Sunteți pe pagina 1din 3

Princpios e mtodos da auto-educao AULA 1 00:00 - Toda educao auto-educao, pois o sujeito ativo do processo de educao o estudante - Nunca

ca existiu auto-educao absoluta, pois todos precisam de orientao externa. 01:50 - Necessidade do modelo que possui metas e objetivos. - Existem metas sem grandes pretenses (escolas tcnicas) e metas profundas (que alt era a estrutura da inteligncia - educao jesutica). - No existe modelo geral, pois cada modelo tem seus objetivos e seu pblico-alvo. 08:50 - Carpeaux: todo literatura deve ser encarado pelos problemas que o autor vive n o momento. - Na URSS no h um nico trabalho que escapa do momento em que eles estavam vivendo. - Brasil: no h nenhuma tentativa de explicar o que ser brasileiro. 16:00 - O indivduo no Brasil nasce sem sabe o pano de fundo histrico no qual est inserido e, por esta razo, no sabe qual seu papel. - Um dos efeitos mais bvios a total insegurana e a consequente, busca em se agarra r em algo firme. - Quando as pessoas esto inseguras, o reflexo de fazer a coisa certa nunca aparec e. A preocupao de como ir se preservar. A preservao naturalmente algo impossvel. - A histria do indivduo a histria de seus feitos baseados na pergunta: o que a cois a certa a ser feita? - Modelos de roteiro: correspondncias com sua urgncia interior. REpertrio de escolh as. - Modelos fortuitos: surf. - Segurana = sensao se ser algum. 24:30 - O desejo de parecer normal se torna uma obsesso neurtica. E este o objetivo de v ida dos brasileiros. - O problema que a coletividade no se interessa em voc, o que gira um vazio, que p or sua vez, exige mais a aprovao dos outros. - Brasil o campeo de depresso. - As pessoas esto assustadas e no conseguem reagir intelectualmente contra o que q uer que seja. 38:00 - Tudo aquilo que feito com finalidade escolar no tem finalidade alguma. No possui efeito nenhum no mundo real. - A totalidade dos trabalhos publicados no Brasil teve finalidade escolar. - O trbalho cientfico tem importncia se transcender a finalidade escolar. Adiciona r-se no fio da histria daquela cincia. - "Voc s mostrou para sua me que voc um bom estudante" 47:50 - Movimento de idias na Frana. Crise na literatura, mas isto objeto de constante d ebate. 50:00 - Meta ou modelo: fazer as coisas do jeito deles. CPIA - Relatos de Carpeaux: Abundncia de modelos. Quando voc no tem isso no seu ambiente

imediato, voc deve buscar modelos remotos e de forma indireta = LEITURA. Atravs destes modelos voc compe sua vocao. constante remodelao dos modelos = AUTO-EDUCAO. Modelos tem uma funo inspiradora e esttica (simboliza o que voc pode e quer ser) TesTE: ler um livro e sentir a vontade de ter escrito aquele livro.

1:00 - Paul friedlender - PLATo 1:04 - Santo Toms de Aquino, por Chesterton - comeo da auto-educao: coleo de modelos - O modelo indica um padro, standard, uma rgua. 1:18 - Ausncia de histria no Brasil (coisas fsicas, como edifcio) impossibilita a criao da memria - Quando no temos estes testemunhos fsicos, temos que imaginar. - Os sinais escritos permanecem . 1:22 - Dilogo entre intelectuais forma a alta cultura nacional - Este dilogo inexiste no Brasil, pois s sobrou o dilogo miditico, predominantemente ideolgico e partidrio. 1:30 - Formao da conscincia. Nascemos com um Eu potencial. Este EU nasce das tentativas de marcar seu territrio. - O eu se forma na tenativa de exteorizar mas se constitui daquilo em que voce f alhou em exteriorizar. - diferente da imagem (aquilo que vc que aparecer) . O importante os fatos - Vivemos na ditadura do Imagem - A auto imagem deslizante e varivel. O que vale os acontecimentos. - O que foi feito pode ser esquecido, mas no desfeito. - Existe tambm uma histria dos pensamenteos, mas isto deve ser feito depois da his tria dos fatos. - Modelo - e os gurus?

1:49 - H dilemas que no possuem soluo para voc, neste caso h que deixar a soluo para a REA ADE. Desistencia de dominar as coisas intelectualmente. - As obras de arte geram a vontade de imit-las ou somente admir-las. - A arte da lgica se contitui interiramente de pensamentos possveis no de coisas re ais. O conceito de real no existe em Lgica. uma articulao do que voc j sabe. - Esta noo te mantm sempre aberto Lous lavelle e Schelling =============================================================== AULA 2 00:00 Comear pelo estudo da Educao. Utilizar uma "Histria da Educao" Levantar os momento culminantes da educao, como: Grcia Antiga; Sec.XII e XIII na Eu ropa; Romantismo Alemo Sec XVII e XIV; Viena no sec. XX. Outros mtodos: Vedanta, na ndia e Letrados chineses, na China. 03:40 No se envolver em discusses quando se tem uma motivao emocional.

Quando se houve uma opinio contrria, deveramos perguntar: "como essa pessoa percebe as coisas". A ser necessrio fazer um exerccio stanislavisquiano com o outro. !Stanislav: "A construo do personagem" "A preparao do ator".

Tcnica da memria afetica: buscar na sua memria situaes anlogas.Exteriorizao similar ( ruturalmente semelhantes) a emoo do personagem. Experincia do psicologo William Sargant com soldados que haviam participado da Gu erra da Coria.

14:00 Entender o contedo explcito mas tambm as percepes que esto por trs. Muitos autores, po uma ausncia de contedo e vocabulrio, no expressam o que percebeu mas o sim um disc urso confuso. Leibniz: "Eu concordo com tudo que leio" Diferir o momento da compreenso e do julgamento. No devemos nos recusar a nos envo lver com idias adversas ou repugnantes. As informaes biogrficas e histricas ajudam. 19:00 Muitas vezes no trajeto que vai da percepo, passando pela motivao at a expresso. A expresso a habilidade fundamental da Educao. Fazer da maneira mais exata e person alizada possvel. Termos prpios e genricos (termo prprio do vocabulrio). Aristteles: "todo conhecimento comea pelos sentidos". preciso mapear o caminho da percepo sensvel ao conceito abstrato. Base do conhcecimento: percepo e imagens, ou se ja, o Mundo da Arte. Saber a diferena entre um conceito cientfico - classe de objeto - e uma figura de linguagem - a impresso que voc teve diante de um objeto. Acaba que o sujeito fica sabendo o conceito geral e articulao entre os conceitos, mas sem nenhuma relao com o objeto estudado em si. 34:00 jjjj

S-ar putea să vă placă și