Sunteți pe pagina 1din 2

REALISMO E NATURALISMO EM PORTUGAL

REALISMO REAL (do latim res) = fato; ISMO = crena, doutrina; a doutrina pautada na anlise dos fatos;

Movimento literrio de oposio aos ideais do Romantismo no que se refere subjetividade; MARCO INICIAL DO REALISMO NA FRANA (autor principal): Gustave Flaubert; Perodo de profundas transformaes: segunda fase da Revoluo Industrial (aumento das fbricas e mo de obra assalariada, o proletariado; utilizao do petrleo, eletricidade, ao, construo das estradas de ferro; incio da estruturao do capitalismo); Doutrinas filosficas: positivismo (rejeio da metafsica; pensamento cientfico); Manifesto Comunista de Marx; Teoria da Evoluo de Darwin; Descrio fiel dos fatos.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO REALISMO:


Objetivismo: autor mantem-se distante dos fatos narrados; Universalismo: o "eu" cede lugar ao coletivo; Personagens esfricas, em oposio s personagens lineares: mais complexas e dinmicas; Contemporaneidade: valoriza-se o presente, o hoje - crtica social: desmascarar a imoralidade da igreja e da burguesia da poca; Detalhismo: retrato fiel da realidade.

NATURALISMO:

Vertente do Realismo, com suas caractersticas levadas ao extremo; Determinismo: homem determinado pelo meio, pela raa e pelo momento; Cientificismo; Romance realista x Romance naturalista: Realismo - romance documental; anlise exterior e interior; nfase psicolgica; classes sociais dominantes; interpretao indireta; Naturalismo - romance experimental; anlise exterior; nfase biolgica; classes sociais dominadas; interpretao direta.

REALISMO EM PORTUGAL:

Incio: Questo Coimbr - choque entre dois movimentos: escritores romnticos em Lisboa e jovens estudantes da Universidade de Coimbra; crtica obra de Antero de Quental por Antonio Feliciano de Castilho; Conferncias Democrticas do Cassino Lisbonenese: reunies em que os jovens realistas discutiam questes da nova tendncia, mostrando-se contrrios aos ideais romnticos que ainda perduravam em Portugal.

AUTORES DO REALISMO EM PORTUGAL: - EA DE QUEIRS:


maior romancista portugus de todo o sculo XIX; "O homem um resultado, uma concluso e um procedimento das circunstncias que o envolvem. Abaixo os heris" - influncia determinista; Postura de recusa ao Romantismo; "O Realismo uma reao contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimetno: - o Realismo a anatomia do carter. a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos - para condenar o que houver de mau na nossa sociedade"/ Retratou as grandes mazelas da sociedade portuguesa; FASES DA OBRA DE EA DE QUEIRS: 1 FASE - influncia romntica; obra: O mistrio da estrada de Sintra, escrito em parceria com Ramalho Ortigo; 2 FASE carter realista/naturalista - obras: O Crime do Padre Amaro; O primo Baslio; Os Maias. Romance de tese - ideia inicial que seria desenvolvida a partir das aes das personagens. As trs obras citadas compem o que essa chamou de "Cenas Portuguesas"; 3 FASE - ps-realista - obras: A ilustre casa de Ramires; A cidade e as serras; A relquia - autor preocupado com valores tradicionais da vida portuguesa, da existncia humana e da vida campestre; A nfase da obra de Ea de Queirs a crtica alta burguesia e ao clero portugus objetivo: "pintar a sociedade portuguesa" e sua "podrido".

S-ar putea să vă placă și