Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE TORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

CURSO DE FORMAO DE AGENTES DE REFLORESTAMENTO

Noes Bsicas de tica e Cidadania

Disciplina: tica e Cidadania Regente: Guilherme Alves Pereira Coordenador Pedaggico: Tarci Gomes Parajara

Nota:
O objetivo desta apostila fazer com que com os Srs. venham consulta l sempre que surgirem duvidas, que aproveitem e busquem mais informaes se utilizando da bibliografia aqui contida. A mente que se abre a uma nova idia, jamais se retorna ao tamanho original. Albert Einstein Que o contedo aqui colocado seja de muita valia para todos. Boa sorte Regente: Guilherme Alves Pereira

Introduo:
A tica uma caracterstica inerente a toda ao humana e, por esta razo, um elemento vital na produo da realidade social. Todo homem possui um senso tico, uma espcie de "conscincia moral", estando constantemente avaliando e julgando suas aes para saber se so boas ou ms, certas ou erradas, justas ou injustas. Existem sempre comportamentos humanos classificveis sob a tica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificaes sempre tm relao com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos histricos. A tica est relacionada opo, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relaes justas e aceitveis. Via de regra est fundamentada nas idias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existncia plena e feliz. O estudo da tica talvez tenha se iniciado com filsofos gregos h 25 sculos atrs.

A tica tem varias definies e conceitos:


Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto. Etimologicamente falando, tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas. "Ethos; tica, em grego; designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A tica, como morada humana, no algo pronto e construdo de uma s vez. O ser humano est sempre tornando habitvel a casa que construiu para si. tico significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudvel: materialmente sustentvel psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda." LEONARDO BOFF, A guia e a Galinha. A tica um comportamento social, ningum tico num vcuo, ou teoricamente tico. Quem vive numa economia a tica, sob um governo antitico e numa sociedade imoral acaba s podendo exercer a sua tica em casa, onde ela fica parecendo uma espcie de esquisitice. A grande questo destes tempos degradados em que medida 2

uma tica pessoal onde no existe tica social um refgio, uma resistncia ou uma hipocrisia. J que ningum mais pode ter a pretenso de ser um exemplo moral sequer para o seu cachorro, quando tudo sua volta um exemplo do contrrio. - Luis Fernando Verssimo A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta. (VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a edio Ed. Brasiliense, 1993, p.7) O termo tica deriva do grego ethos (carter, modo de ser de uma pessoa). tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade.

Histrico
Historicamente, a idia de tica surgiu na antiga Grcia, por volta de 500 300 a.C, atravs das observaes de Scrates e seus Discpulos.

tica Grega
A tica surge na Grcia, quando os filsofos de cultura ocidental apontam suas teorias aos contemporneos dos mistrios do universo e das foras csmicas (cosmogonia), para a essncia moral e o carter dos indivduos (GALVO, 2002, p. 4), ento o homem passa a ser objeto de pesquisa, iniciando a temtica do discurso moral e poltico como forma de enquadramento social, e essa tendncia movimenta o mundo das idias, que, percorre em diversos perodos na viso de filsofos at os dias atuais. Scrates (470-399 a.C.) considerou o problema tico individual como o problema filosfico central e a tica como sendo a disciplina em torno da qual deveriam girar todas as reflexes filosficas. Para ele ningum pratica voluntariamente o mal. Somente o ignorante no virtuoso, ou seja, s age mal, quem desconhece o bem, pois todo homem quando fica sabendo o que bem, reconhece-o racionalmente como tal e necessariamente passa a pratic-lo. Ao praticar o bem, o homem sente-se dono de si e conseqentemente feliz. A virtude seria o conhecimento das causas e dos fins das aes fundadas em valores morais identificados pela inteligncia e que impelem o homem a agir virtuosamente em direo ao bem. Plato (427-347 a.C.) ao examinar a idia do Bem a luz da sua teoria das idias, subordinou sua tica metafsica. Sua metafsica era a do dualismo entre o mundo sensvel e o mundo das idias permanentes, eternas, perfeitas e imutveis, que constituam a verdadeira realidade e tendo como cume a idia do Bem, divindade, artfice ou demiurgo do mundo. Aristteles (384-322 a.C.), no s organizou a tica como disciplina filosfica, mas alm disso, formulou a maior parte dos problemas que mais tarde iriam se ocupar os filsofos morais: relao entre as normas e os bens, entre a tica individual e a social, relaes entre a vida terica e prtica, classificao das virtudes, etc. Sua concepo tica privilegia as virtudes (justia, caridade e generosidade), tidas como propensas tanto a provocar um sentimento de realizao pessoal quele que age quanto simultaneamente beneficiar a sociedade em que vive. A tica aristotlica busca valorizar

a harmonia entre a moralidade e a natureza humana, concebendo a humanidade como parte da ordem natural do mundo sendo, portanto uma tica conhecida como naturalista.

tica Medieval
Ns sofremos com a agitao das ondas, mas o senhor que nos transporta. Dos sermes de Santo Agostinho. Na idade mdia, os valores ticos so marcados pela influncia da religio catlica e suas doutrinas. O cristianismo que se tornou a religio oficial de Roma a partir do sculo IV, sobreviveu ao fim do imprio e ganhou fora sobre as runas da sociedade antiga imperou seu domnio por dez sculos. Neste perodo a igreja enriqueceu e manteve um forte domnio sobre o modo de pensar fazendo com que o teocentrismo passasse a definir as formas de ver e sentir, contribuindo para a formao tica medieval. Para a tica crist medieval a igualdade s podia ser espiritual ou no futuro para um mundo sobrenatural e a mensagem crist tinha um contedo moral, no havendo proposta por uma igualdade real dos seres humanos.Com isto, a tica crist procura regular o comportamento dos humanos com vistas ao outro mundo, sendo o valor supremo encontrado em Deus.

Teorias ticas Fundamentais


Santo Agostinho (354-430). Fundamentou a moral crist, com elementos filosficos da filosofia clssica. O objetivo da moral ajudar os seres humanos a serem felizes, mas a felicidade suprema consiste num encontro amoroso do homem com Deus. S atravs pela graa de Deus podemos ser verdadeiramente felizes. St. Toms Aquino (1225-1274). No essencial concorda com Santo Agostinho, mas procura fundamentar a tica tendo em conta as questes colocadas na antiguidade clssica por Aristteles.

tica Moderna (Sc. XV-XVII)


A filosofia moderna reduz o homem Razo. A tica doutrinante deste sculo a tica moderna. Aqui neste perodo, a tica se caracteriza pelo contraste tica Teocntrica e Teolgica da Idade Mdia. A tica moderna surge com a sociedade que sucede a sociedade feudal da Idade Mdia, moldada pelas conseqncias da Reforma Protestante que provoca um retorno aos princpios bsicos da tradio crist, porm o individuo passa a ter responsabilidades, tomadas como mais importantes que obedincias aos ditames religiosos e a autoridades e costumes, assim, com essa transformao, em varias ordens, leva o surgimento da tica moderna. Neste perodo ocorrem mudanas na Cincia, na Poltica, na Economia, na Arte e principalmente na Religio, onde se transfere o centro de Deus para o homem que passa a adquirir um valor pessoal, que [...] acabar por apresentar-se como o absoluto, ou como o criador ou legislador em diferentes domnios, incluindo nestes a moral (VASQUEZ, 1978, p. 248).

Teorias ticas fundamentais da idade moderna


Descartes (1596-1650). Este filsofo simboliza toda a f que a Idade Moderna deposita na razo humana. S ela nos permitiria construir um conhecimento absoluto. Em termos morais mostrou-se, todavia muito cauteloso. Neste caso reconheceu que seria impossvel estabelecer princpios seguros para a ao humana. Limitou-se a recomendar uma moral provisria de tendncia estica: O seu nico princpio tico consistia em seguir as normas e os costumes morais que visse a maioria seguir, evitando deste modo rupturas ou conflitos. John Locke (1632-1704). Este filsofo parte do princpio que todos os homens nascem com os mesmos direitos (Direito Liberdade, Propriedade, Vida). A sociedade foi constituda, atravs de um contrato social, que visava garantir e reforar estes mesmos direitos. Neste sentido, as relaes entre os homens devem ser pautadas pelo seu escrupuloso respeito. David Hume (1711-1778). Defende que as nossas aces so em geral motivadas pelas paixes. Os dois princpios ticos fundamentais so a utilidade e a simpatia. Ilustrao. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), concebe o homem como um ser bom por natureza (mito do "bom selvagem) e atribui a causa de todos os males sociedade e moral que o corromperam. O Homem sbio aquele que segue a natureza e despreza as convenes sociais. A natureza entendida como algo harmonioso e racional.

tica contempornea (Sc. XIX-XX)


O Utilitarismo ou Universalismo tico. Este formulado por Jeremy Bentham (1748-1832). A maior felicidade para o maior nmero de pessoas. Esta tica chamada moral do bem estar, o bem til para o individuo e o coletivo. A tica contempornea tambm surge numa poca de progressos em varias ordens, e exercem seus influxos at os dias de hoje. No plano filosfico, a tica contempornea se apresenta em suas origens como uma reao contra o formalismo e o racionalismo abstrato kantiano (VASQUEZ, 1978, p. 251), e tambm no racionalismo de Hegel.

ticas Fundamentais Contemporneas


Kant (1724-1804). Partindo de uma concepo universalista do homem, afirma que este s age moralmente quando, pela sua livre vontade, determina as suas aes com a inteno de respeitar os princpios que reconheceu como bons. O que o motiva, neste caso, o puro dever de cumprir aquilo que racionalmente estabeleceu sem considerar as suas conseqncias. A moral assume assim, um contedo puramente formal, isto , no nos diz o que devemos fazer (contedo da ao), mas apenas o princpio (forma) que devemos seguir para que a ao seja considerada boa. Imperativos da moral kanteana: "Age de tal forma que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim em si mesmo e nunca simplesmente como um meio". "Age apenas seguindo as mximas que possas ao mesmo tempo querer como leis universais". Utilitarismo. Jeremy Bentham(1748-1832) e Stuart Mill (1806-1873) desenvolvero uma tica baseada no princpio da utilidade. As aes morais so avaliadas em funo das conseqncias morais que originam para quem as pratica, mas 5

tambm para quem recai os resultados. Princpio que deve nortear a ao moral: "A mxima felicidade possvel para o maior nmero possvel de pessoas". O Bom aquilo que for til para o maior nmero de pessoas, melhorando o bem-estar de todos, e o Mal o seu contrrio. Esta concepo deu origem no sculo XX s ticas pragmticas. Sartre. A moral uma criao do prprio homem que se faz a si prprio atravs das suas escolhas em cada situao. O relativismo total. Mas este fato no o desculpa de nada. A sua responsabilidade total dado que ele livre de agir como bem entender. A escolha sempre sua. Habermas (1929). Aps a 2 Guerra Mundial, Habermas surge a defender uma tica baseada no dilogo entre indivduos em situao de equidade e igualdade. A validade das normas morais depende de acordos livremente discutidos e aceites entre todos os implicados na ao. Hans Jonas (1903-1993). Perante a barbrie quotidiana e a ameaa da destruio do planeta, Hans Jonas, defende uma moral baseada na responsabilidade que todos temos em preservar e transmitir s geraes futuras uma terra onde a vida possa ser vivida com autenticidade. Da o seu princpio fundamental: "Age de tal modo que os efeitos da tua ao sejam compatveis com a permanncia da uma vida humana autntica na terra". Crtica. Ao longo de todo o sculo XIX e XX sucederam-se as teorias que denunciaram o carter repressivo da moral, estando muitas vezes ao servio das classes dominantes (Karl Marx, 1818-1883) ou dos fracos (Nietzsche,1844-1900).Outros demonstram a falta de sentido dos conceitos ticos, como "Dever", "Bom" e outros (Alfred J.Ayer), postulando o seu abandono por se revelarem pouco cientficos. Sigmund Freud (1856-1939) demonstrou o carter inconsciente de muitas das motivaes morais. Um das correntes que maior expresso teve no sculo XX, foi a que procurou demonstrar que as razes biolgicas da moral, comparando o comportamento dos homens e de outros animais. Aquilo que denominamos por "tica" apresentado como uma forma camuflada ou racionalizada de instintos bsicos da nossa natureza animal idnticos a outros animais. Novas Problemticas. As profundas transformaes sociais, culturais e cientficas das nossas sociedades colocaram novos problemas ticos, nomeadamente em domnios como a tecnocincia (clonagem, manipulao gentica, eutansia, etc), ecologia, comunicao de massas, etc.

Importncia da tica
A importncia da tica hoje se d pela necessidade, por uma questo de sobrevivncia; considerando que a humanidade passa por um momento de anseio por uma vida melhor e acima de tudo digna e feliz. Podemos dizer que o tema mais ecumnico que existe atualmente o da dignidade humana, vida com qualidade e por fim, a felicidade. No entanto percebemos que o mundo se tornou um caus, e o homem como um todo se encontra perdido em meio a tanta confuso; o verdadeiro jogo dos interesses. O comportamento tico no consiste exclusivamente em fazer o bem a outrem, mas em exemplificar em si mesmo o aprendizado recebido. o exerccio da pacincia em todos os momentos da vida, a tolerncia para com as faltas alheias, a obedincia aos superiores em uma hierarquia, o silncio ante uma ofensa recebida.

A tica no Trabalho
A tica est ligada a verdade e este o primeiro passo para aproximar-se do comportamento correto. No campo do trabalho, a tica tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evolua em tecnologia, mas no conseguiu se desenvolver na mesma proporo naquilo que se refere elevao de esprito. A atitude tica vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus servios: clientes internos e externos entre outros membros da comunidade em geral. A tica indispensvel ao profissional, porque na ao humana o fazer e o agir esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso.

Cidadania
muito importante entender bem o que cidadania. Trata-se de uma palavra usada todos os dias, com vrios sentidos. Mas hoje significa, em essncia, o direito de viver decentemente. Cidadania o direito de ter uma idia e poder expressa-la. poder votar em quem quiser sem constrangimento. poder processar um mdico que age de negligencia. devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. o direito de ser negro, ndio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religio sem se perseguido. H detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estgios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no transito, no jogar papel na rua, no destruir telefones pblicos. Por trs desse comportamento est o respeito ao outro.

Conceito:
No sentido etimolgico da palavra, cidado deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos aquele que habita na cidade. Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, cidadania a qualidade ou estado do cidado, entende-se por cidado o indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Cidadania a pertena passiva e ativa de indivduos em um estado - nao com certos direitos e obrigaes universais em um especfico nvel de igualdade (Janoski, 1998). No sentido ateniense do termo, cidadania o direito da pessoa em participar das decises nos destinos da Cidade atravs da Ekklesia (reunio dos chamados de dentro para fora) na gora (praa pblica, onde se agonizava para deliberar sobre decises de comum acordo). Dentro desta concepo surge a democracia grega, onde somente 10% da populao determinava os destinos de toda a Cidade (eram excludos os escravos, mulheres e artesos).

Histrico da cidadania
Grcia. Os nossos conceitos atuais de cidadania comearam a forjar-se na antiga Grcia. As revolues polticas que aqui ocorreram aps o sculo VI a.C. forma no sentido de definirem o cidado como aquele que tinha um conjunto de direitos e deveres, pelo simples fato de serem originrio de uma dada cidade-estado. Estes direitos eram iguais para todos e estavam consignados em leis escritas. A cidadania confundia-se com a naturalidade e encontrava a sua expresso na Lei. O mais levado dos direitos era o da participao dos cidados nas decises da cidade, podendo ser escolhido ou nomeado para qualquer cargo pblico. Todos os demais habitantes da cidade, como as mulheres ou os estrangeiros (metecos) estavam afastados desses direitos. Imprio Romano. O direito romano definiu a cidadania como um estatuto jurdico-poltico que era conferido a um dado indivduo, independentemente da sua origem ou condio social anterior. Este estatuto (status civitas) uma vez adquirido atribuia-lhe um conjunto de direitos e deveres face lei do Imprio. neste estatuto que, se inspira os conceitos mais modernos de cidadania. Idade Mdia. A desagregao do estado romano traduz-se no fim do conceito grego-romano de cidadania. Em seu lugar aparece o conceito de submisso. Os direitos do individuo passam a estar dependentes da vontade arbitrria do seu senhor. Malgrado este panorama, um importante conceito comea a difundir-se nesta altura: a conscincia que todos os homens eram iguais, porque filhos de um mesmo Deus. Ningum por natureza escravo ou senhor, so as circunstncias do nascimento ou os acasos da vida que ditam as diferenas entre os homens. Idade Moderna. Entre os sculos XVI e XVIII, desenvolvem-se em toda a Europa trs importantes movimentos polticos que conduzem a uma nova perspectiva sobre a cidadania. a) Na maioria dos pases a centralizao do Estado, implicou o fim do poder arbitrrio dos grandes senhores. Este processo foi quase sempre precedido pelo reforo do poder dos reis, apoiados num slido corpo de funcionrios pblicos. Os cidados passam a reportar-se ao Estado e no a uma multiplicidade de senhores. b) Em Inglaterra, em fins do sculo XVII os cidados colocam fim ao prprio poder absoluto dos reis e consagram o principio da igualdade de todos face lei. O Estado enquanto instituio, s se justifica como garante dos seus direitos fundamentais, como a liberdade, a igualdade e a propriedade. c) Alguns tericos, como Jhon Locke, vo mais longe e proclamam que todos os homens independentemente do estado nao a que pertenam, enquanto seres humanos possuem um conjunto de direitos inalienveis. Nascia deste modo o conceito de direitos humanos e da prpria cidadania mundial. poca Contempornea. Sculo XIX. As lutas sociais que varrem a Europa no sculo XIX procuram consagrar os direitos polticos e os direitos econmicos. Nos primeiros os cidados reclamam a possibilidade de elegerem ou substituir quem os governem; Nos segundos reclamam o acesso aos bens e patrimnio coletivamente produzidos e acumulado. poca Contempornea. Sculo XX. Os combates sociais avanam no sentido de uma melhor distribuio da riqueza colectivamente gerida, nomeadamente para assegurar condies de vida mnimas para todos os cidados. A cidadania confere automaticamente um vasto conjunto de direitos econmicos, sociais, culturais, etc; assegurados pela sociedade de pertena. 8

Globalizao. Assistimos hoje a dois importantes movimentos com reflexos profundos ao nvel da cidadania. Os estados nao esto a ser diludos em organizaes supra-nacionais, nas quais os seus cidados tm cada vez menor poder de deciso. Muitos dos seus direitos tradicionais, como os direitos polticos, tornam-se meras fices. Os estados nao com populaes cada vez mais heterogneas esto a ser pressionados para alargar os seus critrios de atribuio da cidadania, tendo em vista permitir o acesso riqueza produzida e acumulada a todos aqueles que os procuram para viver e trabalhar, como os imigrantes, refugiados, etc. Num perodo de enorme mobilidade de pessoas escala mundial, caminhamos para um novo conceito de cidadania identificada com uma viso cosmopolita.

O que cidadania?
Ser cidado respeitar e participar das decises da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidado nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada atravs de instituies de ensino e meios de comunicao para o bem estar e desenvolvimento da nao. A cidadania consiste desde o gesto de no jogar papel na rua, no pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas s outras pessoas), no destruir telefones pblicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessrio... at saber lidar com o abandono e a excluso das pessoas necessitadas, o direito das crianas carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso mundo. "A revolta o ltimo dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas tambm o mais imperioso dos deveres impostos aos cidados." Juarez Tvora - Militar e poltico brasileiro.

Direitos e Deveres do Cidado


Na constituio brasileira os artigos referentes a esse assunto podem ser encontrados no Captulo I, Artigo 5 que trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Cada um de ns tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de no ter medo, de no ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio da situao em que est, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que ns temos. Esses direitos so sagrados e no podem ser tirados de ns; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. s vezes cidados se vem privados de usufrurem de seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo incrvel, mas ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal s porque no pertencem a mesma classe social, raa ou religio que a sua. Ns cidados brasileiros temos direitos e devemos fazer valer o mesmo independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas esto se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso esto correndo atrs de seus direitos. Mas como cidados brasileiros no tm apenas direitos, mas deveres para com a nao, alm de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a ptria, de preservar a 9

natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidado fazer valer seus direitos e deveres civis e polticos, exercer a sua cidadania. Com o no cumprimento do dever o cidado brasileiro pode ser processado juridicamente pelo pas e at mesmo privado de sua liberdade.

Declarao dos direitos humanos e do cidado (alguns artigos)


I - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as distines sociais no podem ser fundadas seno sobre a utilidade comum. II - O objetivo de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem; esses direitos so, liberdade, propriedade, segurana e a resistncia opresso. III - O princpio de toda a soberania reside essencialmente na razo; nenhum corpo, nenhum indivduo pode exercer autoridade que dela no emane diretamente. IV - A liberdade consiste em poder fazer tudo que no prejudique a outrem. Assim, o exerccio dos direitos naturais do homem no tem limites seno aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; seus limites no podem ser determinados seno pela lei. V - A lei no tem o direito de impedir seno as aes nocivas sociedade. Tudo o que no negado pela lei no pode ser impedido e ningum pode ser constrangido a fazer o que ela no ordenar. VI - A lei a expresso da vontade geral; todos os cidados tm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, sua formao; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidados, sendo iguais a seus olhos, so igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo sua capacidade e sem outras distines que as de suas virtudes e de seus talentos. VII - Nenhum homem pode ser acusado, detido ou preso, seno em caso determinado por lei, e segundo as formas por ela prescritas. Aqueles que solicitam, expedem ou fazem executar ordens arbitrrias, devem ser punidos; mas todo cidado, chamado ou preso em virtude de lei, deve obedecer em seguida; torna-se culpado se resistir. VIII - A lei no deve estabelecer seno penas estritamente necessrias, e ningum pode ser punido seno em virtude de uma lei estabelecida e promulgada ao delito e legalmente aplicada. IX - Todo homem tido como inocente at o momento em que seja declarado culpado; se for julgado indispensvel para a segurana de sua pessoa, deve ser severamente reprimido pela lei. X - Ningum pode ser inquietado por suas opinies, mesmo religiosas, contanto que suas manifestaes no perturbem a ordem pblica estabelecida em lei. XI - A livre comunicao dos pensamentos e opinies um dos direitos mais preciosos do homem; todo o cidado pode, pois, falar, escrever e imprimir livremente; salvo a responsabilidade do abuso dessa liberdade nos casos determinados pela lei. XII - A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica; essa fora ento instituda para vantagem de todos e no para a utilidade particular daqueles a quem ela for confiada. XIII - Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao, uma contribuio comum indispensvel; ela deve ser igualmente repartida entre todos os cidados, em razo de suas faculdades. XIV - Os cidados tm o direito de constatar, por si mesmos ou por seus representantes, a necessidade da contribuio pblica, de consenti-la livremente e de vigiar seu emprego, de determinar sua quota, lanamento, recuperao e durao. 10

XV - A sociedade tem o direito de pedir contas de sua administrao a todos os agentes do poder pblico. XVI - Toda a sociedade na qual a garantia dos direitos no assegurada, nem a separao dos poderes determinada, no tem constituio. XVII - A propriedade, sendo um direito inviolvel, e sagrado, ningum pode ser dela privado seno quando a necessidade pblica, legalmente constatada, o exija evidentemente, e sob a condio de uma justa e prvia indenizao. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948

Prembulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspirao do homem comum. Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra tirania e a opresso. Considerando essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes. Considerando que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla. Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observncia desses direitos e liberdades. Considerando que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mis alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso.

A Assemblia Geral Proclama


A presente Declarao Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade tendo sempre em mente esta declarao se esforcem, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

11

Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. Artigo III Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo IV Ningum ser mantido em escravido ou servido, a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas. Artigo V Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo VI Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei. Artigo VII Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo VIII Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo IX Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo X Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. 2. Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso. Artigo XII Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Toda pessoa tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo XIII 1. Toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. 12

2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Artigo XIV 1.Toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. 2. Este direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos propsitos e princpios das Naes Unidas. Artigo XV 1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. Artigo XVI 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer retrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. 2. O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes. Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. 2.Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII Toda pessoa tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular. Artigo XIX Toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Artigo XX 1. Toda pessoa tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. 2. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo XXI 1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de sue pas, diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. 2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. 3. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo XXII Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. Artigo XXIII 1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. 2. Toda pessoa, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. 13

3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. 4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteo de seus interesses. Artigo XXIV Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e frias peridicas remuneradas. Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. Artigo XXVI 1. Toda pessoa tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. Artigo XXVII 1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo cientfico e de seus benefcios. 2. Toda pessoa tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor. Artigo XVIII Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidas na presente declarao possam ser, plenamente realizados. Artigo XXIV 1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. 2. No exerccio de seus direitos e liberdades, toda pessoa estar sujeita apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer s justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. 3. Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos propsitos e princpios das Naes Unidas. Artigo XXX Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer

14

atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Carta ao jovem
Caro jovem, no permita que a idia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criana passando fome no se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania. Conquiste seu ttulo honroso de cidado combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade. Atravs da cidadania que iremos alcanar uma melhor qualidade de vida humana. A ESTRELA-DO-MAR Um garoto, que morava a beira-mar, ia praia todos os dias ao nascer do sol e lanava uma mozada de areia ao mar. Uma atitude muito estranha para todos que observavam a cena. O garoto no deixava sequer um raio de sol incidir no cho, e l estava ele correndo por toda a enseada. Diziam que era deficiente mental. Mas o garoto era gil, esperto. Inventaram que ele sofria de depresso. A mesma que separou seus pais. Mas na verdade, ele era um garoto inteligente, que sofria por no ter muito o que fazer naquela pacata vila de pescadores. Queria fugir dali, cursar faculdade e subir na vida. Tinha seus sonhos. Seu pai era pescador de famlia e sua me dona-de-casa por falta de opo. Ambos no sabiam ler nem escrever. No havia escola na vila. No conheciam a cidade grande. Poucas vezes tinham sado da pequena praia donde tiravam o sustento de geraes e geraes. Viviam na misria, isolados do mundo. Mas no reclamavam. Havia a fartura de peixes que Deus lhes dera. E sabiam que em breve conseguiriam tudo que sonhavam. A f os permitia viver ali. Mas o menino no queria ser pescador, o que irritava seu pobre pai. Somente sabia correr pela praia e sonhar. Convenhamos que muito mais alto e com mais f que seu pai. E o fato se repetia, sempre que o garoto tinha disposio, pois tempo no lhe faltava. At que um dia um velho curioso que morava nas redondezas e observava sua a rotina matinal o indagou, querendo saber por que todos os dias ele tinha o hbito de correr por toda a enseada. O garoto respondeu que salvava as estrelas-domar. Com o movimento das ondas e a ao das mars, as estrelas ficavam presas na areia e com o tempo ali morriam por desidratao. Ele as retirava antes que elas morressem com o sol forte do vero, dando a elas novamente a vida. O velho ficou pasmo. Com tantas praias e estrelas-do-mar por este mundo afora, que diferena faria o garoto? Chegou a pensar que ele era realmente retardado. O que representa uma estrelado-mar na vida deles? Infelizmente, o velho homem no percebeu que pequenos atos podem salvar vidas. Que podemos fazer a nossa parte. E que gestos simples nos tornam importantes para algum e para si mesmos. Ele nunca tinha ajudado o prximo. Diziam que tinha problemas com a bebida. Era rejeitado pela comunidade. Mas no tinha culpa de sua ignorncia. Afinal, a vida o tinha moldado daquela forma. Bruta, sem nenhuma lapidao. Ignorante por opo.

15

Bibliografia
Dimenstein, Gilberto. O cidado de papel, A infncia, adolescncia e os Direitos Humanos no Brasil. 20 Edio. Editora tica, So Paulo, 1994. 184 p. http://tpd2000.vilabol.uol.com.br/etica1.html http://www.almg.gov.br/bancoconhecimento/tematico/EtiCid.pdf http://recantodasletras.uol.com.br/textosjuridicos/504357 http://www.advogado.adv.br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidad ania.htm http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro2/huniversal.html

16

S-ar putea să vă placă și