Sunteți pe pagina 1din 2

TELHAMENTO ou TROLHAMENTO???

Por Kennyo Ismail 9 de fevereiro de 2011 Deixe um comentrio Muitos irmos considerados intelectuais de maonaria j dissertaram sobre qual o termo correto para o exame de proficincia aplicado em visitantes desconhecidos em Lojas Manicas. Isso porque as Grandes Lojas brasileiras adotam o termo trolhamento enquanto que o GOB adota o termo telhamento.

Praticamente todos os que se deram o trabalho de escrever sobre o referido tema, incluindo a Jos Castellani, Rizzardo da Camino, e muitos outros, concordaram que o correto telhamento, justificando que telhamento tem relao com telhado, cobertura, que simboliza a proteo da Loja, j que o telhado protege o templo das intempries. E isso se encaixa perfeitamente com a ao de examinar os visitantes desconhecidos, de forma a impedir a entrada de profanos. Da, esses autores de trabalhos, pranchas, peas de arquitetura e livros reforam ainda mais essa teoria dizendo que trolhamento trabalhar com a trolha e argamassa, atividade que no teria relao alguma com cobertura, ou seja, com a proteo do templo. Correto? Vejamos: Consultando o Dicionrio Priberiam da Lngua Portuguesa (dicionrio do chamado portugus europeu, visto que o REAA praticado no Brasil tem suas razes na Frana e em Portugal, com muitos maons brasileiros do sculo XIX tendo iniciado na Maonaria quando dos estudos em Lisboa), encontramos, entre alguns poucos, o seguinte significado para a palavra trolha: operrio que assenta e conserta telhados. Sendo assim, no bom e velho portugus, trolhamento assentar e consertar telhados. J o termo telhador significa no mesmo dicionrio aquele que telha, e o verbo telhar significa cobrir com telha. Sim, exatamente isso que voc pensou: se voc mora em Lisboa e est com uma goteira em casa, voc chama o trolha pra consertar seu telhado. Ele faz um trolhamento, ou seja, um exame para verificar onde est o problema, e ento realiza o conserto. Dessa forma, pode-se entender que telhamento fazer um telhado, enquanto que trolhamento consertar um telhado. Ora, o templo j est concludo. O examinador apenas verificar se no h uma telha fora do lugar ou defeituosa, de forma a evitar uma goteira. Ento, qual o termo que melhor se encaixa ao do examinador? Trolhamento. O examinador est sendo um trolha, assentando, ou seja, avaliando se os visitantes tm o nvel (grau) necessrio para participarem dos trabalhos, e impedindo assim a entrada de uma goteira em nosso lar manico. Alguns desses escritores ainda sustentam essa tese de telhamento, dizendo que em ingls, o Cobridor Externo chamado de Tiler (termo que gerou o nome Tyler) que, para eles, poderia ser traduzido como telhador, ou seja, quem constri telhados. Mas esse apenas outro erro grave de pesquisas superficiais. O Dicionrio Cambridge de Lngua Inglesa, um dos mais completos e respeitados, registra tiler como a person who fixes tiles to a surface, ou seja, uma pessoa que CORRIJE telhas de uma

superfcie. Conforme o mesmo dicionrio, o termo em ingls para quem constri telhados roofer. Concluindo: o termo mais apropriado para o exame de visitantes : TROLHAMENTO. Parabns queles que mantiveram o uso do termo correto, mesmo contra toda a literatura manica brasileira que ditava o contrrio.

S-ar putea să vă placă și