Sunteți pe pagina 1din 7

Noes de Estilstica

Estilstica o estudo da expressividade da linguagem, do modo como se constri expressivamente o sentido nos textos, dando aos enunciados uma forma especfica, que revela as intenes de quem o enuncia. Assim, a estilstica ir se valer dos recursos lingusticos disponveis, explorando intensamente sua capacidade conotativa, ressignificando seu sentido, representando os variados modos de expressar uma mesma ideia ou conceito e, assim, conferindo especificidade ao discurso, dando-lhe um estilo. Os recursos estilsticos representam mudanas sintticas, semnticas, fnicas, rtmicas, dentre outras, que amplificam o sentido da frase, fazem do modo de dizer a pedra de toque de todo o processo de interpretao e compreenso de um texto. (AZEREDO, p. 483).

As figuras de linguagem
So recursos ligados semntica do texto, que auxiliam no processo de construo do sentido da mensagem dos enunciados. Depreende-se, no contexto lingustico e situacional, a funcionalidade estilstica das figuras de linguagem nas formas simblicas de exprimir ideias, dando maior expressividade e afetividade ao enunciado. So classificadas da seguinte maneira: 1. Figuras de palavras 2. Figuras de pensamento 3. Figuras de construo (ou de sintaxe) 4. Figuras fnicas (ou de harmonia) 1. Figuras de palavras: ligadas significao, essas figuras desviam as palavras do sentido natural conferido a elas. a) Metfora: trata-se de uma nova assimilao de sentido de uma palavra, atravs da aproximao de campos semnticos distintos, por meio de uma comparao implcita. Ex.: Seus olhos so espelhos dgua (Patrcia Marx) Lua de So Jorge/ lua soberana / nobre porcelana (Caetano Veloso) OS BURACOS DO ACORDO. Como a Academia Brasileira de Letras preencheu as lacunas e contradies da nova lei ortogrfica (Revista Lngua Portuguesa) b) Metonmia: a substituio de um elemento por outro que lhe associado de alguma forma. A significao se d pela aproximao de ideias, pela contiguidade. As associaes podem ser: Todo pela parte: O Brasil vai s urnas para escolher seu novo presidente. A parte pelo todo: Procuravam um cantinho onde pudessem passar a noite. Raspe dos teus dedos minhas digitais (Isabela Taviani) Obs.: Essas associaes tambm so denominadas sindoque. O continente pelo contedo: Bebeu duas garrafas de gua. A causa pelo efeito: Uma velha que trazia a fome nos ombros e nos olhos / E trazia a seca no ventre e no seio. (Joaquim Cardozo) O efeito pela causa: De repente do riso fez-se o pranto. (Vincius de Moraes) O autor pela obra: Devolva o Neruda que voc me tomou e nunca leu(Chico Buarque) A marca pelo produto: Depois de algumas Antrticas, Andrezinho decidiu no dirigir seu velho Fusca. c) Catacrese: considerada a metfora j incorporada lngua, por falta de um vocbulo na linguagem corrente que expresse melhor um determinado significado.

Ex.: Batata da perna Cabea do alfinete Cu da boca d) Antonomsia: considerada uma variedade da metonmia, em que ocorre a substituio do nome de um ser pelo de sua qualidade. Ex: O Poeta dos Escravos deveria ser lembrado nos momentos de luta. 2. Figuras de pensamento: representam a relao entre o entendimento da mensagem na realidade do enunciado e na realidade extratextual. a) Smile: a comparao entre conceitos aparentemente sem correspondncia, que se aproximam pela assimilao imagstica. Ex.: Que a saudade di como um barco / Que aos poucos descreve um arco / E evita atracar no cais. (Chico Buarque) Eu fao versos como quem chora / De desalento... de desencanto... (Manuel Bandeira) b) Prosopopia: consiste em fazer seres inanimados participarem da enunciao, dando-lhes caractersticas humanas e vontade prpria. Ex.: Ento, tu tome tento do meu corao / no deixe ele vir na solido/ encabulado por voltar a ss (Maria Gad) Balanando ao vento, as copas das rvores me acenavam de longe. O destino que comps / Esse drama de ribalta. (Roberto Ribeiro). c) Anttese: a relao entre duas ideias que expressam contedos opostos, por meio de palavras, sintagmas, enunciados. Ex.: Tira o seu sorriso do caminho / que eu quero passar com a minha dor... (Nelson Cavaquinho) Quando mentir for preciso, poder falar a verdade. (Maria Gad) d) Paradoxo: a fuso de ideias contraditrias, de modo a produzir um enunciado logicamente impossvel, expressando a falsidade do seu prprio contedo. Ex.: Quem acha vive se perdendo. (Noel Rosa) Sai de si / Vem curar teu mal. (Maria Gad) H filosofia bastante em no pensar em nada. (Fernando Pessoa) e) Eufemismo: uma forma de amenizar uma mensagem desagradvel, atenuando por meio de expresses amenas. Ex.: Quando em meu peito rebentar-se a fibra / Que o esprito enlaa dor vivente, / No derramem por mim nenhuma lgrima / Em plpebra demente. (lvares de Azevedo) O Senador foi acusado de desvio de verbas. f) Hiprbole: o emprego de uma expresso exagerada, dando relevo a uma determinada afirmao. Ex.: Eram rios de sangue dos heris da guerra. Eu quero beijos interminveis at que os lbios mudem de cor (Vanessa da Mata) g) Ironia: consiste em trazer sentido oposto quilo que se est enunciando. Ex.: Deus lhe pague / Pelo prazer de chorar e pelo estamos a / Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir / Um crime pra comentar e o samba pra distrair / Pela cachaa, de graa, que a gente tem que engolir / Pela fumaa, desgraa, que a gente tem que tossir / Pelos andaimes, pingentes, que a gente tem que cair. (Chico Buarque)

h) Gradao: a sucesso de palavras que formam uma relao semntica de progressividade. Ex.: No podia acabar de crer que essa figura esqulida, essa barba pintada de branco, esse maltrapilho avelhentado, toda essa runa fosse o Quincas Borba. (Machado de Assis). Oh no aguardes, que a madura idade, / Te converta essa flor, essa beleza, / Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. ( Gregrio de Matos) i) Sinestesia: a associao de sensaes diferentes. Ex.: O silncio fresco desfolha das rvores. (Carlos Drummond de Andrade) Senti um cheiro doce no ar. 3. Figuras de construo ou de sintaxe: nestas figuras, ocorre um desvio na organizao sinttica da frase, o que confere especial singularidade e expresso ao enunciado. a) Hiprbato: a construo atpica de um enunciado pela alterao da ordem sinttica natural. Ex.: Sobre a cabea os avies / sob os meus ps os caminhes / aponta contra os chapades meu nariz (Caetano Veloso) Tocava a banda uma msica ensurdecedora. b) Anstrofe: consiste no deslocamento de um termo para uma posio no usual. Ex.: De tudo, ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto[...]. (Vincius de Moraes). Amo do nauta o doloroso grito[...]. (Fagundes Varela) c) Pleonasmo: a repetio de um termo da orao, causando redundncia no enunciado. Ex.: Vi claramente visto o lume vivo (Cames) mar salgado, quanto de teu sal so lgrimas de Portugal. (Fernando Pessoa) Tuas palavras antigas / deixei-as todas, deixei- as, / junto com as minhas cantigas, desenhadas nas areias. (Ceclia Meireles) d) Anacoluto: a ruptura da estrutura gramatical pela introduo de um termo, que fica deslocado e sem funo sinttica. Ex.: Aquelas terras, ningum conseguia pr os ps nelas. e) Elipse: omisso de um termo subentendido na enunciao lingustica. Ex.: No mar, (h)tanta tormenta e tanto dano (Cames) f) Zeugma: a omisso de um termo anteriormente citado Ex.: Brindo casa, brindo vida, meus amores, minha famlia (O Rappa) g) Assndeto: ausncia de conectivo (normalmente aditivo) numa sequncia de palavras. Ex.: "Soltei a pena, Moiss dobrou o jornal, Pimentel roeu as unhas. (Graciliano Ramos) h) Polissndeto: repetio de conectivo numa cadeia de palavras. Ex.: "Falta-lhe o solo aos ps: recua e corre, vacila e grita, luta e ensanguenta, e rola, e tomba, e se espedaa, e morre." (Olavo Bilac) i) Anfora: repetio de palavra no incio de frases e versos.

Ex.: "Se voc gritasse / Se voc gemesse, / Se voc tocasse a valsa vienense / Se voc dormisse, / Se voc cansasse, / Se voc morresse... / Mas voc no morre, / Voc duro Jos!" (Carlos Drummond de Andrade) j) Hiplage: consiste na relao de um termo com outro que no seria seu complemento correspondente, por uma transferncia de significado. Ex.: Mas isso ainda diz pouco: / se ao menos mais cinco havia / com o nome de Severino / vivendo na mesma serra / magra e ossuda em que eu vivia. (Joo Cabral de Melo Neto) k) Enlage: consiste em atribuir a um verbo um tempo diferente do que seria tpico para determinado enunciado. Ex.: Se entrega a carta, no teria remorso. (Machado de Assis) l) Silepse: a concordncia ideolgica, no gramatical entre os termos do enunciado. Ex.: A grande e concorrida So Paulo. / Vossa excelncia est cansado. (silepse de gnero) A multido assistia satisfeita, aplaudiam e acreditavam. (silepse de nmero) Brasileiros e latino-americanos fazemos constantemente a experincia do carter postio, inautntico, imitado da vida cultural que levamos.(Roberto Schwarz) (silepse de pessoa) 4. Figuras fnicas ou de harmonia: explora o potencial expressivo dos fonemas, manipulando a camada sonora da linguagem. a) Aliterao: repetio de fonemas consonantais. Ex.: Esperando, parada, pregada na pedra do porto, / Com seu nico velho vestido cada dia mais curto. (Chico Buarque) b) Assonncia: repetio sistemtica de vogal tnica ou slabas idnticas. Ex.: Dei pra maldizer o nosso lar / Pra sujar teu nome, te humilhar / E me vingar a qualquer preo / Te adorando pelo avesso / Pra mostrar que inda sou tua / S pra provar que inda sou tua (Chico Buarque) c) Paronomsia: consiste no emprego de vocbulos parnimos, ou seja, de termos com grafia e pronncia bem semelhantes e significados distintos. Esta figura amplamente utilizada para fazer trocadilhos propositais e construir ironias, dando grande expressividade e subjetividade ao discurso. Ex.: Na terra da imprevidncia, em que s se tomam providncias depois da porta arrombada... (Zuenir Ventura) Os magnetes atraem o ferro; os magnatas o ouro. (Pe. Antonio Vieira) d) Onomatopeia: reproduo na escrita do som do que est sendo representado no enunciado. Ex.: Sino de Belm, como soa bem! / Sino de Belm bate bem-bem-bem. (Manuel Bandeira)

Exerccios
1. No segundo quadrinho da tira abaixo, temos uma relao de sentido que se estabelece atravs de uma figura de linguagem. Identifique esse recurso e explique que sentido pode ser depreendido a partir dele.

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2. Observe a letra da msica abaixo. Explode Corao (Luiz Gonzaga Jr.) Chega de tentar Dissimular E disfarar E esconder O que no da mais pra ocultar E eu no posso mais calar j que o brilho desse olhar foi traidor e Entregou o que voc tentou conter O que voc no quis desabafar e me cortou Chega de temer, chorar, sofrer Sorrir, se dar E se perder E se achar E tudo aquilo que e viver, Eu quero mais e me abrir E que essa vida entre assim Como se fosse o sol Desvirginando a madrugada Quero sentir a dor dessa manha Nascendo Rompendo Rasgando E tomando meu corpo e ento eu Chorando Sofrendo Gostando Adorando Gritando Feito louco, alucinado e crianca Sentindo o meu amor se derramando no da mais pra segurar Explode corao

Selecione trs exemplos de figuras de linguagem e explique seu efeito estilstico. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ____________ 3. Identifique as figuras de linguagem nos trechos abaixo. a) Onde queres revlver sou coqueiro E onde queres dinheiro sou paixo Onde queres descanso sou desejo E onde sou s desejo queres no E onde no queres nada falta E onde voas bem alto eu sou o cho E onde pisas o cho minha alma salta E ganha liberdade na amplido. (Caetano Veloso O quereres) _________________________________________________ b) Queria gritar setecentas mil vezes Como so lindos, como so lindos os burgueses E os japoneses Mas tudo muito mais (Caetano Veloso Podres poderes) ______________________________________________ c) H quem diga que a vida da gente um nada no mundo uma ponta, um tempo que nem d um segundo H quem fale que um divino mistrio profundo o sopro do criador, numa atitude repleta de amor. (Luiz Gonzaga) _____________________________________________ d) Querida, ao p do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o corao do companheiro. (Machado de Assis, A Carolina) ___________________________________________

4. (ACAFE-SC) Relacione as colunas: (a) Morri de medo. (b) O fruto amarelo mergulhou no rio (c) Voc ontem faltou com a verdade ( ) Eufemismo ( ) Hiprbole ( ) Prosopopia

5. (FGV) Identifique os recursos estilsticos empregados no texto: Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos (Machado de Assis) a) Anfora anttese silepse b) Metfora anttese elipse c) Anstrofe anttese zeugma d) Pleonasmo anttese silepse e) Anstrofe comparao parbola

S-ar putea să vă placă și