Sunteți pe pagina 1din 11

BASES

INTRODUO
Os antigos dividiam as substncias em dois grandes grupos: as que se assemelhavam ao vinagre, denominadas cidos, e as semelhantes s cinzas de plantas, chamadas lcalis. Os lcalis eram substncias detergentes ou, segundo o farmacutico e qumico francs Guillaume Franois Rouelle, bases. Existem muitas bases fracas e inofensivas no nosso cotidiano, dentre as muitas podemos citar o sabonete que faz muita espuma e desliza facilmente pela pele, pois, transforma alguns tipos de leos de nossa pele em substncias parecidas com as usadas para fazer sabo at compostos utilizados como medicamentos, como o hidrxido de magnsio e o hidrxido de alumnio. Por outro lado, existe tambm bases fortes e corrosivas tanto quanto os cidos, como por exemplo: hidrxido de sdio utilizado em produtos para desentupir encanamentos, hidrxido de amnio componente de produtos de limpeza, etc. Podemos listar aqui algumas das propriedades funcionais das bases, como:

Possuem sabor amargo ou custico (adstringente que amarra a


boca);

Modificam a cor dos indicadores cido-base; Conduzem a corrente eltrica quando fundidos ou em soluo aquosa; Reage com cidos produzindo sal e gua;
Na maioria das vezes so corrosivos e reagem com metais.

CONCEITO DE BASE SEGUNDO ARRHENIUS

Ex.: NaOH

Na+(aq) + OH-(aq) Ca2+(aq) + 2 OH-(aq)

Ca(OH)2

Al(OH)3

Al3+(aq) + 3 OH-(aq)

Como pudemos observar, a principal caracterstica das bases a presena do on OH- (hidroxila) ligado ao ction que um metal, sendo sua frmula representada por:

Onde: C ction (metal) X n de hidroxilas que invertido de baixo para cima esquerda, corresponder carga do metal. Com isso na dissociao da base genrica C(OH)x ficaremos com:

C(OH)x Cx+ + X OHExemplos:

NaOH Ca(OH)2 Al(OH)3 Sn(OH)4

Na+(aq) + OH-(aq) Ca2+(aq) + 2 OH-(aq) Al3+(aq) + 3 OH-(aq) Sn4+(aq) + 4 OH-(aq)

Observao: O hidrxido de amnio (NH4OH) a nica base que no apresenta metal em sua frmula sendo proveniente do borbulhamento da amnia (NH3) em gua:

CLASSIFICAO DAS BASES Quanto ao nmero de hidroxilas na frmula da base Monobase uma hidroxila na frmula da base.

Ex.: NaOH, KOH, AgOH, etc. Dibase duas hidroxilas na frmula da base.

Ex.: Ca(OH)2, Mg(OH)2, Zn(OH)2, etc. Tribase trs hidroxilas na frmula da base.

Ex.: Al(OH)3, Fe(OH)3, Mn(OH)3, etc. Tetrabase quatro hidroxilas na frmula da base.

Ex.: Mn(OH)4, Sn(OH)4, Pb(OH)24, etc.

Quanto a solubilidade das bases em gua Totalmente solveis bases de metais alcalinos (1A) e o hidrxido de amnio (NH4OH). Parcialmente solveis bases de metais alcalinos terrosos (2A). Praticamente insolveis bases dos demais metais.

Exceo: O Be(OH)2 e Mg(OH)2 (bases da famlia 2A) so praticamente insolveis.

Quanto ao grau de dissociao (fora das bases) Para que uma base se dissocie necessrio que esta base esteja dissolvida em gua, com isso teremos:

Exceo: O hidrxido de amnio (NH4OH) uma base solvel, mas que apresenta um pequeno grau de ionizao, desta forma, esta base classificada como solvel e fraca. Resumindo teremos:

Bases fortes bases dos metais da famlia 1A e 2A. Bases fracas bases dos demais metais, Be(OH)2, Mg(OH)2 e NH4OH.

Quanto a volatilidade das bases Base voltil o hidrxido de amnio (NH4OH) a nica base voltil (baixo ponto de ebulio). Bases fixas todas as demais bases so consideradas no volteis ou fixas (alto ponto de ebulio).

NOMENCLATURA DAS BASES Para ctions que formam uma nica base:

Os ctions que formam uma nica base so: metais da famlia 1A e 2A, Ag+, Zn2+, Al3+ e NH4+ (amnio). Exemplos: NaOH hidrxido de sdio AgOH hidrxido de prata Ca(OH)2 hidrxido de clcio Zn(OH)2 hidrxido de zinco Al(OH)3 hidrxido de alumnio NH4OH hidrxido de amnio Para montar a frmula da base a partir dos nomes, necessrio sabermos que na formulao das base C(OH)x, o nmero de hidroxilas da base (X) depender da carga do ction (C). Desta forma, teremos: ctions com carga +1 1 OH na frmula; ctions com carga +2 2 OH na frmula e ctions com carga +3 3 OH na frmula. Exemplos:

Hidrxido de potssio K+ = KOH Hidrxido de magnsio Mg2+ = Mg(OH)2 Hidrxido de alumnio Al3+ = Al(OH)3 Hidrxido de amnio NH4+ = NH4OH Hidrxido de zinco Zn2+ = Zn(OH)2 Hidrxido de prata Ag+ = AgOH

Para ctions que formam mais de uma base:

Os ctions, mais importantes, que formam duas bases so: Ouro (Au1+ e Au3+) Cobre (Cu1+ e Cu2+) Ferro (Fe2+ e Fe3+) Chumbo (Pb2+ e Pb4+) Na tabela a seguir temos os principais ctions com suas respectivas valncias:

Exemplos: AuOH hidrxido de ouro-I ou auroso Au(OH)3 hidrxido de ouro-III ou arico CuOH hidrxido de cobre-I ou cuproso Cu(OH)2 hidrxido de cobre-II ou cprico Fe(OH)2 hidrxido de ferro-II ou ferroso Fe(OH)3 hidrxido de ferro-III ou frrico Pb(OH)2 hidrxido de chumbo-II ou plumboso Pb(OH)4 hidrxido de chumbo-IV ou plmbico

APLICAES DAS PRINCIPAIS BASES DO COTIDIANO Hidrxido de sdio NaOH Base conhecida como soda custica ou lixvia ou "diabo verde". a base mais importante da indstria e do laboratrio. fabricado e consumido em grandes quantidades;

Utilizado em produtos para desentupir ralos, pias e limpa forno;

limpa forno

soda custica utilizado no desentupimento de ralos

usado na fabricao do sabo. Atualmente, o sabo obtido de gorduras (de boi, de porco, de carneiro, etc) ou de leos (de algodo, de vrios tipo de palmeiras, etc.). A hidrlise alcalina de glicerdeos (leos ou gorduras) denominada, genericamente, de reao de saponificao porque, numa reao desse tipo, quando utilizado um ster proveniente de um cido graxo, o sal formado recebe o nome de sabo. A equao abaixo representa genericamente a hidrlise alcalina de um leo ou de uma gordura:

sabo obtido pela reao da soda custica com leo ou gordura

usado em inmeros processos industriais na petroqumica e na fabricao de papel, celulose, corantes, etc. muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado. No existe soda custica livre na natureza, fabricado por eletrlise (decomposio por corrente eltrica) de soluo aquosa de sal de cozinha (NaCl).

Hidrxido de clcio Ca(OH)2 Conhecido como cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada; utilizado na construo civil no preparo da argamassa, usada na alvenaria, e na caiao (pintura a cal) o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa.

cal hidratada utilizada na preparao da argamassa

Hidrxido de magnsio Mg(OH)2 um slido branco muito pouco solvel em gua; Quando disperso em gua, origina um lquido espesso, denominado de suspenso, que contm partculas slidas misturadas gua denominado de leite de magnsia utilizado como laxante e anticido.

2 HCl(aq)
acidez estomacal

Mg(OH)2(aq) MgCl2(aq) + 2 H2O(l)


anticido

suspenso de hidrxido de magnsio denominado de leite de magnsia

Hidrxido de alumnio Al(OH)3 um slido gelatinoso insolvel na gua; Utilizado no tratamento da gua. O hidrxido de alumnio formado na superfcie, como um precipitado gelatinoso, arrasta as impurezas slidas para o fundo do tanque, no processo denominado decantao;

Al2(SO4)3 + 3 Ca(HCO3)2 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 + 6 CO2

Tanques de decantao onde os flocos (hidrxido de alumnio + impurezas) depositam-se no fundo formando uma camada de lodo

Utilizado como medicamento com ao de anticido estomacal (Pepsamar, Natusgel, Gelmax, etc) pois neutraliza o excesso de HCl no suco gstrico.

3 HCl(aq)
acidez estomacal

Al(OH)3(aq) AlCl3(aq) + 3 H2O(l)


anticido

Pepasamar medicamento utilizado como anticido estomacal

Hidrxido de amnio NH4OH obtido atravs do borbulhamento de amnia(NH 3) em gua, originando uma soluo conhecida comercialmente como amonaco;

NH3(g) + H2O(l)
amnia hidrxido

NH4OH(aq)

amonaco

NH4+(aq) + OH-(aq)
on amnio

on

utilizado em produtos de limpeza domstica tais como: ajax, fria, pato, veja, etc.

produtos contendo amnia dissolvida em gua

utilizado na fabricao de sais de amnio, empregados na agricultura e como explosivos.

Indstria em Mejillones (Chile) que fabrica nitrato de amnio utilizado como explosivo.

S-ar putea să vă placă și