Sunteți pe pagina 1din 14

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas 25-02-13 Artigo 408., n. 2 do CC refere-se s partes componentes, na ltima parte.

Atendendo s classificaes que estudamos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Baralho de cartas corpreo, mvel, coisa composta. Campo de futebol imvel, prdio urbano. rvores de um viveiro (horto) mveis. Pedra extrada de uma pedreira um fruto? O fruto no importa destruio da coisa. um produto. Comboio mvel. Carruagem do comboio parte integrante. Par de luvas coisa composta. Uma tonelada de lenha coisa fungvel e consumvel. Vela de cera fungvel e consumvel. Moldura de um quadro parte integrante. Para-raios de um prdio parte integrante. Estrume dos animais fruto percebido. Patente coisa incorprea. Cortia de sobreiro fruto. Elevador de um prdio parte integrante. Dividendos de aes de uma SA ainda no pagos frutos civis pendentes.

CASOS PRTICOS (ficha) I A celebra 3 contratos, ele parte nos 3. Comeando com o negcio entre A e B, as coisas (radiadores e caldeira ligados fisicamente ao imvel) so partes integrantes (artigo 204., n. 3 do CC). Sendo partes integrantes do imvel, so imveis por destinao (artigo 204., n. 1, alnea e) do CC). No foi respeitada a forma do artigo 875. do CC negcio nulo, artigo 220.. Mas aplicar-se-o estes artigos? A professora considera que estes artigos no se aplicam. Isto seria um raciocnio silogstico. A exigncia que leva forma, bem vistas as coisas, no se justifica nestes casos. Apesar do objeto se ruma coisa imvel data da concluso do negcio, as partes encaram-na tendo em considerao a sua mobilidade futura. Antecipao da mobilizao da coisa. Manuel de Andrade. Um objeto uma coisa mvel por antecipao. No uma coisa futura, porque existe. O negcio vlido, no obstante a sua forma. O STJ j se pronunciou neste sentido, no uma questo simples que decorra imediatamente da lei. Sendo um negcio vlido, que efeitos produz? Artigo 408., n. 2 e artigo 880. do CC. Desde logo, ele no produz o efeito real. O efeito real s se dar com a separao da parte integrante relativamente ao imvel. Sobre A recai j um conjunto de obrigaes no sentido em que A tem de adotar uma conduta que leve a que B adquira a parte integrante. A incumpre o artigo 880., porque ele no separa

Pgina 1

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas as partes integrantes e aliena os imveis, e por isso as partes integrantes acompanham o destino do imvel (porque no so ressalvadas). O imvel alienado a C. de quem so os radiadores? So de C. C tem razo quando impede B de l ir separar os radiadores. B ter direito a qu? A uma indeminizao. B tem direitos de natureza obrigacional. No conflito entre o direito obrigacional de B e o direito real de C, o direito de C tem mais fora. E o recheio? uma coisa mvel, composta, universalidade heterognea. No parte integrante. So coisas acessrias. Artigo 210. do CC. Se no houver declarao no sentido de incluir o recheio, o negcio que abrange a coisa principal, no inclui as coisas acessrias. Se a casa foi vendida sem meno especial ao recheio, as coisas acessrias no acompanham o destino da coisa principal. O proprietrio do recheio D. Suma: A no proprietrio de nada. B tem um direito de crdito, de natureza obrigacional relativamente a A, por incumprimento do 880.. C proprietrio do imvel (casa) e partes integrantes (radiadores). D o proprietrio do recheio.

II Contrato de compra-venda sobre bens futuros entre D e E. Uvas so frutos naturais. So imveis, na medida em que estejam pendentes (artigo 204. do CC e 212. do CC). Os frutos tm um regime prprio no artigo 408. quanto ao regime da propriedade. Se o objeto so frutos pendentes a propriedade s se transmite quando passarem a frutos percebidos. Mas aqui temos outra questo. que os frutos nem sequer existiam. So coisas absolutamente futuras. Se no houvesse qualquer vicissitude, E adquiria a propriedade aps a separao. Mas D vende a quinta (prdio rstico) a F. O vendedor ficava obrigado a exercer toda a conduta necessria para que E adquirisse. Esse dever foi incumprido. E tem direito a ser indemnizado artigo 798. e seguintes do CC. F proprietrio das uvas. Se no houvesse a vicissitude da venda da quinta. O contrato entre D e E tem uma prestao certa: o preo e uma incerta: as uvas. Se houvesse uma geada e D no produzisse quase nada, levanta-se a questo de saber se o preo devido. Depende da vontade das partes, h que proceder interpretao. Se o contrato for de natureza aleatria (pelo menos uma das prestaes incerta) o preo sempre devido. Tem de resultar do contrato essa natureza aleatria. Prxima aula caso III acrdo de 1998 (3. da FOLHA)

Pgina 2

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas 11-03-13 Caso leilo russo A primeira coisa que temos de ver se foi celebrado um contrato ou no. Quem o proprietrio e a responsabilidade. H varias declaraes de vontade no mesmo sentido, o preponente neste caso quem quer comprar e nao quem quer vender, h varias propostas e s uma aceite. Temos a aceitao quando o leiloeiro aceita a proposta mais alta e encerra as propostas. Neste caso, as licitaes so propostas preponentes, e o leiloeiro convida os preponentes a fazer licitaes, a fazer um contrato. Objecto coisa infungivel H responsabilidade contratual por negligncia, pois o objecto foi destruido pelo leiloeiro. H culpa na modalidade de negligncia. O proprietaria nao tinha de pagar o objecto.

Caso III Proposta contratual oral expressa, 217 que eficaz qd o outro tem conhecimento. imediato porque esto ao telefone. No preciso forma, aplica-se o 219. No ha dvidas quanto a declarao. O contrato de cv conclui-se. H acordo quanto ao preo. A Cv tem 3 efeitos, 859:aquisio da propriedade aquisio derivada translativa; o preo tem de sr pago.

Caso II O catlogo da venda das maquinas j configura uma proposta contratual ou no

Caso IV um contrato de empreitada, 1207. H uma primeira declarao negocial, expressa, h liberdade de forma, 209, ha conteudo de uma proposta. O correio torna-se eficaz, 229. A proposta inicial modificada e esta recusada. De B para C, h uma rejeio da proposta que precisa e vista como uma nova proposta. Expressa, ha liberdade de forma. A aceitaao chega fora de prazo e o proponente nao tem razoes para admitir que

Pgina 3

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas

18-03-13

Caso 8 1. Primeiro temos de averiguar se h uma proposta contratual dirigida ao pblico ou no. Temos de ver a qualificao do anncio do jornal. Para ter o conteudo de uma proposta contratual, temos de ter a indicao de todos os elementos essenciais para as partes, de forma que a aceitao de pudesse verificar com um sim. Temos de ter tambm vontade de contratar, vontade de vinculao. A proposta exige estes dois aspectos, a definio do essencial do contrato e a vontade de vinculao. Se faltasse a vontade de vinculao, estariamos perante um convite a contratar. Se houver um conteudo de uma proposta, haveria uma aceitao seria uma proposta expressa e por escrito e com a aceitao, o contrato estaria celebrado com eficacia art.229 Sendo uma proposta dirigida ao pblico, ela poderia ser revogada desde que a sua revogao obedece-se mesma forma da proposta art.230/3. Mas sendo um convite a contratar, se este anncio nao configura-se uma proposta contratual, a proposta seria de Z e A poderia aceitar ou no. Porm o preponente coloca um novo anncio. Este tem o valor de uma nova proposta. Na 1 hipotese teriamos um contrato, se configura-se uma proposta ao pblico expressa, escrita e eficaz com a aceitao chegasse ao poder do preponente teriamos a celebrao deste. A renda seria a primeiramente anunciada. Se estamos perante um mero convite a contratar, (neste tipo de contrato, o arrendatrio no indiferente ao senhorio, h uma certa infungibilidade da contraparte), aqui teriamos uma proposta de Z que no foi aceite. O que no poderiamos dizer que havia uma aceitao e depois o preponente revogava a proposta. O contrato conclui-se e s pode haver uma alterao com um novo acordo de vontades, art.406/1. Se h aceitao temos contrato, no se pode alterar o valor da renda, pois este j esta celebrado. 2. Temos duas hipoteses: supondo que o anncio uma proposta contratual e A morre e temos uma aceitao de Z (com eficcia), o contrato no se extingue com a morte, esta naso anula o contrato. O arrendatrio est a pagar a renda aos herdeiros nos termos em que foi estabelecido. H sucesso na posio de A, h uma aquisio derivada translactiva no direito de A. O direito passa a existir na esfera dos herdeiros. H uma sucesso do direito. Na segunda hipotese, supondo que o anuncio um convite a contratar, e A morre, a proposta de Z eficaz, aqui o contrato ainda nao se conlcluiu, Z realizou uma proposta, neste caso a proposta de Z ineficaz, pois A sem morre sem a aceitar. A proposta fica sem efeito e o contrato no se conclui. Z poder realizar uma nova proposta aos herdeiros.

Pgina 4

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas Outra hipotese: Supondo que A emite uma proposta e Z aceita, mas antes da aceitao ser eficaz, A morre, a morte do preponente nao afecta a eficacia da resposta. Quando a aceitao se tornar eficaz, a proposta conclui-se com os herdeiros. A morte do preponente nao afecta a eficcia da proposta, mas a morte do destinatrio torna a proposta ineficaz.

Caso 9 Temos um negcio simulado o contrato de 50 mil euros que foi celebrado por escritura pblica. Requisitos: h divergencia entre a vontade e a declarao, ha um acordo entre o declarante e o declaratrio, e o intuito de enganar terceiros, art.240. O negcio simulado nulo. Porm neste caso uma simulao relativa objectiva quanto ao valor, ou seja, as partes querem celebrar um negcio e fazem-no atras de um negocio dissimulado. O negcio dissimulado o neg de 100mil euros. Quando validade do negcio dissimulado, o art.242/1, temos de ver a validade do neg dissimulado sem ter em conta o neg simulado. Aqui nao temos conhecimento de nenhuma proibio ou erro, por isso o neg valido. Se se levantasse algum problema ficavamos por aqui. Segundo o art. 242/2, em termos abstratos temos diferentes prespectivas quanto ao aproveitamento da forma do neg dissimulado. Aqui parece que no haver um obstaculo de natureza formal que invalide o negcio. O preo na CV no teria de estar determinado,art.483, por isso, no era por aqui que o negcio era invlido. Podemos dizer que o negocio dissimulado um negcio valido na prespectiva formal. Relativamente ao neg dissimulado temos de ver a prespectiva formal do 241. Uma segunda questo que se levanta: Temos de saber se A pode invocar a nulidade do negcio. O art.242 diz que os simuladores podem pedir a nulidade do negcio (so tidos como interessados). A conveno seria nula, pois um negcio contrrio lei, art.334. O art.394 vem obtar quanto prova testemunhal. R.: Visto isto, o negocio simulado nulo. O negcio dissimulado vlido. A pode arguir a nulidade da simulao pois a conveno nula, porm este no obtm o direito, o crdito. O imvel de B, pois A arguiu a nulidade do negcio e isto no faz com que ele tenha o imvel, apenas o pagamento. A A interessa invocar a nulidade do negcio para poder exigir o resto do dinheiro. A pode exigir o resto do pagamento, mas no pode exigir o imvel.

Caso 10 (caso de exame de 2001)

Pgina 5

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas O que combinaram: B queria doar a C; B simulava um negcio com D e D com C. Porm o que realmente aconteceu: B doa a C; B cv a D; D cv E

uma uma hipotese de simulao relativa subjectiva mas tambm objectiva. H um acordo simulatrio que envolve B, C e D, com o intuito de enganar terceiros nomeadamente os negcios entre B e D e D e C. So simulaes relativas subjectivas, h uma interposio de um ente real. Os negocios simulados so nulos. O negcio dissimulado o negcio entre D e C. Este negcio vlido. Art. 947/2.

Porm o que aconteceu, foi diferente. O negcio entre B e D nulo pois um negocio simulado. Verificam-se os requisitos do 240. O segundo neg simulado (B e C) no chegou a acontecer. Para exisitr um neg dissulado, teriam de haver estes dois neg simulados, pq o neg dissimulado esconde-se atras daqueles dois negcios. Embora eles quisessem uma simulao relativa, o neg dissimulado nao chegou a realizar-se. Portanto nao chegou a haver transmisso de propriedade de B para C, como aconteceria se exisitisse o segundo negocio simulado. A consequncia a nulidade do negcio entre B e D, e a inexistencia entre o negcio entre B e C que nem sequer se chega a realizar, por falta do segundo negocio simulado. B continua a ser o proprietario, pois a cv para D nulo. Porm D vende a E, nao tendo legitimidade pois nao o proprietario. E se estiver de boa-f adquire. Boa-f simples desconhecimento com culpa ou sem culpa. E protegido enquanto 3 de boa-f, 243. A lei basta-se com o desconhecimento do negcio para proteger o terceiro. H uma aquisio de E , como excepo das aquisies derivadas translativas (nemo plus iuris) e o direito extingue-se no direito de D, exitingue-se por decadncia.

08-04-13 Caso n12 W limita-se a emitir uma declarao j previamente formada/ alheia, no uma declarao prpria. W seria um representante ou um no chegaria a tanto?! E um representante atua em nome de outrem, mas emite uma declarao prpria. A declarao do representante e no do representado. Quando algum apresenta uma declarao j formada, o seu papel muito mais restrito. X j tinha formado a sua vontade, emitiu a sua declarao, s faltou chegar ao declaratrio. O papel W restringe-se a levar a declarao ao declaratrio. O seu papel de mero nncio. Ele recebe uma declarao e o seu papel entregar ao declaratrio. No desempenho desse papel, h uma perturbao e uma parte mal transmitida. Estamos no mbito do erro na

Pgina 6

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas transmisso da declarao. A vontade foi bem formada, ele sabe o que quer e f-lo em moldes corretos, porm o encarregado de transmitir essa declarao que no a transmitiu de forma correta. Erro na transmisso da declarao estaramos no contexto do 250 e a hiptese reconduz-se ao erro obstculo/ erro declarao, art.247. Fica claro para o declaratrio que o declarante queria comprar um selo. Verifica-se o conhecimento no declaratrio, que requisito para a anulabilidade. A consequncia a anulabilidade do negcio. Quem tem legitimidade para arguir a anulabilidade do contrato X. o prazo de cesso do vcio quando o erro se desfaz, quando o declaratrio descobre que existe um erro. Quando a declarao emitida, o erro ainda no est patente. Embora o erro no seja dele, tudo se trata como se fosse do declaratrio, no foi ele que errou, mas a pessoa a quem foi imputado o erro, X, tem 1 ano a partir da cesso do vcio para arguir a anulabilidade. Pode tambm funcionar o art.248.

Caso n 13 No qualquer divergncia entre a vontade e a declarao. A vontade est mal formada e corresponde declarao. Ele quer comprar aquele quadro imputando determinada autoria e caractersticas que ele no tem. A vontade corresponde a declarao, o engano traduz-se na vontade ser assente em pressupostos que no se verificam. Erro vcio sobre o objeto - este objeto no tem determinadas qualidades. relevante ou no? Condies gerais de relevncia um erro essencial - porque a vontade determinada pelo erro, se no fosse o erro ele no adquiria o negcio; e prprio um erro que afeta a declarao mas no diz respeito aos requisitos de validade do negcio. Condies especiais art.251 e neste caso o que que o declaratrio deve saber ou no deve ignorar para adquirir o negcio, que ele s adquiriu o quadro porque era daquele pintor. Ele no sabia que aquele no era o autor, e a lei no exige que ele saiba do erro. Aqui ambos estavam errados, porm apenas o que adquiriu o quadro que se queixou, o comprador que levantou o problema. Porm o vendedor tambm se podia ter queixado, o problema pode ser para ambos. O declaratrio o vendedor, este tambm esta enganado, mas o declarante +e que levantou o erro porque pagou um preo que no equivale aquilo que o objeto realmente vale. O art.251 remete para o art.247 para o requisito deste art. a lei exige que a parte soubesse que o declarante tivesse adquirido o objeto por este ter aquelas qualidades. Se o vendedor soubesse que era falso, havia erro e havia dolo, aqui era anulvel e

Pgina 7

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas no se exigia mais. Aqui no h dolo porque o prprio vendedor estava enganado. E este requisito que o art.247 exige. A consequncia a anulabilidade do negcio. O comprador tem legitimidade para arguir a anulabilidade e o prazo um ano a partir do momento em que cessa o vcio-erro, ou seja, quando ele descobre o erro. O errante tem 1 ano para pedir a anulabilidade. Ele pede juros, entretanto vencidos. Quais so as consequncias da anulabilidade, 289, tudo tem de ser restitudo o que foi prestado. E tem efeitos retroativos. como se ele nunca tivesse sido proprietrio. Ele tem direito a tudo o que foi prestado, porm no tem direito a juros com este fundamento da anulabilidade.

Caso 14 Vcio da vontade erro-vcio (erro sobre os motivos) A vontade formou-se tendo por base que seria um terreno para construo, porm essas qualidades no se verificam. No h uma diferena entre a vontade e a declarao. Ele diz o que queria dizer, pensando que poderia construir no local, mas isso no se verifica. Estamos no contexto erro vcio. um erro determinante, na medida em que ele quer um terreno apenas para construir, um erro essencial, porque sem estas qualidades ele no adquiria a propriedade. tambm um erro prprio. Sobre o que que recai o erro sobre a base negocial. Se fosse erro sobre o objeto, o art.251 remete para o art247, se assim fosse o negcio era anulvel ou no? Cumpre o requisito do art.? O negocio seria anulvel, o requisito cumpre-se pois ele no sabia que ele queria construir. 252/1, para o negcio ser anulado -Teria que a haver acordo entre as partes quanto a essencialidade do motivo, este motivo era a construo. Porm isto no se verifica. No houve acordo nesse sentido. Se houvesse um erro quanto ao esclarecimento, havia dolo. A lei no exige que o erro fosse desculpvel.

Caso 15 Ele pensava que estava mal e afinal havia um erro quanto ao seu diagnstico. Estamos no contexto de erro sobre a base negocial. Ele celebra duas doaes, negcios gratuitos, com espirito de liberalidade, porm este veio devido a ele pensar que iria morrer em breve. A sua vontade formou-se em virtude de pressupostos que no existem, num diagnstico que na realidade estava errado.

Pgina 8

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas H um erro anterior h celebrao do negocio, que condiciona a vontade, um erro vcio. A vontade corresponde declarao, mas ele quer voltar atrs. Ele pode invocar erro-vcio quanto a base do negcio. O erro essencial, condicionante do negcio, sem este ele no tinha formado a sua vontade, e tambm um erro prprio. Incidindo sobre o erro sobre a base do negcio, art.252/1 que remete para o art237. O cumprimento do negcio afecta gravemente o princpio da boa-f, sobretudo sendo um negcio gratuito. Ele dispe com base num erro, em ttulo liberatrio, objetos seus, podendo ficar em condies financeiras bastante precrias. No h duvida que afeta o principio da boa-f. No esta aqui em causa o risco prprio do negocio. Consequncia: anulabilidade do negcio, no obstante alguns defenderem a resoluo do negcio. Estamos perante a anulabilidade do negcio. 252/1, voltamos as regras do erro-vcio, o que est em causa a prpria validade do negcio, na medida em que a formao do negcio foi inquinado devido a um vcio e por isso pressupe a validade prvia do negcio. A nossa incurso no art.237 teve apenas a ver com os requisitos sobre a base do negcio, porm em termos das consequncias voltamos consequncia do erro-vcio do 252. Ele tem um ano para arguir a anulabilidade do negcio, a a partir do momento em que ele soube que o seu diagnstico estava errado.

15-04-13 Caso 11 O negcio F H encoberto, temos uma simulao, portanto no valido. Verificam-se os requisitos da simulao? H um acordo simulatrio entre J H e F, com vista a enganar C. simulao relativa subjetiva na modalidade de supresso de um contraente real. O J H nulo e os negcios dissimulados? 1 Hiptese, o negcio dissimulado no prejudica a sua validade, por isso vamos aprecia-los substancialmente, no formalmente porque estes negcios no so formais, isto segundo 219, princpio da liberdade de forma, se nada for dito em contrrio os negcios no requerem forma, que a regra geral. 855 uma exceo que no aplicvel visto que no se trata de um imvel, escritura pblica ou particular autenticado. O imvel, 204, o barco mvel, 205. Substancialmente h algum vcio? O negcio celebrado entre F e H afetado pela coao, temos uma ameaa ilcita quanto aos meios determinantes para obter uma declarao. Temos a ilicitude da ameaa por um lado e a declarao foi obtida por uma ameaada, consequncia anulada por coao. anulvel. E o negcio J F? Para ser anulado tinha de se ver se o mau com que se ameaado grave e se justificado o receio da sua consumao (da ameaa). Depende da consumao dos requisitos. Prazo: a partir da cessao de vcio tem um ano, no caso J F a coao cessa quando o marido morre. Dezembro do 07 a Dezembro do 08. O prazo da anulao caduca e fica sanada a coao, o vcio.

Pgina 9

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas E se a coisa fosse um terreno? A coao subsistia, e o problema ficava logo ali porque no tinha respeitado a forma.

Caso 16 Haver coao moral? O exerccio normal do direito deveria ser ele ameaar intentar uma ao se ele no pagasse, porm o caso no esse. Ele quer obter um jaguar por 100 euros, se no intentar uma ao. Contudo, o devedor continua a dever e a divida por pagar. A ameaa j no de exercer o direito, ele est a tentar obter o jaguar por 100euros. A ameaa passa a no estar j no plano do lcito. Temos de afastar o exerccio normal do direito. H uma hiptese de coao, a hiptese do art.282, ou tambm podem ser os negcios usurrios. A ameaa ilcita. A utilizao deste meio para obter aquele fim ilcita. Ele tem o direito de intentar uma ao, porem querer isso atravs de uma ameaa ilcito. O negcio seria anulvel, art.285 e 256. Tambm se podia ver o art.282, apos afastar o exerccio normal do direito e configurar esta como uma ameaa ilcita. O art.282 qualifica como coao moral e assim o negcio seria anulvel. O prazo , de acordo com o art.287, um ano a partir do momento em que paga a divida e deixa de estar coagido. Portanto, tem um ano para pedir a anulabilidade. Se, em vez de pedir a anulabilidade, receber os 100, o negcio sana mediante confirmao, art.288. aqui a confirmao tcita. A confirmao tcita sana a anulabilidade do negocio com efeitos retroativos.

Caso 17 Porque que vende? 1 B , o antiqurio diz que no vale nada; 2 F ameaa partir as pernas. Ele ignora a ameaa. Esta ilcita, ameaa da integridade fsica. Para ser relevante esta ameaa teria de ser grave e os meios justificados. Os requisitos no estariam preenchidos. A ao no seria essencial, pois a sua vontade negocial no foi formada com base na ameaa. uma ameaa ilcita mas no determinante, pois este ignora a ameaa. O negcio vai ser anulvel pela coao. Aqui no h fundamento com a anulabilidade do negcio. Na segunda hiptese, h um erro- vcio na formao da vontade. Ele est enganado. H um erro-vcio quanto s qualidades do objeto e temos dolo.

Pgina 10

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas Temos aqui os artifcios de induzir algum em erro do art.253. h dolo, o negcio seria anulvel com fundamento em dolo. Segundo o art.254/1, o prazo de um ano comeava a contar quando o vcio cessa-se. Sendo anulvel o negcio (tem efeitos retroativos), o negcio celebrado com F tambm cai. Tudo o que foi prestado tem de ser devolvido.

22-04-13 Caso 18 a) Quando o dinheiro entregue. Temos uma proposta e aceitao orais, via telefone. Estas so imediatamente eficazes, o momento da recepo praticamente o momento em que elas so expressas. No temos indicao de valores. Seria formal a partir de um determinado valor e at a seria vlido celebrar oralmente (at 2500 euros 1143). Quando aceitao do contrato, 232 - s com a entrega o contrato se consideraria feito. 142 - definio de contrato. b) Requisitos da declarao no sria: feita na expectativa de que a falta de seriedade seja conhecida. Neste caso existe reserva mental ele emite uma declarao que no corresponde vontade e o intuito enganar (embora no prejudicar, em benefcio) o declaratrio. Consequncias: no prejudica a validade da declarao, a menos que o declaratrio soubesse, o que no o caso. A tem que invocar o nr2 do 244. A outra parte pode contra argumentar que a reserva mental feita com intuitos caridosos e de auxlio. Perceber se o exerccio deste direito ainda caberia dentro dos interesses de A ou se extravasaria (abuso de direito). c) Contrato de compra e venda. Caractersticas: negcio oneroso, bilateral, meramente consensual, pelo que os efeitos produzem-se com mero consenso. Tipo de efeitos: reais. Contrato aleatrio as prestaes no so partida certas e conhecidas (para a contraparte). O objeto um fruto natural, uma coisa futura 211 e 212. Se ele comprasse as uvas era a questo dos frutos e no momento da colheita e vindima tornava-se proprietrio, mas a questo que ele compra o vinho, pelo que se torna proprietrio quando existe materialmente, ou seja, no momento em que feito o vinho. 408 nr2.

Caso 19 1. Admitindo que B conhecia as restries que lhe foram comunicadas, ele devia ter esclarecido (boa f) e ele infringe esse dever de esclarecimento. Estamos perante dolo negativo (omisso) ilcito - 253 nr1 ltima parte e nr2 ltima parte. O negcio era anulvel nos termos do 254. Se ele no sabia temos uma hiptese de erro sobre os motivos sobre a base do negcio (erro vcio), erro na formao da vontade. O erro seria essencial e prprio. 252 nr2. Para o erro ser relevante 457. Consequncias: anulabilidade. Quem tem legitimidade para arguir A a partir do momento em que ele conhece o erro (287). Tudo ter que ser devolvido de acordo com o 289. Em suma, necessariamente tm uma hiptese de erro que pode ser qualificado se a contraparte sabia quando contratou. 2 Pressuposio h algo que se espera que acontea no futuro no acontece. Aqui o que h uma alterao das circunstncias. O contrato celebra-se sem erro mas vai haver uma alterao das circunstncias posterior formao do contrato. A consequncia agora seria a resoluo, que leva nulidade. A questo da invalidade coloca-se relativamente a problemas anteriores ao negcio, a prpria formao do negcio que posto em causa. A resoluo s se aplica a factos posteriores ao negcio. 437.

Pgina 11

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas

29-04-13 Caso 20 a) Temos o catlogo, depois temos a atuao do leiloeiro, as licitaes dos intervenientes e o leiloeiro a dizer que est vendido a x. Catlogo ou uma proposta ao pblico, um convite genrico (mais credvel). Temos que interpretar se neste momento j h uma vontade de vinculao. Em geral no se denota logo uma vontade. Podemos dizer que normalmente um convite a contratar, mas el ltima instncia podia haver vinculao. A atuao do leiloeiro j poder ser uma proposta contratual. Ele prope mas vende a quem der mais. Quando algum diz por ex 3500 ainda no temos contrato. b) Aqui h vcio da vontade e no erro da vontade h uma vontade mal formada, mal esclarecida que foi formada com base naquelas caractersticas (pau-santo), temos uma vontade viciada, que assenta em pressupostos inexistentes. Aqui teramos que ver se ele foi ilicitamente enganado, porm o vendedor tambm no sabia e por isso no temos dolo. Se ele soubesse teramos dolo. H erro-vcio que incide sobre o objeto, art.251. Estamos perante um erro essencial, determinante para a compra do objeto. E um erro prprio pois no se prende com requisitos. O vendedor teria de saber ou no deveria ignorar (art.251) que o comprador no compraria o mvel caso no fosse pau-santo. Neste caso o vendedor sabia. Quer o vendedor quer o comprador tem a vontade viciada por erro. Porm este s interessa para o comprador. O erro bilateral porm no prejudica a anulabilidade do negcio por qualquer um deles. O fato do vendedor estar em erro no prejudica a possibilidade do comprador pedir a anulabilidade, pois a lei basta-se com que o vendedor saiba que as caractersticas eram essenciais para a compra. Este facto apenas afasta o dolo e no a anulabilidade. Consequncias: anulabilidade do negcio; prazo, um ano a contar do momento em que conhece o erro. Quem tem legitimidade quem estava enganado, o comprador.

Caso 21 Estamos no contexto da representao voluntria (art.258,262). Algum que vai doar em nome de outrem e isto (a representao) resulta de acto voluntrio. Art.261, aqui se tudo corresse bem, os efeitos produziam-se na esfera de A. B representante de A e quer ele prprio vender e A aparece como comprador, combina com C a sua substituta para que C actue em nome de A. Isto o chamado negcio consigo mesmo, art.261/1e2.

Se o negcio no evocasse conflitos de interesses ou se A consentisse, o negcio era vlido. Caso contrrio invlido. O art.264 vem legitimar esta substituio. Concluindo, a reposta a esta caso seria, que no temos dados concretos; se houvesse conflito de interesses o negcio era invlido; se no houvesse conflito de interesses ou houvesse consentimento de A, o negcio era vlido.

Pgina 12

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas

Caso 22 Podamos ter aqui uma representao voluntria, algum que pede a outro para procurar um quarto em seu nome. Este contrato no exige forma, vigora o princpio da liberdade de forma. Porm no representao. Temos aqui algum que perante um negcio jurdico bilateral atribui a algum um poder para procurar um quarto, atua em nome de outrem e os efeitos produzir-se-iam diretamente na esfera jurdica do representado. Porm isto no acontece, porque E atua em nome prprio e no em nome de D. H algum, E que atua em nome prprio e por isso os efeitos no se produzem na esfera do representado porque E atua em nome prprio. E celebra um contrato com F. no h representao porque E atua em nome prprio e no em nome de D. E tem poderes para atuar em nome de D mas no o faz. Esta representao e os poderes que lhe foram conferidos seriam vlidos, porm visto que E no utilizou estes poderes e no atou em nome do representado, no temos a figura da representao presente. Ele atua em nome prprio e os efeitos vo ser produzidos na sua esfera jurdica. Portanto, temos uma procurao (a figura da representao); E celebra um contrato com F; porm h aqui uma divergncia entre a vontade e a declarao de E. H uma reserva mental, art244, h um intuito de enganar F, por alguma razo E no esclarece F e no diz que o quarto para D. isto no afeta a validade da declarao. Concluindo, E e F celebram um contrato, estes so as partes do negcio deixando de fora D. F vai querer a contraprestao de E. A consequncia a ineficcia em relao ao representado. Podia haver outra hiptese, se E atuasse em nome de D mas ao contrrio do nosso caso, estes poderes de representao no lhe tivessem sido conferidos, os efeitos jurdicos produziam-se na mesma na esfera jurdica de E como se ele tivesse atuado em nome prprio e no de D. pois a representao no vlida. Nos dois casos os efeitos jurdicos verificam-se na esfera jurdica de E e no de D. nesta 2 hiptese, D tinha a possibilidade de ratificar o negcio em termos da sua eficcia, art.268 e assim os efeitos produzir-se-iam na sua esfera jurdica. E podia revogar enquanto D no ratificasse.

Caso 23 De quem a enciclopdia? do pai, A. Quem comprou? Foi A.

Pgina 13

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II Aulas prticas B o representante e no um mero nncio, que se limita a transmitir uma declarao negocial alheia. B o representante que vai emitir a declarao, ele que vai escolher, comprar, etc. ele vai formar uma vontade e emitir a declarao. H uma procurao que no exige forma, o pai confere poderes de representao ao filho, B. quanto idade, o representante menor, art.122 e ss. Ele carece de capacidade de exerccio. Porm o representante no tem de ser capaz, art.263. trata-se de uma compra e venda de uma enciclopdia e este sabe bem da matria, tem 17 anos e tem dotes para celebrar o negcio. O negcio jurdico vlido e eficaz pois no exigida a capacidade. Ele atua em nome do representado, do pai. Os efeitos produzem-se na esfera de A, do pai. Art.268. B esta a atuar consoante os poderes que lhe foram conferidos. At.79CV. a enciclopdia j do pai, art.408. O negcio vlido, o preo devido.

16-05-13 Caso 24 Que tipo de condio : resolutiva ou suspensiva? uma condio resolutiva. E a anterior suspensiva. A condio resolutiva no seria vlida. A invalidade afetaria s a condio e no todo o contrato (art.2232,2230,967,271). A condio nula considerando-se no escrita. Ele no pode exigir de volta a coisa quando o acontecimento futuro incerto se verifica mais tarde. Consequncia: Nulidade da clusula, o contrato vlida e celebra-se como se esta clausula no existisse, esta considera-se excluda do contrato.

Caso 25 uma condio resolutiva. O facto futuro incerto ilcito. Isto um contrato de doao em que se inclui uma clusula acessria e resolutiva e lcita. O que se reporta um facto ilcito mas a clusula lcita. 1 - A condio verifica-se e assim temos a destruio automtica e retractiva dos efeitos do negcio nos termos do art.286. os efeitos produzem-se mas h aqui uma certa instabilidade. A doutrina questiona se j h transmisso de propriedade. A condio verifica-se em Fevereiro de 2009 e como B nunca tivesse sido proprietrio. Quanto aos atos e disposio aplica-se o art.264. tudo se passa como se o pai nunca tivesse deixado de ser proprietrio. O proprietrio o filho mais novo desde que o negcio foi celebrado.
Pgina 14

S-ar putea să vă placă și