Sunteți pe pagina 1din 13

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Utilize o texto abaixo para responder as questes de 1 a 2 A Mata Atlntica considerada uma das grandes prioridades para a conservao de biodiversidade em todo o continente americano. Em estado crtico, sua cobertura florestal acha-se reduzida a cerca de 7,6% da rea original, que perfazia uma extenso de aproximadamente 1.306.421 km2.

OBB
03. Observa-se na foto abaixo uma bromlia com inflorescncia crescendo sobre o tronco de outra rvore caracterstica tpica das florestas tropicais pluviais.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Distribudo por mais de 17 estados brasileiros, este bioma composto de uma srie de fitofisionomias bastante diversificadas, determinadas pela proximidade da costa, relevo, tipos de solo e regimes pluviomtricos. Essas caractersticas foram responsveis pela evoluo de um rico complexo bitico de natureza florestal. Apesar da devastao acentuada, a Mata Atlntica ainda contm uma parcela significativa da diversidade biolgica do Brasil, com altssimos nveis de endemismo (fonte: http://www.mataatlantica.org.br). 01. Marque das alternativas abaixo a que confere explicao INCORRETA para a devastao ocorrida na Mata Atlntica. a) A explorao do pau-brasil, cana e caf foram fatores historicamente importantes para a devastao deste bioma. b) A monocultura de soja fator predominante na devastao atual da Mata Atlntica c) A ocupao costeira do terrritrio nacional favoreceu a destruio da Mata Atlntica, restingas e manguezais d) A utilizao de madeira para alimentao de fornos e produo de carvo agridem a Mata Atlntica e) Fatores naturais, como secas prolongadas, podem acelerar sua degradao. 02. Como informado pelo texto a Mata Atlntica tem elevado grau de endemismo. Logo, conclui-se que: f) A perda da Mata Atlntica pode ser minimizada com a conservao da biodiversidade amaznica g) Espcies como a ona-pintada so exclusivas da MataAtlntica h) Suas espcies apresentam grande rea-de-vida i) A altura das rvores elevada j) Algumas espcies tem distribuio restrita a MataAtlntica

a) Plantas epfitas como a bromlia utilizam gua e sais minerais da rvore para se desenvolverem b) Bromlias-tanque possuem entre suas folhas reservatrio de gua e nutrientes que permitem seu desenvolvimento c) Esta relao pode ser classificada como parasitismo pois a bromlia beneficia-se pela maior obteno de luz d) A principal vantagem de plantas epfitas o escape de seus predadores e) Outros exemplos de plantas epfitas so orqudeas, ervade-passarinho e cip-chumbo 04.

A charge acima mostra bactrias recm descobertas que exercem um importante papel no combate ao desequilbrio ecolgico a degradao de petrleo e outros hidrocarbonetos. A utilizao de organismos na mitigao de danos ambientais denominada: a) Biorremediao b) Biodegradao c) Bioacumulao d) Bioprospeco e) Biognese 05. Voc sabia que: De cinquenta a noventa porcento das espcies biolgicas existentes ocorrem em florestas tropicais? Um metro quadrado de floresta tropical pode suportar de 40 a 80 Kg de biomassa, muito mais do que qualquer outro bioma. Um metro quadrado de floresta tropical produz 3,5 Kg de biomassa por ano. Um metro quadrado de floresta tropical pode fixar 15 bilhes de toneladas de carbono, enquanto desertos fixam cerca de 0,6 bilhes de toneladas. Um hectare de floresta tropical pode conter 200 espcies de plantas e 40.000 de insetos. Mais de 600 novas espcies de besouros j foram descobertas em uma nica rvore.

CADERNO 1 | 1

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Mesmo tendo cobertura de somente 10% do planeta, florestas tropicais possuem cerca de 1/3 da biomassa vegetal. Programa SOS Mata Atlntica www.sosmatatlantica.org.br Segundo os dados acima pode se afirmar que: a) Ambientes como o cerrado esto entre os mais ricos em espcies do mundo b) Florestas tropicais possuem elevado grau de epifitismo c) O grupo de animais com maior riqueza de espcies o dos Colepteros d) A floresta amaznica uma comunidade clmax e) Florestas tropicais ainda so comunidades serais Utilize as figuras abaixo para responder as questes 6 e 7:

06. Com base nos grficos acima marque a alternativa correta: a) A temperatura atual a maior j atingida nos ltimos 150 mil anos b) Aparentemente existe correlao entre a temperatura do planeta e a concentrao de CO2 atmosfrica c) A revoluo industrial agravou o buraco na camada de oznio d) O homem j altera as condies ambientais do planeta h mais de 100.000 anos e) A variao de temperatura global pode acarretar a produo de alimentos 07. O Brasil, pas em desenvolvimento, tm tido juntamente com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), um aumento das preocupaes com os possveis impactos ambientais aos ambientes naturais. Com base nos grficos acima e em seus conhecimentos sobre o assunto marque a alternativa correta: a) No Brasil, a emisso de CO2 de indstrias e automveis so os principais agravantes ao Efeito estufa. b) Usinas termeltricas no tm impacto na emisso de CO2 c) A decomposio da matria orgnica inundada em hidreltricas auxilia no combate ao Efeito estufa d) Prticas como as queimadas e posterior uso do solo so os principais contribuintes ao Efeito estufa no Brasil e) A emisso de CO2 em reas agrcolas aumenta a temperatura local Utilize o texto abaixo para responder as questes 8 e 9: Os eventos climticos extremos (os temporais, as inundaes e as secas) tm importante impacto na sade da coletividade, quer ocasionando o aparecimento de surtos de doenas transmissveis, quer provocando vtimas por acidentes. O Brasil, pela sua localizao geogrfica e tamanho, sujeito a fortes variaes climticas que conduzem a mudanas no meio ambiente, que favorece o surgimento de doenas infecciosas endmicas sensveis ao clima, tais como malria, dengue, clera, leishmaniose, leptospirose e hantavirose.
(Apresentao da Comunicao Inicial do Brasil Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, Ministrio da Cincia e Tecnologia,2004)

08. Das doenas supracitadas, o nmero de doenas so causadas por bactrias : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 09. Das doenas acima quantas podem ser evitadas pela eliminao de focos de desenvolvimento de larvas de mosquitos? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

2 | CADERNO 1

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

10. A Terra um planeta doente, coube ao homem alterar sua fisiologia, cabe agora ao homem tratar o planeta para evitar que o paciente entre em estgio terminal e perea.

Sobre as mudanas climticas globais que acometem o planeta podemos afirmar que: a) A emisso de Clorofluorcarbonos, principais causadores da degradao do Oznio atmosfrico, tm aumentado os casos de cncer de pele e aumentando as taxas de mutaes principalmente nas regies prximas aos plos. b) O efeito estufa pode ser revertido com o aumento das taxas de decomposio aerbia c) Pilhas de celulares e baterias tm contaminado lenis freticos e corpos dgua causando o aumento de microorganismos decompositores aerbios d) O aumento da temperatura global pode aumentar a rea de vida de animais andinos e) xidos de N e S liberados na atmosfera podem causar um aumento do pH da chuva e conseqente acidificao do solo

Perguntas e Respostas sobre Mudanas Climticas (IPAM, 2002)

Utilize as figuras abaixo para responder as questes 11 a 14: Pesquisadores estudaram o ciclo do carbono de um lago e resumiram os resultados no esquema a seguir (nmeros representam fluxo de carbono em g/m2 por ano).

11. Qual a biomassa total de consumidores presente no esquema? a) 8,3 b) 9,6 c) 14,0 d) 14,3 e) 29,0 12. Qual a produtividade primria bruta do ecossistema? a) 125 b) 240 c) 265 d) 315 e) 630

13. Um indicador do capacidade de produo de um ecossistema a chamada razo P/B, onde P a produtividade lquida e B a biomassa. Que grupo tem a maior razo P/B no esquema supracitado? a) D (fauna pastadora bentnica) b) E (fauna bentnica sedentria) c) F (fitoplncton) d) G (microalgas) e) H (macroalgas) 14. No lago, aproximadamente quantos dias so necessrios para renovar inteiramente a biomassa de microalgas? a) 75 b) 61 c) 25 d) 15 e) 3

CADERNO 1 | 3

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

OBB

15. A figura abaixo representa a interao entre espcies de inseto que se associam a Mikania glomerata (guaco), trepadeira comum nas encostas atlnticas do sudeste e sul do Brasil. Os retngulos representam herbvoros endfagos (alimentam-se no interior dos tecidos da planta), crculos representam inquilinos (outros insetos que vivem ao lado dos endfagos utilizando-se do mesmo recurso alimentar) e os quadrados da base do esquema representam parasitides, que usualmente so atrados por aspectos morfolgicos ou qumicos de Mikania glomerata (insetos que matam inquilinos e endfagos aps alimentarem-se deles)

Liodiplosis cylindrica

Liodiplosis spherica

Vein gallers

Perasphondylia mikaniae

Liodiplosis conica

Alycaulus globulus

Asphondylia glomerata

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Com base no esquema marque a alternativa que melhor descreva a interao entre endfagos e planta hospedeira; e parasitide e planta hospedeira, respectivamente: a) predao e comensalismo b) parasitismo e mutualismo c) parasitismo e neutralismo d) predao e foresia e) competio e neutralismo Utilize o texto abaixo para responder as questes 16 a 18: Uma nova ilha vulcnica foi formada no meio do oceano. Um recife costeiro recebe ovos e larvas atravs de correntes marinhas ovos que permitem sua colonizao por espcies diferentes. Outros fatores, como predao, competio e doenas, so os responsveis pela extino de vrias espcies do recife 16. Em mdia, o recife colonizado a cada sculo por dez espcies novas de coral, mas 10% so extintas a cada sculo. Quanto tempo vai levar para a fauna de recife incluir pelo menos 50 espcies diferentes de coral? a) 300 anos b) 450 anos c) 500 anos d) 800 anos e) 1200 anos 17. Uma mudana principal na direo de correntes marinhas previne o recife de ser colonizado por qualquer espcie nova. Assumindo a taxa de extino como o mesmo valor de 10%, quanto tempo levar para a biodiversidade do recife ser reduzida de 50 espcies de coral a 30 espcies? a) 300 anos b) 450 anos c) 500 anos d) 800 anos e) 1200 anos 18. Um bilogo marinho, querendo calcular o nmero de peixes (N) que moram no recife, capturou uma amostra de indivduos (S1), os etiquetou e os libertou em seguida. Um ms depois, ele capturou outra amostra, (S2) e achou vrios indivduos marcados entre eles (S3). Qual a frmula que pode ser usada para calcular N? a) N = (S2 x S3) / S1 b) N = (S1 x S2 x S3) c) N = (S1x S3) / S2 d) N = (S1 x S2) / S3 e) N = (S2 + S1) / S3

CADERNO 1 | 4

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

OBB

19. A eutrofizao artificial ou eutrofizao cultural pode ser considerada um dos principais problemas de qualidade dos corpos aquticos a partir da segunda metade do sculo XX (Esteves, 1988). Analise os esquemas abaixo que indicam as principais causas do processo em ambiente rural e urbano.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Sobre as informaes acima pode se afirmar que: a) o processo pode ser intensificado no inverno graas a maior atividade produtora agrcola e industrial. b) plantas aquticas como aguap e gigogas se beneficiam com o processo de eutrofizao c) a presena de macrfitas aumenta a luminosidade e a taxa fotossintetizante do fitoplncton. d) a mobilizao de nutrientes inorgnicos ocorre principalmente pela atividade de fungos decompositores e) lagos eutrficos apresentam uma menor produtividade primria do que lagos oligotrficos

CADERNO 1 | 5

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Utilize os dados abaixo para responder as questes 20 a 22: A tabela abaixo represente alteraes previstas ao longo do processo sucessional comparao entre uma comunidade em incio de sucesso e outra tardia (Ricklefs, 1973 - modificado) Caracterstica Plantas Sementes Tamanho das sementes Relao raiz/caule Taxa de crescimento Tolerncia a sombra Comunidade Biomassa Razo Riqueza de espcies Teias trficas Estabilidade Resistncia a pragas Incio da sucesso muitas pequenas baixa alta baixa baixa alta baixa simples baixa baixa Seres tardias Poucas Grandes Alta Baixa Alta Alta prxima de 1 Alta Complexas Alta Alta

20. Um agroecossistema, a floresta amaznica, um pasto abandonado, uma ilha vulcnica recm formada e a Mata Atlntica esto, respectivamente, nos seguintes estgios sucessionais: a) Incio, trmino, incio, trmino, trmino b) Trmino, trmino, incio, trmino, trmino c) Incio, trmino, incio, incio, trmino d) Trmino, trmino, incio, incio, trmino e) Trmino, incio, trmino, trmino, incio 21. Em um ambiente em trmino de sucesso esperamos encontrar maior quantidade de espcies de plantas: a) Helifilas b) Umbrfilas c) Psamfilas d) Reptantes e) Halfilas 22. Escolha nas afirmativas abaixo o ambiente que deve liberar um maior saldo de oxignio para a atmosfera ao longo de um ano: a) Pasto b) Cerrado c) Caatinga d) Deserto e) Floresta primria 23. Analise a tabela: Dimenso caracterstica do indivduo (m) 1 4 . 103 2 . 104 4,5 . 104 5 . 104 106 Populao Densidade (m/m3) 1012 105 2 . 102 10 102 105 Biomassa (g/m2) 103 2 10 1 6 . 101 11 . 101 Fluxo de energia (kcal/m2/dia) 1 25 . 101 1 4 . 101 7 . 101 5 . 101

Consumidores primrios Bactrias do solo Coppodes marinhos Caramujos da zona entre mars Gafanhotos de alagados marinhos Camundongos do prado Veado

Considerando a variao dos dados apresentados, foi possvel concluir que as seis populaes esto funcionando aproximadamente no mesmo nvel trfico. Dentre as variveis apresentadas na tabela, a que permite comprovar essa concluso : a) Biomassa b) Densidade c) Fluxo de energia d) Dimenso caracterstica do indivduo e) Populao

6 | CADERNO 1

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA


24. No aterro sanitrio, o lixo lanado sobre o terreno e recoberto com solo local, de forma a isol-lo do ambiente, formando cmaras. Pela prpria movimentao das maquinas de terraplanagem na execuo dessas cmaras, o lixo compactado e ao seu volume substancialmente reduzido. Nessas cmaras, cessada a biodegradao aerbia com o esgotamento do pouco oxignio existente, processa-se a biodegradao anaerbia, com a liberao de gs e de uma substncia liquida escura. O gs e o liquido so respectivamente: a) CO2 e destilado b) SO2 e cido c) CH4 e Chorume d) H2S e Chorume e) CH4 e organoclorados
Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

OBB
26. Bagualino teve a seguinte dvida: Ado tinha umbigo? Qual seria a resposta mais certa seguindo os preceitos evolutivos? a) No, pois assumindo que Deus criou a tudo e a todos, Ado, oriundo do barro, no possua cordo umbilical b) Sim, pois o homem era perfeito, sendo criado a imagem e semelhana divina c) Sim, pois o homem evoluiu a partir de um primata ancestral que j possua placenta e cordo umbilical d) No pois o homem evolui diretamente dos prototrios ou monotremados mamferos ovparos e) No, Ado tinha marspio 27. O que o bocejo? Ajude Bagualino a entender processo to comum e curiosamente contagioso na sala de aula de professores chatos. a) O bocejo resposta involuntria promovida pelo bulbo enceflico a falta de oxigenao do encfalo b) um aviso adaptativo que sua periferia constante, logo voc deve aumentar sua movimentao para gerar mais calor corpreo. c) um processo que promove a renovao do ar residual pulmonar favorecendo a reduo do metabolismo corpreo d) a carncia de mucopolissacardeos de origem endgena (interna) que pode ser obtido a partir da degradao da celulose do papel ou algodo colocados com ptialina (saliva) na testa. e) resposta a falta de umidade da crnea, favorecendo a atividade das glndulas lacrimais. 28. Ao estudar reproduo e desenvolvimento Bagualino repara que h diferenas entre as informaes livrescas e seus conhecimentos prvios e lembra uma brincadeira que os amigos sempre lhe indagavam. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? era a pergunta que no calaria, logo perguntou ao seu professor. Qual seria sua resposta a essa indagao? a) Essa pergunta no passa de pensamento circular como Tostines vende mais por que mais fresquinho ou fresquinho por que vende mais? b) O ovo c) A galinha d) Ambos so contemporneos, ocorreram ao mesmo tempo, pois no h como existir ovo sem galinha ou galinha sem ovo. e) O ovo pois ao longo da evoluo (as espcies se transformam ao longo do tempo!), o ovo uma caracterstica primitiva e a galinha uma espcie atual. 29. Bagualino ao bater com a cabea criou um galo imenso e arroxeado. O que ele poderia ter feito para evitar o galo? a) Esfregado a regio pois o atrito aquece a regio. b) Massageado a regio para diminuir a drenagem linftica c) Colocado um bife, uma faca, ou gelo pois a baixa temperatura gera vasoconstrico que diminui o extravasamento de plasma d) Abaixado a cabea para aumentar a presso intracraniana e) Existe mais de uma resposta correta.
CADERNO 1 | 7

25. Um botnico, com o objetivo de pesquisar as trocas gasosas que ocorrem em uma planta, calculou o quociente entre as quantidades de CO2 produzido e consumido por essa planta, durante um mesmo intervalo de tempo e sob diferentes condies de iluminao. O grfico representa os dados obtidos pelo botnico.

Sabendo que a taxa respiratria manteve-se constante nas diversas condies de iluminao, pode-se dizer que: a) O quociente (O2 produzido) / (CO2 produzido) foi menor em P1 b) O consumo de O2 foi maior em P3 c) O peso da planta aumentou em P1 e P2 d) Em P3, o peso da planta diminuiu e) O quociente (O2 consumido) / (CO2 consumido) foi maior em P2 Utilize o texto abaixo para responder as questes de 26 a 29 Bagualino uma criana diferente, quando tinha dois anos sua maior diverso era acampar na praia com os pais, coletando caranguejos, tatus e algas. Com o passar dos anos suas expedies aumentaram e incluam passeios na restinga de Maric para coletar cajus, andanas a cavalo e o jardim zoolgico. O amor pela biologia era uma semente que caso fosse regada plenamente poderia originar um bom bilogo, talvez eclogo, nos anos vindouros. Voc tem agora a feliz misso de responder ao Bagualino observaes que ele tem feito.

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA


Utilize o texto abaixo para responder as questes de 30 a 31

OBB

Recentemente novos casos de Doena de Chagas no Sul do Brasil trouxeram mdia aspectos desta doena que acomete mamferos a milhes de anos. Aspectos da histria evolutiva do Trypanosoma cruzi associados histria da Terra esto delineados na ilustrao.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

30. Uma hiptese atual considera que as linhagens 1 e 2 do Trypanosoma cruzi correspondem a espcies distintas. Os argumentos favorveis a essa hiptese devem levar em considerao a: a) existncia de limitaes inerentes ao processo evolutivo em protistas, pela falta de estratgias que favoream o fluxo gnico. b) irrelevncia do isolamento geogrfico como fator favorvel especiao, quando a Amrica do Sul era uma ilha, h cem milhes de anos atrs. c) existncia de um ancestral comum s duas linhagens de T. cruzi, como um pressuposto necessrio formao de espcies distintas. d) a inexistncia de placentrios na Oceania e) a ontogenia que recupera a filogenia

31. Grandes capitais como Rio de Janeiro, So Paulo e Belo Horizonte muitas vezes apresentam casos de transmisso interna desta doena. Embora atualmente sua transmisso esteja sendo veiculada tambm a alimentao (ex: caldo de cana), tais dados so muitas vezes contestados por pesquisadores da doena. Marque a alternativa que melhor descreve a transmisso desta doena em grandes centros urbanos. a) Picada do barbeiro triatomdeo que aps coceira forma ninho de tripanossomas na pele (Chagoma de inoculao) b) Picada do mosquito Aedes aegypti c) Picada do mosquito prego (Anopheles spp.) d) gua ou alimentos contaminados com fezes humanas e) Transfuses sangneas e transplantes

CADERNO 1 | 8

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Utilize o texto abaixo para responder as questes de 32 a 33 Difilobotrase uma infeco causada por um parasita de peixes, tambm conhecido como tnia dos peixes. A infeco semelhante a da Taenia solium e Taenia saginata. O hospedeiro definitivo o homem, porm outros mamferos, como ces e gatos, que comem peixe cru podem servir de hospedeiro. Aps a pessoa, ou outro hospedeiro, ingerir peixes crus ou mal cozidos, infectados, a larva cresce no intestino do hospedeiro. O verme adulto, que segmentado, pode atingir mais de 10 metros de comprimento com cerca de 3 000 segmentos. Os ovos so formados em cada segmento e so passados ainda imaturos para as fezes (at 1.000.000 de ovos por cada tnia). Ocasionalmente, alguns segmentos (que so chamados de proglotes) podem passar tambm s fezes. Os parasitas adultos maduros que se alojaram no intestino delgado atacam a sua mucosa. A maioria dos indivduos infectados no apresenta sintomas. As infeces muito intensas podem apresentar os seguintes: desconforto abdominal nusea, vmito e diarria perda de apetite e de peso a infestao macia pode produzir obstruo do intestino pelos vermes o que leva dor abdominal esta infeco pode levar deficincia de vitamina B12 32. Sobre a infeco humana por tnias podemos afirmar que: a) A transmisso via ingesto de ovos de tnia tambm ocorre no caso da tenase humana b) Carne mal passada de boi ou porco podem transmitir cisticercose c) O homem hospedeiro intermedirio no caso da cisticercose d) A neurocisticercose pode ser tratada com antibiticos e) Tnias adultas podem causar distrbios no sistema nervoso central 33. Qual avitaminose pode estar relacionada Difilobotrase (infeco por tnia do peixe)? a) Escorbuto b) beribri c) hemeralpia d) hemorragias e) anemia

35. A seguir esto representados 7 organismos:

Tais organismos, que vivem entre os gros de areia das praias, apresentam uma morfologia semelhante, determinada pelo seu ambiente. Esse fato pode ser denominado: a) irradiao adaptativa. b) convergncia adaptativa. c) fluxo gnico. d) especiao. e) isolamento reprodutivo. 36. O esquema abaixo representa uma flor com estames abaixo do estigma. Marque a alternativa que contenha a principal vantagem desta disposio dos verticilos florais.

a) variabilidade gentica b) autopolinizao c) seleo natural d) aumentar a visita de polinizadores e) economia energtica 37. Devemos dizer que um modelo de seleo natural DISRUPTIVO estar ocorrendo em uma populao quando: i. os gentipos favorecidos forem os que determinam caractersticas extremas; ii. os gentipos favorecidos forem os que determinam caractersticas intermedirias; iii. os gentipos favorecidos forem os que determinam apenas uma das duas formas extremas de uma caracterstica; iv. nenhum dos diferentes gentipos for favorecido; v. todos os diferentes gentipos forem favorecidos;

34. Em relao clera, pode-se afirmar que: I. Trata-se de uma epidemia no Nordeste brasileiro. II. Na atualidade, o uso de vacina, contribuiu para evitar surtos epidmicos em nosso pas. III. A bactria causadora morfologicamente um bacilo. IV. O sintoma mais freqente a diarria aguda, sendo tratada com hidratao venosa e antibiticos. (so) incorreta(s): a) I e II b) I e III d) I, II e III e) I, II e IV

c) II e IV

CADERNO 1 | 9

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

38. Os sapos so anfbios que conquistaram parcialmente o ambiente terrestre, porque necessitam retornar gua na fase larval de vida. Sobre os sapos, pode-se afirmar: I. Taxonomicamente, so do sub-filo Vertebrata e da ordem Urodela. II . Apresentam tubo digestivo completo, terminando na cloaca. III. Todas as espcies apresentam glndulas que produzem toxinas, logo, todas so venenosas. (so) correta (s): a) I, apenas b) II, apenas c) III, apenas d) I e II, apenas e) II e III, apenas

42. Quais dos seguintes animais tm como principal resduo metablico nitrogenado, respectivamente, a amnia, a uria e o cido rico. a) Peixe, minhoca e elefante. b) Caranguejo, galinha e barata. c) Camaro, cavalo e pombo. d) Ourio-do-mar, macaco e peixe. e) Formiga, peixe e pavo. 43. Um zologo encontrou uma nova espcie de animal para a cincia e resolveu descreve-lo com o nome de Callis panipitus. Por que ele denominou esta espcie com dois nomes? a) Porque j existia uma outra espcie denominada Callis, assim a nova espcie precisa de um segundo nome. b) Porque uma espcie nova, e espcies novas necessitam de pelo menos dois nomes para distinguir das espcies antigas segundo as normas de nomenclatura utilizadas pelos zologos. c) Porque nas normas de nomenclatura utilizadas pelos zologos, as espcies so referidas sempre por dois nomes quando pertencem a um gnero ou trs quando pertencem a uma famlia. d) Porque este animal um vertebrado e, somente no caso dos vertebrados, so necessrios dois nomes pelas normas zoolgicas. e) Porque nas normas de nomenclatura utilizadas pelos zologos, as espcies so denominadas por dois nomes. 44. Evolutivamente, os anfbios apresentam filogenia relacionada aos peixes sseos sarcoptergeos. So aquisies evolutivas dos anfbios anuros, ausentes em sarcoptergeos: a) nervo ptico e plpebras b) plpebras e tmpano c) ouvido interno e tmpano d) glndulas mucosas e vrtebras e) 12 pares de nervos cranianos e 4 patas para locomoo em meio terrestre.

39. O filo Pogonophora foi um dos ltimos filos animais descritos (durante o sculo XX). Os zologos tiveram inicialmente muita dificuldade em relacionar este filo animal com os filos j descritos e sugeriram inicialmente que estes estariam relacionados filogeneticamente aos equinodermos, hemicordados e cordados. Quais caractersticas deste grupo permitiram esta concluso: a) Presena de um corpo metamrico (segmentado) e posio ventral do sistema nervoso. b) Presena de uma notocorda. c) Presena de um corpo metamrico tripartido e posio dorsal do sistema nervoso. d) Embriologicamente o blastporo origina a boca neste grupo e) Ausncia de um tubo digestivo. 40. Os diferentes grupos animais apresentam diferenas quanto ao seu desenvolvimento embrionrio, como a origem dos principais rgos e sistemas. Quantos folhetos embrionrios apresentam, respectivamente, os seguintes animais: gua-viva, solitria, planria, coral, barata e sapo a) Dois, dois, trs, dois, trs e trs. b) Dois, trs, trs, dois, trs e trs. c) Trs, dois, trs, dois, trs e trs. d) Dois, trs, dois, dois, dois e trs. e) Dois, dois, dois, trs, trs e dois. 41. As serpentes so includas em um grupo maior de animais denominados Tetrapoda. Entretanto este grupo caracterizado pela presena de quatro apndices (dois pares), como no caso dos sapos, lagartos, ces e aves. Por que ento elas so includas neste grupo ? a) Por que as aves tambm no tm quatro apndices e fazem parte do mesmo grupo. b) Por que apresentam quatro apndices na forma de pata, que no so visveis olho nu. c) Por que perdem as patas ao se transformarem em adultos da mesma forma que nos anfbios os girinos perdem a sua cauda quando se transformam em sapos. d) Por que apresentam outras caractersticas semelhantes aos membros deste grupo alm das patas como a estrutura geral do esqueleto e a presena de pulmes. e) Por que indcios fsseis e comparaes de grupos atuais indicam que o ancestral das serpentes e dos demais Tetrapoda possua quatro patas.
10 | CADERNO 1

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA


Utilize o texto abaixo para responder as questes de 45 a 47

OBB

A figura abaixo mostra viso esquemtica da riqueza de espcies descritas em funo da categoria taxonmica dos mesmos (filos, classes ou ordens). Nota-se claramente que os Artrpodos formam o grupo majoritrio de seres vivos, possuindo mais de 75% de todas as espcies representadas no infogrfico.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

45. Marque das alternativas abaixo aquela que no fornece caracterstica dos artpodos que justifique sua elevada riqueza de espcies: a) tamanho pequeno b) diversidade de habitats c) diversidade alimentar d) exoesqueleto de quitina e) tubo digestivo completo 46. Marque a alternativa abaixo que no sirva como carcter de distino entre as principais classes de Arthropoda a) Nmero de patas b) Peas bucais c) Segmentao do corpo d) Exoequeleto e) rgo excretor 47. Qual a ordem mais rica em espcies em Insecta? a) Coleptera b) Dptera c) Lepidptera d) Hymenoptera e) Orthoptera

48. Dois diferentes conjuntos de caractersticas observadas entre as Angiospermas esto relacionadas abaixo: CONJUNTO I nervuras paralelas 3 ptalas, ou mltiplos de 3 feixes vasculares dispersos no caule CONJUNTO II nervuras reticuladas 4 ou 5 ptalas, ou mltiplos de 4 ou 5 feixes vasculares dispostos em anel Sobre eles pode-se deduzir que: a) o conjunto I observado na SOJA, mas no no CAPIM; b) o conjunto II observado no LRIO, mas no no FEIJO; c) o conjunto I observado tanto na ERVILHA como nas PALMEIRAS; d) o conjunto II observado tanto no FEIJO como na AMENDOEIRA; e) nenhum dos dois conjuntos encontrado no COCODA-BAHIA e no CAF;

CADERNO 1 | 11

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

Utilize o texto abaixo para responder as questes de 49 a 51

52. No bioma Caatinga os vegetais apresentam diversas adaptaes para sobrevivncia estiagem, sobretudo os cactos. Em relao fotossntese dos cactos, pode-se dizer que: a) Ocorre o tipo C3, com produo de malato aps fixao do CO2 b) Ocorre o tipo C3, comum entre monocotiledneas como a cana-de-acar. c) Ocorre o tipo C4, havendo fixao do CO2 no mesfilo pelo cido fosfoenolpirvico. d) Ocorre o tipo CAM, em que durante a noite h fixao do CO2, produzindo cido mlico. e) Ocorre o tipo C3, C4 e CAM, dependendo das condies hdricas disponveis (estaes chuvosa ou seca). 53. O armazenamento de gua por cactceas ocorre, em geral: a) nas folhas, cuja epiderme apresenta e suberina b) nas folhas, cuja epiderme apresenta cutina c) no claddio, que tambm atua como rgo de fotossintetizante. d) no claddio, que tambm atua como rgo de fotorrespirao. e) no xilopdio, que tambm armazena nutrientes. 54. Plantas jovens e muito semelhantes foram de incio cultivadas num meio nutritivo sem a presena de nitrognio. A partir de determinado momento, foram regadas com uma soluo de nitrato, em que o elemento nitrognio era radioativo. A intervalos regulares, retiraramse algumas plantas e investigou-se nelas a presena de matria radioativa em cortes realizados ao nvel das razes e ao nvel da folha. O quadro resume os resultados obtidos. Tempo (em horas) Seiva bruta Raiz Seiva elaborada Seiva bruta Folha Seiva elaborada 0 12 + 18 + + 120 + + + 126 + + + +

49. O esquema supracitado refere-se a uma importante fase do ciclo vital das Angiospermas a reproduo sexuada. Quando o processo de polinizao depende somente da ao do vento este denominado: a) anemofilia b) anemocoria c) eolocoria d) foresia e) eolocarria 50. A seta 4 aponta para uma importante estrutura deste ciclo reprodutivo, sobre esta estrutura pode se afirmar que: a) Sua fecundao dar origem a tecido triplide (3N) que ter funo de nutrio. b) Sua fecundao dar origem a tecido triplide (3N) que ter funo de proteo. c) Sua fecundao dar origem ao embrio d) Sua fecundao dar origem a nucela e) Seu nmero determinar se a planta Monocotilednea ou Dicotilednea 51. Brifitas e Pteridfitas podem ser considerados criptgamos, uma vez que os seus rgos reprodutores no so aparentes no formato de uma flor. Marque a alternativa abaixo que contenha uma caracterstica capaz de separarmos os criptgamos entre si: a) Presena de arquegnio b) Produo de esporos c) Dependncia da gua para a reproduo d) Presena de vasos condutores e) Ausncia de fruto Utilize o texto abaixo para responder as questes 52 e 53 O primeiro registro de Seca no bioma Caatinga foi feito pelo jesuta FERNO CARDIM, conforme relato abaixo: (...) No ano de 1583 houve to grande seca e esterilidade nesta provncia. As fazendas de canaviais e mandiocas muitas se secaram, por onde houve grande fome principalmente no serto de Pernambuco, pelo que desceram do serto apertados pela fome, socorrendo-se aos brancos 4 a 5 mil ndios.
In: Villa, Marco Antonio. Vida e Morte no Serto. So Paulo: Editora tica, 2000.

Resultado: presena (+) ou ausncia () de radiao. Aps a anlise dos resultados, foram feitas as afirmativas abaixo. I O nitrognio, fazendo parte da seiva bruta, passou, atravs do xilema, da raiz s folhas. II O elemento nitrognio encontra-se sob a forma orgnica no xilema. III Aps a realizao da fotossntese, fazendo parte da seiva elaborada, o nitrognio passou, atravs do floema, das folhas raiz. IV No floema, o nitrognio encontra-se sob a forma mineral. As afirmativas corretas so: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) II e IV, apenas.

12 | CADERNO 1

I OLIMPADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

55. Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentao de um grupo de ratos. Colocou ento cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questo. Aps alguns dias, os plos dos ratos comearam a cair. Concluiu ento que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manuteno dos plos. Sobre essa experincia podemos afirmar: a) A experincia obedeceu aos princpios do mtodo cientfico, mas a concluso do estudante pode no ser verdadeira. b) A experincia foi correta e a concluso tambm. O estudante seguiu as normas do mtodo cientfico adequadamente. c) A experincia no foi realizada corretamente porque o estudante no usou um grupo de controle. d) O estudante no fez a experincia de forma correta, pois no utilizou instrumentos especializados. e) A experincia no foi correta porque a hiptese do estudante no era uma hiptese possvel de ser testada experimentalmente. 56. Um horticultor deseja obter indivduos geneticamente idnticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcanar esse objetivo ele deve: a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia. b) induzir artificialmente a autofecundao dessa samambaia. c) implantar ncleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas. d) introduzir DNA extrado de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas. e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultiv-los. 57. O transporte de seiva bruta nos vegetais vasculares ocorre devido a diversos fenmenos fisiolgicos, tais como: I capilaridade; II transpirao foliar; III plasmlise celular; IV maior presso da raiz; V menor presso das folhas. Esto corretas: a) todas. b) apenas II e IV. c) apenas II, III, IV e V. d) apenas I, II, IV e V. e) apenas I, III e V. 58. Indique a alternativa que apresenta a associao correta entre a estrutura e o processo envolvidos com a eliminao de gua, no estado lquido, pelas plantas: a) plos absorventes absoro b) hidatdios gutao c) haustrios transpirao d) gavinhas evaporao e) estames - polinizao

59. A anlise de aspectos da biologia de plantas como o milho e a soja permite afirmar: a) A presena de uma membrana celulsica, caracterstica da clula vegetal, garante a manuteno da forma das clulas da planta, mesmo quando em diferentes concentraes de sais. b) A soja e o milho, ao serem geneticamente modificados, passam a dispensar nutrientes minerais, normalmente absorvidos pelas razes. c) As plantas transgnicas de soja realizam, diretamente, a fixao do nitrognio atmosfrico, dispensando o estabelecimento de relaes ecolgicas com bactrias especficas. d) A soja e o milho, como espermatfitas, produzem sementes que dispensam um suprimento hdrico para desencadear o desenvolvimento do embrio. e) A soja e o milho apresentam uma fase gametoftica duradoura e uma fase esporoftica reduzida a poucas geraes celulares. 60. Tecidos mortos so bastante freqentes nos vegetais. Embora a necromassa represente grande parte da planta, a ausncia de custo energtico para sua sustentao, bem como a realizao de funes especficas mesmo sem vida tornam estes tecidos uma tima opo a sobrevivncia dos vegetais. Marque a alternativa abaixo que contenha somente tecidos que contenham clulas mortas funcionais: a) Sber, xilema e esclernquima. b) Parnquima, xilema e colnquima c) Feloderma, floema e esclernquima d) Felognio, floema e colnquima e) Sber, feloderma e felognio

CADERNO 1 | 13

S-ar putea să vă placă și