Sunteți pe pagina 1din 10

Henry James, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht: elencando discusses possveis

LUARA GALVO DE FRANA

[...] o sentido no mais algo a ser explicado, mas sim um efeito a ser experimentado Iser, O Ato da Leitura.

O trabalho de Hans Ulrich Gumbrecht, atual professor do departamento de Literatura Comparada da Universidade de Stanford, caracteriza-se pelo carter terico e discusso ampla com as humanidades. Preocupando-se inicialmente com a recepo do texto fez, juntamente com Hans-Robert Jauss e Wolfgang Iser, parte da chamada esttica da recepo. Contudo, seus ltimos trabalhos distanciam-se da preocupao com a historicidade da recepo e passam a focar naquilo que a obra tem de material. O presente texto foi concebido como parte da pesquisa de mestrado em andamento sob o ttulo Presena do passado e patrimnio: um estudo acerca do crontopo contemporneo e a necessidade de patrimonializar aps a criao do SPHAN. Como parte de um captulo inicial, a ser apresentado no exame de qualificao em maro do prximo ano, esse trabalho se enquadra em uma discusso sobre os autores que exerceram influncia direta sobre a formao do pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht. Para tanto este trabalho foi dividido em duas partes, a primeira conta com uma tentativa de entendimento da viso de Iser sobre a obra de Henry James, O Desenho do Tapete, j a segunda se concentra em contrapor essa viso a uma possvel leitura com base na obra de Gumbrecht.

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob orientao do prof. Dr. Pedro Spinola Pereira Caldas e co-orientao da prof. Dr. Mrcia Regina Romeiro Chuva, bolsista REUNI (PBR-UNIRIO).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

1. Situao do problema: Henry James e Wolfgang Iser

Henry James nasceu em Nova York em 1843, naturalizou-se britnico em 1915, faleceu em Londres em 1916. Nome importante na literatura de lngua inglesa foi grande escritor de tales. Escolhemos para este trabalho uma edio (JAMES, 2001) que conta com trs deles: A Lio do Mestre, O Desenho do Tapete e A Vida Privada. Segundo a tradutora Ondia Clia Pereira de Queiroz, existe em James algo de fora de sua poca, um desvio do realismo vigente para a busca de temas como o indizvel, o sutil, o fantstico e o obscuro. Podemos ligar a primeira e a ltima palavra para descrever o conto O Desenho do Tapete. Tendo um crtico literrio do sculo XIX como narrador (sem nome), um escritor de sucesso (Vereker), outro crtico melhor sucedido (Corvick) e uma romancista em comeo de carreira (Gwendolen) como personagens James tece uma histria sobre as possibilidades de interpretao, compreenso e transmisso do conhecimento da obra literria. Para Iser, em seu livro O Ato da Leitura (ISER, 1996), a preocupao de James com as significaes ocultas do texto uma antecipao, mesmo que no consciente, dos modos de interpretao futuros; ele tambm completa dizendo que os textos literrios normalmente respondem a uma situao de poca que no pode mais ser compreendida pelas normas em vigor. Sendo assim, James tambm estava respondendo a um impulso de sua poca, um impulso que seria uma semente dos diversos modos de interpretao posteriores. A pergunta que se abre agora : o que James respondeu? Em seu conto O desenho do tapete James nos conta a histria de um crtico (narrador sem nome) que se v diante da possibilidade de desvendar o segredo por trs da obra de um importante autor de sua poca (Vereker). Contudo, sem alcanar xito em sua empreitada divide seus anseios com o amigo, tambm crtico, Corvick. A tentativa de descobrir os mistrios da obra de Vereker toma aos dois crticos por inteiro. Enquanto o narrador vai perdendo foras para desvendar a possvel trama interior aos escritos seu amigo, Corvick, consegue, quando se distancia de sua terra natal, identificar o desenho do tapete existente nas obras de Vereker.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

No comeo do conto, antes do contato com a possibilidade de um desenho do tapete, o narrador vangloria-se por ter escrito um pequeno e penetrante estudo crtico (JAMES, 2001: 116) sobre o ltimo livro de Vereker, estudo esse que teria revelado o mistrio de seus escritos e feito justia a sua obra. Cito as palavras do narrador havamos afinal descoberto o quanto ele era inteligente e ele tinha que tirar o melhor partido da perda de seu mistrio (JAMES, 2001: 113). Nesse ponto, para Iser, a perda do mistrio significa um esvaziamento da obra. O objetivo da obra era a descoberta de seu mistrio, e uma vez alcanado tal fato o nico interesse que ainda pode existir na habilidade do autor ao esconder o mistrio.
Ao extrair o sentido, enquanto ncleo prprio da obra, esta se esvazia; por isso, a interpretao coincide com a consumptibilidade da literatura. Tal esvaziamento, contudo, no fatal apenas para o texto, pois suscitada a pergunta: em que se pode fundar ainda propriamente a funo da interpretao, se ela, atravs da significao tirada da obra, a abandona como uma casca vazia?(ISER, 1996: 25)

Mas o prprio Vereker quem diz o quanto tal interpretao do crtico insuficiente. O renomado autor desmente as conquistas do crtico revelando o carter histrico de sua interpretao. Para Iser pode-se entender o discurso do narrador como a necessidade do crtico do sculo XIX explicar as obras literrias e, em alguma medida, mediar o contato do leitor com as mesmas. A obra de arte oitocentista representada atravs do crtico apresentava-se como orientao para vida. O necessrio da orientao se dava a partir do momento em que interpretaes tornavam-se sistemas complexos de particularidades e a hierarquia at ento conhecida era desafiada. Ainda mais alm vai Wolfgang Iser quando diz que o crtico que capta as aparies, capta para James o vazio (ISER, 1996: 28). medida que o narrador se imbui da meta de procurar o significado oculto da obra ele perde a capacidade de ver alguma coisa. Em certo momento de O desenho do tapete o narrador deixa de se interessar pela obra de Vereker, no v nela mais nenhuma centelha de interesse, j que para ele no possvel decifrar seu mistrio mais profundo, nada mais h para ser admirado, somente a mensagem agregaria valor obra. Exatamente nesse ponto Iser nos chama ateno para uma tentativa de reduzir a obra de Vereker ao padro explicativo nunca questionado pelo crtico. Parte dessa falta de questionamento explicada pelo prprio Iser atravs da historicidade da crtica literria no sculo XIX: no espanta que

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

se buscasse encontrar mensagens na literatura, pois a fico oferecia aquelas orientaes de que se carecia por efeito dos problemas criados pelos sistemas de explicao (ISER, 1996: 29). Outro personagem de James que conquista maior xito na anlise das obras de Vereker Corvick. Contudo a experincia vivida atravs da compreenso dos romances nunca pde ser formulada. Seja atravs de sua reticncia em contar ao amigo sobre sua descoberta, seja atravs de sua prematura morte, aquilo de maravilhoso e nico que Corvick conseguiu ver e posteriormente contou a sua mulher como imagem no tapete de escritos de Vereker no foi nem uma vez colocado em palavras, e nem poderia. O desenho que Corvick vislumbrou s pode ser acessado em imagem. O vocabulrio do crtico narrador no se desgrudou da ideia de formular um sentido atravs das pginas impressas. O narrador s consegue conceber o segredo se o mesmo for colocado em linguagem referencial, como nos diz Iser, todavia a imagem no traduzvel para tal linguagem. aqui que os lugares vazios de Iser fazem casa. Aparies que no respondem s inquietaes do narrador provocam lugares vazios em sua anlise da obra de Vereker. Tais lugares s sero completados pela imagem presente nos fios que tecem o tapete. Estamos trabalhando com duas formas diferentes de se ver o problema: a imagem e a discursividade. Na discursividade do narrador, a obra tratada dentro do paradigma sujeito-objeto, como se em algum momento o sujeito-narrador conseguisse se dirigir ao objeto-sentido e defini-lo atravs de seu j existente quadro de referncias. Contudo, se encararmos o mistrio da obra em seu carter imagtico no conseguiremos separar sujeito e objeto. Se a princpio a imagem que estimula o sentido que no se encontra formulado nas pginas impressas do texto, ento ela se mostra como o produto que resulta do complexo de signos do texto e dos atos de apreenso do leitor (ISER, 1996: 33). o prprio leitor que realiza os atos necessrios para que se produza a situao do texto. O prprio Corvick sabe que realizou a experincia do desenho do tapete, mas no sabe como explicar e comunicar tal acontecimento. Nessa linha Iser conclui que o sentido entendido como impacto no supervel pela explicao, ele depende da ao do leitor. A explicao reduz o sentido aos quadros de referncias conhecidos nivelando o texto ficcional com o mundo. Existe uma impossibilidade em conferir interpretao

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

tradicional (do narrador) algum caminho capaz de chegar a uma explicao profunda do desenho. O desenho do tapete como imagem vai contra a interpretao tradicional. Para Iser a arte moderna tambm se mostra como reao ao paradigma tradicional de interpretao. Atravs dos exemplos da pop art e da arte abstrata ele nos mostra a impossibilidade das normas habituais darem conta da arte moderna, uma vez que a pop art inunda a obra de sentidos j conhecidos e a arte abstrata passa longe de qualquer sentido tradicional. A busca pela significao profunda na arte moderna tornase improdutiva. A realidade no pode mais se apresentar de maneira direta na arte, a arte no mais representao do todo. Contudo, o modelo tradicional de interpretao ainda sobrevive. Segundo Iser, a necessidade de estabelecimento de uma consistncia, um todo articulado, que alimenta o poder da explicao tradicional interpretativa. um fato que o estilo de interpretao do sculo XIX se manteve at hoje (ISER, 1996: 41). Mais do que tentar encontrar uma consistncia possvel, a interpretao tradicional reprime o que a arte tem de no documental, reduz a possibilidade de experimentao. A arte como representao de um todo real ignora que por mais elementos do mundo que forem selecionados para participar da arte seu desnudamento enquanto arte que possibilita sua realizao (ISER, 1996b: 16-25). A impossibilidade do todo articulado j vista por Iser na discusso de autores do sculo XVIII. Uma metfora utilizada por tais autores a do viajante atento que possui uma vista flutuante da viagem, ele capaz de guardar elementos desta viagem, mas em nenhum momento a viagem como todo estar disponvel. Sendo assim, a inteno da interpretao tradicional, personificada no personagem do narrador-crtico de James, captar a significao do texto. Fato que bem executado pelo narrador atravs de seu vocabulrio conhecido de anlise em um primeiro momento, o do esvaziamento da obra de Vereker, mas que no consegue completar as exigncias para se transformar em desenho do tapete. Pensando nesse vis o texto no formula sua significao, pois esse o papel do crtico. Todavia, a norma tradicional diz que a significao j est l no texto (como disse Vereker ao jovem crtico). Esse impasse o prprio impasse do crtico na obra de James. Buscar a significao de uma obra tem uma finalidade que a esvazia, mas ao mesmo tempo existe

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

um desenho do tapete na obra que deve ser alcanado sem ser formulado pelo crtico, j que ele est l. A resposta de Iser para tais inquietaes e confrontos aos quais a interpretao tradicional est aberta a anlise das condies dos possveis efeitos da obra. A indicao que analisemos o que acontece quando lemos um texto, ele s se torna efetivo na leitura. Dessa forma, o desenho do tapete de Corvick ainda no poderia ser traduzido em discursividade, nem tampouco a obra seria esvaziada como foi na primeira anlise do narrador, mas a obra de Vereker poderia ser analisada pelo vis de sua interao com o leitor, atravs dos efeitos produzidos na leitura.

2. O problema da situao: uma viso gumbrechtiana de Henry James possvel? Desenho do tapete e momentos de intensidade

Nesse ponto chegamos a algumas concluses sobre a anlise do conto de James feita por W. Iser. Trazer para a discusso as ideias de Gumbrecht sobre presena, momentos de intensidade e experincia esttica (GUMBRECHT, 2010) pode ser explicado por sua relao com os escritos de Iser. Gumbrecht nasceu em 1948 em Wrzburg, Alemanha, frequentou a universidade de Konstanz entre 1971 e 1974, saindo de l com seu ttulo de PhD. Teve contato direto com os professores W. Iser e Hans Robert Jauss, academicamente mais direto com o segundo. Assim, as obras da esttica da recepo e do efeito no podem ser desconsideradas em suas reflexes. Nos prximos pargrafos a tentativa de aproximar as leituras de Iser e Gumbrecht a fim de estabelecer proximidades e distanciamentos. Para Iser, o desenho do tapete uma imagem que no pode ser traduzida para as normas tradicionais de interpretao. J a respeito das artes modernas diz que a realidade nunca mais se poder apresentar nas artes parciais de maneira direta; pois conceb-la como imagem seja como cpia, seja como reflexo significaria devolverlhe um carter representativo da totalidade, que, mesmo por ser arte parcial, ela perdera (ISER, 1996: 38). Assim o desenho do tapete visto como imagem no seria uma maneira de reflexo? Uma vez que o desenho como imagem o como se da literatura, um mundo

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

representado no texto com materialidade, mas que no traz sua determinao em si mesmo, somente na relao com o outro. Se o mundo do texto se caracteriza pelo como se, isso significa que sempre algo diverso deve ser introduzido no mundo representado no texto que ele prprio no (ISER, 1996b: 27). Assim, no se deve, ou pode, renunciar aos atos de sentido, so eles que permitem perceber a inevitabilidade do processo de traduo que nos permite assimilar a experincia. Tanto Gumbrecht quando Iser concordam que interpretar algo diferente de senti-lo ali, a respeito da interpretao Iser nos fala que os diversos meios de interpretar tem em comum seu constituir actos de traduccin que vierten uma cosa em otra" (ISER, 2005: 7). Contudo, se encararmos o desenho do tapete como uma sensao mais do que imagem podemos chegar a outra viso dos atos de sentido. Mesmo no advogando pelo fim da atribuio de sentido, Gumbrecht nos mostra a possibilidade de se experimentar, ou pelo menos desejar, as sensaes. Desejamos viver no passado, desejamos transcender nosso nascimento e nossa morte, desejamos sentir, desejamos nos reconectar s coisas do mundo, e nenhum desses desejos pode ser traduzido em interaes. Encarar o desenho do tapete como uma sensao significaria entender a impossibilidade de coloc-lo em palavras sem perder seu carter de materialidade, ao mesmo tempo em que no significaria v-lo como representao. A ideia de sensao fornece o necessrio para que o desenho do tapete seja, assim como o poema de Lorca, um momento de intensidade:
Espero que alguns dos alunos passem pela sensao de profunda depresso, e at talvez de humilhao, que experimento ao ler Pequeo vals viens, meu poema favorito de Poeta en Nueva York, de Federico Garca Lorca, um texto que faz o leitor intuir como era a vida de um homossexual, emocional e mesmo fisicamente amputado, nas sociedades ocidentais por volta de 1930. [...] No existe nada de edificante em momentos assim: nenhuma mensagem, nada a partir deles que pudssemos, de fato, aprender por isso, gosto de me referir a esses momentos como momentos de intensidade. Provavelmente porque o que sentimos no mais do que um nvel particularmente elevado no funcionamento de algumas de nossas faculdades gerais, cognitivas, emocionais e talvez fsicas. (GUMBRECHT, 2010:127)

Gumbrecht no descarta a diferena entre um quadro e um texto, pois o segundo dever ter mais atributos do significado que o primeiro. Todavia, essa balana precisa

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

de peso em suas duas pranchas para funcionar. O que Vereker pede ao crtico que encontre o momento de intensidade, a sensao possvel em seus textos, para alm da interpretao tradicional. Quando Corvick falece e seus escritos so alvo de preocupao do crtico-narrador a decepo evidente ao constatar que nada foi escrito. De outra maneira, nada poderia ser escrito sem retirar um pouco do peso da sensao favorecendo o significado. Sugerir encarar o desenho do tapete como sensao ao invs de imagem significa levar em considerao, tambm, o efmero de sua realizao. Os momentos de intensidade para Gumbrecht so assim chamados justamente por serem rpidos. Remontando ideia de cultura de sentido (aquele tipo ideal que veria a mudana como necessria e benfica, uma forma de cortar relaes com o passado) em oposio a uma cultura de presena (onde o passado no seria algo que passou e se fechou atrs de ns), os efeitos presentificadores do momento de intensidade no podem perdurar uma vez que esto envolvidos em almofadas de sentido, e por isso que destaca o movimento duplo de um nascimento para a presena e de um desaparecer da presena que os efeitos de presena que podemos viver j esto sempre permeados pela ausncia (GUMBRECHT, 2010: 135). Assim, o desenho do tapete como sensao no seria uma traduo, uma interpretao ou representao. Porm, o que seria passvel de ser estudado dessa sensao? Qual seria o papel do crtico? Ou mesmo do estudante comum? Uma vez que a obra no precisa mais ser mediada pela autoridade da crtica literria, nem tampouco o estudo da interao entre obra e leitor seria interessante, qual o papel do crtico na viso de Gumbrecht? Uma possvel resposta, ainda que no satisfatria, poderia ser encontrada no proporcionar o contato, a serenidade necessria para o momento de intensidade. Um carter mais pedaggico da crtica que se v impotente em criar ou descrever sensaes e desenhos. A diferenciao que Gumbrecht prope entre momentos de intensidade ou experincia vivida (estetisches Erleben) e experincia esttica (estetische Ehrfahrung) pode nos ajudar a diferenciar o desenho do tapete como imagem e como sensao. Para Gumbrecht a ideia de experincia esttica est de tal forma arraigada a interpretao na histria da filosofia que fica muito difcil no considerar tal expresso como uma atribuio de significado. J momentos de intensidade ou experincia vivida

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

tentam remeter a certos objetos da experincia que oferecem graus de intensidade quando associados ao esttico. A experincia vivida ou Erleben pressupe, por um lado, que a percepo puramente fsica [Warrnehmung] j ter ocorrido e, por outro, que a experincia [Ehrfahrung] lhe seguir como resultado de atos de interpretao do mundo (GUMBRECHT, 2010: 129). Assim, a experincia vivida atravs da leitura da obra de Vereker seria um momento de intensidade primrio, um impacto sem traduo significante, a sensao primria onde no se incluiria os graus de reflexividade prprios de uma experincia esttica. Todavia, o que Vereker procura ao aguar a curiosidade do crtico quanto ao desenho do tapete presente em sua obra no seria um certo grau de reflexividade? Talvez algum dia a ordem, a forma, a textura de meus livros constituam para os iniciados uma reproduo completa dele. naturalmente o ponto que cabe ao crtico procurar. Parece-me mesmo meu visitante acrescentou sorrindo que o ponto que cabe ao crtico encontrar (JAMES, 2001: 119). Nas palavras do prprio Vereker o que cabe ao crtico procurar, mas como ele haver de escrev-la em sua crtica sem signific-la? Ainda mais, j que obra e desenho so a mesma coisa para Vereker como possvel escrever sobre a obra? Da mesma forma que a proposta de Gumbrecht por uma ateno aos efeitos de presena no significa uma guerra contra os efeitos de significado, acredito que entender o desenho do tapete como sensao ao invs de imagem tambm no significa uma impossibilidade de escrever sobre uma obra. Todavia tal escrita dever sempre pressupor que seu movimento um movimento secundrio, que no consegue se desvencilhar das almofadas de significado e, portanto, no pode chegar ao momento de intensidade proporcionado pela primria experincia vivida. Citando Gumbrecht:
O que afirmei at agora implica, alm do mais, que no devemos no deveramos limitar nossa anlise da experincia esttica ao lado do receptor e dos investimentos mentais (e talvez tambm fsicos) que tal receptor possa fazer. Aparentemente, esses investimentos e seus resultados vo depender, pelo menos em parte, dos objetos de fascnio que comearam por ativ-los e evoc-los. (GUMBRECHT, 2010: 129-130)

Assim, repensar as possibilidades da experincia esttica para alm dos investimentos mentais do receptor seria uma forma de reconhecer a sensao da leitura como elemento fundante de seu carter.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Bibliografia

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produo de presena: o que o sentido no consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto & Ed. PUC-Rio, 2010. ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Vol. 1. So Paulo: Editora 34, 1996. _____. O Fictcio e o Imaginrio: perspectivas de uma antropologia literria. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996b. _____. Rutas de la interpretacin. Mxico: FCE, 2005. JAMES, Henry. A vida privada e outras histrias. So Paulo: Nova Alexandria, 2001.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

S-ar putea să vă placă și