Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO CONSUMIDOR Noite 2013.

1 Professor: Jlio Sampaio

I. Desconsiderao da Personalidade Jurdica


Diferenas entre o art.50 CC/02 e art. 28 CDC A indagao em saber se h conflitos e antinomias entre o Cd. Civil e o CDC. No preciso entendimento de Arnoldo Wald Quando distinguimos as disposies gerais das especiais, vimos que a especial no revoga a geral e que a geral no revoga a especial, salvo se explicitamente a ela se referir, alterando a situao de direito especial . Ao discorrer sobre o assunto, o grande civilista ptrio Caio Mrio da Silva Pereira fundamenta-se no princpio cardeal da incompatibilidade para assinalar que a coexistncia de leis gerais e leis especiais no afetada, porque umas e outras no se mostram, via de regra, incompatveis. Prossegue este jurista com a lio de que A disposio especial ir disciplinar o caso especial, sem colidir com a normao genrica da lei geral, e, assim, em harmonia podero simultaneamente vigorar. Ao intrprete cumpre verificar, entretanto, se uma nova lei geral tem o sentido de abolir disposies preexistentes. Pode-se afirmar, portanto, que NO H CONFLITO DE NORMAS.

I. Desconsiderao da Personalidade Jurdica


Art. 50 CC/02. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

X
CDC Art. 28 - O JUIZ poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver ABUSO DE DIREITO, EXCESSO DE PODER, INFRAO DA LEI, FATO OU ATO ILCITO OU VIOLAO DOS ESTATUTOS OU CONTRATO SOCIAL. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao.

1 diferena) O CDC por ser NORMA DE ORDEM PBLICA no exige requerimento do consumidor para que se efetive a desconsiderao da personalidade jurdica, podendo ser declarada de ofcio, cujo intuito contribuir com a reparao aos danos do consumidor. 2 diferena) O CDC adotou a Teoria Menor, ou seja, basta a insolvncia para a desconsiderao da personalidade jurdica . J o CC/02 adotou a Teoria Maior, que pode ser SUBJETIVA (alm da insolvncia tem que ter o desvio da finalidade) ou OBJETIVA (alm da insolvncia tem que existir a confuso patrimonial).

Resp 279.273/SP (29.03.2004) Ementa: Responsabilidade civil e Direito do consumidor. Recurso especial. Shopping Center de Osasco-SP. Exploso. Consumidores. Danos materiais e morais. Ministrio Pblico. Legitimidade ativa. Pessoa jurdica. Desconsiderao. Teoria maior e teoria menor. Limite de responsabilizao dos scios. Cdigo de Defesa do Consumidor. Requisitos. Obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Art. 28, 5. Considerada a proteo do consumidor um dos pilares da ordem econmica, e incumbindo ao Ministrio Pblico a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, possui o rgo Ministerial legitimidade para atuar em defesa de interesses individuais homogneos de consumidores, decorrentes de origem comum. - A teoria maior da desconsiderao, regra geral no sistema jurdico brasileiro, no pode ser aplicada com a mera demonstrao de estar a pessoa jurdica insolvente para o cumprimento de suas obrigaes. Exige-se, aqui, para alm da prova de insolvncia, ou a demonstrao de desvio de finalidade (teoria subjetiva da desconsiderao), ou a demonstrao de confuso patrimonial (teoria objetiva da desconsiderao). - A teoria menor da desconsiderao, acolhida em nosso ordenamento jurdico excepcionalmente no Direito do Consumidor e no Direito Ambiental, incide com a mera prova de insolvncia da pessoa jurdica para o pagamento de suas obrigaes, independentemente da existncia de desvio de finalidade ou de confuso patrimonial . Para a teoria menor, o risco empresarial normal s atividades econmicas no pode ser suportado pelo terceiro que contratou com a pessoa jurdica, mas pelos scios e/ou administradores desta, ainda que estes demonstrem conduta administrativa proba, isto , mesmo que no exista qualquer prova capaz de identificar conduta culposa ou dolosa por parte dos scios e/ou administradores da pessoa jurdica. - A aplicao da teoria menor da desconsiderao s relaes de consumo est calcada na exegese autnoma do 5 do art. 28, do CDC, porquanto a incidncia desse dispositivo no se subordina demonstrao dos requisitos previstos no caput do artigo indicado, mas apenas prova de causar, a mera existncia da pessoa jurdica, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. - Recursos especiais no conhecidos.

AI 418.399-5/TJPR (19.09.2007) Ementa: Processual Civil, Civil e Direito do Consumidor - Recurso de Agravo - Espcie por instrumento - Desconsiderao da personalidade jurdica - Execuo de ttulo executivo extrajudicial - Plo passivo - Devedor - Pessoa jurdica - Cessao das atividades empresariais - Extino irregular Garantia do Juzo da Execuo - Inexistncia de bens Desconsiderao da personalidade jurdica - Notria evidncia de fraude e desvio de patrimnio - Abuso de direito e nimo de fraudar credores - Teoria maior da desconsiderao - Aplicao do art. 50 do CC/2002 - Relao consumerista - Teoria menor da desconsiderao - Exegese do art. 28, 5, do Cdigo de Defesa do Consumidor - Aplicao geral da desconsiderao - Recurso desprovido. 1 - Disregard doctrine. Ao contrrio do que se tem afirmado com certa freqncia, a desconsiderao da personalidade jurdica no se presta a mitigar o instituto da separao patrimonial; muito pelo contrrio, ela o reafirma, na medida em que cobe a manipulao ilcita do patrimnio societrio em proveito prprio de seus scios. Alm disso, a desconsiderao confere mais um ingrediente de segurana jurdica s relaes negociais, uma vez que, na medida em que repele as condutas contaminadas pelo dolo e pela malcia, privilegia as relaes pautadas pela boa-f. 2 - Desconsiderao da personalidade jurdica. Encerramento irregular da atividade comercial. J amplamente cristalizado na jurisprudncia atual o posicionamento de que, por desconsiderao da personalidade jurdica, mesmo sendo a sociedade de responsabilidade limitada e tendo seus scios integralizado o capital social, respondem os bens destes pelas dvidas da empresa, se esta cessou sua atividade de forma irregular, sem satisfazer, antes, o que devia ou exibir bens prprios bastantes a assegurar seu

pagamento, frustrando o recebimento pelos credores de seus crditos. Vem-se admitindo, outrossim, a desconsiderao da personalidade jurdica, alcanando as sociedades comerciais em geral, inclusive as annimas, quando sua dissoluo ou transformao, sob qualquer ttulo, tenha sido realizada com notrios propsitos de escapar s obrigaes existentes, caracterizando uso abusivo de seus direitos ou nimo de fraudar os credores. Semelhante situao fica evidenciada, sobretudo, com a no-satisfao pela empresa de seus dbitos e a nolocalizao ou ofertamento por ela de bens seus, livres e desembaraados, que se revelem efetivamente bastantes a garanti-los, havendo notrias evidncias de que seus ativos acabaram transferidos, embora de maneira formalmente regular ou sem violao de preceitos legais, a uma nova companhia. DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA NO CDC Art. 28, caput c/c 5 CDC = conjunto de hipteses: I) em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social; II) falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao; III) sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Ex.: Dono de empresa milionrio e o patrimnio da empresa pequeno. A empresa causa muitos prejuzos aos consumidores. A soluo ser a desconsiderao da personalidade jurdica da empresa para que possa atingir o patrimnio do dono e indenizar os consumidores, conseqentemente.

art. 28,2 CDC = As sociedades integrantes dos grupos societrios e as sociedades controladas so SUBSIDIARIAMENTE RESPONSVEIS pelas obrigaes decorrentes deste Cdigo.

Nas sociedades controladas, h relao de hierarquia, por isso a RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA, devendo exaurir o patrimnio da empresa que causar prejuzo e em seguida exaurir das demais.

art. 28,3 CDC = As sociedades consorciadas so SOLIDARIAMENTE RESPONSVEIS pelas obrigaes decorrentes deste Cdigo. OBS: Isto porque as empresas esto no mesmo patamar, no havendo hierarquia, por isso responde de forma solidria.

art. 28,4 CDC = As sociedades coligadas S RESPONDERO POR CULPA, quando devidamente comprovada.

S-ar putea să vă placă și