Sunteți pe pagina 1din 1

portugues: colocacacao pronominal

Colocao pronominal
Os pronomes oblquos tonos: me, te, se, nos, vos, o, os, a, as, lhe, lhes podem ser colocados em: Prclise pronome colocado antes do processo verbal. Nunca te amei tanto. Mesclise pronome colocado no meio do processo verbal. Encontr-la-ei no cinema. nclise pronome colocado aps do processo verbal. Disseram-me que ele no viria.

dicas do vestibular
2) Prclise
D-se a prclise sempre que, no perodo, houver uma palavra atraente. Nunca me falaram a respeito disso. Sempre a ajudei nas tarefas escolares. Ocorre a prclise: com palavras negativas; Jamais lhe direi onde est o cofre. No a vi sair de casa. com advrbios no-separados do pronome por vrgula; Hoje me fars o que te pedi. Aqui se faz um timo pastel. Nota: A vrgula cessa atrao. Aqui, faz-se um timo pastel. Nota: Em caso de dupla vrgula, mantm-se a atrao. Aqui, neste bar, se faz um timo pastel. com pronomes: indefinidos: Algum o chamou l fora. interrogativos: Por que me fez tanto mal? demonstrativos: Aquilo me irritava profundamente. relativos: Este o momento em que se fazem os melhores amigos. Nota: Com pronomes retos ou de tratamento, a colocao facultativa, obedecendo apenas o critrio da eufonia. Ela me viu escondido no fundo da sala. Ela viu-me escondido no fundo da sala. Vossa Santidade escutou-me com pacincia. Vossa Santidade me escutou com pacincia. com conjunes subordinativas integrantes; Ela disse que me amaria para sempre. Nunca tive necessidade de que me ajudassem. conjunes subordinativas adverbiais; Ainda que me faam mal, terei pacincia. Buscava auxlio, antes que se sentisse acuado. Desde que a vi, apaixonei-me.

www.energia.com.br
Elaborado pelo professor Gido do Sistema de Ensino Energia. 3) Mesclise
Ocorre quando um verbo no futuro do presente ou futuro do pretrito do indicativo no se faz antecedido por fator de prclise. Dar-te-ei a informao, quando for possvel. Encontr-la-ei na prxima semana. Nota: Deve-se levar em conta que, com qualquer palavra atraente, haver a prclise. No te enganarei, meu amor!. Jamais se comprariam aqueles livros, com a tua arrecadao.

Nota: As conjunes coordenativas no exercem fator de prclise, exceo das conjunes alternativas ou da conjuno aditiva nem, nitidamente negativa. Ora me olhava com ternura, ora me virava a face. Entrou no nibus e despediuse. Aquele menino, com certeza, caiu, pois machucou-se muito. Porm: Nem olhou para mim, nem me cumprimentou. em oraes optativas (expressam um desejo); Deus te ajude a conseguir aquele emprego! Diabo te carregue! Macacos me mordam! com verbos no gerndio, precedidos da preposio em;

1) nclise
Posio normal do pronome oblquo tono. Regra geral No se comea um perodo por pronomes oblquos tonos. Te viram no bar da esquina. (errado) Viram-te no bar da esquina. (certo) Ocorre a nclise: em perodos iniciados por verbo; Encontraram-na naquela casa abandonada. Entreguei-lhe todos os meus documentos. em imperativos afirmativos; Devolva-me o dinheiro que voc pagou! Deixe-me em paz, criatura! com verbos no gerndio, no-antecedidos da preposio em; Tratando-se de mulheres; sempre, por cautela, me calo. Fazendo-me esse favor, ficarei eternamente grato. com verbos no infinitivo impessoal, antecedidos da preposio a; Estava a fazer-nos um favor. Atreveu-se a dizer-me aquelas bobagens. Nota: com outras preposies, a colocao facultativa. Estava para lhe pedir um beijo, mas desisti. Estava para pedir-lhe um beijo, mas desisti. em oraes interrogativas, com pronome interrogativo e verbo no infinitivo impessoal. Por que fazer-me tanto mal?

4) Colocao dos pronomes oblquos tonos nas locues verbais


verbo auxiliar + verbo principal no particpio Regra: Nunca aps particpio. No a tenho ajudado Tenho-lhe falado a verdade. Tenho-lhe entregado os trabalhos prontos Porm nunca: No tenho ajudado-a. Tenho entregado-lhe os trabalhos prontos. verbo auxiliar + verbo principal no gerndio ou infinitivo (frase afirmativa) Regra: Em qualquer lugar.

Em se comportando bem, poder participar da minha festa. Em se plantando, tudo d. costume, entre os escritores eruditos a colocao dos pronomes oblquos tonos entre duas palavras atraentes, desde que a segunda seja o advrbio no. Chama-se a essa colocao clssica de apossnclise. Era impossvel que lhe no deixasse uma lembrana. (Machado de Assis). H tanto tempo que o no via. (Laudelino Vieira) Nota: Claro est que a posposio do pronome s duas palavras atraentes aceita pelos gramticos modernos. Isso no me importa mais, voc pode ir embora j.

Ela me estava ajudando muito. Ela estava-me ajudando muito. Ela estava ajudando-me muito. verbo auxiliar + verbo principal no gerndio ou infinitivo (frase negativa) Regra: Nunca entre auxiliar e principal. Ela no me estava ajudando muito. Ela no estava ajudando-me muito. Porm nunca: Ela no estava-me ajudando muito.

S-ar putea să vă placă și