Sunteți pe pagina 1din 17

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICA S: UMA OCORRNCIA NA COMUNIDADE DE SO CARLOS MDIO MADEIRA/RO

Aparecido Silvrio LABADESSA1

RESUMO O presente artigo tem como objetivo estudar as causas naturais e antrpicas do processo de eroso fluvial no rio Madeira, denominado pela populao local de terras cadas. Elegeu-se como rea de estudo, por apresentar um avanado processo de eroso por desmoronamento e escorregamento, a comunidade de So Carlos, mdio curso do rio Madeira/RO. Para atingir os objetivos propostos, procedeu-se uma detalhada reviso bibliogrfica e uma expedio de estudos multidisciplinares, em junho de 2011, incio da vazante. Esta data foi estabelecida por possibilitar uma melhor visualizao do fenmeno. Constatou-se que a gnese do fenmeno est na combinao de vrios fatores naturais, que potencializado pela ao antrpica. A cada vazante, metros de barranco so levados, impactando diretamente a rotina da populao ribeirinha, que de uma estao climtica para outra se v obrigada a deixar suas moradias, pois estas se encontram agora em uma rea de risco. Dada importncia do processo histrico da ocupao e formao das comunidades do mdio Madeira, imperativo que medidas mitigadoras sejam tomadas, no sentido de preservar alm das frgeis margens aluviais, tambm as importantes construes com alto valor histrico, ou seja, verdadeiras relquias arquitetnicas do primeiro e segundo ciclos da borracha.

Palavras chave: Rio Madeira. Eroso Fluvial. Escorregamentos. So Carlos/RO

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maring (UEM). Coordenador do Ncleo de Pesquisa e Extenso NUPE e docente na Graduao e Ps-Graduao nas Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR. Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

46

Aparecido Silvrio LABADESSA

"FALLEN LANDS", THE NATURAL AND ANTHROPOGENIC CAUSES: AN OCCURRENCE IN THE COMMUNITY OF SAN CARLOS MADEIRA RIVER MEDIUM COURSE/ RO

ABSTRACT This article aims to study the natural and anthropogenic causes of the process of fluvial erosion on the Madeira River, called by the local population as fallen lands. The community of San Carlos was chosen as the study area for presenting an advanced process of erosion caused by landslides in a segment of the Madeira River, located in the medium course. We carried out a detailed bibliographic literature review and two expeditions of multidisciplinary studies to achieve the proposed objectives in June 2011, the beginning of the ebb tides. These dates were established because they allowed a better visualization of the phenomenon previously discussed. It was found that the genesis of the phenomenon lies in the combination of several natural factors, but is aggravated by human action. During each ebb of the river, meters of embankment are taken from the slopes, directly impacting the riverside populations routine, (which from one climate season to another) is forced to leave their homes because now they are in a hazardous area. Due to the importance of the historical process of occupation and education of these communities of the lower Madeira River, it is imperative that mitigation measures be taken to preserve the fragile alluvial banks where architectural historical sites run a serious risk of being literally carried downstream.

Keywords: The Madeira River. Fluvial erosion. Landslides. So Carlos/RO

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

47

1 INTRODUO

O objetivo da presente pesquisa pautou-se em estudar as causas naturais e antrpicas que desencadeiam os processos de eroso fluvial, promovendo desmoronamentos e escorregamentos nas margens aluviais. Este fenmeno denominado pelos ribeirinhos de terras cadas. E para efeito de estudos estabeleceu -se a comunidade de So Carlos/RO, mdio curso do rio Madeira, por apresentar a caracterstica tpica do fenmeno em estudo. A eroso fluvial (terras cadas) um fenmeno que ocorre pela combinao de vrios fatores naturais, e pode ser observado em vrios rios amaznicos, inclusive com facilidade no rio Madeira. Seus efeitos so acentuados pela ao antrpica, ao ocupar e desmatar as frgeis margens aluviais. A pretenso deste estudo no um aprofundamento na problemtica, pois isso demanda tempo, recursos financeiros e detalhamento metodolgico de pesquisa, mas trazer a tona um problema imerso, no esquecimento dos gestores que deveriam prestar assistncia s comunidades ribeirinhas, e ainda instigar e fomentar novas pesquisas. As causas do fenmeno so naturais, entretanto a ocupao antrpica potencializa os processos erosivos, sendo assim, seus efeitos podem ser mitigados e a ocupao inadequada, porm necessria 2, das margens pode ser melhor planejada, evitando principalmente o desmatamento indiscriminado. O problema grave e j alcanou um nvel critico, obrigando os comerciantes que tem nas margens as melhores oportunidades de negcios, a abandonarem seus pontos de comrcio. Alguns ainda tentam permanecer, mas j se encontram em reas de risco, infelizmente com uma nica certeza, mais cedo ou mais tarde tero que desocupar a rea, isto se um escorregamento repentino no os pegar desprevenidos, e neste sentido, o prejuzo pode ser mais do que material, ou seja, vidas podem ser perdidas, no so raros os relatos de tragdias ocorridas entre as comunidade ribeirinhas relacionadas ao fenmeno das terras cadas.

Em So Carlos o acesso fluvial ainda muito utilizado o que justifica a localizao do distrito prxima as margens. Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

48

Aparecido Silvrio LABADESSA

2 TERRAS CADAS CONCEITO Este fenmeno natural recebe o nome regional de terras cadas, o termo utilizado popularmente pela populao ribeirinha amaznica para designar o processo natural de eroso fluvial que promove a ruptura, solapamento e o desmanche das margens fluviais por desmoronamentos e escorregamentos. O poder de erodibilidade fluvial depende da carga detrtica transportada, por isso, o material grosseiro, proveniente do intemperismo fsico, representa o elemento mais importante, pois confere maior ao abrasiva aos rios, este conceito consenso entre os estudiosos dos fenmenos geomorfolgicos. Segundo Carvalho (2006, p. 55), Embora haja desbarrancamento nas m argens dos rios de gua preta3 e gua clara, apresentando forma de falsia fluvial, o termo terras cadas mais utilizado para se referir ao intenso processo erosivo que acontece nas margens dos rios de gua branca. E para Bandeira (2005, p. 32) A eroso fluvial causada pelas guas dos rios, principalmente na poca das cheias, sendo muitas vezes responsvel pelo desmoronamento ou escorregamento das margens, que arrastam uma grande quantidade de solo. De acordo com Sternberg (1998, p. 62) atribui-se, via de regra, a terra cada ao embate direto da correnteza, cujo poderio qualquer um observa no deslocamento de tronqueiras, no desgarramento dos matups4 e na resistncia que ela oferece a motor e remo, quando estes vo de subida. Para Christofoletti (1981, p. 235) a eroso fluvial engloba os processos que resultam na retirada de detritos do fundo do leito e das margens, fazendo com que passem a integrar a carga sedimentar. A eroso fluvial ocorre a partir da ao dos processos de corroso e corraso (PENTEADO, 1978). Para Guerra (2005) a corroso corresponde ao fenmeno de decomposio qumica das rochas. Segundo Cunha (1998) esta ao corrosiva resulta da
3

Os rios amaznicos so classificados em trs tipos: rios de guas turvas cor de barro, chamados na regio de gua branca (rio Madeira). Rios de gua mais ou menos transparentes de cor verde-amarela at verde oliva, guas claras. Rios de guas tambm m ais ou menos transparentes, mas de cor marrom-oliva e cor de caf, havendo em certos trechos riachos de cor vermelho-marrom, chamados pela populao local de gua preta. Esta diviso baseia se em duas variveis, a primeira, na quantidade de material em suspenso, os quais determinam o grau de turbidez da gua, a segunda, refere-se a quantidade de material coloidal (hmus) que do s guas as coloraes marrons ou cor de ch (IBGE, 1977). 4 Capim aqutico que ocorre nas margens dos rios e igaraps. Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

49

dissoluo de material solvel no percurso de infiltrao da gua ainda no solo. A abundncia de matria orgnica morta na regio amaznica favorece a formao e liberao de cidos hmicos nas guas de infiltrao, reduz o pH e acentua a decomposio qumica. A corraso um processo de eroso fluvial que se d pelo desgaste mecnico, potencializado pela presena de material grosseiro como areias, seixos e fragmentos rochosos, provenientes do imtemperismo mecnico ou meteorizao. Segundo Penteado (1978, p.85) o processo mecnico de desgaste pelo atrito gerado pelo turbilhonamento da gua carregada de elementos slidos. Este desgaste abrasivo da o polimento superfcie do leito. Christofoletti (1981) ainda destaca que em bacias hidrogrficas onde predomina o intemperismo mecnico h fragmentos grosseiros a serem transportados, potencializando significativamente o poder abrasivo dos rios, situao que no ocorre onde predomina o qumico, pois este fornece material de granulomeletria fina como areias e argilas, transportadas em soluo e suspenso, apresentando baixo poder de abraso, agindo mais como agentes polidores, sendo assim, a corraso est diretamente ligada carga do leito do rio. Suguio e Bigarella (1990, p. 27) reforam este conceito quando afirmam que a capacidade de eroso de um rio depende, principalmente, das partculas por ele transportadas, do que do volume de gua. Segundo Cunha (1998, p. 231) capacidade de eroso das guas depende da velocidade e turbulncia, do volume e das partculas por elas transportadas em suspenso, saltao e rolamento. A dinmica fluvial, principalme nte a velocidade do fluxo e pontos de turbilhonamento podem desencadear outras formas de corraso, como a evorso e a cavitao. Segundo Penteado (1978) a evorso uma varivel da corraso que ocorre pela presso do movimento turbilhonar no fundo do leito, escavando depresses conhecidas popularmente por marmitas. Para Christofoletti (1981, p. 236) a cavitao ocorre somente sob condies de velocidade elevada da gua, quando as variaes de presso sobre as paredes do canal facilitam a fragmentao das rochas. A ao dos mecanismos da eroso fluvial desencadeiam feies caractersticas s margens, ou seja, inicia-se por processos, como rastejamento ou reptao, que segundo Christofoletti (1980, p. 28) corresponde ao deslocamento das partculas, promov endo a movimentao lenta e imperceptvel dos vrios horizontes do solo. Para Guerra (2005, p. 168)

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

50

Aparecido Silvrio LABADESSA

o rastejamento ou creep um movimento coletivo e lento do solo, fenmeno geomorfolgico muito vasto, sendo visvel em todas as regies do globo. Em um segundo estgio ocorre o escorregamento que segundo Wicander e Monroe (2009, p. 251) o movimento gravitacional de massa do material ao longo de uma ou mais superfcies de ruptura da encosta. O tipo de material escorregado pode ser solo, rocha ou uma co mbinao dos dois. J Guerra (2005) descreve como descidas de solo ou massas de rochas decompostas influenciadas pelo efeito da gravidade. Os escorregamentos so facilmente perceptveis, pois na rea de ocorrncia do fenmeno, as rachaduras so feies caractersticas. pertinente destacar que existem dois tipos de escorregamentos, os rotacionais e os translacionais. Segundo Wicander e Monroe (2009, p. 252) o rotacional envolve o deslocamento do material ao longo de uma superfcie curva de ruptura e caracterizado pela rotao traseira do bloco escorregado, [...] ocorre em material desagregado ou fracamente consolidado. Existem vrios fatores que promovem os escorregamentos rotacionais, o mais comum a eroso na base das margens, removendo a sustentao do material sobreposto. Para Wicander e Monroe (op. cit, p. 253) um escorregamento translacional ocorre quando as rochas se movem encosta abaixo, ao longo de uma ou mais superfcies relativamente planares. J os desmoronamentos, segundo Christofoletti (1980) o movimento rpido de um bloco de solo ou rocha, quando o solapamento criou um vazio na parte inferior da vertente, fenmeno comum nas margens fluviais. Ainda segundo Christofoletti (op. cit.) o desabamento compreendido como um movimento rpido, abrupto em queda livre desencadeado pela ao da gravidade sem a necessidade de uma superfcie de deslizamento, podendo apresentar um srio risco populao local, que em alguns casos surpreendida pelas perigosas mars provocadas pela queda de grandes blocos de solo na gua.

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

51

3 OS PROCESSOS DE EROSO FLUVIAL

Os processos erosivos nas margens fluviais so desencadeados pela ao conjunta de vrios fatores, entre eles destacam-se a altura e declividade dos barrancos a textura 5 e estrutura6 do solo que compem as margens, o clima predominante e a geometria hidrulica, que segundo Cunha (1998) a relao entre vazo, velocidade do fluxo, forma do canal, carga de sedimentos transportados e declividade do perfil longitudinal. Beltrame (1994) afirma que dentre as propriedades fsicas do solo que influenciam seu comportamento diante dos processos erosivos, a textura de grande importncia. Para Nbrega e Cunha (2001, p. 57) a textura condiciona a microporosidade (porosidade interna dos agregados), enquanto que a estrutura, a macroporosidade (porosidade interagregados). Ainda segundo os autores a porosidade que determina as condies de infiltrao e circulao da gua no interior do solo (permeabilidade). A textura influencia o processo de intemperismo, ou seja, quanto mais grosseira for a granulometria, mais facilmente a rocha e o solo sero intemperizados, isto se d porque em texturas grosseiras a porosidade pronunciada, facilitando a circulao da gua. pertinente ressaltar que nas estruturas heterogneas onde a porosidade maior ocorre situao semelhante. importante o conhecimento da relao entre a infiltrao e circulao e na influencia que esta dinmica exerce sobre a presso hidrosttica, e os demais processos erosivos. Para um entendimento mais detalhado dos fenmenos j mencionados, apropriado salientar as inter-relaes dos vrios elementos geomorfolgicos, e para isso relevante destacar a noo de sistemas, que segundo Christofoletti, (1980, p. 1) o conjunto dos elementos e das relaes entre si e entre seus atributos. Em detalhes, significa dizer que a ao do sistema hidrolgico (precipitao), na bacia hidrogrfica eleva significativamente a vazo do curso principal determinando o regime anual das cheias. E ainda promove a retirada de material detrtico do sistema vertente e geolgico, que foi produzido pelos agentes do intemperismo, e os transporta atravs da eroso laminar e
5

A textura de um solo se refere sua composio granulomtrica, ou seja, ao tamanho de suas partculas. As partculas so classificadas quanto ao tamanho em: argilas, siltes, areias e cascalhos (NOBREGA; CUNHA 2001, p. 53-54). 6 o modo de arranjamento das partculas primrias do solo, formando ou no agregados, separados por superfcies de fraqueza (IBGE, 2007, p. 54). Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

52

Aparecido Silvrio LABADESSA

em sulcos, orientadas pela declividade das vertentes at o sistema hidrogrfico (curso principal), compondo a carga detrtica do fluxo. O IBGE (1977, p. 127) refora este conceito, afirmando que a elevada taxa de sedimentos, carreados pelos rios de guas brancas, no provem unicamente da ao erosiva da correnteza sobre as margens aluviais do seu mdio e baixo curso, mas tambm da eroso marginal nos seus afluentes e subafluentes. Uma vez entendida as inter-relaes entre os sistemas geomorfolgicos, pode-se entender os fenmenos por estes desencadeados, entre eles a presso hidrulica, que tm seus efeitos acentuados por ocasio das cheias, pois estas elevam o volume, velocidade e turbulncia do fluxo. Para Sternberg (1998, p.63) o principal fator responsvel pela aluio 7 dos barrancos e consequente recuo das margens o aprofundame nto do lveo 8. O mesmo se d por uma ao vorticosa 9, gerada na ascenso de uma massa d gua. Ainda segundo o autor este fenmeno provoca um processo de escavao por evorso no fundo do rio, alterando a seo transversal do leito, promovendo instabilidade e desequilbrio do mesmo. O equilbrio e estabilidade so restabelecidos quando ocorrem os deslizamentos, ou seja, material terroso fragmentado dos barrancos, em forma de fatias, volta a preencher os espaos vazios provocados pela escavao turbilhonar no fundo do leito. Sternberg (op.cit.) refora que este fenmeno observado principalmente na cheia, mas os desastrosos efeitos sobre as margens se d principalmente nas vazantes, onde facilmente podem ser observados trincos e rachaduras ao longo das margens. Estas feies caractersticas servem de aviso para que os ribeirinhos saiam em tempo hbil, sem sofrer maiores prejuzos. Outra varivel importante a presso hidrosttica que segundo Carvalho (2006, p. 72), a presso da gua no solo causado pe lo peso e pela fora de gravidade. Assim, quanto maior for o volume de gua no solo, maior a presso hidrosttica e consequentemente maior a capacidade de provocar escorregamento e deslizamento. o que ocorre no inverno amaznico, este, marcado pelo regime das chuvas com altos ndices pluviomtricos, o que provoca a saturao hdrica do solo, sendo assim, os

7 8

O mesmo que deslocamento Leito menor 9 O mesmo que movimentos circulares ou em espiral formar turbilho; redemoinhar Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

53

barrancos aluviais 10 de composio arenosa e com baixa cimentao, portanto muito friveis, favorecem o desmanche das margens, ou seja, os desmoronamentos. Segundo Carvalho (2006) outro aspecto relevante que acentua os efeitos da presso hidrosttica, a velocidade da vazante, que superior descida da superfcie fretica. importante destacar que os rios em regies midas so considerados efluentes11, sendo assim, receber gua do lenol fretico um processo natural, entretanto, quando isto se d de forma equilibrada, ou seja, descida de nvel do lenol concomitante ao do curso principal. Entretanto este fenmeno de descida rpida facilita e acentua a migrao lateral da gua no pacote de solo aluvial, favorecendo a manuteno de umidade ao longo dos barrancos marginais, aumentando o peso e acentuando os efeitos da gravidade sobre as margens, j fragilizadas pelos efeitos do solapamento, que lhes tira a sustentao, desencadeando efeitos assustadores, como os ocorridos e observados no rio Amazonas. Sobre este fenmeno, Sternberg (1998, p. 62) assim descreve: h numerosos e dramticos relatos na literatura amaznica [...], arrebatam boas terras marginais, tragando com a mesma indiferena, cemitrios, pomares e pastagens ameaando as moradas e engolindo-as quando os proprietrios no as recuam a tempo. Outro aspecto climtico que deve ser considerado o vento, que segundo Mousinho e Mis (1968) apud Carvalho (2006), desempenha um importante papel no processo de terras cadas, pois dependendo da intensidade pode provocar de leves a fortes banzeiros 12, favorecendo e acentuando, como j foi mencionado anteriormente, os processos de eroso fluvial, como desabamentos e desmoronamentos das margens fluviais. A intensidade e velocidade dos ventos apresentam uma relao com a largura dos rios, ou seja, em canais mais largos os ventos adquirem maior velocidade, favorecendo a ocorrncia de banzeiros mais altos e fortes, com maior poder destrutivo. Embora o fenmeno aqui descrito apresente predominantemente causas naturais, a ao antrpica no pode ser desconsiderada. medida que comunidades vo ocupando as margens, estas sofrem um processo de fragilizao pelo desmatamento e pelo

comprometimento da capacidade de carga.


10 11

Solos que se formam a partir da acumulao de sedimentos detrticos transportados e depositados pela gua corrente. Rios que recebem contribuio contnua de gua do subsolo (CHRISTOFOLETTI, 1980). 12 Ondas fortes ou mars Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

54

Aparecido Silvrio LABADESSA

Os efeitos erosivos so significativamente potencializados pelo constante deslocamento das embarcaes de vrios tamanhos e potncia, que atracando e saindo dos portos, favorece a incidncia constante dos banzeiros, associando-se a isto como fator agravante ao natural dos ventos a reduo ou supresso da cobertura vegetal.

4 MATERIAL E MTODOS

Utilizou-se para alcanar os objetivos propostos a abordagem qualitativa, instrumentalizada pelas pesquisas descritivas e exploratrias, valendo-se dos procedimentos tcnicos como reviso bibliogrfica detalhada, pesquisas on-line e observaes sistemticas de campo, sendo que estas foram realizadas a partir de uma viagem de estudos no rio Madeira, em junho de 2011, no incio da vazante. Esta data foi escolhida porque possibilitou uma melhor visualizao do fenmeno abordado na pesquisa. Para um melhor detalhamento, optou-se em desenvolver um estudo na comunidade So Carlos, mdio curso, prximo desembocadura do rio Jamari, afluente da margem direita. Foram feitas entrevistas, no sentido de entender melhor o impacto das terras cadas sobre a rotina dos ribeirinhos. Foram utilizadas imagens de satlite do Google Earth de maro de 2009 para localizar a rea de estudo e procedeu-se o registro fotogrfico para caracterizar adequadamente a problemtica que est ocorrendo.

5 RESULTADOS E DISCUSSO

A comunidade de So Carlos localiza-se no mdio curso do rio Madeira em sua margem esquerda, prxima da desembocadura do rio Jamari, um importante afluente da margem direita (figura 1). Encontra-se prxima de duas unidades de conservao de uso sustentvel, a RESEX13 lago do Cuni, margem esquerda e a FLONA14 do Jacund, margem direita. Est distante de Porto velho aproximadamente 120 quilmetros, com acesso terrestre e fluvial.

13 14

Reserva Extrativista Floresta Nacional Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

55

Figura 1 - Distrito de So Carlos Foz do Rio Jamari Fonte: Imagens do Google Earth / Maro de 2009

Segundo o relato de moradores locais, So Carlos foi formada por descendentes de trabalhadores de trs seringais antigamente existentes em suas proximidades. Os nomes das antigas colocaes de seringas e vilas daqueles tempos so ainda hoje referncias espaciais importantes para os moradores das comunidades e usados frequentemente, sobretudo, pelos extrativistas. Com a partida dos patres, que ocorreu, ao que tudo indica, somente em meados do sculo XX, os trabalhadores se aglomeraram na localidade em que a comunidade hoje se localiza (SO CARLOS, online, 2011). O distrito de So Carlos encontra-se localizado em uma rea de vrzea (figuras 2 e 3) com ocorrncia de solos aluviais de textura arenosa com baixa cimentao, apresentando alta fragilidade aos processos erosivos por solapamento com constantes desmoronamentos.

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

56

Aparecido Silvrio LABADESSA

Figura 2 - Na parte superior pode ser observada a Igreja em reforma e na parte inferior o tpico solo de vrzea, apresentando gretas de contrao por ocasio do perodo da estiagem amaznica Fonte: Arquivo do autor / Junho de 2011

Figura 3 - Vista parcial do Distrito de So Carlos, onde pode ser observado a construo de moradias em palafitas modelo utilizado em reas periodicamente alagadas (vrzeas) Fonte: Arquivo do autor / Junho de 2011

Os escorregamentos, popularmente conhecida por terras cadas considerado um fenmeno natural, desencadeado por uma srie de fatores, j devidamente conceituados no
Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line) Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

57

referencial terico. Entretanto, um estudo recente15 realizado por Carvalho (2006) constatou que se trata de um fenmeno pontual, enquanto os desmoronamentos so mais extensivos, esta afirmativa coerente, uma vez que podem ser nitidamente observados ao longo das margens, de Porto Velho ao Distrito de Calama, prximo a divisa com o estado do Amazonas. Diante do exposto, algumas consideraes podem ser feitas quanto origem da ocorrncia pontual, ou seja, at que ponto a ao antrpica pode acentuar ou acelerar este processo. Nas observaes sistemticas de campo alguns detalhes puderam ser captados. Na figura 4 pode ser observado a proximidade de So Carlos foz do rio Jamari, esta proximidade pode alterar a velocidade e turbulncia do fluxo, potencializando os efeitos da corraso, tanto no fundo do canal, como nas margens, promovendo escorregamentos rotacionais, como descritos por Sternberg (1998).

Figura 4 - Vista parcial da confluncia dos rios Jamari e Madeira, prxima ao Distrito de So Carlos/RO. Observa-se tambm o alargamento do canal Fonte: Arquivo do autor / Junho de 2011

Associando-se a isso, est a largura que neste segmento ampliada pela confluncia dos rios Jamari Madeira, facilitando a ocorrncia de ventos e a produo de fortes banzeiros,
15

O monitoramento foi iniciado em janeiro de 1995 e a ltima medio foi realizada em setembro de 2005, totalizando 25 medies durante esse perodo (CARVALHO, 2006, p. 17). Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011 ISSN 2175-862X (on-line)

58

Aparecido Silvrio LABADESSA

situao que se agrava com a intensa navegao de passageiros e navegao comercial, j que o acesso fluvial largamente utilizado pelos ribeirinhos. Esta dinmica produz banzeiros mais frequentes e fortes que acentuam os processos erosivos nas margens aluviais, que so naturalmente suscetveis eroso fluvial. A supresso da vegetao natural para dar lugar as construes de moradias e comrcios, acentuam a fragilidade aos processos erosivos. Em conseqncia, se d o deslocamento forado dos ribeirinhos para reas mais distantes e seguras, quando convencidos pelos sinais, anunciando uma iminente tragdia, ou quando a situao se torna irremedivel, porque a tragdia quase aconteceu. Segundo o relato de alguns ribeirinhos no Distrito de So Carlos, o ltimo e recente escorregamento que ocorreu em maio de 2011 levou para o leito do rio preciosos metros de barranco, praticamente inviabilizando a permanncia no local, que tornou-se rea de risco, forando-os a desmanchar suas casas e comrcios e constru-las em um local mais afastado da margem (figura 5).

Figura 5 - Vista parcial do local de embarque e desembarque, com sinais evidentes de um escorregamento recente. Na parte superior pode ser observada uma escada improvisada para facilitar o acesso e, uma casa comercial sendo desmanchada Fonte: Arquivo do autor / Junho de 2011

O simples caminhar prximo ao barranco uma ao arriscada, pois sinais evidentes de novos escorregamentos so facilmente percebidos (figura 6).

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

59

comum na regio amaznica, relatos de tragdias, estas normalmente ocorrem pela resistncia dos ribeirinhos em deixarem suas casas e comrcios, mesmo estando em reas de riscos.

Figura 6 - Nesta imagem pode ser observado a magnitude do fenmeno das terras cadas e o impacto sobre o comrcio local, que inevitavelmente precisar desocupar a rea Fonte: Arquivo do Autor / Junho de 2011

6 CONSIDERAES FINAIS

A expedio de estudos no rio Madeira possibilitou a realizao de algumas observaes sobre o fenmeno das terras cadas, e foram estas, que motivaram a elaborao do presente artigo. Embora seja consenso entre os pesquisadores que se trata de um fenmeno natural, foi possvel observar que a ocupao das margens e instalao dos vilarejos se deu nos pontos mais imprprios e tecnicamente mais suscetveis aos processos de eroso fluvial, claro que na poca em que ocorreu a ocupao, estes detalhes eram desconhecidos. oportuno destacar que no incio da ocupao o acesso era exclusivamente fluvial, o que justifica a localizao do distrito de So Carlos, assim como os demais, nas margens, ou seja, trata-se de uma necessidade logstica. So Carlos est localizado na margem esquerda em um segmento do rio Madeira com um visvel alargamento do canal por conta da confluncia do rio Jamari, mesmo localizado na margem direita, ainda influencia a ocorrncia das terras cadas, pois contribui para o aumento da vazo e velocidade do fluxo, o que pode representar um maior impacto hidrulico sobre as paredes do canal.
Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line) Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

60

Aparecido Silvrio LABADESSA

O alargamento favorece tambm a ocorrncia de ventos mais intensos, intensificando os banzeiros. Outro aspecto importante a ser considerado o clima, principalmente os altos ndices de precipitao no inverno amaznico, que promove m o encharcamento do solo, favorecendo a incidncia dos escorregamentos. A estas causas naturais, associa-se com efeito agravante, a navegao intensa, produzindo banzeiros constantes, e a supresso da vegetao nas margens aluviais, que deram lugar as moradias e comrcios, tornando-as ainda mais fragilizadas aos processos erosivos.

7 REFERNCIAS

BANDEIRA, Arilmara Abade. Evoluo do processo erosivo na margem direita do rio So Francisco e eficincia dos enrocamentos no controle da eroso. So Cristvo, 2005. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe UFS. 2005. 184 p. Disponvel em: http://www.cipedya.com/doc/166599. Acessado em 05 de julho de 2011.

BELTRAME, ngela da Veiga. Diagnstico do meio fsico de bacias hidrogrficas: modelo e aplicao. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1994. 112 p.

CARVALHO, Jos Alberto Lima de. Terras cadas e conseqncias sociais: Costa do Miracauera Paran da Trindade, Municpio de Itacoatiara AM, Brasil. 2006. Dissertao (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amaznia) Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 2006. 141 p. Disponvel em: http://www.cipedya.com/doc/172083. Acessado em 04 de julho de 2011.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. So Paulo: Blucher, 1980. 188 p. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia fluvial v. I. O canal fluvial. So Paulo: Edgard Blucher, 1981. 313 p.

CUNHA, Sandra Baptista da. Geomorfologia fluvial. IN: GUERRA, Antonio Jos Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da. Geomorfologia: uma atualizao de bases e conceitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 211-242 p.

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

TERRAS CADAS, AS CAUSAS NATURAIS E ANTRPICAS:...

61

GUERRA, Antonio Teixeira. Novo dicionrio geolgico-geomorfolgico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 648 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTA IBGE. Manual de pedologia IBGE. 2. Ed. Rio de Janeiro, 2007. 316 p. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/ geociencias/recursosnaturais/sistematizacao/manual_pedologia.shtm. Acessado em 14 de setembro de 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Geografia do Brasil REGIO NORTE. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. 466 p. NBREGA, Maria Tereza de; CUNHA, Jos Edzio da. O solo: caminho, abrigo e po. IN: VILLALOBOS, Jorge Ulises Guerra. Ambiente, geografia e natureza. Programa de Psgraduao em geografia UEM, 2001. 38-65 p.

PENTEADO, Margarida Maria. Fundamentos de geomorfologia. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1978. 180 p.

SO CARLOS do Jamari. Disponvel em: http://www.napra.org.br/?page_id=146. Acessado em 27 de setembro de 2011.

SUGUIO, Kinitiro; BIGARELLA, Joo. Jos. Ambientes fluviais. Florianpolis: EDUFSC, 1990. 181p. STERNBERG, Hilgard OReilly. A gua e o homem na vrzea do Careiro. 2. ed. Belm: Museu Paraense Emlio Goeldi, 1998. 330p.

WICANDER, Reed; MONROE, James S. Fundamentos de Geologia. So Paulo: Cengage Learning, 2009. 508p.

Geoing: Revista do Programa de Ps-Graduao em Geografia ISSN 2175-862X (on-line)

Maring, v. 3, n. 1 , p. 45-61, 2011

S-ar putea să vă placă și