Sunteți pe pagina 1din 7

Guia Tcnico Inatel

Guia das Cidades Digitais


Mdulo 3: VoIP
www.inatel.br

INATEL Competence Center treinamento@inatel.br Tel: (35) 3471-9330

As telecomunicaes vm passando por uma grande revoluo, resultante do crescimento das redes baseadas em pacotes, especialmente da internet. Essa revoluo est unificando os mundos de dados e voz em uma s rede convergente, presente em toda parte. A mudana demonstra o progresso da tecnologia de rede e a evoluo das diversas tcnicas de digitalizao de voz. A proposta de convergncia tornou-se to interessante e importante para a manuteno da competitividade que at mesmo as operadoras telefnicas tradicionais esto se rendendo a essa tecnologia, atravs do desenvolvimento de solues para racionalizar o uso de suas infra-estruturas baseadas em circuitos, atualizando-as para a comutao de pacotes. Fazem isto no somente pelo apelo da reduo de custos decorrentes da fuso de reas, como tambm pela possibilidade de prover uma melhor qualidade no transporte da voz, e, ao mesmo tempo, economizar em banda passante nacional e internacional.

O que VoIP?
VoIP Voice over IP a comunicao de voz sobre as redes IP (Internet Protocol);

um tipo comunicao gratuita, sem necessidade de operadora de servio.

www.inatel.br

Gateway VoIP

Rede IP
o A c ess L A DS

INTERNET
IP Ac e De ss o di c ad o

PABX

Matriz So Paulo

Filial Porto Alegre

O funcionamento da tecnologia VoIP consiste em digitalizar e codificar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede que utilize o protocolo UDP,TCP/IP e converter em voz novamente em seu destino. uma nova maneira de se pensar sobre ligaes de longa distncia. Com relao s aplicaes, o VoIP representa uma alternativa competitiva sobre as redes convencionais de telefonia, reproduzindo as capacidades telefnicas necessrias para o servio com um custo significativamente menor. A tecnologia aplicvel a quase todos os tipos de comunicao de voz, desde a simples comunicao entre pessoas ou entre escritrios at teleconferncias entre matriz e filiais, por exemplo. Atravs do VoIP possvel permitir comunicaes de voz entre os telefones tradicionais da rede de telefonia pblica e os computadores que se encontrarem interligados em uma rede IP (Internet Protocol). Basta para isso interligar esta rede operadora de telefonia pblica atravs de um gateway IP especfico. Esse gateway ser o responsvel por interpretar os protocolos e as informaes de voz provenientes das duas redes.

Caractersticas Tcnicas
Padres e Protocolos utilizados:
RTP (Real-Time Transport Protocol) RTCP (Real-Time Transport Control Protocol H.323 Padro para siste mas de comunicao multimdia baseado em pacotes SIP Session Initiation Protocol

www.inatel.br

MGCP Media Gateway Control Protocol MEGACO Media Gateway Control (evoluo do MGCP).

CODEC (codificador/decodificador) :
convertem sinal da voz em sinal digital. Ex.: G.711, G.722, G.723, G.727...

QoS (Quality of Service): Garantia de Qualidade no servio prestado.

Os protocolos utilizados para comunicao de voz sobre IP so padronizados por rgos internacionais International Telecommunications Union (ITU) e Internet Engineering Task Force (IETF). O protocolo RTP serve para transportar a mdia, ou seja, os pacotes de voz atravs da rede IP. Ele controla atraso, variao do atraso e seqncia do fluxo de dados para que a voz possa ser decodificada corretamente. A recomendao H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicao multimdia em redes baseadas em pacotes e que no provem Qualidade de Servio (QoS). Alm disso, estabelece padres para codificao e decodificao de fluxos de dados de udio e vdeo, garantindo que produtos baseados no padro H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes. O protocolo SIP utilizado para estabelecer, modificar e finalizar as chamadas telefnicas VoIP. um padro mais simples, comparado ao H.323. MGCP um protocolo complementar de ambos, isto , H.323 e SIP. composto por um agente (conhecido com SoftSwitch), um MG (media gateway) que realiza a converso de sinais entre mdia e circuitos de pacotes, e um SG (signaling gateway), para gerar a sinalizao das chamadas quando ligado rede pblica de telefonia. MEGACO uma evoluo do MGCP, com mais funcionalidades, porm no muito implementado na prtica. Codecs so tcnicas de compresso de voz que buscam otimizar a transmisso do sinal na rede. Entre eles esto o G.711 (conhecido como PCM), G.722, G.723, G.727, e muitos outros. O que os diferencia so os algoritmos usados, o atraso e principalmente a qualidade resultante da voz.

No aspecto qualidade, o G.711 considerado excelente. Todos os codecs so recomendados pela ITU-T (International Telecommunications Union - Telecommunications standardization sector) e geralmente trabalham em conjunto com mais outro protocolo: o CRTP (Compressed Real- Time Protocol), responsvel por melhorar a compresso de pacotes e assim dar mais qualidade ao VoIP. Algumas conexes de banda larga possuem uma qualidade pobre de transmisso. Quando os pacotes IP so perdidos ou atrasados em algum ponto da rede, existe uma queda momentnea da voz na conversao. Isso mais perceptvel em redes bastante congestionadas ou onde existem grandes distncias entre os pontos de conexo. Para que o VoIP se tornasse um tecnologia vivel, foi (e ) necessrio investir em QoS (Quality of Service), isto , em qualidade de servio. Para isso, uma das solues aumento da largura de banda, ou seja, o aumento da velocidade de transmisso e recepo de dados. Como o acesso internet em banda larga cada vez mais comum, principalmente em empresas, o VoIP passou a se beneficiar disso.

Equipamentos VoIP
ATA (Adaptador para telefone analgico) Softphone

www.inatel.br

Telefone IP PABX IP

ATA: conectar a uma rede IP.

Permite que os telefones convencionais possam se

Softphone: um software utilizado para fazer ligaes pela rede I. Pode-se usar o computador ou um hardware especfico. Telefone IP: So aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente rede de computadores, recebendo voz, dados e at imagens, promovendo uma integrao completa entre as redes de dados e de voz. PABX IP: Conecta as linhas tradicionais da rede pblica tradicional via gateways opcionais.

Fabricantes de Equipamentos
Avaya (www.avaya.com.br) Alo-IP (www.alo-ip.com) CISCO (www.cisco.com.br) www.inatel.br DLink (www.dlink.com.br) Grandstream (www.grandstream.com) Leucotron (www.leucotron.com.br) LinkSys (www.linksys.com.br) Philips Business Communications (www.sopho.philips.com.br) PolyCom (www.polycom.com) Sipura (www.sipura.com) Stracta (www.stracta.com.br)

Acima uma lista de alguns fabricantes de equipamentos VoIP no mercado nacional. Existem muitos fabricantes, da a impossibilidade de listar todos ostensivamente.

Operadoras VoIP
Algumas Operadoras e suas tarifas: Ligao Destino: So Paulo Origem: Belo Horizonte Durao: 10 min. Horrio Comercial

www.inatel.br

Operadoras de Telefonia Fixa Intelig Oi Fixo Embratel CTBC Telecom

Preo R$ 2.24 3.28 3.64 4.06

Operadoras VoIP Netjet VoIP Vono Skype T-Leste

Preo R$ 0.45 0.60 0.72 0.93

Fonte: www.comparatel.com.br

O VoIP atrai usurios por garantir chamadas a um valor menor dos oferecidos pelas companhias de telefonia mvel e fixa at mesmo de graa. De olho na economia, clientes residenciais e corporativos tm aderido novidade - os gastos podem ser reduzidos em at 90%. Vale a pena consultar os pacotes e as operadoras VoIP disponveis na sua regio. Para realizar comparaes entre tarifas telefnicas, o site Comparatel (www.comparatel.com.br) excelente e pode esclarecer diversas dvidas quanto planos, tarifas e diferenas de preos.

S-ar putea să vă placă și