Sunteți pe pagina 1din 20

ORGANIZAO DO ESTADO E DA ADMINISTRAO PBLICA

QUESTES ESAF

RECEITA FEDERAL DO BRASIL AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2009/2010 Prova de Administrao Pblica 41- Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que: a) administrativamente, os municpios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se Unio. b) quando institudas, as regies metropolitanas podem gozar de prerrogativas polticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relao aos demais municpios do estado. c) quando existentes, os territrios federais gozam da mesma autonomia poltico-administrativa que os estados e o Distrito Federal. d) o Distrito Federal a capital federal. e) embora, por princpio, todos os entes federados sejam autnomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municpios. Gabarito: E Prova de Direito Administrativo 11- Quanto organizao administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correta. I. A administrao pblica federal brasileira indireta composta por autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, empresas pblicas e entidades paraestatais. II. Diferentemente das pessoas jurdicas de direito privado, as entidades da administrao pblica indireta de personalidade jurdica de direito pblico so criadas por lei especfica. III. Em regra, a execuo judicial contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA enquanto autarquia federal est

sujeita ao regime de precatrios previsto no art. 100 da Constituio Federal, respeitadas as excees. IV. A Caixa Econmica Federal enquanto empresa pblica exemplo do que se passou a chamar, pela doutrina do direito administrativo, de desconcentrao da atividade estatal. V. O Instituto Nacional do Seguro Social INSS enquanto autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social est subordinada sua hierarquia e sua superviso. a) Apenas os itens I e II esto corretos. b) Apenas os itens II e III esto corretos. c) Apenas os itens III e IV esto corretos. d) Apenas os itens IV e V esto corretos. e) Apenas os itens II e V esto corretos. Gabarito: B

RECEITA FEDERAL DO BRASIL ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2009/2010

51- Marque a opo incorreta. a) A expresso Administrao Pblica , em sentido estrito, compreende, sob o aspecto subjetivo, apenas os rgos administrativos e, sob o aspecto objetivo, apenas a funo administrativa, excludos, no primeiro caso, os rgos governamentais e, no segundo, a funo poltica. b) A expresso regime jurdico da Administrao Pblica utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que pode submeter-se a Administrao Pblica. c) Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico, h a impossibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico. d) Por meio do princpio da tutela, a Administrao Pblica direta fiscaliza as atividades dos seus entes, com o objetivo de garantir a observncia de suas finalidades institucionais. e) O abuso de poder pode ser definido, em sentido amplo, como o vcio do ato administrativo que ocorre quando o agente pblico exorbita em suas atribuies (desvio de poder), ou pratica o ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei (excesso de poder).

Gabaritos: 51 E

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO ANALISTA DE SISTEMAS 2006 01-Assinale a opo correta. a) So elementos constitutivos do Estado: administrao pblica, bens econmicos e dinheiro, territrio. b) So elementos independncia. constitutivos do mercado: pessoas, territrio e

c) So elementos constitutivos da sociedade: grupamento de vendedores e compradores vivendo em um esforo cooperativo de sobrevivncia. d) So elementos constitutivos do mercado: fluxo de produtos, servios e/ou dinheiro, vendedores e compradores, preo. e) So elementos constitutivos do Estado: agregado de pessoas, instituies e cultura mais ou menos distintos.

02- Indique a opo que completa corretamente a frase a seguir: ........... integra o contexto geral do sistema poltico do.......... e constitui-se de rgos inseridos no ........... a) A administrao pblica; Estado; Poder Executivo. b) A sociedade; Estado; Poder Legislativo. c) O governo; Poder Judicirio; Estado. d) A administrao pblica; Poder Legislativo; Estado. e) A administrao pblica; governo; Poder Legislativo. .

Gabaritos: 1- D 2-A

CONTROLADORIA GERAL DA UNIO Analista de Finanas e Controle 2003/2004 51- O Brasil um Estado organizado de forma Federativa; isto significa que as atribuies inerentes aos poderes executivo, legislativo e judicirio so divididas em duas esferas de atuao: a Federal (Unio) e a Estadual. Em relao a essas esferas, incorreto afirmar que: a) os estados tm total autonomia para formulao e aplicao de suas polticas independentemente do poder central. b) aos estados e municpios so atribudas as aes de carter local. c) a cpula dos trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio formam o ncleo estratgico do Estado. d) o critrio de diviso de poderes entre a Unio e os estados-membros ao mesmo tempo funcional e territorial. e) a Constituio da Unio e as leis federais determinam o escopo e alcance das constituies dos estados federados.

Gabarito: A

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO - Analista de Controle Externo 2002 21- Assinale a opo correta em relao ao papel dos entes de cooperao nas transformaes da administrao pblica brasileira contempornea. a) As organizaes sociais (OS) tm personalidade de direito privado e recebem delegao para exercer atividades tpicas de estado mediante contrato de gesto. b) As organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP) tm personalidade jurdica de direito privado e so parceirizadas ao Estado mediante Termo de Parceria. c) Os Servios Sociais Autnomos so entidades com prerrogativas de direito pblico destinadas a prover servios de assistncia social e sade, tais como as Santas Casas.

d) As Organizaes Militares Prestadoras de Servios (OMP) so organizaes paramilitares que atuam no provimento de servios auxiliares das Foras Armadas. e) Os Centros de Prestao de Servio (CPS) e os Institutos de Pesquisa (IP) so entes de cooperao de direito pblico, porm com autonomia administrativa e independncia decisria.

Gabarito: B

CONTROLADORIA GERAL DA UNIO - Analista de Finanas e Controle 2008 39- O Estado moderno constitudo de trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, que podem estar nitidamente separados ou no em funo do sistema de governo adotado. Escolha a opo correta. a) No parlamentarismo, o sistema de governo monrquico. b) No presidencialismo, o chefe de governo escolhido pela Assemblia Legislativa. c) No parlamentarismo, o monarca exerce a chefia do Estado e do governo. d) No parlamentarismo, h uma ntida separao entre a chefia de Estado e de governo. e) No presidencialismo, os poderes Executivo e Legislativo esto nitidamente separados.

41- Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, instituiu-se novos modelos organizacionais visando modernizao da gesto da administrao pblica: agncias executivas e agncias reguladoras. Selecione, do ponto de vista conceitual, a opo correta. a) Agncias reguladoras so criadas por determinao do Presidente da Repblica. b) As atividades das agncias executivas so definidas por Lei pelo Congresso Nacional. c) Agncias reguladoras esto sujeitas mudana de governo.

d) A finalidade das agncias executivas prestar servios pblicos exclusivos do Estado. e) Os dirigentes das agncias reguladoras so de livre nomeao e exonerao do Presidente da Repblica.

42- No mbito da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, foram previstas instituies privadas, sem fins lucrativos com finalidade pblica. A qualificao de uma organizao por meio de Termo de Parceria, por sua iniciativa, visando ao fortalecimento da esfera pblica no estatal e o aumento do estoque de capital social so caractersticas inerentes a ............ Escolha a opo correta. a) Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico. b) Organizaes no-Governamentais. c) Organizaes Sociais. d) Organizaes Sociais de Classe. e) Organizaes a Servio do Interesse Pblico.

Gabarito: 39- E

41- D

42- A

QUESTES CESPE

AGU ADMINISTRADOR (Cargo 1) - 2010 A respeito da organizao administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem. 69 Os contratos de gesto das agncias executivas so celebrados com o respectivo ministrio supervisor pelo perodo mnimo de um ano, estabelecendo os objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para avaliao do seu cumprimento. 70 No mbito da administrao pblica indireta, o contrato de gesto o principal instrumento de controle dos resultados de uma organizao social. 71 A atividade de regulao exercida pelas agncias reguladoras no Brasil realizada somente sobre os servios pblicos desestatizados, dos quais depende a populao. Gabaritos: C E E DPU ANALISTA ADMINISTRATIVO 2010 CARGO 1 25 A respeito dos princpios e normas que regem a administrao pblica brasileira, assinale a opo correta. A A proibio constitucional de acumular cargos pblicos alcana os servidores de autarquias e fundaes pblicas, mas no os empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista. B O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. C Apenas os brasileiros, por preencherem os requisitos estabelecidos em lei, podem assumir cargos, empregos e funes pblicas. D O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, fica afastado de seu cargo, emprego ou funo, e pode optar pela sua remunerao. E O princpio da irredutibilidade dos vencimentos alcana todos os servidores, inclusive os que no mantm vnculo efetivo com a administrao pblica.

29 - Acerca da administrao indireta na organizao administrativa brasileira, assinale a opo correta.

A As autarquias esto sujeitas a controle administrativo exercido pela administrao direta, nos limites da lei. B A empresa pblica pessoa jurdica de direito privado organizada exclusivamente sob a forma de sociedade annima. C A autarquia pessoa jurdica de direito pblico dotada de capacidade poltica. D A fundao instituda pelo Poder Pblico detm capacidade de autoadministrao, razo pela qual no se sujeita ao controle por parte da administrao direta. E A sociedade de economia mista pode ser organizada sob quaisquer das formas admitidas em direito. Gabaritos: 25-E 29-A

FINEP 2009 CARGO 1 ADM. GERAL 46 - Acerca da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo correta. A Veda-se a prtica de nepotismo em todas as esferas da administrao pblica, federal, estadual e municipal, razo pela qual um governador no pode nomear o seu irmo para o cargo de secretrio estadual de transporte. B Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF). C A administrao pode anular os prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. A anulao ou a revogao do ato pela administrao impede a apreciao judicial da situao por falta de interesse do administrado. D Cabe ao Poder Judicirio verificar a regularidade dos atos normativos e de administrao do poder pblico em relao s causas, aos motivos e finalidade que os ensejam. E A CF prev que os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros e aos estrangeiros, independentemente de regulamentao legal. 48 - Quanto estrutura da administrao pblica direta e indireta, assinale a opo incorreta. A Pela teoria da representao, a vontade das pessoas fsicas, em virtude de lei, exprime a vontade da pessoa jurdica, suprindo-se a ausncia,

momentnea ou perene, da vontade. O representante legal desenvolve uma srie de atos em nome da pessoa jurdica representada, como ocorre na tutela ou curatela. B Segundo a teoria do mandato, os atos dos agentes so atos da pessoa jurdica estatal que delegou poderes gerais ou especiais para que o indivduo atue em seu nome ou administre seus interesses, o que assegura que o Estado responda pelos atos praticados em excesso dos poderes outorgados. C De acordo com a teoria do rgo, h uma imputao direta dos atos dos agentes ao Estado, com a vontade havida como sendo prpria do Estado e no, de algum dele distinto, de forma que o que o agente queira ou faa, no exerccio do seu ofcio, o que o Estado quer ou faz. D Na chamada desconcentrao administrativa, no ocorre a criao de outras pessoas jurdicas diversas do Estado, mas h atribuio de determinadas competncias a serem exercidas no mbito da mesma pessoa jurdica. E No ordenamento jurdico brasileiro, h rgos que governam e administram, rgos que s administram, rgos que legislam e rgos que julgam. Segundo a doutrina, o sistema de rgos converge para a mesma funo geral, que o aparelho. Gabaritos: 46-D 48-B

STF TC. JUDICIRIO 2008 Quanto organizao administrativa, julgue os itens a seguir. 104 A diviso de determinado tribunal em departamentos visando otimizar o desempenho, para, posteriormente, redistribuir as funes no mbito dessa nova estrutura interna, um exemplo de descentralizao. 105 Quando determinado ministrio, visando ganhar em agilidade, outorga uma de suas funes para ser executada por uma fundao pblica, tem-se um exemplo de desconcentrao. 106 A descentralizao pode ser feita por qualquer um dos nveis de Estado: Unio, DF, estados e municpios. Com relao s agncias executivas, julgue os itens seguintes. 107 O grau de autonomia de gesto que possui uma agncia executiva uma caracterstica que a diferencia das autarquias e fundaes pblicas. 108 Ter um plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional em andamento pr-requisito bsico para a qualificao de uma instituio como agncia executiva.

109 O contrato de gesto, firmado com o ministrio supervisor, embora seja um documento caracterstico das agncias executivas, contendo a fixao de objetivos estratgicos e metas a serem atingidas pela instituio, no imprescindvel para a criao da agncia executiva. 110 Caso seja firmado, o contrato de gesto marcar o fim do processo de qualificao da instituio em agncia executiva, que, a partir disso, j passa a funcionar como tal. Gabaritos: E E C E C E E DPF AGENTE 2009 No que se refere organizao administrativa da Unio e ao regime jurdico dos servidores pblicos civis federais, julgue os itens seguintes. 113 A empresa pblica e a sociedade de economia mista podem ser estruturadas mediante a adoo de qualquer uma das formas societrias admitidas em direito. 114 O vencimento, a remunerao e o provento no podem ser objeto de penhora, exceto no caso de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. Gabaritos: E C STJ ajadm 2008 Uma concessionria de servios telefnicos, empresa privada, suspendeu o fornecimento do sinal de telefone da residncia de Paulo, aps notific-lo da falta de pagamento das faturas referentes aos meses de abril e maio de 2008. Paulo alegou, perante a concessionria, que, nesse perodo, estava viajando, no promovendo qualquer ligao, fato esse constatado pela concessionria, j que lhe foi cobrado somente o valor mnimo. Com referncia a esse caso hipottico e aos servios pblicos, julgue os itens que se seguem. 77 Conforme a lei de regncia, essa suspenso do sinal de telecomunicao foi indevida, diante do princpio da continuidade do servio pblico. 78 O valor cobrado pela concessionria caracteriza-se como taxa de servio pblico, a qual pode ser cobrada pela efetiva ou potencial utilizao do servio pblico, j que o mesmo estava disposio de Paulo. Gabaritos: E E

MMA Agente Adm. 2009

A respeito do direito administrativo, julgue os itens subsequentes. 79 As autarquias fazem parte da administrao pblica direta. 80 Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico. 81 As sociedades de economia mista so sempre sociedades annimas. A respeito da administrao direta e indireta, julgue os itens seguintes. 89 Autarquias podem ser criadas para exercerem atividades de ensino, em que se incluem as universidades. 90 As empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, o que, nesse aspecto, as torna diferentes das autarquias, qualificadas como pessoas jurdicas de direito pblico. Gabaritos: E E C C C ANAC 2006 - ANA. ADMINISTRATIVO REA 1 Acerca dos agentes e dos servios pblicos, julgue os seguintes itens. 35 Os empregados pblicos, pelo fato de serem contratados sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho, no se submetem s normas constitucionais referentes a requisitos para a investidura, acumulao de cargos e vencimentos, entre outros previstos na Constituio Federal de 1988 (CF). 36 O servio postal, o Correio Areo Nacional, os servios de telecomunicaes e de navegao area so exemplos de servios pblicos exclusivos do Estado. 37 Diferentemente dos servidores estatutrios e dos empregados pblicos, os servidores temporrios no so considerados servidores pblicos. 38 Incumbe ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou de permisso, sempre mediante licitao, a prestao de servios pblicos. Gabaritos: E C E X Item: 38 Parecer: ANULADO Justificativa: a redao do interpretao, possibilitando prestao direta, seria necessria falou da possibilidade de

item permite considerar que, a licitao. dispensa de

mais de uma em casos de Tambm no se licitao.

Acerca dos princpios da administrao pblica e da administrao direta e indireta, julgue os itens subsequentes. 49 O princpio da razoabilidade impe administrao pblica a adequao entre meios e fins, no permitindo a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. 50 No que diz respeito forma de organizao, h determinao para que a sociedade de economia mista seja estruturada sob a forma de sociedade annima e a empresa pblica, sob qualquer das formas admitidas em direito. 51 A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. 52 So caractersticas das fundaes a criao por lei, a personalidade jurdica pblica, a capacidade de auto-administrao, a especializao dos fins ou atividades e a sujeio a controle ou tutela. Gabaritos: C C C E ANVISA 2007 tc. Adm. Considerando que a ANVISA uma autarquia federal, julgue os itens a seguir. 58 A ANVISA no imune ao pagamento de taxas institudas pelos estados e pelo Distrito Federal. 59 Compete aos tcnicos administrativos da ANVISA a formulao e a avaliao de planos, programas e projetos relativos s atividades de regulao realizadas pela agncia. 60 Aplicam-se ANVISA os princpios administrativos da moralidade, da eficincia e da autotutela. 61 A ANVISA uma entidade da administrao indireta federal, dotada de personalidade jurdica prpria. 62 A ANVISA subordinada ao Ministrio da Sade (MS). 63 O cargo de presidente da ANVISA privativo de brasileiros natos. 64 Um concurso pblico de provas e ttulos para o provimento de cargos tcnicos efetivos na ANVISA uma modalidade de licitao que adota o tipo melhor tcnica.

65 Violaria a Constituio Federal um decreto do presidente da Repblica que extinguisse a ANVISA e transferisse as competncias dessa agncia para um rgo do MS. Gabaritos: C E C C E E E C TCU ACE 2008 Uma fundao pblica federal firmou contrato de prestao de servios com uma organizao social, tendo por objeto execuo de atividade contemplada no contrato de gesto, consistente na instalao de um posto de atendimento mdico-hospitalar. Conforme os termos desse contrato, a fundao seria responsvel pelo aporte de R$ 3.000.000,00, e a referida organizao social ficaria incumbida da contratao de pessoal, do fornecimento de equipamentos e da prestao dos servios previstos, nos termos do contrato de gesto . Com referncia situao hipottica acima apresentada e natureza jurdica das entidades da administrao pblica, julgue os itens a seguir. 60 A organizao social, que integra as chamadas entidades paraestatais, insere-se na concepo administrativa fundada no conceito de Estado mnimo, segundo o qual a sade no considerada atividade tpica de Estado. 61 O regime jurdico das fundaes pblicas e o das autarquias distinguem-se quanto forma de sua criao, pois as fundaes pblicas, ao contrrio das autarquias, no so criadas por lei e, sim, tm a sua criao autorizada por lei. Gabaritos: E C MS 2009 ANAL. TC. ADM. CARGO 1 Acerca da administrao pblica e dos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. 99 A delegao ocorre quando a entidade da administrao, encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias no mbito da prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios. 100 Entidades paraestatais so pessoas jurdicas de direito privado que colaboram com o Estado no desempenho de atividades no lucrativas; elas no integram a estrutura da administrao pblica. 101 As autarquias so criadas por lei complementar e s por lei complementar podem ser extintas. 102 O cargo de deputado federal pode ser exercido por brasileiro naturalizado. 103 O edital do concurso pblico o instrumento idneo para o estabelecimento do limite mnimo de idade para a inscrio no concurso.

Gabaritos: E C E C E

MS 2009 ADMINITRADOR CARGO 3 No que concerne organizao administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens subsequentes. 65 O grande dilema entre descentralizao e controle na administrao pblica brasileira caminha para uma proposta de resoluo. Prova disso o grande avano na qualidade que se experimenta nos servios pblicos com a adoo do modelo de agncias reguladoras para a prestao de servios populao. 66 Nas sociedades contemporneas, o papel que os polticos exercem ganha cada vez mais destaque, visto que a maioria das decises tomada por eles. Nesse contexto, a burocracia, como classe, perde espao para implementar seus prprios projetos. 67 Bresser Pereira trouxe conceitos inovadores com sua reforma administrativa. A publicizao e a privatizao fazem referncia ao tamanho da mquina pblica e da sua fora de trabalho. 68 As preocupaes com a eficincia, com o cliente e com o prprio servio pblico constituram pilares da burocracia brasileira. Nesse sentido, a reforma do Estado possibilitou a diviso da administrao pblica em direta e indireta, privilegiando a descentralizao da execuo.

Para bem entender-se a distino entre administrao pblica (em sentido estrito) e governo, mister partir da diferena entre as trs funes do Estado. Embora o poder estatal seja uno, indivisvel, e indelegvel, ele desdobra-se em trs funes: a legislativa, a executiva e a jurisdicional. A primeira estabelece regras gerais e abstratas, denominadas leis; as duas outras aplicam as leis ao caso concreto: a funo jurisdicional, mediante soluo de conflitos de interesses e aplicao coativa da lei, quando as partes no o faam espontaneamente; a funo executiva, mediante atos concretos voltados para a realizao dos fins estatais, de satisfao das necessidades coletivas. Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Direito administrativo. 21. ed., So Paulo: Atlas, 2008, p. 50 (com adaptaes). Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens. 73 Conceitua-se administrao pblica, no sentido estrito, como o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas destinado execuo das atividades administrativas e polticas do Estado. 74 Tendo em vista que a CF no adotou o princpio da separao absoluta entre os poderes do Estado, correto afirmar que, alm de suas atribuies

usuais, cada poder assume funes tipicamente administrativas referentes aos assuntos que lhe dizem respeito. Quanto organizao da administrao, julgue os itens que se seguem. 75 Centralizao o fenmeno pelo qual o Estado executa, mediante outorga ou delegao, suas tarefas institucionais, por meio de seus rgos e agentes integrantes da administrao direta. 76 A descentralizao administrativa ocorre quando a entidade da administrao, encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias, no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios. Gabaritos: C E C E C X E E

74 ANULADA JUSTIFICATIVA: O uso do termo "tipicamente" possibilitou mais de uma interpretao possvel ao item, razo suficiente para sua anulao.

QUESTES CESPE 1-(Cespe/Min. Pblico do TCU2004) A vedao de aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa encontra-se consagrada no ordenamento jurdico ptrio e decorre do princpio da segurana jurdica. 2-(Cespe/Min.Pblico do TCU2004) Regras relativas a impedimentos e suspeies so aplicadas a servidores pblicos como corolrio do princpio da impessoalidade. 3-(Cespe/Min.Pblico do TCU2004) O princpio da presuno da legitimidade ou de legalidade, que tem aplicao no campo probatrio, impe ao particular provar o vcio do ato administrativo. 4-(Cespe/Delegado PF-Nacional/2004) A possibilidade de reconsiderao por parte da autoridade que proferiu uma deciso objeto de recurso administrativo atende ao princpio da eficincia. 5-(Cespe/AGU/2004) Na CF, a insero do princpio da eficincia como princpio administrativo geral fez acompanhar-se de alguns mecanismos destinados a facilitar a sua concretizao, como a participao do usurio na administrao pblica indireta e a possibilidade de aumento da autonomia gerencial, oramentria e financeira do rgos e entidades da administrao direta.

6-(Cespe/Papiloscopista PF-Nacional/2004) Prev-se expressamente que a administrao pblica deve obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia, economicidade e probidade. 7-(Cespe/ACE/TCU/2007) A probidade administrativa um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituio Federal brasileira um tratamento prprio. 8-(Cespe/ACE/TCU/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade. 9-(Cespe/Escrivo de Polcia Civil/ES/2006) A razoabilidade pode ser utilizada como parmetro para o controle dos excessos emanados de agentes do Estado, servindo para reprimir eventuais abusos de poder. 10-(Cespe/AGU/Procurador Federal/2002) Os princpios do direito administrativo constantes na Constituio da Repblica so aplicveis aos trs nveis do governo Federal.

Gabaritodo 1-C 2-C 3-C 4-C 5-C 6-C 7-C 8-E 9-C 10-C

1) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) A administrao pblica federal compreende a administrao direta e a administrao indireta, sendo que a primeira constitui-se de entidades dotadas de personalidade jurdica prpria, como as autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes. 2) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) trao comum s empresas pblicas e sociedades de economia mista o desempenho de atividade de natureza econmica. 3) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) As fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico no integram a administrao indireta.

4) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) Os bens das autarquias e fundaes pblicas so penhorveis. 5) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) So caractersticas das autarquias: criao por decreto, personalidade jurdica pblica e grande abrangncia de fins ou de atividades. 6) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) Todas as entidades da administrao indireta tm personalidade jurdica de direito pblico. 7) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) O Estado realiza a funo administrativa por meio de rgos, agentes e pessoas jurdicas, organizandose e atuando de trs modos distintos: centralizao, descentralizao e desconcentrao. 8) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) A administrao indireta o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas administrao direta, tm competncia para o exerccio, de forma centralizada, de atividades administrativas. 9) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) A descentralizao administrativa pode ser feita de duas formas: por outorga e por delegao. 10) (Tcnico Judicirio/TRE MA 2006/CESPE) Ocorre a centralizao administrativa quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio de seus prprios rgos e agentes. 11) (Tcnico Administrativo/TRE PA 2006/CESPE) A Administrao Direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios. 12) (Analista Judicirio/TRE PA 2006/CESPE) A descentralizao a distribuio interna de competncias com o objetivo de tirar do centro da direo da administrao pblica um volume grande de atribuies, para permitir o mais adequado e racional desempenho de uma pessoa jurdica. 13) (Analista Judicirio/TRE PA 2006/CESPE) O ente decorrente da desconcentrao age por outorga do servio ou atividade ou por delegao de sua execuo, sempre em nome do Estado, detentor do poder da administrao pblica. 14) (Analista Judicirio/TRE PA 2006/CESPE) Como decorrncia do processo de descentralizao, surgem as entidades estatais e paraestatais tais como o Banco Central do Brasil, o Ministrio da Fazenda, a EMBRAPA, o SERPRO, entre outras. 15) (Analista Judicirio/TRE PA 2006/CESPE) A desconcentrao administrativa opera como decorrncia da distino entre os nveis de direo e execuo.

16) (Administrador/ENAP 2006/ESAF) Entre as chamadas pessoas administrativas de direito pblico, integrantes da Administrao Indireta Federal, incluem-se as empresas pblicas e as autarquias da Unio. 17) (Agente de Arrecadao/SEFAZ AL 2002/CESPE) No que tange organizao administrativa, o Estado de Alagoas pertence administrao direta e a sua Secretaria de Estado da Fazenda administrao indireta. 18) (Auditor Fiscal/INSS 2002/ESAF) O que distingue, fundamentalmente, os rgos da Administrao Direta Federal das entidades da Administrao Indireta o fato de integrarem ou no a estrutura orgnica da Unio Federal. 19) (Assistente Jurdico/AGU 1999/ESAF) Pela teoria do rgo, entende-se que a vontade da pessoa jurdica manifesta-se por meio de agentes que compem os rgos de sua estrutura. Por esta teoria, a vinculao da vontade rgo e agente se d mediante imputao. 20) (Papiloscopista/Polcia Civil DF 2000/CESPE) Na centralizao administrativa, o Estado atua diretamente por meio de seus rgos, ou seja, das unidades que so meras reparties interiores de sua pessoa e que, por isso, dele no se distinguem. 21) (Tcnico Judicirio/TRT 6. Regio 2002/CESPE) Os rgos da Unio, dos estados-membros e dos municpios so dotados de personalidade jurdica prpria em razo da competncia que possuem para a realizao de suas funes. 22) (Procurador/ INSS 1998/CESPE) As sociedades de economia mista somente podem ser criadas por meio de lei especfica, apesar de tais entes serem criados sob a forma de pessoa jurdica de direito privado. 23) (Procurador/ INSS 1998/CESPE) Uma empresa pblica constituda de capital exclusivamente pblico, embora esse capital possa pertencer a mais de um ente. 24) (Procurador/ INSS 1998/CESPE) So processadas e julgadas na justia federal as aes propostas por servidores contra as empresas pblicas federais com as quais mantenham relao jurdica laboral. 25) (Auditor Fiscal/ INSS 1998/CESPE) As autarquias so entidades dotadas de personalidade jurdica de direito pblico e caracterizam-se pelo desempenho de atividades tipicamente estatais. 26) (Auditor Fiscal/ INSS 1998/CESPE) As autarquias beneficiam-se dos mesmos prazos processuais aplicveis administrao pblica centralizada. 27) (Auditor Fiscal/ INSS 1998/CESPE) As autarquias caracterizam-se como rgos prestadores de servios pblicos dotados de autonomia administrativa.

28) (Procurador/ INSS 1999/CESPE) Os empregados de sociedades de economia mista no precisam prestar concurso pblico para ingressar em empresas estatais, porque estas se submetem a regime jurdico prprio das empresas privadas. 29) (Procurador/ INSS 1999/CESPE) A administrao pblica, tomada em acepo subjetiva, no engloba os servios sociais autnomos. 30) (Agente/PF 2000/CESPE) A administrao pblica direta integrada por pessoas jurdicas de direito pblico, tais como a Unio, os ministrios e as secretarias, enquanto a administrao indireta integrada tanto por pessoas jurdicas de direito pblico, como as autarquias e as empresas pblicas, quanto por pessoas jurdicas de direito privado, como as sociedades de economia mista. 31) (Advogado/Cia Energtica de Braslia 2000/CESPE) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista vinculadas administrao pblica federal possuem foro privilegiado na justia federal. 32) (Advogado/Cia Energtica de Braslia 2000/CESPE) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista devero ser registradas em cartrios de pessoas jurdicas ou em juntas comerciais para poderem adquirir personalidade jurdica. 33) (Auditor Fiscal/ INSS 2001/CESPE) O atraso reprovvel do INSS em pagar dvida para com segurado no pode levar penhora dos bens do Instituto como meio de satisfao forada do direito do credor. 34) (Escrivo/PF 2002/CESPE) As organizaes sociais so um modelo de parceria entre o Estado e a sociedade, regulado por meio de contratos de gesto. O Estado continuar a fomentar as atividades regidas pelas organizaes sociais publicizadas e exercer sobre elas um controle estratgico: lhes cobrar resultados necessrios consecuo dos objetivos das polticas pblicas. 35) (Analista Judicirio/STJ 2004/CESPE) Diferentemente das empresas pblicas, as sociedades de economia mista devem se inscrever obrigatoriamente na modalidade de sociedade annima. 36) (Analista Judicirio/TRE AL 2004/CESPE) De acordo com a doutrina administrativista, as agncias reguladoras tm natureza jurdica de empresa pblica. 37) (Procurador Federal/AGU 2006/CESPE) As fundaes pblicas so entidades dotadas de personalidade jurdica prpria, voltadas ao desenvolvimento de atividades que no exijam, obrigatoriamente, execuo por rgos ou entidades de direito pblico.

38) (Procurador Federal/AGU 2006/CESPE) As agncias reguladoras foram criadas com personalidade jurdica de direito privado, com base em um regime especial. 39) (Analista Judicirio/STJ 2004/CESPE) Os rgos so simples parties internas de pessoas de direito pblico e as relaes interorgnicas devem ser exercidas pelos agentes titulares das competncias atribudas aos mesmos 40) (Tcnico/Receita Federal 2005/ESAF) A entidade da Administrao Indireta, que se conceitua como sendo uma pessoa jurdica de direito pblico, criada por fora de lei, com capacidade exclusivamente administrativa, tendo por substrato um patrimnio personalizado, gerido pelos seus prprios rgos e destinado a uma finalidade especfica, de interesse pblico, a fundao pblica. 41) (Tcnico/Receita Federal 2005/ESAF) As sociedades de economia mista, constitudas com capitais predominantes do Estado, so pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da Administrao Pblica Indireta, so regidas pelas normas comuns aplicveis s empresas particulares, estando fora do mbito de incidncia do Direito Administrativo. 42) (Procurador/PGFN 2004/ESAF) Consoante a teoria do rgo, este apenas parte do corpo da entidade e, por conseqncia, todas as suas manifestaes de vontade so consideradas como da prpria entidade. 43) (Procurador/PGFN 2004/ESAF) A teoria do rgo, de ampla aceitao entre os administrativistas ptrios, reconhece personalidade jurdica ao rgo, que passa a ser sujeito de direitos e obrigaes.

1E 2C 3E 4E 5E 6E 7C 8E 9C 10C 11C 12E 13E 14E 15C 16E 17E 18C 19C 20C 21E 22C 23C 24E 25C 26C 27E 28E 29C 30E 31E 32C 33C 34C 35C 36E 37C 38E 39C 40C 41E 42C 43E

S-ar putea să vă placă și