Sunteți pe pagina 1din 5

JURISDIO CONSTITUCIONAL

Aula 1 O poder judicirio (art. 92 a 136 CF) 1. Conceito (uno) 2. Estrutura 2.1. A natureza dos rgos Federal Estadual 2.2. A natureza das funes Comum a) Federal (art. 106 CF)(art. 27 6 a ADCT) b) Estadual (art. 125 CF) Especializada a) Trabalho (art. 111 CF) b) Eleitoral (art. 118 CF) c) Militar Federal (art. 122 CF) d) Militar Estadual (art. 125 4o CF) e) Os Tribunais de Cpula 3. Conselho Nacional de justia (art. 92, I-A, 103-B 4 o e 7o CF) (exerccio 3) 4. Garantias (art. 95 I a III CF) 5. Vedaes (art. 95 nico I a V CF) (exerccio 2) 6. 5o Constitucional (art. 94 CF)

Aula 1 O poder judicirio (art. 92 a 136 CF) 1-Conceito O que distingue o Poder Judicirio dos outros Poderes o carter Nacional, posto que uno e indivisvel, assim, a pedra angular do Poder Judicirio o seu carter nacional. ou seja, o Poder Judicirio uno e indivisvel e embora seus rgos sejam federais ou estaduais, o Poder Judicirio nacional, porque um s, logo, A justia pode ser estadual ou federal, mas o judicirio um s. 2-Estrutura

A Justia no Brasil se organiza com base em dois critrios: a natureza dos rgos e a natureza das funes. A organizao do Judicirio conforme a natureza do rgo sub-dividida em duas Justias que podem ser: Justia Federal ou Justia Estadual, conforme o seu rgo seja federal ou estadual. J a organizao do Judicirio conforme a natureza da funo pode ser comum ou especializada. Se a Justia tiver competncia residual ela ser comum, se a Justia tiver competncia especializada apenas para certas causas ela ser uma justia especializada. Melhor comentando o tema acima, o certo que se a competncia no estiver expressa na constituio o rgo do judicirio de natureza comum, enquanto que estando expressa a natureza ser especializada. 2.1-A natureza dos rgos Federal Os rgos sero Federais, nos limites de nossa constituio, na medida que assim foram dispostos pelo poder constituinte originrio, em respeito s suas funes. Assim mais importa a matria com que o tribunal ou o rgo ir atuar do que propriamente a sua localizao ou sua abrangncia. Estadual D mesma forma ocorre com os rgos tidos como Estaduais, onde mais uma vez a Constituio lhes atribui esta terminologia com base na funo, a qual quase sempre ser residual. 2.2-A natureza das funes Comum a)Federal (art. 106 CF) Em 1a instancia h os Juzes Federais e em 2a instancia h os TRFs, estes tendo sido criados na forma do ADCT em substituio aos antigos Tribunais Federais de Recurso. )(Art. 27 6 a ADCT) Esta funo jurisdicional tem como fim bsico a promoo da Jurisdio Nacional, quando na lide for encontrado interesse da Unio, ou seja, a funo jurisdicional comum federal ser chamada a responder toda vez que existir interesse da unio na resoluo do conflito. Note-se que a matria de interesse da unio encontra-se descrita nas competncias da Justia Federal.

b)Estadual (art. 125 CF) Em 1a instancia h os Juzes de direito, em 2a instancia h os Tribunais de Justia e em alguns estados h os Tribunais de Alada. Sendo de natureza residual, pode-se dizer que as competncias da justia Estadual sero todas aquelas no reservadas a justia federal e a justia especializada, ou seja, se a matria no estiver descrita nos Art. 108 e 109 da CRFB e nas disposies de competncia da justia especializada, ser exercida pela funo comum Estadual. Especializada a)Trabalho (art. 111 e seguintes CRFB) Em 1a instncia h os Juzes do Trabalho (antigas Juntas de Conciliao e julgamento), em 2a instncia h os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) e h, ainda, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que a ltima instncia especializada na Justia do Trabalho. Vale lembrar que as competncias da justia do trabalho esto elencadas em um rol taxativo, no podendo ser submetida a esta justia qualquer outra matria, na forma do Art. 114 da CRFB.

b)Eleitoral (art. 118 CF) Em 1a instncia h os Juzes eleitorais, em 2a instncia h os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e em ultima instncia h o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo da funo especializada a justia eleitoral tambm conta com um rol de competncias as quais esto dispostas no Art.121, ou seja, as competncias da justia eleitoral esto firmadas na lei complementar n 4.737/65, a qual apesar de ser uma lei ordinria, foi recepcionada pela constituio federal como sendo complementar. c)Militar Federal (art. 122 CF) Em 1a instncia h os Juzes militares federais, em segunda instncia tem-se os tribunais militares institudos por lei e em ultima instancia h o TSM Tribunal Superior Militar. Por obvio a justia militar cuida da jurisdio relacionada com crimes militares, na forma do Art. 124 da CRFB

d)Militar Estadual (art. 125 4o CF) Em 1a instncia h os juizes militares estaduais e em 2a instancia h a possibilidade de ser criado o Tribunal de Justia Militar. A criao deste TJM no obrigatria e no RJ ele no existe. A 2a instncia da Justia Estadual militar do estado, que no tenha o TJM, ser de competncia do Tribunal de Justia do Estado. 3

e)Dos tribunais de cpula. Das decises proferidas na Justia Comum e na Justia Especializada cabem, em tese, recursos para o STJ e para o STF que so dois rgos de cpula. A existncia e a composio do STJ esto previstas no art. 104 da CRFB e via de regra, perante ele sero interpostos recursos quando a deciso atacada ferir dispositivo de lei federal. J suas competncias encontram-se descritas no Art. 105 da CRFB, as quais iro compreender competncias originarias e recursais (ordinrias e especiais) conforme veremos. A existncia e a composio do STF esto previstas no art. 101 da CF e via de regra, perante ele sero interpostos recursos quando a deciso atacada ferir dispositivo constitucional. J suas competncias encontram-se descritas no Art. 102 da CRFB, as compreendem as originrias e as recursais (ordinrias e extraordinrias), conforme segue: 3-Conselho Nacional de justia (art. 92, I-A, 103-B 4o e 7o CF) O Conselho Nacional de Justia um rgo que pertence ao Poder Judicirio. Ele vai ter a competncia para o controle externo do Judicirio. Esta competncia vai incidir basicamente sobre duas matrias: atividade administrativa e financeira dos rgos judiciais e o cumprimento dos deveres funcionais das autoridades do Poder Judicirio. Esse controle maior do que o controle realizado pelo Tribunal de contas porque ele no se resume apenas atividade financeira, ele alcana tambm a atividade administrativa. E este controle tambm maior do que o controle interno realizado pelo corregedor de Justia, porque ele alcana tambm as atividades financeiras e administrativas (no se restringe meros deveres funcionais) Ento, em resumo, ns podemos dizer que o Conselho Nacional de Justia um rgo que pertence ao Poder judicirio e que realiza o Controle Externo do Judicirio. Este controle externo do Judicirio, nos termos da CRFB, aps a EC 45, compreende duas matrias: controle da atividade administrativa e financeira de todos os rgos do Poder Judicirio e o controle sobre o cumprimento dos deveres funcionais das autoridades do Poder Judicirio. Paralelamente, ao Conselho Nacional de Justia, h meno s ouvidorias de justia, que sero criadas para captar reclamaes feitas por populares e que sero levadas ao Conselho Nacional de Justia. O importante saber que o conselho nacional de Justia um RGO do Poder judicirio, que existir, paralelamente aos demais rgos j existentes.

4-Garantias (art. 95 I a III CF) 4

Por exercerem to nobre misso dentro do Estado brasileiro, natural, tal como verdadeiro, que os Juzes gozem de uma certa blindagem as quais so chamadas de garantias, ante ao seu exerccio profissional. Assim o constituinte originrio concedeu aos magistrados uma gama de direitos, os quais muito criticados, inclusive por ns mesmos no sentido de lhes entregar iseno e autonomia face aos julgados. Essas garantias so encontradas no verso do Art 95 da CRFB.

5-Vedaes (art. 95 nico I a V CF) Sendo verdade que os magistrados gozam de garantias funcionais ante a sua autonomia, tambm certo que lhes sejam opostas algumas vedaes, especialmente para que o magistrado seja de alguma forma limitado, no transformando as suas garantias em salvo conduto pleno. 6-O 5o Constitucional (art. 94 CF) Observando que a forma de investidura regular na funo jurisdicional se d atravs de concurso pblico, o constituinte originrio resolveu estabelecer que determinados cargos do judicirio deveriam ser preenchidos por merecimento, da que se instituiu o chamado 5 constitucional, para que fosse assegurado o acesso daqueles que possuem notrio saber jurdico mas que no esto exercendo a funo jurisdicional.

S-ar putea să vă placă și