Sunteți pe pagina 1din 3

Uma das doenas mais graves que podem atingir as crianas a asma.

. E ela pode aparecer em qualquer idade e em qualquer situao. A asma nada mais do que um distrbio inflamatrio e crnico que atinge os pulmes. A criana com asma apresenta chiado, falta de ar, presso no trax e tosse. A asma j atinge 100 milhes de pessoas em todo o mundo e se no tratada ou se no tomar os cuidados necessrios, ela pode ser fatal.

A asma no afeta s a sade da criana, mas sim a sua qualidade de vida, j que faz com que ela falte nas aulas e tenha visitas no programadas a hospitais ou ao mdico. No h uma cura ainda para a asma, mas h um controle que bem eficiente e permite com que a criana tenha uma vida normal.

A crise de asma comea com tosse, respirao curta, cansao, chiado, suor no rosto, choro, inquietao e at mesmo vmitos ou nsia causados pela tosse. Quando o primeiro desses sintomas aparecer, deve ser tratado imediatamente com o medicamento que o pediatra receitar.

Tratando a asma desde os primeiros sintomas, o seu filho no corre o risco de ter uma crise forte e sofrer, j que a asma nem vai chegar a se instalar e voc pode ficar despreocupada. Ento, o primeiro sintoma, por mnimo que seja deve ser acompanhado com ateno.

O tratamento feito em duas etapas: um para quando aparecem o primeiro sintoma e outro para quando a crise j se instalou. Por isso mesmo ideal que voc tenha os dois tipos de medicamentos sempre a mo. No use receitas caseiras e siga a risca o que o pediatra prescrever.

E no adianta voc medicar o seu filho com o mesmo tratamento do colega dele. Cada pessoa reage de uma maneira e precisa de um tipo de remdio especifico para a fase dos primeiros sintomas e da crise em si.

s vezes, as crianas que tem asma, tambm apresentam outros problemas

respiratrios como rinite alrgica, ento cuidado com os ambientes com muito p, tenha o cuidado de manter o quarto da criana sempre limpo e longe de objetos que possam acumular p e desencadear alguma crise de asma da criana.

Bronquite na Infncia

Outro problema respiratrio e que atinge as crianas a bronquite. Ela um processo inflamatrio que atinge a mucosa brnquica e que geralmente procedida por uma infeco das vias areas superiores; ou seja, uma infeco no nariz.

A bronquite pode ser causada por um vrus, aquele mesmo que causa os resfriados. Geralmente a bronquite ataca no inverno, j que uma poca seca e propicia ao aparecimento e acumulo do p, poeira. Alm dessas causas outros fatores como produtos qumicos, fumo, tinta, infeces no dente, amgdalas e sinusite podem causar o aparecimento da bronquite.

A bronquite pode ser aguda; quando a criana tem tosse seca, com sensao de desconforto que a bronquite aguda j se manifestou. A bronquite no tem muitos sintomas primrios, a no ser os roncos e o chiado no peito da criana. O diagnostico feito pelo pediatra durante uma das crises, ele ausculta o pulmo e nota os sons dentro do trax; o raio-X opcional, mas pode ser pedido para descartar pneumonia.

O tratamento da bronquite mais no sentido de aliviar a febre, as dores no corpo e as secrees, para que elas saiam mais facilmente e o pulmo fique livre. A inalao tambm usada para desobstruir os brnquios e fazer com que o catarro saia mais facilmente para a criana pode respirar melhor.

A preveno da bronquite feira com a limpeza adequada do cmodo onde o seu filho fica e o tratamento adequado desde os primeiros sintomas da bronquite. Caso alguma crise acontea, voc pode usar desde antibiticos

receitados pelo pediatra ou inalaes para ajudar o seu filho a respirar melhor.

Geralmente a bronquite cessa em uma semana e a dificuldade que o seu filho tem em respirar melhora no terceiro dia aps voc comear a administrar os remdios. Alm da preveno com a eliminao do p e dos agentes qumicos, muitos mdicos recomendam a natao para ajudar no combate a bronquite.

A natao melhora a respirao do seu filho e fortalece os pulmes o fazendo ficar mais resistente as bactrias, vrus e outros agentes que podem desencadear uma crise ou at mesmo um principio de bronquite.

Lembre-se sempre nunca d remdios para o seu filho por conta prpria, somente o mdico capaz de diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para ele. Um medicamento administrado inadvertidamente por voc e sem aconselhamento mdico pode at mata-lo. Pense nisso!

S-ar putea să vă placă și