Sunteți pe pagina 1din 2

Xango

Xango Mo Ju Iba, Songo Ob Inan. Ib se o! Xang considerado o rei de todo o povo. Deus do raio e do trovo, dono do fogo, foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo ele o nico Orix que exerce poder sobre os mortos. Xang a roupa da morte, por este motivo no deve faltar nos Egbs de Ik e Egun, o vermelho que lhe pertence. Ao se manifestar nos Candombls, no deve faltar em sua vestimenta uma espcie de saieta, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns. Xang era forte, valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Comportou se em algumas vezes como tirano, devido a sua nsia de poder, chegando at mesmo a destronar seu prprio irmo, para satisfazer seu desejo. Filho de Yamasse (Torosi ) e de Orani, foi o regente mais poderoso do povo. Ele tambm tem uma ligao muito forte com as rvores e a natureza, vindo da os objetos que ele mais aprecia, o pilo e a gamela, sendo que o pilo de Xang deve ter duas bocas, que representa a livre passagem entre os mundos, sendo Xang um ancestral( Egungun ). Da natureza, ele conseguiu profundos conhecimentos e poderes de feitiaria, que somente eram usados quando necessrios. Tem tambm uma forte ligao com Oxumar, considerando ele como seu fiel escudeiro.

Mo Ju Iba, Aganju Ob Oke. Ib se o! Filho caula de Oraniyan e Iyamasse, no era bem visto por seus irmos pois no tinha sentimentos guerreiros. Tem poder sobre as montanhas e os vulces. Aganju pode ser traduzido como: Agan = estril, ju = deserto, ou mais precisamente como: local desconhecido, inexplorado, desabitado.

Recebe o ttulo de kr ao tornar-se esposo de Yemoja... Da unio com Aganju, Iemanj deu luz a Orung, o ar, o espao entre a terra e o cu.

Mo Ju Iba, Aiyr Ob j Ib se o! Air era um Orix no fundamento de Xang, Air era considerado um de seus servos de confiana e segundo uma de suas lendas, Air, tentou instaurar um atrito entre Oxal e Xang, graas a isso Air deve ser tratado de forma diferente de Xang e seu assentamento deve ficar na casa de Oxal. Por essa rivalidade com Xang, no se deve coloca-los juntos jamais na mesma casa nem podendo Air ser posto em cima do pilo de duas bocas, pois provoca a ira de Xang. Sua cor o branco e seus ornamentos so prateados.

Air um Orix relacionado a famlia do raio mas relacionado ao vento, seu nome pode ser traduzido como redemoinho, redemoinho o fenmeno que mais se assemelha a um furaco em territrio Africano. Air ento pode ser louvado como a divindade que rege o encontro dos ventos. Em territrio africano, no existe registro ou relatos de pessoas regidas ou iniciadas para ele, onde ele cultuado, o culto predominante o de Nan e de Obaluai, j que Sav uma regio que fica em territrio Jeje. Pouco se sabe sobre o nascimento ou surgimento de Air e por esta razo muitos atribuem sua filiao Iemanj e a Orani, assim como Xang e Aganj. No Brasil, Air visto, erroneamente, como uma qualidade de Xang. Air visto como uma face mais amena e pacfica de Xang. Hoje, com a falta de conhecimento, muitos zeladores preferem iniciar uma pessoas de Air do que de Xang, na realidade est cada vez mais difcil encontrarmos filhos de Xang, em sua grande maioria, os filhos de Xang esto sendo iniciados em outros Orixs. Ao contrrio de Xang, Air no um Orix rei nem possui o carcter, punitivo e colrico. Este carcter mais ameno, pode ser evidenciado em uma de suas cantigas que diz: "A chuva de Air apenas limpa e faz barulho como um tambor". Air zela pela paz e pela justia de forma incondicional, ao contrrio de Oxal que representa a paz, Air a estabelece e possui uma ao muito mais direta em sua imposio, Air pode ser qualificado como um sentinela de Oxal, ou melhor, de Oxaluf e seria ele, Air, quem estabelece sua vontade.

S-ar putea să vă placă și