Sunteți pe pagina 1din 5

Por uma topologia do corpo na obesidade

Cristiane Marques Seixas*


No sua conscincia que o sujeito est condenado, mas ao seu corpo, que resiste de muitas formas a realizar a diviso do sujeito. Jacques Lacan

Para a psicanlise o corpo no uma realidade dada a priori sobre a qual o sujeito exerce seu domnio. Tambm no se trata do corpo biolgico ou cultural, mas do corpo marcado e recortado pelas pulses. Na clnica com pacientes obesos comum o relato de que aquele corpo no lhe pertence, que est usando uma capa de gordura ou mesmo o hbito comum de no olhar ou tocar o prprio corpo, apontando para um desligamento entre o corpo e o eu (moi). Neste trabalho pretendo levantar algumas hipteses tericas que sirvam como apoio para uma reflexo sobre o lugar e a funo do corpo na clnica com os pacientes obesos. Em O eu e o isso (1923), Freud afirma que o eu sobretudo um eu corporal, ao mesmo tempo a superfcie e sua projeo. O eu como instncia psquica adviria a partir da introduo do narcisismo (1914) e a constituio do que chamamos nosso corpo de um trabalho de libidinizao, ou seja, um esforo psquico de atrelamento dessa dimenso autoertica que, a princpio, nos escapa. numa tentativa de demarcar a radical dependncia ao campo do Outro e assinalar a intrincao entre o imaginrio e o simblico com a qual o sujeito antecipa o acesso realidade do corpo que Lacan prope o esquema ptico. Para Lacan (1996), no nvel da imagem real do esquema i (a) que situa-se o primeiro narcisismo e que d forma ao seu unwelt (mundo externo), no mediado pelo A (espelho plano). A reflexo no espelho plano introduz um segundo narcisismo i(a) , cujo pattern fundamental a relao com o outro. Distingue, assim, duas funes do eu: por um lado tem o papel fundamental de estruturao da realidade, portanto, do corpo e por outro comporta uma alienao fundamental que constitui a imagem refletida de si mesmo. No seminrio 10 (2005), Lacan apresenta um esquema ptico simplificado e introduz a dimenso prpria do objeto a, conceito essencial cunhado por Lacan para circunscrever a questo da angstia.

Figura 1: Esquema simplificado. In: LACAN, 2005, p. 54

Membro da Escola Letra Freudiana.

46

Destituindo-o dos recursos imaginrios iniciais, o buqu substitudo pelo sinal (-), demonstrando que no plano simblico a imagem virtual i(a) se forma pela interveno do espelho plano e s se sustenta pela referncia ao (-), ou seja, a algo que no se projeta na imagem (falo imaginrio negativizado). Essa referncia, segundo Lacan, adviria da operao da castrao que implica por si a dimenso decepcionante da ordem simblica, pois institui o narcisismo marcado pela impossibilidade. o reconhecimento dessa impossibilidade primordial que d acesso ao campo das neuroses pela instaurao da falta referida ao falo. Contudo, essa instaurao da falta pela referncia flica pode se dar de vrias maneiras, pode, at mesmo no se dar, desdobramento que se verifica na clnica das psicoses. Na obesidade, assim como na bulimia testemunhamos uma perda da efetividade da funo de barra ao gozo que a operao da castrao proporcionaria, lanando o sujeito num permanente deslocamento. De acordo com o desenvolvimento lacaniano no seminrio 10, poderamos dizer que a estruturao narcsica falha para todo ser humano, na medida em que o (-) permanece fora da imagem especular, sustentando a fantasia, a princpio, neurtica. Esse investimento libidinal que no passa pela imagem especular constitui um resto que permanece investido no nvel do prprio corpo e o piv de toda essa dialtica. nesse sentido que podemos conceber a idia de que o atrelamento da realidade biolgica do corpo a si mesmo um trabalho que se impe ao psiquismo, mas que implica um resto inapreensvel, uma reserva libidinal, como nos diz Lacan (2005, p. 55), remetendo permanentemente ao autoerotismo (narcisismo primrio).
Antes do estdio do espelho, aquilo que ser i(a) encontra-se na desordem dos pequenos a que ainda no se cogita ter ou no ter. Esse o verdadeiro sentido, o sentido mais profundo a ser dado ao termo autoerotismo ou sentir falta de si, se assim posso dizer, de uma ponta a outra. No do mundo externo que sentimos falta, como h quem o expresse impropriamente, mas de ns mesmos. Aqui se inscreve a possibilidade da fantasia do corpo despedaado com que alguns de vocs deparam entre os esquizofrnicos (LACAN, 2005, p. 132, grifos meus)

curioso notar que esses fenmenos do campo das psicoses que Lacan aponta em relao ao que escapa na experincia do espelho compem elementos observveis na fantasia dos obesos. comum a ocorrncia de sonhos de desabamento ou desmoronamento durante as recorrentes tentativas de emagrecimento, bem como sonhos e devaneios em que se pode despir a gordura. Lacan, ao falar do corpo despedaado, lembra que os fenmenos de despersonalizao que fenomenologicamente so contrrios estrutura do eu (moi) parecem iniciar pelo no-reconhecimento da imagem no espelho. Na obesidade como em outros sintomas alimentares (anorexia e bulimia), frequentemente essa apreenso do corpo e seu atrelamento a si mesmo escapam, escorrem pelas mos, causando angstia ou demandando um incessante trabalho. Podemos colocar como questo o que se desamarra quando o corpo emagrece? No seminrio 23, Lacan (2007) retoma a noo de suplncia, que j aparece no Seminrio 3 (1997) e no texto De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose (1998), a propsito da obra literria de Joyce, como a fabricao por parte do sujeito de um recurso frente falta do significante nome-do-pai. Essa noo

47

inicialmente referida ao campo da psicose, pode ser tomada num sentido mais amplo, pois se na psicose h um deficit simblico pela forcluso do significante nome-do-pai, na neurose h uma carncia simblica devida prpria castrao que se inscreve pelo nome-do-pai. a propsito do trabalho de anlise que Lacan prope um caminho topolgico pela introduo da noo de sinthoma a qual atribui a funo de um quarto lao que produziria um outro enodamento entre os trs registros (real, simblico e imaginrio). O sinthoma, contudo, no est desvinculado do sintoma, posto que este o modo pelo qual o sujeito encontra um enlace possvel, ainda que precrio. O corpo que se constituiria inicialmente como imagem especular, se apresenta em Joyce com um peculiar sentimento de estranheza destacado por Lacan na passagem do livro Retrato do artista quando jovem (1997). A partir dessa passagem Lacan coloca a questo sobre o que se passa com o corpo de Joyce, indicando que, ao falar de como havia se despojado da raiva, este metaforiza sua relao com seu corpo: para Joyce o evento esvaiu-se como a casca de um fruto maduro. pela topologia dos ns que Lacan assinala em Joyce o testemunho da relao com o corpo j to imperfeita para todos os seres humanos. Lacan desenvolve:
Ter relao com o prprio corpo como estrangeiro , certamente, uma possibilidade, expressada pelo fato de usarmos o verbo ter. Tem-se seu corpo, no se ele em hiptese nenhuma... mas a forma de Joyce deixar cair a relao com o corpo prprio totalmente suspeita para um analista, pois a idia de si como um corpo tem um peso. precisamente o que chamamos de ego. Se o ego dito narcsico, porque, em certo nvel, h alguma coisa que suporta o corpo como imagem. No caso de Joyce, o fato de no haver interesse por essa imagem naquela ocasio no o que assinala que o ego tem uma funo particularssima? E como escrever isso em meu n bo? (LACAN, 2007, p. 148)

nesse ponto que Lacan indica que pode ocorrer que o n borromeano tenha uma falha, um erro, e que a terceira rodinha (S) passe por cima do grande R em vez de passar por baixo. As conseqncias desse erro seriam um deslizamento do I que o que ocorre com Joyce no momento da surra e, por conseguinte, o no funcionamento da relao imaginria. Lacan prope que se examine o n, pois no h nada mais comum que imaginar esse erro, essa falha, esse lapso, fazendo esse n no ser borromeano, fazendo-o ratear. A onde o n rateia Lacan localiza o ego de Joyce corrigindo, com uma suplncia, a relao falante com o imaginrio. Aquilo que no enoda borromeanamente o imaginrio, o real e o simblico recompe-se no n borromeano pelo artifcio de escrita de sua obra.

48

Figura 2: Erro e suplncia em James Joyce

nesse sentido que podemos pensar a tomada da imagem do semelhante constitui uma tentativa de inscrever por meio de um sucedneo a falha simblica marcada pelo (-) no esquema ptico. O falo simblico como operador da castrao proporciona em temos topolgicos uma amarrao borromeana qual, contudo, h uma fantasia e sintoma correspondentes. Na falha do n borromeano podemos vislumbrar um desenlace do imaginrio que pode no trabalho de escrita, ser enlaado. O sinthoma, como o ego em Joyce, viria a onde o n falha amarrar o n borromeano guardando, portanto, estreita relao com a fantasia nas neuroses e indicando o caminho do trabalho da anlise em que algo do sinthoma deve se articular. Apesar dos elementos reunidos neste ensaio no darem conta de responder s perguntas colocadas acerca da pulso e do corpo na obesidade, acredito ser este um caminho no sentido de construir um percurso que se apie, evidentemente, na clnica. Nesse sentido, resta articular se essa ideia de suplncia que produz uma amarrao borromeana pode ser tomada para pensar o excesso do corpo obeso em articulao com a angstia, no somente nos casos de psicose, mas tambm naqueles em que se verifica a recusa do corpo e de sua imagem. Deixo por fim um relato que permanece como um fio solto ou um n cego no emaranhado de questes que a clnica com pacientes obesos me coloca. Trata-se da histria relatada por uma paciente obesa que me procura para emagrecer, alguns anos depois de ter emagrecido muitos quilos. Naquela poca fizera uma dieta para emagrecer e, durante 1 ano e 3 meses, conseguira alcanar seu objetivo. Como o emagrecimento fora grande (passou dos iniciais 168 Kg para 72 Kg), o corpo ficou todo cado, motivo pelo qual marcou uma cirurgia plstica para reconstruir o corpo. Entretanto, s vsperas da cirurgia entrou em depresso profunda e no conseguia comer, nem sair de casa para nada. Alm dos 96 kg que havia emagrecido perdeu mais 30 kg, ficando com somente 42 kg. Iniciou um tratamento com antidepressivos que levaram-na a retomar 76 kg, motivo pelo qual viera me procurar. Pergunto-me, ainda, que funo poderia ter o corpo obeso para esse sujeito? Bibliografia FREUD, S. O eu e o id [isso] (1923a). In: Escritos sobre a psicologia do inconsciente Vol. 3. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2007. ______. Introducin del narcisismo (1914). In: ______. Obras Completas. Buenos Aires, Amorrortu, 2006. ______. El yo y el ello (1923b). In: ______. Obras Completas. Buenos Aires, Amorrortu, 2006.

49

JOYCE, J. Retrato do artista quando jovem. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2001. LACAN, J. O seminrio, livro 3: As psicoses relao de objeto (1955-1956). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. ______. O seminrio, livro 10: A angstia (1962-1963). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. ______. O seminrio, livro 23: O Sinthoma (1975-1976). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. ______. O estdio do espelho como formador da funo do eu. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

50

S-ar putea să vă placă și