Sunteți pe pagina 1din 2

Recurso extraordinrio

Descrio do Verbete:

(RE) Recurso de carter excepcional para o Supremo Tribunal Federal contra decises de outros tribunais, em nica ou ltima instncia, quando houver ofensa a norma da Constituio Federal. Uma deciso judicial poder ser objeto de recurso extraordinrio quando: 1- contrariar dispositivo da Constituio; 2- declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; 3- julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio. Partes Qualquer pessoa.
Tramitao

Para ser admitido o Recurso Extraordinrio, a matria constitucional deve ser pr-questionada. Em outras palavras, a sentena recorrida tem de tratar especificamente do dispositivo da Constituio que se pretende fazer valer. No se pode dizer que uma deciso fere a Carta Magna genericamente: o correto apontar o artigo supostamente violado. Antigamente s existia um recurso julgado pelo STF, o extraordinrio, que abrangia as modalidades extraordinria e especial de hoje. Diante do aumento vertiginoso do nmero de causas que passaram a chegar ao Supremo, a Constituio de 1988 distribuiu a competncia entre o STF e o STJ, sendo que o primeiro seria guardio da Constituio e o segundo, da legislao federal. Ento, os recursos excepcionais foram divididos entre as duas cortes, cabendo exclusivamente ao STF o extraordinrio e exclusivamente ao STJ o recurso especial.
So caractersticas comuns do Recurso Extraordinrio e Recurso Especial:

1- esgotamento prvio das instncias ordinrias (no cabe mais recurso para instncias inferiores); 2- a atuao do STF e STJ no igual dos outros tribunais sua funo aqui guardar o ordenamento jurdico e no a situao individual das partes. A parte poder ser beneficiada por essa guarda,

mas a mera alegao de que as decises anteriores lhe foram injustas no servem para fundamentar esses recursos; 3- no servem para mera reviso de matria de fato; 4- sua admisso depende da autorizao da instncia inferior, e depois do prprio STF e STJ; 5- os pressupostos especficos desses recursos esto na Constituio Federal e no no Cdigo de Processo Civil e na Lei 8038/90; 6- enquanto perdurarem os recursos excepcionais, a sentena anterior j pode ser executada provisoriamente; 7- os dois recursos podem ser ajuizados simultaneamente no STF e no STJ, j que suas diferenas so bem delineadas pela Constituio, tratando-se de discusso de matrias distintas. Portanto, o prazo para apresentar os recursos corre simultaneamente, sendo de 15 dias. Conseqncias Jurdicas O efeito da deciso no Recurso Extraordinrio s vale entre as partes no processo, e para elas a lei inconstitucional desde o seu surgimento. A declarao de inconstitucionalidade no anula nem revoga a lei. Teoricamente, ela continua em vigor at que seja suspensa pelo Senado Federal, conforme prev a Constituio em seu artigo 52, inciso X. Fundamentos legais Constituio Federal, artigo 102, III e artigo 52, X. Cdigo de Processo Civil artigos 541 a 546. Lei 8.038/1990, artigos 26 a 29. Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, artigos 321 a 326.

S-ar putea să vă placă și