Sunteți pe pagina 1din 14

GUA; CAPTAO, USO E RESO

gua; captao, uso e reso

APRESENTAO

NDICE DOS PROJETOS

NOVIDADES

CURSOS

CONTATOS

MANUAL DE INSTRUO DE MANUFATURA E INSTALAO EXPERIMENTAL DA MINICISTERNA PARA RESIDNCIA URBANA


ou como ferramenta didtica para escolas Elaborado por SoSol - Sociedade do Sol

MANUAL DO USURIO Verso 1.0 Junho 2009

A equipe da SoSol agradece o envio de observaes e crticas para o rpido enriquecimento do presente manual.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (1 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Introduo
Preocupados com a preservao do meio ambiente, e aps muito estudo sobre o Aproveitamento da gua de Chuva, tomamos a iniciativa de desenvolver e disseminar o projeto experimental da Minicisterna para Residncia Urbana ou como ferramenta didtica para escolas. importante saber tambm que as dimenses dos tubos e conexes, assim como o reservatrio podem ser de qualquer tamanho, bastando que se faa alteraes seguindo as mesmas propores ou conforme a necessidade. Nesse exemplo adotamos os tubos e conexes de 75mm por serem os mais usados nas tubulaes pluviais para as residncias urbanas, e para o reservatrio usamos uma bombona de 200 litros por ser barata e ocupar pouco espao. Os principais objetivos desse projeto so:
q q q q q

incentivar a populao a fazer o aproveitamento correto da gua de chuva; fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos uma Minicisterna; servir de instrumento didtico; minimizar o escoamento do alto volume de gua nas redes pluviais durante as chuvas fortes; usar a gua para irrigaes nos jardins e para lavagens de pisos externos. Assim, essa gua vai infiltrar na terra e ir para o lenol fretico; preservando o ciclo natural da gua. se necessrio usar a gua de chuva para as descargas no vaso sanitrio.

IMPORTANTE: antes da gua da chuva entrar na Minicisterna, necessrio que a gua passe primeiro por um Filtro de gua de Chuva e depois pelo Separador de guas de Chuva. Veja os Manuais do Filtro e do Separador em: http://www.sociedadedosol.org.br/agua/ projetos.htm ou clique nas fotos ao lado => No desenho a seguir, mostrado o esquema do Projeto Experimental da Minicisterna, e a direita as descries dos detalhes.

1- entrada da gua de chuva na Minicisterna; 2- T que direciona a gua para o tubo redutor de turbulncia e o excesso para o ladro; 3- freio redutor de turbulncia; 4- pequeno orifcio para escorrer toda a gua de dentro do redutor de turbulncia, para quando esvaziar a Minicisterna; 5- pequena barreira para forar com que o fluxo de gua passe pela Minicisterna pelo item 3, para depois sair pelo ladro atravs do item 6; 6- sada do excesso da gua de chuva para o ladro (extravasor), levando junto as sujeiras
http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (2 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

que ficam na superfcie da gua; 7- ladro ou sada para mais uma bombona ou cisterna; 8- torneira para usar a gua da Minicisterna; 9- vlvula de reteno (vlvula de p ou vlvula de poo). Obs.: esse item opcional; 10- sada para conectar a uma bomba de gua para retirar a gua da Minicisterna. Obs.: esse item opcional; 11- vlvula de tanque (ralinho) com registro para eliminar toda a gua de dentro da Minicisterna; 12- mangueira (externa) para visualizar o nvel da gua (medidor volumtrico) de dentro da Minicisterna; 13- indicador do nvel da gua - bolinha flutuante preta; 14- abertura com tampa para colocar o clorador dentro da Minicisterna; 15- cordinha para prender o clorador na tampa (fio de PET); 16- clorador submerso (pequeno pote com alguns furinhos) ver mais detalhes a seguir. Obs.: todos esses itens podem ser alterados ou adaptados conforme a sua disponibilidade ou necessidade.

Construo e instalao da Minicisterna:


Antes de comear a montagem do nosso reservatrio de gua da chuva, a Minicisterna, que ser feita com uma bombona de plstico de 200 litros, escolha o local e a altura exata onde ela dever ficar. Para o local, o ideal que fique perto do tubo de descida da calha e que seja de fcil acesso. A base pode ser feita em alvenaria, metal com proteo contra ferrugem, ou madeira bem resistente, com as partes presas com parafusos e pintada com tinta esmalte (com cor clara) para garantir maior durabilidade. No exemplo da foto ao lado, a base foi feita super reforada com madeiras encontradas em uma caamba (sobra de construo).

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (3 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Para a altura, o ideal que o suporte tenha +/- 45cm de altura. Essa altura ser suficiente para caber um balde grande embaixo de uma torneira instalada na lateral bem embaixo da bombona, e ao mesmo tempo poder ter acesso fcil a tampa da Minicisterna.
Obs.: dependendo da necessidade, pode-se instalar a Minicisterna mais alta, para ter maior presso caso deseje usar uma mangueira por exemplo.

Agora vamos fazer os buracos na bombona para encaixar as peas. Os dois primeiro buracos a serem feitos so os de entrada e sada da gua que desce do telhado para a bombona. Esses buracos devem ser feitos logo abaixo dos anis da boca da bombona. Obs.: esses anis do a resistncia na estrutura da bombona, portanto, no podem ser alterados, furados ou cortados. Os buracos devem ficar de frente um para o outro e com um declnio horizontal de 1cm para o buraco da sada, ou seja, o buraco da sada deve ser 1cm mais baixo que o buraco da entrada. A tubulao usada para esse circuito de 75mm, logo o dimetro dos furos devem ter essa medida, mas, como a parte mais alta da bombona curva, os furos tambm devem acompanhar essa curvatura para ficarem bem ajustados.
Para fazer os furos, voc vai precisar de uma furadeira com broca de +/- 6mm, uma grosa ou lima grossa, lixas, rgua e um lpis. O primeiro passo riscar na bombona o dimetro desses dois furos (evite cortar ou furar nas emendas de fabricao feitas no plstico). Para isso, peque um pedao de tubo de 75mm, uma rgua ou pedao de madeira bem reta, e aproxime horizontalmente da bombona o tubo com a rgua sobre ele, formando um ngulo de 90 em relao a bombona. Obs.: pea ajuda de mais uma pessoa para riscar esse furo. Assim voc vai poder riscar, primeiro a linha que dever determinar o ponto mais baixo do furo. Essa linha muito importante porque vai indicar o limite inferior do furo, ou seja, voc no pode ultrapass-la, para garantir o desnvel de 1cm entre os furos; depois com outra pessoa segurando o tubo, mova a rgua ao redor desse tubo para fazer vrias

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (4 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

marcar, desenhando assim o furo a ser feito. Depois faa a mesma coisa do lado oposto, MAS, com 1cm mais baixo. Veja detalhes no desenho ao lado =>

Agora vamos fazer os dois furos conforme sequncia demonstrada no desenho a seguir. Depois de riscado o furo (1), pegue a furadeira e faa vrios furinhos prximos do risco (2); depois ainda com a furadeira, junte esses furinhos (3); depois retire o miolo do furo (4); depois com a grosa ou lima grossa, v modelando a borda do furo (sempre com a ferramenta na horizontal) at que o tubo ultrapasse o furo (o tubo tem que entrar em linha horizontal, conforme mostrado no desenho anterior); por ltimo, faa um acabamento com lixa (6). Lembre-se, nunca ultrapasse a linha inferior do furo. Veja detalhes na foto ao lado =>

Agora, examinando por dentro o fundo da bombona, encontre o local mais baixo para instalar uma vlvula de tanque (ralinho) de 1 1/4". A funo dessa vlvula ser a de permitir o esgotamento total da gua de dentro da Minicisterna. Isso ser muito bom para fazer uma boa limpeza interna quando necessrio. Importante: recomendado que use uma vlvula bem resistente, de preferncia de metal. Assim poder instalar a vlvula pressionando a bombona contra a base, deixando-a bem fixa. Veja detalhes a seguir.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (5 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Aps escolher esse local, coloque a bombona sobre o suporte posicionando-a exatamente no local que dever ficar em definitivo, com os tubos de entrada e sada da gua da chuva j alinhados para a conexo com o Filtro e Separador das gua de chuva.

Depois verifique se esse local escolhido no coincide com alguma barra ou viga debaixo do suporte. Se estiver livre como na foto a seguir, faa um furo na bombona com broca de +/- 6mm; depois retorne a bombona para o local definitivo (tudo bem alinhado novamente) e marque na base um ponto usando o furo que fez na bombona como guia. Para isso, use um lpis amarrado na ponta de um cabo de vassoura, ou se preferir, pregue um prego na ponta do cabo de vassoura, corte a cabea do prego e faa uma ponta para servir de marcador.

Depois faa o furo na bombona usando uma serra copo de 1 1/4" e usando o furo que fez com a broca como guia (centro do furo de 1 1/4"). Essa medida ser para passar a vlvula (ralinho). Depois faa o mesmo furo na base para poder instalar a vlvula. Obs.: caso no tenha a serra copo, faa esse furo usando o mesmo mtodo que usou anteriormente para os furos de 75mm.

Depois de instalado a vlvula, instale um registro para fechar ou liberar a sada de gua. Para isso, monte o conjunto de peas a seguir: adaptador para vlvula de tanque de 1 1/4" x 40mm (branco), uma luva soldvel de 40mm (branco), uma bucha de reduo soldvel longa de 40mm x 25mm, uma luva soldvel e com rosca de 25mm x 3/4" e um registro esfera com borboleta de 3/4". Obs.: se preferir, instale a vlvula s depois de terminar todos os furos. Assim vai poder limpar melhor o interior da bombona antes da instalao final.

Agora instale uma torneira, tipo torneira de jardim, com rosca na ponta, que da para conectar uma mangueira, +/- 10cm prximo ao fundo da bombona. Para isso instale primeiro um adaptador soldvel com anel para caixa de gua DN 25; depois, cole um pedacinho de tubo de 25mm com 4cm de comprimento nesse adaptador e depois uma luva soldvel e com rosca de 25mm x 3/4" para conectar a torneira. Mas, antes de colar essas peas, veja a observao a seguir.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (6 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Obs.: como a bombona meio oval nessa altura, talvez seja melhor colar no adaptador um pedacinho de tubo de 25mm com 8 cm de comprimento, depois um joelho de 90 soldvel e com rosca de 25mm x 3/4", para depois instalar a torneira de forma que fique bem na horizontal, conforme est sendo ilustrado na foto anterior e na foto ao lado.

Para monitorar o nvel de gua dentro da Minicisterna, instale o mais baixo possvel, um adaptador soldvel com anel para caixa de gua DN 20; depois cole nesse adaptador um pedacinho de tubo de 20mm com 4cm de comprimento e uma luva soldvel e com rosca de 20mm x 1/2" para conectar um nipel roscvel de 1/2" e depois conectar nesse nipel uma mangueira meio transparente. Essa mangueira deve ter o tamanho necessrio para dar uma pequena volta e ir at a boca da bombona, onde deve ser presa com um gancho feito de fio de cobre. Veja exemplo na foto ao lado =>

Para facilitar a leitura do nvel da gua dentro dessa mangueira, coloque uma bolinha flutuante preta. Assim fica bem fcil de ver o nvel da gua de dentro da Minicisterna => Obs.: o nome correto desse indicador de nvel Medidor Volumtrico.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (7 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Agora vamos instalar as peas internas da Minicisterna. Para isso, primeiro coloque a bombona no suporte, na posio definitiva e instale a vlvula de tanque conforme orientaes anteriores. O primeiro conjunto de peas do redutor de turbulncia e sada para o ladro (ou para mais uma Minicisterna ou para uma grande cisterna subterrnea). A funo do redutor de turbulncia de evitar que a gua da chuva que chega na Minicisterna crie muita turbulncia revolvendo toda a sujeira sedimentada no fundo.

O redutor de turbulncia composto por um T de 75mm, um pedao de tubo de 75mm e dois joelhos de 90 de 75mm. A instalao do T feita no meio da tubulao de 75mm (aquela que fizemos os dois furos de 75mm, de entrada e sada de gua durante a chuva) com o lado do anel virado para a sada (ladro), conforme a posio que est sendo mostrada na foto ao lado =>

Para isso, primeiro corte o tubo que vem desde a sada do separador das guas de chuva (sada lateral do T) at dentro da Minicisterna. Essa medida deve ser calculada para que o pedao que vai ficar para dentro da Minicisterna tenha na ponta uma bolsa para encaixar o T do conjunto do redutor de turbulncias, e que esse T fique +/- no meio da Minicisterna. Agora, para fazer a ponta do redutor de turbulncias, primeiro corte de um joelho de 90 de 75mm o suporte para o anel de borracha, para deix-lo mais baixo. Esse joelho vai ficar na ponta do redutor, com a boca virada para cima. Veja foto ao lado => Depois junte os dois joelhos usando o anel de borracha. Depois encaixe a ponta do tubo de 75mm que tem a bolsa com suporte para anel. Caso no tenha, faa uma bolsa lisa para encaixar o joelho de 90 conforme foto ao lado => Para calcular e cortar o comprimento desse tubo, encoste a ponta com os joelhos no fundo da Minicisterna e mea exatamente onde vai ficar o encaixe desse tubo na boca inferior do T de 75mm. Foto anterior.

Importante: faa no fundo desse conjunto, no joelho que cortou o suporte do anel, um pequeno corte. Esse corte tem a funo de escoar toda a gua de dentro desse conjunto, quando o reservatrio for esvaziado completamente.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (8 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Depois do T, instale usando o anel de borracha o tudo de sada (ladro). Nesse tubo, faa um buraco com 50mm da largura e 150mm de comprido, na parte de baixo. A funo desse buraco de dar vazo a gua de superfcie durante a chuva, levando junto com essa gua o acmulo de sujeiras que ficam boiando, como por exemplo alguns tipos de poeiras.

No interior desse tubo, do lado que encaixado no T, faa uma pequena barreira. Para isso corte um pedacinho de PVC formando uma meia lua de +/1,5cm de altura e cole com cola de PVC conforme esta sendo mostrado na foto ao lado => Depois reforce a traseira dessa barreira com Durepox (do lado que tem o furo de 150mm). A funo dessa barreira de forar com que a gua da chuva desa pelo tubo do redutor de turbulncias e depois saa pelo buraco inferior desse tubo (ladro). Caso a chuva seja muito forte, a gua vai ultrapassar essa barreira e seguir o fluxo normal para o ladro.

Do lado de fora da bombona, podemos conectar uma extenso na ponta desse tubo (ladro) para conect-la a mais uma Minicisterna ou a uma cisterna (repetindo esse conjunto de tubulaes dentro da nova Minicisterna ou cisterna), ou simplesmente fazer uma tubulao para liberar a gua prximo do piso ou para uma tubulao ligada a rede pluvial da casa. Veja exemplo na foto ao lado =>

Para o caso de liberar a gua para o cho, recomendvel que instale uma tela mosqueteiro ou uma portinha anti refluxo na ponta dessa tubulao. Para instalar a telinha, primeiro retire o joelho de 45, cubra a ponta do tubo de 75mm com a telinha e encaixe novamente o joelho no tubo. Depois com a ajuda de um martelinho de borracha ou um pedao de madeira com uma toalha enrolada, v batendo ao redor do joelho at encaixar completamente no tubo. Esse processo vai fazer com que a tela fique bem esticada dentro do tubo.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (9 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Depois, com um estilete, corte as sobra da telinha ao redor do tubo.

Instalando uma sada para bomba de gua (manual ou eltrica):


O outro conjunto de peas que podemos instalar na Minicisterna (se houver necessidade) sero para oferecer uma conexo para uma bomba de gua (manual ou eltrica). Para isso necessrio ter uma vlvula de reteno no fundo da Minicisterna, uma tubulao que vai dessa vlvula at um adaptador soldvel com anel para caixa de gua instalado bem no alto, acima do furo de sada do tubo ladro, aquele com 150mm de comprimento. Do lado de fora desse adaptador instale uma luva soldvel e com rosca para a conexo com a tubulao da bomba. Esse conjunto de peas deve ser construdo com algumas conexes roscveis para facilitar a instalao. O dimetros da tubulao vai depender da exigncia do manual da bomba. Normalmente para bombas pequenas "residenciais", so usados tubos de 25mm com conexes roscveis de 3/4" ou tubos de 32mm com conexes roscveis de 1". No nosso exemplo, usamos tubos de 25mm com conexes de 3/4", e para a vlvula de reteno usamos o modelo usado em nossa Bomba de gua manual. Obs.: Ver detalhes dessa vlvula no Manual de Manufatura da Bomba de gua manual modelo puxa/ empurra.

Tratamento da gua na Minicisterna: Desinfeco:


Para o tratamento da gua, use apenas uma colherinha de ch meio rasa de cloro de origem orgnica granulado ou em pequeno tablete (cloro usado em piscinas) toda vez que entrar gua nova na Minicisterna. Esse cloro deve ser colocado dentro de um pote pequeno de plstico com tampa com rosca, com alguns furinhos, +/- cheio de pedrinhas ou areia bem grossa (s para o cloro granulado) e amarrado com filete de PET ou linha de nylon a um Plug de 50mm. Obs.: veja tambm a opo desse tipo de clorador feito com peas de PVC em: => http://www.sociedadedosol.org.br/agua/blts_h2o/h2o0131.htm

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (10 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

O Plug de 50mm deve se instalado prximo a boca da Minicisterna, em um nvel acima do furo de sada do tubo ladro, aquele com 150mm de comprimento. Veja exemplo na foto ao lado => Para fazer o anel dentro do plug para amarrar a linha, corte um pedacinho de tubo de 25mm, encaixe-o no vo dentro do plug e cole com adesivo plstico para PVC. O filete feito de PET deve ter o comprimento um pouco maior que a altura da Minicisterna. Obs.: o pote de plstico deve ter a rosca da tampa bem firme, e deve passar livremente pelo furo em que o plug de 50mm encaixado.

Corrigindo o pH:
Como a gua de chuva normalmente muito cida, preciso corrigir o pH para tornar a gua mais balanceada (neutra). Isso importante para a gua no agredir as plantas, pisos e louas (vaso sanitrio, pias, azulejos, etc.) e metais (torneiras, tubos metlicos, etc.). Para corrigir o pH da gua de dentro da Minicisterna, voc pode usar produtos prprios para isso (ver em casas de produtos para piscinas), ou voc pode fazer uma pedra de calcria com Cal e cimento. Essa pedra voc vai fazer usando um copinho de plstico de refrigerante +/- 200ml e colocar trs pores de cal e uma de cimento. Misture bem, depois coloque gua e continua misturando at ficar uma massa (+/- igual a textura de pasta de dente). Coloque essa massa dentro do copinho e introduza um pedao de plstico, ou fio de cobre, ou linha de nylon, ou fita de PET, de tal forma que fique para fora (para cima) um anel para depois amarrar e pendurar essa pedra dentro da Minicisterna. Veja detalhes na figura ao lado => Obs.: essa pedra ainda est em teste; no sabemos por quanto tempo ela vai ser eficiente (29/12/2009).

Sugesto para a tampa da Minicisterna:

Para no ficar gua empoada na tampa que tem o formato de uma bacia, voc pode fazer uma pequena cobertura vede, que alm de melhorar o visual, vai ter a funo de climatizar um pouco o interior da Minicisterna.

Veja exemplo na foto ao lado =>


Uma outra opo bem simples fazer alguns pequenos furinhos para permitir a passagem da gua da chuva para o interior da Minicisterna. Nesse caso, manter a tampa sempre bem limpa. Importante: esses furinhos no podem permitir a entrada de insetos, como por exemplo o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (11 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

E assim ficou nosso prottipo do Projeto da Minicisterna para Residncia Urbana

-------------------/////////////-------------------(obs.: PGINA EM CONSTRUO)

A seguir, um clculo estimado do custo para montar essa Minicisterna (junho de 2009):
Lista de materiais usados para montar esse projeto: Descrio Montagem da tubulao de entrada, redutor de turbulncia e sada da gua da chuva Tubo de 75mm x 3m (linha esgoto) Anel de borracha de 75mm linha esgoto T de 75mm (linha esgoto) Joelho de 90 de 75mm (linha esgoto - branco) Joelho de 45 de 75mm (linha esgoto - branco) Tela mosqueteiro com proteo U.V. 1m Abraadeira de metal tipo "U" de 3" (para prender a tubulao na parede) (opcional) Parafusos com bucha n 6 (opcional) Reservatrio - Minicisterna Bombona de 200 litros com tampa grande 1 50,00 ?? 2m 3 1 3 2 1 1 2 19,00 1,15 x 3 = 3,45 9,42 4,00 x3 = 12,00 4,60 2,50 0,55 1,00 Quantidade Valor em R$

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (12 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Ralinho do fundo da Minicisterna Vlvula de tanque (ralinho) de 1 1/4" de metal Adaptador para vlvula de tanque de 1 1/4" x 40mm (branco) Luva soldvel de 40mm (branco) Bucha de reduo soldvel longa de 40mm x 25mm Luva soldvel e com rosca de 25mm x 3/4" Registro esfera com borboleta de 3/4" Sada para a Bomba (manual ou eltrica com tubulao de 25mm) (item opcional) obs.: respeitar o tamanho da bitola dos tubos exigidos pelo manual da bomba Luva soldvel e com rosca 25mm x 3/4" Tubo de 25mm x 1m (linha gua fria - marrom) Adaptador soldvel com anel para caixa d'gua 25mm (flange) Adaptador Soldvel curto com bolsa e rosca para registro 25mm x 3/4" Joelho 45 soldvel 25mm Luva soldvel e com rosca 25mm x 3/4" Adaptador Soldvel curto com bolsa e rosca para registro 25mm x 3/4" Vlvula de de P com crivo 25mm (usei vlvula de reteno da Bomba puxa/empurra) Sada para uma torneira de 1/2" Torneira para tanque 1/2" Adaptador soldvel com anel para caixa d'gua 20mm (flange) Tubo de 20mm x 1m (linha gua fria - marrom) Joelho 90 soldvel e com rosca 20mm x 1/2" Sada para a mangueira do medidor de nvel (medidor volumtrico) Adaptador soldvel com anel para caixa d'gua 20mm (flange) Tubo de 20mm x 1m (linha gua fria - marrom) Adaptador Soldvel curto com bolsa e rosca para registro 20mm x 1/2" Mangueira de cor transparente de 1/2" x 1m Adaptador para mangueira de 1/2" (ou unio ou Bico p/ torneira) Abraadeira rosca sem fim 1/2" 1 x 1 1 1 1 6,50 1m = 1,83 0,80 3,10 2,00 3,90 1 1 1 1 15,00 6,50 5,50 2,00 2 1 1 2 2 1 x 1 1,40 x 2 = 2,80 1,40 6,50 1,00 x 2 = 2,00 0,75 x 2 = 1,50 0,85 5,00 1 1 1 1 1 1 11,40 18,00 0,90 0,85 2,70

Tampa para inserir o pote com cloro (cloro granulado misturado com areia ou tablete de cloro de 14gr) Plug de 50mm (branco) Filete cortado de garrafa PET Potinho de plstico com tampa com rosca (de remdio) (ver Boletim 0131) Drenagem da tampa (se a Minicisterna ficar exposta e empoar gua sobre a tampa) estudar sistema simples com apenas uma mangueirinha Diversos Trincha (pincel) 1/2" papa tinta esmalte Lixas 60 e 120 Adesivo plstico para PVC 17gr 1 2 1 2,80 0,60 x 2 = 1,20 1,65 1 1 1 1 1,35 -

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (13 de 14)29/7/2010 10:35:38

GUA; CAPTAO, USO E RESO

Durepox (pequeno) Pulvipox 100gr Tinta esmalte sinttico (verde folha) 225ml Fita veda rosca 18mm x 10m

1 1 1

2,08 8,90 4,95

Total Para ficar chique = Para ficar simples = Para ficar muito simples = +/- R$ 224,93 +/- R$ 190,43 < R$ 100,00

IMPORTANTE - Nunca use a gua de chuva para fins potveis (como beber, fazer comida, lavar verduras, legumes, frutas ou louas, tomar banho e lavar roupas) sem antes ter um laudo de um tcnico sanitarista autorizando esse uso. Aconselhamos usar apenas o cloro de origem orgnica (cloro usado em piscinas) para evitar qualquer tipo de proliferao de bactrias, germes, vrus, etc. Solicite ao fabricante ou revendedor, mais informaes sobre os cuidados e manuseios com esse cloro. Sociedade do Sol - Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved

http://www.sociedadedosol.org.br/agua/aguadechuva/minicisterna.htm (14 de 14)29/7/2010 10:35:38

S-ar putea să vă placă și