos tambm que, passado o impacto inicial, reconhecidos os avanos, as novas ferramentas acabam incorporadas e assumidas como essenciais. Este Tutorial tem como objetivo auxiliar a inscrio de projetos/propostas no edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Ele explicar passo a passo, todas as etapas que precisam ser seguidas para a concluso e envio de seu projeto/proposta ao Sistema Salic Web. fundamental a leitura do edital para evitar possveis erros e inabilitao de seu projeto/proposta. Nele, voc encontrar, alm das principais informaes e documentos obrigatrios para a inscrio, outros dados importantes para o cumprimento integral do que estipulado pelo referido concurso. A elaborao de um projeto essencial tanto para a solicitao de apoios e patrocnios a instituies pblicas ou privadas, como para a prpria produo de uma atividade artsticocultural. O proponente, ou seja, o responsvel pelo projeto, deve ter o cuidado de indicar, alm da atividade que pretende realizar, como, quando e onde ela ir acontecer, quem a desenvolver e quanto custar. Antes de envi-lo, leia e releia seu projeto/proposta para conferir se todos os pontos foram registrados, se todas as atividades esto bem definidas. Verifique se todos os documentos exigidos para a inscrio foram anexados. Lembre-se, quanto mais claro e objetivo for seu projeto/proposta, melhor ser o entendimento dos avaliadores (jurados) e, portanto, mais chances ele ter de ser selecionado premiao.

NDICE 1 Passo: Acessar o Salic Web 2 Passo: Cadastrar Usurio no Salic Web Conhecendo o ambiente do Salic Web 3 Passo: Cadastrar Proponente (candidato) no Salic Web o o o o Declarao de Responsabilidade Dados do Proponente Pag. 4 Pag. 5 Pag. 8 Pag. 8 Pag. 9 Pag. 10 Pag. 11 Pag. 12 Pag. 12 Pag. 12 Pag. 12 Pag. 12 Pag. 15 Pag. 17 Pag. 20 Pag. 21 Pag. 21 Pag. 21 Pag. 21

4 Passo: Cadastrar a Proposta Dados Iniciais da Proposta Dados da Proposta 1. Minhas Propostas 2. Proposta Atual 3. Dados do Proponente 4. Local de Realizao 5. Responder o Questionrio 6. Enviar Arquivo 7. Enviar Proposta ao MinC 8. Documentos Pendentes 9. Acompanhe Sua Proposta 10. MSG Enviadas pelo MinC

Ateno
Antes de comear a inscrever seu projeto/proposta no Salic Web, leia atentamente o edital, que est disponvel no seguinte endereo eletrnico (http://www.funarte.gov.br/wpcontent/uploads/2013/05/Premio-Funarte-de-Teatro-Myriam-Muniz-2013.pdf). Aps ter lido o edital, siga cuidadosamente todas as orientaes deste manual durante o processo de inscrio online. 1 Passo: Acessar o Salic Web Para inscrever o seu projeto/proposta no edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, acesse o Sistema Salic Web no endereo abaixo: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/ Essa a pgina inicial do Sistema. Clique na imagem central da pgina.

DICA: Alguns proponentes relataram falhas no sistema ao usarem o Internet Explorer. Caso isso acontea, utilize outro navegador, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox Para inscrever seu projeto/proposta voc ter que ser cadastrado como usurio do sistema Salic Web. Caso j seja cadastrado1, faa seu login normalmente e v direto para o 3 passo deste tutorial. Se voc ainda no cadastrado, siga as orientaes contidas no 2 passo. Caso j seja cadastrado, mas tenha esquecido sua senha, clique em Esqueci a senha e preencha todos os campos da tela seguinte. Uma nova senha ser enviada automaticamente para o e-mail que voc acabou de cadastrar. Fique atento, pois, em alguns casos, a mensagem pode ser encaminhada diretamente para o lixo eletrnico do seu email.

Cadastrado aquele usurio que j utilizou anteriormente o sistema Salic Web para, entre outras coisas, inscrever algum projeto na Lei Rouanet ou em algum outro edital do Ministrio da Cultura ou de uma de suas vinculadas.

2 Passo: Cadastrar Usurio no Salic Web Clique em No sou cadastrado.

Na tela abaixo voc deve preencher todos os campos:

1. 2. 3. 4. 5.

Digite o nmero de seu CPF Digite o seu nome completo Digite a data de seu nascimento Digite o seu e-mail: Aqui voc deve repetir o e-mail informado no campo acima.

ATENO: Todos os campos com asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio, ou seja, no possvel avanar sem preench-los. Aps informar todos os dados, voc dever clicar no boto INCLUIR. Em seguida o sistema apresentar a tela abaixo.

Clique ento em Ok.

Agora que voc j tem uma senha, siga as instrues de preenchimento da tela que apareceu logo aps de voc clicar em OK:

1. No campo e-mail (login), digite o email que voc cadastrou. 2. No campo Senha digite a senha temporria que foi enviada para o seu e-mail. 3. No campo Cdigo, digite o cdigo que aparece abaixo desse campo, observando inclusive as letras maisculas e minsculas.

ATENO: A senha enviada para o seu email dever ser trocada na primeira vez que voc acessar o sistema. Ao acessar o sistema com a senha temporria (aquela que foi enviada ao seu email) voc receber a mensagem exibida na tela abaixo, e deve clicar em Ok.

Ao clicar em OK, uma nova tela ser exibida. Nela, voc deve copiar e colar novamente a senha temporria no campo Senha atual*. No campo Nova senha* e no Campo Confirmao da Nova Senha*, voc deve digitar uma senha de sua escolha, que ser a sua senha definitiva para acessar o sistema Salic Web. Aps o preenchimento, clique em Confirmar.

Ao confirmar a alterao de sua senha temporria para uma senha definitiva, a seguinte tela aparecer:

Pronto. Agora, voc tem acesso permanente ao Salic Web. DICA: Se voc ficar sem usar o sistema por mais de 24 minutos o sistema cair. Caso isso acontea, s efetuar o login novamente. >> Conhecendo o ambiente do Salic Web A imagem abaixo reproduz a pgina inicial do ambiente Salic Web, que aparece logo aps o login ter sido efetuado.

Nessa tela o menu suspenso oferece as seguintes opes: 1. Pgina Inicial: permite retornar pgina inicial. 2. Proposta Cultural: permite inserir e editar propostas culturais 3. Projeto Cultural: permite visualizar as propostas que j se transformaram em projeto cultural. 4. Usurio: permite alterar a sua senha e atualizar o cadastro. 5. Sair: para sair do ambiente de usurio que voc est conectado no momento. 6. Abrir Pgina de Ajuda permite acessar os tpicos da Ajuda.

3 Passo: Cadastrar Proponente (candidato) no Salic Web Agora importante saber a diferena entre USURIO e PROPONENTE. Nos passos anteriores, voc se cadastrou como USURIO do Sistema Salic Web. Isso quer dizer que voc tem acesso ao sistema e pode cadastrar propostas em diversos editais do Ministrio da Cultura e ainda ajudar outras pessoas a cadastrarem suas propostas. O que aparece no sistema Salic Web como PROPONENTE a pessoa ou a instituio responsvel pelo projeto/proposta que concorrer premiao. 8

Um mesmo USURIO, alm de poder cadastrar diversos projetos/propostas, poder tambm cadastrar projetos/propostas de diferentes PROPONENTES. Vejamos um exemplo: O Sr. Roberto se cadastrou como usurio do Salic Web para inscrever o seu grupo de teatro no Edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. A me do Sr.Roberto, Dona Almira, responsvel por um Coral formado por pessoas idosas, deseja se inscrever no Edital Prmio Incluso Cultural da Pessoa Idosa 2013. Nesse caso, o Sr. Roberto, que j USURIO do Salic Web, poder ajudar o Grupo de Dona Almira, cadastrando no sistema, as informaes repassadas pelo Grupo. No cadastro, o Sr. Roberto indicar que Dona Almira a PROPONENTE responsvel pela proposta cultural do Coral. Como fazer o cadastro de Proponentes: Para cadastrar-se como proponente, voc deve clicar em Proposta Cultural, e depois clicar em Edital.

Em seguida voc deve clicar no boto NOVO, conforme a tela abaixo.

Ao clicar em NOVO uma nova tela aparecer em seu monitor: a tela onde se encontra a Declarao de Responsabilidade.

Insira o nmero do CNPJ da empresa proponente (no caso do Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, ter que ser, obrigatoriamente, uma Pessoa Jurdica). Leia atentamente a Declarao de Responsabilidade e marque a opo DE ACORDO. Em seguida, clique em CONFIRMAR. Aps confirmar que est de acordo com a Declarao de Responsabilidade, voc dever inserir os demais Dados do Proponente. Seguindo as orientaes abaixo, voc deve preencher todos os campos que aparecem nessa tela. DICA: O cadastramento do proponente, assim como o cadastramento de usurio, s feito uma vez. Portanto, mesmo no caso do proponente ser uma Cooperativa ou Associao que, pelas regras do edital, podem inscrever mais de um projeto, esse processo s ser feito uma nica vez.

CNPJ: Este campo preenchido automaticamente pelo sistema, com o nmero do CNPJ que voc informou na tela anterior. Nome: Preencha esse campo com a razo social (nome) da empresa PROPONENTE. CEP: Preencher o CEP completo para recebimento de correspondncia. UF, Cidade, Logradouro e Bairro: Estes campos sero preenchidos automaticamente pelo sistema, se o CEP tiver sido preenchido corretamente. Tipo de Endereo, Tipo de Logradouro, Nmero e Complemento: Alguns desses campos sero preenchidos automaticamente. Caso isso no acontea, voc deve preench-los com o maior nmero possvel de informaes. Quando concludo o preenchimento de todos os campos, clique em INCLUIR. DICA: Caso o proponente j seja cadastrado, essa etapa ser, automaticamente, pulada pelo sistema, j entrando a tela em que aparece a Lista de Propostas cadastradas no MinC desse proponente.

10

Assim que concluir a etapa anterior, voc ser redirecionado para outra tela. Nessa tela, podem estar relacionados outros projetos/propostas j cadastrados pelo proponente ou, caso esse proponente no tenha nenhum projeto/proposta cadastrado no Salic Web, aparecer como na imagem abaixo. Em qualquer dos casos, para cadastrar seu projeto no Edital em questo, clique em NOVO.

4 Passo: Cadastrar a Proposta Chegou a hora de fazer a inscrio de seu projeto/proposta. Voc deve comear escolhendo o Edital de seu interesse. No caso de inscrio no edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, clique primeiro no sinal de + que aparece ao lado de Editais de Premiao.

Outras opes se abriro. Clique ento no sinal de + que aparece ao lado da palavra Teatro, que todas as opes do edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz se abriro, como na imagem abaixo.

11

ATENO: O edital est dividido por categorias (A-CIRCULAO DE ESPETCULOS e BMONTAGEM DE ESPETCULOS OU MANUTENO DE ATIVIDADES TEATRAIS DE GRUPOS E COMPANHIAS) e por regio. Escolha a categoria (A ou B) de acordo com a Regio de inscrio de seu CNPJ. Exemplo: se o seu CNPJ da cidade de Campina Grande/PB, voc poder optar pela Categoria A ou B, mas, obrigatoriamente, por uma dessas opes na Regio Nordeste. Para escolher a categoria e a regio em que seu projeto/proposta ser inscrito, clique no nmero que aparece ao lado da opo desejada. DICA: Clicando na imagem da Lupa ( esquerda do Nmero de cada Edital), voc poder conferir o Objeto do Edital, ou seja, uma descrio detalhada dos objetivos, pblico-alvo e outras informaes sobre o concurso.

>> Dados Iniciais da Proposta Na tela abaixo voc dever preencher todos os campos.

Nome da proposta: Neste campo voc deve informar o nome do seu projeto/proposta, ou seja, o nome da iniciativa cultural que concorrer no Edital. Explique a proposta de forma clara, objetiva e sucinta: Neste campo voc deve escrever um texto resumido sobre a sua iniciativa cultural. Quando voc concluir o preenchimento dos campos, clique em INCLUIR. >> Dados da Proposta Nessa nova etapa voc deve incluir dados mais especficos sobre seu projeto/proposta, listados na rea azul esquerda da tela. Comentaremos cada um deles a seguir.

12

1. Minhas Propostas: Nesse item voc poder visualizar a lista de todas propostas cadastradas. 2. Proposta Atual: Nesse item voc poder visualizar a tela dos dados iniciais da proposta. Neste momento voc ainda pode fazer alterao nas informaes, mas no se esquea de clicar no boto SALVAR. 3. Dados do Proponente: 3.1. Pessoa Jurdica (este edital s aceita inscries feitas por Pessoas Jurdicas) Nesse item haver cinco opes:

3.1.1.Endereo: Aqui voc deve apenas conferir os dados cadastrados durante o 3 Passo. 3.1.2.Telefone: Aqui voc deve incluir nmeros telefnicos (telefone fixo,celular, telefone para recados etc.) caso o Ministrio da Cultura ou a Funarte precise entrar em contato com o PROPONENTE. Para inserir os nmeros telefnicos, primeiro clique em NOVO, aqui destacado em vermelho:

13

Na tela seguinte, preencha todos os campos e quando finalizar, clique em SALVAR.

Se voc quiser alterar alguma informao que foi salva anteriormente, clique no lpis no incio da linha (destacado na tela abaixo), corrija a informao, e clique em SALVAR. Se precisar excluir alguma informao, basta clicar em EXCLUIR.

3.1.3.E-mail: Aqui deve ser cadastrado o e-mail utilizado com mais freqncia, pois manteremos contato com o PROPONENTE por meio desse endereo eletrnico. Para fazer o cadastro do e-mail, clique em NOVO.

Na tela abaixo, indique se o e-mail Particular ou Institucional. Em seguida informe o e-mail e marque SIM na pergunta Para correspondncia. Por ltimo, marque se esse e-mail pode ou no ser divulgado, o que significa receber ou no as mensagens sobre as aes do Ministrio da Cultura. Assim que concluir todo o preenchimento, clique em SALVAR.

Se voc precisar corrigir o e-mail cadastrado, basta clicar no lpis no incio da linha, e quando finalizar clique em SALVAR. Se voc quiser excluir o e-mail cadastrado, s clicar em EXCLUIR. Para finalizar a proposta voc precisa, obrigatoriamente, de pelo menos um e-mail cadastrado. DICA: Para cadastrar um novo e-mail repita todo o processo, clicando em NOVO. 3.1.4.Dirigente: Aqui voc deve incluir os dados do Dirigente Mximo da entidade ou empresa proponente. Aquele que ir assinar todos os documentos necessrios durante a candidatura. Para iniciar, clique em NOVO. 14

Na tela abaixo, escreva o nmero do CPF e o nome completo do Dirigente Mximo da entidade ou empresa proponente.

Assim que concluir o preenchimento, clique em SALVAR. 3.1.5.Natureza: Aqui voc deve responder somente o item Direito*.

DICA: Procure essa informao no Carto do CNPJ da empresa proponente 4. Local de Realizao: Nesse item voc deve incluir o local (ou locais) onde seu projeto/proposta ser realizado. Na tela abaixo clique em NOVO.

Na tela abaixo selecione Pas, UF e Cidade

15

Assim que voc terminar de cadastrar o Local de Realizao, clique em INCLUIR. DICA: Se voc quiser excluir alguma informao, basta clicar em EXCLUIR. Se for necessrio fazer alguma alterao, basta escolher o local correto e clicar em SALVAR.

ATENO: Devem ser cadastrados todos os locais onde o projeto/proposta ser realizado. Para incluir outro Local de Realizao, basta repetir o processo. Quando acabar de inserir as informaes do Local de Realizao, clique em SAIR para visualizar a sua lista de locais.

Na tela de visualizao da lista, se voc precisar fazer alguma alterao, clique no lpis, localizado esquerda do local escolhido.

16

5. Responder o Questionrio: Inicie o questionrio inserindo, novamente, os dados solicitados do proponente que, no caso do edital Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, dever ser uma pessoa jurdica.

Aps ter inserido todos os dados do proponente, voc deve clicar na opo As informaes prestadas so verdadeiras e de minha inteira responsabilidade DICA: Sempre salve as informaes, para no perd-las, caso surja algum problema com o seu computador

A partir desse momento voc estar respondendo a questes referentes ao seu projeto/proposta. Abaixo, algumas dicas para facilitar a sua inscrio: Questo 15: Ttulo do Projeto D um ttulo ao seu projeto

Questo 16: Tipo Escolha, entre as opes listadas, qual o segmento teatral em que se encaixa seu projeto/proposta.

Questo 17: Categoria Escolha a categoria em que se encaixa seu projeto/proposta.

Questo 18: Mdulo Financeiro Informe em qual o mdulo financeiro voc est inscrevendo seu projeto/proposta.

17

Questo 19: Objetivos O que : Indicao dos resultados que se pretende atingir, dos produtos finais a serem elaborados, bem como dos benefcios da ao ou atividade cultural, se possvel a curto, mdio e longo prazo. Como fazer: Faa um pequeno pargrafo com o objetivo geral e organize em tpicos os especficos. Os objetivos especficos geralmente iniciam com um verbo e devem ser claros e sucintos.

DICA: O objetivo geral corresponde ao produto final do projeto. J os objetivos especficos se configuram como aes que contribuiro para alcanar ou para complementar o objetivo geral. Questo 20: Justificativa O que : Apresentao das razes para a realizao do projeto.

DICA: Alm de explicitar as razes pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto proposto, preciso enfatizar quais circunstncias favorecem a sua execuo, o justificam e o diferenciam. Acrescente ainda em seu texto quais sero suas contribuies para o desenvolvimento cultural do pblico ao qual se destina ou da localidade/regio na qual se insere. Como fazer: Este o momento de convencimento da importncia do projeto e da capacidade do proponente em realiz-lo. Cuidado para no se perder em detalhes que no esto diretamente vinculados ao projeto. Lembre-se que o projeto deve ser justificado culturalmente. D nfase a seus principais atributos tais como, criatividade, contemporaneidade, tradio, inovao, popularidade, entre outros. Perguntas norteadoras: o Em que contexto se insere o projeto? o Qual sua importncia neste contexto? o Por que foi pensado e proposto? o Qual seu histrico (se houver)? o Qual seu diferencial? o Qual a experincia do proponente? o J foram desenvolvidas outras aes para o pblico-alvo do projeto pelo proponente?

Questo 21: Ficha tcnica completa Liste o nome e respectivas funes dos principais profissionais envolvidos no projeto. (anexe seus currculos)

Questo 22: Plano estratgico e Cronograma de execuo Plano estratgico O que : O Plano estratgico, ou estratgia de ao, ou memorial descritivo, explica como o projeto ser realizado, detalhando suas etapas.

18

ATENO: O Plano estratgico ir demonstrar a proximidade que o proponente possui com a linguagem do projeto e com a produo cultural. Este item deve apresentar uma coerncia com o oramento e com o cronograma. Como fazer: Para elaborar a estratgia de ao volte aos itens objetivos e resultados previstos e liste todas as atividades que sero necessrias para atingi-los. Ordene as aes por etapa de realizao e preveja o tempo de durao de cada uma. Liste tambm os profissionais envolvidos em cada etapa. Cronograma de execuo O que : O cronograma situa no tempo as aes ou procedimentos necessrios para a realizao do projeto. Pode ser apresentado em forma de tabela, por itens e no em texto. ATENO: Algumas aes so comuns a vrios projetos, como reserva do local de realizao do projeto, impresso das peas grficas, divulgao, inscries, ensaios, montagem, estria, pagamento de servios e profissionais, prestao de contas, entre outros. Em algumas ocasies os editais e mecanismos de financiamento indicam um perodo de execuo, o que significa que no se pode propor um cronograma que o extrapole. Como fazer: O cronograma conseqncia da estratgia de ao. Desenhe uma tabela contendo as etapas do projeto e seu perodo de execuo (semana, quinzena ou ms). O cronograma geralmente est dividido em pr-produo, produo e psproduo, que significam, respectivamente, o momento prvio da execuo do projeto, a sua execuo de fato e o momento posterior. DICA: O cronograma pode ser inserido como anexo. Neste caso, informe no campo da Questo 22 que voc ir anexar o cronograma. Questo 23: Plano estratgico de comunicao e divulgao O que : O Plano estratgico de comunicao e divulgao refere-se s formas de comunicao e divulgao do projeto para o pblico em geral. Indique as aes e os materiais de divulgao do projeto previstos, com suas respectivas especificaes e quantidades. Exemplo: banners 1m x 2m em lona, com impresso em 4/0 cores; convites em tamanho postal, papel couch 4/2 cores; cartazes em couch brilho 180g, 4 cores; site; redes sociais; assessoria de imprensa; veiculao na mdia impressa (4 anncios pgina, cor, caderno de cultura do Jornal X), eletrnica (1.000 impresses banner no portal Y) e digital (envio de cinco mil newsletters); aes promocionais (descrio das aes) etc. Questo 24: A inscrio efetuada implica na minha plena aceitao de todas as condies estabelecidas no Edital Para finalizar seu projeto/proposta, clique em Concordo.

19

Aps o preenchimento do questionrio voc deve salvar as informaes, clicando no boto SALVAR QUESTIONRIO, localizado no final da tela.

DICA: Voc poder salvar as respostas a qualquer momento, mesmo que ainda no tenha finalizado o questionrio.

6. Enviar Arquivo: Nesse item voc deve incluir todos os documentos exigidos no edital: Cartas de anuncia, em caso de montagem e circulao, categorias A e B, do diretor e elenco. Oramento geral do projeto, a fim de orientar a Comisso Julgadora em suas decises. Currculo do proponente com comprovao de atividade de trabalho realizado. Documentos comprobatrios das atividades realizadas pelo proponente (material de imprensa, material grfico folders, cartazes, programas e fotos). No caso de projetos de manuteno de grupos e companhias, dever ser comprovado o trabalho continuado h, pelo menos, 5 (cinco) anos. Carto do CNPJ. Informaes adicionais, que possam acrescentar dados sobre o projeto (opcional).

Para inserir seus arquivos, siga as orientaes abaixo: 1. Ao clicar na opo Enviar Arquivo (que aparece na rea azul esquerda), a tela abaixo aparecer. 2. Clique no boto Procurar Arquivo, para que voc possa localizar o arquivo em seu computador. 3. Clique duas vezes sobre o arquivo desejado para inseri-lo ao seu projeto.

ATENO: O tamanho mximo permitido para cada arquivo inserido de 10MB. As extenses aceitas so pdf, jpeg, jpg, gif, wav, mp3, wma, wmv, avi, mpeg, mpg, flv, bmp, png, xls. Arquivos maiores do que o permitido ou com extenso diferente das aqui listadas, no sero aceitos pelo sistema.

A cada arquivo inserido corretamente, o sistema enviar a seguinte mensagem Arquivo inserido com sucesso

20

Ao clicar o boto OK, uma tela com uma lista dos arquivos j inseridos aparecer. Repita o processo quantas vezes necessrias para a incluso de todos os arquivos que deseja enviar.

DICA: Se for necessrio excluir algum arquivo, basta clicar na palavra Excluir, que aparece direita de cada arquivo includo. 7. Enviar Proposta ao MinC: Voc deve clicar neste boto somente quando concluir todas as fases de preenchimento e incluso de documentos. Seu projeto/proposta ser enviado para a Comisso de Habilitao que ir averiguar se ele cumpre as exigncias previstas para a inscrio neste edital. 8. Documentos Pendentes: No se aplica em caso de editais. 9. Acompanhe Sua Proposta: No se aplica em caso de editais 10. MSG Enviadas pelo MinC: Nesse item ficaro guardadas as mensagens enviadas pelo Ministrio da Cultura ao PROPONENTE.

ATENO: A Funarte no se responsabiliza por solicitao de inscrio no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas ou congestionamento das linhas de comunicao, bem como por outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. Portanto, no deixe para fazer a incluso de seu projeto/proposta nos ltimos dias do prazo de inscrio previsto no edital, pois a tendncia de que as linhas estejam mais congestionadas nesse perodo. BOM TRABALHO!

21

S-ar putea să vă placă și