Sunteți pe pagina 1din 107

Objetivo

Conhecimento do profissional farmacutico Exames laboratoriais Ateno farmacutica

Os valores dos resultados laboratoriais podem sofrer influncias de estados fisiolgicos, patolgicos, medicamentosos, etc. A interpretao correta dos exames laboratoriais depende da avaliao global do paciente.

O Papel do Farmacutico

Assistncia Laboratorial
Os resultados de exames laboratoriais tm influncia crucial nas principais decises clnicas:
- Estima-se que 70% das condutas mdicas so baseadas em exames laboratoriais.

Funo heptica
1. Avaliao de leso hepatocelular: AST, ALT, DHL. 2. Avaliao do fluxo e leso de vias biliares: fosfatase alcalina, GGT, bilirrubinas total e fraes.

3. Avaliao da funo de sntese do fgado: albumina e atividade da protrombina. 4. Avaliao de complicaes e estgio da cirrose: alfafetoprotena.

Sinonmia: transaminase glutmico oxaloactica (TGO)


encontrada em altas concentraes no citoplasma e nas mitocndrias do fgado, msculos esqueltico e cardaco, rins, pncreas e eritrcitos; quando qualquer um desses tecidos danificado, a AST liberada no sangue.

Valores normais: at 32 U/L (mulheres) e 38 U/L (homens). (varia de acordo com fabricante de kits e mtodos)

Sinonmia: transaminase glutmico pirvica (TGP)


encontrada em altas concentraes no fgado, o que torna o seu aumento mais especfico de leso heptica; no entanto, pode estar aumentada em conjunto com a AST em miopatias (doenas musculares) severas.
Valores normais: at 31 U/L (mulheres) e 41 U/L (homens).

Elevaes das aminotransferases: hepatites (virais e txicas), mononucleose, cirrose, colestase, metstase heptica, pancreatite, traumatismo extenso e no choque prolongado. Nas hepatopatias agudas geralmente o valor da ALT excede o da AST. A AST est quase sempre elevada aps o IAM, fato incomum para a ALT. A AST comea a elevar-se 6 a 12h aps o infarto para alcanar o pico mximo entre 24 e 48h, normalizando-se pelo 5 ou 6 dia.

Catalisa a converso de lactato a piruvato sendo liberada em dano celular. observado em leses hepatocelulares de modo geral. Tambm em anemias hemolticas, neoplasias, cardiopatias, pancreatite, etc. Valores normais: 100-190 U/L (varia com metodologia).

Famlia de enzimas presentes em praticamente todos os tecidos. No fgado encontrada principalmente nos canalculos biliares e na superfcie sinusoidal dos hepatcitos. Aumento da fosfatase alcalina heptica mais evidente na obstruo biliar (colestase). Tambm aumentada: hepatites e doenas sseas. Valores normais: Adulto 50 a250 U/L. (varia bastante com a idade)

uma enzima encontrada em grande quantidade no fgado, rins, pncreas, intestino e prstata. Marcador no especfico, mas muito sensvel de doena heptica, pois est alterado em 90% dos portadores de colestase hepatobiliar e do uso de lcool. Valores normais: 7 a 32 U/L (mulheres) e 10 a 50 U/L (homens).

Principal componente da bile. Produto da hemoglobina. Bilirrubina indireta (no conjugada) ou bilirrubina direta (conjugada). Ictercia: BT >2,5 mg/dL BT = BI + BD

Valor de referncia: Adulto: Bilirrubina Total: at 1,2 mg/dL Bilirrubina Direta: at 0,4 mg/dL Bilirrubina Indireta: at 0,8 mg/dL Aumento da BD (conjugada): dano hepatocelular, obstruo biliar, hemlise, jejum prolongado, ictercia fisiolgica neonatal, Dubin-Johnson e Rotor. Aumento da BI (no-conjugada): hemlise, DHRN, diminuio do transporte (anticorpos e medicamentos), defeito da conjugao (doena de Gilbert).

Doenas hepticas severas costumam cursar com alteraes na coagulao. A absoro da vitamina K dependente da presena de sais biliares e a cirrose diminui a sua produo (especialmente nas doenas colestticas). A determinao do tempo da protrombina pode avaliar fatores de coagulao vitamina K dependentes e assim a funo de sntese do fgado.

Principal protena transporte e coloidosmtica.

circulante, presso

O fgado o nico rgo da produo da albumina, redues na quantidade da albumina podem ser causadas por doenas do fgado. Valores normais: 3,5 a 5,5 g/dL.

uma glicoprotena que est aumentada no carcinoma hepatocelular. A associao da dosagem de alfa-fetoprotena e exame de imagem (USG) recomendada a cada 6 meses, no mnimo, em pacientes cirrticos para o diagnstico precoce de cncer.

Diagnstico Laboratorial das Hepatites Testes Bioqumicos


Determinaes sricas das seguintes enzimas: ALT (TGO) Alanina aminotransferase AST (TGP) Aspartato aminotransferase FA - Fosfatase Alcalina GGT Gama-glutamil transferase

Concentrao Srica de Bilirrubinas: BT Bilirrubina Total BD Bilirrubina Direta BI - Bilirrubina Indireta

Diferenciao entre Hepatites Virais e Obstrutivas ndice Relao entre Enzimas ALT (TGP) / Gama GT : Relao Superior a 2 : Indicativo/Sugestivo de Hepatite Viral. Exemplo: ALT (TGP) = 1352 Gama GT = 128 1352 / 128 = 10,56 Indicativo de Hepatite Viral

Diferenciao entre Hepatites Virais e Obstrutivas


Em Hepatites Obstrutivas: Fosfatase Alcalina aumenta mais de 3 vezes o valor de Referncia ALT e AST elevados menos de 10 vezes Exemplo: Fosfatase Alcalina = 480 ALT (TGP) = 90

Valor de Referncia : 27 a 100 U/I Valor de Referncia : at 37 U/I

Diferenciao entre Hepatites Virais e Obstrutivas

ndice Relao entre Enzimas ALT ( TGP) / Gama GT : Relao Inferior a 1 : Indicativo/Sugestivo de Hepatite Obstrutiva Exemplo: ALT (TGP) = 130 Gama GT = 530 130 / 530 = 0,24 Indicativo de Hepatite Obstutriva

Bilirrubinas: Leso Intra-Heptica - Bilirrubinas Indireta 60% ou mais do Valor Total Exemplo: Bilirrubinas Total = 9,0 Bilirrubinas Direta = 3,6 Bilirrubinas Indireta= 5,4

Lembrar que na leso Intra Heptica as enzimas AST e ALT tambm esto aumentados.

Notas Importantes: Nveis de AST (TGO) superiores aos de ALT (TGP) podem ser vistos nas Hepatites graves, refletindo maior dano heptico,com comprometimento mitocondrial e heptico. Os nveis sricos das aminotransferases so excelente ndice para acompanhamento das hepatites virais, nas fases agudas e de convalescena (onde observa-se a volta aos nveis normais), como na fase crnica, em que observam-se nveis aumentados, oscilantes. Nas formas fulminantes de hepatites, os nveis sricos das aminotransferases podem cair abruptamente, indicando assim a destruio quase total do parnquima heptico.

Diagnstico Laboratorial das Hepatites Virais Testes Sorolgicos


Histrico:
O termo hepatite significa inflamao do tecido heptico. Este quadro clnico pode ser produzido por vrios agentes etiolgicos, que no somente virais, tais como, Toxoplasma gondii, leptospira, citomegalovrus, doenas auto-imune, medicamentos e outros.

As hepatites virais esto classificadas por letras:

* Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D e Hepatite E.

Hepatite A HAV
O vrus foi identificado em 1973, por Feinstone. Transmisso: Via FecalOral Patogenia: O HAV um vrus hepatotrpico. Aps ser ingerido encaminha-se ao fgado, replicando-se nos hepatcitos. A prognie viral sintetizada liberada para as vias biliares, de onde alcana a luz intestinal e excretada nas fezes. A eliminao viral nas fezes ocorre principalmente no perodo de incubao podendo chegar a 100 milhes de partculas virais por grama de fezes. A infeco pelo HAV autolimitada, isso , no caminha para cronicidade.

Hepatite A HAV
Manifestaes Clnicas: Pode ser inaparente ou subclnica, na forma anictrica ou ictrica. Crianas infectadas com o vrus A da Hepatite, podem no apresentar sintomas especficos da doena, at mesmo sem ictercia configurando uma infeco subclnica. Na fase prodrmica, os primeiros sintomas se do atravs de vmitos, e dores abdominais, faringites, bronquite,cefalia e febre baixa. Na fase ictrica, deposio de pigmentos biliares na pele, esclertica que assumem tonalidade amarela. H esplenomegalia. Na maioria dos casos a recuperao completa.

Hepatite A: Os marcadores sorolgicos para infeco pela Vrus da Hepatite A (HAV), so anticorpos das classes IgG e IgM de imunoglobulinas: Anti-HAV (IgG) e Anti-Hav (IgM).

Diagnstico Laboratorial da Hepatite A

O primeiro marcador a aparecer no soro o Anti-HAV IgM , e a Positividade persiste por um perodo de 4 meses podendo persistir at 6 meses. O Anti-HAV IgG aparece logo aps o aparecimento de HAV IgM e aumenta com a evoluo da doena e depois permanecem por toda a vida.

Hepatite B - HBV
O envoltrio externo apresenta o antgeno de superfcie do vrus, chamado HBsAg ou Antgeno Austrlia. Na poro interna existe um ncleo que contm o antgeno do ncleo do HBV chamado de HBcAg (Core). Ainda na poro interna existe uma estrutura que contm material denominado de antgeno E do HBV, chamado de HBeAg (reproduo).

Hepatite B HBV
Manifestaes Clnicas: Pacientes infectados com o vrus B da Hepatite, podem no apresentar sintomas especficos da doena, at mesmo sem ictercia configurando uma infeco subclnica.

Existem casos onde a pessoas apresentam imunidade a Hepatite B, sem nunca terem ficado doentes.
Na fase prodrmica, os primeiros sintomas se do atravs de vmitos, e dores abdominais, faringites, bronquite,cefalia e febre baixa. Na fase ictrica, deposio de pigmentos biliares na pele, esclertica que assumem tonalidade amarela. H esplenomegalia.

Na maioria dos casos a recuperao completa.

Perfis Sorolgicos - HBV


Assim, quando fazemos exames sorolgicos, podemos identificar o que chamamos de marcadores sorolgicos, que so anticorpos produzidos contra as partes da estrutura viral (antgenos) que so das classes IgG e IgM e os prprios antgenos.

So eles:
HBsAg / HBeAg /HBcAg Antgenos

Anti-HBs / Anti Hbe / Anti HBc IgG e IgM

Anticorpos

- O 1 marcador sorolgico a ser detectado no soro de pacientes infectados com o vrus HBV : HBsAg Precede os sintomas clnicos da doena e as alteraes enzimticas de 2 a 4 semanas. Na hepatite aguda, o HBsAg persiste geralmente de 1 a 6 meses. Aps esse perodo, persistindo a reatividade no soro, considera-se como hepatite crnica.

1 Enelope do HBsAg

O HBsAg suficiente para confirmar o diagnstico de Hepatite B.


Porm, o HBsAg No Reagente,no totalmente o diagnstico da hepatite B . Isso pode ocorrer devido a HBsAg mutante. exclui

- O 2 marcador Sorolgico a ser detectado no soro o:

HBeAg: Indica que est ocorrendo replicao viral. No caso de evoluo normal, soroconverte em poucas semanas, aparecendo ento o anticorpo Anti-HBeAg. - O 3 marcador sorolgico a ser detectado o: Anti-HBcAg da classe IgM: Esse anticorpo identificado ainda na fase aguda da infeco. - O 4 marcador a ser detectado o : Anti-HBcAg da classe IgG, e com isso, o Anti HBcAg IgM vai desaparecendo.

- O 5 marcador sorolgico a ser detectado o: - Anti-HBeAg : A presena desse marcador indica anticorpos contra o antgeno HBeAg, e isso bom prognstico, indicando que paciente caminha para cura. A presena do antgeno HBeAg aps 6 meses e infeco indica alto grau de replicao viral e consequente cronificao da doena. - O 6 e ltimo marcador a ser detectado o: Anti-HBsAg : A presena desse marcador sorolgico, indica a formao de anti-corpos contra o antgeno HBsAg, e excelente prognstico, porque o anticorpo que confere imunidade contra re-infeco, e embora seja o ltimo a ser detectado, o ser para sempre, sendo chamado de cicatriz imunolgica. Pode acontecer a no formao de Anti-HBsAg, em casos de vrus mutantes.

Perfis Sorolgicos - HBV


Pr-ictrica
Ictrica

Convalescena

HBsAg 1 HBeAg 2

Anti-HBsAg 6 Anti-HBeAg 5

Anti-HBc IgM 3

Anti-HBc IgG 4

ALT

Meses aps a infeco pelo HBV

12

24

Hepatite C - HCV
Durante mais de duas dcadas, todos os casos de hepatites que no podiam ser detectados atravs dos testes sorolgicos para Hepatites A e B, eram denominados de hepatites No A No B. Essas hepatites apresentavam componentes de incubao longa e tambm de incubao curta.Assim, o componente de curta incubao foi denominado de Vrus E da Hepatite, e o de incubao longa foi denominado de Vrus C da Hepatite (HCV). O HCV foi identificado em 1989 e em 1991, comearam a ser comercializados os primeiros testes para identificao de anticorpos contra HCV, eram os testes de ELISA 1 Gerao. Hoje em dia utilizam-se testes de 3 gerao.

Hepatite C - HCV
O HCV possui alta variabilidade gentica. Existem 6 tipos ou gentipos diferentes de HCV, e no mnimo 30 subtipos. Isso dificulta o isolamento e identificao do antgeno por tcnica de ELISA (Pesquisa de Antgeno).

Diagnstico Laboratorial das Hepatites - Hepatite C HCV


A gravidade da infeco pelo HCV preocupante, sendo que a progresso para hepatite crnica significativamente mais frequente do que no HBV, ocorrendo em cerca de 60% a 70% dos casos, em um perodo de 10 anos. Alm disso, cabe ressaltar que existem pelo menos 6 gentipos ou cepas diferentes de Hepatite C, e isso importante para o tratamento.

Hepatite C - HCV
Testes Bioqumicos: Diferentemente das Hepatites A e B, a hepatite C no traz alteraes clnicas imediatas, por isso, muitas vezes a infeco passa despercebida. Quando realizamos os testes de AST (TGO ) e ALT (TGP), e percebemos alteraes discretas mas duradouras, pode ser indicativo de Hepatite C. Exemplo paciente com Hepatite C: AST (TGO) ----- 41 VR.:At 37 U/L ALT (TGP) ----- 50 VR.: At 41 U/L

O Diagnstico da Hepatite C basicamente sorolgico Nos bancos de sangue e laboratrios, em geral utiliza-se a tcnica de ELISA para realizao de testes para a pesquisa de anticorpos Anti-HCV.
Assim, podemos ter resultados da seguinte forma: No Reagente ou No Reativo Reagente ou Reativo Inconclusivo Nos casos onde os resultados apresentam-se Reagentes e/ou Inconclusivos, necessrio confirmar os resultados atravs de outras tcnicas, que so: - RIBA ( Imunoblot ) - Testes de Biologia Molecular PCR Qualitativo e Quantitativo - Se PCR Positivo, fazer subtipagem para saber cepa viral

Genotipagem de HCV
Teste indicado para caracterizao do subtipo de HCV.

O genoma do vrus da hepatite C apresenta significativa variabilidade, podendo, de acordo com sua seqncia, ser agrupado em pelo menos 6 principais genotipos, denominados 1 a 6, sendo cada um destes subdividido em subtipos, como 1a, 1b, 2a, 2b, etc...
A identificao do subtipo de HCV tem importncia clnica, pois h dados indicando pior prognstico (m evoluo, baixa resposta ao tratamento) associado ao tipo 1 do HCV. Desta forma, a subtipagem do HCV est indicada como um dos elementos utilizados para avaliao do prognstico e planejamento teraputico de pacientes infectados pelo HCV

Enzima excretada pelo pncreas que catalisa amido e glicognio da dieta.

Avalia a funo pancretica e sensvel no diagnstico de pancreatite aguda.

Valores de referncia: 20 a 104 U/L

Aumentado: pancreatite aguda (eleva-se aps 12 h e persiste por 3 a 4 dias), caxumba, obstruo e infarto intestinal, cirrose, apendicite, etc.

Enzima que catalisa lipdios.

Valores de referncia: at 60 U/L


Aumentado: pancreatites aguda e crnica, cirrose, colecistite, etc.

Pacientes com outras doenas gastrointestinais, sem pancreatite, podem apresentar amilase aumentada e lipase normal.

Enzima proteoltica produzida pelo pncreas sob forma de tripsinognio. convertida no duodeno e liberada nas fezes. Diminuio da atividade da tripsina em pacientes com insuficincia pancretica.

Avalia principalmente a funo renal (taxa de filtrao glomerular). um composto nitrogenado no proteico derivado da desfosforilao da creatina-P no msculo. Dependente tambm muscular, idade e gnero. da massa

Material: Soro Urina de 24h (clearance ou depurao plasmtica). Preparo do paciente: Jejum de 8 horas. Valores de referncia: Sangue: Homem: 0,7 a 1,2 g/dL Mulher: 0,5 a 0,9 mg/dL

Urina de 24h (com correo de peso): Homem: 14 a 26 mg/kg/24h Mulher: 11 a 20 mg/kg/24h

Hipercreatinemia pr-renal: leses musculares, acidose diabtica, uso de diurticos, etc. Hipercreatinemia renal: leses glomerulares e tubulares. Hipercreatinemia ps-renal: obstrues do trato urinrio (hipertrofia prosttica e compresses dos ureteres). Valores diminudos: geralmente sem significado clnico, mas pode cursar com perda de massa muscular.

Avalia principalmente a funo renal.

Principal fonte de excreo do nitrognio.


um composto nitrogenado no proteico sintetizado no fgado a partir do catabolismo das protenas. Varia tambm com a dieta e a hidratao. Pode ser avaliada no soro e urina 24 hs. Jejum 8 horas.

Valores de referncia: Soro: 10 a 40 mg/dL Urina: 26 a 43 g/24h

Uremia pr-renal: dieta rica em protenas, hemorragias, catabolismo elevado (febre e septicemia).
Uremia renal: doena renal aguda ou crnica (glomerulonefrite). Uremia ps-renal: obstrues do trato urinrio (clculos). Valores diminudos de ureia: hepatopatia grave.

Citocinas (Cl.Imune,Fgado)
IL-1, TNF, interferon-, IL-6

Velocidade de hemossedimentao: no especfico, mas sensvel.

Clinicamente til em produes aumentadas de protenas de fase aguda.


Triagem em exames de rotina (nem sempre alto VHS indicativo de doena).

a protena de fase aguda mais utilizada. timo parmetro de monitoramento teraputico.


Pode gerar valor prognstico da artrite reumatide. Preditor independente de IAM e AVC (PCR ultrasensvel).

Anticorpo antiestreptolisina O: aumentado estreptococos beta-hemolticos.

infeco por

O estreptococo pode causar doenas como amigdalite, glomerulonefrite, febre reumtica, etc. De forma isolada no permite diagnstico de febre reumtica ou glomerulonefrite aguda.

Na febre reumtica, ASLO est aumentado em 80% dos casos.


VR: < 250 UI/mL.

um auto-anticorpo classicamente utilizado no diagnstico de artrite reumatide (AR) e est presente em aproximadamente 90%. Ocorre tambm em outras doenas inflamatrias e autoimunes (LES, gota, sfilis, tuberculose, etc). Pode ser detectado em indivduos saudveis (5% e at 25% em idosos). Alguns pacientes com AR apresentam negatividade (at 10%). VR: < 15 UI/mL.

um composto derivado do catabolismo das purinas (Adenina e Guanina).


Avalia no s a funo renal, mas a gota. Gota: inflamao nas articulaes causada pelo acmulo de cristais de cido rico. A minoria das pessoas com hiperuricemia apresentam gota. Varia com a dieta, gnero e lcool.

Valores de referncia: Soro Homens 3,4 a 7,0 mg/dL Mulheres 2,4 a 6,0 mg/dL

Aumentado: gota, doenas renais, etilismo, diurticos, gravidez, sndromes mieloproliferativas, leucemia linfoctica crnica, mieloma. Diminudo: antigota (alopurinol, metildopa, verapamil, tetraciclina etc. probenecida), metotrexato,

Urina Tipo I
Avaliao importante da funo renal e de infeces do trato urinrio. Dividido anlise fsica anlise qumica sedimentoscopia (exame microscpico)

- Primeira urina da manh, jato mdio. - Homens: expor a glande. - Mulheres: lavar a genitlia e afastar os grandes lbios. - Evitar colher urina durante menstruao ou relatar. - Utilizar recipientes apropriados. - Ideal colher no laboratrio.

Anlise fsica
Volume pH Aspecto Densidade Valores de referncia em mL (analisado) 4,7 7,8

Lmpido, ligeiramente turvo


1,005 1,030 Amarelo claro, citrino

Cor

Volume Urinrio

Poliria: Volume urinrio acima de 1800 mL em 24 Horas. Oligria: Diurese menor que 400 mL em 24 Horas. Anria: Diurese menor que 50 mL em 24 Horas.

Para um exame de urina, necessitamos apenas de 10 mL. Portanto, o volume s ter grande significado, se o paciente coletar menos que esse volume.

pH Urinrio - Uma das funes do rim manter o equilbrio cido-base no organismo. - O pH mdio da urina em torno de 6,0. - O pH tambm ser importante para entendermos a formao de clculos renais.

pH urinrio baixo
Vrias condies determinam a acidez urinria (pH baixo), dentre as quais citam-se: acidose metablica (acidose diabtica, diarreias graves, desnutrio). Acidose respiratria intoxicao pelo salicilato urina matinal. Alcalose metablica e/ou respiratria Dieta vegetariana Infeces urinrias provocadas por bactrias que desdobram a ureia em amnia (Proteus mirabilis) urina ps-prandial e urina vespertina. A demora na anlise da urina no refrigerada pela ao de bactrias.

pH urinrio elevado

Densidade da Urina
O intervalo normal da densidade na urina varia entre 1. 005 a 1.028

Esse ndice pode variar com o estado de hidratao e volume urinrio.

Alguns exemplos de Cor de Urina


Cor da Urina Branca Patolgica No Patolgica Presena de Leuccitos Fosfatos : Presena de Partculas em suspenso Bilirrubinas ou Urobilinognio Urato Amorfo Suspenso Medicamentos: (Fenazopiridina) / Polivitamnicos Medicamentos: Metronidazol Compostos de Ferro Medicamentos:Timol / Fenil Salicilato

Alaranjada

mbar Castanho quase negro Esverdeada

Bilirrubinas Uroporfirinas Mioglobiina Infeco por Pseudomonas

Amarelo escuro

Urina Roxa - Em geral por bactrias que alcalinizam a urina. um achado raro. - Ocorre mais em pacientes com cateter vesical.

Foto : http://www.mdsaude.com

Urina Laranja - Urina muito concentrada normalmente amarelo forte, mas pode ser alaranjada tambm. - Ingesto de cenoura e amoras silvestres ou medicamentos como Rifampicina, Pyridium (Fenazopiridina),Polivitamnicos

Foto : http://www.mdsaude.com

Urina verde
- Normalmente causada pela ingesto de corantes, pode tambm ocorrer com medicamentos como amitriptilina, propofol e indometacina, Timol, Fenil Salicilatos. - Eventualmente, algumas bactrias tambm podem causar uma urina verde.

Urina vermelha ou rosa


Urina vermelha em geral sinal de sangramento, mas pode ser tambm por medicamentos e alimentos.

- Medicamentos: Rifampicina, Pyridium, vitamina B, Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar a hematria e consequentemente urina avermelhada.

- Hematria Macroscpica Urina com sangue

Aspecto da Urina

- A urina normal geralmente lmpida

- Uma urina que apresente turbidez, pode ser devido: Presena de Leuccitos Presena de bactrias (Bacteriria) Presena de grande quantidade de clulas epiteliais Presena de Precipitados : Cristais de Urato e Cristais de Fosfatos

Anlise qumica
Tira reativa que avalia vrias provas bioqumicas.
Valores de referncia

Protenas Glicose Cetonas Pigmentos biliares Sangue Urobilinognio

Negativo Negativo Negativo Negativo Negativo Normal

Anlise qumica
Protenas e glicose diabetes. principalmente em doenas renais e

Cetonas comumente presentes em pacientes diabticos ou aps jejum prolongado. Sangue (Hemoglobina) hemorragias do sistema urinrio (infeces urinrias e clculo renal). Pigmentos biliares e urobilinognio hepatopatia. indicar hemlise ou

Protenas (Proteinria)
- Algumas Patologias que se associam com Proteinria so: Glomerulonefrite Lpus eritematoso sistmico Hipertenso Diabetes Nefrose

Aula de Urina
Glicose na Urina (Glicosria)
- A glicose uma substncia que no dever aparecer na urina. - Em geral est ligado a Diabetes mellitus - O aparecimento pode estar relacionado a danos renais.

Corpos Cetnicos (Cetonria)


- Os Corpos Cetnicos se formam durante o catabolismo de cidos-graxos. - A presena de corpos cetnicos ir aparecer na urina comumente nas seguintes situaes: - Pacientes em Jejum prolongado - Pacientes Diabticos - Pacientes com Diarria - Pacientes com Vmitos

Presena de Sangue na Urina


Os mtodos utilizados podem detectar a presena de sangue na urina ou hemoglobina livre. Hematria o termo utilizado para designar a presena de hemcias na urina (sangue).

Entre as patologias que podem apresentar hematria esto: NefriteLpica; Infeco renal aguda; Tumor Renal;Clculos Renais; Cistite; Prostatite; Cncer de Prstata Obs.: O aparecimento de cilindros hemticos, demonstram que o dano renal.

Hemoglobinria
o termo utilizado para designar a presena de Hemoglobina na urina. A Hemoglobina liberada pela destruio das hemcias, une-se rapidamente a uma protena plasmtica chamada Haptoglobina, cuja funo impedir a excreo glomerular de hemoglobina.

NITRITO
O teste para deteco de nitritos na urina uma prova indireta para o diagnstico precoce de bacteriria significativa e assintomtica.

Os microorganismos comumente encontrados nas infeces urinrias, tais como Escherichia coli, Enterobacter,Citrobacter, Klebsiella e espcies de Proteuscontm enzimas que reduzem o nitrato da urina a nitrito. A prova para deteco do nitrito til para o diagnstico precoce das infeces da bexiga (cistite), da pielonefrite, na avaliao da terapia com antibiticos, na monitorao de pacientes com alto risco de infeco do trato urinrio e na seleo de amostras para a cultura de urina.
Resultados negativos no afastam a presena de bacteriria significativa.

Presena de Bilirrubinas
A bilirrubina se forma a partir da degradao da hemoglobina e unida a albumina transportada at o fgado.
No fgado conjugada com cido glicurnico e excretada na urina.

Urobilinognio
-

O Urobilinognio uma substncia derivada do metabolismo da bilirrubina.


No fgado, a bilirrubina sofrer ao de enzimas bacterianas, e se transformar em urobilinognio, que ser excretado pela urina. O urobilinognio o que d cor a urina e tambm as fezes.

Portanto, a presena de urobilinognio em excesso na urina, tambm tem significado de dano heptico ou intestinal.
Na Obstruo Intestinal o nvel de excreo urinria do urobilinognio aumenta. No caso de uso de antibiticos por longos perodos pode trazer danos a flora bacteriana intestinal e com isso diminuir a produo de Urobilinognio.

Avaliao Microscpica ou Sedimentoscopia


Leuccitos Hemcias Clulas epiteliais Muco Cristais Cilindros Flora bacteriana Valores de referncia At 10 000/mL - 3-5 p/c At 10 000/mL - 3-5 p/c Raras ou ausentes Ausente ou raro Ausentes, raros uratos e fosfatos Ausentes Escassa

Sedimentoscopia
Leucocitria sistema urinrio. Hematria Clulas epiteliais anormal. processos inflamatrios e infecciosos do infeco, inflamao ou clculos (cristais). presena em quantidade elevada

Cristais pode evidenciar clculos. Urina cida - uratos amorfos, cido rico, oxalato de clcio. Urina alcalina - fosfatos amorfos, fosfato triplo, carbonato de clcio.

Cilindros
-

- Seu aparecimento explicado por trs fatores:

So moldes mais ou menos cilndricos do tbulo contornado distal e do tubo coletor. A presena de cilindros urinrios chamada cilindrria.

a) da concentrao e da natureza da protena existente no interior do tbulo renal.

b) o pH cido
c) Infeces

Cilindros

Clulas Epiteliais
- Algumas clulas epiteliais encontradas no sedimento urinrio resultam da descamao normal das clulas, enquanto outras representam leso epitelial por processos inflamatrios ou doenas renais.

Leucocitria
- Os leuccitos aparecero na urina atravs de qualquer ponto ao longo do trato urinrio ou atravs de secrees genitais. - O aumento no nmero de leuccitos na urina chamado piria.

- Pode resultar de infeces bacterianas ou de outras doenas renais do trato urinrio.

Hematria
Representa rompimento da integridade da barreira vascular, por injria ou doena, na membrana glomerular ou no trato genitourinrio.
Glomerulonefrites, pielonefrites, cistites, clculos, tumores e traumas.

Cristais Urinrios
- Muitas vezes a precipitao destes compostos relativamente insolveis iniciada ou agravada por: Infeco Urinria (Renal) Desidratao Excessiva ingesto ou produo de compostos inorgnicos Obstruo urinria e outros fatores que podem ser metablicos

Cristais de Oxalato de Clcio


Ocorrem em urinas cidas e so provocados por:

Urina Concentrada Hipercalciria Hiperparatireoidismo Osteoporose Acidose tubular renal Hipocitratria

Cristais de cido rico


Aparecem em urinas cidas. Esto associados : Gota Dieta rica em purinas Desidratao Hiperuricosria Hiperuricemia Hiperacidez urinria (pH < 5,0).

Fosfato de clcio
Ocorrem em urinas alcalinas. Ingesto de lcalis Infeco por bactrias desdobradoras de uria (ex.: Proteus).

Cristal de Fosfato de amnio-magnsio (Fosfato Triplo)


Encontrado em urinas alcalinas. As infeces do trato urinrio por bactrias produtoras de urease e a presena de amnia livre na amostra favorecem a formao de fosfato amnio magnsio.

Cristal de Cistina
So encontrados na hipercistinria e formam-se em pacientes com deficincia inata de transporte de cistina pelas clulas dos tbulos renais e intestinos.

Infeco Urinria
Trato urinrio inferior diagnstico de cistite.
pielonefrite. Trato urinrio inferior e o superior

Cistite Geralmente menos grave.

Pielonefrite Geralmente mais grave. Assoc. clculos renais.

Infeco Urinria
Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus, espcies de

Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.

Escherichia coli

80% das das infeces do trato urinrio.

Diagnstico Laboratorial
Infeco urinria crescimento bacteriano > 100 000 UFC/mL

Urocultura

Fornecer o agente etiolgico.

Diagnstico Laboratorial
Antibiograma
Traz subsdio para conduta teraputica.

Bactria resistente. Bactria sensvel. Em relao ao painel de antibiticos.

Referncia Bibliogrfica

INTERPRETAO DE EXAMES LABORATORIAIS 8 EDIO 2010 Guanabara Koogan

JACQUES WALLACH

S-ar putea să vă placă și