Sunteți pe pagina 1din 2

Sistema Operacional Linux Ubuntu 9.

10

Propsito da escolha do produto:


Ubuntu 9.10, assim como todas as outras verses da marca, um sistema operacional de cdigo aberto, baseado em Linux, recebe o patrocnio da empresa sul africana Canonical Ltd. e desenvolvido pela comunidade em geral. Sua proposta a de oferecer um sistema onde qualquer pessoa possa utilizar, controlar e operar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nvel de conhecimento ou limitaes fsicas. Este software ideal para notebooks, desktops e servidores e faz tranquilamente tarefas do dia-a-dia, como ouvir msica, enviar e-mails, conversar com amigos e acessar a web alm da eficincia e potencial como servidor que conta com uma infraestrutura de atualizaes de segurana eficiente. Uma caracterstica fundamental deste programa a gratuidade do mesmo, pois todas as suas funcionalidades so isentas de qualquer taxa. De acordo com pesquisa feita em 2012 com usurios online, a marca Ubuntu foi considerada como a distribuio Linux mais popular para computadores pessoais. Ubuntu uma antiga palavra africana que significa algo como "humanidade para os outros", onde todos os seus usurios e programadores esto inseridos dentro de um mesmo propsito, confirmando o foco da marca em manter seu produto acessvel a qualquer um e livre de taxas. A verso 9.10, lanada em 29 de outubro de 2009 chamada de Karmic Koala. Um fato curioso de que os nomes das verses so apelidos dados pelo time de desenvolvimento do Ubuntu de forma atornar mais familiar, as verses quando lanadas. O modelo usado "The + Adjetivo + Animal", sempre em ingls. Vale notar que o adjetivo e o nome do animal sempre comeam com a mesma letra e, desde a verso 6.06, as verses seguem em ordem alfabtica. Uma nova verso do Ubuntu lanada periodicamente a cada seis meses para desktops e servidores e pode ser adquirido e atualizado gratuitamente. Cada nova verso possui suporte durante seis meses, tambm sem custo algum. Aps este perodo h um valor para suporte a ser cobrado. H vrias caractersticas que torna o Ubuntu 9.10 interessante. Um exemplo a ser considerado a eficincia na finalizao do sistema. So necessrios menos de trs segundos a partir do boto desligar para que o Ubuntu finalize tudo e desligue a mquina. Para instalar pela primeira vez o sistema operacional em um simples computador, uma instalao padro deve levar, em mdia, menos de 30 minutos no total. Possui um visual muito atrativo e acessibilidade e interao convidativos a vrios estilos de usurios. Devido ao fato do Ubuntu 9.10 ser um software voltado para usurios finais, que no querem ter trabalho para fazer seus dispositivos funcionarem, a distribuio carrega vrios servios e mdulos que talvez sejam desnecessrios durante a inicializao, deixando-o mais lento, mas que podem ser configurados de forma a otimizar o seu desempenho.

Com o software Windows Seven, a Microsoft conseguiu criar um sistema operacional mais leve e mais seguro que as verses anteriores j lanadas pela empresa, mas, mesmo assim, grande nmero de usurios continuam preferindo usar o Linux, devido a sua versatilidade, estabilidade e confiana que ele proporciona. Outra vantagem do Linux Ubuntu 9.10 com relao ao Windows Seven refere-se segurana. Os sistemas operacionais Microsoft continuaro, por muito tempo, enfrentando uma infindvel quantidade de tentativas de ataques externos, como malwares, worms, entre outros. Assim, o Windows foi projetado com um modelo de segurana relativamente estvel, mas que sobrecarrega o sistema e que o torna muito lento em alguns casos. J no Linux Ubuntu 9.10 esses problemas simplesmente no existem e os usurios podem usar seus computadores sem este tipo de preocupao, pelo menos enquanto os criadores de cdigos maliciosos no direcionarem suas atenes a ele.

possvel sim manter um computador com programa Windows livre de perigo, a partir de hbitos seguros e munidos das ferramentas adequadas, porm isto um pouco mais fcil para aqueles usurios com mais experincia em computadores e que no se deixam enganar facilmente pelos novos truques que os criminosos virtuais vm empregando. O problema que nem todo mundo tem esse conhecimento e mesmo os que tm no querem passar o tempo todo atentos a esse tipo de situao e no querem ter de se preocupar se sero vtimas de hacker enquanto fazem compras na web ou ficar com receio de visitar um site ou clicar em um link cuja origem desconhecida.

Alm do mais, a verso mais barata do Windows Seven, chamado de Home Basic Full, custa, no Brasil, por volta de R$329,00 (trezentos e vinte e nove reais) e no existe a opo de upgrade, ou seja, atualizar o seu software por outro mais novo, moderno e com mais recursos sem ter de pagar mais por isso. Em contrapartida, o preo do Ubuntu 9.10 zero. Basta baix-lo, instalar e comear a usar sendo a maioria dos aplicativos disponveis aos seus usurios sem custo algum.

Referncia http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/11/05/cinco-razoes-que-fazem-o-ubuntu-9-10melhor-que-o-windows-7/ Steven J. Vaughan-Nichols, PC World/EUA, 05 de novembro de 2009, ltimo acesso: 03/10/2012. http://www.ubuntu-br.org/ ltimo acesso: 03/10/2012. http://www.guiadopc.com.br/artigos/12056/analise-do-ubuntu-9-10-karmic-koala.html Paulo Higa outubro 31, 2009, ltimo acesso: 03/10/2012. http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu ltimo acesso: 03/10/2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu ltimo acesso: 03/10/2012.

S-ar putea să vă placă și