Sunteți pe pagina 1din 10

Sumrio

1. A Importncia da Vida Afetiva...................................................................................2 2. O Estudo da Vida Afetiva..........................................................................................2 3. Os Afetos...................................................................................................................2 4. As Emoes..............................................................................................................3 5. Alteraes da Afetividade..........................................................................................3 6. Os Sentimentos.........................................................................................................7 7. Desenvolvimento Cognitivo, Afetividade e Produo do Conhecimento..................7 8. Razo e afetividade na histria.................................................................................8 9. Escola e sujeito.........................................................................................................9 Bibliografia...................................................................................................................10

AFETIVIDADE 1. A Importncia da Vida Afetiva


O corao tem razes que a prpria razo desconhece.

Quais seriam essas razes? So nossos afetos e emoes. Por que os psiclogos precisam falar da vida afetiva? Porque ela parte integrante de nossa vida psquica. Nossa expresses no podem ser compreendidas, se no considerarmos os afetos que as acompanham. O psiclogo, profissional que trabalha com a vida psquica em sua globalidade, no pode deixar de lado esse aspecto e estudar apenas a vida cognitiva, racional dos indivduos. Pense em quantas vezes voc j programou uma forma de agir, e na hora H, voc viu apresentando um comportamento completamente diferente. Por exemplo, uma jovem soube algo de seu namorado que a aborreceu, mas ela racionalmente resolveu no criar caso e pensou; Quando ele chegar, vou ser carinhosa e no vou deixar transparecer que me aborreci e, de repente, quando o tem sua frente, ela se v esbravejando, agredindo, enciumada, etc.. Sua vida afetiva a traiu. Seus afetos foram mais fortes. Tanto nesse exemplo, como em muitas situaes de vida, so os afetos, as emoes que orientam nosso comportamento. Por isso os afetos so importantes para os psiclogos.

2. O Estudo da Vida Afetiva


O estudo da razo tem sido privilegiado no interesse dos homens, principalmente na cincia, pois as emoes e afetos tm sido vistos como deformadores do conhecimento objetivo. Mesmo na Psicologia, no so todas as teorias que consideram a importncia da vida afetiva, tendo, muitas delas, se dedicado apenas ao estudo da razo, da cognio. Consideramos que estudar apenas alguns aspectos do homem consider-lo como um ser fragmentado, e correr o risco de deixar de analisar aspectos importantes.

3. Os Afetos
Quando entramos em contato com o meio fsico e social, recebemos estmulos de nossos rgos dos sentidos. Esses estmulos chegam ao nosso mundo interno e l recebem significaes. Sentimos ento algo em relao a eles. Por exemplo, gostamos ou no gostamos, -nos prazeroso ou no. Essas so respostas (no externalizadas) de nosso psiquismo.

3 Esse tipo de rao psquica exprime um estado afetivo, penoso ou agradvel, vago ou qualificado. Essa tonalidade afetiva que as coisas ganham em nosso mundo interno caracterizam os chamados afetos. O termo afeto, portanto, utilizado para se fazer referncia vida afetiva em geral. Nossa vida afetiva composta de dois afetos bsicos: o amor e o dio. Esses dois afetos esto sempre em nossa vida psquica e tambm esto juntos em nossas expresses, aes e pensamentos. Em seus estudos, Freud constatou a possibilidade da existncia da ambivalncia afetiva, um conflito interno entre os dois afetos bsicos, ou seja, possvel que possamos sentir amor e dio por uma mesma pessoa e isto nos gera um conflito afetivo.

4. As Emoes
As emoes so expresses afetivas acompanhadas de raes intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado. Apesar de conceituarmos as emoes como expresses da vida afetiva, a emoo d-se como experincia interna algo sentido. Essa experincia inclui a percepo de modificaes que ocorrem no organismo, como o batimento cardaco acelerado. Talvez por estar freqentemente acompanhada dos fortes batimentos cardacos, por muito tempo acreditou-se no corao como o lugar da emoo e, at hoje, desenhamos coraes para dizer que estamos apaixonados.

5. Alteraes da Afetividade
Humor ou estado de nimo - o tnus afetivo do paciente, o estado emocional basal e difuso no qual ele se encontra em determinado momento. a disposio afetiva de fundo que penetra toda a experincia psquica. No estado de nimo, h a confluncia de uma vertente somtica e de uma vertente psquica (Paim). Alteraes do humor: 2 plos bsicos: - depressivo hipotmico. - manaco hipertmico. Distimia - designa a alterao bsica do humor, tanto no sentido da inibio quanto no da exaltao. Humor triste e ideao suicida - com o humor depressivo, ocorrem com freqncia idias relacionadas morte, idias suicidas, planos suicidas, atos, tentativas de suicdio. A ideao suicida deve ser sempre investigada, cuidadosamente, em pacientes com humor triste.

4 Disforia - uma distimia que se acompanha de uma tonalidade afetiva desagradvel, mal-humorada. Depresso disfrica e mania disfrica depresso ou mania acompanhada de irritao, amargura, desgosto ou agressividade. Euforia ou alegria patolgica humor morbidamente exagerado, com alegria intensa e desproporcional s circunstncias. Elao - alegria patolgica acrescida de uma maior expanso do eu, com uma sensao subjetiva de grandeza e de poder. Puerilidade: humor com aspecto muito infantil, simplrio, regredido. Choro e riso por motivos banais, vida afetiva superficial, sem afetos profundos, consistentes e duradouros. Ocorre na esquizofrenia hebefrnica. Emoes - so reaes afetivas agudas, momentneas, desencadeadas por estmulos significativos. A emoo um estado afetivo intenso, de curta durao, originado geralmente como uma reao do sujeito a certas excitaes internas ou externas. Assim como o humor, so acompanhadas de reaes somticas neurovegetativas, motoras, hormonais, viscerais e vaso-motoras. O humor e as emoes so experincias psquicas e somticas ao mesmo tempo, e revelam a unidade psicossomtica bsica do ser humano. Sentimentos - so estados e configuraes afetivas estveis; so menos intensos que as emoes e monos reativos a estmulos passageiros. Os sentimentos podem ser classificados em vrios grupos: - da esfera da tristeza - da esfera da alegria - da esfera da agressividade raiva, revolta, rancor, vingana etc. - relacionados atrao pelo outro amor, teso, carinho etc. - relacionados ao perigo temor, receio, desamparo etc. - de tipo narcsico vaidade, orgulho, arrogncia, onipotncia etc. Afetos - so a qualidade e o tnus emocional que acompanham uma idia ou representao mental. Acoplam-se a idias e anexam a elas um colorido afetivo. Paixes - estados afetivos extremamente intensos que dominam a atividade psquica como um todo, captando e dirigindo a ateno e o interesse do indivduo em uma s direo, inibindo os outros interesses. Alterao das emoes e sentimentos: 1. Apatia - diminuio da excitabilidade emotiva e afetiva. O paciente se torna hiporreativo. um estado afetivo prprio dos quadros depressivos. 2. Hipomodulao do afeto - incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situao existencial, revelando rigidez do sujeito em sua relao com o mundo.

5 3. Inadequao do afeto ou paratimia - uma reao completamente incongruente a situaes existenciais ou a determinados contedos ideativos, revelando uma contradio profunda entre a esfera ideativa e a afetiva. 4. Pobreza de sentimentos e distanciamento afetivo - perda progressiva e patolgica das vivncias afetivas. H um empobrecimento relativo possibilidade de vivenciar alternncias e variaes sutis na esfera afetiva. Demncias e esquizofrenia. 5. Embotamento afetivo e devastao afetiva - a perda profunda de todo tipo de vivncia afetiva. Ao contrrio da apatia, que basicamente subjetiva, o embotamento afetivo pode ser observado na mmica, na postura e na atitude do paciente. Esquizofrenia. 6. Labilidade afetiva e incontinncia afetiva - mudanas sbitas e imotivadas de humor, sentimentos e emoes. O sujeito oscila de modo abrupto de um estado afetivo para outro do riso ao choro e vice-versa. Esquizofrenia. 7. Ambivalncia afetiva - Eugen Bleuler introduziu este termo para descrever sentimentos opostos em relao a um mesmo estmulo ou objeto, e que ocorrem de modo simultneo: amor e dio, rancor e carinho. Ocorre de modo intenso na experincia afetiva dos pacientes esquizofrnicos, indicando um processo de ciso radical do eu. 8. Neotimia - so afetos muito estranhos e bizarros para a prpria pessoa que os experimenta. Trata-se de sentimentos e experincias afetivas inteiramente novas, vivenciadas por pacientes psicticos. Lopes Ibor chamou de esquizoforia a experincia afetiva radicalmente nova e estranha dos pacientes esquizofrnicos no perodo que antecede a ecloso do delrio. 9. Fobias: so medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatveis com o perigo real oferecido pelos objetos ou situaes fobgenos. So acompanhados de uma crise de angstia intensa. Tipos: - fobia simples barata, cachorro etc. - fobia social medo de contato e interao social. - agorafobia medo de espao amplos e aglomeraes. - claustrofobia medo de entrar em espaos fechados elevador, tnel, sala pequena etc. Geralmente associada ao medo de ser enterrado vivo. 10. Pnico - reao de medo intenso, de pavor, geralmente relacionada com o perigo imaginrio de morte iminente, descontrole ou desintegrao. So crises agudas e intensas de angstia, com medo de morrer ou perder o controle, com descarga somtica grande (taquicardia, sudorese).

6 Outras reaes orgnicas acompanham as emoes e tornam-se indcios de vivncias ou estados emocionais do indivduo: riso, tremor, choro, lgrimas, expresses faciais, etc.. As reaes orgnicas fogem ao nosso completo controle. Podemos segurar o choro, mas no conseguimos deixar de chorar por dentro, sentindo aquele n na garganta e, s vezes, no podemos segurar duas ou trs lgrimas que escorrem, traindo-nos, demonstrando nossa emoo. O choro , ao lado dos batimentos cardacos e do riso, uma das reaes mais freqentes e comuns em nossa cultura, cantado e recantado pelos poetas como expresso de amor, de saudade e de desejo. Todas essas reaes de que vimos falando so importantes descargas de tenso do organismo emocionado, pois as emoes so momentos de tenso em um organismo, e as reaes orgnicas so descargas emocionais. Infelizmente, nossa cultura estimula algumas reaes emocionais e reprime outras. Os homens sabem bem disso. Homem no chora uma das frases mais comuns na educao de nossos jovens. Infelizmente, o senso comum no foi sensvel para aprender com os poetas que se chora, sim, e que choro expresso de vida afetiva, de amor e de dio, e de fora de um organismo que se adapta a uma situao de tenso; nunca um sinal de fraqueza. Por outro lado, as reaes emocionais em nvel do organismo so aprendidas, ou seja, nosso organismo poderia responder de diversas maneiras a uma situao, mas a cultura escolhe algumas formas como mais adequadas a determinadas situaes ou tipo de pessoas (por exemplo, idade, sexo ou posio social). Durante nossa socializao, aprendemos essas formas de expresso das emoes aceitas pelo grupo a que pertencemos. Assim, passamos a associar reaes do organismo s emoes e distingui-las. Por exemplo, o choro de tristeza, do choro de alegria; o riso de alegria, do riso de nervoso. As emoes ajudam-nos assim a avaliar as situaes, servem de critrio de valorao positiva ou negativa para a situao de nossa vida; elas preparam nossas aes, ou seja, as emoes vividas e do planejamento racional de nossas reaes ao meio. Essa funo que as emoes cumprem caracterizada como funo adaptativa. As emoes tm tambm uma outra caracterstica. Elas esto ligadas conscincia, o que nos permite dizer ao outro o que sentimos, expressar atravs da linguagem nossas emoes. As emoes so muitas: surpresa, raiva, nojo, medo, vergonha, tristeza, desprezo, alegria, paixo, atrao fsica. s vezes mais difusas, s vezes mais conscientes, s vezes encobertas, s vezes no. As emoes, como esto ligadas diretamente vida afetiva aos afetos bsicos de amor e dio -, esto ligadas sexualidade (amor).

7 No temos por que esconder nossas emoes. Elas so nossa prpria vida, so uma espcie de linguagem na qual expressamos percepes internas; so sensaes que ocorrem em resposta a fatores geralmente externos. So forte, passageiras; so intensas, mas no imutveis. Isto quer dizer que o que hoje nos emociona, poder amanh no nos emocionar mais.

6. Os Sentimentos
Os afetos bsicos (amor e dio), alm de manifestarem-se como emoes, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoes por serem mais duradouros, menos explosivos e no serem acompanhados de reaes orgnicas intensas. Assim, consideramos a paixo uma emoo, e o enamoramento, a ternura, a amizade, sentimentos, isto , manifestaes do mesmo afeto bsico o amor. O importante compreender que a vida afetiva emoes e sentimentos compe o homem e um aspecto de fundamental importncia na vida psquica. As emoes e os sentimentos so como alimentos de nosso psiquismo e esto presentes em todas as manifestaes de nossa vida. A apreenso do real feita de modo sensvel e reflexivo e, portanto, feita pelo pensar, sentir, sonhar, imaginar.

7. Desenvolvimento Cognitivo, Afetividade e Produo do Conhecimento


Como o professor percebe a criana? Essa pergunta, de resposta aparentemente simples, nos permitiu constatar que, no mbito escolar, freqente a existncia de uma concepo que leva os educadores a dividir a criana em duas partes: a cognitiva e a afetiva. Atividades escolares que so dirigidas s disciplinas clssicas, so associadas dimenso racional (cognitiva); comportamentos que ocorrem dentro da escola, mas que so considerados extra-escolares, so atribudos dimenso afetiva. Nessa mesma direo, as dificuldades de aprendizagem so percebidos como conseqncia de um desequilbrio ou alterao em uma dessas dimenses (Kupfer, 2003). Esse diviso tambm est presente na maioria dos projetos pedaggicos dos quais temos conhecimento. Cabe, ento perguntar: Quais so as origens desse dualismo? Que conseqncias tem para a produo do conhecimento? Para refletir sobre essas questes, faremos um breve relato sobre o trajeto histrico de alguns modelos tericos, organizadores do pensamento na escola, que, influenciados pela filosofia, psicologia e pedagogia, orientaram e ainda orientam prticas dualistas no contexto educacional. Posteriormente, partindo da premissa de que pensamento e afetividade so dimenses indissociveis no funcionamento psquico humano, procuraremos destacar o trajeto funcional de construo dos afetos e do pensamento, suas relaes com o saber conceitual e implicaes para a prtica pedaggica.

8 Para concluir, faremos sugestes de alguns princpios que podem contribuir para organizar e estruturar o trabalho educativo cotidiano de uma maneira integrada, que leve em considerao o desenvolvimento humano e que possam contribuir para a resoluo de conflitos no contexto escolar.

8. Razo e afetividade na histria


No recente a discusso sobre o papel da afetividade na constituio da subjetividade humana. Inserida na histria da filosofia, no contexto das relaes entre razo e emoo, foi motivo de aquecidos debates envolvendo grandes filsofos que ora valorizavam os conflitos existentes entre razo e afetividade, ora a dicotomia ou o papel superior de um aspecto sobre o outro. Aristteles, numa perspectiva demasiadamente dualista, reiterava que os sentimentos residem no corao e que o crebro (razo) tem a misso de esfriar o corao e os sentimentos nele localizados. Kant, destacando a supremacia da razo, construiu uma perspectiva negativa das emoes e dos sentimentos, chegando a afirmar que as paixes so a enfermidade da alma. De um modo geral, o que se evidencia nos escritos filosficos, da Grcia antiga at a modernidade, uma concepo na qual a razo quase sempre tem status superior em relao aos sentimentos. Na histria da psicologia, configurou-se um cenrio mais ameno, mas no totalmente diferente. Com a consolidao de grandes teorias psicolgicas como a Psicanlise, o Behaviorismo, a Epistemologia Gentica e a Psicologia Sciohistrica, o problema passa a ser debatido de modo mais aprofundado por cada modelo e comeam a aparecer estudos sobre as relaes entre cognio e afetividade. Mesmo assim, algumas teorias, como, por exemplo, o Behaviorismo, insistiram em continuar alimentando uma distino radical entre cognio e afetividade. Desse modo, mesmo no campo da psicologia, ainda hoje persiste, para alguns, a idia de que cognio e afetividade so instncias dissociadas. Na rea educacional o trajeto tambm no foi e no muito diferente. Um dos maiores mitos hoje ainda presente na maioria das propostas educacionais o dualismo entre afetividade e cognio. A crena nessa oposio faz com que se considere o pensamento calculista, frio e desprovido de sentimentos, apropriado para a instruo das matrias escolares clssicas. Acredita-se que apenas o pensamento leva o sujeito a atitudes racionais e inteligentes, cujo expoente mximo o pensamento cientfico e lgico- matemtico. J os sentimentos, vistos como coisas do corao, no levam ao conhecimento e podem provocar atitudes irracionais. Produzem fragilidades de segundo plano, prprias da privacidade inata de cada um. Seguindo essa crena, as instituies educacionais caminharam para a nfase da razo, priorizando tudo o que se relaciona diretamente ao mrito intelectual. O atual sistema educativo, principalmente no que se refere ao ensino bsico e obrigatrio, est voltado transmisso de uma srie de conhecimentos considerados fundamentais para que uma pessoa possa exercer sua cidadania e preparar-se para o mundo profissional no qual dever ingressar no futuro.

9 Porm todo esse investimento feito basicamente por uma pedagogia da instruo, que no valoriza os aspectos afetivos, os conflitos interpessoais, a construo de valores e no investe numa formao integral do educando que possa ir ao encontro de uma concepo de sujeito, realmente prxima do funcionamento psquico humano. Estamos convencidos de que a escola deve incorporar em sua doutrina uma outra concepo de sujeito. Uma concepo na qual cognio e afetividade so dimenses indissociveis no ser humano. Nessa perspectiva, poderemos tratar nossos alunos e alunas com um outro olhar, numa orientao de formao e no apenas de instruo. Esse fato, por si s, parece lanar um desafio radical a todos os profissionais da educao.

9. Escola e sujeito
A psicologia contempornea tem demonstrado que os afetos, o pensamento, a socializao e o conhecimento, faces constituintes e indissociveis da personalidade humana, no so dadas a priori, nem tampouco apenas pelos estmulos sociais. So construdas a partir das interaes do indivduo com o meio e com a cultura. Vrios pesquisadores do desenvolvimento como Piaget (1976), Wallon (1988) e Vygotsky (1989), comprovaram essa vertente e tambm que o indivduo no um ser passivo e/ou apenas um depsito de informaes. Pelo contrrio, ativo inter/ativo em todo o processo de desenvolvimento psicolgico. no espao das interaes da criana com o mundo fsico e social que se encontram as tenses e contradies necessrias que possibilitam o avano do desenvolvimento infantil para o desenvolvimento adulto. Na ao da criana, nas relaes entre as prprias crianas, nas brincadeiras simblicas, nas relaes com os adultos, na tomada de conscincia das regras sociais, na resoluo dos conflitos, a criana, pouco a pouco, vai construindo seus afetos e pensamentos. Assim se constitui o sujeito. inegvel que a concepo que o professor tem de sujeito, afeta a formulao de seus objetivos educacionais e suas relaes com os alunos. Sem dvida, a percepo que temos da criana e do adolescente, influi em nossos procedimentos pedaggicos. Ser que estamos investindo numa concepo ativa e interativa de sujeito/aluno? Como promover projetos pedaggicos que favoream a o desenvolvimento integral do aluno? Sabemos que no possvel, num passe de mgica, resolver os problemas educacionais e alterar as representaes que os professores fazem a respeito das crianas e adolescentes. Sabemos tambm que para uma anlise mais completa e ampla sobre o papel do educador e da escola precisamos considerar muitas variveis presentes na realidade. preciso levar em conta os aspectos culturais, econmicos e institucionais envolvidos na situao. Contudo, algumas aes que podem contribuir para superar vises dualistas e promover o desenvolvimento do aluno esto ao alcance imediato dos educadores. Nesse sentido, vamos apontar alguns aspectos que consideramos importantes de serem relevados:

10 a interao como princpio educacional o reconhecimento do sujeito/aluno (ativo) a evoluo do pensamento humano a construo da qualidade afetiva o papel do ldico na organizao dos afetos; o conhecimento como construo significado dos contedos escolares a cultura onde a escola est inserida os valores da comunidade escolar

Portanto, a nosso ver, pensar uma escola formadora que favorea o desenvolvimento integral da criana e do adolescente, implica admitir a superao de dualismos histricos que tm marcado o olhar e prticas no cotidiano escolar. Significa no mais dividir o aluno em duas metades: a cognitiva e a afetiva. Caso contrrio, toda discusso sobre os procedimentos educacionais resultar estril.

Bibliografia
KUPFER, M. C. M. Afetividade e cognio: uma dicotomia em discusso. In: ARANTES, V. A. (org.) Afetividade na escola: teorias e prticas alternativas . So Paulo: Summus, 2003. PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia . Rio de Janeiro: Forense, 1976. VASCONCELOS, M. S. (Org.). Criatividade: psicologia, educao e conhecimento do novo. So Paulo: Moderna, 2001. VASCONCELOS, M. S. Ousar brincar. In: ARANTES, V. A . Humor e alegria na educao. So Paulo: Summus, 2006, p. 57-74. VYGOTSKY, Lev. S. A formao Social da Mente. So Paulo: Martins Fontes, 1989. WALLON, H. As origens do pensamento da criana. So Paulo: Manole, 1988. http://www.ambm.org.br/professoraieda/paginas/ano1.htm

S-ar putea să vă placă și