Sunteți pe pagina 1din 14

Tribuna de Debates

Nmero 4, MARO de 2011


Apresentao A Tribuna de Debates nmero 4 traz textos de Sidartha Sria, Rodrigo Csar e Valter Pomar. E publica, tambm, a verso revisadssima do Regimento do Congresso da AE. Lembramos que as trs Tribunas anteriores esto disponveis na www.pagina13.org.br L esto os textos de Bruno Elias, Egon Krakhecke, Luiz Carlos Fabbri, Nelson Rodrigues dos Santos, Renata Rossi, Artur Arajo, Cludia Malinverni, Gilney Viana, Gilson Carvalho, Joo Paulo Rodrigues, Lincoln Secco, Gilberto Maringoni, Mouzar Benedito, Mrcio Pochmann, Rogrio Correa, Paulo Salvador, Toni Reis, Wladimir Pomar, Daniel Damiani e Janes Jorge. A prxima Tribuna de Debates circular na segunda quinzena de maro. Artigos devem ser enviados at o dia 14 de maro. O email para envio segue sendo pomar. valter@gmail.com

TRIBUNA DE DEBATES

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Projeto de resoluo
Texto elaborado pelo secretariado para debate na Direo nacional da AE. Ainda no a verso final.

ilma foi eleita presidenta da Repblica no dia 31 de outubro de 2010. Tomou posse no dia 1 de janeiro de 2011. Quatro meses depois da vitria e dois meses depois do incio do mandato, j existe um animado debate sobre a natureza de seu governo, sobre as relaes com o governo anterior, bem como sobre o grau de influncia de setores social-liberais que muitos imaginavam definitivamente derrotados. Tal polmica no nos surpreende. Ela decorre em primeiro lugar de uma ofensiva miditica, que d prosseguimento a estratgia adotada pela oposio durante a campanha presidencial, centrada principalmente em colocar cunhas entre o PT, Lula e Dilma. A polmica decorre, de outra parte, das debilidades do prprio Partido dos Trabalhadores e da esquerda, pois deixamos que terceiros construam impunemente sua narrativa sobre ns. Mas decorre, no fundamental, de impasses estratgicos no resolvidos durante o governo Lula e no tratados durante a campanha eleitoral, impasses que, se no forem resolvidos durante o governo Dilma, podem ameaar nosso projeto de transformao do Brasil.

Precisamos de desenvolvimentismo democrtico-popular com reformas estruturais, democratizao da comunicao e da poltica, revoluo cultural e organizativa no Partido.
Lembramos que o ano de 2010 foi marcado principalmente pela disputa eleitoral para a presidncia da repblica, disputa polarizada entre duas candidaturas e duas vias de desenvolvimento nacional. Embora a distino entre tais programas nem sempre fique totalmente clara, foi a luta entre eles que marcou grande parte da histria do Brasil no sculo XX. De um lado, a via conservadora de desenvolvimento capitalista; de outro lado, a via democrtica de desenvolvimento capitalista. Na dcada de 1980, a crise da ditadura militar e do seu modelo econmico, as divises no seio da burguesia e o crescimento da participao poltica das camadas populares levaram a que a via democrtica fosse hegemonizada pelos setores socialistas. Esta hegemonia socialista sobre os adeptos da via democrtica de desenvolvimento capitalista se materializou no apoio recebido, pela candidatura Lula presidente, no segundo turno das eleies de 1989. Da outra parte, os defensores da via conservadora de desenvolvimento capitalista foram hegemonizados pelos setores neoliberais, encabeados no segundo turno de 1989 por Collor. Em 1989, portanto, se materializou uma situao defendida pelos fundadores do PT: que as tarefas programticas implcitas na chamada via democrtica de desenvolvimento capitalista s poderiam ser executadas como parte e sob hegemonia dos socialistas. Noutras palavras: que ter sucesso em objetivos como a soberania nacional, a democratizao poltica radical, a reforma agrria etc., dependeria de articularmos a via democrtica capitalista com um projeto mais avanado, de tipo socialista. Combinao que se traduzia na chamada alternativa democrtico-popular e socialista, aprovada pela 5 Encontro Nacional do PT. O ano de 1989 foi o momento em que chegamos mais perto de materializar esta combinao entre via democrtico-capitalista e via socialista.

TRIBUNA DE DEBATES
a Como fomos derrotados na disputa de 1989,
aquele ano foi tambm o ponto de partida de uma dcada de hegemonia neoliberal, na qual a esquerda recuou programaticamente. De defensores da combinao entre via democrtica e via socialista, passamos pouco a pouco a defensores da via democrtica contra a via neoliberal. Alguns passaram a defender uma verso light do programa neoliberal, o chamado socialliberalismo. E outros defendiam o desenvolvimentismo contra o neoliberalismo, no percebendo que na histria do Brasil o desenvolvimentismo realmente existente esteve a servio da via conservadora de desenvolvimento capitalista. Apesar (e, em certa medida, tambm por causa deste recuo programtico), a esquerda continuou polarizando a disputa poltica no pas. Sem o que no teramos vencido em 2002, 2006 e 2010. O programa mximo que tentamos implementar a partir de 1 de janeiro de 2003 foi, portanto, de natureza distinta daquele que teramos implementado em caso de vitria em 1989. No se tratava mais de tentar aplicar um programa democrtico-popular articulado com o socialismo, mas sim de tentar aplicar um programa democrtico anti-neoliberal. Pior que isto: devido em parte a correlao de foras, e noutra parte devido a opo social-liberal feita por setores do prprio PT, o programa efetivamente implementado e o discurso feito para defender este programa incluiu variadas concesses ao neoliberalismo.
TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Pois, bom lembrar, hegemonia um fenmeno material, expresso na correlao de foras entre Capital e Trabalho, na estrutura tributria, na taxa de juros, na distribuio de propriedade etc. Apesar disto, podemos dizer que a partir de 2003 a clssica disputa entre a via democrtica e a via conservadora assumiu uma nova forma, em que se confundiam: a) o conflito entre neoliberalismo e desenvolvimentismo; b) o conflito entre desenvolvimentismo conservador e desenvolvimentismo democrtico-popular; c) o conflito entre os defensores do capitalismo e do socialismo. Sendo, como bvio, que este terceiro conflito teve e tem baixa relevncia, se expressando no debate ideolgico e no no terreno das medidas concretas de governo. As candidaturas de Serra 2002, Alckmin 2006 e Serra 2010 expressaram os defensores do capitalismo, do desenvolvimentismo conservador e do neoliberalismo. As candidaturas de Lula 2002, Lula 2006 e Dilma 2010 foram apoiadas pelos defensores do socialismo e do desenvolvimentismo democrtico-popular. Mas tambm expressaram as posies de defensores do desenvolvimentismo capitalista, do desenvolvimentismo conservador e do social-liberalismo. Mas o carter plural da candidatura Dilma, assim como uma certa interpretao sobre o passado de Serra, alimentaram as expectativas de quem imaginavam uma campanha em que no haveria polarizao entre projetos. Ns, pelo contrrio, sempre alertamos que haveria polarizao. O que ocorreu, todos sabemos. Por um lado, a polarizao poltica no sentido estrito da palavra. Como j ocorreu em outros momentos da histria do Brasil, os defensores da via conservadora lanaram mo, nas elei-

es de 2010, de argumentos e comportamentos direitistas e fascistas, mtodos utilizados no submundo poltico, do qual Collor foi, em 1989, a expresso mais escancarada. Por outro lado, a candidatura de Serra foi levada a encampar posies cada vez mais conservadoras tambm no debate programtico. Mas, como tambm sabemos, a iluso de que a burguesia estava satisfeita com o crescimento econmico e no ia apelar para a baixaria se imps no primeiro turno da campanha Dilma. A defensiva estratgica e programtica foi a marca principal da campanha no primeiro turno. E a ausncia, de nossa parte, de medidas que propiciassem a polarizao programtica, a mobilizao e o debate poltico massivo na sociedade, forneceu a Serra o ambiente favorvel para praticar em toda a extenso a estratgia do submundo poltico. Paralelamente, nossa postura defensiva deu candidatura Marina a possibilidade de arrancar uma parcela importante de votos que caberiam a Dilma, se a campanha tivesse realmente apresentado um forte debate poltico de posies antagnicas. Tudo isso, e mais o clima do j ganhou, em virtude da esperada transferncia de votos por Lula, levou a disputa presidencial ao segundo turno. No segundo turno, apesar dos limites conhecidos, a discusso poltica e a resposta ofensiva aos ataques da direita, acompanhada da mobilizao da militncia democrtica e popular, criaram as condies para a vitria da candidatura petista. Entretanto, ficaram claras nossas grandes debilidades estratgicas, que tero que ser equacionadas ao longo do governo Dilma: Primeiro: para manter o apoio dos 56% que votaram em Dilma precisamos pelo menos manter as taxas atuais de crescimento econmico e distribuio de renda. Devido ao cenrio internacional, isto s ser possvel caso se adotem medidas urgentes e fortes de proteo da economia nacional.

Com as imprecises inevitveis neste tipo de datao, entre 2003 e 2005 predominaram as concesses ao neoliberalismo; a partir de ento, toma fora a opo desenvolvimentista; mas durante os dois mandatos de Lula, a hegemonia estrutural coube aos defensores da via conservadora e capitalista de desenvolvimento.

EXPEDIENTE
TRIBUNA DE DEBATES uma publicao da Editora Pgina 13, editado sob responsabilidade da direo nacional da Articulao de Esquerda, tendncia interna do Partido dos Trabalhadores. Matrias assinadas no refletem, necessariamente, a posio da tendncia. Direo Nacional da AE: Direo Nacional da AE: Adriano Oliveira (RS), Altemir Viana (AM), Ana Lcia Vieira (SE), Anglica Fernandes (SP), Bruno Elias (TO), Beto Aguiar (RS), Clio Antonio (SC), Expedito Solaney (PE), Fbio Pessoa (PA), Fernando Nascimento (PE), Iole Iliada (SP), Ivan Alex (BA), Iriny Lopes (ES), Isaias Dias (SP), Jairo Rocha (MT), Jos Fritsch (SC), Jos Ricardo (DF), Larissa Campos (MG), Laudicia Schuaba Andrade (ES), Lcio Lobo( SP), Mrio Cndido de Oliveira (PR), Marcel Frison (RS), Marcelino Gallo (BA), Marcelo Mascarenha (PI), Mcio Magalhes (PE), Olavo Brando (RJ), Pedro Moreira (MG), Pere Petit (PA), Rafael Pops (DF), Rosana Ramos (DF), Rosana Tenroller (RS), Rodrigo Csar (RJ), Rubens Alves (MS), Thalita Coelho (PA), Valter Pomar (SP). Edio: Valter Pomar Diagramao: Cludio Gonzalez (Mtb 28961) Secretaria Grfica: Edma Valquer Assinaturas: Sirlei Augusta Chaves e-mail: chaves.sirlei@gmail.com Endereo para correspondncia: R. Silveira Martins,147 conj. 11- So Paulo/SP CEP 01019-000

TRIBUNA DE DEBATES
a Segundo: para no reforar o preconceito de
uma parcela dos setores mdios contra o PT, preciso abandonar a poltica atual, que consiste em melhorar a vida dos pobres, sem tocar na riqueza dos milionrios, adotando em seu lugar um mix de medidas redistributivas mais amplas, uma poltica tributria de carter progressivo e uma ofensiva ideolgica e cultural, que enfrente fato de que aqueles setores mdios perdem, em relao aos pobres, em termos de status. Terceiro: melhorar a vida material dos pobres, sem melhorar em grau equivalente a sua cultura poltica, deixa uma parcela dos que melhoraram de vida sujeitos influncia das igrejas conservadoras e do Vaticano, dos meios de comunicao monopolistas, da educao tradicional, bem como da mentalidade de shopping Center to caracterstica de parte dos setores mdios. Quarto: o PT ganhou sua terceira eleio presidencial, mas ao mesmo tempo enfrenta cada vez mais dificuldades para construir uma hegemonia de esquerda no processo e enfrenta, ao mesmo tempo, um antipetismo cada vez mais duro. Que s poder ser combatido se o Partido sofrer uma revoluo interna, ampliando seus vnculos orgnicos com sua base social trabalhadora; ampliando sua capacidade de expressar uma alternativa socialista no debate cultural, programtico e ideolgico; e ampliando sua capacidade de efetivamente coordenar uma frente poltico-social dos setores de esquerda, que nucleie a atual coalizo governista. Quinto: os resultados de 2010 mostram um crescimento relativo de nossa votao frente ao ano de 2006, mas uma quase estagnao em relao a 2002, tanto na eleio majoritria, quanto na eleio proporcional. Mantida a atual legislao eleitoral, pouco provvel, para no dizer praticamente impossvel, formar uma maioria de esquerda no Congresso brasileiro. O que coloca em questo a viabilidade da estratgia majoritria no PT, que consiste em acreditar na possibilidade de

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

transformar o Brasil principalmente atravs da chamada via eleitoral. Viabilidade que, nos termos atuais, depende de uma reforma poltica que estabelea o financiamento pblico, o voto em lista e o fortalecimento dos partidos, contra propostas conservadoras em curso como o voto distrital. Enfrentar estas debilidades estratgicas continua sendo o principal desafio do PT, ao longo deste e dos prximos anos. Noutras palavras, precisamos de desenvolvimentismo democrtico-popular com reformas estruturais, democratizao da comunicao e da poltica, revoluo cultural e organizativa no Partido. E precisamos fazer isto num cenrio internacional cada vez mais complexo, em que a crise internacional do capitalismo e o declnio da hegemonia dos Estados Unidos conduzem a cenrios cada vez mais tensos (guerra cambial, guerra comercial, revoltas populares no Oriente Mdio e norte da frica). por tudo isto que o governo Dilma Roussef precisa ser, mais que um governo de continuidade, um governo de mudana. a partir desta perspectiva que devemos fazer uma avaliao preliminar do que ocorreu nestes 120 dias desde a vitria e cerca de dois meses desde a posse de Dilma. Neste perodo, alguns temas ganharam destaque, entre os quais: o processo de composio do governo, a relao com o PMDB, a eleio da presidncia da Cmara dos Deputados e do Senado, o conflito acerca da herana ditatorial, a poltica anti-drogas, a poltica cultural, a tentativa da mdia de colocar cunhas entre Dilma e Lula, bem como de implementar a pauta derrotada nas eleies. De todos estes temas, o que ganhou mais destaque a maneira como o governo Dilma vem enfrentando o tema dos juros, da guerra cambial e da inflao. Tema que evidentemente condicionou as opes feitas em matria de poltica salarial.

O Banco Central argumenta que a elevao da taxa Selic necessria para combater a inflao, que est em alta. importante reconhecer que isto verdade e trata-se de um efeito colateral da poltica do governo Lula, que elevou a capacidade de consumo mais rpido, sem correspondente ampliao da capacidade produtiva e, principalmente, sem tocar no carter da estrutura produtiva. Acontece que elevar a taxa de juros no resolver o problema da inflao. Ao contrrio. Primeiro, amplia o endividamento do Estado e por isso reduz a capacidade de investimento pblico. Segundo, aumenta o fluxo de capitais estrangeiros (que vem se aproveitar do diferencial entre juros internos e externos), o que valoriza o real, dificultando nossas exportaes e ampliando as importaes, em detrimento da indstria nacional. Terceiro, o aumento dos juros sinaliza para um tipo de combate inflao baseado na compresso do consumo e no desbaratamento da produo, que no coincide com os compromissos da presidenta eleita e, menos ainda, com a percepo de que a situao internacional sofreu uma mudana substancial, como decorrncia da crise de 2008. As condies internacionais existentes no primeiro e no segundo mandatos do presidente Lula permitiram combinar uma poltica monetria de vis neoliberal, com uma poltica social de vis popular. Mas as condies internacionais de hoje so diferentes, com riscos muito maiores e que impedem que aquele tipo de combinao tenha xito. Hoje se faz necessrio que o governo intervenha para reduzir os estragos causados pela desvalorizao programada e artificial do dlar, provocada pelo governo norte-americano. Isso inclui evitar que o Banco Central continue adotando polticas de elevao de juros. O governo deve adotar uma poltica cambial firme e efetiva, mesmo paulatina, de desvalorizao do real com leve faixa de flutuao. E s admitir a entrada de capitais estrangeiros direcionados para investimentos diretos. Alm de implementar medidas geis para elevar a produo dos alimentos e baixar seus preos. Para continuar elevando a capacidade de compra das camadas pobres da populao e erradicar a misria, e ao mesmo tempo evitar a inflao, ser necessrio multiplicar por dois, trs ou mais vezes a produo de alimentos, a baixos custos. O que s ser possvel se os pequenos produtores contarem com o apoio efetivo das medidas macroeconmicas, incluindo juros subsidiados e cmbio num patamar razovel de equilbrio. E, tambm, se o governo

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

TRIBUNA DE DEBATES
induzir uma alterao na diviso de trabalho estabelecida na produo de alimentos. Nos ltimos oito anos, apesar de todo o esforo do governo Lula para apoiar a agricultura familiar, esta vem sendo paulatina e firmemente engolida pelo desenvolvimento do agronegcio. Parcelas crescentes de agricultura familiar esto sendo arrendadas a grupos capitalistas do agronegcio para a produo de cana, soja e outras commodities exportveis. Em termos concretos, o agronegcio produz mais de 80% dos produtos agrcolas brasileiros, enquanto a agricultura familiar responsvel por cerca de 20%. Porm, quase 100% da produo do agronegcio voltada para commodities, que tm pouco peso na oferta alimentar. A agricultura familiar obrigada, portanto, a sustentar praticamente sozinha a oferta de alimentos. Se a lgica do agronegcio continuar se impondo, a oferta alimentar se reduzir. Para evitar que essa tendncia de reduo das famlias produtoras de alimentos continue se impondo, no bastam benefcios tributrios e crditos, embora estes sejam fundamentais. preciso apoiar o processo de comercializao dos produtos, evitando que as famlias agrcolas realizem a dupla misso de produzir e comercializar, ou de produzir e vender a preos vis a atravessadores. preciso que os servios de extenso rural apiem a cooperao agrcola no processamento daqueles tipos de alimentos que podem ser industrializados, a exemplo das frutas. E ajudar as famlias agrcolas a elevar sua produtividade e produzir a custos mais baixos. Finalmente, preciso tratar do assentamento de alguns milhes de camponeses, que continuam sem terra para produzir, como uma questo estratgica para ampliar a produo de alimentos, evitando a escassez desses produtos, baixando seus custos e impedindo que os alimentos sejam o vilo do aumento da inflao. Devido a expressiva mobilidade social ocorrida nos dois mandatos do presidente Lula, foi elevada a presso sobre a produo alimentar. E para efetivar o compromisso da presidenta, de no descansar enquanto houver brasileiro sem alimento na mesa, ser preciso baixar os juros, controlar o cmbio, realizar a reforma agrria e ampliar muito o apoio agricultura familiar. Esta poltica de combate a inflao no tem nada que ver, portanto, com a lgica vigente em alguns setores do governo, que apostam em comprimir o consumo, ou seja, defendem enfrentar a inflao pelo vis neoliberal.

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Evidentemente, uma poltica de combate inflao atravs de uma ampliao da produo superior ampliao da capacidade de consumo, pode lanar mo, de maneira ttica, de medidas restritivas. Mas estas medidas tticas no podem se transformar em estratgias. A definio do valor do salrio mnimo ocorreu neste contexto. Em nossa opinio, um aumento maior teria sido possvel, embora no desprezemos em nenhum momento o ganho estratgico derivado de uma poltica permanente de reajuste e recomposio. O problema reside menos no valor em si e mais na dinmica poltica de conjunto, que inclui o discurso que comea a se construir acerca do governo Dilma. A verdade que agora vai se percebendo a falta que fez, durante a campanha eleitoral, de um debate programtico de corte estratgico, que apontasse os gargalos estruturais que deveriam ser enfrentamos, seja para dar continuidade, seja para aprofundar as mudanas. O pano de fundo que o governo est sem mecanismos para, no curto prazo, aumentar a produo de alimentos e bens de consumo de massa e aumentar a oferta desses produtos no mercado. H uma contradio entre o aumento efetivo do poder de compra de uma parte considervel da populao e o baixo ritmo de crescimento da produo daqueles produtos. Em algum momento, a presso da demanda sobre a oferta se faria sentir com intensidade, refletindo-se na elevao dos preos e, portanto, da inflao. Esta tendncia foi agravada pela situao internacional, na qual assistiu-se ao crescimento da demanda e dos preos das commodities agrcolas no mercado internacional e continuidade da poltica domstica de juros altos. A primeira com reflexos negativos sobre a produo de alimentos para o mercado domstico, e a ltima com reflexos negativos sobre o cmbio e os investimentos privados em reas de baixa rentabilidade, como em geral so aquelas dedicadas produo de alimentos e de bens de consumo baratos. Esses fatores agregaram-se, estimulando o crescimento da inflao. A soluo deste n passa, em termos imediatos, pelo crescimento da produo de alimentos. O que demanda reduo nas taxas de juros, ampliao do assentamento de lavradores, mais subsdio agricultura familiar voltada para os produtos alimentares, forte apoio comercializao e combate aos atravessadores. Medidas que, diga-se de passagem, mes-

mo que sejam aceleradas a partir de agora, no tero efeito imediato. Sem ter adotado, nem ter se preparado para adotar medidas que enfrentassem os problemas de fundo, o governo optou por comprimir o consumo e se viu obrigado a recorrer a um arsenal de medidas prticas (elevao de juros, corte oramentrio etc.) e justificativas tericas que foram hegemnicas na primeira parte do governo Lula e que deixaram de ser, exatamente quando Dilma se torna ministra da Casa Civil e Mantega ministro da Fazenda. Neste sentido, o PT deve demandar da presidente que a ampliao da oferta de alimentos seja um dos eixos estruturantes do PAC de Erradicao da Pobreza. Do ponto de vista poltico, a fixao do valor do salrio-mnimo em patamar inferior (no muito) ao reivindicado pelas centrais pode ser algo pontual e passvel de ser compensado mais tarde por Dilma, com relativa facilidade. Do ponto de vista do trabalhador individual, no far grande diferena receber 545 reais ou 560 reais. Mas, do ponto de vista das classes trabalhadoras como um todo, um avano maior no valor do mnimo teria sido proveitoso no que diz respeito repartio da riqueza (fazendo aumentar a massa salarial e os proventos de aposentados e pensionistas). Alm disso, nos preocupa que como em 2003, quando da reforma da previdnciaa primeira grande batalha poltica e parlamentar de nosso governo tenha tido este perfil. Afinal, em crescentes setores de nossa sociedade cresce a conscincia de que falta uma posio igualmente firme e sem concesses para enquadrar o sistema financeiro e suas taxas exorbitantes de juros e lucros. As opes macroeconmicas feitas nestes dois primeiros meses de governo Dilma s tero consequncias positivas se servirem para ganhar tempo enquanto se tomam as medidas necessrias para ampliar a produo de alimentos e de bens de consumo de massa. Sem o que no tero xito os planos de luta contra a misria, que exigem que poder de compra das grandes massas da populao continuar sendo elevado. O que pressionar, inevitvel e principalmente, em conseqncia, a oferta de alimentos. Noutras palavras: ao optar por impulsionar um tipo de desenvolvimento capitalista democrtico, o governo Dilma (assim como o governo Lula) obrigado a enfrentar e resolver, em novas condies, um tema clssico de qualquer revoluo ou reforma burguesa: a reforma agrria.

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

TRIBUNA DE DEBATES

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Recordar viver
por Rodrigo Cesar*

memria, ou a falta dela, tem sido assunto para muita saliva e muita tinta. A indstria farmacutica segue em busca das frmulas que podem ajudar os desmemoriados e obter dividendos. Cotidianamente, nos bate-papos corriqueiros, comum ouvir (ou falar) dos casos em que, uma vez adentrado um cmodo da casa ou do trabalho, no se sabia mais o motivo de l estar. Os roteiristas de filmes, seriados e novelas elaboram dramas, comdias, aventuras e suspenses com personagens que no sabem mais quem so, seu passado, de onde vieram, ou simplesmente no se recordam de um acontecimento, cuja lembrana essencial para o desfecho do enredo. Os nomes de ruas e avenidas, as esttuas das praas pblicas e demais monumentos homenageiam pessoas que, julga-se, no devem cair no esquecimento ou j inscreveram seus nomes na histria. Poderamos ocupar todo o espao aqui reservado para apresentar muitas outras situaes, visando sustentar a ideia de que, realmente, muita saliva e tinta tem sido gastas em torno da memria. Porem, alm de ser desnecessrio e entediante, meu objetivo outro. Compreender que existem diversas formas de encarar a questo e que o assunto faz parte de nosso cotidiano (mais do que nos damos conta) deve servir para nos levar a duas concluses: a primeira que a memria, afinal, pode ter alguma importncia; a segunda, que esta importncia depende de quem, como e para qu se pensa a respeito do assunto. Toda organizao poltica , necessariamente, coletiva. Nem mesmo as que servem a projetos pessoais conseguem evitar isso, apenas submetem o interesse coletivo a um objetivo pessoal. Uma organizao poltica que afirma que a emancipao dos trabalhadores ser obra dos prprios trabalhadores, ao contrrio, coloca os interesses coletivos em primeiro plano. Tanto uma quanto a outra, porm, constroem sua identidade e sua ao com base nos acordos estabelecidos em seu interior, ou seja, nos projetos e objetivos traados seja isso feito de forma autoritria ou democrtica. A memria criada a respeito das aes j desenvolvidas e das identidades criadas no passado, por sua vez, reforam ou enfraque-

Se a unidade de ao depende, entre outros fatores, da coeso organizativa dos membros da coletividade, a memria coletiva que se tem sobre o que tem sido uma dada experincia conjunta pode aproximar ou afastar os indivduos do projeto e do objetivo comuns. No por acaso que regimes autoritrios tendem a dar extrema ateno memria e histria: trata-se de amparar a coeso interna em um certo sentido histrico pretensamente incontestvel.

Por outro lado, os setores democrticos e as camadas exploradas da sociedade devem dar ateno memria e histria orientados por outras motivaes. Uma das primeiras iniciativas do ento chamado Projeto Memria & Histria da Fundao Perseu Abramo, precursor do Centro Srgio Buarque de Holanda memria e documentao poltica, foi a publicao, em 1998, de uma coletnea das resolues dos encontros e congressos do PT realizados desde o movimento pr-PT at aquele momento.

Sobre a realizao de tais balanos da experincia de construo do PT, dizia-se tambm que nos partidos burgueses esta necessidade no to premente, j que seus interesses econmicos e sociais, assim como sua ideologia, so predominantes na sociedade e servem para agrup-los e unific-los quase naturalmente. Diferentemente, partidos de trabalhadores remam contra a mar e, portanto, so bombardeados pela ideologia, a poltica, as promessas e as presses dominantes, o que os levaria a sentir a necessidade de elaborar mtodos e mecanismos que fortaleam constantemente sua ideologia e sua poltica.

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

cem o trabalho coletivo, essencial para qualquer projeto. Se a unidade de ao depende, entre outros fatores, da coeso organizativa dos membros da coletividade, a memria coletiva que se tem sobre o que tem sido uma dada experincia conjunta pode aproximar ou afastar os indivduos do projeto e do objetivo comuns. No por acaso que regimes autoritrios tendem a dar extrema ateno memria e histria: trata-se de amparar a coeso interna em um certo sentido histrico pretensamente incontestvel.

Uma vez que aqueles so documentos fundamentais para a compreenso da histria do PT e para qualquer balano poltico do Partido, dizia-se que a iniciativa de public-los ajudaria a organizar melhor o debate sobre o sentido de nossa trajetria e os desafios do presente e do futuro, tendo em vista, inclusive, que na ocasio o Partido estava perto de completar 20 anos de atividade coletiva.

TRIBUNA DE DEBATES
Nos casos em que o papel educativo e unificados desses balanos subestimado cristalizam-se diferentes vises e prticas polticas excludentes sob um mesmo teto. Para uma organizao poltica que busca subverter a ordem estabelecida e mudar os rumos da marcha da humanidade, esta seria uma situao extremamente comprometedora. No pior dos casos, quando os balanos no so feitos ou o so de modo ineficaz, ocorre a decomposio poltica e organizativa, que leva o partido a assemelhar-se aos tradicionais partidos burgueses, colocando-se a servio de interesses que antes combatia. Neste sentido, a publicao da coletnea poderia servir como um instrumento ideolgico e poltico de unificao partidria. Inspirada ou no na iniciativa do Partido, a Articulao de Esquerda lanou duas publicaes reunindo seus documentos, sobretudo resolues de seus seminrios e conferncias nacionais. O primeiro livro, Socialismo ou barbrie, lanado em 2000, rene textos de 1993 a 1999. O segundo livro, Novos rumos para o governo Lula, publicado quatro anos depois, rene textos de 2000 a 2004. J no manifesto A hora da verdade, texto que comeou a circular na militncia petista em 4 de fevereiro de 1993 e foi a base para a fundao da AE, possvel verificar a percepo de seus apoiadores de que o PT, desafortunadamente, revela sintomas perigosos de burocratizao, que, segundo eles, seriam o emperramento dos mecanismos democrti-

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

cos de tomadas de deciso; o distanciamento entre direes e bases; o esvaziamento das instncias; o pragmatismo, a competio, o eleitoralismo; etc. Afirmava-se tambm que recuperar o esprito de partido, afirmar a democracia interna e superar a fragmentao que enfraquece o partido, afugenta os filiados e desanima a militncia, nosso principal patrimnio implica, alm de um basta s ambiguidades e distores na poltica e no perfil partidrios, um conjunto de medidas organizativas. De 11 a 13 de junho daquele ano ocorreu o 8 Encontro Nacional do PT, no qual foi vitoriosa para a eleio do Diretrio Nacional a chapa identificada com a tese Uma opo de esquerda, composta inclusive por apoiadores do manifesto lanado em fevereiro. Um seminrio nacional realizado nos dias 18 e 19 de setembro fundou formalmente a Articulao de Esquerda, que desde ento vem dando continuidade ao legado de quem sempre defendeu o carter estratgico do PT; de quem contribuiu na elaborao das resolues democrticas e populares do 5 Encontro nacional; de quem colaborou para as vitrias do partido, nas lutas polticas e sociais, dos ltimos 13 [agora 31] anos; de quem combateu contra a domesticao e o cupulismo que ameaavam [e ainda ameaam] tomar conta do PT. Trata-se de uma trajetria de quem est remando contra a mar dentro e fora do Partido e, portanto, tambm corre o risco de se colocar a servio de interesses que antes com-

batia. Mas, como a histria jamais se repete, a no ser como farsa, consultar e exercitar nossa memria no pode servir para o resgate de frmulas passadas, visando transport-las para o presente. No deve servir, muito menos, para a elaborao de uma verso oficial da nossa histria, estabelecendo paradigmas e fronteiras que nos sirvam de parmetro para caracterizar nossas aes presentes e futuras como genunas ou aliengenas. O sentido e o significado de uma reflexo histrica de nossa prpria trajetria deve ser, sobretudo, o da autocrtica. Afinal, nenhuma dificuldade, adversidade ou debilidade superada sem que seja negada. Contudo, a severidade e a rigidez necessrias para proceder os balanos crticos no podem impedir que se expressem nenhuma virtude, capacidade ou habilidade que devam ser mantidas, sob o risco do jogar fora o beb junto com a gua do banho. Assim, em qualquer balano preciso, antes de tudo, tranquilidade para reconhecer que autocrtica e autoafirmao no se excluem. Qualquer pretenso de superar do nosso atual estgio poltico e organizativo depende de sermos capazes de torn-las mutuamente complementares, o que no tarefa fcil, mas tampouco dispensvel. J comeou o I Congresso da Articulao de Esquerda. Com plenria final prevista para ocorrer nos dias 5 a 7 de agosto, em Braslia, est se realizando na ocasio do 18 aniversrio da corrente. Olhando de outro ngulo, isto significa que agora a AE que est perto de completar 20 anos de atividade coletiva. Obviamente, este acontecimento depende justamente da nossa existncia nos prximos dois anos, o que por sua vez depende, ao menos em tese, da prpria existncia do PT at l. No limite, depende da existncia do universo, o que no vem ao caso. O que vem ao caso, neste momento histrico em que realizamos nosso I Congresso, a nossa memria coletiva. Para ser mais preciso, o que vem ao caso a percepo que se tem sobre o que vem sendo nossa experincia conjunta, fator que influencia na aproximao ou afastamento dos indivduos em relao ao projeto e ao objetivo comuns. Este o momento oportuno para que a AE lance as bases de um projeto prprio que construa, coletivamente, a sua memria e a sua histria, servindo como um dos muitos mtodos e mecanismos que fortaleam constantemente sua ideologia e sua poltica.
*Rodrigo Cesar militante do PT de Guarulhos, SP.

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

TRIBUNA DE DEBATES

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Continuar ou superar o Governo Lula?


O contexto da vitria eleitoral em 2010 e os desafios para a esquerda e o novo Governo Dilma
por Sidartha Soria e Silva 1. Introduo vitria de Dilma Rousseff na eleio presidencial de 2010 foi tambm a vitria de um partido, o PT, e de um homem, Lula, enquanto dirigentes de um governo que, aps oito anos, conseguiu obter uma aprovao popular elevada a ponto de vencer pela terceira vez consecutiva a principal disputa eleitoral da nao, um feito sem precedentes na histria da democracia brasileira. Neste sentido, a questo que se coloca agora saber se o resultado de 2010 abre uma nova etapa, de natureza distinta, para o PT e para a perspectiva das esquerdas em geral. Afinal, as condies do pas so diferentes do que eram em 2003. A partir de tal situao, quais so os desafios postos para o Governo Dilma, bem como para o PT e para a esquerda em geral? Consideramos que a tarefa de sugerir conjecturas ou cenrios possveis relativos etapa que se inicia agora, para ter um mnimo de consistncia, deve ser ancorada em uma avaliao do que foi o Governo Lula, entendido aqui no apenas em termos dos avanos e limitaes por um critrio definido, mas tambm em sua anatomia, a qual explicaria boa parte daqueles mesmos avanos e limitaes. A definio do Governo Lula pode servir como parmetro ou referncia para a interveno no processo de construo do novo Governo Dilma. 2. Uma hiptese acerca da natureza do Governo Lula: a dissociao de identidade do governo O levantamento de um amplo conjunto de aes de cunho estratgico efetuadas pelo Governo Lula nos levou seguinte proposio: a natureza do Governo Lula seria a de uma profunda e estrutural dissociao de identidade, termo tomado como emprstimo da cincia mdica1. De acordo com tal caracterizao, as aes governamentais em setores diversos, se tomadas em conjunto, revelam uma notvel oscilao de orientaes terico-ideolgicas, de modo que mais de uma personalidade estaria presente

A questo que se coloca agora saber se o resultado de 2010 abre uma nova etapa, de natureza distinta, para o PT e para a perspectiva das esquerdas em geral.

como fator orientador das referidas aes, tornando impossvel a determinao de uma identidade doutrinria, terica ou ideolgica do Governo Lula. As diversas personalidades ou seja, perspectivas terico-ideolgicas que coexistem no Governo Lula seriam variaes entre dois grandes extremos de comportamento, a partir dos quais se dariam as agudas oscilaes ou variaes de postura do governo. Estes dois extremos seriam a perspectiva liberalizante e a perspectiva antiliberal. A perspectiva liberal ou liberalizante pretendeu aproximar o Governo Lula dos traos essenciais dos governos tucanos que o antecederam, mantendo a prevalncia do iderio econmico ortodoxo como guia da poltica macroeconmica, e estendendo para o conjunto dos setores de governo (como educao, sade, cultura etc.) a perspectiva liberal, privatista ou pr-mercado como princpios ordenadores genricos das aes governamentais.

A presena de todas estas orientaes polticas, tericas e ideolgicas em um mesmo espao institucional gera, como resultado, um governo em que ntida a ausncia de um norte doutrinrio, estratgico e programtico,

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

A perspectiva antiliberal, por contraste, buscava limitar ou minimizar o poder e o alcance da perspectiva liberalizante nas polticas de governo. Contudo, a perspectiva antiliberal no tem um perfil nico ou homogneo. Entre as foras antiliberais presentes no Governo Lula, haveria tanto representantes de um iderio mais propriamente estatista ou estatizante, quanto membros de uma cultura poltica que, no obstante fazer a crtica do liberalismo privatista tucano, seria igualmente anti-estatista em sua essncia. No caso dos ltimos, eles remontariam ao surgimento, quando da redemocratizao no incio dos anos 80, de um conjunto de movimentos polticos das classes populares, a saber, os novos movimentos sociais e o novo sindicalismo, que sero responsveis pela fundao do Partido dos Trabalhadores.

TRIBUNA DE DEBATES
capaz de articular coerentemente o conjunto das aes de governo. O item seguinte tentar demonstrar a validade da hiptese sugerida. Dadas as restries de espao, nos limitaremos a algumas aes do Governo Lula direta ou indiretamente relacionadas dinmica econmica. 3. Verificando a hiptese: as mltiplas faces do Governo Lula 3.1. A face liberalizante da gesto macroeconmica lulista Entre os elementos que demonstrariam a presena do iderio liberalizante na poltica macroeconmica no Governo Lula, selecionamos dois: a atuao do Banco Central e a poltica de (manuteno da) liberalizao financeira. A atuao do Banco Central fartamente conhecida, tanto pelo registro (quase sempre elogioso) feito pela grande mdia oligoplica, quanto pela posio de seus crticos, entre os quais membros do prprio governo (como o vice-presidente Alencar) e de sua base social de sustentao (centrais sindicais). A poltica monetria do Bacen lulista em geral se caracterizou por uma defesa da moeda obtida mediante a manuteno de taxas de juros elevadas, as quais, como se sabe, tm impactos significativos no sentido de deprimir a atividade econmica (exatamente para impedir surtos de corroso inflacionria da moeda), restringindo assim as possibilidades de um crescimento econmico mais robusto, com seus efeitos benficos para o conjunto das classes populares e assalariadas. Por outro lado, a sobrevalorizao da moeda brasileira tambm tende a gerar uma diminuio da competitividade da economia brasileira no plano internacional, o que equivale a uma transferncia de postos de trabalho para fora do pas. Ainda no tocante poltica de juros elevados, uma observao deve ser feita. Embora tenha sido uma constante em quase todo o perodo do Governo Lula, e herdada do padro de desenvolvimento estabelecido nos governos tucanos, em termos absolutos houve uma queda sensvel das taxas praticadas, particularmente no segundo Governo Lula, o que indica talvez uma maior presena da perspectiva antiliberal e de seu poder de presso no interior do governo. De fato, se entre 2003 e 2006 (1 Governo Lula) a taxa Selic variou de 23,4% para 15,3%, entre 2007 e 2009 (2 Governo Lula) a taxa caiu para 10,1%. Comparando-se com o perodo tucano, tem-se que entre 1996 e 2002, as taxas variaram entre 24,4% e 19,2%2 (mdias anuais, calculadas a partir de dados do Ipeadata).

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

A vitria na comparao com o perodo tucano no seria suficiente, contudo, para que se pudesse considerar uma ruptura com o mesmo neste setor. Porque o pas seguiu tendo as taxas de juros mais elevadas do planeta, as quais, mesmo em trajetria (lenta) de queda, ainda permaneceram como poderosos fatores inibidores do crescimento. Alm disso, observando-se os juros nominais em relao ao PIB ou seja, o percentual do PIB equivalente ao pagamento de ttulos da dvida pblica brasileira -, tem-se tambm uma situao similar da gesto tucana. Em 2009, o Governo Lula destinava o equivalente a 5,4% do PIB para o pagamento de juros da dvida as despesas do Estado neste quesito foram de 170 bilhes de reais neste ano , com picos de quase 7% do PIB em anos anteriores. O segundo elemento selecionado a manuteno, e at ampliao, do grau de liberalizao financeira. O processo de liberalizao financeira est relacionado com o desenvolvimento do mercado de capitais, o qual foi considerado, pelo governo, como um elementochave para o desenvolvimento econmico. O fomento do mercado de capitais, por sua vez, insere-se nos planos de dirigentes do governo petista, e tambm ex-dirigentes sindicais cutistas, que pretendem uma aproximao com o universo financeiro correspondente sua busca por maior influncia na direo dos poderosos fundos de penso nacionais. A experincia internacional indica que os fundos de penso possuem maior liberdade e importncia em economias nacionais que contam com mercados de capitais poderosos a ponto de servirem como a principal fonte de financiamento de consolidao financeira (funding) do investimento produtivo. Tal ordem econmica prpria do capitalismo de perfil anglo-saxo, tpico de pases como os Estados Unidos e a Gr-Bretanha. No por acaso, justamente no mundo anglo-saxo que esto situados os fundos de penso maiores e mais poderosos. Por outro lado, so economias ordenadas em boa medida sob a lgica liberal, com elevada flexibilidade, forte peso dos sujeitos privados e pouca interveno direta do Estado. Alm disso, trata-se de economias j maduras e desenvolvidas, situadas no ncleo dominante do capitalismo global. Ainda que os defensores dos fundos de penso no Governo Lula no tivessem a inteno de reproduzir integralmente o padro anglo-saxo de financiamento da atividade econmica, controverso que mesmo uma adoo parcial do padro de desenvolvimento do mercado de capitais seja suficiente para satisfazer os esforos necessrios para transformar uma economia perifrica e uma sociedade com grandes carncias sociais em uma nao social e economicamente desenvolvida.

Em sua busca por fortalecer o mercado de capitais, o Governo Lula no apenas manteve a poltica de liberalizao financeira da qual fazem parte a abertura comercial e do mercado de ttulos de renda fixa (pblicos e privados) a investidores estrangeiros como a ampliou, oferecendo incentivos fiscais para o capital externo adquirir ttulos da dvida pblica nacional, bem como maiores facilidades para residentes no pas poderem fazer depsitos ou investimentos no exterior, como parte da lgica liberalizante, pela qual se deve facilitar o movimento dos capitais para maior eficincia de sua alocao produtiva. Como resultado, o mercado de capitais nacional cresceu significativamente, embora tenha tambm se tornado mais vulnervel aos fluxos externos de capitais, dada a presena dominante de investidores estrangeiros em bolsa. 3.2. A face antiliberal da gesto de Lula e seus efeitos macroeconmicos Em outros setores governamentais, a gesto Lula interrompeu as prticas liberalizantes, at ento generalizadas para o conjunto das polticas pblicas. Estas novas prticas passaram a concorrer com a orientao liberalizante fiscalista e monetarista do Banco Central (e do Ministrio da Fazenda, especialmente no 1 Governo Lula), servindo para minimizar o impacto da gesto monetria ortodoxa, e mesmo podendo ser responsabilizadas, em alguma medida, pelos resultados econmicos positivos obtidos pelo governo, em comparao com seus antecessores. Entre as aes antiliberais do Governo Lula, pode-se citar inicialmente a elevao dos gastos pblicos. O gasto do governo, por exemplo, passou de 12,7% para 18,2% do PIB entre 2003 e 2009. Embora a taxa mdia de investimento da economia no tenha se diferenciado muito do Governo FHC, em algumas instituies especficas, como o BNDES e as empresas estatais, a diferena foi muito grande. Em relao ao BNDES, se entre 1997 e 2002 o desembolso de recursos aumentou 50% (de 19,1 para 38,2 bilhes de reais), entre 2003 e 2009 o aumento foi muito superior, de 291% (de 35,1 para 137,4 bilhes). No tocante aos investimentos feitos pelas empresas estatais, entre 1995 e 2002 o investimento total aumentou em pouco mais de 60% (de 11,6 para 18,8 bilhes de reais). J entre 2003 e 2009, a elevao foi de 226% (21,8 para 71,1 bilhes). Outro setor do governo que seguiu na contramo da perspectiva liberalizante foi o referente poltica de reforma do Estado, tomando-se aqui o seu aspecto quantitativo (nmero de servidores). No Governo FHC a trajetria foi de queda do quantitativo de servidores entre 1994 e 2002, o nmero de servidores ativos do executivo federal diminuiu, de 964

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

TRIBUNA DE DEBATES

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

estaremos diante de um conjunto no articulado de interesses polticos e concepes terico-ideolgicas diversas, correspondentes diversidade de sujeitos sociais que compem tal conjunto. Dada esta natureza do Governo Lula, no seria correto caracteriz-lo como neoliberal, e tampouco como antiliberal. Na verdade, sequer h uma orientao geral para o Governo Lula, tampouco uma estratgia programtica una ou coesa. Ele um condomnio de interesses e perspectivas terico-ideolgicas. Vem da a recorrncia de prticas profundamente contraditrias no interior do mesmo governo. Entre elas, ressalte-se, por exemplo, a postura contracionista dos setores hegemnicos na gesto do Banco Central, convivendo ao lado de prticas intervencionistas ou anticclicas orientando a conduta dos bancos pblicos, da poltica salarial ou da expanso dos quadros e gastos do Estado. O contraste dificilmente poderia ser maior: dentro do governo, h idelogos do Estado mnimo, enxuto e reverente da supremacia do mercado; e tambm h defensores da meta do Estado forte, expandindo seus quadros e atribuies, exercendo presso sobre a dinmica econmica, por via de seus gastos e ingerncia etc. Em suma, o Governo Lula no , a rigor, neo liberal, j que possui considerveis prticas antiliberais; por outro lado, no deixa de ser tributrio de posturas alinhadas com o iderio liberalizante. Representa, pois, uma alternativa s gestes liberalizantes, mas limitada como tal justamente por ser em parte tambm orientada por estas. 5. As razes da dissociao de identidade do Governo Lula
TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

mil para 809 mil quadros. J no Governo Lula a trajetria foi invertida, de modo que entre 2003 e 2010 (at julho) o nmero de servidores aumentou, de 809 mil para pouco mais de 964 mil recompondo, portanto, a perda de quadros ocorrida na gesto tucana. O salrio mnimo tambm foi alvo de uma poltica governamental que dificilmente seria aprovada pelos quadros liberais do prprio governo. No Governo Lula, a valorizao do SM (57,5% entre 2003 e 2010) foi quase duas vezes superior obtida no Governo FHC (29% entre 1994 e 2002). A poltica assistencial do governo petista, observando-se os valores despendidos para beneficirios de programas como o Programa Bolsa Famlia (PBF) e o Benefcio de Prestao Continuada (PBC), certamente teve efeitos sensveis para a dinamizao da economia. Em 2004, a soma do PBF e do BPC representou 9,6 bilhes de reais em benefcios, ou 0,36% do PIB naquele ano. J em 2009, este total passou para 26,7 bilhes de reais, ou 0,85% do PIB um aumento, portanto, de quase 133% no perodo. 4. Um governo com mltiplas identidades, ou nenhuma Um indicador interessante da dissociao de identidade de que padeceria o Governo Lula poderia ser a quantidade de anlises desencontradas que so feitas na busca por descrev-lo ou compreend-lo. Selecionamos duas, exemplificando a que extremos podem chegar os analistas de planto. Num extremo teramos, por exemplo, Boito Jr.3, para quem

o Governo Lula est construindo uma nova verso do modelo capitalista neoliberal, expresso, supostamente, pela manuteno de um arrocho draconiano do salrio mnimo (sic), omisso diante do desemprego etc. (idem, p. 11). Em um texto anterior, o mesmo autor sugere que o Governo Lula no s manteria como aprofundaria aspectos do neoliberalismo herdado de FHC, ao manter os juros elevados, tocar adiante a criao da Alca (sic) etc. 4. Noutro extremo pode-se citar Almeida5, para quem o PT [e o Governo Lula] tem uma ideo logia geral clara: ele defende maior presena do Estado tanto na rea social quanto na rea econmica; o PT se transformou em um tpico partido socialdemocrata europeu. Comentando as ltimas eleies presidenciais, o autor afirma que o eleitor que compartilha do valor bsico de que mais Estado melhor do que menos Estado se sente representado pelo PT e provavelmente acaba votando no partido de Lula; os pobres votam mais neles [nos petistas] porque acreditam que com mais interveno estatal a vida deles vai melhorar. Assim, de acordo com o que se observa no Governo Lula, ele poder ter tanto uma feio liberalizante quanto o seu oposto. Em nosso entender, erram todas as anlises que se limitem a pinar partes do governo adequadas a uma concepo ideolgica cuja rigidez ser diretamente proporcional ao seu carter preconceituoso. Observando-se, por sua vez, o Governo Lula como um todo, no ser difcil concluir que

Consideramos que a natureza do Governo Lula corresponde de modo muito preciso natureza poltica de suas prprias bases sociais. A estas bases sociais chamamos de Nova Esquerda, termo que designa o conjunto formado pelos novos movimentos sociais (religiosos, de bairros ou periferias, de minorias ou focados em temas especficos, como habitao, terra, ecologia etc.) e pelo Novo sindicalismo que emerge finalmente quando das grandes greves do fim dos anos 70, j no fim do regime ditatorial, e que funda a CUT. Assim, esta Nova Esquerda possuiria, como cultura poltica predominante em sua militncia, uma averso genrica tanto ao Estado quanto a ideologias totalizantes (como variantes diversas do marxismo). Tanto um quanto o outro caso so acusados, pela cul-

TRIBUNA DE DEBATES
tura poltica da Nova Esquerda, de atentarem contra a liberdade, a igualdade e a democracia, pois estariam em geral associados a formas de autoritarismo e doutrinarismo contrrios diversidade e autonomia da multido de sujeitos sociais e seus movimentos. No por acaso, por exemplo, que no PT sempre foi celebrada a diversidade ou pluralismo ideolgico. Quanto ao Estado, depois de algumas (e nem sempre bem sucedidas) experincias do tipo ao direta, considerou-se necessrio ocup-lo. Contudo, esta conquista do Estado no poderia ser precedida por uma profunda teorizao de natureza estratgica dado o risco de se incorrer em doutrinarismos ideolgicos e cupulismos poltico-programticos , e jamais poderia ser feita de modo a eliminar a diversidade e a prioridade dos interesses e demandas locais de cada movimento social. Ao iderio poltico petista faltaria, portanto, uma viso estratgica de Estado, ou um projeto de poder integrado, articulado, uno ou coeso, que delimite exatamente suas diferenas em relao ao iderio liberalizante. Da tambm a falta de fixao de diretrizes correspondentes quele, em funo das quais seriam esclarecidos os meios para atingir os fins almejados at porque no h nem mesmo um fim descrito claramente (seria o socialismo? Que socialismo?). A ausncia de metas ou fins claros est de acordo, por sinal, com a noo de socialismo processual invocada como iderio do PT, o qual definiria o seu contedo a partir da prpria dinmica das lutas dos trabalhadores, e da conscincia que eles ganhariam em suas experincias cotidianas (Garcia, 1990). Tal ordem das coisas no impede, contudo, que alguns vejam o discurso petista sobre um projeto de sociedade democrtica e socialista como sendo bastante impreciso e simplificado. 6. Continuar ou superar o Governo Lula? Os desafios da esquerda e do Governo Dilma O desafio da esquerda majoritria brasileira estaria, portanto, em uma reviso profunda de suas caractersticas fundamentais e originrias, a fim de identificar posturas equivocadas e explorar os aspectos positivos de sua natureza, mas j em um projeto de poder reformado, em que a administrao das contingncias da vida cotidiana possa se dar em funo de uma estratgia mais consistente, e com metas de prazo mais longo. Quanto ao Governo Dilma, o desafio estaria na busca pela minimizao da oscilao entre

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

as mltiplas identidades herdadas da gesto anterior, conferindo ao conjunto das polticas pblicas uma orientao definida e orientada segundo princpios ou diretrizes francamente antiliberais. Neste sentido, um dos primeiros atos do Governo Dilma, qual seja, o contingenciamento de recursos oramentrios federais da ordem de 50 bilhes de reais, com congelamento do processo de concursos, do assalariamento do funcionalismo e conteno (na prtica) de gastos produtivos, no um bom sinal. A menos que se trate de uma manobra estratgica para driblar o cerco ideolgico imposto pela oposio liberal-conservadora (tucanos, grande mdia etc.), esta ao indicaria uma forte presena de concepes liberalizantes no ncleo estratgico do novo governo, as quais deveriam estar distantes dali, se o que se pretende construir um Estado efetivamente engajado na satisfao dos interesses imediatos das classes assalariadas.

NOTAS
1 Para a Psiquiatria, os termos dissociao de identidade, transtorno dissociativo de identidade e (originalmente) transtorno de mltiplas personalidades referem-se a uma condio mental em que um nico indivduo demonstra caractersticas de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. 2 Nmeros extrados de nossa tese de

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

doutorado (Soria e Silva, S. Intersecco de classes: fundos de penso e sindicalismo no Brasil. Doutorado em Sociologia, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2011).

ma do neoliberalismo. Revista AdUSP , So Paulo, maio, 2005. Disponvel em: <http:// www.adusp.org.br/revista/34/r34a01.pdf>. Acesso em 27/11/2010.

3 BOITO JR., A. O Governo Lula e a refor-

4 BOITO JR., A. A hegemonia liberal no Govirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/unicamp/Governo_Lula. pdf>.

verno Lula. Crtica Marxista, n. 17, Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em: <http://bibliotecaAcesso em 27/11/2003.

5 Almeida, A. C. O PSDB precisa ser renocom.br/impresso/cultura/111/341865/o-psdb-precisa-serrenovado-2>.

vado. Valor Econmico, So Paulo, 26 nov., 2010. Disponvel em: <http://www.valoreconomico. Acesso em 27/11/2010.

10

TRIBUNA DE DEBATES

1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

Uma pauta de debate


por Valter Pomar* Articulao de Esquerda est em processo de Congresso. O processo inclui uma Tribuna de Debates, congressos de base, congressos estaduais e a plenria final, que est marcada para os dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011, na cidade de Braslia. A pauta do Congresso da AE inclui um balano do perodo precedente, uma discusso sobre estratgia e programa, sobre conjuntura e ttica, sobre a construo do PT e da prpria tendncia. Inclui, tambm, a eleio da nova direo e da comisso de tica. Uma pergunta que muitos tm feito: por qual motivo um Congresso e no uma conferncia? A resposta : consideramos necessrio uma reflexo mais profunda e sinalizamos isto falando em Congresso, no apenas em Conferncia. Entretanto, pode passar que faamos apenas uma conferncia, ainda que com o nome de Congresso. Para que isto no ocorra, tomamos uma srie de providncias, entre as quais a Tribuna de Debates, a busca de opinies junto a militantes de esquerda que no so da AE, o estmulo a realizao de debates pblicos etc. Alm destas, existe uma providncia fundamental, que depende de cada um dos integrantes da AE, a saber: que cada um de ns se disponha a refletir, estudar, escrever e efetivamente debater os pontos da pauta do Congresso. Para estimular isto, o regimento do Congresso estabeleceu uma novidade: no haver documento base, elaborado pela direo nacional. Como sabemos, o mtodo do documento-base, adotado em quase todas as nossas conferncias, tinha um aspecto positivo e outro negativo. O positivo: ajudava a organizar melhor a discusso. O negativo: fazia com as que as divergncias fossem se acomodando no processo, transformando a etapa final do Congresso (a plenria nacional de delegados) num momento de pouco debate explcito sobre aquilo que de fato essencial (o programa, a estratgia, as concepes organizativas de fundo). O fato de no termos documento base estimular, assim esperamos, a que as divergncias existentes entre ns venham luz. Se isto efe-

Uma pergunta que muitos tm feito: por qual motivo um Congresso e no uma conferncia? A resposta : consideramos necessrio uma reflexo mais profunda e sinalizamos isto falando em Congresso, no apenas em Conferncia.

tivamente ocorrer, ficar claro, no curso do debate, que parte das diferenas existentes entre ns, que as vezes parecem ser apenas diferenas de mtodo, de estilos organizativos, de maneiras de conduzir, constituem muitas vezes uma decorrncia de vises distintas acerca do programa, da estratgia, da ttica, da poltica organizativa, do papel do PT e da AE etc. Lembro que o regimento interno do Congresso reafirmou algo que faz parte do estatuto de nossa tendncia: a majoritoriedade na composio de nossas direes. Ns somos uma tendncia do PT. No somos uma tendncia monoltica, mas tambm no somos uma tendncia com tendncias internas. Se as diferenas entre ns so profundas, o melhor que se pode fazer que uma das partes (ou vrias delas) saiam e aproveitem a liberdade existente dentro do PT para organizar outra tendncia, ou para se unir a uma das tendncias j existentes. Em funo desta regra, alguns talvez prefiram no explicitar suas opinies. Defendo que faamos exatamente o contrrio: explicitar ao mximo o que pensamos, para que possamos compor chapas (para disputar as direes), chapas que tenham um alto grau de unidade ideolgica, programtica, estratgica, ttica e organizativa. Pode ser uma, podem ser vrias chapas, o importante que se montem a partir do debate. Considero que os membros da atual direo nacional e das direes estaduais da AE tm uma obrigao especial neste processo de Congresso: cada um de ns, individual ou coletivamente, deve escrever para a Tribuna de Debates e apresentar o que efetivamente pensa sobre cada um dos temas da pauta. Pois no possvel que, existindo como existem polmicas nas direes estaduais e na direo nacional, isto no aparea na discusso poltica congressual. Neste sentido, inicio nesta Tribuna de Debates a publicao de uma srie de textos, nos

quais vou abordar o conjunto da pauta do Congresso da AE. Embora possa sofrer alguma alterao no curso do processo, pretendo adotar o roteiro que segue, em que cada ponto corresponde a um texto: 1) a trajetria da AE (1993-2011) e nossa situao atual; 2) a trajetria do PT e seus desafios atuais; 3) a situao atual da luta pelo socialismo no mundo; 4) o quadro latino-americano; 5) a situao geral no Brasil; 6) nossa ttica para as eleies de 2012; 7) nossa ttica para o PED de 2013; 8) um balano do governo Dilma e de nossos objetivos em 2014; 9) nossas propostas para o congresso extraordinrio do PT (e nossa postura na disputa de rumos do PT); 10) nossa ttica na disputa dos movimentos sociais; 11) nossa participao na guerra cultural, comunicacional, ideolgica; 12) a organizao da AE; Pretendo, respeitados os prazos estabelecidos pelo regimento interno e adaptando os textos acima relacionados, apresentar uma proposta de documento-base para cada um dos pontos de pauta do Congresso. Estou firmemente convencido de que todos os dirigentes da AE devem fazer o mesmo. Isto elevaria o nvel do debate e nos permitiria sair do Congresso da AE com um saldo positivo.
*Valter Pomar integrante do Diretrio Nacional do PT

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

11

Por acreditar que a vitria de 2010 abre um novo perodo, a Articulao de Esquerda decidiu convocar para os dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011 seu Primeiro Congresso. Vale dizer que entre 1993 e 1997, a tendncia realizou seis seminrios nacionais. E entre 1998 e 2009, realizou onze conferncias nacionais. A seguir, Tribuna de Debates reproduz o regimento interno do Primeiro Congresso da Articulao de Esquerda.

Convocado o Primeiro Congresso

REGIMENTO

REGIMENTODO 1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA


1. O 1 Congresso Nacional da AE se realizar nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011, em Braslia (DF), para debater a seguinte pauta: a) balano do perodo, at a eleio de 2010; b) estratgia e programa para o prximo perodo; c) conjuntura e ttica; d) construo do PT e da AE; e) eleio da nova direo nacional e da comisso de tica 1.1. O secretariado nacional pode, por maioria absoluta de seus integrantes, alterar a data e o local da plenria final do 1 Congresso. 2.3. A lista ser enviada para as direes municipais e estaduais, que devem realizar campanhas de assinatura e conferir, no credenciamento dos respectivos congressos, se os militantes esto em dia. 2.4. Militantes do PT que ainda no so militantes da AE podero ingressar na tendncia, fazendo a assinatura bianual militante do Pgina 13, at o dia do respectivo congresso municipal de base, desde que no haja recurso contra sua filiao tendncia. 2.5. Nos casos de que trata o item 2.4, no ser exigido dos novos militantes da AE estarem em dia com a assinatura do jornal no ano de 2010, sendo necessrio apenas que faam a assinatura bianual militante do Pgina 13. 2.6. A ata do congresso de base deve relacionar nominalmente os militantes que renovaram ou que fizeram novas assinaturas do Pgina 13, para o caso de haver contestao e recurso s instncias superiores da tendncia, permitindo assim eventual recontagem do nmero de delegados eleitos. 3. Militantes que se afastaram da tendncia ou foram afastados por deciso de instncia da tendncia, no podero votar nem ser votados em nenhuma fase do processo, salvo deciso em contrrio da instncia competente. CONGRESSOS DE BASE 4. Os congressos de base devem ocorrer entre abril e maio de 2011. 4.1. Cabe s direes estaduais aprovar o calendrio proposto pelas direes municipais e acompanhar os congressos de base. 4.2. Cabe s direes estaduais definir a abrangncia dos congressos de base, que podem ser municipais ou regionais (agrupando vrios municpios). 4.3. A pauta dos congressos de base a mesma do 1 Congresso Nacional da AE. O debate de outros assuntos somente poder ser feito depois de esgotada a pauta nacional. 4.4. Os/as militantes da AE s podem votar e ser votados em um nico congresso de base. 4.5. Caso algum militante no possa participar do Congresso de base na regio onde milita, pode comunicar atravs da lista nacional da AE que o far em outro Congresso de base. 4.6. Militantes da AE que no tenham podido participar dos congressos de base, podero participar da votao para delegados nacionais atravs de urna especial durante os congressos estaduais. Neste caso, a proporo ser: um delegado nacional para cada 16 militantes. 4.6.1. Para efeito do disposto no item 4.6 deste Regimento, somente podero votar os militantes que constem da lista de MILITANTES APTOS A VOTAR ou da lista de MILITANTES EM ATRASO, divulgadas pela direo nacional da AE no dia 1 do ms em que o Congresso Estadual estiver sendo realizado.

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

QUEM PODE VOTAR E SER VOTADO 2. Para votar e ser votado em qualquer etapa do 1 Congresso, necessrio ser assinante do jornal Pgina 13 e estar em dia com a assinatura referente a todo o ano de 2010 e 2011 (janeiro a dezembro). 2.1. Todo dia primeiro de cada ms, ser divulgada a lista de militantes aptos a votar no Congresso, bem como a lista de militantes da AE em atraso com a assinatura do jornal Pgina 13 no perodo mencionado no item 2 deste Regimento. 2.2. A lista de que trata o item 2.1 indicar o nome do militante, o nmero de meses atrasados e o valor a ser pago (somando-se os meses em atraso de 2010 mais a assinatura de 2011, tendo como base o valor da assinatura bianual militante).

12

TENDNCIA
CONGRESSOS ESTADUAIS 5. Os congressos estaduais da AE devem ser realizados nos meses de junho e julho de 2011. 6. Nos estados onde a AE no possui direo estadual organizada, os respectivos congressos estaduais devem ser acompanhados pela Direo Nacional da tendncia. 7. Fica autorizada, nos estados onde no h direo estadual organizada, a realizao facultativa de um congresso estadual sem congressos de base preparatrios, sendo que neste caso a proporo para a eleio dos delegados nacionais ser de 1 delegado para cada 16 militantes presentes no congresso estadual. 8. Nos estados onde h direo estadual organizada, esta pode solicitar ao Secretariado Nacional autorizao para realizar congresso estadual sem congressos de base preparatrios. Esta autorizao deve ser solicitada, concedida ou negada at no mximo o dia 30 de maio de 2011. ELEIO DE DIREES E DEBATE DE OUTRAS PAUTAS 9. A eleio das direes municipais ser feita nos Congressos municipais. 9.1. S podero votar e ser votados os assinantes do Pgina 13 que tambm estejam em dia com os critrios da poltica de finanas municipal. 9.1.1. Um militante que no esteja em dia com os critrios da poltica de finanas municipal poder votar e ser votado na eleio de delegados ao congresso estadual da AE. Para garantir isto, no momento da votao, a direo municipal deve organizar duas listas de votao, sendo uma para eleio da direo municipal e outra para eleio de delegados ao congresso estadual. 9.1.2. As respectivas direes municipais podero, no ato do credenciamento, fornecer a cada delegado dois crachs distintos, sendo um que d direito a participar do debate da pauta municipal e da eleio da direo municipal e outro que d direito a participar do debate da pauta nacional e da eleio dos delegados aos congressos estaduais. 9.1.3. Alternativamente, as direes municipais podero fornecer um nico crach, que sirva tanto para o debate da pauta municipal e eleio da direo municipal, quanto para o debate nacional e a eleio dos delegados ao Congresso estadual, desde que haja controle sobre o disposto nos itens 2 e 9.1 deste Regimento.

REGIMENTODO 1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

10. A eleio das direes estaduais ser feita nos Congressos estaduais. 10.1. S podero votar e ser votados os assinantes do Pgina 13 que tambm estejam em dia com os critrios da poltica de finanas estadual. 10.1.1. Um militante que no esteja em dia com os critrios da poltica de finanas estadual poder votar e ser votado na eleio de delegados ao congresso nacional da AE. Para garantir isto, no momento da votao, a direo estadual deve organizar duas listas de votao, sendo uma para eleio da direo estadual e outra para eleio de delegados ao congresso nacional. 10.1.2. As respectivas direes estaduais podero, no ato do credenciamento, fornecer a cada delegado dois crachs distintos, sendo um que d direito a participar do debate da pauta estadual e da eleio da direo estadual e outro que d direito a participar do debate da pauta nacional e da eleio dos delegados ao Congresso Nacional. 10.1.3. Alternativamente, as direes estaduais podero fornecer um nico crach, que sirva tanto para o debate da pauta estadual e eleio da direo estadual, quanto para o debate nacional e a eleio dos delegados ao Congresso Nacional, desde que haja controle sobre o disposto nos itens 2 e 10.1 deste Regimento. ELEIO DE DELEGADOS 11. A proporo a ser empregada para a eleio de delegados a seguinte: 11.1. Um delegado estadual para cada quatro militantes presentes no congresso de base. 11.2. Um delegado nacional para cada quatro delegados presentes no congresso estadual. 12. A ata dos congressos de base relacionando os delegados eleitos e os suplentes aos congressos estaduais deve ser encaminhada respectiva direo at no mximo 5 dias antes do respectivo congresso estadual. 13. A ata dos congressos estaduais relacionando os delegados eleitos e os suplentes ao Congresso Nacional deve ser encaminhada Direo Nacional at o dia 1 de agosto de 2011. 13.1. Caso as direes estaduais no observem o disposto no item 13 deste Regimento, o credenciamento dos delegados s poder ser feito por deciso da Comisso de Credenciamento.

CONGRESSO NACIONAL 14. O quorum para instalao e deliberao do 1 Congresso Nacional da AE de 50% mais 1 dos delegados eleitos nos congressos estaduais. 15. Participam do I Congresso Nacional da AE: 15.1. Com direito a voz e voto, delegados/ as eleitos nos congressos estaduais preparatrios. 15.2. Com direito a voz, nos momentos autorizados pela Mesa, todos/as os/as militantes da AE. 15.3. Sem direito a voz, salvo nos momentos previstos neste Regimento, convidados/ as a critrio da Direo Nacional da AE, em especial militantes da esquerda petista e representantes de outros setores do Partido. 15.4. Na sesso de abertura do Congresso, toda a militncia petista. 16. S sero credenciados/as os/as delegados/ as e militantes que: 16.1. Observarem o disposto no item 2 deste Regimento. 16.2. Cujos estados de origem estejam em dia com suas contribuies financeiras junto AE Nacional at o dia 15 de junho de 2011. 16.2.1. O pagamento de eventuais dbitos pode ser feito a qualquer momento at o dia do credenciamento dos delegados ao Congresso Nacional. 16.3. A tesouraria nacional divulgar, no dia 1 de cada ms, a lista dos estados em dbito com a Nacional, bem como o respectivo valor devido. PROGRAMAO E REGIMENTO INTERNO 17. A Programao e o Regimento Interno do 1 Congresso sero submetidos aprovao dos/das delegados/as, no dia 5 de agosto de 2011. 18. Aprovados o Regimento Interno e a Programao, os delegados devero: 18.1. Eleger a Mesa Diretora dos trabalhos, a Comisso de Emendas e a Comisso Eleitoral. 18.2. Homologar ou alterar a Comisso de Credenciamento indicada pela Direo Nacional ou pelo Secretariado Nacional. 19. A Mesa Diretora dos trabalhos deve ser integrada por 3 membros, que dividiro

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

13

TENDNCIA
entre si as tarefas de conduo do 1 Congresso. 20. A Comisso de Emendas deve ser integrada por 3 membros, cabendo a ela recolher todas as propostas de emendas ao texto-base, apresentando Mesa Diretora, de forma sistematizada, aquilo que deva ser submetido deliberao dos delegados. 21. A Comisso Eleitoral, composta por 3 membros, ser eleita pelo 1 Congresso e ter como tarefa receber a inscrio das candidaturas Direo Nacional da AE e Comisso de tica Nacional, bem como encaminhar as respectivas eleies. 22. A Comisso de Credenciamento ser indicada pela Direo Nacional da AE e ser composta por 3 membros. 22.1. Compete Comisso de Credenciamento proceder ao credenciamento dos delegados, dos convidados e observadores, bem como avaliar eventuais recursos interpostos, apresentando Mesa Diretora aquilo que deva ser submetido deliberao dos delegados. TEXTO-BASE 23. O 1 Congresso aprovar, logo aps a eleio da Mesa Diretora, da Comisso de Emendas e da Comisso Eleitoral, um textobase. 24. As propostas de texto-base devem ser registradas junto ao Secretariado Nacional da AE, a partir do dia 30 de maro de 2011, at o dia 30 de julho de 2011. 24.1. As propostas de texto-base devem versar sobre cada ponto da pauta do 1 Congresso.

REGIMENTODO 1 CONGRESSO DA ARTICULAO DE ESQUERDA

de textos assinados por amigos da AE a convite do Secretariado Nacional. 27. O Pgina 13 divulgar trs edies especiais com as propostas de texto-base, a saber: 27.1. Uma em sua edio da primeira quinzena de abril de 2011, em papel e por meio eletrnico, de maneira que a edio esteja disponvel nos congressos de base. 27.2. Uma em sua edio da primeira quinzena de junho de 2011, em papel e por meio eletrnico, de maneira que a edio esteja disponvel nos congressos estaduais. 27.3. Uma em sua edio da primeira quinzena de agosto de 2011, em papel e por meio eletrnico, de maneira que a edio esteja disponvel no 1 Congresso Nacional da AE. 27.4. O Pgina 13 divulgar, nas edies anteriormente referidas, os textos-base que forem registrados conforme o disposto no item 25 deste Regimento. 27.4.1. Para fins de publicao, um textobase dever conter no mximo 10 mil caracteres (incluindo espaos em branco). Textos maiores que isso sero parcialmente publicados, com a ntegra disponibilizada na verso eletrnica do jornal. DEBATE NO 1 CONGRESSO 28. Aps a aprovao do texto-base, os delegados ao 1 Congresso Nacional da AE debatero a pauta em plenria geral e/ou em grupos de discusso. 29. Haver na programao espao para reunio das plenrias setoriais e das frentes de trabalho da tendncia. ELEIO DA DIREO NACIONAL 30. As chapas que iro disputar a Direo Nacional da AE devero se inscrever at as 14h do dia previsto para a eleio da direo (ver programao anexa). 30.1. A eleio de delegados e das direes da AE nas vrias etapas do 1 Congresso, nos nveis municipais, estaduais e nacional, observar o disposto no Regimento Interno da AE, a saber, em caso de mais de uma chapa, proporcionalidade na composio das delegaes e majoritariedade na composio das chapas (em outras palavras, havendo mais de uma chapa para eleio das direes, a chapa vencedora ocupar todos os postos da direo).

PROGRAMAO DO 1 CONGRESSO NACIONAL DA AE 31. A programao do 1 Congresso Nacional da AE ser a seguinte: 5 de agosto 9h: abertura do credenciamento 10h: Reunio das frentes de trabalho 12h: Almoo 14h: Plenrias setoriais 19h: Ato poltico de abertura do 1 Congresso 6 de agosto 9h: Instalao do 1 Congresso, aprovao do Regimento Interno, eleio da Mesa Diretora, da Comisso de Emendas, da Comisso Eleitoral e da Comisso de Credenciamento 10h: Apresentao, debate e votao, em plenria, das propostas de textobase 11h: Discusso e votao das propostas de emendas ao texto-base sobre balano do perodo 12h: Almoo 14h: Discusso e votao das propostas de emendas ao texto-base sobre estratgia e programa 17h: Discusso e votao das propostas de emendas ao texto-base sobre conjuntura e ttica 20h: Jantar 7 de agosto 9h: Inscrio de chapas para a Direo Nacional e Comisso de tica 9h: Discusso e votao das propostas de emendas ao texto-base sobre construo do PT e da AE 11h: Apresentao, defesa, votao das chapas, apurao e proclamao do resultado para a Direo Nacional e Comisso de tica 12h: Encerramento/almoo 14h: Reunio da nova Direo Nacional e da nova Comisso de tica 32. A Direo Nacional recomenda a adoo da paridade de gnero na composio das delegaes e das direes eleitas em todos os nveis. 33. Questes omissas neste Regimento sero decididas, em primeira instncia, pela Mesa Diretora, cabendo recurso ao plenrio do 1 Congresso.

TRIBUNA DE DEBATES N 4 MARO/2011

25. Para registrar um texto-base necessrio a assinatura de: 25.1. Um membro da Direo Nacional. 25.2. Ou 10 assinaturas de dirigentes estaduais, distribudos por no mnimo 10 estados (portanto, pelo menos um dirigente por estado). 25.3. Ou 20 militantes de base em dia com suas assinaturas do Pgina 13. 26. O Pgina 13 eletrnico divulgar, at 30 de julho de 2011, com edies quinzenais ou mensais, uma Tribuna de Debates do 1 Congresso da AE, onde sero publicados tanto propostas de texto-base, quanto artigos assinados por militantes em dia, alm

14

S-ar putea să vă placă și